Jeremias 20
Argumento
Era fácil prever que um trato tão franco como o que Jeremias usou no capítulo anterior, se não convencesse e humilhasse os homens, os provocaria e exasperaria. E assim aconteceu. Pois aqui encontramos:
I. Jeremias perseguido por Pasur por pregar aquele sermão, v. 1, 2.
II. Pasur ameaçado por fazer isso, e a palavra que Jeremias havia pregado confirmada, vv. 3-6.
III. Jeremias queixando-se a Deus a respeito disso e dos outros casos de tratamento severo que recebeu desde que começou a ser profeta, e das tentações penosas com que lutou (vv. 7-10).
Animando-se em Deus, apresentando seu recurso a ele, sem duvidar de que ainda o louvará, pelo que parece que tinha muita graça (vv. 11-13).
E contudo, irritadamente amaldiçoando o dia de seu nascimento (vv. 14-18), pelo que parece que tinha em si também tristes remanescentes de corrupção e era um homem sujeito a paixões semelhantes às nossas.
Versículos 1 a 6
O Pecado e a Condenação de Pasur. (a.C. 600.)
Aqui está:
I. O desagrado injusto de Pasur contra Jeremias e os frutos desse desagrado, v. 1, 2.
Este Pasur era sacerdote, e por isso, pensaríamos, deveria ter protegido Jeremias, que era de sua própria ordem, sacerdote também.
E tanto mais porque era profeta do Senhor, cujos interesses os sacerdotes, seus ministros, deveriam defender. Mas este sacerdote era perseguidor daquele que deveria ter amparado.
Era filho de Imer, isto é, era da décima sexta turma dos sacerdotes, da qual Imer, quando estas turmas foram primeiramente estabelecidas por Davi, era pai (1 Crônicas 24:14), assim como Zacarias era da ordem de Abias, Lucas 1:5.
Assim este Pasur se distingue de outro do mesmo nome mencionado em Jeremias 21:1, que era da quinta turma.
Este Pasur era governador principal no templo. Talvez o fosse apenas pro tempore, por um tempo curto, estando agora em serviço a turma de que era chefe, ou fosse auxiliar do sumo sacerdote, ou talvez capitão do templo ou dos guardas ao seu redor, Atos 4:1.
Este era o grande inimigo de Jeremias. A maior malignidade contra os profetas de Deus era encontrada entre aqueles que professavam santidade e preocupação com Deus e a igreja.
Não podemos supor que Pasur fosse um daqueles anciãos dos sacerdotes que foram com Jeremias ao vale de Tofete para ouvi-lo profetizar, a menos que fosse com um desígnio malicioso de obter vantagem contra ele.
Mas, quando Jeremias entrou nos átrios da casa do Senhor, é provável que Pasur fosse ele próprio testemunha do que Jeremias disse, e assim se pode ler (v. 1): Ouviu Jeremias profetizando estas coisas.
Como o lemos, a informação lhe foi trazida por outros, cujos depoimentos tomou: “Ouviu que Jeremias profetizava estas coisas”.
E não podia suportá-lo, especialmente que ousasse pregar nos átrios da casa do Senhor, onde ele era governador principal, sem sua licença.
Quando o poder na igreja é abusado, é o poder mais perigoso que pode ser empregado contra ela. Estando enfurecido com Jeremias:
- Bateu-lhe, golpeou-o com sua mão ou bastão de autoridade. Talvez fosse um golpe destinado apenas a desonrá-lo, como aquele que o sumo sacerdote ordenou que fosse dado a Paulo (Atos 23:2), golpeou-o na boca e mandou-o conter sua tagarelice.
Ou talvez lhe desse muitos golpes destinados a machucá-lo. Espancou-o severamente, como um malfeitor. É imputado aos lavradores (Mateus 21:35) que espancaram os servos.
O método de procedimento aqui era ilegal. O sumo sacerdote e o restante dos sacerdotes deveriam ter sido consultados, as credenciais de Jeremias examinadas, e a questão investigada, se tinha autoridade para dizer o que dizia.
Mas estas regras de justiça são postas de lado e desprezadas, como meras formalidades. Certo ou errado, Jeremias deve ser desacreditado. Os inimigos da piedade nunca permitiriam que fossem submetidos às leis da equidade.
- Pôs Jeremias no tronco. Alguns fazem disso apenas um lugar de confinamento: encarcerou-o. Parece antes ser um instrumento de restrição mais apertada e destinado a sujeitá-lo tanto a sofrimento quanto a vergonha.
Alguns pensam que era um pelourinho para seu pescoço e braços. Outros (como nós), um par de troncos para suas pernas.
Qualquer que fosse o instrumento, continuou nele toda a noite, e num lugar público também, na porta alta de Benjamim, que estava na casa do Senhor, ou junto dela, provavelmente uma porta pela qual passavam entre a cidade e o templo.
Pasur pretendia assim castigá-lo, para que pudesse dissuadi-lo de profetizar. E assim expô-lo ao desprezo e torná-lo odioso, para que não fosse considerado se profetizasse.
Assim os melhores homens têm encontrado o pior tratamento neste mundo desprovido de graça e ingrato. E as maiores bênçãos de sua época têm sido consideradas a escória de todas as coisas.
Não despertaria uma indignação piedosa ver um homem como Pasur no tribunal e um homem como Jeremias no tronco? É bom que haja outra vida depois desta, quando pessoas e coisas aparecerão com outro rosto.
II. O desagrado justo de Deus contra Pasur e os sinais dele.
No dia seguinte, Pasur libertou Jeremias, tirando-o do tronco (v. 3). É provável que o mantivesse ali, em grande desconforto, tanto tempo quanto era habitual manter alguém naquele castigo.
E agora Jeremias tem uma mensagem de Deus para ele. Não encontramos que, quando Pasur pôs Jeremias no tronco, este lhe desse alguma repreensão pelo que fez.
Parece ter se submetido quieta e silenciosamente ao abuso. Quando sofreu, não ameaçou. Mas, quando Pasur o tirou do tronco, então Deus pôs uma palavra na boca do profeta, que despertaria sua consciência, se tivesse alguma.
Pois, quando o profeta do Senhor estava amarrado, a palavra do Senhor não estava. Que podemos pensar que Pasur visava ao bater em Jeremias e abusar dele? Seja o que for, veremos pelo que Deus lhe diz que é frustrado.
- Visava estabelecer-se e tornar-se tranquilo ao silenciar alguém que lhe falava de suas faltas e provavelmente diminuiria sua reputação junto ao povo? Não alcançará esse ponto. Pois:
(1.) Embora o profeta fique em silêncio, sua própria consciência o afrontará e o tornará sempre intranquilo. Para confirmar isso, ser-lhe-á dado um nome, Magor-Missabibe: Terror ao redor, ou Medo por todos os lados.
O próprio Deus lhe dará este nome, e o fato de chamá-lo assim fará dele aquilo que o nome diz. Parece ser uma expressão proverbial, que denota um homem não só em angústia, mas em desespero.
Não só em perigo por todos os lados (nisso um homem pode estar e contudo pela fé não estar em terror algum, como Davi, Salmos 3:6; 27:3), mas em medo por todos os lados, e nisso um homem pode estar quando não aparece perigo algum.
Os ímpios fogem quando ninguém os persegue, estão em grande medo onde não há medo. Esta será a situação de Pasur (v. 4): “Eis que te farei um terror para ti mesmo”.
Isto é, você estará sujeito a sustos contínuos, e sua própria fantasia e imaginação lhe criarão uma intranquilidade constante.
Repare: Deus pode fazer do pecador mais ousado um terror para si mesmo e encontrará um meio de assustar aqueles que assustam seu povo para que não cumpram seu dever.
E aqueles que não quiserem ouvir de suas faltas pelos profetas de Deus, que são censores na porta, serão levados a ouvi-las pela consciência, que é um censor em seu próprio peito que não será intimidado nem silenciado.
E miserável é o homem que assim é feito um terror para si mesmo. Contudo, isto não é tudo. Alguns são fonte de grande terror para si mesmos, mas o escondem e parecem agradáveis aos outros.
Mas eu farei de você um terror para todos os seus amigos. Você, em todas as ocasiões, se expressará com tanto horror e espanto que todos os seus amigos terão medo de ter comunhão com você e escolherão ficar afastados de seu tormento.
Pessoas em profunda melancolia e perturbação mental são um terror para si mesmas e todos ao seu redor, o que é um bom motivo para que devamos ser muito agradecidos, enquanto Deus nos mantém o uso de nossa razão e a paz de nossas consciências.
(2.) Seus amigos, em quem depositava confiança e talvez procurasse ser atencioso no que fazia contra Jeremias, todos lhe faltarão.
Deus não o fere de morte imediatamente pelo que fazia contra Jeremias, mas o deixa viver miseravelmente, como Caim na terra do tremor, em tal consternação contínua que, onde quer que vá, será um monumento da justiça divina.
E, quando se perguntar: “Que faz este homem estar em tal terror contínuo?”, será respondido: “É a mão de Deus sobre ele por pôr Jeremias no tronco”.
Seus amigos, que deveriam animá-lo, serão todos eliminados. Cairão pela espada do inimigo, e seus olhos o verão, cuja terrível visão aumentará seu terror.
(3.) Descobrirá, no desfecho, que seu terror não é sem causa, mas que a vingança divina está à sua espera (v. 6). Ele e sua família irão para o cativeiro, até à Babilônia.
Nem morrerá antes que venha o mal, como Josias, nem viverá para sobreviver-lhe, como alguns fizeram, mas morrerá cativo e, na prática, será sepultado em suas correntes, ele e todos os seus amigos.
Até aqui vai a condenação de Pasur. Que os perseguidores a leiam e tremam. Tremam para o arrependimento antes de serem feitos tremer para sua ruína.
- Visava manter o povo tranquilo, impedir a destruição que Jeremias profetizava e, arruinando sua reputação, fazer suas palavras caírem por terra? É provável que sim.
Pois parece pelo v. 6 que ele próprio se apresentou como profeta e disse ao povo que teriam paz. Profetizou-lhes mentiras.
E porque a profecia de Jeremias contradizia a sua e tendia a despertar aqueles que se empenhava em embalar no sono em seus pecados, por isso se pôs contra ele.
Mas podia alcançar seu ponto? Não: Jeremias mantém o que disse contra Judá e Jerusalém, e Deus por sua boca o repete.
Os homens nada ganham ao silenciar aqueles que os censuram e avisam, pois a palavra terá seu curso. Assim o teve aqui.
(1.) O país será arruinado (v. 4): “Darei todo Judá na mão do rei da Babilônia”.
Havia muito tempo era a própria terra de Deus, mas ele agora transferirá seu título sobre ela a Nabucodonosor. Este será senhor do país e disporá dos habitantes, alguns para a espada e alguns para o cativeiro, como lhe agradar, mas nenhum lhe escapará.
(2.) A cidade será arruinada também, v. 5. O rei da Babilônia a saqueará e carregará tudo o que há de valioso nela para a Babilônia:
[1.] Tomará seus depósitos e provisões militares (aqui chamados a força desta cidade) e os voltará contra eles.
Neles confiavam como sua força. Mas que utilidade poderiam ter para eles quando haviam se lançado para fora da proteção de Deus e quando aquele que era de fato sua força havia se afastado deles?
[2.] Carregará todo o seu estoque de comércio, suas mercadorias e artigos, aqui chamados seus trabalhos, porque eram aquilo em que trabalhavam e que obtinham por seu trabalho.
[3.] Saqueará suas casas esmeradas e levará seus móveis ricos, aqui chamados suas coisas preciosas, porque lhes davam valor e punham tanto seu coração nelas.
Felizes aqueles que asseguraram para si coisas preciosas nas promessas preciosas de Deus, que estão fora do alcance dos soldados.
[4.] Pilhará o tesouro e levará as joias da coroa e todos os tesouros dos reis de Judá.
Este foi aquele caso da calamidade que foi antes de tudo ameaçado a Ezequias muito tempo atrás, como seu castigo por mostrar seus tesouros aos embaixadores do rei da Babilônia, Isaías 39:6.
O tesouro, pensavam, era sua defesa. Mas os traiu e se tornou uma presa fácil para o inimigo.
Versículos 7 a 13
O Recurso Impaciente do Profeta. (a.C. 600.)
A condenação de Pasur era ser um terror para si mesmo. Jeremias, até agora, nesta hora de tentação, está longe de sê-lo. E contudo não se pode negar que aqui, pela fraqueza da carne, está estranhamente agitado dentro de si mesmo.
Os homens bons são apenas homens, na melhor das hipóteses. Deus não é rigoroso ao apontar o que dizem e fazem de errado, e por isso não devemos sê-lo, mas dar-lhe a melhor interpretação.
Nestes versículos parece que, por ocasião da grande indignação e injúria que Pasur fez a Jeremias, houve uma luta em seu peito entre suas graças e suas corrupções.
Sua fala consigo mesmo e com seu Deus, nesta ocasião, foi um tanto confusa. Tentemos ordená-la.
I. Aqui está uma triste representação da injustiça que lhe foi feita e das afrontas que lhe foram impostas.
E esta representação, sem dúvida, era conforme a verdade e não merece culpa, mas foi muito justa e muito adequadamente feita àquele que o enviou e sem dúvida o sustentaria. Ele se queixa:
- Que era ridicularizado e alvo de riso. Faziam zombaria de tudo que dizia e fazia. E isto não pode deixar de ser um grande agravo para uma mente franca (v. 7, 8): “Estou em escárnio”. Sou escarnecido.
Gracejavam com ele e alegravam a si mesmos e uns aos outros com ele, como se fosse um insensato, bom para nada senão proporcionar divertimento.
Assim era continuamente: Eu estava em escárnio diariamente. Assim era universalmente: “Todos me escarnecem”. Os maiores esquecem a tal ponto sua própria gravidade, e os menores esquecem a tal ponto a minha.
Assim nosso Senhor Jesus, na cruz, foi vituperado tanto pelos sacerdotes quanto pelo povo. E os vitupérios de cada um tinham seu agravante peculiar.
E que o expunha assim ao desprezo e ao escárnio? Nada senão seu cumprimento fiel e zeloso do dever de seu ofício, v. 8.
Não podiam encontrar nada pelo qual zombar dele senão sua pregação. Era a palavra do Senhor que se tornava motivo de descrédito.
Aquilo pelo qual deveriam tê-lo honrado e respeitado, que lhe era confiado expor-lhes a palavra do Senhor, era a própria coisa pela qual o desacreditavam e vituperavam.
Nunca pregava um sermão sem que, embora se mantivesse tão estritamente quanto possível às suas instruções, encontrassem nele alguma coisa pela qual gracejar com ele e abusar dele.
Repare: É triste pensar que, embora a revelação divina seja uma das maiores bênçãos e honras que alguma vez foram concedidas ao mundo, contudo tenha sido muito convertida em descrédito dos mais zelosos pregadores e crentes nela. Por duas coisas zombavam dele:
(1.) A maneira de sua pregação: Desde que começou a falar, clamava. Sempre havia sido um pregador vivo e afetuoso, e desde que começou a falar em nome de Deus sempre falava como um homem sério.
Clamava em alta voz e não poupava, não poupava nem a si mesmo nem àqueles a quem pregava. E isto bastava para que rissem aqueles que odiavam ser sérios.
É comum que aqueles que não são tocados pelas coisas de Deus e são contrários a elas ridicularizem aqueles que são muito tocados por elas. Os pregadores cheios de vida são o escárnio de ouvintes descuidados e incrédulos.
(2.) O conteúdo de sua pregação: Clamava violência e saque. Censurava-os pela violência e pelo saque de que eram culpados uns contra os outros.
E profetizava a violência e o saque que seriam trazidos sobre eles como castigo daquele pecado. Pelo primeiro zombavam dele como rigoroso demais, pelo segundo como crédulo demais.
Em ambos era provocador para eles, e por isso resolveram difamá-lo. Isto era bastante ruim, contudo ele se queixa ulteriormente.
- Que se tramava contra ele e sua ruína era maquinada. Não era apenas ridicularizado como homem fraco, mas desacreditado e falsamente representado como homem mau e perigoso para o governo. Lamenta isto como seu agravo, v. 10.
Ser alvo de riso, embora toque um homem no ponto de honra, é contudo algo de que se pode rir por sua vez. Pois, como bem se observou, não é vergonha ser alvo de riso, mas merecer sê-lo.
Mas havia aqueles que desempenhavam uma parte mais rancorosa e com mais sutileza:
(1.) Falavam mal dele por trás de suas costas, quando não tinha oportunidade de justificar-se, e eram diligentes em espalhar relatos falsos a seu respeito.
Ouvi, de segunda mão, a difamação de muitos, medo por todos os lados (de muitos Magor-Missabibes, assim alguns leem), de muitos homens como Pasur, que por isso podem esperar sua condenação.
Ou isto era o conteúdo de sua difamação. Representavam Jeremias como um homem que instilava medos e suspeitas por todos os lados na mente do povo, e assim os tornava intranquilos sob o governo e os predispunha a uma rebelião.
Ou percebia que eram tão maliciosos contra ele que não podia deixar de ter medo por todos os lados. Onde quer que estivesse, tinha motivo para temer delatores, de modo que quase o faziam um Magor-Missabibe.
Estas palavras se encontram no original, verbatim, as mesmas, Salmos 31:13: Ouvi a calúnia ou difamação de muitos, medo por todos os lados.
Jeremias, em sua queixa, escolhe usar as mesmas palavras que Davi havia usado antes dele, para que lhe pudesse ser um consolo pensar que outros homens bons haviam sofrido abusos semelhantes antes dele.
E para nos ensinar a usar os salmos de Davi com aplicação a nós mesmos, conforme haja ocasião. Seja o que for que tenhamos a dizer, podemos dali levar conosco palavras. Veja como os inimigos de Jeremias maquinavam a questão:
“Relatai”, dizem, “e nós o relataremos”. Resolvem lançar ódio sobre ele, e este é o método que adotam: “Que se diga alguma coisa muito ruim dele, que o exponha às autoridades e, por mais falsa que seja, nós a confirmaremos, espalharemos e ampliaremos”.
(Pois os descréditos dos homens bons nada perdem ao serem transmitidos.) “Vocês que montam uma história plausivelmente, ou vocês que podem alegar algum conhecimento dele, relatem-na uma vez, e todos a relataremos de vocês, em todas as companhias para as quais entrarmos”.
“Digam-na vocês, e nós a juraremos. Ponham-na vocês em circulação, e nós a seguiremos”. E assim ambos são igualmente culpados, aqueles que inventam e aqueles que propagam o relato falso. Quem o recebe é tão mau quanto o ladrão.
(2.) Lisonjeavam-no diante de seu rosto, para que pudessem obter dele algo em que fundar uma acusação, como os espias que vieram a Cristo fingindo-se homens justos, Lucas 20:20; 11:53, 54.
Seus íntimos, com quem convivia livremente e em quem depositava confiança, vigiavam seu tropeço, observavam o que dizia, a que pudessem dar uma má interpretação por qualquer insinuação forçada, e levavam suas palavras aos inimigos dele.
Sua situação era muito triste quando o traíam aqueles que tinha por seus amigos.
Diziam entre si: “Se o abordarmos bondosamente e nos insinuarmos em seu conhecimento, porventura será atraído a reconhecer que está confederado com o inimigo e recebe uma pensão do rei da Babilônia, ou o aliciaremos a falar algumas palavras de traição”.
“E então conseguiremos o intento contra ele e tomaremos nossa vingança sobre ele por nos falar de nossas faltas e nos ameaçar com os juízos de Deus”.
Repare: Nem a inocência da pomba, não, nem mesmo a prudência da serpente para ajudá-la, pode assegurar os homens contra censura injusta e acusação falsa.
II. Aqui está um relato da tentação em que estava sob esta aflição. Seus pés quase vacilaram, como os do salmista, Salmos 73:2.
E isto é o que mais se deve recear na aflição: ser impelido por ela ao pecado, Neemias 6:13:
- Era tentado a ter desavenças com Deus por fazê-lo profeta. Com isto começa (v. 7): “Ó Senhor! Tu me enganaste, e fui enganado”. Isto, como o lemos, soa muito duramente.
Os servos de Deus sempre estiveram prontos a reconhecer que ele é um Mestre fiel e nunca lhes pregou um embuste. E por isso esta é a linguagem da insensatez e da corrupção de Jeremias.
Se, quando Deus o chamou para ser profeta e lhe disse que o poria sobre os reinos (Jeremias 1:10) e faria dele uma cidade fortificada, se lisonjeou com uma expectativa de que lhe fosse prestado respeito universal como mensageiro do céu e de viver seguro e tranquilo, e depois sucedeu de outro modo, não deve dizer que Deus o enganou, mas que enganou a si mesmo.
Pois sabia como os profetas antes dele haviam sido perseguidos e não tinha motivo para esperar tratamento melhor.
Ou melhor: Deus lhe havia dito expressamente que todos os príncipes, sacerdotes e povo da terra lutariam contra ele (Jeremias 1:18, 19), o que havia esquecido, senão não teria assim posto a culpa em Deus.
Cristo assim disse a seus discípulos que oposição encontrariam, para que não fossem ofendidos, João 16:1, 2.
Mas as palavras podem muito bem ser lidas assim: Você me persuadiu, e fui persuadido. É a mesma palavra usada em Gênesis 9:27, na margem: Deus persuadirá Jafé.
E em Provérbios 25:15: Por muita tolerância é persuadido um príncipe. E em Oseias 2:14: “Eu a atrairei”. E isto concorda melhor com o que se segue: Você era mais forte do que eu.
Você me persuadiu completamente com razões. Ou melhor: sobrepujou-me pela influência de seu Espírito sobre mim, e prevaleceu.
Jeremias estava muito relutante em assumir o ofício profético. Apelou para o fato de que era menor de idade e impróprio para o serviço. Mas Deus se sobrepôs a seus apelos e lhe disse que devia ir, Jeremias 1:6, 7.
“Agora, Senhor”, diz ele, “já que me impuseste este ofício, por que não me amparas nele? Se eu tivesse me lançado sobre ele, poderia justamente estar em escárnio. Mas por que estou assim quando me lançaste nele?”
Era fraqueza de Jeremias queixar-se assim de Deus como lhe impondo agruras ao chamá-lo para ser profeta, o que não teria feito se tivesse considerado a honra duradoura que assim lhe era feita, suficiente para contrabalançar o desprezo presente sob o qual estava.
Repare: Enquanto nos vemos no caminho de Deus e do dever, é fraqueza e insensatez, quando encontramos dificuldades e desânimos nele, desejar que nunca tivéssemos começado nele.
- Era tentado a deixar seu trabalho e abandoná-lo, em parte porque ele próprio encontrava tantas agruras nele e em parte porque aqueles a quem era enviado, em vez de serem edificados e tornados melhores, eram exasperados e tornados piores (v. 9).
Então disse: Já que ao profetizar em nome do Senhor nada ganho para ele ou para mim senão desonra e desgraça, “não farei menção dele” como meu autor por qualquer coisa que disser, “nem falarei mais em seu nome”.
Já que meus inimigos fazem tudo que podem para me silenciar, até silenciarei a mim mesmo e não mais falarei, pois posso igualmente falar às pedras como a eles.
Repare: É uma forte tentação para os pobres ministros resolver que não mais pregarão quando veem sua pregação desprezada e inteiramente sem efeito.
Mas que o povo receie pôr seus ministros nesta tentação. Que seu trabalho não seja em vão conosco, para que não os provoquemos a dizer que não mais se darão ao esforço conosco, e provoquemos Deus a dizer: Não mais se darão.
Contudo, que os ministros não deem ouvidos a esta tentação, mas prossigam em seu dever, apesar de seus desânimos, pois isto é mais digno de gratidão. E, embora Israel não seja reunido, contudo serão gloriosos.
III. Aqui está um relato de sua adesão fiel ao trabalho e alegre dependência de seu Deus, apesar disso:
- Achou a graça de Deus poderosa nele para mantê-lo nesta atividade, apesar da tentação em que estava de abandoná-la.
Disse, em minha pressa: “Não falarei mais em seu nome”. O que tenho em meu coração para expor abafarei e suprimirei. Mas logo achei que estava em meu coração “como um fogo ardente fechado em meus ossos”, que ardia interiormente e devia ter saída.
Era impossível sufocá-lo. Eu era como um homem numa febre ardente, intranquilo e em contínua agitação. Enquanto me mantinha em silêncio quanto ao bem, meu coração estava quente dentro de mim.
Era sofrimento e dor para mim, e devia falar, para que pudesse ser revigorado, Salmos 39:2, 3; Jó 32:20. Enquanto me mantinha em silêncio, meus ossos envelheciam, Salmos 32:3.
Veja o poder do espírito de profecia naqueles que eram movidos por ele. E assim um santo zelo por Deus até consumirá os homens e os fará esquecer-se de si mesmos. “Cri, por isso falei”.
Jeremias logo se cansou de abster-se de pregar e não podia conter-se. Nada sujeita os ministros fiéis a tanto sofrimento como serem silenciados, nem a tanto terror como silenciarem a si mesmos.
Suas convicções logo triunfarão sobre tentações desse tipo. Pois “ai de mim se não pregar o evangelho”, custe o que me custar, 1 Coríntios 9:16. E é realmente uma misericórdia ter a palavra de Deus assim poderosa em nós para sobrepujar nossas corrupções.
- Estava certo da presença de Deus com ele, que seria suficiente para contrariar todas as tentativas de seus inimigos contra ele (v. 11).
Dizem: Conseguiremos o intento contra ele. O dia será nosso, sem dúvida. Mas tenho certeza de que “não conseguirão o intento”, “não prosperarão”.
Posso seguramente desafiá-los a todos, pois “o Senhor está comigo”, está do meu lado, para tomar minha parte contra eles (Romanos 8:31), para me proteger de todos os seus desígnios maliciosos contra mim.
Está comigo para me apoiar e sustentar sob o fardo que agora me oprime. Está comigo para fazer a palavra que prego corresponder ao fim que ele tem por desígnio, embora não ao fim que eu desejo.
Está comigo “como um poderoso terrível”, para lançar terror sobre eles e assim vencê-los.
Repare: Até aquilo em Deus que é terrível é realmente consolador para seus servos que confiam nele, pois será voltado contra aqueles que procuram aterrorizar seu povo.
O ser Deus um Deus poderoso denota que é um Deus terrível para todos aqueles que pegam em armas contra ele ou contra qualquer um que, como Jeremias, foi comissionado por ele.
Quão terrível será a cólera de Deus para aqueles que pensam em intimidar todos ao seu redor e eles próprios não serão intimidados por nada!
Os inimigos mais temíveis que agem contra nós parecem desprezíveis quando vemos o Senhor em nosso favor como um poderoso terrível, Neemias 4:14.
Jeremias agora fala com boa certeza: Se o Senhor estiver comigo, “meus perseguidores tropeçarão”, de modo que, quando me perseguirem, não me alcançarão (Salmos 27:2), e então “ficarão grandemente envergonhados” de sua malícia impotente e tentativas sem fruto.
Ou melhor: sua confusão e infâmia eternas nunca serão esquecidas. Eles próprios não as esquecerão, mas lhes serão uma contrariedade constante e duradoura, sempre que pensarem nelas.
Outros não as esquecerão, mas elas deixarão sobre eles um descrédito indelével.
- Recorre a Deus contra eles como um Juiz justo e pede juízo sobre sua causa, v. 12. Considera Deus como o Deus que prova os justos, toma conhecimento deles e de toda causa em que têm interesse.
Não julga em seu favor com parcialidade, mas os prova e, achando que têm o direito do seu lado e que seus perseguidores lhes fazem injustiça e lhes são injuriosos, dá sentença em seu favor.
Aquele que prova os justos prova os injustos também e está muito bem qualificado para fazer ambos. Pois vê os rins e o coração, conhece com certeza os pensamentos e afetos dos homens, seus alvos e intenções, e por isso pode proferir um juízo sem erro sobre suas palavras e ações. Ora, este é o Deus:
(1.) A quem o profeta aqui se entrega e em cujo tribunal apresenta seu recurso: “A ti abri minha causa”.
Não que Deus não conhecesse perfeitamente sua causa e todos os méritos dela sem sua abertura, mas a causa que confiamos a Deus devemos estendê-la diante dele.
Ele a conhece, mas a conhecerá por nós e consente que sejamos específicos ao abri-la, não para comovê-lo, mas para comover a nós mesmos.
Repare: Será um alívio para nossos espíritos, quando somos oprimidos e sobrecarregados, abrir nossa causa a Deus e derramar nossas queixas diante dele.
(2.) Por quem espera receber justiça: “Deixa-me ver tua vingança sobre eles”, tal vingança como você acha apropriado tomar para convencê-los de seu erro e me vindicar, a vingança que costuma tomar sobre perseguidores.
Repare: Sejam quais forem as injúrias que nos sejam feitas, não devemos procurar vingar a nós mesmos, mas devemos deixá-lo àquele Deus a quem pertence a vingança e que disse: “Eu retribuirei”.
- Regozija-se grandemente e louva a Deus numa plena confiança de que Deus apareceria em favor de sua libertação, v. 13.
Está tão cheio do consolo da presença de Deus com ele, da proteção divina sob a qual está e da promessa divina da qual tem de depender que, num ímpeto de alegria, desperta a si mesmo e a outros para dar a Deus a glória disso: “Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor”.
Aqui parece uma grande mudança nele desde que começou esta fala. As nuvens foram dissipadas, suas queixas todas silenciadas e convertidas em ações de graças.
Tem agora uma confiança inteira naquele Deus de quem (v. 7) estava desconfiando. Desperta a si mesmo para louvar aquele nome do qual (v. 9) estava resolvendo não mais fazer menção.
Foi o vivo exercício da fé que fez esta feliz mudança, que converteu seus suspiros em cânticos e seus tremores em triunfos.
É apropriado expressar nossa esperança em Deus ao louvá-lo, e nosso louvar a Deus ao cantar para ele.
Aquilo que é o conteúdo do louvor é: “Libertou a alma do pobre da mão dos malfeitores”. Ele se refere especialmente a si próprio, à sua própria pobre alma.
Libertou-me anteriormente quando estava em angústia, e agora recentemente da mão de Pasur, e continuará a me libertar, 2 Coríntios 1:10. Libertará minha alma do pecado em que corro perigo de cair quando sou assim perseguido.
Libertou-me da mão dos malfeitores, de modo que não alcançaram seu ponto nem tiveram sua vontade.
Repare: Aqueles que são fiéis em fazer o bem não precisam temer aqueles que são rancorosos em fazer o mal. Pois têm um Deus em quem confiar, que tem os que fazem o bem sob a mão de sua proteção e os que fazem o mal sob a mão de sua restrição.
Versículos 14 a 18
O Recurso Impaciente do Profeta. (a.C. 600.)
Que significa isto? Procedem da mesma boca bênção e maldição? Poderia aquele que disse tão alegremente (v. 13): “Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor”, dizer tão apaixonadamente (v. 14): “Maldito seja o dia em que nasci”? Como reconciliaremos estas coisas?
O que temos nestes versículos o profeta registra, suponho, para sua própria vergonha, assim como havia registrado o que está nos versículos anteriores para a glória de Deus.
Parece ser um relato da agitação em que havia estado enquanto estava no tronco, da qual pela fé e esperança havia se recuperado, em vez de uma nova tentação em que depois caiu.
E deveria entrar como aquela de Davi (Salmos 31:22): “Disse em minha pressa: Estou cortado”. Isto está também implícito em Salmos 77:7.
Quando a graça conseguiu a vitória, é bom lembrar as lutas da corrupção, para que possamos nos envergonhar de nós mesmos e de nossa própria insensatez, admirar a bondade de Deus em não nos tomar pela nossa palavra e ser avisados por isso a redobrar a vigilância sobre nossos espíritos em outra ocasião.
Veja aqui quão forte era a tentação sobre a qual o profeta, pela assistência divina, conseguiu a vitória, e até onde cedeu a ela, para que não desesperemos se, pela fraqueza da carne, formos alguma vez assim tentados. Vejamos aqui:
I. Qual era a linguagem do profeta nesta tentação:
- Fixou uma marca de infâmia sobre seu dia de nascimento, como Jó fez num ardor (Jó 3:1): “Maldito seja o dia em que nasci”. Foi um dia ruim para mim (v. 14), porque foi o começo de tristezas e uma entrada para toda esta miséria.
É um desejo de que nunca tivesse nascido. Judas no inferno tem motivo para desejar assim (Mateus 26:24), mas nenhum homem na terra tem motivo para desejar assim, porque não sabe se ainda pode tornar-se um vaso de misericórdia, muito menos tem algum homem bom motivo para desejar assim.
Ao passo que alguns celebram seu dia de nascimento no retorno do ano com contentamento, ele considerará seu dia de nascimento como um dia melancólico e o celebrará com tristeza, e fará que seja considerado um dia de mau agouro.
- Desejou mal ao mensageiro que trouxe a seu pai a notícia de seu nascimento, v. 15.
Seu pai ficou muito contente ao saber que lhe havia nascido um filho (talvez fosse seu primogênito), especialmente um filho varão. Pois então, sendo da família dos sacerdotes, poderia viver para ter a honra de servir ao altar de Deus.
E contudo está pronto a amaldiçoar o homem que trouxe a notícia, embora talvez seu pai o tivesse gratificado por isso.
Aqui o senhor Gataker observa bem: “Que os pais muitas vezes ficam muito regozijados com o nascimento de seus filhos quando, se ao menos previssem para que miséria nascem, antes os lamentariam do que se regozijariam neles”.
Pronuncia sem reservas e com muita veemência as maldições sobre o mensageiro de seu nascimento (v. 16): Que seja como as cidades de Sodoma e Gomorra, que o Senhor derrubou completamente e não se arrependeu, não mitigou ou aliviou minimamente sua miséria.
Que ouça o clamor do inimigo invasor que sitia, pela manhã, assim que se levantar. Então receba o alarme, e ao meio-dia ouça seus gritos de vitória. E assim viva em terror constante.
- Está irado porque o destino dos filhos dos hebreus no Egito não foi o seu, porque não foi abatido desde o ventre, porque seu primeiro fôlego não foi o último e porque não foi estrangulado assim que veio ao mundo, v. 17.
Deseja que o mensageiro de seu nascimento tivesse sido melhor empregado e tivesse sido seu assassino.
Ou melhor: que sua mãe, de quem nasceu, tivesse, para sua grande miséria, sempre estado grávida dele, e assim o ventre em que foi concebido teria servido, sem mais nada, como uma sepultura em que fosse sepultado.
Jó indica uma estreita relação e semelhança entre o ventre e a sepultura, Jó 1:21: “Nu saí do ventre de minha mãe, e nu retornarei para lá”.
- Acha suas calamidades presentes suficientes para justificar estes desejos apaixonados (v. 18): “Por que saí do ventre”, onde jazia escondido, não era visto, não era odiado, onde jazia seguramente e não conhecia mal, para ver todo este trabalho e tristeza?
Ou melhor: para ter meus dias consumidos com vergonha, ser continuamente afligido e maltratado, ter minha vida não só passada em sofrimento, mas desperdiçada e gasta pelo sofrimento?
II. Que uso podemos fazer disto. Não está registrado para nossa imitação, e contudo podemos aprender boas lições com isso:
- Veja a vaidade da vida humana e a aflição de espírito que a acompanha.
Se não houvesse outra vida depois desta, seríamos tentados muitas vezes a desejar que nunca tivéssemos conhecido esta. Pois nossos poucos dias aqui são cheios de perturbação.
- Veja a insensatez e o absurdo da paixão pecaminosa, quão irrazoavelmente fala quando lhe é permitido vagar.
Que contrassenso é amaldiçoar um dia, amaldiçoar um mensageiro por causa de sua mensagem! Que coisa grosseira e bárbara é um filho desejar que sua própria mãe nunca o tivesse dado à luz! Veja Isaías 45:10.
Podemos facilmente ver sua insensatez nos outros e devemos daí receber aviso para suprimir todos esses ardores e paixões intemperantes em nós mesmos, abafá-los de início e não permitir que estes espíritos maus falem.
Quando o coração está quente, que a língua seja refreada, Salmos 39:1, 2.
- Veja a fraqueza até dos homens bons, que são apenas homens, na melhor das hipóteses.
Veja quanto aqueles que pensam estar em pé precisam tomar cuidado para não cair e orar diariamente: “Pai no céu, não nos conduzas à tentação!”