Jeremias 19
Argumento
O mesmo tema melancólico dos capítulos anteriores é o assunto deste: a ruína próxima de Judá e Jerusalém por seus pecados. Jeremias a predissera muitas vezes; aqui recebe ordens particularmente completas para predizê-la novamente:
I. Deve pôr diante deles seus pecados em ordem, como fizera muitas vezes, especialmente sua idolatria, v. 4, 5.
II. Deve descrever os juízos particulares que agora vinham rapidamente sobre eles por esses pecados, vv. 6-9.
III. Deve fazer isso no vale de Tofete, com grande solenidade e por alguns motivos particulares, v. 2, 3.
IV. Deve convocar uma companhia dos anciãos para serem testemunhas disso, v. 1.
V. Deve confirmar isso e procurar comover seus ouvintes com isso, por um sinal: a quebra de um jarro de barro, significando que seriam despedaçados como um vaso de oleiro, vv. 10-13.
VI. Depois de fazer isso no vale de Tofete, ratificou-o no átrio do templo, v. 14, 15.
Assim se experimentaram todos os meios promissores para despertar ao arrependimento este povo obtuso e irrefletido, para que sua ruína pudesse ser evitada; mas tudo em vão.
Versículos 1 a 9
A Desolação de Jerusalém. (a.C. 600.)
A corrupção do homem tornou necessário que houvesse preceito sobre preceito e linha sobre linha, tão pouco aptos somos para receber, e tão extremamente aptos para deixar escapar, as coisas de Deus. A graça de Deus providenciou que, por isso, haja preceito sobre preceito e linha sobre linha, para que os incorrigíveis sejam indesculpáveis.
Por esse motivo, o profeta é aqui enviado com uma mensagem do mesmo teor das que muitas vezes expusera, mas com algumas circunstâncias que poderiam fazê-la ser mais notada. Isso é algo que os ministros devem estudar, pois uma pequena circunstância às vezes pode ser uma grande vantagem, e aqueles que desejam ganhar almas devem ser sábios.
I. Deve levar alguns dos anciãos e principais homens, tanto da igreja quanto do Estado, para serem seus ouvintes e testemunhas do que dizia: os anciãos do povo e os anciãos dos sacerdotes, os homens mais eminentes tanto na magistratura quanto no ministério, para que fossem “testemunhas fiéis para registrar”, como aquelas de Isaías 8:2.
É estranho que esses grandes homens estivessem às ordens de um pobre profeta e obedecessem à sua convocação para acompanhá-lo para fora da cidade, sem saber para onde iam nem por quê.
Mas, embora a maioria dos anciãos lhe fosse hostil, contudo é provável que houvesse uns poucos entre eles que o considerassem profeta do Senhor e prestassem esse respeito à visão celestial.
Repare: pessoas de posição e destaque têm oportunidade de honrar Deus por uma aplicação diligente ao ministério da palavra e a outras instituições divinas. E devem considerá-lo uma honra, e não uma diminuição de si mesmas, sim, e ainda: mesmo quando as circunstâncias são humildes e desprezíveis.
É certo que o maior dos homens é menor que a menor das ordenanças de Deus.
II. Deve ir ao vale do filho de Hinom e expor essa mensagem ali, pois a palavra do Senhor não está presa a um só lugar. Um sermão tão bom pode ser pregado no vale de Tofete quanto na porta do templo. Cristo pregou num monte e de dentro de um barco.
Esse vale ficava em parte ao sul de Jerusalém, mas o caminho do profeta para ele era pela entrada da porta oriental, a porta do sol (v. 2), assim alguns traduzem. Supõem que ela olhasse não para o nascer do sol, mas para o sol do meio-dia; a porta do oleiro, segundo alguns.
Esse sermão deve ser pregado naquele lugar, no vale do filho de Hinom:
Porque ali foram culpados da mais vil de suas idolatrias: o sacrifício de seus filhos a Moloque, uma horrenda manifestação de impiedade, que a vista do lugar poderia servir para lhes lembrar e pela qual poderia repreendê-los.
Porque ali sentiriam as mais penosas de suas calamidades; ali se faria a maior matança entre eles. E, sendo o escoadouro comum da cidade, olhem para ele e vejam que miserável espetáculo essa cidade magnífica seria quando fosse toda como o vale de Tofete.
Deus lhe manda ir para lá e proclamar ali “as palavras que te direi”, quando você chegar lá. Por isso parece, como bem observou o sr. Gataker, que as mensagens de Deus frequentemente não eram reveladas aos profetas antes do próprio instante em que deviam expô-las.
III. Deve dar aviso geral de uma ruína geral que em breve viria sobre Judá e Jerusalém, v. 3. Como aqueles que fazem uma proclamação, deve começar com um chamado para ouvir: “Ouvi a palavra do Senhor”, embora seja uma palavra terrível, pois vocês podem agradecer a si mesmos se ela é assim.
Tanto os governantes quanto os governados devem atentar a ela, sob seu próprio risco. Os reis de Judá, o rei e seus filhos, o rei e seus príncipes e conselheiros privados, devem ouvir a palavra do Rei dos reis, pois, por mais altos que sejam, ele está acima deles.
Os habitantes de Jerusalém devem igualmente ouvir o que Deus tem a lhes dizer. Tanto os príncipes quanto o povo contribuíram para a culpa nacional e devem unir-se no arrependimento nacional, ou ambos participarão da ruína nacional.
Todos saibam que o Senhor dos exércitos, que por isso é capaz de fazer o que ameaça, embora seja o Deus de Israel, ou melhor: porque o é, por isso castigará primeiro a eles por suas iniquidades, Amós 3:2.
Trará sobre este lugar, sobre Judá e Jerusalém, um mal tão surpreendente e tão pavoroso que “quem o ouvir terá os ouvidos a tinir”. Quem ouvir sua predição, ouvir seu relato e representação, receberá uma impressão de terror tão grande que continuamente pensará ouvi-lo ressoando em seus ouvidos e não poderá tirá-lo da mente.
A ruína da casa de Eli é assim descrita (1 Samuel 3:11), e a de Jerusalém, 2 Reis 21:12.
IV. Deve lhes dizer claramente quais eram seus pecados pelos quais Deus tinha essa controvérsia com eles, v. 4, 5. São acusados de apostasia de Deus, “abandonaram-me”, e de abuso dos privilégios da igreja visível, com os quais haviam sido dignificados: “Tornaram estranho este lugar”.
Jerusalém, a cidade santa, e o templo, a casa santa, destinados à honra de Deus e ao apoio de seu reino entre os homens, eles os haviam alienado desses propósitos e, como alguns traduzem a palavra, haviam abusado deles de modo estranho. Haviam contaminado tanto um quanto o outro com sua perversidade, a ponto de Deus repudiar ambos e abandoná-los à ruína.
Ele os acusa de afeição e adoração a falsos deuses, tais que nem eles nem seus pais conheceram. Nunca se haviam recomendado à sua crença e estima por quaisquer atos de poder ou bondade feitos em favor deles ou de seus antepassados, como abundantemente fizera aquele Deus que abandonaram.
Contudo, tomaram-nos ao acaso como seus deuses. Ou melhor: por gostarem de mudança e novidade, gostavam mais deles por serem recém-chegados, e novas modas na religião agradavam tanto às suas fantasias quanto em outras coisas.
São igualmente acusados de assassinato, assassinato deliberado, por malícia premeditada: “Encheram este lugar com o sangue de inocentes”. Foi o pecado de Manassés (2 Reis 24:4), que o Senhor não quis perdoar.
Ou melhor: como se idolatria e assassinato, cometidos separadamente, não fossem suficientemente maus nem afronta suficiente a Deus e ao homem, eles os juntaram. Consolidaram-nos num crime complicado: queimar seus filhos no fogo a Baal (v. 5), o mais insolente desafio a todas as leis tanto da religião natural quanto da revelada do qual a humanidade jamais foi culpada.
Com isso declararam abertamente que amavam seus novos deuses mais do que jamais amaram o verdadeiro Deus, embora fossem capatazes tão cruéis que exigiam sacrifícios humanos, desumanos deveria chamá-los, os quais o Senhor Jeová, a quem pertencem todas as vidas e almas, nunca exigiu de seus adoradores.
Nunca falou de tal coisa, nem ela veio à sua mente. Veja Jeremias 7:31.
V. Deve procurar comovê-los com a grandeza da desolação que lhes sobrevinha. Deve lhes dizer, como fizera antes, Jeremias 7:32, que esse vale do filho de Hinom adquirirá um novo nome: o vale da matança (v. 6).
Pois (v. 7) multidões cairão ali pela espada, quando ou fizerem uma saída contra os sitiantes e forem repelidos, ou tentarem escapar e forem capturados. Cairão diante de seus inimigos, que não só procuram se tornar senhores de suas casas e propriedades, mas têm contra eles uma inimizade tão implacável que procuram tirar-lhes a vida.
Têm sede de seu sangue e, quando suas vítimas estiverem mortas, não consentirão num acordo para sepultar os abatidos, mas seus cadáveres serão alimento para as aves do céu e os animais da terra. Que lugar sombrio será então o vale de Tofete!
E quanto aos que permanecerem dentro da cidade e não capitularem diante dos sitiantes, perecerão por falta de alimento, depois de primeiro comerem a carne de seus filhos e filhas e de seus amigos mais queridos, pelo aperto com que seus inimigos os apertarão, v. 9.
