Matthew Henry

Jeremias 18

Argumento

Neste capítulo temos:

I. Uma declaração geral dos caminhos de Deus ao lidar com nações e reinos, de que pode facilmente fazer com eles o que quiser, tão facilmente quanto o oleiro pode fazer com o barro (vv. 1-6), mas de que certamente fará com eles o que é justo e equitativo.

Se ameaça sua ruína, contudo, mediante seu arrependimento, retornará em misericórdia a eles. E, quando está vindo em direção a eles em misericórdia, nada senão seu pecado interromperá o progresso de seus favores, vv. 7-10.

II. Uma demonstração particular da insensatez dos homens de Judá e Jerusalém ao se afastarem de seu Deus para seguir ídolos e, assim, trazerem ruína sobre si mesmos, apesar dos avisos claros que receberam e das intenções bondosas de Deus para com eles, vv. 11-17.

III. A queixa do profeta a Deus da vil ingratidão e da malícia irrazoável de seus inimigos, perseguidores e caluniadores, e suas orações contra eles, vv. 18-23.

Versículos 1 a 10

A Prerrogativa Soberana de Deus; a Bondade e a Equidade Divinas. (a.C. 600.)

O profeta é aqui enviado à casa do oleiro (sabia onde encontrá-la), não para pregar um sermão, como antes às portas de Jerusalém, mas para preparar um sermão, ou antes para recebê-lo pronto.

Quem recebia sermões por inspiração direta, como Jeremias recebeu este, não precisava estudá-los.

“Vá à casa do oleiro e observe como conduz seu trabalho; ali farei você, por sussurros silenciosos, ouvir minhas palavras. Ali você receberá uma mensagem para transmitir ao povo.”

Repare: Aqueles que desejam conhecer a mente de Deus devem observar suas designações e comparecer onde podem ouvir suas palavras.

O profeta nunca foi desobediente à visão celestial, e por isso foi à casa do oleiro (v. 3) e reparou em como ele fazia sua obra sobre as rodas, exatamente como lhe agradava, com muita facilidade e em pouco tempo.

E (v. 4), quando um pedaço de barro que ele tinha por desígnio formar numa figura ou se mostrava rígido demais, ou tinha uma pedra em si, ou de um modo ou de outro vinha a ser estragado em sua mão, imediatamente o transformava em outra figura.

Se não servir para um vaso de honra, servirá para um vaso de desonra, exatamente como parecer bom ao oleiro.

É provável que Jeremias soubesse bastante bem como o oleiro fazia sua obra e com quanta facilidade a lançava em qualquer forma que lhe agradasse.

Mas deve ir e observá-la agora, para que, tendo a ideia dela fresca em sua mente, pudesse apreender mais prontamente e distintamente aquela verdade que Deus tinha por desígnio representar-lhe por meio disso, e pudesse explicá-la mais inteligentemente ao povo.

Deus usava semelhanças por seus servos, os profetas (Oseias 12:10), e era necessário que eles próprios entendessem as semelhanças que usavam.

Os ministros farão bom uso de seu contato com as atividades e os negócios desta vida se aprenderem por isso a falar mais claramente e familiarmente ao povo acerca das coisas de Deus e a expor comparações da Escritura.

Pois devem fazer todo o seu conhecimento de um modo ou de outro útil à sua profissão.

Agora vejamos qual é a mensagem que Jeremias recebe, e cuja transmissão lhe é confiada, na casa do oleiro.

Enquanto olha cuidadosamente para o trabalho do oleiro, Deus lança em sua mente estas duas grandes verdades, que deve pregar à casa de Israel:

I. Que Deus tem tanto uma autoridade incontestável quanto uma capacidade irresistível de formar e modelar reinos e nações como lhe agrada, de modo a servir seus próprios propósitos: “Não posso fazer convosco como este oleiro?”, diz o Senhor, v. 6.

“Não tenho um poder tão absoluto sobre vocês tanto pela força quanto pelo direito?”

Ou melhor: Deus tem um título mais claro ao domínio sobre nós do que o oleiro tem sobre o barro. Pois o oleiro só lhe dá sua forma, ao passo que temos tanto matéria quanto forma de Deus.

