Matthew Henry

Jeremias 25

Argumento

A profecia deste capítulo é datada de algum tempo antes das profecias dos capítulos imediatamente anteriores, pois elas não estão colocadas na ordem cronológica exata em que foram expostas. Esta é datada do primeiro ano de Nabucodonosor, aquele ano memorável em que a espada do Senhor começou a ser desembainhada e polida. Aqui está:

I. Uma retrospectiva das profecias que haviam sido expostas a Judá e Jerusalém por muitos anos, pelo próprio Jeremias e por outros profetas, com a pouca atenção que lhes foi dada e o pouco êxito que tiveram, vv. 1-7.

II. Uma ameaça muito explícita de destruição de Judá e Jerusalém pelo rei da Babilônia, por seu desprezo a Deus e sua persistência no pecado (vv. 8-11), à qual se acrescenta uma promessa de libertação do cativeiro na Babilônia após 70 anos, vv. 12-14.

III. Uma predição da devastação de diversas outras nações vizinhas por Nabucodonosor, representada por um “cálice de fúria” posto em suas mãos (vv. 15-28), por uma espada enviada entre elas (vv. 29-33) e por uma desolação produzida entre os pastores e seus rebanhos e pastagens (vv. 34-38); assim, temos aqui o juízo começando pela casa de Deus, mas não terminando nela.

Versículos 1 a 7

As Advertências de Deus ao Povo. (a.C. 607.)

Temos aqui uma mensagem de Deus a respeito de todo o povo de Judá (v. 1), que Jeremias expôs, em nome de Deus, a todo o povo de Judá, v. 2. Repare: O que interessa a todos deve ser do conhecimento de todos.

É apropriado que a palavra que diz respeito a todo o povo, como a palavra de Deus diz, especialmente a palavra do evangelho, seja divulgada a todos em geral e, na medida do possível, dirigida a cada um em particular.

Jeremias havia sido enviado à casa do rei (Jeremias 22:1), e teve coragem de lhes expor sua mensagem, provavelmente quando todos tinham subido a Jerusalém para adorar em uma das festas solenes. Então os tinha reunidos e era de esperar que, nessa ocasião, se alguma vez, estivessem bem dispostos a ouvir conselhos e receber instrução.

Esta profecia é datada do quarto ano de Jeoaquim e do primeiro de Nabucodonosor. Foi no fim do terceiro ano de Jeoaquim que Nabucodonosor começou a reinar sozinho (pois havia reinado por algum tempo antes em conjunto com seu pai), como se vê em Daniel 1:1.

Mas o quarto ano de Jeoaquim começou antes que o primeiro de Nabucodonosor se completasse. Agora que esse príncipe ativo, ousado e guerreiro começou a pretender ser senhor do mundo, Deus, por seu profeta, anuncia que ele é seu servo e indica em que obra pretende empregá-lo.

Assim, sua grandeza crescente, tão temível para as nações, não deveria ser interpretada como um desabono ao poder e à providência de Deus no governo do mundo. Nabucodonosor não estaria tão perto de alcançar uma monarquia universal (eu deveria dizer uma tirania universal) sem que Deus tivesse seus próprios propósitos a cumprir por meio dele.

Na execução desses propósitos, o mundo verá o sentido de Deus permitir e ordenar algo que parecia lançar tal desabono sobre sua soberania e bondade.

Ora, nesta mensagem podemos observar os grandes esforços feitos com o povo para levá-lo ao arrependimento. Aqui lhes são lembrados para agravar seu pecado e justificar Deus em seus procedimentos contra eles.

I. Jeremias, por sua parte, havia sido um pregador constante entre eles durante vinte e três anos. Começou no décimo terceiro ano de Josias, que reinou trinta e um anos, de modo que profetizou cerca de dezoito ou dezenove anos no reinado dele, depois no reinado de Jeoacaz e agora durante quatro anos do reinado de Jeoaquim.

Repare: Deus mantém a conta, quer nós a mantenhamos, quer não, de quanto tempo desfrutamos dos meios da graça. E, quanto mais tempo deles desfrutarmos, mais pesada será nossa prestação de contas se não os tivermos aproveitado. Estes três anos (estes vinte e três anos) vim buscar fruto nesta figueira. Durante todo esse tempo:

  1. Deus foi constante em lhes enviar mensagens, conforme havia necessidade: “Desde aquele tempo até este mesmo dia, a palavra do Senhor veio a mim, para o benefício de vocês”.

Embora já lhes tivesse sido enviada a essência do aviso nos livros de Moisés, ainda assim, porque esses livros não eram devidamente considerados e aplicados, Deus enviou quem os reforçasse e tornasse mais específicos, para que ficassem sem desculpa. Assim, o Espírito de Deus contendia com eles, como com o mundo antigo, Gênesis 6:3.

  1. Jeremias foi fiel e diligente em expor essas mensagens. Podia apelar a eles mesmos, assim como a Deus e à própria consciência, a esse respeito: “Falei-vos, levantando-me cedo e falando”.

Ele lhes havia declarado todo o conselho de Deus. Empregara muito zelo e esforço para cumprir sua incumbência de uma maneira que tivesse mais probabilidade de ganhá-los e influenciá-los. Aquilo com que os homens se preocupam e a que se dedicam, levantam-se cedo para realizar.

Isso indica que sua mente estava tão cheia de pensamentos a respeito e seu coração tão empenhado em fazer o bem que isso lhe interrompia o sono e o fazia levantar cedo para planejar que caminho tomar com mais probabilidade de lhes fazer bem.

Levantava-se cedo tanto porque não queria perder tempo quanto porque queria agarrar e aproveitar o melhor momento para influenciá-los, quando, se alguma vez, estariam sóbrios e serenos. Cristo vinha cedo pela manhã pregar no templo, e o povo vinha igualmente cedo ouvi-lo, Lucas 21:38. As preleções matinais têm suas vantagens. “Minha voz ouvirás pela manhã.”

II. Além dele, Deus lhes havia enviado outros profetas com a mesma missão, v. 4. Entre os profetas escritores, Miquéias, Naum e Habacuque vieram um pouco antes dele, e Sofonias foi seu contemporâneo.

Mas, além desses, houve muitos outros servos de Deus, os profetas, que pregaram sermões capazes de despertar, os quais nunca foram publicados. E aqui se diz que o próprio Deus se levantava cedo e os enviava, indicando quanto seu coração também estava empenhado em que esse povo se convertesse e vivesse, em vez de prosseguir e morrer, Ezequiel 33:11.

III. Todas as mensagens que lhes foram enviadas eram pertinentes e tinham teor muito semelhante, v. 5, 6:

  1. Todas lhes mostravam suas faltas, seu mau caminho e o mal de suas ações. Não eram enviados por Deus aqueles que os lisonjeavam como se nada houvesse de errado entre eles.

  2. Todas os censuravam especificamente por sua idolatria, pecado especialmente provocador para Deus: seguiam outros deuses para servi-los e adorá-los, deuses que eram obra de suas próprias mãos.

  3. Todas os chamavam a arrepender-se de seus pecados e reformar sua vida. Este era o refrão de cada cântico: “Convertei-vos agora, cada um, de seu mau caminho”.

Repare: É preciso insistir na reforma pessoal e individual como necessária à libertação nacional. Cada um deve converter-se de seu próprio mau caminho. A rua não ficará limpa a menos que cada um varra diante de sua própria porta.

  1. Todas lhes asseguravam que, se assim fizessem, isso certamente prolongaria sua tranquilidade. As misericórdias de que desfrutavam continuariam com eles: “Vocês habitarão na terra, habitarão à vontade, habitarão em paz nesta boa terra que o Senhor deu a vocês e a seus pais. Nada além do pecado os expulsará dela, e nem o pecado o fará se vocês o abandonarem”.

Os juízos que temiam seriam evitados: “Não me provoqueis, e não vos causarei prejuízo”. Repare: Nunca receberíamos de Deus o mal do castigo se não o provocássemos com o mal do pecado.

Deus age de modo justo conosco. Nunca corrige seus filhos sem motivo nem nos causa dor a menos que lhe demos motivo de ofensa.

IV. Contudo, tudo foi em vão. Não foram levados a adotar o meio correto e único de afastar a cólera de Deus. Jeremias era um pregador muito vigoroso e afetuoso, mas não o ouviram, v. 3. Os outros profetas trataram deles fielmente, mas também não os ouviram nem inclinaram os ouvidos, v. 4.

Persistiram deliberadamente naquele pecado específico que lhes havia sido apontado como o mais ofensivo de todos para Deus e que os deixava expostos à sua justiça: Vocês me provocam com as obras de suas mãos para seu próprio prejuízo.

Repare: O que provoca Deus acabará causando prejuízo a nós mesmos, e teremos de assumir a culpa por isso. “Ó Israel! Tu te destruíste.”

Versículos 8 a 14

A Desolação Predita. (a.C. 607.)

Aqui está a sentença fundamentada na acusação anterior: “Porque vocês não ouviram minhas palavras, preciso tomar outro caminho com vocês”, v. 8.

Repare: Quando os homens não dão atenção aos juízos da boca de Deus, podem esperar sentir os juízos de suas mãos, ouvir a vara, já que não quiseram ouvir a palavra. Pois o pecador deve ou separar-se de seu pecado ou perecer nele.

A cólera vem sem remédio somente contra aqueles que pecam sem arrependimento. Não é tanto o desviar-se dos homens que os arruína quanto o fato de não voltarem.

I. Aqui é decretada a ruína da terra de Judá pelos exércitos do rei da Babilônia, v. 9. Deus lhes enviou seus servos, os profetas, e não lhes deram ouvidos. Por isso Deus mandará buscar seu servo, o rei da Babilônia, a quem não poderão ridicularizar, desprezar nem perseguir como fizeram com seus servos, os profetas.

Repare: Os mensageiros da cólera de Deus serão enviados contra aqueles que não quiseram receber os mensageiros de sua misericórdia. De uma forma ou de outra, Deus será ouvido e fará os homens saberem que ele é o Senhor.

Nabucodonosor, embora não conhecesse o Deus verdadeiro, o Deus de Israel, ou melhor, fosse inimigo dele e, mais tarde, seu rival, ainda assim, na incursão que fez contra o país de Deus, era servo de Deus, cumpria o propósito de Deus, era empregado por ele e era instrumento em sua mão para corrigir seu povo.

Na realidade, servia aos desígnios de Deus quando pensava servir aos próprios interesses. Com razão, portanto, Deus aqui chama a si mesmo “Senhor dos Exércitos” (v. 8), pois aqui há um exemplo de seu domínio soberano não só sobre os habitantes, mas sobre os exércitos desta terra, dos quais se serve como lhe agrada.

Todos estão sob suas ordens. Os monarcas mais poderosos e absolutos são seus servos. Nabucodonosor, instrumento de sua cólera, é tão verdadeiramente seu servo quanto Ciro, instrumento de sua misericórdia.

Como a terra de Judá será desolada, Deus aqui mobiliza seu exército que a desolará e o reúne.

Toma todas as famílias do norte, se houver necessidade delas, conduz-as como seu comandante supremo e as traz contra esta terra. Dá-lhes sucesso não só contra Judá e Jerusalém, mas contra todas as nações vizinhas, para que não se possa depender delas como aliadas ou auxiliares contra essa força ameaçadora.

A destruição completa desta terra e de todas as terras vizinhas é descrita aqui, vv. 9-11. Será total: “Toda a terra será uma desolação”, não somente desolada, mas a própria desolação. Tanto a cidade quanto o campo serão devastados, e toda a riqueza de ambos se tornará presa.

Será duradoura, até mesmo “desolações perpétuas”. Permanecerão em ruínas por tanto tempo e, depois de longa espera, aparecerá tão pouca perspectiva de alívio que todos a chamarão perpétua.

Essa desolação arruinará seu bom nome entre seus vizinhos. Sepultará sua honra no pó e fará deles “um espanto e um assobio de escárnio”. Todos ficarão admirados com eles e os expulsarão, sob assobios, do cenário da ação, com merecida desonra por abandonarem um Deus que teria sido sua proteção em favor de impostores que certamente seriam sua destruição.

Também arruinará todo o consolo que têm entre si. Será o fim definitivo de toda a sua alegria: Tirarei deles a voz de júbilo, pendurarei suas harpas nos salgueiros e as desafinarei para os cânticos.

Tirarei deles a voz de júbilo. Não terão nem motivo nem disposição para ela. Não quiseram ouvir a voz da palavra de Deus e, por isso, a voz de júbilo não será mais ouvida entre eles.

Serão privados de alimento: O som das pedras do moinho não será ouvido. Pois, quando o inimigo tomar suas provisões, o som da moagem necessariamente diminuirá, Eclesiastes 12:4.

Toda atividade cessará. Não se verá a luz de uma vela, pois não haverá trabalho algum que valha a luz de uma vela. E, por fim, serão privados de sua liberdade: “Essas nações servirão ao rei da Babilônia por setenta anos”.

Fixar o tempo que duraria o cativeiro seria de grande utilidade, não só para confirmar a profecia quando o desfecho, que neste detalhe nenhuma sagacidade humana poderia prever, correspondesse exatamente à predição, mas para o consolo do povo de Deus em sua calamidade e o ânimo da fé e da oração.

Daniel, que era ele mesmo um profeta, atentou para isso, Daniel 9:2. Ou melhor: o próprio Deus atentou para isso (2 Crônicas 36:22), pois, por esse motivo, despertou o espírito de Ciro, para que se cumprisse a palavra proferida pela boca de Jeremias.

“Conhecidas de Deus são todas as suas obras desde o princípio do mundo”. Isso se vê no fato de que, quando ele julgou conveniente, algumas delas foram reveladas a seus servos, os profetas, e por eles à sua igreja.

II. Aqui também é predita a ruína final da Babilônia (vv. 12-14), como havia sido muito antes por Isaías. Os destruidores devem, por sua vez, ser destruídos, e a vara deve ser lançada ao fogo quando tiver concluído a obra de correção.

Isso acontecerá quando se completarem setenta anos, pois a destruição da Babilônia deve abrir caminho para a libertação dos cativos. Há grande dúvida sobre quando começam esses setenta anos. Alguns os datam do cativeiro no quarto ano de Jeoaquim e primeiro de Nabucodonosor; outros, do cativeiro de Joaquim, oito anos depois.

Inclino-me mais à primeira hipótese, porque foi então que essas nações começaram a servir ao rei da Babilônia e porque Deus geralmente tomou a data mais antiga para contar o cumprimento de uma promessa de misericórdia, como se verá ao calcular os 400 anos de servidão no Egito.

E, se assim for, dezoito ou dezenove dos setenta anos já tinham passado antes que Jerusalém e o templo fossem completamente destruídos no décimo primeiro ano de Zedequias.

Seja como for, quando chegar o tempo, o tempo determinado, de favorecer Sião, o rei da Babilônia deverá receber sua visitação e prestar contas de todos os casos de sua tirania. Então aquela nação será castigada por sua iniquidade, assim como as outras nações foram castigadas pelas delas.

Então aquela terra deverá ser uma desolação perpétua, como as terras que eles haviam desolado. Pois o Juiz de toda a terra tanto fará o que é justo quanto vingará o que é errado, como Rei das nações e Rei dos santos.

Que os conquistadores e opressores orgulhosos sejam moderados no uso de seu poder e sucesso, pois por fim chegará sua vez de sofrer. Chegará o dia de sua queda.

Na destruição da Babilônia, que seria realizada pelos medos e persas, se levará em conta:

  1. O que Deus havia dito: “Trarei sobre aquela terra todas as minhas palavras”. Pois toda a riqueza e honra da Babilônia serão sacrificadas à verdade das predições divinas, e todo o seu poder será quebrado, antes que um só iota ou til da palavra de Deus caia por terra.

O mesmo Jeremias que profetizou a destruição de outras nações pelos caldeus também predisse a destruição dos próprios caldeus. E isso deve vir sobre eles, v. 13.

É com referência a esse mesmo desfecho que Deus diz: confirmarei a palavra do meu servo e cumprirei o conselho dos meus mensageiros, Isaías 44:26.

  1. O que haviam feito (v. 14): “Eu lhes retribuirei segundo suas ações”, pelas quais transgrediram a lei de Deus, mesmo quando foram feitos para servir aos seus propósitos.

Fizeram muitas nações servi-los e as pisotearam com a maior insolência imaginável. Mas, agora que a medida de sua iniquidade está cheia, muitas nações e grandes reis, aliados de Ciro, rei da Pérsia, e que vêm em sua ajuda, também se servirão deles.

Farão de si mesmos senhores de seu país, se enriquecerão com seus despojos e farão deles o escabelo pelo qual subirão ao trono da monarquia universal. Usarão deles como servos e soldados. “Quem leva ao cativeiro irá para o cativeiro.”

Versículos 15 a 29

O Cálice da Cólera; Desolação Geral. (a.C. 607.)

Sob a figura de um cálice que passa de mão em mão, do qual toda a companhia deve beber, representa-se aqui a desolação universal que agora se aproximava daquela parte do mundo, da qual Nabucodonosor, que acabara de começar a reinar e agir, seria o instrumento e que por fim se voltaria contra seu próprio país.

O cálice da visão seria uma espada em seu cumprimento: assim é explicado no v. 16. É a espada que enviarei entre eles, a espada da guerra, que seria irresistivelmente forte e implacavelmente cruel.

I. Quanto às circunstâncias desse juízo, observe:

  1. De onde viria essa espada destruidora: da mão de Deus. É a espada do Senhor (Jeremias 47:6), banhada no céu, Isaías 34:5. Homens perversos são usados como sua espada, Salmos 17:13. É o cálice do vinho de sua fúria. É a justa ira de Deus que envia esse juízo.

As nações o provocaram com seus pecados e devem cair sob os sinais de sua cólera. Esses sinais são comparados a uma bebida embriagante que as nações serão obrigadas a beber, assim como, antigamente, alguns criminosos condenados eram executados ao serem forçados a beber veneno.

Diz-se que os perversos bebem a cólera do Todo-Poderoso, Jó 21:20; Apocalipse 14:10. Sua porção de tribulações neste mundo é representada pelas borras de um cálice de vinho tinto cheio de mistura, Salmos 75:8. Veja Salmos 11:6.

A cólera de Deus neste mundo é apenas como um cálice, em comparação com suas torrentes plenas no outro mundo.

  1. Por meio de quem lhes seria enviada: pela mão de Jeremias, como juiz posto sobre as nações (Jeremias 1:10) para proferir sentença contra elas, e pela mão de Nabucodonosor, como executor.

Que papel muito maior desempenha então o pobre profeta que o poderoso príncipe, se considerarmos sua relação com Deus, embora aos olhos do mundo acontecesse o contrário! Jeremias deve tomar o cálice da mão de Deus e obrigar as nações a bebê-lo.

Não lhes prediz prejuízo algum além do que Deus o designa para predizer. E aquilo que é predito por autoridade divina certamente será cumprido pelo poder divino.

  1. A quem seria enviada: a todas as nações dentro do alcance do conhecimento de Israel e das linhas de comunicação com ele. Jeremias tomou o cálice e fez todas as nações beberem dele, isto é, profetizou a respeito de cada uma das nações aqui mencionadas que participariam dessa grande desolação que se aproximava.

Jerusalém e as cidades de Judá são colocadas primeiro (v. 18), pois o juízo começa pela casa de Deus (1 Pedro 4:17), pelo santuário, Ezequiel 9:6. Não se sabe se Nabucodonosor tinha em vista principalmente Jerusalém e Judá nessa expedição. Provavelmente tinha, pois Judá era tão importante quanto qualquer das nações aqui mencionadas.

De todo modo, Deus tinha principalmente a eles em vista. E esta parte da profecia já começava a se cumprir. É isso que denota aquele triste parêntese (como acontece hoje), pois no quarto ano de Jeoaquim as coisas já haviam chegado a uma condição muito ruim e todos os fundamentos estavam fora de ordem.

O faraó, rei do Egito, vem em seguida, porque os judeus confiavam nessa cana quebrada (v. 19). Os sobreviventes deles fugiram para o Egito, e ali Jeremias predisse especificamente a destruição daquele país, Jeremias 43:10, 11.

Todas as outras nações que faziam fronteira com Canaã devem acompanhar Jerusalém ao beber desse cálice amargo, desse cálice de tremor. O povo mesclado: os árabes, segundo alguns; segundo outros, certos errantes de diversas nações que viviam do saque. Os reis da terra de Uz estão ligados ao país dos edomitas.

Os filisteus tinham causado vexação a Israel, mas agora suas cidades e seus senhores se tornam presa desse poderoso conquistador. Edom, Moabe, Amom, Tiro e Sidom são lugares bem conhecidos como vizinhos de Israel.

Supõe-se que as ilhas além do mar, ou junto dele, sejam as partes da Fenícia e da Síria situadas na costa do mar Mediterrâneo. Dedã e os outros países mencionados (v. 23, 24) parecem ter ficado nos limites da Idumeia e da Arábia deserta.

Os de Elão são os persas, aos quais se juntam os medos, agora considerados pouco importantes, mas depois capazes de revidar contra a Babilônia em favor de si mesmos e de todos os seus vizinhos.

Os reis do norte, que ficavam mais perto da Babilônia, e outros que ficavam a certa distância certamente serão alcançados e feitos presa pela espada vitoriosa de Nabucodonosor.

Ou melhor: levará adiante suas vitórias com fúria e sucesso tão incríveis que todos os reinos do mundo conhecidos naquela época e região se tornariam sacrifícios à sua ambição. Assim se diz que Alexandre conquistou o mundo, e o Império Romano é chamado de mundo, Lucas 2:1.

Ou isso pode ser tomado como a proclamação da condenação de todos os reinos da terra. Mais cedo ou mais tarde, sentirão os terríveis efeitos da guerra. O mundo foi e será uma grande rinha de galos enquanto as paixões dos homens guerrearem em seus membros, como fazem, Tiago 4:1.

Mas, para que os conquistadores vejam seu destino junto ao dos conquistados, a passagem conclui: “O rei de Sesaque beberá depois deles”, isto é, o próprio rei da Babilônia, que causou toda essa tribulação e vexação aos seus vizinhos, por fim verá tudo isso recair sobre a própria cabeça.

Que Sesaque significa Babilônia é claro em Jeremias 51:41. Mas não se sabe se era outro nome da mesma cidade ou o nome de outra cidade do mesmo reino. A ruína da Babilônia foi predita no v. 12, 13. Após esta profecia de que ela seria autora da ruína de tantas nações, é muito apropriado repeti-la aqui.

  1. Qual seria o efeito disso. As desolações que a espada causaria em todos esses reinos são representadas pelas consequências da embriaguez excessiva (v. 16): “Beberão, se agitarão e enlouquecerão”. Ficarão bêbados, vomitarão, cairão e não se levantarão mais, v. 27. Ora, isso pode servir:

(1.) Para nos fazer detestar o pecado da embriaguez, pois suas consequências são usadas para retratar uma condição extremamente triste e miserável. A embriaguez priva temporariamente os homens do uso da razão e os enlouquece.

Também lhes tira aquilo que, depois da razão, é a bênção mais valiosa: a saúde. Deixa-os doentes e põe em risco seus ossos e sua vida. Homens embriagados muitas vezes caem e não se levantam mais. É um pecado que é seu próprio castigo.

Quão lamentavelmente embriagados e embrutecidos ficam aqueles que se permitem embriagar em qualquer ocasião, especialmente quando se embrutecem com vinho ou bebida forte pela prática frequente desse pecado!

(2.) Para nos fazer temer os juízos da guerra. Quando Deus envia a espada contra uma nação com autorização para desolá-la, ela logo se torna como um homem bêbado, tomada de confusão diante dos alarmes de guerra e lançada em agitação.

Seus conselheiros ficam enlouquecidos e sem saber o que fazer, cambaleando em todas as decisões que tomam e em todos os movimentos que fazem, aflitos no coração por contínua vexação, vomitando as riquezas que engoliram com avidez (Jó 20:15).

Caem diante do inimigo e ficam tão incapazes de se levantar ou fazer qualquer coisa para ajudar a si mesmos quanto um homem completamente bêbado, Habacuque 2:16.

  1. Sua certeza indubitável, com o motivo apresentado para ela, v. 28, 29. Recusarão receber o cálice de sua mão. Não só relutarão em ver o juízo chegar, mas também em crer que ele algum dia chegará. Não darão crédito à predição de um homem tão desprezível quanto Jeremias.

Mas ele deve lhes dizer que essa é a palavra do Senhor dos Exércitos: ele a proferiu, e é inútil lutar contra a Onipotência. “Certamente bebereis.”

E deve dar-lhes este motivo: É um tempo de visitação, um dia de prestação de contas, e Jerusalém já foi chamada a prestar contas: “Começo a trazer o mal sobre a cidade que é chamada pelo meu nome”. Sua relação comigo não a isentará de castigo; e vocês ficariam inteiramente impunes? Não:

Se isso se faz à árvore verde, o que se fará à seca? Se aqueles em quem há algum bem sofrem tão severamente pelo mal que se encontra neles, como podem esperar escapar aqueles entre os quais se encontram males piores e nenhum bem?

Se Jerusalém é castigada por aprender a idolatria das nações, não serão castigadas as nações das quais ela a aprendeu? Sem dúvida serão: “Chamarei a espada contra todos os habitantes da terra”, pois ajudaram a corromper os habitantes de Jerusalém.

II. A respeito de tudo isso, podemos observar:

  1. Que há um Deus que julga na terra, a quem todas as nações da terra devem prestar contas e a cujo julgamento devem se submeter.

  2. Que Deus pode facilmente levar à ruína as maiores nações, as mais numerosas e poderosas, e aquelas que se consideravam mais seguras.

  3. Que aqueles que causaram vexação e dano ao povo de Deus por fim prestarão contas disso. Muitas dessas nações haviam, por sua vez, perturbado Israel, mas agora lhes sobrevém a destruição. Virá o ano do redentor, o ano das retribuições pela causa de Sião.

  4. Que o peso da palavra do Senhor por fim se tornará o peso de seus juízos. Isaías havia profetizado muito antes contra a maioria dessas nações (Isaías 13 etc.), e agora enfim todas as suas profecias terão seu cumprimento pleno.

  5. Que aqueles que ambicionam poder e domínio comumente se tornam os perturbadores da terra e as pragas de sua geração. Nabucodonosor tinha tanto orgulho de seu poder que não tinha noção do que era justo. São esses os homens que viram o mundo de cabeça para baixo e ainda esperam ser admirados e adorados.

Alexandre se considerava um grande príncipe quando outros o consideravam nada melhor que um grande pirata.

  1. Que a maior pompa e o maior poder deste mundo têm duração muito incerta. Diante da força superior de Nabucodonosor, os próprios reis precisam ceder e tornar-se cativos.

Versículos 30 a 38

Desolação Geral; a Pregação Fiel de Jeremias. (a.C. 607.)

Nestes versículos temos uma descrição adicional das terríveis desolações que o rei da Babilônia, com seus exércitos, causaria em todos os países e nações vizinhos de Jerusalém.

Em Jerusalém Deus havia erguido seu templo. Ali estavam seus oráculos e ordenanças, aos quais as nações vizinhas deveriam ter dado atenção e dos quais poderiam ter recebido benefício. Deveriam ter ido ali buscar o conhecimento de Deus e de seu dever, e então poderiam ter tido motivo para bendizer a Deus por serem vizinhas de Jerusalém.

Mas, em vez disso, aproveitavam todas as oportunidades para corromper ou perturbar aquela cidade santa. Por isso, quando Deus veio ajustar contas com Jerusalém porque ela aprendera tanto dos caminhos das nações, ajustou contas com as nações porque elas aprenderam tão pouco dos caminhos de Jerusalém.

Logo perceberão que Nabucodonosor está guerreando contra elas. Mas aqui o profeta recebe a ordem de lhes dizer que é o próprio Deus que lhes faz guerra, um Deus com quem não há como contender.

  1. Aqui se proclama a guerra (v. 30): “O Senhor rugirá do alto”, não do monte Sião e de Jerusalém (como em Joel 3:16; Amós 1:2), mas do céu, de sua santa habitação ali. Pois agora Jerusalém é um dos lugares contra os quais ele ruge. Rugirá poderosamente sobre sua habitação na terra, daquela que tem no alto.

Por muito tempo esteve em silêncio e parecia não reparar na maldade das nações. Deus não levou em conta os tempos dessa ignorância. Mas agora dará um brado, como fazem os assaltantes na batalha, contra todos os habitantes da terra. Para eles será um brado de terror e, contudo, no céu será um brado de alegria, como o daqueles que pisam as uvas.

Pois, quando Deus ajusta contas com os inimigos orgulhosos de seu reino entre os homens, ouve-se no céu uma grande voz de muita gente dizendo: “Aleluia”, Apocalipse 19:1.

Ruge como um leão (Amós 3:4, 8), como um leão que deixou seu esconderijo (v. 38) e vai em busca de presa, sobre a qual ruge para poder capturá-la mais facilmente.

  1. Aqui se publica o manifesto que mostra as causas e razões pelas quais Deus proclama essa guerra (v. 31): “O Senhor tem uma controvérsia com as nações”. Tem justo motivo para contender com elas e adotará esse modo de pleitear sua causa contra elas.

Sua desavença com elas é, numa palavra, sua maldade, seu desprezo por ele, por sua autoridade sobre elas e por sua bondade para com elas. Entregará à espada aqueles que são perversos.

Provocaram Deus à ira, e daí vem toda essa destruição. É por causa da ira ardente do Senhor (v. 37 e novamente v. 38). A ferocidade do opressor, ou, como se poderia ler melhor, a ferocidade da espada opressora (pois a palavra é feminina), vem da ira ardente de Deus.

E estamos certos de que ele nunca se ira sem motivo. Mas quem conhece o poder de sua ira?

  1. Aqui o alarme é dado e recebido: “Um ruído chegará até os confins da terra”, tão alto será seu rugido e tão longe alcançará, v. 31.

O alarme não é dado pelo som de trombeta nem pelo rufar de tambor, mas por um redemoinho, um grande redemoinho, tormenta ou tempestade, que se levantará dos confins, dos confins remotos da terra, v. 32.

O exército caldeu será como um furacão que se levanta no norte, mas daí avança com incrível ferocidade e rapidez, derrubando tudo à sua frente. É como o redemoinho do qual Deus respondeu a Jó, que era extremamente terrível, Jó 37:1; 38:1.

E, quando a cólera de Deus ruge assim como um leão do céu, não é de admirar que encontre eco em gritos de pavor na terra. Pois quem poderia deixar de tremer quando Deus fala assim em desagrado? Veja Oseias 11:10.

Agora os pastores uivarão e gritarão: os reis, os príncipes e os grandes da terra, os principais do rebanho. Costumavam ser os mais corajosos e confiantes, mas agora seus corações lhes faltarão. Revolver-se-ão nas cinzas, v. 34.

Ao se verem inteiramente incapazes de resistir ao inimigo e perceberem que seu país, do qual são responsáveis e pelo qual se importam, será inevitavelmente arruinado, entregar-se-ão à tristeza.

Haverá uma voz do clamor dos pastores, e um uivo dos principais do rebanho será ouvido, v. 36. São de fato grandes as calamidades que infundem tamanho terror nos grandes homens e os lançam nessa consternação.

“O Senhor devastou seu pasto”, no qual alimentavam seu rebanho e do qual eles mesmos se alimentavam. É a devastação dele que os faz gritar assim.

Talvez, dando continuidade à metáfora do leão que ruge, isso aluda ao grande susto dos pastores quando ouvem um leão rugindo na direção de seus rebanhos e descobrem que não há caminho por onde fugir (v. 35) para salvar a própria vida, nem os principais de seu rebanho podem escapar.

O inimigo será tão numeroso, tão furioso e tão perseverante, e a extensão de seus exércitos tão vasta, que será impossível evitar cair em suas mãos. Repare: Assim como não podemos resistir de frente aos juízos de Deus, também não podemos escapar deles correndo. É por isso que os pastores uivam e gritam.

  1. Aqui se descreve o avanço dessa guerra (v. 32): “Eis que o mal irá de nação em nação”. Assim como o cálice passa de mão em mão, cada nação terá sua porção e deverá tomar as calamidades de outra como aviso para arrepender-se e reformar-se.

Ou melhor: como se isso fosse uma pequena representação do juízo final e geral, alcançará de uma extremidade da terra até a outra extremidade da terra, v. 33.

O dia da vingança está em seu coração, e agora sua mão encontrará todos os seus inimigos, onde quer que estejam, Salmos 21:8. Repare: Quando a casa do vizinho está em chamas, é tempo de cuidarmos da nossa.

Quando uma nação é palco de guerra, toda nação vizinha deve ouvir, temer e fazer as pazes com Deus.

  1. Aqui se predizem as consequências sombrias dessa guerra: “Os dias da matança e das dispersões se completaram”, isto é, chegaram plenamente (v. 34). É o tempo fixado no conselho divino para a matança de alguns e a dispersão dos demais, o que tornará as nações inteiramente desoladas.

Multidões cairão pela espada dos caldeus impiedosos, de modo que os abatidos do Senhor serão encontrados por toda parte. São abatidos por ordem dele e são sacrificados à sua justiça. Os abatidos por causa do pecado são os abatidos do Senhor.

Para completar a miséria de sua matança, não serão lamentados individualmente, tão geral será o motivo de lamentação. Ou melhor: não serão recolhidos nem sepultados, pois não lhes restarão amigos para enterrá-los, e os inimigos não terão humanidade suficiente para fazê-lo.

Então serão como esterco sobre a terra, tão desprezíveis e repugnantes. E seria bom se, assim como o esterco aduba a terra e a torna fértil, esses espetáculos horríveis, que permanecem como monumentos da justiça divina, pudessem servir para despertar os habitantes da terra a aprender a justiça.

O resultado dessa guerra será a desolação de toda a terra que lhe servir de palco (v. 38), uma terra após a outra. Mas há aqui mais duas expressões que parecem tornar a situação especialmente comovente:

(1.) “Caireis como um vaso agradável”, v. 34. As pessoas mais desejáveis entre eles, que mais se prezavam e eram mais prezadas, consideradas vasos de honra, cairão à espada.

Vocês cairão como uma peça de vidro veneziano ou um prato de porcelana chinesa, que logo se quebra em muitos pedaços. Mesmo os frágeis e delicados participarão da calamidade comum. A espada devora um assim como outro.

(2.) Até “as habitações pacíficas são derrubadas”. As que costumavam ser tranquilas e não perturbadas, as habitações em que vocês viveram por muito tempo em paz, deixarão de ser assim e serão derrubadas pela guerra.

Ou então: aqueles que costumavam ser tranquilos e não perturbar nenhum de seus vizinhos, os que viviam em paz, à vontade, e não provocavam ninguém, nem mesmo eles escaparão.

Este é um dos efeitos terríveis da guerra: até os que eram mais inofensivos e não ofendiam ninguém sofrem duramente. Bendito seja Deus, há no alto uma habitação pacífica para todos os filhos da paz, fora do alcance do fogo e da espada.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra