Jeremias 27
Argumento
O profeta Jeremias, visto que não consegue persuadir o povo a se submeter ao preceito de Deus e, assim, evitar a destruição de seu país pelo rei da Babilônia, procura aqui persuadi-lo a se submeter à providência de Deus, rendendo-se sem resistência ao rei da Babilônia e tornando-se seu tributário.
Era o caminho mais sábio que agora podiam tomar. Isso amenizaria a calamidade e impediria que seu país fosse devastado a ferro e fogo. Sacrificar sua liberdade salvaria sua vida.
I. Em nome de Deus, ele dá esse conselho aos reis das nações vizinhas, para que aproveitem o melhor de uma situação ruim. Assegura-lhes que não há remédio: terão de servir ao rei da Babilônia. Contudo, a seu tempo virá alívio, pois seu domínio durará apenas 70 anos, vv. 1-11.
II. Ele dá esse conselho particularmente a Zedequias, rei de Judá (vv. 12-15), e aos sacerdotes e ao povo. Assegura-lhes que o rei da Babilônia ainda avançará contra eles até que a situação chegue ao extremo e que a submissão paciente será o único caminho para amenizar a calamidade e torná-la suportável, vv. 16-22.
Assim, o profeta, se tão somente o tivessem ouvido, os teria guiado pelos caminhos da verdadeira prudência, bem como da verdadeira piedade.
Versículos 1 a 11
Preditas as Vitórias de Nabucodonosor. (a.C. 597.)
Surge certa dificuldade na data desta profecia. Diz-se que esta palavra veio a Jeremias no começo do reinado de Jeoaquim (v. 1); contudo, diz-se que os mensageiros aos quais ele deve entregar os sinais de servidão vieram a Zedequias, rei de Judá (v. 3), que só reinou onze anos depois do começo do reinado de Jeoaquim.
Alguns consideram isso um erro da cópia e entendem que no v. 1 se deveria ler: No começo do reinado de Zedequias. Um escriba descuidado, com os olhos no título do capítulo anterior, teria escrito Jeoaquim em seu lugar.
E, se alguém admitisse um erro em algum lugar, seria aqui. Pois Zedequias é mencionado novamente (v. 12), e a profecia seguinte é datada do mesmo ano e diz ter ocorrido no começo do reinado de Zedequias, Jeremias 28:1.
O dr. Lightfoot resolve a dificuldade assim: no começo do reinado de Jeoaquim, Jeremias deveria fazer essas amarras e jugos e colocá-los sobre o próprio pescoço como sinal da sujeição de Judá ao rei da Babilônia, que começou naquela época.
Deveria, porém, enviá-los aos reis vizinhos mais tarde, no reinado de Zedequias. A sucessão de Jeoaquim por Zedequias e os embaixadores enviados a ele são mencionados por antecipação.
I. Jeremias deve preparar um sinal da submissão geral de todos esses países ao rei da Babilônia (v. 2): “Faze para ti amarras e jugos”, jugos com amarras para prendê-los, de modo que o animal não possa tirar o pescoço do jugo.
O profeta deve colocar o próprio pescoço neles para que sejam notados como uma representação profética, pois todos perguntariam: “Qual é o significado dos jugos de Jeremias?” Encontramo-lo usando um deles em Jeremias 28:10.
Com isso, indicava que não lhes aconselhava nada além do que ele mesmo estava resolvido a fazer. Não era dos que atam fardos pesados sobre os outros, nos quais eles próprios não querem tocar nem com um dos dedos. Assim, os ministros devem colocar a si mesmos sob o peso e a obrigação daquilo que pregam aos outros.
II. Ele deve enviar esse sinal, com um sermão ligado a ele, a todos os príncipes vizinhos. São mencionados aqueles cujas terras ficavam mais próximas de Canaã (v. 3).
Ao que parece, negociava-se um tratado de aliança entre o rei de Judá e todos aqueles outros reis. Jerusalém foi o lugar designado para as negociações. Todos enviaram para lá seus plenipotenciários.
Concordaram em se unir num pacto ofensivo e defensivo, apoiando-se uns aos outros para enfrentar a grandeza crescente e ameaçadora do rei da Babilônia e reduzir seu poder excessivo.
Tinham grande confiança em sua força assim reunida e estavam prontos a chamar a si mesmos de grandes aliados. Mas, quando os enviados regressavam a seus respectivos senhores com a ratificação do tratado, Jeremias deu a cada um deles um jugo para levar a seu senhor.
Isso lhe indicaria que, por consentimento ou por força, deveria tornar-se servo do rei da Babilônia. Que escolhesse qual dos dois caminhos seguir. No sermão a respeito desse sinal:
- Deus afirma seu direito incontestável de dispor dos reinos como lhe agrada, v. 5. Ele é o Criador de todas as coisas. Fez a terra no princípio, firmou-a e ela permanece. Continua a mesma, embora uma geração passe e outra venha.
Ainda produz homens e animais sobre a terra por uma criação contínua, e o faz por seu grande poder e seu braço estendido. Seu braço tem força infinita, embora esteja estendido.
Por esse motivo, pode dar e transferir a propriedade e o domínio a quem quiser. Assim como generosamente deu a terra aos filhos dos homens em geral (Salmos 115:16), dá a cada um sua porção dela, seja maior ou menor.
Repare: Seja qual for a porção das coisas boas deste mundo que alguém tenha, é aquilo que Deus julga adequado lhe dar. Portanto, devemos nos contentar, por menor que seja a nossa porção, e não invejar a de ninguém, por maior que seja.
- Ele publica uma concessão de todos esses países a Nabucodonosor. Saibam todos os homens pelo presente documento. Sciant præsentes et futuri — saibam os da geração presente e os da futura.
“Por este documento certifica-se a todos os interessados que entreguei todas essas terras, com todas as suas riquezas, nas mãos do rei da Babilônia. Até os animais do campo, domesticados ou selvagens, lhe entreguei, parques e pastagens. Tudo lhe pertence.”
Nabucodonosor era um homem orgulhoso e perverso, um idólatra. Contudo, em sua providência, Deus lhe dá esse vasto domínio e essas vastas posses.
Repare: As coisas deste mundo não são as melhores, pois Deus muitas vezes dá a maior porção delas a homens maus, que são seus rivais e se rebelam contra ele. Era um homem perverso, mas aquilo que tinha recebera por concessão divina.
Repare: O domínio não se funda na graça. Os que não têm nenhum título minimamente plausível à felicidade eterna podem ainda ter um título justificável a seus bens temporais.
Nabucodonosor é um homem muito mau, mas Deus o chama de seu servo porque o empregou como instrumento de sua providência para castigar as nações, especialmente seu próprio povo. Pelo serviço prestado nisso, recompensou-o generosamente.
Aqueles de quem Deus se serve não sairão perdendo por causa dele. Com muito mais razão se mostrará generoso recompensador de todos os que o servem deliberada e sinceramente.
- Ele lhes assegura que todos seriam inevitavelmente submetidos ao domínio do rei da Babilônia por algum tempo (v. 7): “Todas as nações”, todas essas e muitas outras, “servirão a ele, a seu filho e ao filho de seu filho”.
Seu filho foi Evil-Merodaque, e o filho de seu filho, Belsazar, com quem terminou seu reino. Então chegou o tempo de ajustar contas com sua terra, quando as posições se inverteram e muitas nações e grandes reis, incorporados ao império dos medos e persas, se serviram dele, como antes, Jeremias 25:14.
Assim Adoni-Bezeque foi pisoteado por sua vez, como havia pisoteado outros reis.
- Ele ameaça com execução militar os que resistissem e não se submetessem ao rei da Babilônia (v. 8): a nação que não colocar o pescoço sob seu jugo, Deus a castigará com espada e fome, com um juízo após o outro, até que seja consumida pela mão de Nabucodonosor.
Nabucodonosor foi muito injusto e bárbaro ao invadir assim os direitos e a liberdade de seus vizinhos e forçá-los a se sujeitar a ele. Contudo, Deus tinha fins justos e santos ao permitir que o fizesse: castigar aquelas nações por sua idolatria e imoralidade grosseira.
Aqueles que não quiseram servir ao Deus que os fez foram com justiça obrigados a servir aos inimigos que procuravam arruiná-los.
- Ele lhes mostra a vaidade de todas as esperanças com que se alimentavam de preservar sua liberdade, v. 9, 10. Essas nações também tinham seus profetas, que alegavam predizer o futuro pelas estrelas, por sonhos ou por encantamentos.
Para agradar a seus patronos e porque desejavam que assim fosse, esses profetas os lisonjeavam com garantias de que não serviriam ao rei da Babilônia. Desse modo, pretendiam animá-los a uma resistência vigorosa e, embora não tivessem fundamento para isso, esperavam assim lhes prestar serviço.
Mas Jeremias lhes diz que isso acabaria em destruição. Ao resistirem, provocariam o conquistador a tratá-los com severidade, removê-los e expulsá-los para um cativeiro miserável, no qual todos pereceriam e seriam sepultados no esquecimento.
Encontraremos profecias específicas contra cada uma dessas nações vizinhas de Israel, cuja ruína é aqui predita em geral, em Jeremias 48 e 49 e Ezequiel 25. Elas tiveram o mesmo cumprimento desta profecia. Repare: Quando Deus julga, ele prevalece.
- Ele lhes apresenta um caminho favorável para evitar a destruição por uma submissão tranquila e simples, v. 11. Às nações que se contentarem em servir ao rei da Babilônia e lhe pagar tributo por setenta anos (dez períodos de aprendizagem), permitirei que permaneçam em sua própria terra.
Os que se curvarem não se quebrarão. Talvez o domínio do rei da Babilônia não lhes pese mais que o de seus próprios reis. Muitas vezes é mais uma questão de honra do que de verdadeira sabedoria preferir a liberdade à vida.
Não se menciona como desonra de Issacar que, por ver que o descanso era bom e a terra agradável, para poder desfrutá-la em paz, inclinou os ombros para carregar e se tornou servo sujeito a tributo (Gênesis 49:14, 15), como aqui se aconselha a essas nações: Sirvam ao rei da Babilônia e cultivarão a terra e nela habitarão.
Alguns condenariam isso como prova de um espírito baixo, mas o profeta o recomenda como sinal de um espírito manso, que cede à necessidade e, por uma submissão tranquila às viradas mais duras da Providência, aproveita o melhor de uma situação ruim. É melhor fazer isso do que piorá-la ao resistir.
Levius fit patientia
Quicquid corrigere est nefas.
Horácio.
Quando precisamos suportar, a paciência perseverante torna leve o fardo.
Creech.
Muitos poderiam ter evitado providências destrutivas humilhando-se sob providências humilhantes. É melhor tomar uma cruz mais leve no caminho do que puxar uma mais pesada sobre a própria cabeça.
Versículos 12 a 22
O Conselho de Jeremias a Zedequias; Recomendada a Submissão a Nabucodonosor. (a.C. 597.)
O que foi dito a todas as nações é aplicado aqui com especial ternura à nação dos judeus, pela qual Jeremias se preocupava profundamente. A situação naquele momento era esta: Judá e Jerusalém haviam enfrentado muitas vezes o rei da Babilônia e continuavam a levar a pior.
Muitas pessoas de valor e muitos bens valiosos já tinham sido levados para a Babilônia, especialmente alguns dos utensílios da casa do Senhor. A questão agora era como terminaria essa disputa.
Havia entre eles, em Jerusalém, pessoas que alegavam ser profetas. Diziam-lhes que resistissem e que, em pouco tempo, seriam fortes demais para o rei da Babilônia e recuperariam tudo o que haviam perdido.
Agora Jeremias é enviado para lhes dizer que cedam e se submetam, pois, em vez de recuperar o que perderam, do contrário perderão tudo o que resta. Exortá-los a isso é o propósito destes versículos.
I. Jeremias se dirige humildemente ao rei de Judá para persuadi-lo a render-se ao rei da Babilônia. O ato do rei seria o ato do povo e determinaria sua decisão. Por isso fala a ele como a todos eles (v. 12): “Coloquem o pescoço sob o jugo do rei da Babilônia e vivam”.
É sábio da parte deles submeter-se ao pesado jugo de ferro de um tirano cruel para preservar a vida do corpo? Não será muito mais sábio de nossa parte submeter-nos ao jugo suave e fácil de nosso legítimo Senhor e Mestre Jesus Cristo para preservar a vida de nossa alma?
Humilhem seu espírito por meio do arrependimento e da fé, e esse é o caminho para elevar seu espírito ao céu e à glória.
E com muito mais força e compaixão podemos interpelar almas que perecem do que Jeremias interpela aqui um povo que perece: “Por que vocês morreriam pela espada e pela fome, mortes miseráveis às quais inevitavelmente se lançam sob o pretexto de evitar uma vida miserável?”
Deus havia falado, em termos gerais, de todos os que não se submetessem ao rei da Babilônia. Jeremias queria que aplicassem isso a si mesmos e temessem.
Seria bom se os pecadores também temessem a destruição anunciada contra todos os que não querem que Cristo reine sobre eles e raciocinassem consigo mesmos: “Por que sofreríamos a segunda morte, mil vezes pior que a morte pela espada e pela fome, quando poderíamos nos submeter e viver?”
II. Ele se dirige também aos sacerdotes e ao povo (v. 16) para persuadi-los a servir ao rei da Babilônia, a fim de que vivessem e impedissem a desolação da cidade (v. 17): “Por que ela seria devastada, como certamente será se vocês continuarem a resistir?”
Os sacerdotes haviam sido inimigos de Jeremias e procurado matá-lo. Ainda assim, ele se mostra amigo deles e procura preservar e proteger a vida deles, dando-nos exemplo de retribuir o mal com o bem.
Quando os sanguinários odeiam o homem íntegro, os justos buscam a alma dele e o bem-estar dela, Provérbios 29:10.
A situação aqui já estava muito avançada. Estavam à beira da ruína, a que não teriam chegado se tivessem seguido o conselho de Jeremias. Contudo, ele continua suas advertências amistosas para salvarem o último bem em jogo e administrá-lo com sabedoria.
E agora, por fim, neste seu dia, poderiam compreender as coisas que pertencem à sua paz, quando lhes restava apenas um dia para se voltar para elas.
III. Em ambas as mensagens, ele os adverte a não dar crédito aos falsos profetas, que os embalavam no sono de sua confiança porque viam que gostavam de dormitar: “Não deem ouvidos às palavras dos profetas (v. 14), seus profetas, v. 16.”
“Não são profetas de Deus. Ele nunca os enviou. Não o servem nem procuram agradá-lo. São de vocês, pois dizem o que vocês querem que digam e não têm outro objetivo senão agradá-los.”
Os profetas os lisonjeavam, fazendo-os crer em duas coisas:
- Que o poder adquirido sobre eles pelo rei da Babilônia logo seria quebrado. Diziam (v. 14): “Vocês não servirão ao rei da Babilônia. Não precisam se submeter voluntariamente, pois não serão obrigados a se submeter”.
Profetizavam isso em nome do Senhor (v. 15), como se Deus os tivesse enviado ao povo nessa missão, por bondade para com ele, para que não se rebaixasse com uma rendição sem glória. Mas era mentira.
Diziam que Deus os enviara, mas isso era falso. Ele nega: “Eu não os enviei”, diz o Senhor. Diziam que jamais seriam submetidos ao rei da Babilônia, mas isso também era falso, como o acontecimento demonstrou.
Diziam que resistir até o fim seria o caminho para se protegerem e protegerem sua cidade. Mas isso era falso, pois certamente acabaria com sua expulsão e morte.
Assim, tudo era mentira do começo ao fim. E os profetas que enganavam o povo com essas mentiras, no fim, apenas enganaram a si mesmos. Os guias cegos e os seguidores cegos caíram juntos no fosso: “Para que pereçam vocês e os profetas que lhes profetizam”.
Esses profetas, longe de garantir sua segurança, não podem garantir a própria. Repare: Aqueles que animam os pecadores a persistir em seus caminhos pecaminosos acabarão perecendo com eles.
- Profetizavam que os utensílios do templo já levados pelo rei da Babilônia logo seriam trazidos de volta (v. 16). Alimentavam os sacerdotes com essa esperança, sabendo quão agradável lhes seria, pois amavam o ouro do templo mais que o templo que santificava o ouro.
Esses utensílios foram levados quando Jeconias foi conduzido cativo à Babilônia, v. 20. Temos a história, e é triste, em 2 Reis 24:13, 15; 2 Crônicas 36:10. Todos os belos utensílios, isto é, todos os utensílios de ouro que havia na casa do Senhor, com todos os tesouros, foram tomados como presa e levados para a Babilônia.
Isso lhes causou mais tristeza que qualquer outra coisa, pois o templo era seu orgulho e sua confiança. Despojá-lo era uma indicação clara demais daquilo que o verdadeiro profeta lhes dizia: seu Deus os havia abandonado.
Por isso, os falsos profetas não tinham outro meio de tranquilizá-los senão dizer que o rei da Babilônia seria forçado a restituí-los em pouco tempo. Ora, aqui:
(1.) Jeremias lhes diz que pensem em preservar com suas orações os utensílios restantes, em vez de trazer de volta com suas profecias os que já se foram (v. 18): Se são profetas, como alegam, e se a palavra do Senhor está com eles, se têm alguma comunicação com o céu e alguma influência ali, aproveitem-na para deter o avanço do juízo.
Que se coloquem na brecha e fiquem com seu incensário entre os vivos e os mortos, entre aquilo que foi levado e aquilo que permanece, para que a praga seja detida. Que intercedam junto ao Senhor dos Exércitos, para que os utensílios que restam não sigam os demais.
[1.] Em vez de profetizar, que orem. Repare: Os profetas devem ser homens de oração. Orando muito, devem mostrar que mantêm comunicação com o céu.
Não podemos pensar que aqueles que não enviam frequentemente suas orações para lá recebam alguma vez mensagens de lá como profetas.
Ao orar pela segurança e prosperidade do santuário, devem mostrar que têm, como convém a profetas, interesse pelo bem público. E o resultado de suas orações mostrará que Deus os favorece.
[2.] Em vez de se preocuparem em recuperar o que perderam, devem empenhar-se em assegurar o que resta e considerar grande favor se conseguirem isso. Quando os juízos de Deus estão por toda parte, não devemos buscar grandes coisas, mas agradecer pelas pequenas.
(2.) Ele lhes assegura que nem mesmo isso será alcançado. Os utensílios de bronze seguirão os de ouro, v. 19, 22. Nabucodonosor havia encontrado presa tão boa uma vez que certamente voltaria para levar tudo o que encontrasse, não só na casa do Senhor, mas também na casa do rei.
Todos serão levados em triunfo para a Babilônia e ali permanecerão. Mas ele conclui com uma promessa misericordiosa de que chegará o tempo em que todos serão devolvidos: “Até o dia em que eu os visitar” em misericórdia, conforme determinado, “então trarei esses utensílios de volta e os restituirei a este lugar”, ao lugar deles.
Certamente estavam sob a proteção de uma Providência especial. Do contrário, teriam sido fundidos e usados para outro fim. Mas haveria um segundo templo, para o qual deviam ser reservados. Lemos especificamente sobre seu retorno em Esdras 1:8.
Repare: Ainda que o retorno da prosperidade da igreja não aconteça em nossa época, nem por isso devemos desesperar dele, pois virá no tempo de Deus.
Embora os que diziam que os utensílios da casa do Senhor logo seriam trazidos de volta profetizassem mentira (v. 16), aquele que dizia que por fim seriam trazidos de volta profetizava a verdade.
Somos propensos a adiantar nosso relógio em relação ao mostrador de Deus e então reclamar porque não concordam. Mas o Senhor é um Deus de juízo, e convém que esperemos por ele.