“Assim como o barro está na mão do oleiro”, para ser moldado e formado como lhe agrada, “assim vocês estão em minha mão”. Isso indica:

  1. Que Deus tem uma soberania incontestável sobre nós, não é nosso devedor, pode dispor de nós como acha apropriado e não tem de prestar contas a nós, e que seria tão absurdo para nós disputar isso quanto para o barro ter desavenças com o oleiro.

  2. Que é uma coisa muito fácil para Deus fazer de nós o uso que lhe agrada e conosco as mudanças que lhe agradam, e que não podemos resistir-lhe.

Uma volta da mão, uma volta da roda, altera inteiramente a figura do barro, faz dele um vaso, desfaz, refaz. Assim nossos tempos estão na mão de Deus e não na nossa própria, e é em vão que contendemos com ele.

Aqui se fala de nações. As mais sagazes, as mais poderosas, são o que Deus tem por bem fazê-las, e nada mais.

Veja isso explicado por Jó (Jó 12:23): “Ele aumenta as nações e as destrói. Ele amplia as nações e as estreita novamente”. Veja Salmos 107:33, etc., e compare Jó 34:29.

Todas as nações diante de Deus são como a gota do balde, logo enxugada, ou o pequeno pó da balança, logo soprado para longe (Isaías 40:15), e por isso, sem dúvida, tão facilmente manejadas quanto o barro pelo oleiro.

  1. Que Deus não sofrerá perda de sua glória por qualquer um, a longo prazo, mas, se não for glorificado por eles, será glorificado sobre eles.

Se o vaso do oleiro é estragado para um uso, servirá para outro. Aqueles que não quiserem ser monumentos de misericórdia serão monumentos de justiça.

“O Senhor fez todas as coisas para si mesmo”, sim, e ainda, “até o ímpio para o dia do mal”, Provérbios 16:4.

Deus nos formou do barro (Jó 33:6), ou melhor, e continuamos como barro em suas mãos (Isaías 64:8). E não tem ele o mesmo poder sobre nós que o oleiro tem sobre o barro? (Romanos 9:21). E não estamos obrigados a submeter-nos, como o barro, à sabedoria e à vontade do oleiro? Isaías 29:15, 16; 45:9.

II. Que, no exercício desta autoridade e capacidade, ele sempre segue regras fixas de equidade e bondade. Dispensa favores de fato num caminho de soberania, mas nunca pune por poder arbitrário.

Alta é sua mão direita; contudo, não governa com mão alta, mas, como se segue ali, justiça e juízo são a habitação de seu trono, Salmos 89:13, 14.

Deus afirma seu poder despótico e nos diz o que poderia fazer, mas ao mesmo tempo nos assegura que agirá como um Juiz justo e misericordioso:

  1. Quando Deus vem contra nós nos caminhos do juízo, podemos ter certeza de que é por nossos pecados, o que aparecerá nisto: que o arrependimento nacional interromperá o progresso dos juízos (v. 7, 8).

Se Deus fala acerca de uma nação para arrancar as cercas que a protegem e deixá-la exposta, para arrancar suas árvores frutíferas, que a adornam e enriquecem, e deixá-la desolada, também fala em derrubar suas fortificações, para que o inimigo entre livremente, e suas habitações, para que os moradores sejam obrigados a sair. É assim que se destrói uma vinha ou uma cidade.

Neste caso, se aquela nação recebe o alarme, arrepende-se de seus pecados e reforma suas vidas, afasta-se cada um de seu mau caminho e retorna a Deus, Deus graciosamente os aceitará, não prosseguirá em sua controvérsia, retornará em misericórdia a eles.

E, embora não possa mudar sua mente, mudará seu caminho, de modo que possa ser dito que ele se arrepende do mal que disse que lhes faria.

Assim, muitas vezes no tempo dos Juízes, quando o povo oprimido era um povo penitente, Deus continuamente lhes levantava salvadores. E, quando se voltavam para Deus, seus negócios logo tomavam um novo rumo.

Foi a situação de Nínive, e desejamos que tivesse sido mais frequentemente a de Jerusalém. Veja 2 Crônicas 7:14.

É uma verdade indubitável que uma conversão sincera do mal do pecado será uma prevenção eficaz do mal do castigo. E Deus pode tão facilmente levantar um povo penitente de suas ruínas quanto o oleiro pode fazer de novo o vaso de barro quando foi estragado em sua mão.

  1. Quando Deus vem em nossa direção nos caminhos da misericórdia, se qualquer interrupção é dada ao progresso daquela misericórdia, nada senão o pecado a dá (v. 9, 10).

Se Deus fala acerca de uma nação para edificá-la e plantá-la, para promover e estabelecer todos os seus interesses verdadeiros, ela é sua lavoura e sua edificação (1 Coríntios 3:9).

E, se fala em seu favor, está feito, é aumentada, é enriquecida, é ampliada, seu comércio floresce, seu governo é estabelecido em boas mãos, e todos os seus negócios prosperam e seus empreendimentos têm sucesso.

Mas, se esta nação, que Deus assim carrega de benefícios, faz mal à sua vista e não obedece à sua voz, se perde sua virtude e se torna depravada e profana.

Se a religião cai no desprezo e o vício chega a estar na moda, sendo assim aceito e estimado, e há uma decadência geral da piedade séria entre eles.

Então Deus voltará sua mão contra eles, arrancará o que estava plantando e derrubará o que estava edificando (Jeremias 45:4).

A boa obra em andamento ficará paralisada e será abandonada, e os favores adicionais que ele destinara serão retidos.

E isso é chamado seu arrependimento do bem com que disse que os beneficiaria, como mudou seu propósito acerca da casa de Eli (1 Samuel 2:30) e fez Israel voltar às pressas ao ermo quando o havia trazido à vista de Canaã.

Repare: o pecado é o grande causador de danos entre Deus e um povo. Faz perder o benefício de suas promessas e estraga o sucesso de suas orações.

Frustra suas intenções bondosas a respeito deles (Oseias 7:1) e contraria suas expectativas agradáveis vindas dele.

Arruína seus consolos, prolonga seus sofrimentos, leva-os a apertos e retarda suas libertações, Isaías 59:1, 2.

Versículos 11 a 17

O Povo de Deus Acusado e Ameaçado; a Insensatez da Idolatria. (a.C. 600.)

Estes versículos parecem ser a aplicação das verdades gerais expostas na parte anterior do capítulo à nação dos judeus e a seu estado presente.

I. Deus estava agora falando acerca deles para arrancar, derrubar e destruir. Pois é com essa parte da regra do juízo que sua situação concorda (v. 11): “Vá e diga-lhes” (diz Deus): “Eis que formo mal contra vocês e planejo contra vocês”.

A Providência em todas as suas operações está claramente trabalhando em direção à sua ruína. Olhem sua conduta para com Deus, e não poderão deixar de ver que a merecem. Olhem seus procedimentos com vocês, e não poderão deixar de ver que a tem por desígnio.

Ele forma o mal, como o oleiro forma o vaso, de modo a corresponder ao fim.

II. Ele os convida, pelo arrependimento e pela mudança de vida, a encontrá-lo no caminho de seus juízos e assim evitar seus procedimentos ulteriores contra eles.

“Retornem agora cada um de seus maus caminhos, para que assim (segundo a regra antes exposta) Deus possa afastar-se do mal que havia proposto fazer a vocês, e aquela providência que parecia formada como um vaso na roda contra vocês seja logo lançada numa nova figura, com um desfecho em seu favor.”

Repare: Os avisos da palavra de Deus e as ameaças de sua providência devem ser aproveitados por nós como fortes incentivos para reformarmos nossas vidas.

Nisso não basta afastar-nos de nossos maus caminhos, mas devemos tornar nossos caminhos e nossas ações bons, conformes à regra, à lei.

III. Ele prevê sua obstinação e sua recusa perversa de atender a este convite, embora tendesse tanto a seu próprio benefício (v. 12). Disseram: “Não há esperança.”

“Se não formos libertados a menos que retornemos de nossos maus caminhos, podemos até desesperar de algum dia ser libertados, pois estamos resolvidos a andar segundo nossos próprios expedientes.”

“De nada serve aos profetas dizer-nos mais, usar mais razões ou insistir mais na questão. Teremos nosso caminho, custe o que nos custar.”

“Cada um de nós seguirá a imaginação do próprio coração mau e não se submeterá à restrição da lei divina.”

Repare: O que arruína os pecadores é desejar viver como lhes apraz. Chamam de liberdade viver sem limites, ao passo que para um homem ser escravo de suas concupiscências é a pior das servidões.

Veja quão estranhamente os corações de alguns homens são endurecidos pela enganosidade do pecado, a ponto de não prometerem sequer uma emenda.

Ou melhor: desafiam os juízos de Deus: “Prosseguiremos com nossos próprios expedientes, e que Deus prossiga com os seus. E arriscaremos o desfecho”.

IV. Ele os repreende pela monstruosa insensatez de sua obstinação e de seu ódio a ser reformados.

Certamente nunca houve povo culpado de tal absurdo, nunca alguém que alegasse razão agiu tão irrazoavelmente (v. 13): “Perguntai entre os pagãos”, até aqueles que não tinham o benefício da revelação divina, nem oráculos, nem profetas, como Judá e Jerusalém tinham.

Contudo, até entre eles, “quem ouviu tal coisa?” Os ninivitas, quando assim avisados, afastaram-se de seus maus caminhos.

Alguns dos piores homens, quando são informados de suas faltas, especialmente quando começam a penar por elas, ao menos prometerão reforma e dirão que se empenharão em emendar-se.

Mas a virgem de Israel desafia o arrependimento, está resolvida a prosseguir perversamente, digam a consciência e a Providência o que disserem em contrário, e assim fez uma coisa horrível.

Deveria ter se preservado pura e casta para Deus, que a havia desposado para si. Mas se afastou dele e se recusa a retornar a ele.

Repare: É uma coisa horrível, suficiente para fazer alguém tremer ao pensar nisso, que aqueles que tornaram sua condição triste ao pecar a tornem desesperada ao recusar-se a reformar.

A impenitência voluntária é o mais grosseiro suicídio. E isso é uma coisa horrível, cujo pensamento devemos abominar.

V. Ele mostra sua insensatez em duas coisas:

  1. Na natureza do próprio pecado do qual eram culpados. Abandonaram Deus por ídolos, o que era a coisa mais horrível que poderia haver, pois praticaram um embuste perigosíssimo contra si mesmos (v. 14, 15).

Deixará um viajante sedento a neve que, sendo derretida, desce das montanhas do Líbano e, passando sobre a rocha do campo, flui em correntes claras, limpas, cristalinas?

Deixará estas, passará por elas e pensará em melhorar sua situação com alguma água suja de poça? Ou serão abandonadas as águas frias correntes que vêm de qualquer outro lugar no calor do verão?

Não: quando os homens estão ressequidos pelo calor e pela seca e encontram correntes refrescantes e revigorantes, farão uso delas e não lhes virarão as costas.

A margem lê: “Deixará um homem que está viajando pela estrada meus campos, que são planos e nivelados, por uma rocha, que é áspera e dura, ou pela neve do Líbano, que, acumulada em grandes montes, torna a estrada intransitável?”

“Ou serão abandonadas as águas correntes pelas águas estranhas e frias? Não: nestas coisas os homens sabem quando estão bem e continuarão assim. Não deixarão uma certeza por uma incerteza.”

Mas “meu povo esqueceu-se de mim” (v. 15), deixou uma fonte de águas vivas por cisternas quebradas. Queimaram incenso a ídolos, que são tão vãos quanto a própria vaidade, que não são o que alegam ser nem podem realizar o que se espera deles.

Não tinham o discernimento comum dos viajantes, mas até seus líderes os faziam errar, e eles estavam contentes em ser desencaminhados:

(1.) Deixaram as veredas antigas, que eram designadas pela lei divina, nas quais todos os santos haviam andado, que eram por isso o caminho certo para o fim de sua jornada, um caminho seguro e que, sendo bem trilhadas, eram tanto fáceis de encontrar quanto fáceis de percorrer.

Mas, quando eram aconselhados a manter-se no bom caminho antigo, positivamente diziam que não fariam isso, Jeremias 6:16.

(2.) Escolheram caminhos desviados. Andavam num caminho não preparado, fora da estrada principal, a estrada do Rei, na qual poderiam viajar com segurança e que certamente os levaria a seu destino certo, mas num caminho sujo, áspero, em que não podiam deixar de tropeçar.

Assim era o caminho da idolatria (assim é o caminho de toda iniquidade: é um caminho falso, é um caminho cheio de pedras de tropeço), e contudo escolheram andar neste caminho e conduzir outros nele.

  1. Nas consequências danosas dele. Embora a própria coisa fosse ruim, poderiam ter tido alguma desculpa para ela se pudessem ter esperado qualquer bem dela.

Mas sua tendência direta era tornar sua terra desolada e, consequentemente, eles mesmos miseráveis (pois assim os habitantes necessariamente serão se seu país for devastado), e tanto eles mesmos quanto sua terra um “assobio perpétuo”.

Merecem ser recebidos com assobios aqueles a quem é dado aviso claro e não o recebem.

Todo aquele que passa por sua terra fará suas observações sobre ela e “ficará atônito e moverá sua cabeça”, alguns admirando-se, outros compadecendo-se, outros triunfando nas desolações de um país que havia sido a glória de todas as terras.

Moverão suas cabeças em escárnio, repreendendo-os por sua insensatez ao abandonar Deus e seu dever, e assim puxar esta miséria sobre suas próprias cabeças.

Repare: Aqueles que se revoltam contra Deus serão justamente feitos o escárnio de todos ao seu redor e, tendo desacreditado o Senhor, serão eles próprios um descrédito.

Sendo sua terra feita desolada, em prosseguimento de sua destruição, é ameaçado (v. 17): “Eu os dispersarei como com um vento do leste”, que é feroz e violento.

Por ele serão levados às pressas de um lado para outro diante do inimigo e não encontrarão caminho aberto para escapar.

Não só fugirão diante do inimigo (isso poderiam fazer e contudo fazer uma retirada ordenada), mas serão dispersos, alguns por um caminho e outros por outro.

O que completa sua miséria é: “Eu lhes mostrarei as costas, e não o rosto, no dia de sua calamidade”.

Nossas calamidades podem ser facilmente suportadas se Deus olhar para nós e sorrir para nós enquanto as sofremos, se nos acolher e nos mostrar favor.

Mas, se nos virar as costas, se se mostrar descontente, se for surdo às nossas orações e nos recusar sua ajuda, se nos abandonar, nos deixar entregues a nós mesmos e ficar à distância de nós, estamos inteiramente arruinados.

Se ele esconder seu rosto, quem então pode contemplá-lo? Jó 34:29. Nisto Deus lidaria com eles como haviam lidado com ele (Jeremias 2:27): “Viraram-me suas costas, e não seu rosto”.

É justo que Deus se mostre distante, no dia da tribulação, daqueles que se mostraram desrespeitosos e desobedientes para com ele na prosperidade.

Isso terá seu pleno cumprimento naquele dia quando Deus dirá àqueles que, embora professassem piedade, praticavam a iniquidade: “Afastem-se de mim, não os conheço; ou melhor, nunca os conheci.”

Versículos 18 a 23

A Conduta dos Perseguidores; Imprecações Proféticas. (a.C. 600.)

O profeta aqui, como algumas vezes antes, introduz seus próprios negócios, mas muito para nossa instrução.

I. Veja aqui quais são os métodos comuns dos perseguidores. Podemos ver isso nos inimigos de Jeremias, v. 18:

  1. Juntaram suas cabeças para deliberar o que deveriam fazer contra ele, tanto para se vingarem dele pelo que havia dito quanto para tapar sua boca no futuro: Disseram: “Vinde e planejemos planos contra Jeremias”.

Os inimigos do povo e dos ministros de Deus muitas vezes foram muito astutos e se uniram entre si para lhes causar dano.

O que não podem fazer em prejuízo da religião separadamente tentarão fazer em conjunto. O ímpio trama contra o justo. Caifás e os principais sacerdotes e anciãos fizeram assim contra nosso próprio bendito Salvador.

A oposição que as portas do inferno fazem ao reino do céu é conduzida com muita astúcia maldita. Deus havia dito (v. 11): “Planejo um plano contra vós”.

E agora, como se resolvessem ficar quites com ele e superar em astúcia a própria Sabedoria Infinita, resolvem planejar planos contra o profeta de Deus.

Não só contra sua pessoa, mas contra a palavra que lhes expunha, a qual pensavam frustrar por sua condução sutil. Ó loucura prodigiosa daqueles que esperam anular o conselho de Deus!

  1. Nisso alegavam um poderoso zelo pela igreja, que, sugeriam, estava em perigo se Jeremias fosse tolerado a pregar como fazia: “Venham”, dizem, “silenciemos e esmaguemos esse homem, pois a lei não perecerá do sacerdote.”

“A lei da verdade está em suas bocas (Malaquias 2:6), e ali a buscaremos. A administração de ordenanças segundo a lei está em suas mãos, e nem uma nem outra será arrancada deles.”

“O conselho não perecerá do sábio. A administração dos negócios públicos sempre será confiada aos conselheiros privados e ministros de Estado, aos quais pertence.”

“Nem a palavra perecerá dos profetas.” Querem dizer aqueles de sua própria escolha, que lhes profetizavam coisas suaves e os lisonjeavam com visões de paz. Duas coisas insinuavam:

(1.) Que Jeremias não podia ser ele próprio um verdadeiro profeta, mas era alguém que alegava sê-lo e um usurpador, porque nem era comissionado pelos sacerdotes nem concordava com os outros profetas, cuja autoridade por isso será desprezada se lhe for permitido continuar.

“Se Jeremias for considerado um oráculo, adeus à reputação de nossos sacerdotes, nossos sábios e profetas. Mas ela deve ser sustentada, o que é motivo suficiente para que ele seja suprimido”.

(2.) Que o conteúdo de suas profecias não podia ser de Deus, porque às vezes atingia os profetas e sacerdotes. Ele os havia acusado de ser os líderes de todo o dano (Jeremias 5:31) e de enganar o povo (Jeremias 14:14).

Havia predito que seu coração pereceria e ficaria atônito (Jeremias 4:9), que os sábios ficariam consternados (Jeremias 8:9, 10), que os sacerdotes e profetas ficariam embriagados, Jeremias 13:13.

Ora, isso os irritava mais que qualquer outra coisa. Presumindo da promessa da presença de Deus com seus sacerdotes e profetas, não podiam crer que ele algum dia os deixaria.

Os guias da igreja necessariamente devem ser infalíveis, e por isso aquele que predizia que seriam privados de entendimento deve ser condenado como falso profeta.

Assim, sob a aparência de zelo pela igreja, seus melhores amigos foram difamados.

  1. Concordaram em fazer tudo que pudessem para destruir sua reputação: “Vinde, firamo-lo com a língua. Ponham-lhe um mau nome, fixem-lhe um mau caráter, representem-no a alguns como desprezível e apto a ser processado, a todos como odioso e inapto a ser tolerado.”

Este era seu expediente, fortiter calumniari, aliquid adhærebit: lançar-lhe as calúnias mais vis, na esperança de que algumas grudassem nele. Era como vesti-lo de peles de urso; de outro modo, não conseguiriam atiçar os outros a atacá-lo.

Aqueles que planejaram isso provavelmente eram homens de posição, cujas palavras podiam difamar gravemente. Seus relatos, por mais falsos que fossem, seriam aceitos pelos príncipes e pelo povo, deixando Jeremias exposto à justiça dos primeiros e à fúria do segundo.

O açoite de tais línguas dará não só golpes dolorosos, mas feridas profundas. É uma grande misericórdia por isso estar escondido dele, Jó 5:21.

  1. Para dar exemplo a outros, resolveram que eles próprios não considerariam nada que ele dissesse, por mais importante que parecesse e por mais bem confirmado como mensagem de Deus: “Não demos atenção a nenhuma de suas palavras”.

Pois, certo ou errado, as considerarão suas palavras, e não as palavras de Deus. Que bem pode ser feito com aqueles que ouvem a palavra de Deus com uma resolução de não lhe dar atenção nem crer nela? Ou melhor:

  1. Para que pudessem silenciá-lo eficazmente, resolveram matá-lo (v. 23): “Todo o seu conselho contra mim é para me abater”. Caçam a vida preciosa. E uma vida preciosa de fato era aquela que caçavam.

Por muito tempo este foi o miserável caráter de Jerusalém: ó Jerusalém, você matou muitos dos profetas e teria matado todos.

II. Veja aqui qual é o socorro comum dos perseguidos. Podemos ver isso no caminho que Jeremias tomou quando encontrou este tratamento severo. Imediatamente recorreu a seu Deus pela oração e assim encontrou alívio:

  1. Entregou a si mesmo e sua causa ao juízo de Deus, v. 19. Não quiseram considerar uma palavra que dizia, admitir suas queixas nem reparar em seus agravos. Mas, “Senhor”, diz ele, “dá-me atenção”.

É motivo de consolo para os ministros fiéis que, se os homens não dão atenção às suas orações, [frase interrompida na fonte].

Ele recorre a Deus como um Juiz imparcial, que ouvirá ambos os lados, como todo juiz deve fazer.

“Não apenas me dês atenção, mas ouve a voz daqueles que contendem comigo. Ouve o que têm a dizer contra mim e em seu próprio favor e então mostra que te sentas no trono e julgas corretamente.”

“Ouve a voz de meus contendores: como são ruidosos e clamorosos, como é falso e malicioso tudo o que dizem! Que sejam julgados pelas próprias palavras; faze suas línguas caírem sobre eles.”

  1. Ele se queixa da vil ingratidão deles para com ele (v. 20): “Será o mal recompensado pelo bem e ficará sem castigo? Não me recompensarás com bem por aquele mal?” 2 Samuel 16:12.

Retribuir bem por bem é humano, mal por mal é grosseiro, bem por mal é cristão, mas mal por bem é diabólico. É uma coisa tão absurda e ímpia que não podemos pensar senão que Deus a vingará.

Veja quão grande era o mal que fizeram contra ele: “Cavaram uma cova para minha alma”. Visavam tirar sua vida (nada menos os satisfaria).

E isso não de maneira generosa, por um ataque aberto, contra o qual poderia ter oportunidade de defender-se, mas de maneira vil, covarde, clandestina. Cavaram covas para ele, contra as quais não havia defesa, Salmos 119:85.

Mas veja quão grande era o bem que havia feito em favor deles: “Lembra-te de que estive diante de ti para falar bem em favor deles”.

Ele havia sido um intercessor com Deus em favor deles, havia usado sua influência no céu em seu benefício, o que era a maior bondade que poderiam esperar de alguém de seu caráter.

“Ele é um profeta e orará por ti”, Gênesis 20:7. Moisés muitas vezes fazia isso em favor de Israel, e contudo tinham desavenças com ele e às vezes falavam em apedrejá-lo.

Ele lhes fez esta bondade quando estavam em perigo iminente de destruição e mais precisavam dela.

Eles próprios haviam provocado a cólera de Deus contra si, e ela estava pronta para irromper sobre eles, mas ele ficou na brecha (como Moisés, Salmos 106:23) e desviou aquela cólera. Agora:

(1.) Isso era muito vil da parte deles. Chame um homem de ingrato e não poderá chamá-lo de algo pior. Mas não era estranho que aqueles que haviam esquecido seu Deus não conhecessem seus melhores amigos.

(2.) Era muito penoso para ele, como o mesmo foi para Davi. Salmos 35:13; 109:4: “Por meu amor são meus adversários”.

Assim sem franqueza os pecadores lidam com o grande intercessor, crucificando-o novamente e falando contra ele na terra, ao passo que seu sangue fala em favor deles no céu. Veja João 10:32. Mas:

(3.) Era um consolo para o profeta que, quando eram tão rancorosos contra ele, tinha a seu favor o testemunho de sua consciência de que havia cumprido seu dever para com eles. E o mesmo será nosso regozijo em tal dia de mal.

“Os sanguinários odeiam o íntegro, mas os justos buscam sua alma”, Provérbios 29:10.

  1. Ele impreca os juízos de Deus sobre eles, não de uma disposição vingativa, mas numa indignação profética contra sua horrível maldade, vv. 21-23. Pede em oração:

(1.) Que suas famílias fossem levadas a morrer de fome por falta de pão: “Entrega os filhos à fome, à fome no campo por falta de chuva e àquela na cidade pelo aperto do cerco. Assim, seja esta iniquidade dos pais visitada sobre os filhos.”

(2.) Que fossem eliminados pela espada da guerra, que, fosse o que fosse na mão do inimigo, seria na mão de Deus uma espada de justiça: “Derrama-os (assim é a palavra) pelas mãos da espada.”

“Que seu sangue seja derramado tão profusamente como água, para que suas esposas fiquem sem filhos e viúvas, com os maridos levados pela morte” (alguns pensam que o profeta se refere à peste).

Que seus jovens, que são a força desta geração e a esperança da próxima, sejam abatidos pela espada na batalha.

(3.) Que os terrores e as desolações da guerra se apoderassem deles repentinamente e de surpresa, para que assim seu castigo correspondesse a seu pecado (v. 22): “Seja ouvido um clamor de suas casas”, gritos altos.

“Quando trouxeres de repente sobre eles uma tropa de caldeus, para que ela se apodere deles e de tudo o que têm, faça deles prisioneiros e de seus bens uma presa.” Pois assim teriam feito com Jeremias. Visavam arruiná-lo de uma vez antes que percebesse.

“Cavaram uma cova para mim, como para uma fera, e esconderam laços para mim, como para alguma ave voraz e nociva.”

Repare: Aqueles que pensam em enredar outros serão justamente eles próprios enredados num tempo mau.

(4.) Que fossem tratados segundo o merecimento deste pecado, que era sem desculpa: “Não perdoes sua iniquidade, nem apagues seu pecado de tua vista”, isto é, não os deixe escapar de seu justo castigo. Deixe-os estar sob todas as misérias daqueles cujos pecados não são perdoados.

(5.) Que a cólera de Deus contra eles fosse sua ruína: “Sejam derrubados diante de ti”. Isso indica que a justiça estava em sua perseguição, que se empenhavam em escapar dela, mas em vão.

Serão feitos tropeçar em sua fuga, e, sendo derrubados, certamente serão alcançados.

E então, Senhor, no tempo de sua ira, faça a eles (ele não diz o que queria que fosse feito a eles, mas) faça a eles como acha apropriado, como costuma fazer com aqueles com quem está irado. Lide assim com eles.

Ora, isso não está escrito para nossa imitação. Jeremias era um profeta e, pelo impulso do espírito de profecia, na previsão da ruína que certamente vinha sobre seus perseguidores, podia fazer tais orações que nós não podemos.

E, se pensamos por este exemplo em justificar-nos em tais imprecações, não sabemos de que tipo de espírito somos. Nosso Mestre nos ensinou, por seu preceito e modelo, a abençoar aqueles que nos amaldiçoam e orar em favor daqueles que nos tratam rancorosamente.

Contudo, está escrito para nossa instrução e serve para nos ensinar:

[1.] Que aqueles que perderam o benefício das orações dos profetas de Deus em seu favor podem justamente esperar ter suas orações contra eles.

[2.] Que a perseguição é um pecado que enche a medida da iniquidade de um povo muito depressa e trará sobre eles uma destruição tão certa e dolorosa quanto qualquer coisa.

[3.] Aqueles que não forem conquistados pela bondade de Deus e de seus profetas certamente por fim sentirão a justa indignação de ambos.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra