Jeremias 23
Argumento
Neste capítulo, o profeta, em nome de Deus, dirige suas censuras e ameaças:
I. Aos príncipes negligentes, ou pastores do povo (v. 1, 2), prometendo, porém, cuidar do rebanho para com o qual eles haviam faltado em seu dever, vv. 3-8.
II. Aos profetas e sacerdotes ímpios, cujo mau caráter é descrito aqui extensamente em diversos exemplos, sobretudo ao iludirem o povo com suas alegadas inspirações. O profeta fica atônito diante disso, e eles devem esperar castigo, vv. 9-32.
III. Ao povo profano, que ridicularizava os profetas de Deus e zombava deles, vv. 33-40.
Como todos corromperam assim seu caminho, todos devem esperar que isso lhes seja dito com fidelidade.
Versículos 1 a 8
Predições Evangélicas. (a.C. 590.)
I. Aqui está uma palavra de terror para os pastores negligentes. Está próximo o dia em que Deus lhes pedirá contas da confiança e do encargo que receberam: “Ai dos pastores” (dos governantes, tanto na igreja quanto no Estado).
Deveriam agir como pastores daqueles que foram postos sob seus cuidados, conduzindo-os, alimentando-os, protegendo-os e cuidando deles.
Não são donos das ovelhas. Deus aqui as chama “as ovelhas de meu pasto”: são ovelhas nas quais ele tem interesse e para as quais providenciou boa pastagem.
Portanto, ai daqueles que recebem ordem de alimentar o povo de Deus e alegam fazê-lo, mas, em vez disso, dispersam o rebanho e afugentam as ovelhas por sua violência e opressão. Não as visitaram, nem cuidaram de seu bem-estar, nem se preocuparam em lhes fazer bem.
Ao não visitar as ovelhas nem cumprir seu dever para com elas, na prática as dispersavam e expulsavam. As feras de rapina as dispersaram, e a culpa é dos pastores, que deveriam tê-las mantido juntas.
Ai deles quando Deus lhes pedir contas do mal de suas ações e lidar com eles como merecem. Não quiseram visitar o rebanho por dever; por isso, Deus os visitará para exercer vingança.
II. Aqui está uma palavra de consolo para as ovelhas negligenciadas. Embora os pastores subordinados não cuidem delas, não se esforcem por elas e até as traiam, o Pastor supremo velará por elas.
Quando meu pai e minha mãe me abandonam, o Senhor me acolhe. Embora os interesses da igreja de Deus no mundo sejam negligenciados por aqueles que deveriam cuidar deles e subordinados aos próprios interesses seculares, ainda assim não sucumbirão por isso. Deus cumprirá sua promessa, embora aqueles que emprega não cumpram seu dever:
- Os judeus dispersos por fim retornarão à sua própria terra e serão felizmente estabelecidos ali sob um bom governo, v. 3, 4.
Embora reste apenas um remanescente do rebanho de Deus, um pequeno remanescente, que por pouco escapou da destruição, ele reunirá esse remanescente, os encontrará onde quer que estejam e encontrará caminhos e meios para trazê-los de volta de todos os países para onde os havia impelido.
Foi a justiça de Deus, pelo pecado de seus pastores, que os dispersou. Mas a misericórdia de Deus reunirá as ovelhas, quando os pastores que as traíram forem eliminados.
Serão trazidos às suas antigas habitações, como ovelhas a seus apriscos, e ali serão frutíferos e aumentarão em número.
Embora seus antigos pastores não cuidassem deles, não se segue que jamais terão outros. Se alguns abusaram de um ofício sagrado, isso não é bom motivo para que seja abolido.
“Eles destruíram as ovelhas, mas eu colocarei pastores sobre elas, que farão de alimentá-las sua tarefa.”
Anteriormente estavam continuamente expostos e perturbados por um ou outro alarme. Mas agora “não temerão mais, nem ficarão desalentados”. Não estarão em perigo de fora, nem em pavor de dentro.
Anteriormente um ou outro deles era de tempos em tempos apanhado pelas feras de rapina. Mas agora nenhum deles faltará, nenhum deles estará desaparecido.
Embora os tempos possam ter sido ruins por muito tempo com a igreja, não se segue que serão sempre assim.
Pastores como Zorobabel e Neemias, embora não vivessem na pompa de Jeoaquim e Jeconias nem ostentassem tamanho prestígio, eram bênçãos tão grandes para o povo quanto os outros eram pragas para ele. A paz da igreja não está ligada à pompa de seus governantes.
- O Messias, o Príncipe, aquele grande e bom Pastor das ovelhas, será nos últimos dias levantado para abençoar sua igreja e ser a glória de seu povo Israel, v. 5, 6.
A casa de Davi parecia inteiramente afundada e arruinada por aquela ameaça contra Jeconias (Jeremias 22:30), de que nenhum de sua descendência jamais se sentaria no trono de Davi.
Mas aqui está uma promessa que, apesar disso, eficazmente assegura a honra da aliança feita com Davi. Pois por ela a casa será levantada de suas ruínas para um brilho maior que nunca e brilhará muito mais que no próprio Salomão.
Não temos tantas profecias de Cristo neste livro quanto tínhamos naquele do profeta Isaías. Mas aqui temos uma, e uma muito ilustre. Sem dúvida dele o profeta aqui fala, dele e de nenhum outro homem.
As primeiras palavras indicam que demoraria até que esta promessa tivesse seu cumprimento: Os dias vêm, mas ainda não são. Eu o verei, mas não agora. Mas todo o restante indica que seu cumprimento será glorioso:
(1.) Cristo é aqui mencionado como um ramo de Davi, o homem, o ramo (Zacarias 3:8), sua aparência humilde, seus começos pequenos, como os de um botão ou broto, e seu surgimento aparentemente da terra, mas crescendo para ser verde, grande e carregado de frutos.
Um ramo da família de Davi quando parecia ser uma raiz em chão seco, sepultada e não propensa a reviver. Cristo é “a raiz e a descendência de Davi”, Apocalipse 22:16. Nele brota o chifre de Davi, Salmos 132:17, 18.
É um ramo levantado por Deus. Ele o santificou e o enviou ao mundo, deu-lhe sua comissão e qualificações. É um ramo justo, pois é ele próprio justo, e por ele muitos, até todos os que são seus, são feitos justos. Como advogado, é Jesus Cristo, o justo.
(2.) É aqui mencionado como o Rei de sua igreja. Este ramo será levantado tão alto quanto o trono de seu pai Davi, e ali reinará e prosperará, não como os reis que agora eram da casa de Davi, que retrocediam em todos os seus negócios.
Não: estabelecerá um reino no mundo que será vitorioso sobre toda oposição. No carro do evangelho eterno sairá, prosseguirá conquistando e para conquistar.
Se Deus o levantar, o fará prosperar, pois reconhecerá a obra de suas próprias mãos. Aquilo que agrada ao Senhor prosperará nas mãos daqueles a quem for confiado.
Ele prosperará, pois executará juízo e justiça na terra, em todo o mundo, Salmos 96:13. Os reis daquela época da casa de Davi eram injustos e opressores, e por isso não surpreende que não prosperassem.
Mas Cristo, por seu evangelho, quebrará o poder usurpado de Satanás, instituirá uma regra perfeita de vida santa e, até onde ela prevalecer, tornará todo o mundo justo.
O efeito disso será uma santa segurança e serenidade de mente em todos os seus súditos fiéis e leais. “Em seus dias”, sob seu domínio, “Judá será salvo e Israel habitará seguramente”.
Isto é, toda a descendência espiritual de Abraão, que cria, e de Jacó, que orava, será protegida da maldição do céu e da malícia do inferno. Estará livre das sanções da lei de Deus e dos ataques do poder de Satanás.
Será salva do pecado, de sua culpa e domínio, e então habitará seguramente e estará tranquila do medo de todo mal. Veja Lucas 1:74, 75.
Aqueles que serão salvos da cólera vindoura podem habitar seguros já agora. Pois, se Deus é por nós, quem pode ser contra nós? Nos dias do governo de Cristo na alma, quando ele é supremo ali, a alma habita tranquila.
(3.) É aqui mencionado como “O Senhor, nossa justiça”. Observe:
[1.] Quem e o que ele é. Como Deus, é Jeová, o nome incomunicável de Deus, indicando sua eternidade e existência por si mesmo. Como Mediador, é nossa justiça.
Ao satisfazer a justiça de Deus pelo pecado do homem, trouxe uma justiça eterna e a transferiu a nós na aliança da graça, de modo que, ao consentirmos com fé nessa aliança, ela se torna nossa.
Seu ser Jeová, nossa justiça, implica que é nossa justiça como nenhuma criatura poderia ser. É uma justiça soberana, toda-suficiente e eterna.
Toda a nossa justiça tem dele sua existência e por ele subsiste, e somos feitos a justiça de Deus nele.
[2.] A confissão e declaração disso: Este é o nome pelo qual será chamado, não só será assim, mas será conhecido como assim sendo.
Deus o chamará por este nome, pois o designará para ser nossa justiça. Por este nome Israel o chamará, todo verdadeiro crente o chamará e o invocará.
Nossa justiça é aquilo pelo qual, como fundamento admitido em nossa defesa, somos justificados diante de Deus, absolvidos da culpa e recebidos em seu favor.
Nada mais temos a alegar senão isto: Cristo morreu; sim, antes ressuscitou. E o tomamos por nosso Senhor.
- Esta grande salvação, que virá aos judeus nos últimos dias de sua história como Estado, depois de seu retorno da Babilônia, será tão ilustre a ponto de superar muito a libertação de Israel do Egito (v. 7, 8).
Não dirão mais “Vive o Senhor que fez subir Israel do Egito”, mas “Vive o Senhor que os fez subir do norte”. Tivemos isso antes, Jeremias 16:14, 15.
Mas aqui parece apontar mais claramente do que ali para os dias do Messias. Parece comparar menos as duas libertações em si (dando preferência à última) do que as duas condições a que a igreja chegou gradualmente depois delas. Observe a proporção:
Exatamente 480 anos depois que saíram do Egito, o templo de Salomão foi construído (1 Reis 6:1). E naquele tempo aquela nação, que foi tão maravilhosamente feita subir do Egito, havia gradualmente chegado à sua altura, a seu zênite.
Exatamente 490 anos (70 semanas) depois que saíram da Babilônia, o Messias, o Príncipe, estabeleceu o templo do evangelho, que foi a maior glória daquela nação que foi tão maravilhosamente trazida da Babilônia. Veja Daniel 9:24, 25.
Ora, a glória espiritual da segunda parte daquela nação, especialmente quando transferida à igreja do evangelho, é muito mais admirável e ilustre que toda a glória temporal da primeira parte, nos dias de Salomão. Pois aquela não era glória comparada com a glória que a excede.
Versículos 9 a 32
Culpa dos Falsos Profetas. (a.C. 600.)
Aqui há uma longa lição para os falsos profetas. Assim como ninguém era mais amargo e rancoroso contra os verdadeiros profetas de Deus do que eles, também não havia ninguém com quem os verdadeiros profetas fossem mais severos, e com razão.
O profeta se queixara a Deus desses falsos profetas (Jeremias 14:13) e muitas vezes predissera que seriam envolvidos na ruína comum. Aqui, porém, eles têm seus próprios ais.
I. Ele expressa a profunda inquietação que isso lhe causava e quanto o afligia ver homens que alegavam ter comissão e inspiração divinas arruinarem a si mesmos e ao povo entre o qual moravam, com sua falsidade e traição (v. 9): “Meu coração dentro de mim está quebrantado; sou como um homem embriagado”.
Sua cabeça estava confusa de espanto e admiração; seu coração, oprimido pela dor e pela aflição. Jeremias era um homem que levava as coisas muito a sério, e tudo o que ameaçasse de algum modo seu país deixava profunda impressão em seu espírito.
Ele está aqui aflito: 1. Por causa dos profetas e do pecado deles, da falsa doutrina que pregavam e da vida perversa que levavam. Sobretudo, horrorizava-o ouvi-los usar o nome de Deus e alegar que dele recebiam instrução.
Nunca o Senhor nem as palavras de sua santidade foram tão ultrajados como por esses homens. Repare: a desonra feita ao nome de Deus e a profanação de sua santa palavra são a maior dor imaginável para uma alma piedosa.
- “Por causa do Senhor” e de seus juízos, que por esse meio chegam sobre nós como um dilúvio. Ele tremia ao pensar na ruína e desolação que vinham de diante do Senhor (assim diz a palavra) e de diante da palavra de sua santidade.
Seriam infligidas pelo poder da cólera de Deus, conforme as ameaças de sua palavra, confirmadas por sua santidade. Repare: mesmo os que têm Deus a seu favor não podem deixar de tremer ao pensar na miséria dos que o têm contra si.
II. Ele lamenta a abundante e abominável perversidade da terra e os sinais presentes do desagrado de Deus sob os quais viviam por causa dela (v. 10): “A terra está cheia de adúlteros”; cheia tanto de prostituição espiritual quanto carnal.
Prostituem-se, afastando-se de Deus. Tendo abandonado o temor dele, não surpreende que se entreguem a toda espécie de libertinagem. Depois de desonrar a si mesmos e seus corpos, desonram Deus e seu nome com juramentos precipitados e falsos, por causa dos quais a terra pranteia.
Tanto o perjúrio quanto o hábito de jurar são pecados pelos quais uma terra precisa prantear em verdadeiro arrependimento, ou será levada a prantear sob os juízos de Deus.
Sua terra pranteava então sob o juízo da fome. Os lugares aprazíveis, ou melhor, as pastagens, ou, como alguns leem, as habitações do deserto, secaram por falta de chuva; contudo, não vemos sinais de arrependimento. Não correspondem ao propósito da correção.
O teor e a tendência da conduta dos homens são pecaminosos; seu caminho continua mau, tão ruim como sempre, e eles não se deixam desviar dele. Têm muita determinação, mas a empregam na direção errada; são zelosos, mas não por uma boa causa: “Sua força não é reta”.
Seu coração está inteiramente disposto a fazer o mal, e não são valentes pela verdade; não têm coragem suficiente para abandonar seus maus caminhos, embora vejam Deus contender assim com eles.
III. Ele atribui tudo isso aos profetas e sacerdotes, especialmente aos profetas. Ambos são profanos (v. 11): os sacerdotes profanam as ordenanças de Deus que alegam ministrar; os profetas profanam a palavra de Deus que alegam transmitir.
Seu convívio e toda a sua conduta são profanos; então não é de estranhar que o povo seja tão corrompido. Ambos se fazem de hipócritas (assim leem alguns); sob alegações sagradas, levam adiante os desígnios mais vis.
Sim, não somente em suas casas e nas casas ruins que frequentam, mas “em minha casa encontrei sua perversidade”. No templo, onde os sacerdotes ministravam e os profetas profetizavam, eram culpados tanto de idolatria quanto de imoralidade. Veja o triste exemplo de Hofni e Fineias, 1 Samuel 2:22.
Deus examina sua casa e descobre qualquer perversidade que nela haja; quanto mais perto dele ela estiver, mais ofensiva será. Duas acusações são feitas contra eles:
- Ensinavam o povo a pecar por meio de seus exemplos. Ele os compara aos profetas de Samaria, a capital do reino das dez tribos, havia muito devastada. A insensatez dos profetas de Samaria foi profetizarem por Baal, em nome de Baal; assim fizeram os profetas de Acabe.
Desse modo, “fizeram meu povo Israel errar”, abandonar o serviço do Deus verdadeiro e adorar Baal (v. 13). Os profetas de Jerusalém, porém, não faziam isso: profetizavam em nome do Deus verdadeiro e se orgulhavam disso, de não serem como os profetas de Samaria, que profetizavam por Baal.
Mas de que adiantava, se corrompiam a nação por sua imoralidade tanto quanto os outros haviam feito por sua idolatria? É horrível que os profetas de Jerusalém usem o nome do Deus santo e, ainda assim, se revolvam em toda espécie de impureza: não veem problema algum em cometer adultério.
Usam o nome do Deus da verdade e, ainda assim, “andam em mentiras”. Não só profetizam mentiras: na conversa comum, não se pode acreditar em uma palavra que dizem. Tudo é brincadeira e zombaria, ou fraude e desígnio.
Assim animam os pecadores a seguir em seus caminhos perversos, pois cada um dirá: “Certamente podemos fazer o que fazem os profetas. Quem pode esperar que sejamos melhores do que nossos mestres?”
Por esse meio “ninguém se desvia de sua perversidade”. Todos dizem que terão paz, embora continuem, porque seus profetas lhes dizem isso. Por esse meio Judá e Jerusalém se tornaram como Sodoma e Gomorra, perversas e extremamente pecadoras diante do Senhor.
Deus, portanto, as considerou dignas apenas de destruição, como aconteceu com aquelas cidades por fogo e enxofre.
- Encorajavam o povo no pecado com suas falsas profecias. Convenceram a si mesmos de que não havia mal nem perigo no pecado e agiram de acordo com isso; não admira que convencessem também os outros (v. 16): “Falam uma visão de seu próprio coração”.
Ela é produto de sua própria invenção e concorda com sua inclinação, mas “não procede da boca do Senhor”. Ele nunca a ditou a eles, nem ela concordava com a lei de Moisés ou com o que Deus dissera por outros profetas.
Dizem aos pecadores que tudo lhes irá bem, embora persistam em seus pecados (v. 17). Veja quem são aqueles a quem animam: os que desprezam Deus, fazem pouco de sua autoridade e têm pensamentos baixos e mesquinhos sobre suas instituições.
São também os que “andam segundo a imaginação de seu próprio coração”, adoradores de ídolos e escravos de suas próprias paixões. Os que se dedicam a seus prazeres tratam seu Deus com desprezo.
Veja, porém, como esses profetas os afagavam e adulavam. Deveriam dizer continuamente: “Não há paz para os que continuam em seus maus caminhos”; “Os que desprezam Deus serão pouco estimados”; “Ai, e mil vezes ai deles”. Mas diziam sem parar: “Vocês terão paz; nenhum mal lhes sobrevirá”.
E, o pior de tudo, diziam que Deus o havia dito, fazendo-o assim patrocinar o pecado e contradizer a si mesmo. Repare: os que estão resolvidos a continuar em seus maus caminhos serão, com justiça, entregues a crer nos poderosos enganos daqueles que lhes dizem que terão paz, mesmo que continuem.
IV. Deus rejeita tudo o que esses falsos profetas diziam para embalar o povo em seus pecados (v. 21): “Não enviei esses profetas”; nunca receberam dele missão alguma. Não só não foram enviados por ele nessa tarefa: nunca foram enviados por ele em nenhuma tarefa.
Ele nunca os empregou em nenhum serviço ou negócio para si. Quanto a essa questão, embora alegassem ter recebido instruções dele para assegurar paz a esse povo, Deus declara que jamais lhes deu tais instruções.
Mesmo assim, eram muito apressados: “Corriam”. Eram muito ousados: “Profetizavam” sem nenhuma das dificuldades contra as quais os verdadeiros profetas por vezes lutavam. Diziam aos pecadores: “Vocês terão paz”.
Mas (v. 18): “Quem esteve no conselho do Senhor? Qual de vocês, que estão tão seguros disso, esteve lá? Transmitem essa mensagem com muita certeza, mas consultaram Deus a esse respeito? Não: nunca consideraram se ela concorda com o que Deus revelou de si mesmo”.
“Nunca consideraram se seria compatível com a honra de sua santidade e justiça deixar os pecadores impunes. Não perceberam nem ouviram sua palavra, nem prestaram atenção a ela; não compararam isso com a Escritura”.
“Se tivessem reparado nela e em seu teor constante, jamais teriam transmitido tal mensagem.” Os próprios profetas, tanto quanto aqueles a quem profetizam, devem provar os espíritos pela pedra de toque da lei e do testemunho; mas qual daqueles que profetizavam paz o fazia?
Que não estiveram no conselho de Deus nem ouviram sua palavra se comprova adiante, no v. 22. Se tivessem estado em meu conselho, como alegam:
Teriam feito das Escrituras seu padrão: teriam feito meu povo ouvir minhas palavras e se manteriam conscienciosamente fiéis a elas. Como não falam segundo essa regra, isso é prova clara de que não há luz neles.
Teriam feito da conversão das almas sua tarefa e visariam a isso em toda a sua pregação. Fariam tudo quanto pudessem para desviar as pessoas de seu mau caminho em geral e de todo mal específico de suas ações.
Teriam incentivado e ajudado a reforma dos costumes. Fariam disso o objetivo de toda a sua pregação: separar os homens de seus pecados. Ficou claro, porém, que jamais buscaram isso; pelo contrário, incentivavam os pecadores em seus pecados.
- Teriam tido alguns sinais que confirmassem seu ministério. Esse é o sentido que nossa tradução lhe dá: “Se tivessem estado em meu conselho” e as palavras que pregaram fossem minhas palavras, então os teriam desviado de seu mau caminho.
Um poder divino acompanharia a palavra para convencer os pecadores. Deus abençoará suas próprias instituições. Contudo, essa não é uma regra segura: o próprio Jeremias, embora enviado por Deus, conseguiu que poucos se desviassem de seu mau caminho.
V. Deus ameaça castigar esses profetas por sua perversidade. Prometiam paz ao povo; para lhes mostrar a insensatez disso, Deus lhes diz que eles mesmos não terão paz.
Eram inteiramente impróprios para dar garantias ao povo e empenhar sua palavra de que nenhum mal lhe sobreviria, quando todo mal estava prestes a vir sobre eles próprios sem que o percebessem (v. 12).
Como profetas e sacerdotes são profanos, seus caminhos lhes serão como caminhos escorregadios nas trevas. Os que se propõem guiar outros, porque os desencaminham e sabem que o fazem, não terão eles próprios nenhum consolo em seu caminho.
Alegam mostrar o caminho a outros, mas eles próprios estarão no escuro ou na neblina; sua luz ou visão falhará, de modo que não poderão olhar adiante nem prever o que lhes acontecerá.
Alegam dar segurança a outros, mas eles próprios não encontrarão chão firme: seus caminhos lhes serão como caminhos escorregadios, nos quais não andarão com firmeza, segurança ou satisfação.
Alegam tranquilizar o povo com suas adulações, mas eles próprios estarão inquietos: serão impelidos, forçados adiante como cativos, ou fugirão como perseguidos; cairão no caminho pelo qual esperavam escapar e, assim, cairão nas mãos dos inimigos.
Alegam evitar o mal que ameaça os outros, mas Deus trará o mal sobre eles, precisamente o “ano de sua visitação”, o tempo fixado para lhes pedir contas. Um tempo assim está fixado para todos os que não julgam a si mesmos, e será um tempo mau. O ano da visitação é o ano das retribuições.
Há ainda a ameaça (v. 15): “Eu os alimentarei com absinto”, ou veneno, com algo não apenas repugnante, mas nocivo, “e lhes darei de beber águas de fel”, ou, como alguns leem, suco de cicuta; veja Jeremias 9:15.
Com justiça o cálice de tremor é colocado primeiro em suas mãos, pois dos profetas de Jerusalém, que deveriam ser exemplos de piedade e de tudo o que é louvável, precisamente deles a profanação se espalhou por toda a terra. Nada corrompe uma nação com mais eficácia do que a corrupção dos ministros.
VI. O povo é aqui advertido a não dar crédito a esses falsos profetas. Embora o adulassem com esperanças de impunidade, os juízos de Deus certamente irromperiam contra ele, a menos que se arrependesse (v. 16):
“Prestem atenção ao que Deus diz e não deem ouvidos às palavras desses profetas, pois verão no fim que a palavra de Deus permanecerá, e não a deles. A palavra de Deus os levará a tratar isso com seriedade, mas eles os tornam vãos, alimentam-nos com esperanças vãs, que por fim os desapontarão”.
“Eles lhes dizem que nenhum mal lhes sobrevirá. Ouçam, porém, o que Deus diz” (v. 19): “Eis que um redemoinho do Senhor saiu com furor”. Eles lhes dizem: “Tudo ficará calmo e sereno”; mas Deus lhes diz: “Vem uma tempestade, um redemoinho do Senhor, enviado por ele, diante do qual ninguém poderá resistir”.
“É um redemoinho levantado pela cólera divina; saiu com furor, vento tirado dos depósitos da vingança divina. Por isso, é um redemoinho terrível, que cairá pesadamente, com chuva e granizo, sobre a cabeça dos perversos, que não poderão evitá-lo nem encontrar abrigo contra ele”.
Cairá sobre os próprios profetas perversos que enganaram o povo e sobre o povo perverso que se deixou enganar. “Uma tempestade horrível será a porção de seu cálice”, Salmos 11:6.
Essa sentença é apresentada como irreversível (v. 20): “A ira do Senhor não voltará”, pois o decreto já saiu. Deus não mudará de ideia nem permitirá que sua ira se desvie, até que execute a sentença e cumpra os pensamentos de seu coração.
O redemoinho de Deus, quando desce do céu, não volta para lá sem cumprir aquilo para que ele o enviou, Isaías 55:11. Eles não considerarão isso agora; mas “nos últimos dias o entenderão perfeitamente”, com entendimento (assim diz a palavra) ou com atenção.
Repare: aqueles que não temem as ameaças sentirão sua execução. Então compreenderão plenamente aquilo cuja evidência agora não admitem: quão terrível é cair nas mãos de um Deus justo e zeloso. Os que não considerarem a tempo serão levados a considerar quando for tarde demais. Filho, lembre-se.
VII. Várias coisas são aqui apresentadas à consideração desses falsos profetas para convencê-los, a fim de que, se possível, renunciem a seu erro e reconheçam a fraude que praticaram contra o povo de Deus.
- Considerem que, embora possam iludir os homens, Deus é sábio demais para ser iludido. Os homens não conseguem penetrar suas falácias, mas Deus consegue e de fato o faz. Aqui:
(1.) Deus afirma sua onipresença e onisciência em geral (v. 23, 24). Ao dizerem ao povo que nenhum mal lhe sobreviria, ainda que continuasse em seus maus caminhos, partiam de princípios ateus: que o Senhor não vê seu pecado, não consegue julgar através da nuvem escura e não pedirá contas dele.
Por isso, precisam aprender os primeiros princípios de sua religião e ser confrontados com as verdades mais incontestáveis e evidentes por si mesmas.
[1.] Embora o trono de Deus esteja estabelecido nos céus e a terra pareça distante dele, ele é Deus aqui neste mundo inferior, que parece estar longe, tanto quanto no mundo superior, que parece estar perto (v. 23).
O olhar de Deus é o mesmo na terra e no céu. Aqui ele percorre a terra tanto quanto lá (2 Crônicas 16:9). O que está na mente dos homens, cujos espíritos se acham cobertos de carne, é visto por ele tão claramente quanto o que está na mente dos anjos, aqueles espíritos descobertos que cercam seu trono lá no alto.
O poder de Deus é o mesmo na terra entre seus habitantes e no céu entre seus exércitos. Para nós, proximidade e distância fazem grande diferença tanto no que observamos quanto no que fazemos; com Deus, porém, não é assim. Para ele, trevas e luz, perto e longe, são iguais.
[2.] Por mais engenhosos e diligentes que os homens sejam em disfarçar a si mesmos, seu caráter e seus planos, não podem de modo algum se ocultar do olhar de Deus, que tudo vê (v. 24):
“Pode alguém esconder-se nos lugares secretos da terra, sem que eu o veja? Pode alguém esconder seus projetos e intenções nos lugares secretos do coração, sem que eu os veja?”
Nenhuma artimanha para se ocultar pode esconder os homens dos olhos de Deus nem enganar o juízo que ele faz deles.
[3.] Ele está presente em toda parte. Não só governa céu e terra e sustenta ambos por sua providência universal: ele enche céu e terra com sua presença essencial, Salmos 139:7, 8, etc. Nenhum lugar pode contê-lo ou excluí-lo.
(2.) Ele aplica isso a esses profetas, que tinham uma arte notável de se disfarçar (v. 25, 26): “Ouvi o que disseram os profetas que profetizam mentiras em meu nome”. Julgavam que Deus estivesse tão inteiramente ocupado com o outro mundo que não teria tempo de tomar conhecimento do que se passava neste.
Deus, porém, lhes mostrará que conhece todas as suas imposturas, todas as farsas que impuseram ao mundo sob a aparência de revelação divina. Aquilo com que pretendiam agradar o povo, alegavam ter recebido de Deus em sonho, quando nada disso havia acontecido.
Os homens não podiam descobrir isso. Se alguém me diz que sonhou isto ou aquilo, não posso contradizê-lo, e ele sabe que não posso. Mas Deus descobriu a fraude.
Talvez os falsos profetas sussurrassem o que tinham a dizer ao ouvido daqueles de sua confiança, dizendo: “Sonhei isto e aquilo”; mas Deus os ouviu. O olhar de Deus, que sonda o coração, acompanhou todos os métodos que usaram para enganar o povo, e ele exclama: “Até quando? Deverei suportá-los para sempre?”
“Está no coração desses profetas” (assim leem alguns) “profetizar sempre mentiras e os enganos de seu próprio coração? Nunca perceberão que afronta fazem a Deus, que abuso cometem contra o povo e que juízos preparam para si mesmos?”
- Considerem que oferecer ao povo revelações falsas e atribuir suas próprias fantasias à inspiração divina era o caminho certo para desacreditar toda a religião e tornar os homens ateus e incrédulos.
Era isso que de fato pretendiam, embora mencionassem com frequência o nome de Deus e prefaciassem tudo o que diziam com: “Assim diz o Senhor”.
Contudo, diz Deus, “pensam fazer meu povo esquecer meu nome por meio de seus sonhos”. Pretendiam afastar o povo da adoração a Deus, de todo respeito às leis e ordenanças de Deus e aos verdadeiros profetas, assim como seus pais esqueceram o nome de Deus por Baal.
Repare: o grande objetivo de Satanás é fazer as pessoas esquecerem Deus e tudo aquilo por meio do qual ele se deu a conhecer; ele tem muitos métodos sutis para conseguir isso.
Às vezes o faz instituindo falsos deuses: leve os homens a amar Baal, e logo se esquecerão do nome de Deus. Outras vezes, apresenta o Deus verdadeiro de modo falso, como se ele fosse inteiramente semelhante a nós.
Alegações de uma nova revelação podem ser tão perigosas para a religião quanto negar toda revelação. E falsos profetas em nome de Deus talvez causem mais dano ao poder da piedade do que falsos profetas em nome de Baal, pois há menos cautela contra eles.
- Considerem a enorme diferença entre suas profecias e aquelas transmitidas pelos verdadeiros profetas do Senhor (v. 28): “O profeta que tem um sonho”, que era a forma de inspiração mais alegada pelos falsos profetas, “se tiver um sonho, conte-o como sonho”. Assim lê o Sr. Gataker.
“Não lhe dê mais importância do que os homens dão a seus sonhos, nem espere que receba mais atenção. Não digam que vem de Deus, nem chamem seus sonhos tolos de oráculos divinos. Mas o verdadeiro profeta, que tem minha palavra, fale minha palavra fielmente, fale-a como verdade” (assim leem alguns).
“Mantenha-se estritamente fiel às suas instruções, e logo perceberão uma enorme diferença entre os sonhos que os falsos profetas contam e os ditames divinos que os verdadeiros profetas transmitem. Quem alega ter uma mensagem de Deus, seja por sonho, seja por voz, que a declare; então ficará fácil ver o que vem de Deus e o que não vem.”
“Os que têm os sentidos espirituais exercitados saberão distinguir, pois que tem a palha a ver com o trigo? As promessas de paz que esses profetas lhes fazem não podem ser comparadas às promessas de Deus, assim como a palha não pode ser comparada ao trigo.”
As fantasias humanas são leves, vãs e sem valor, como a palha que o vento leva. A palavra de Deus, porém, tem substância: é valiosa, alimento para a alma, o pão da vida.
O trigo era o principal produto de Canaã, aquele vale da visão, Deuteronômio 8:8; Ezequiel 27:17. Há tanta diferença entre as vãs fantasias dos homens e a palavra pura de Deus quanto entre a palha e o trigo.
Segue-se (v. 29): “Não é minha palavra como fogo, diz o Senhor?” Será que a palavra deles é assim? Tem ela o poder e a eficácia da palavra de Deus? Não, nada parecido. A comparação é tão impossível quanto entre fogo pintado e fogo de verdade.
A palavra deles é como um ignis fatuus, um fenômeno luminoso enganoso que leva os homens a desvios e precipícios perigosos. Repare: a palavra de Deus é como fogo.
A lei era “uma lei de fogo” (Deuteronômio 33:2), e Cristo diz do evangelho que veio enviar fogo à terra, Lucas 12:49. O fogo tem efeitos diferentes conforme a matéria sobre a qual age: endurece o barro, mas amolece a cera; consome a escória, mas purifica o ouro.
Assim, para alguns, a palavra de Deus é “cheiro de vida para vida”; para outros, “de morte para morte”. Deus apela aqui à consciência daqueles a quem enviou a palavra: “Não é minha palavra como fogo? Não tem sido assim para vocês?”, Zacarias 1:6. Falem conforme experimentaram.
Ela é comparada também a um martelo que quebra a rocha em pedaços. O coração humano que não se humilhou é como uma rocha: se não for derretido pela palavra de Deus como fogo, será quebrado em pedaços por ela como martelo. Toda oposição feita à palavra será vencida e despedaçada.
- Considerem que, enquanto continuavam nesse caminho, Deus estava contra eles. Três vezes lhes é dito isso, v. 30, 31, 32: “Eis que estou contra os profetas”. Alegavam estar a favor de Deus e usavam seu nome, mas na realidade estavam contra ele. Deus os vê como de fato são e está contra eles.
Como poderão ficar seguros por muito tempo, ou ter alguma tranquilidade, os que têm contra si um Deus todo-poderoso? Enquanto esses profetas prometiam paz ao povo, Deus declarava guerra contra eles. Aqui são acusados:
(1.) De roubo: cada um furta minha palavra de seu próximo. Alguns entendem que se trata da palavra de Deus pregada pelos bons profetas: roubavam seus sermões e expressões e os misturavam aos próprios, como vendedores misturam mercadorias ruins a algumas boas para conseguir vendê-las.
Os que não conheciam o espírito dos verdadeiros profetas imitavam sua linguagem, recolhiam algumas de suas boas frases e as transmitiam ao povo como se fossem suas, mas sem jeito; elas não combinavam com o restante de seus discursos.
“As pernas do coxo não são iguais, assim é o provérbio na boca dos tolos”, Provérbios 26:7. Outros entendem que se trata da palavra de Deus recebida e acolhida por algumas pessoas: eles a roubavam de seus corações, assim como se diz que o maligno, na parábola, rouba a boa semente da palavra, Mateus 13:19.
Com suas insinuações, diminuíam a autoridade da palavra de Deus e, assim, enfraqueciam sua eficácia na mente daqueles que pareciam estar convencidos por ela.
(2.) São acusados de falsificar o Grande Selo. Por isso Deus está contra eles (v. 31): usam a língua como querem em seus discursos ao povo. Dizem o que eles mesmos julgam conveniente, depois o atribuem a Deus, alegam tê-lo recebido dele e dizem: “Ele o diz”.
Alguns leem: “Adoçam a língua”. São muito complacentes com o povo e nada dizem além do que é agradável e plausível. Nunca o censuram nem ameaçam; suas palavras são mais suaves que a manteiga.
Assim conquistam suas boas graças e obtêm dinheiro dele. E têm a insolência e a impiedade de fazer de Deus o patrono de suas mentiras; dizem: “Ele o diz”. Que afronta maior se pode fazer ao Deus da verdade do que pôr à sua porta os filhos do pai da mentira?
(3.) São acusados como embusteiros comuns (v. 32): “Estou contra eles”, pois “profetizam sonhos falsos”, alegando ser inspiração divina aquilo que não passa de invenção própria.
É uma fraude horrível. Não lhes servirá de desculpa dizer Caveat emptor, “Que o comprador cuide de si”, ou Si populus vult decipi, decipiatur, “Se o povo quer ser enganado, que seja”.
Não. É culpa do povo que erre, que aceite as coisas sem examinar e não ponha à prova os espíritos. Mas é culpa muito maior dos profetas que “fazem meu povo errar” por suas mentiras e leviandade.
Fazem isso pela adulação de sua pregação, que tranquiliza os ouvintes em seus pecados, e pela frouxidão e libertinagem de sua conduta, que os anima a persistir neles.
[1.] Deus nega que tenham recebido dele qualquer comissão: “Não os enviei nem lhes dei ordem”. Não são mensageiros de Deus, e aquilo que dizem não é sua mensagem.
[2.] Por isso, com justiça, ele lhes nega sua bênção: “De modo algum trarão proveito a este povo”. Todo o proveito que buscam é deixá-lo tranquilo; nem mesmo isso conseguirão, pois ao mesmo tempo as providências de Deus o deixarão inquieto.
Não trazem proveito a este povo (assim leem alguns); e há aqui mais implícito do que expresso: além de não fazerem nenhum bem, causam muito dano. Repare: os que corrompem a palavra de Deus enquanto alegam pregá-la estão tão longe de edificar a igreja que lhe causam o maior dano imaginável.
Versículos 33 a 40
Profanação do Povo; Censuras e Ameaças. (a.C. 600.)
A profanação do povo, junto com a dos sacerdotes e profetas, é aqui censurada em um caso específico que pode parecer de pouca importância em comparação com seus crimes maiores. Mas a profanação na conversa comum e a corrupção da linguagem de uma nação são provas evidentes do predomínio da perversidade nela.
Por isso, não devemos estranhar que esse assunto seja tratado aqui de modo tão extenso e enérgico. Observe:
I. O pecado de que são acusados é zombar dos profetas de Deus e da linguagem que usavam, e fazer gracejos com coisas sagradas. Perguntavam: “Qual é a carga do Senhor?”, v. 33 e v. 34. Dizem: “A carga do Senhor”, v. 38.
Essa era a expressão que tanto ofendia a Deus: sempre que falavam da palavra do Senhor, chamavam-na, com escárnio e desprezo, de “a carga do Senhor”.
- Era uma expressão muito usada pelos profetas, e usada com seriedade, para mostrar o peso que a palavra de Deus tinha sobre seu espírito, sua importância e a urgência com que deveria alcançar os ouvintes.
As palavras dos falsos profetas nada tinham de ponderoso, mas as palavras de Deus tinham. Aquelas eram como palha, estas como trigo. Os zombadores profanos tomaram essa expressão e a transformaram em piada e dito popular.
Faziam o povo rir dela para que, quando os profetas a usassem, ela não o levasse a tratar a mensagem com seriedade. Repare: em todas as épocas, Satanás tem usado o artifício de impedir a eficácia das coisas sagradas ao transformá-las em motivo de diversão e ridículo. Zombar dos mensageiros de Deus era frustrar suas mensagens.
- Talvez os zombadores tenham aproveitado essa expressão para criticá-la como imprópria, recém-criada pelos profetas e não usada nesse sentido por nenhum autor clássico.
Foi somente nesta época e na anterior que a palavra do Senhor recebeu o nome de “carga do Senhor”; tal significado não podia ser encontrado em seus léxicos. Mas, se os homens tomam a liberdade, como vemos que fazem, de criar novas expressões que julgam mais expressivas e significativas em outros ramos do saber, por que não na teologia?
Devemos, sobretudo, observar como regra que o Espírito de Deus não está preso às nossas regras de linguagem.
- Alguns pensam que, quando a palavra do Senhor é chamada de carga, isso significa uma palavra de censura e ameaça, que poria um peso sobre os ouvintes, embora eu não saiba se essa observação sempre se aplica.
Por isso, ao usarem a expressão “a carga do Senhor” em tom zombeteiro, retratavam Deus como alguém que sempre os tratava com dureza, sempre os importunava e amedrontava, fazendo de sua palavra uma fonte permanente de inquietação para eles.
Eles próprios fazem da palavra de Deus um fardo para si e depois se desavêm com os ministros por fazerem dela um fardo para eles. Assim os zombadores dos últimos dias, enquanto fazem pouco do céu e da salvação, censuram os ministros fiéis por pregarem o inferno e a condenação.
De tudo isso podemos observar que, por menos importância que os homens deem ao assunto, o grande Deus repara nos que ridicularizam as coisas sagradas e se desagrada muito deles: para zombar das verdades e leis da Escritura, fazem gracejos com sua linguagem.
Tenho certeza de que não há sabedoria nesse tipo de espirituosidade, e isso ficará claro no fim. “Não sejam zombadores, para que suas amarras não se tornem fortes.”
Entre os culpados desse pecado havia alguns falsos profetas, que talvez viessem furtar a palavra de Deus dos verdadeiros profetas; alguns sacerdotes, que talvez viessem procurar motivos contra eles para fundamentar uma denúncia; e parte do povo, que aprendera com os sacerdotes e profetas profanos a brincar com as coisas de Deus.
O povo não teria afrontado assim o profeta e seu Deus se os sacerdotes e profetas, aqueles instigadores do mal, não lhe tivessem mostrado o caminho.
II. Quando são censurados por esse modo profano de falar, recebem orientação sobre como se expressar com mais decoro. Não encontramos ordem para que os profetas deixem de usar essa expressão; ela aparece muito tempo depois (Zacarias 9:1; Malaquias 1:1; Naum 1:1; Habacuque 1:1).
Também não a encontramos usada nesse sentido uma única vez por Jeremias, seja antes, seja depois. É verdade que, em muitos casos, convém deixar de usar palavras e coisas das quais alguns fizeram mau uso.
Pode ser prudente evitar expressões que, embora em si inocentes, corram o risco de ser distorcidas e transformadas em tropeços. Mas aqui Deus quer que o profeta se atenha à sua regra (Jeremias 15:19): “Voltem eles para ti, mas não voltes tu para eles”.
Não deixe você de usar essa expressão; que eles deixem de abusar dela. “Não mencionem mais a carga do Senhor” desse modo profano e descuidado (v. 36), pois isso distorce as palavras do Deus vivo e faz mau uso delas, uma coisa ímpia e perigosa.
Considerem: ele é “o Senhor dos Exércitos, nosso Deus”. Repare: se olharmos para Deus como devemos, em sua grandeza e bondade, e percebermos devidamente nossa relação com ele e nosso dever para com ele, podemos esperar que não ousemos afrontá-lo fazendo piada de suas palavras.
É uma insolência insultar aquele que é o Deus vivo, o Senhor dos Exércitos e nosso Deus. Como, então, devem expressar-se? Ele lhes diz (v. 37): “Assim dirás ao profeta”, ao consultá-lo: “Que te respondeu o Senhor? E que falou o Senhor?”
Devem dizer o mesmo quando perguntarem a seus próximos, v. 35. Repare: devemos sempre falar das coisas de Deus com reverência e seriedade, como convém aos oráculos de Deus.
É uma prática louvável perguntar pela vontade de Deus, perguntar aos irmãos o que ouviram, perguntar aos profetas o que têm a dizer da parte de Deus. Mas, para mostrar que perguntamos por um fim correto, devemos fazê-lo da maneira correta.
Os ministros podem aprender aqui que, ao censurarem as pessoas pelo que dizem e fazem de errado, devem ensiná-las a falar e agir melhor.
III. Como não abandonavam esse modo ruim de falar, embora tivessem sido advertidos, Deus os ameaça aqui com a ruína completa. Ainda diziam: “A carga do Senhor”, embora Deus lhes tivesse enviado ordem para proibi-lo (v. 38).
Quão pouco respeito pela autoridade divina têm aqueles a quem ela não convence a abandonar uma palavra ociosa! Veja, porém, o que resultará disso:
- Dos que assim distorcem as palavras de Deus, dão-lhes interpretação errada e fazem mau uso delas serão exigidas contas severas. Ficará claro que zombar de seus mensageiros é grande provocação a Deus: “Castigarei aquele homem e sua casa”.
Seja ele profeta, sacerdote ou alguém do povo comum, receberá esse juízo (v. 34). Distorcer a palavra de Deus e ridicularizar os que a pregam são pecados que trazem sobre as famílias juízos ruinosos e fazem recair uma maldição sobre a casa.
Há outra ameaça no v. 36: a palavra de cada um será sua própria carga. Isto é, a culpa desse pecado pesará tanto sobre ele que o afundará na cova da destruição. Deus fará a língua deles cair sobre eles, Salmos 64:8.
Deus lhes dará tanto daquilo de que zombam que não terão mais ânimo de mencionar “a carga do Senhor”: será pesada demais para servir de piada. São como o louco que lança tições, flechas e morte enquanto alega estar brincando.
- As palavras de Deus, embora assim distorcidas, serão cumpridas. Perguntam: “Qual é a carga do Senhor?” Que o profeta lhes pergunte: “Que carga vocês querem dizer? Será esta: Eu os abandonarei?” (v. 33).
Essa é a carga que será posta sobre eles e presa a eles (v. 39, 40): “Eis que eu, eu mesmo, me esquecerei inteiramente de vocês e os abandonarei. Deixarei vocês e não pensarei em voltar”.
Verdadeiramente miseráveis são os abandonados e esquecidos por Deus; a zombaria dos homens a respeito dos juízos divinos não os frustrará. Jerusalém era a cidade que Deus escolhera para si como cidade santa e depois dera a eles e a seus pais; mas agora será abandonada e esquecida.
Deus os tomara como povo próximo de si, mas agora serão lançados para fora de sua presença. Tinham sido grandes e honrados entre as nações; agora, porém, Deus lhes trará “um opróbrio eterno e uma vergonha perpétua”.
Tanto o pecado quanto o castigo deles serão sua desonra duradoura. Isso ficou registrado aqui para sua infâmia e assim permanecerá até o fim do mundo. Repare: a palavra de Deus será engrandecida e honrada quando os que zombam dela forem aviltados e desprezados. “Os que me desprezam serão pouco estimados.”