Isso foi ameaçado na lei como exemplo do extremo a que os juízos de Deus os reduziriam (Levítico 26:29; Deuteronômio 28:53) e se cumpriu, Lamentações 4:10.
E, por fim, toda a cidade será desolada, as casas reduzidas a cinzas, os habitantes abatidos ou feitos prisioneiros. Não haverá quem a frequente, nem qualquer coisa nela que não tenha aspecto deplorável e horrendo.
De modo que “todo aquele que passar ficará espantado” (v. 8), como dissera antes, Jeremias 18:16. Aquele lugar que a santidade fizera a alegria de toda a terra, o pecado fizera o descrédito e a vergonha de toda a terra.
VI. Deve lhes assegurar que todas as suas tentativas de impedir e evitar essa ruína, enquanto continuassem impenitentes e não reformados, seriam infrutíferas e vãs (v. 7).
“Anularei o conselho de Judá e Jerusalém”, dos príncipes e senadores de Judá e Jerusalém, neste lugar, no palácio real, que ficava ao sul da cidade, não longe do lugar onde o profeta agora estava. Repare: não há como fugir da justiça de Deus senão fugindo para sua misericórdia.
Aqueles que não cumprirem o conselho de Deus, humilhando-se sob sua mão poderosa, descobrirão que Deus anulará seu conselho e frustrará seus projetos, por mais bem elaborados que os julguem para sua própria preservação. Não há conselho nem força contra o Senhor.
Versículos 10 a 15
A Desolação de Jerusalém. (a.C. 600.)
A mensagem de cólera exposta nos versículos anteriores é aqui reforçada, para que ganhasse crédito, de duas maneiras:
I. Por um sinal visível. O profeta devia levar consigo um jarro de barro (v. 1) e, depois de expor sua mensagem, devia quebrá-lo em pedaços (v. 10). Os mesmos que foram ouvintes do sermão devem ser espectadores do sinal.
No capítulo anterior, comparara esse povo ao barro do oleiro, que facilmente se estraga enquanto é modelado. Mas alguns poderiam dizer: “Já passamos disso; fomos modelados e endurecidos há muito tempo”.
“E que importa que tenham sido?”, diz ele. “O vaso do oleiro é quebrado tão depressa na mão de qualquer homem quanto o vaso, enquanto é barro mole, é estragado na mão do oleiro. Sua situação, nesse aspecto, é muito pior: o vaso, enquanto é barro mole, embora seja estragado, pode ser modelado novamente.”
“Mas, depois de endurecido, quando se quebra, nunca mais pode ser emendado.” Talvez o que veem os comova mais do que aquilo de que apenas ouvem falar. Essa é a intenção dos sinais sacramentais, e o ensino por símbolos era usado na antiguidade.
Na explicação desse sinal, deve inculcar o que dissera antes, com uma referência ulterior ao lugar onde isso foi feito, no vale de Tofete:
- O povo seria quebrado pelo exército dos caldeus com a facilidade, a inevitabilidade e a irreversibilidade da quebra do jarro, v. 11.
Dependiam muito da firmeza de sua constituição e da estabilidade de sua coragem, que julgavam endurecê-los como um vaso de bronze. Mas o profeta mostra que tudo isso apenas os endurecia como um vaso de barro, que, embora duro, é quebradiço e se quebra mais depressa que aquilo que não é tão duro.
Embora tivessem sido feitos vasos de honra, continuavam sendo vasos de barro. E assim serão levados a reconhecê-lo, se desonrarem Deus e a si mesmos e não servirem aos propósitos para os quais foram feitos.
É o próprio Deus, que os fez, que resolve desfazê-los: “Quebrarei este povo e esta cidade”, os despedaçarei como um vaso de oleiro. A condenação dos gentios (Salmos 2:9; Apocalipse 2:27), mas agora a condenação de Jerusalém, Isaías 30:14.
Um vaso de oleiro, depois de quebrado, não pode ser feito inteiro novamente, não pode ser curado, assim é a palavra. A ruína de Jerusalém será uma ruína completa. Nenhuma mão pode repará-la senão a daquele que a quebrou. E, se retornarem a ele, embora tenha dilacerado, curará.
- Isso foi feito em Tofete para significar duas coisas:
(1.) Que Tofete seria o receptáculo dos abatidos: sepultarão em Tofete até que não haja mais lugar para sepultar ali. Disputarão espaço para colocar seus mortos, e então um espaço muito pequeno bastará àqueles que, enquanto viviam, juntavam casa a casa e campo a campo.
Aqueles que desejavam ser colocados sozinhos no meio da terra enquanto estavam acima do solo, e obrigavam todos ao redor a manter distância, devem deitar-se com a multidão quando estiverem debaixo do solo, pois há inumeráveis antes deles.
(2.) Que Tofete seria uma semelhança de toda a cidade (v. 12): “Farei esta cidade como Tofete”. Assim como haviam enchido o vale de Tofete com os abatidos que sacrificaram a seus ídolos, assim Deus encherá toda a cidade com os abatidos que cairão como sacrifícios à justiça de Deus.
Lemos (2 Reis 23:10) que Josias maculou Tofete porque fora usado indevidamente para idolatria. Fez isso, ao que parece, 2 Reis 23:14, enchendo-o com os ossos de homens. Seja o que fosse antes, daquele momento em diante foi considerado um lugar detestável.
Cadáveres e outras imundícies da cidade eram levados para lá, e um fogo era continuamente mantido ali para queimá-los. Essa era a situação daquele vale quando Jeremias foi enviado para lá para profetizar.
Era considerado um lugar tão execrável que, na linguagem do tempo de nosso Salvador, o inferno era chamado, em alusão a ele, Geena, o vale de Hinom.
“Agora”, diz Deus, “visto que aquela bendita reforma, quando Tofete foi maculado, não prosseguiu como deveria ter prosseguido nem se mostrou uma reforma completa, mas, embora os ídolos de Tofete tivessem sido abolidos e tornados odiosos, os de Jerusalém permaneceram, por isso farei com a cidade como Josias fez com Tofete.”
“Vou enchê-la com os corpos de homens e torná-la um montão de escombros.”
Até as casas de Jerusalém e as dos reis de Judá, sem excetuar os palácios reais, serão maculadas como o lugar de Tofete (v. 13), e pelo mesmo motivo: por causa das idolatrias que foram cometidas ali.
Visto que não querem maculá-las por uma reforma, Deus as maculará por uma destruição, porque sobre os telhados de suas casas queimaram incenso ao exército do céu.
Os telhados planos de suas casas às vezes eram usados por pessoas devotas como lugares convenientes para oração (Atos 10:9). Pelos idólatras eram usados como lugares altos, nos quais sacrificavam a deuses estranhos, especialmente ao exército do céu, o sol, a lua e as estrelas, para que ali estivessem tanto mais perto deles e tivessem deles uma visão mais clara e plena.
Lemos daqueles que adoravam o exército do céu sobre os telhados (Sofonias 1:5) e de altares no alto do aposento superior de Acaz, 2 Reis 23:12. Esse pecado sobre os telhados trouxe para dentro da casa uma maldição, que a consumiu e a fez um monturo como Tofete.
II. Por um solene reconhecimento e ratificação do que dissera, no átrio da casa do Senhor, v. 14, 15. O profeta voltou de Tofete para o templo, que ficava sobre a colina acima daquele vale.
Ali confirmou e provavelmente repetiu o que dissera no vale de Tofete, em benefício daqueles que não o ouviram. O que dissera, sustentaria. Aqui, como muitas vezes antes, tanto lhes assegura a vinda dos juízos sobre eles quanto aponta sua causa, que era seu pecado.
Ambos são aqui reunidos num espaço pequeno, com uma referência a tudo que viera antes:
- O cumprimento das profecias é aqui o juízo ameaçado. O povo se lisonjeava com a ideia de que Deus seria melhor que sua palavra, de que a ameaça era apenas para assustá-los e mantê-los em temor por um pouco.
Mas o profeta lhes diz que enganam a si mesmos se pensam assim: pois “assim diz o Senhor dos exércitos”, que é capaz de cumprir suas palavras, “trarei sobre esta cidade e sobre todas as suas povoações”, todas as cidades menores que pertencem a Jerusalém, a metrópole, “todo o mal que pronunciei contra ela”.
Repare: seja o que for que os homens pensem em contrário, as execuções da Providência corresponderão plenamente às predições da palavra. Deus se mostrará tão terrível contra o pecado e os pecadores quanto a Escritura o apresenta.
A incredulidade dos homens não tornará suas promessas nem suas ameaças sem efeito, nem de efeito menor que aquele que se pensava que teriam.
- O desprezo pelas profecias é aqui o pecado de que são acusados, como causa que produz esse juízo. É porque “endureceram seus pescoços” e não quiseram curvá-los nem dobrá-los ao jugo dos mandamentos de Deus, não quiseram ouvir minhas palavras, isto é, não quiseram atentar a elas e lhes render obediência.
Repare: a obstinação dos pecadores em seus caminhos pecaminosos é inteiramente sua própria culpa. Se seus pescoços estão endurecidos, é seu próprio ato e feito, eles os endureceram. Se são surdos à palavra de Deus, é porque fecharam seus próprios ouvidos.
Temos, por isso, necessidade de orar para que Deus, por sua graça, nos livre da dureza de coração e do desprezo por sua palavra e seus mandamentos.