Matthew Henry

Jeremias 26

Argumento

Assim como, na história dos Atos dos Apóstolos, o relato da pregação deles se entrelaça com o do seu sofrimento, também acontece no relato que temos do profeta Jeremias; este capítulo é prova disso. Nele se conta: I. Com que fidelidade ele pregou, vv. 1-6. II. Com que malícia foi perseguido por isso pelos sacerdotes e profetas, vv. 7-11.

III. Com que bravura sustentou sua doutrina diante dos perseguidores, vv. 12-15. IV. Como foi maravilhosamente protegido e livrado pela prudência dos príncipes e anciãos, vv. 16-19. Embora Urias, outro profeta, tenha sido morto por Jeoaquim mais ou menos na mesma época (vv. 20-23), ainda assim Jeremias encontrou quem o abrigasse, v. 24.

Versículos 1 a 6

O Discurso Solene de Jeremias. (a.C. 608.)

Temos aqui o sermão que Jeremias pregou, o qual causou tamanha ofensa que ele correu o risco de perder a vida por causa dele. O sermão foi deixado registrado, por assim dizer, como apelo ao julgamento de pessoas imparciais de todas as épocas: merecia Jeremias morrer por transmitir tal mensagem de Deus? E não eram seus perseguidores homens muito perversos e insensatos?

I. Deus lhe indicou onde, quando e a que auditório pregar esse sermão, v. 2. Que ninguém censure Jeremias como imprudente na escolha do lugar e do momento, nem diga que ele poderia ter transmitido sua mensagem mais reservadamente, num canto, entre amigos em quem podia confiar, e que merecia sofrer por não ter agido com mais cautela.

Deus lhe ordenou pregar no pátio da casa do Senhor, que estava sob a jurisdição especial de seus inimigos jurados, os sacerdotes; por isso, eles se considerariam afrontados de maneira particular. Ao que parece, ele devia pregar durante uma das festas mais solenes, quando pessoas de todas as cidades de Judá tinham vindo adorar na casa do Senhor.

Podemos supor que esses adoradores tinham grande veneração por seus sacerdotes, dariam crédito ao retrato que estes fizessem das pessoas, ficariam enfurecidos contra aqueles a quem os sacerdotes difamassem e, por consequência, tomariam o partido deles e fortaleceriam suas mãos contra Jeremias.

Mas nada disso devia abalá-lo ou intimidá-lo; diante de todo esse perigo, ele devia pregar o sermão, que seria muito provocador se não fosse convincente. O profeta poderia ser tentado a atenuar a questão, a apresentá-la aos ouvintes de modo mais favorável do que Deus a apresentara a ele, trocando uma expressão ofensiva por outra mais aceitável.

Por isso, Deus lhe ordena expressamente que não diminua uma palavra, mas diga todas as coisas, ou melhor, todas as palavras que lhe havia ordenado. Repare: os embaixadores de Deus devem seguir rigorosamente suas instruções, sem delas se afastar sequer um pouco, seja para agradar às pessoas, seja para evitar prejuízo a si mesmos. Não devem acrescentar nem diminuir, Deuteronômio 4:2.

II. Deus lhe indicou o que pregar, e era algo que só poderia ofender aqueles decididos a persistir nas suas transgressões. 1. Ele devia assegurar-lhes que, se se arrependessem de seus pecados e se afastassem deles, embora o perigo de ruína fosse iminente e os juízos devastadores estivessem à porta, ainda assim estes seriam detidos e Deus não prosseguiria em sua contenda com eles, v. 3.

Esse era o objetivo principal de Deus ao enviá-lo a eles: provar se se afastariam de seus pecados, para que Deus pudesse afastar-se de sua ira e afastar os juízos que os ameaçavam. Ele não estava apenas disposto, mas muito desejoso de fazê-lo, tão logo pudesse sem comprometer a honra de sua justiça e santidade.

Veja como Deus espera para ser gracioso: espera até que estejamos devidamente preparados, até que estejamos em condições de receber sua graça; enquanto isso, experimenta diversos meios de nos levar a tal condição.

  1. Por outro lado, ele devia assegurar-lhes que, se continuassem obstinados diante de todos os chamados de Deus e persistissem na desobediência, isso certamente terminaria na ruína da cidade e do templo, vv. 4-6.

(1.) O que Deus exigia deles era que observassem o que lhes dissera, tanto pela palavra escrita quanto por seus ministros; que andassem em toda a sua lei, que ele pusera diante deles, a lei de Moisés com suas ordenanças e seus mandamentos; e que dessem ouvidos às palavras de seus servos, os profetas.

Estes não os exortavam a nada que não estivesse de acordo com a lei de Moisés, posta diante deles como pedra de toque para provar os espíritos. Era assim que se distinguiam dos falsos profetas, que os afastavam da lei em vez de conduzi-los a ela. A lei era o que o próprio Deus pusera diante deles.

Os profetas eram seus próprios servos, enviados diretamente por ele a esse povo, com muito zelo e atenção. Deus madrugava para enviá-los, para que não chegassem tarde demais, quando os preconceitos deles já tivessem tomado conta e se tornado invencíveis. Até então, eles haviam sido surdos tanto à lei quanto aos profetas: “Vós não destes ouvidos”.

Tudo o que ele espera agora é que finalmente atentem para o que disse e façam de sua palavra a sua regra: uma exigência razoável. (2.) O que se ameaça em caso de recusa é que esta cidade e o templo nela terão o mesmo destino de seus predecessores, Siló e o tabernáculo ali, por semelhante recusa de andar na lei de Deus e dar ouvidos a seus profetas.

Foi então que a atual dispensação da profecia estava apenas começando, com Samuel. Poderia uma sentença ser expressa de modo menos sujeito a objeções? Não é regra de justiça ut parium par sit ratio — que aqueles cujos casos são iguais recebam tratamento igual?

Se Jerusalém se assemelha a Siló quanto ao pecado, por que não se assemelharia a Siló quanto ao castigo? Poderia esperar-se algo diferente? Não foi a primeira vez que ele lhes deu um aviso desse teor; veja Jeremias 7:12-14.

Quando o templo, glória de Jerusalém, foi destruído, a cidade tornou-se, por isso, uma maldição; pois era o templo que a tornava uma bênção. Se o sal perder o sabor, dali em diante não serve para nada. Ela será uma maldição, isto é, o modelo de uma maldição: se alguém quisesse amaldiçoar uma cidade, diria: “Que Deus a faça como Jerusalém!”

Repare: aqueles que não se sujeitam aos mandamentos de Deus se sujeitam à maldição de Deus.

Versículos 7 a 15

Jeremias Processado por sua Pregação; A Defesa de Jeremias. (a.C. 608.)

Seria de esperar que um sermão como o dos versículos anteriores, tão claro e prático, tão racional e comovente, e transmitido em nome de Deus, tocasse até esse povo, especialmente quando o encontrou em sua devoção, e os levasse a arrepender-se e corrigir-se. Mas, em vez de despertar neles a consciência da culpa, apenas enfureceu sua corrupção, como mostra este relato dos efeitos do sermão.

I. Jeremias é acusado de ter pregado tal sermão como se isso fosse crime, e é preso como criminoso. Os sacerdotes, os falsos profetas e o povo o ouviram pronunciar essas palavras, v. 7. Ao que parece, tiveram paciência para ouvi-lo até o fim: não o perturbaram durante a pregação nem o interromperam antes que ele terminasse de dizer tudo o que o Senhor lhe mandara dizer, v. 8.

Até aí o trataram com mais justiça do que fizeram alguns perseguidores dos ministros de Deus; deixaram-no dizer tudo o que tinha a dizer, talvez, porém, com um mau desígnio, na esperança de encontrar algo ainda pior para acusá-lo. Mas, como não encontraram, isto bastará para fundamentar uma acusação formal: “Ele disse: Esta casa será como Siló”, v. 9.

Veja como são injustos ao apresentar as palavras dele. Ele dissera em nome de Deus: “Se não me derdes ouvidos, então farei esta casa semelhante a Siló”; mas omitem tanto a mão de Deus na desolação — “eu a farei assim” — quanto a própria mão deles nela, por não darem ouvidos à voz de Deus, e o acusam de blasfemar contra esse lugar santo.

Foi o mesmo crime imputado a nosso Senhor Jesus e a Estêvão: “Ele disse: Esta casa será como Siló”. Com razão ele podia lamentar-se, como Davi (Salmos 56:5): “Todos os dias torcem as minhas palavras”; não devemos estranhar se nós, o que dizemos e o que fazemos, também formos assim representados de forma falsa.

Quando a acusação tinha fundamento tão fraco, não surpreende que a sentença proferida contra ele fosse injusta: “Certamente morrerás”. O que ele dissera concordava com o que Deus dissera ao tomar posse do templo (1 Reis 9:6-8): se de todo deixassem de segui-lo, então esta casa seria abandonada; ainda assim, ele é condenado à morte por dizê-lo.

Não é por preocupação com a honra do templo que eles se mostram tão inflamados, mas porque estão decididos a não abandonar seus pecados, enquanto se iludem com a ideia de que o templo do Senhor os protegerá; por isso, com ou sem razão: “Certamente morrerás”.

Esse clamor dos sacerdotes e profetas incitou a multidão, e todo o povo se reuniu contra Jeremias num tumulto popular, pronto a despedaçá-lo. Reuniram-se ao redor dele, como alguns leem o texto; afluíram, uns gritando uma coisa, outros outra. As pessoas inicialmente presentes já estavam furiosas com ele (v. 8), mas seus clamores atraíram outras, que vinham apenas ver o que acontecia.

II. Ele é formalmente acusado e denunciado perante o mais alto tribunal que possuíam. Aqui, 1. Os príncipes de Judá foram seus juízes, v. 10. Aqueles que ocupavam os tronos de julgamento, os tronos da casa de Davi, os anciãos de Israel, ao ouvirem falar do tumulto no templo, subiram da casa do rei, onde costumavam reunir-se perto do tribunal, à casa do Senhor.

Vieram investigar a questão e cuidar para que nada fosse feito de modo desordeiro. Sentaram-se à entrada da porta nova da casa do Senhor e constituíram, por assim dizer, um tribunal mediante comissão especial de Oyer and Terminer. 2. Os sacerdotes e profetas eram seus promotores e acusadores, e se opunham a ele com violência.

Apelaram aos príncipes e a todo o povo, ao tribunal e ao júri, para saber se esse homem não merecia morrer, v. 11. Os sacerdotes corruptos e os profetas impostores sempre foram os inimigos mais amargos dos profetas do Senhor; tinham interesses próprios a defender e achavam que uma pregação como aquela lhes criaria um obstáculo.

Quando Jeremias profetizou na casa do rei sobre a queda da família real (Jeremias 22:1, etc.), a corte, embora muito corrupta, suportou isso com paciência, e não vemos que o tenha perseguido por essa razão. Mas, quando ele entra na casa do Senhor, toca nas prerrogativas dos sacerdotes e contradiz as mentiras e lisonjas dos falsos profetas, então é julgado digno de morrer.

Pois os profetas profetizavam falsamente, e os sacerdotes dominavam por meio deles, Jeremias 5:31. Observe: quando Jeremias é acusado perante os príncipes, o peso da acusação recai sobre o que ele disse da cidade, porque pensavam que isso preocuparia mais os príncipes. Quanto às palavras pronunciadas, porém, apelam ao povo: “Vocês ouviram o que ele disse; que isso seja apresentado como prova”.

III. Jeremias apresenta sua defesa diante dos príncipes e do povo. Não tenta negar as palavras nem diminuir coisa alguma delas; sustentará o que disse, ainda que lhe custe a vida. Reconhece que profetizou contra esta casa e esta cidade, mas 1. afirma que o fez com boa autoridade, não por malícia ou sedição, nem por animosidade contra seu país ou oposição ao governo da igreja ou do Estado.

Foi porque o Senhor o enviou para profetizar assim; desse modo começa sua defesa (v. 12) e a conclui, pois decide apegar-se a isso como razão suficiente para sustentá-lo (v. 15): “Na verdade, o Senhor me enviou a vós para dizer todas estas palavras”.

Enquanto os ministros seguirem rigorosamente as instruções que receberam do céu, não precisarão temer a oposição que possam encontrar do inferno ou da terra. Ele alega ser apenas um mensageiro e que, se transmitir fielmente sua mensagem, não deverá ser culpado por isso; mas é mensageiro do Senhor, a quem eles, assim como ele, deveriam prestar contas e, por isso, podia exigir consideração.

Se fala apenas o que Deus lhe ordenou falar, está sob proteção divina, e o Príncipe que o enviou reagirá a qualquer afronta que fizerem ao embaixador. 2. Ele lhes mostra que agiu com bom desígnio e que seria culpa deles se não tirassem bom proveito do aviso.

Aquilo foi dito como justo aviso, não como sentença irrevogável; se acolhessem o aviso, poderiam impedir a execução da sentença, v. 13. Devo levar a mal que alguém me avise de um perigo enquanto ainda tenho oportunidade de evitá-lo? Não deveria, antes, agradecer-lhe por isso, como o maior favor que poderia me fazer?

“De fato profetizei contra esta cidade”, diz Jeremias, “mas, se agora vocês corrigirem seus caminhos e suas ações, a ruína anunciada será evitada; era isso que eu pretendia ao lhes dar o aviso”. São muito injustos os que se queixam de ministros por pregarem o inferno e a condenação, quando o fazem apenas para afastá-los daquele lugar de tormento e conduzi-los ao céu e à salvação.

  1. Por isso, ele os adverte do perigo que correrão se procederem contra ele (v. 14): “Quanto a mim, pouco importa o que acontecer comigo; eis que estou em suas mãos; vocês sabem disso”.

“Não tenho poder algum nem posso obter apoio para me opor a vocês, e tampouco é minha principal preocupação salvar a própria vida. Façam comigo o que lhes parecer justo; se eu for levado ao matadouro, será como um cordeiro”.

Repare: convém aos ministros de Deus, fervorosos ao pregar, serem calmos ao sofrer e se portarem com submissão diante dos poderes que estão sobre eles, mesmo que sejam poderes perseguidores. Quanto a eles próprios, porém, Jeremias lhes diz que o matarão por sua conta e risco: “Certamente trarão sangue inocente sobre vocês”, v. 15.

Podiam pensar que matar o profeta ajudaria a frustrar a profecia, mas descobririam que estavam miseravelmente enganados; isso apenas aumentaria sua culpa e agravaria sua ruína. A própria consciência deles não poderia deixar de lhes dizer que, se Jeremias fora enviado por Deus — como certamente fora — para lhes trazer essa mensagem, tratá-lo por isso como malfeitor os poria em gravíssimo perigo.

Aqueles que perseguem os ministros de Deus prejudicam menos a eles do que a si mesmos.

Versículos 16 a 24

A Absolvição de Jeremias; O Livramento de Jeremias. (a.C. 608.)

Aqui está: I. A absolvição de Jeremias da acusação apresentada contra ele. De fato, ele dissera as palavras conforme constavam da denúncia, mas elas não foram consideradas sediciosas nem traiçoeiras, mal-intencionadas ou de má consequência; por isso, o tribunal e o povo concordaram em declará-lo inocente.

Os sacerdotes e profetas, apesar da alegação racional que ele apresentou em sua defesa, continuaram a exigir uma sentença contra ele. Mas os príncipes e todo o povo tinham certeza de que esse homem não merecia morrer (v. 16), pois, disseram, ele lhes havia falado não por conta própria, mas em nome do Senhor, seu Deus.

Estavam dispostos a reconhecer que ele de fato lhes falara em nome do Senhor e que esse Senhor era o Deus deles? Então por que não corrigiram seus caminhos e suas ações e adotaram o meio que ele prescrevera para evitar a ruína de seu país? Se dizem que a profecia dele veio do céu, cabe perguntar: “Por que, então, não crestes nele?”, Mateus 21:25.

Repare: é lamentável que aqueles que estão tão convencidos da origem divina da pregação do evangelho a ponto de protegê-la da malícia de outros não se submetam, eles próprios, ao poder e à influência dela.

II. Um precedente citado para justificar a absolvição de Jeremias. Alguns anciãos da terra, fossem os príncipes já mencionados ou os homens mais esclarecidos do povo, levantaram-se e lembraram à assembleia um caso anterior, como costumamos fazer ao proferir julgamento; pois a sabedoria de nossos predecessores nos serve de orientação. O caso mencionado é o de Miquéias.

Temos o livro de sua profecia entre os profetas menores. 1. Achava-se estranho que Jeremias profetizasse contra esta cidade e o templo? Miquéias fizera o mesmo antes dele, até no reinado de Ezequias, aquele reinado de reforma, v. 18. Miquéias o disse tão publicamente quanto Jeremias agora falara no mesmo sentido.

Sião será arada como um campo; todas as construções serão destruídas, de modo que nada impedirá que ela seja arada. Jerusalém se tornará montões de ruínas, e o monte da casa, sobre o qual o templo foi edificado, será como os altos lugares da floresta, tomado de sarças e espinhos.

Esse profeta não apenas falou isso, mas o escreveu e deixou registrado; nós o encontramos em Miquéias 3:12. Isso mostra que um homem pode ser, como Miquéias, verdadeiro profeta do Senhor e, ainda assim, profetizar a destruição de Sião e Jerusalém.

Quando ameaçamos pecadores que se sentem seguros com a retirada do Espírito de Deus e do reino de Deus, e igrejas em declínio com a remoção do castiçal, não dizemos mais do que já foi dito muitas vezes e do que a palavra de Deus nos autoriza a dizer.

  1. Os príncipes julgavam apropriado absolver Jeremias pelo que fizera? Foi o que Ezequias fez antes deles num caso semelhante. Ezequias e o povo de Judá, isto é, os representantes do povo, como a Câmara dos Comuns no parlamento, queixaram-se do profeta Miquéias? Acusaram-no formalmente ou promulgaram uma lei para silenciá-lo e matá-lo?

Não; ao contrário, acolheram o aviso que ele lhes dera. Ezequias, aquele príncipe renomado, de abençoada memória, deu um bom exemplo a seus sucessores, pois temeu o Senhor (v. 19), como Noé, que, advertido por Deus de coisas ainda não vistas, foi movido pelo temor.

A pregação de Miquéias o levou a ajoelhar-se; ele suplicou ao Senhor que afastasse o juízo ameaçado e se reconciliasse com eles. Descobriu que não o fizera em vão, pois o Senhor se arrependeu do mal e voltou-se para eles com misericórdia; enviou um anjo que pôs em fuga o exército dos assírios, o qual ameaçava arar Sião como um campo.

Ezequias tirou proveito da pregação; então podem ter certeza de que ele não faria mal ao pregador. Esses anciãos concluem que seria perigoso para o Estado atender à insistência dos sacerdotes e profetas em matar Jeremias: “Assim poderíamos atrair grande mal contra as nossas almas”.

Repare: é bom nos dissuadirmos do pecado considerando o dano que certamente causaremos a nós mesmos por meio dele e o estrago irreparável que ele trará à nossa própria alma.

III. Aqui está o caso de outro profeta que foi morto por Jeoaquim por profetizar como Jeremias profetizara, v. 20, etc. Alguns entendem que ele foi apresentado pelos promotores como precedente favorável à acusação, um caso recente em que pronunciar palavras como as de Jeremias fora julgado traição.

Outros pensam que os anciãos, defensores de Jeremias, o mencionaram para mostrar que assim poderiam atrair grande mal contra a própria alma, pois seria acrescentar pecado a pecado. Jeoaquim, o rei atual, já havia matado um profeta; que não completassem a medida matando outro.

Ezequias, que protegeu Miquéias, prosperou; mas Jeoaquim, que matou Urias, prosperou? Não; todos viram o contrário. Assim como os bons exemplos e suas boas consequências devem nos animar a fazer o bem, os exemplos de homens maus e suas más consequências devem nos dissuadir do mal.

Alguns bons intérpretes, porém, consideram esta narrativa como sendo do historiador que escreveu o livro, o próprio Jeremias ou Baruque. Para tornar ainda mais maravilhoso o livramento de Jeremias por intermédio dos príncipes, ele registra o que ocorreu mais ou menos na mesma época: ambos os acontecimentos se deram no reinado de Jeoaquim, e este no começo de seu reinado, v. 1.

Observe: 1. A profecia de Urias. Era contra esta cidade e esta terra, segundo todas as palavras de Jeremias. Os profetas do Senhor concordavam em seu testemunho, e seria de esperar que a palavra, proferida pela boca de tantas testemunhas, fosse acolhida. 2. A perseguição que sofreu por isso, v. 21.

Jeoaquim e os homens de sua corte se enfureceram contra ele e procuraram matá-lo; nesse desígnio perverso, o próprio rei era o principal envolvido. 3. Sua fuga às escondidas em consequência disso: ao saber que o rei se tornara seu inimigo e procurava tirar-lhe a vida, ele teve medo, fugiu e foi para o Egito.

Isso foi certamente sua falha e um efeito da fraqueza de sua fé, e o resultado foi correspondente. Desconfiou de Deus, de seu poder para protegê-lo e sustentá-lo; estava dominado em excesso pelo temor do homem, que arma um laço. Parecia não ter coragem de sustentar o que havia dito, ou ter vergonha de seu Mestre.

Era especialmente impróprio que fugisse para o Egito, abandonando assim, na prática, a terra de Israel e colocando-se inteiramente fora do alcance de qualquer oportunidade de ser útil. Repare: há muitos que têm muita graça, mas pouca coragem; são muito honestos e, ao mesmo tempo, muito medrosos.

  1. Sua execução, apesar disso. Seria de imaginar que a malícia de Jeoaquim se contentasse com o banimento dele e que bastasse expulsá-lo do país; mas os que odeiam os justos têm sede de sangue, Provérbios 29:10. Era sua vida, aquela vida preciosa, que ele perseguia, e nada mais o satisfaria.

Sua vingança era tão implacável que enviou uma tropa de soldados ao Egito, a centenas de milhas de distância, e eles o trouxeram de volta à força das armas. Matá-lo no Egito não lhe bastaria; precisava alimentar os olhos com o espetáculo sangrento. Trouxeram-no a Jeoaquim, e este o matou à espada, talvez até com as próprias mãos.

Nem isso satisfez sua malícia insaciável: ele ainda cobriu de infâmia o cadáver do homem bom. Não lhe concedeu as honras decorosas que costumam, e com justiça, ser prestadas aos restos mortais de pessoas ilustres; lançou-o, porém, nas sepulturas do povo comum, como se ele não tivesse sido profeta do Senhor.

Assim o escudo de Saul foi vilmente lançado fora, como se ele não tivesse sido ungido com óleo. Jeoaquim esperava arruinar a reputação de Urias perante o povo, para que ninguém desse atenção às suas predições, e dissuadir outros de profetizarem do mesmo modo; mas em vão: Jeremias diz a mesma coisa.

Não há como contender com a palavra de Deus. Herodes pensou ter alcançado seu objetivo quando mandou cortar a cabeça de João Batista, mas descobriu que se enganara quando, pouco depois, ouviu falar de Jesus Cristo e disse, assustado: “Este é João Batista”.

IV. Aqui está o livramento de Jeremias. Embora Urias tivesse sido morto recentemente e os perseguidores, depois de provarem o sangue dos santos, costumem ter sede de mais (como Herodes, Atos 12:2, 3), ainda assim Deus preservou Jeremias de modo maravilhoso. Ele não fugiu como Urias, mas manteve sua posição.

Os ministros comuns podem usar meios comuns, desde que lícitos, para preservar a própria vida; mas aqueles que tinham uma proteção extraordinária [frase interrompida na fonte]. Deus suscitou para Jeremias um amigo cuja mão estava com ele: tomou-o pela mão de modo amistoso, animou-o, ajudou-o e se apresentou em sua defesa.

Era Aicão, filho de Safã, que fora ministro de Estado no tempo de Josias; lemos sobre ele em 2 Reis 22:12. Alguns pensam que Gedalias era filho desse Aicão. Ao que parece, ele tinha grande influência entre os príncipes e a usou em favor de Jeremias, impedindo os novos desígnios dos sacerdotes e profetas contra ele.

Eles queriam entregá-lo às mãos do povo, não daquele povo (v. 16) que o declarara inocente, mas da multidão rude e insolente. Por meio de suas insinuações malditas, podiam persuadi-la não só a gritar “Crucifica-o, crucifica-o!”, mas a apedrejá-lo até a morte num tumulto popular.

Talvez a própria consciência de Jeoaquim o censurasse tanto por ter matado Urias que eles não esperavam conseguir usá-lo como instrumento de sua malícia. Repare: Deus pode, quando lhe agrada, suscitar homens importantes para defender homens bons; e saber que ele tem nas mãos o coração de todos os homens nos dá ânimo para confiar nele no caminho do dever.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra