Jeremias 17
Argumento
Neste capítulo:
I. Deus declara os judeus culpados do pecado de idolatria pela evidência notória do fato e os condena ao cativeiro por ele, vv. 1-4.
II. Ele lhes mostra a insensatez de todas as suas confianças carnais, que não lhes serviriam de auxílio algum quando chegasse o tempo de Deus contender com eles, e que este era um dos pecados sobre os quais se fundamentava sua controvérsia com eles, vv. 5-11.
III. O profeta faz seu recurso e petição a Deus por ocasião da malícia de seus inimigos contra ele, confiando-se à proteção divina e rogando a Deus que apareça em seu favor, vv. 12-18.
IV. Deus, pelo profeta, avisa o povo para manter santo o dia de sábado, assegurando-lhes que, se o fizessem, isso seria o prolongamento de sua tranquilidade, mas que, se não, Deus afirmaria a honra de seus sábados por algum juízo desolador, vv. 19-27.
Versículos 1 a 3
A Culpa de Judá. (a.C. 605.)
O povo havia perguntado (Jeremias 16:10) qual era a sua iniquidade e qual era o seu pecado, como se não pudesse ser acusado de qualquer coisa digna de menção pela qual Deus devesse entrar em juízo com eles.
Seu desafio foi respondido ali, mas aqui temos uma resposta ulterior a ele, na qual:
I. A acusação formal é plenamente provada contra os prisioneiros, tanto o fato quanto a culpa. Seu pecado é claro demais para ser negado e ruim demais para ser desculpado, e não têm nada a alegar ou para atenuação do crime ou para suspensão e mitigação do juízo:
- Não podem alegar: “Não culpados”, pois seus pecados estão registrados no livro da onisciência de Deus e de sua própria consciência. Ou melhor: são óbvios aos olhos e à observação do mundo, v. 1, 2.
Estão escritos diante de Deus nos caracteres mais legíveis e indeléveis, e selados entre seus tesouros, para nunca serem esquecidos, Deuteronômio 32:34.
Estão escritos ali “com uma pena de ferro e com a ponta de um diamante”. O que é assim escrito não será desgastado pelo tempo, mas está, como Jó fala, gravado na rocha para sempre.
Repare: O pecado dos pecadores nunca é esquecido até ser perdoado. Está sempre diante de Deus, até que pelo arrependimento venha a estar sempre diante de nós.
“Está gravado na tábua de seu coração”. Suas próprias consciências testemunham contra eles e fazem as vezes de mil testemunhas.
O que está gravado no coração, embora possa ser coberto e fechado por algum tempo, contudo, estando gravado, não pode ser apagado, mas será apresentado como evidência quando os livros forem abertos.
Ou melhor: não precisamos recorrer às tábuas do coração. Talvez não reconheçam os convencimentos de suas consciências.
Não precisamos ir além, para prova da acusação, dos chifres de seus altares, sobre os quais era aspergido o sangue de seus sacrifícios idólatras, e talvez estivessem inscritos os nomes dos ídolos em cuja honra eram erigidos.
Seus vizinhos testemunharão contra eles, e todas as criaturas das quais abusaram usando-as no serviço de suas cobiças.
Para completar a evidência, seus próprios filhos serão testemunhas contra eles. Dirão a verdade quando seus pais dissimularem e tergiversarem. Lembram-se dos altares e dos bosques aos quais seus pais os levavam quando eram pequenos, v. 2.
Parece que estavam cheios deles e familiarizados com eles desde cedo, de tanto que falavam deles, tão familiarmente e com tanto deleite.
- Não podem alegar que se arrependem ou são levados a uma mente melhor. Não: assim como a culpa de seu pecado é inegável, assim sua inclinação ao pecado é invencível e incurável.
Neste sentido muitos entendem o v. 1, 2. Seu pecado está profundamente gravado, como com uma pena de ferro, nas tábuas de seus corações.
Têm uma afeição arraigada por ele. Está entretecido em sua própria natureza. Seu pecado lhes é querido, como nos é querido aquilo de que dizemos: “Está gravado em nossos corações”.
A inclinação de suas mentes continua tão forte como sempre para seus ídolos, e não são influenciados nem pela palavra nem pela vara de Deus para esquecê-los e diminuir sua afeição por eles.
Está escrito sobre os chifres de seus altares, pois entregaram seus nomes a seus ídolos e resolvem manter o que fizeram. Ataram-se, como com cordas, aos chifres de seus altares.
E o v. 2 pode ser lido plenamente neste sentido: Assim como se lembram de seus filhos, assim se lembram de seus altares e de seus bosques.
São tão apegados a eles e têm tanto prazer neles quanto os homens têm em seus próprios filhos, e são tão relutantes em separar-se deles. Viverão e morrerão com seus ídolos e não podem esquecê-los mais do que uma mulher pode esquecer seu filho de peito.
II. Sendo assim plenamente provada a acusação formal, o juízo é confirmado e a sentença ratificada, v. 3, 4. Uma vez que estão assim casados com seus pecados e não querem separar-se deles:
- Serão obrigados a separar-se de seus tesouros, e estes serão dados nas mãos de estranhos. Jerusalém é o monte de Deus no campo. Foi construída sobre uma colina no meio de uma planície.
Todos os tesouros daquela cidade rica Deus dará ao despojo. Ou: Meus montes com os campos, sua riqueza e todos os seus tesouros exporei ao despojo. Tanto os produtos do campo quanto as reservas da cidade serão tomados pelos caldeus.
Justamente os homens são despojados daquilo com que serviram seus ídolos e que fizeram alimento e combustível de suas cobiças.
Meu monte (assim era toda a terra, Salmos 78:54, Deuteronômio 11:11), vocês o transformaram em seus lugares altos para pecado, adoraram seus ídolos sobre as colinas altas (v. 2), e agora serão dados como despojo em todas as suas fronteiras.
O que fazemos para pecado Deus fará para despojo. Pois que consolo podemos esperar naquilo com que Deus é desonrado?
- Serão obrigados a separar-se de sua herança e serão levados cativos para uma terra estranha (v. 4): “Tu, até tu mesmo” (ou você mesmo e aqueles que estão em você, todos os habitantes), “cessarás de tua herança que te dei”.
Deus reconhece que era sua herança e que a deu a eles. Tinham um direito inquestionável a ela, o que era um agravante de sua insensatez em lançar-se para fora de sua posse.
É por você mesmo (assim alguns leem), por sua própria falta, que você é desapossado. Você cessará, ou interromperá, a ocupação de sua terra.
A lei lhes designava deixar sua terra descansar (é a palavra aqui usada) um ano em sete, Êxodo 23:11.
Não observaram aquela lei, e agora Deus os obrigaria a deixá-la descansar (“a terra desfrutará seus sábados”, Levítico 26:34). E, contudo, isso não será descanso para eles. Servirão seus inimigos numa terra que não conhecem. Observe:
(1.) O pecado causa uma cessação de nossos consolos e nos priva do desfrute daquilo que Deus nos deu. Contudo:
(2.) Uma cessação da posse não é uma anulação do direito, mas é indicado que, mediante seu arrependimento, recuperarão a posse novamente.
Por enquanto, vocês acenderam um fogo em minha ira, que arde tão ferozmente que parece que arderia para sempre. E assim será, a menos que se arrependam, pois é a ira de um Deus eterno prendendo-se às almas imortais, e quem conhece o poder dessa ira?
Confiança Verdadeira e Falsa; a Enganosidade do Coração; Ganhos Ilícitos. (a.C. 605.)
Versículos 5 a 11
É excelente a doutrina pregada nestes versículos, e de interesse e proveito gerais para todos nós, e não parece ter qualquer referência particular ao estado presente de Judá e Jerusalém.
Os sermões do profeta não eram todos proféticos, mas alguns deles práticos. Contudo, este discurso, do qual provavelmente temos aqui somente os pontos principais, seria de singular proveito para eles como cautela para não colocarem mal sua confiança no dia de sua angústia.
Aprendamos todos o que nos é ensinado aqui:
I. Acerca da decepção e do aborrecimento que certamente encontrarão aqueles que dependem das criaturas para sucesso e socorro quando estão em tribulação (v. 5, 6): “Maldito seja o homem que confia no homem”.
Deus o pronuncia maldito pela afronta que assim lhe faz. Ou: Maldito (isto é, miserável) é o homem que faz isso, pois se apoia numa cana quebrada, que não só lhe falhará, mas penetrará em sua mão e a perfurará. Observe:
- O pecado aqui condenado. É confiar no homem, colocar na sabedoria e no poder, na bondade e na fidelidade dos homens aquela confiança que deveria ser colocada somente nesses atributos de Deus.
É fazer nossas solicitações aos homens e elevar nossas expectativas a partir deles como agentes principais, ao passo que são apenas instrumentos na mão da Providência.
É fazer da carne o braço em que nos apoiamos, o braço com que trabalhamos e com que esperamos alcançar nosso objetivo, o braço sob o qual nos abrigamos e de que dependemos para proteção.
Deus é o braço de seu povo, Isaías 33:2. Não devemos pensar em fazer qualquer criatura ser para nós aquilo que Deus se comprometeu a ser.
O homem é chamado carne para mostrar a insensatez daqueles que fazem dele sua confiança. Ele é carne, fraco e débil como carne sem ossos ou tendões, que não tem absolutamente nenhuma força em si.
É inativo como carne sem espírito, que é uma coisa morta. É mortal e moribundo como carne, que logo apodrece e se corrompe, e está continuamente se consumindo.
Ou melhor: é falso e pecador, e perdeu sua integridade. Assim seu ser carne significa, Gênesis 6:3.
A grande malignidade que há neste pecado. É o afastamento do coração mau de incredulidade do Deus vivo.
Aqueles que confiam no homem talvez se aproximem de Deus com sua boca e o honrem com seus lábios, chamem-no sua esperança e digam que confiam nele, mas na realidade seu coração se afasta dele.
Desconfiam dele, desprezam-no e recusam uma correspondência com ele. Apegar-se à cisterna é deixar a fonte, e Deus se ofende com isso na mesma medida.
- As consequências fatais deste pecado. Aquele que põe uma confiança no homem pratica um embuste contra si mesmo.
Pois (v. 6) “será como a urze no deserto”, um arbusto miserável, o produto de chão estéril, sem seiva, inútil e sem valor. Todos os seus consolos lhe falharão e suas esperanças serão destruídas.
Murchará, será abatido em si mesmo e pisoteado por todos ao seu redor. “Quando o bem vier não o verá”, não participará dele.
Quando os tempos melhorarem, não melhorarão para ele, mas “habitará os lugares ressequidos no ermo”. Sua expectativa será continuamente frustrada. Quando outros tiverem uma colheita, ele não terá nenhuma.
Aqueles que confiam em sua própria justiça e força e pensam que podem passar bastante bem sem o mérito e a graça de Cristo fazem assim da carne seu braço, e suas almas não podem prosperar em graças ou consolos.
Não podem nem produzir os frutos de serviços aceitáveis a Deus nem colher os frutos de bênçãos salvadoras vindas dele. Habitam numa terra seca.
II. Acerca da satisfação abundante que têm, e terão, aqueles que fazem de Deus sua confiança, que vivem pela fé em sua providência e promessa, que se entregam a ele e à sua orientação em todos os tempos e repousam nele e em seu amor nos tempos mais inquietos, v. 7, 8. Observe:
- O dever exigido de nós: confiar no Senhor, cumprir nosso dever para com ele e então depender dele para nos sustentar ao cumpri-lo.
Quando as criaturas e as causas secundárias ou nos enganam ou nos ameaçam, ou são falsas para conosco ou ferozes contra nós, confiar-nos a Deus como todo-suficiente tanto para preencher o lugar daqueles que nos falham quanto para nos proteger daqueles que nos atacam.
É fazer do Senhor nossa esperança, de seu favor o bem pelo qual esperamos e de seu poder a força na qual esperamos.
- O consolo que acompanha o cumprimento deste dever. Aquele que faz isso “será como uma árvore plantada junto às águas”, uma árvore escolhida, acerca da qual se tomou grande zelo para colocá-la no melhor solo, tão longe de ser como a urze no ermo.
Será como uma árvore que estende suas raízes e assim é firmemente fixada, estende-as junto aos rios, de onde tira abundância de seiva, o que indica tanto o estabelecimento quanto o consolo que têm aqueles que fazem de Deus sua esperança.
Estão tranquilos, estão contentes e desfrutam uma segurança e serenidade de mente contínuas.
Uma árvore assim plantada, assim regada, “não verá quando o calor vier”, não sofrerá qualquer estrago dos calores mais abrasadores do verão. Está tão bem umedecida desde suas raízes que será suficientemente guardada contra a seca.
Aqueles que fazem de Deus sua esperança:
(1.) Florescerão em crédito e consolo, como uma árvore que está sempre verde, cuja folha não murcha. Serão alegres para si mesmos e belos aos olhos dos outros.
Àqueles que assim dão honra a Deus dando-lhe crédito, Deus dará honra e os fará o adorno e deleite dos lugares onde vivem, como são as árvores verdes.
(2.) Serão fixados numa paz e satisfação interiores: não estarão ansiosos num ano de seca, quando há falta de chuva. Pois, assim como a árvore tem semente em si mesma, assim tem sua umidade.
Aqueles que fazem de Deus sua esperança têm nele o suficiente para compensar a falta de todos os consolos das criaturas. Não precisamos estar ansiosos acerca da quebra de uma cisterna enquanto temos a fonte.
(3.) Serão frutíferos em santidade e em todas as boas obras. Aqueles que confiam em Deus e pela fé tiram dele força e graça não cessarão de produzir fruto.
Continuarão sendo capacitados a fazer aquilo que redundará para a glória de Deus, o benefício dos outros e seu próprio proveito.
III. Acerca da pecaminosidade do coração do homem e da inspeção divina sob a qual sempre está, v. 9, 10. É insensatez confiar no homem, pois ele não é só frágil, mas falso e enganoso.
Somos propensos a pensar que confiamos em Deus e temos direito às bênçãos aqui prometidas àqueles que fazem isso. Mas esta é uma coisa acerca da qual nossos próprios corações nos enganam tanto quanto qualquer outra.
Pensamos que confiamos em Deus quando na realidade não confiamos, como se mostra nisto: que nossas esperanças e medos sobem ou caem conforme as causas secundárias sorriem ou franzem a testa.
- É verdade em geral:
(1.) Há aquela maldade em nossos corações da qual nós mesmos não estamos cientes e não suspeitamos que esteja ali.
Ou melhor: é um erro comum entre os filhos dos homens pensar que eles mesmos, ao menos seus próprios corações, são muito melhores do que realmente são.
O coração, a consciência do homem em seu estado corrupto e caído, “é enganoso acima de todas as coisas”. É sutil e falso. É propenso a suplantar (assim a palavra propriamente significa). É aquilo de que Jacó recebeu seu nome, um suplantador.
Chama o mal de bem e o bem de mal, põe cores falsas nas coisas e clama paz àqueles a quem a paz não pertence.
Quando os homens dizem em seus corações (isto é, permitem que seus corações lhes sussurrem) que não há Deus, ou que ele não vê, ou que não exigirá contas, ou que terão paz embora prossigam; nestas e em mil sugestões semelhantes, o coração é enganoso.
Ele conduz os homens por embuste à sua própria ruína. E este será seu agravante: que são enganadores de si mesmos, destruidores de si mesmos.
Nisto o coração é “desesperadamente mau”. É mortal, é desesperado.
A situação é ruim de fato e, de certo modo, deplorável e além de socorro, se a consciência, que deveria retificar os erros das outras faculdades, é ela própria uma mãe de falsidade e uma líder no engano.
Que será de um homem se aquilo nele que deveria ser a candeia do Senhor der uma luz falsa, se o representante de Deus na alma, a quem é confiado apoiar seus interesses, os trair?
Tal é a enganosidade do coração que podemos na verdade dizer: “Quem pode conhecê-lo?” Quem pode descrever quão ruim é o coração?
Não podemos conhecer nossos próprios corações, nem o que farão numa hora de tentação (Ezequias não conheceu, Pedro não conheceu), nem que disposições corruptas há neles, nem em quantas coisas se desviaram. Quem pode entender seus erros?
Muito menos podemos conhecer os corações dos outros ou ter qualquer dependência deles. Mas:
(2.) Seja qual for a maldade que há no coração, Deus a vê e a conhece, está perfeitamente familiarizado com ela e informado dela: “Eu, o Senhor, exploro o coração”.
Isso é verdade acerca de tudo que está no coração, todos os seus pensamentos, os mais rápidos e aqueles que mais descuidadamente são ignorados por nós mesmos.
Todos os seus intentos, os mais íntimos e aqueles que mais habilmente são disfarçados e diligentemente ocultados dos outros.
Os homens podem ser iludidos, mas Deus não pode. Ele não só explora o coração com um olho penetrante, mas prova os rins, para proferir um juízo sobre o que descobre, para dar a tudo seu verdadeiro caráter e peso devido.
Ele o prova, como o ouro é provado para ver se é de padrão ou não, como o prisioneiro é julgado para ver se é culpado ou não.
E este juízo que faz do coração visa sua pronúncia de juízo sobre o homem. É “dar a cada homem segundo seus caminhos” (segundo seu merecimento e sua tendência, vida àqueles que andavam nos caminhos da vida e morte àqueles que persistiam nos caminhos do destruidor).
E “segundo o fruto de suas ações”, o efeito e a influência que suas ações tiveram sobre outros, ou segundo o que é estabelecido pela palavra de Deus como o fruto das ações dos homens, bênçãos aos obedientes e maldições aos desobedientes.
Repare: Por isso Deus é ele mesmo Juiz, e só ele, porque ele, e nenhum além dele, conhece os corações dos filhos dos homens.
- É verdade especialmente acerca de toda a enganosidade e maldade do coração, todos os seus expedientes, desejos e desígnios corruptos.
Deus os observa e discerne. E (o que é mais do que qualquer homem pode fazer) julga o ato manifesto pelo coração.
Repare: Deus conhece mais mal de nós do que nós conhecemos de nós mesmos, o que é um bom motivo para não nos lisonjearmos, mas sempre permanecermos em reverência diante do juízo de Deus.
IV. Acerca da maldição que acompanha a riqueza obtida injustamente. Fraude e violência haviam sido pecados reinantes e clamorosos em Judá e Jerusalém.
Agora o profeta desejava que aqueles que haviam sido culpados destes pecados, e estavam agora despojados de tudo que tinham, lessem seu pecado em seu castigo (v. 11): “Aquele que obtém riquezas, e não por direito”, embora possa fazer delas sua esperança, nunca terá alegria delas.
Observe: É possível que aqueles que usam meios ilícitos para obter riqueza tenham sucesso nisso e prosperem por algum tempo. E é uma tentação para muitos defraudar e oprimir seus vizinhos quando há dinheiro a obter por isso.
Aquele que obteve tesouros por vaidade e uma língua mentirosa pode congratular-se em seu sucesso e dizer que é rico; ou melhor, que também é inocente (Oseias 12:8). Mas “as deixará no meio de seus dias”.
Elas serão tiradas dele, ou ele delas. Deus o eliminará por algum golpe surpreendente quando ele disser à própria alma que descanse, pois tem bens acumulados para muitos anos, Lucas 12:19, 20.
Ele as deixará para não sabe quem e não poderá levar consigo qualquer de suas riquezas.
Isso indica que grande aborrecimento é para um homem mundano na morte ter de deixar suas riquezas para trás. E justamente pode ser um terror àqueles que as obtiveram injustamente.
Pois, embora a riqueza não os siga para outro mundo, a culpa seguirá, e o tormento de um eterno “Filho, lembra-te”, Lucas 16:25.
Assim, em seu fim, “será um insensato”, um Nabal, cuja riqueza, que tão sordidamente havia acumulado, não lhe fez bem algum quando seu coração ficou morto como uma pedra.
Foi um insensato o tempo todo. Às vezes talvez sua própria consciência lhe dissesse isso, mas em seu fim parecerá sê-lo.
São insensatos de fato aqueles que são insensatos em seu fim último. E assim se mostrarão multidões que foram aplaudidas como homens sábios, que faziam bem em favor de si mesmos, Salmos 49:13, 18.
Aqueles que obtêm graça serão sábios no fim último, terão seu consolo na morte e seu benefício pela eternidade (Provérbios 19:20).
Mas aqueles que põem sua felicidade na riqueza do mundo e, certo ou errado, serão ricos, lamentarão sua insensatez quando for tarde demais para retificar o erro fatal.
Isso é como “a perdiz que se senta sobre ovos e não os choca”, mas são quebrados (como em Jó 39:15), ou roubados (como em Isaías 10:14), ou se tornam gorados. Havia algum tipo de ave, bem conhecido entre os judeus, cuja situação era comumente essa.
O homem rico toma muito trabalho para juntar bens e se senta chocando-os, mas nunca tem qualquer consolo nem satisfação neles. Seus projetos para enriquecer por caminhos pecaminosos fracassam e dão em nada.
Sejamos por isso sábios a tempo: o que obtivermos, que o obtenhamos honestamente, e o que temos, que o usemos caridosamente, para que possamos acumular em reserva um bom fundamento e ser sábios para a eternidade.
Versículos 12 a 18
A Justiça de Deus Reconhecida; o Recurso do Profeta a Deus. (a.C. 605.)
Aqui, como muitas vezes antes, temos o profeta retirado para meditação particular e sozinho com Deus. Aqueles ministros que desejam ter consolo em seu trabalho devem estar muito assim.
Em sua comunhão aqui com Deus e seu próprio coração, ele toma a liberdade que as almas devotas às vezes usam em seus solilóquios, de passar de uma coisa a outra, sem se prender estritamente demais às leis do método e da coerência.
I. Ele reconhece o grande favor de Deus a seu povo ao estabelecer uma religião revelada entre eles e dignificá-los com instituições divinas (v. 12): “Um glorioso trono alto desde o princípio é o lugar de nosso santuário”.
O templo em Jerusalém, onde Deus manifestava sua presença especial, onde os oráculos vivos estavam depositados, onde o povo prestava sua homenagem a seu Soberano e para onde fugiam por refúgio na angústia, era o lugar de seu santuário.
Esse era um glorioso trono alto. Era um trono de santidade, o que o fazia na verdade glorioso. Era o trono de Deus, o que o fazia na verdade alto.
Jerusalém é chamada a cidade do grande Rei, não só o Rei de Israel, mas o Rei de toda a terra, de modo que podia justamente ser considerada a metrópole, ou cidade real, do mundo.
Era desde o princípio, assim, desde seu primeiro projeto por Davi e sua construção por Salomão, 2 Crônicas 2:9. Era a honra de Israel que Deus estabelecesse tal trono glorioso entre eles.
Como o trono glorioso e alto (isto é, o céu) é o lugar de nosso santuário, assim alguns leem.
Repare: Todos os homens bons têm alto valor e veneração pelas ordenanças de Deus, e consideram o lugar do santuário um glorioso trono alto.
Jeremias aqui menciona isso ou como um apelo a Deus por misericórdia para sua terra, em honra do trono de sua glória (Jeremias 14:21), ou como um agravante do pecado de seu povo ao abandonar Deus embora seu trono estivesse entre eles, e assim profanar sua coroa e o lugar de seu santuário.
II. Ele reconhece a justiça de Deus ao abandonar à ruína aqueles que o abandonaram e se revoltaram contra sua lealdade a ele, v. 13.
Fala isso a Deus, como subscrevendo tanto sua certeza quanto sua equidade: Ó Senhor! A esperança daqueles em Israel que aderem a você, todos aqueles que o abandonam serão envergonhados.
Necessariamente devem sê-lo, pois abandonam você por vaidades mentirosas, que os enganarão e os farão envergonhados. Serão envergonhados, pois envergonham a si mesmos.
Serão justamente postos em vergonha, pois abandonaram aquele que só pode sustentar sua dignidade quando vêm tribulações.
Que sejam envergonhados (assim alguns leem). E assim é uma piedosa imprecação da cólera de Deus sobre eles, ou uma petição por sua graça, para fazê-los penitentemente envergonhados.
“Aqueles que se afastam de mim, da palavra de Deus que preguei, na prática se afastam de Deus.” Assim como se diz que aqueles que retornam a Deus retornam ao profeta, Jeremias 15:19.
Aqueles que se afastam de você (assim alguns leem) serão escritos na terra. Logo serão apagados, como é aquilo que está escrito no pó. Serão pisoteados e expostos ao desprezo.
Pertencem à terra e serão contados entre as pessoas terrenas, que acumulam seu tesouro na terra e cujos nomes não estão escritos no céu.
E merecem ser assim escritos com os insensatos em Israel, para que sua insensatez se torne manifesta a todos, porque abandonaram o Senhor, a fonte de águas vivas (isto é, águas de nascente), e isso por cisternas quebradas.
Repare: Deus é para todos os que são seus uma fonte de águas vivas. Há uma plenitude de consolo nele, uma plenitude transbordante e sempre fluente, como a de uma fonte.
Ela é sempre fresca, clara e limpa, como água de nascente, ao passo que os prazeres do pecado são águas de poças. Eles têm livre acesso a ela. Não é uma fonte selada.
Merecem por isso ser condenados, como Adão, à terra vermelha, à qual pela corrupção de sua natureza estão ligados, porque abandonaram o jardim do Senhor, que é tão bem regado. Aqueles que se afastam de Deus são escritos na terra.
III. Ele ora a Deus por misericórdia curadora e salvadora para si mesmo.
Se a situação daqueles que se afastam de Deus é tão miserável, que eu sempre me aproxime dele (Salmos 73:27, 28), e, para fazer isso, Senhor, “cura-me” e “salva-me”, v. 14.
Cure meus desvios, minha inclinação a desviar-me, e salve-me de ser levado pela força da correnteza a abandonar você. Ele estava ferido em espírito por dor em muitos aspectos. Senhor, cure-me com seus consolos e tranquilize-me.
Estava continuamente exposto à malícia de homens irrazoáveis. Senhor, salve-me deles e não me deixe cair em suas mãos ímpias. Cure-me, isto é, santifique-me por sua graça. Salve-me, isto é, leve-me à sua glória.
Todos os que serão salvos no futuro são santificados agora. A menos que a doença do pecado seja expurgada, a alma não pode viver. Para reforçar esta petição, ele apela:
- Para a firme crença que tinha no poder de Deus: Cure-me, e então serei curado. A cura certamente será realizada se você a empreender. Será uma cura completa, e não paliativa.
Aqueles que vêm a Deus para ser curados devem estar abundantemente satisfeitos na toda-suficiência de seu médico.
“Salva-me”, e então certamente serei salvo, por mais ameaçadores que sejam meus perigos e inimigos. Se Deus nos sustentar, viveremos. Se nos proteger, estaremos seguros.
- Para a consideração sincera que tinha pela glória de Deus: “Pois tu és meu louvor”, e por esse motivo desejo ser curado e salvo, para que possa viver e louvar você, Salmos 119:175.
Você é aquele a quem louvo, e o louvor devido a você nunca dei a outro. Você é aquele em quem me glorio e de quem me gabo, pois de você dependo.
Você é aquele que me fornece matéria contínua para louvor, e dei-lhe o louvor dos favores concedidos a mim. Você será meu louvor (assim alguns leem). Cure-me e salve-me, e você terá a glória disso.
“Meu louvor será continuamente de ti”, Salmos 71:6; 79:13.
IV. Ele se queixa da incredulidade e da impiedade ousada do povo a quem pregava. Isso o atribulava muito, e mostra diante de Deus esta tribulação, como o servo que havia recebido desfeitas dos convidados que fora enviado a convidar veio e mostrou a seu Senhor estas coisas.
Havia exposto fielmente a mensagem de Deus a eles. E que resposta tem para levar àquele que o enviou? “Eis que me dizem: Onde está a palavra do Senhor? Que venha agora”, v. 15, Isaías 5:19.
Zombavam do profeta e faziam pilhéria daquilo que ele expunha com a maior seriedade:
Negavam a verdade do que ele dizia: “Se é a palavra do Senhor aquilo que você nos fala, onde está? Por que não se cumpre?” Assim a paciência de Deus era descaradamente abusada como fundamento para questionar sua veracidade.
Desafiavam o terror do que ele dizia. “Que o Deus Todo-Poderoso faça seu pior. Que tudo que disse se cumpra. Passaremos bastante bem. O leão não é tão feroz como é pintado”, Amós 5:18.
Senhor, de que serve falar a homens que nem crerão nem temerão?
V. Ele recorre a Deus acerca de seu fiel cumprimento do dever ao qual foi chamado, v. 16.
O povo fazia tudo que podia para cansá-lo de seu trabalho, exasperá-lo e inquietá-lo, e atraí-lo a tergiversar e alterar sua mensagem por medo de desagradá-los. Mas, Senhor, diz ele, você sabe que não cedi a eles:
- Continuou constante em seu trabalho. Seu ofício, em vez de ser seu crédito e proteção, o expunha ao descrédito, desprezo e injúria.
Contudo, diz ele, não me apressei em deixar de ser pastor a seu serviço. Não deixei meu trabalho nem pedi uma dispensa ou uma quitação.
Os profetas eram pastores para o povo, para alimentá-los com a boa palavra de Deus. Mas deviam ser pastores após Deus, e todos os ministros devem sê-lo, segundo seu coração (Jeremias 3:15), para segui-lo e seguir as direções e instruções que dá.
Tal pastor era Jeremias. E, embora encontrasse tanta dificuldade e desânimo quanto qualquer homem jamais encontrou, contudo não fugiu como Jonas fez, nem desejou ser dispensado de ir mais nas incumbências de Deus.
Repare: Aqueles que são empregados por Deus, embora seu sucesso não corresponda a suas expectativas, não devem por isso renunciar à sua comissão. Mas devem continuar a seguir Deus, embora a tempestade esteja em seus rostos.
- Manteve sua afeição pelo povo. Embora fossem muito abusivos com ele, era compassivo com eles: “Não desejei o dia calamitoso”.
O dia do cumprimento de suas profecias seria um dia calamitoso de fato para Jerusalém, e por isso pedia que fosse afastado e desejava que nunca viesse.
Embora, quanto a si mesmo, fosse sua vingança sobre seus perseguidores e sua demonstração como verdadeiro profeta (o que eles haviam questionado, v. 15), e por esses aspectos pudesse ser atraído a desejá-lo.
Repare: Deus não deseja, e por isso os ministros não devem desejar, a morte dos pecadores, mas antes que se convertam e vivam.
Embora avisemos sobre o dia calamitoso, não devemos desejá-lo, mas antes chorar por causa dele, como Jeremias fez.
- Manteve-se de perto às suas instruções. Embora pudesse ter conquistado o favor do povo, ou ao menos evitado seu desagrado, se não tivesse sido tão incisivo em suas censuras e severo em suas ameaças, contudo expunha sua mensagem fielmente.
E tê-lo feito era um consolo para ele. Senhor, você sabe que “aquilo que saiu de meus lábios estava correto diante de ti”. Concordava exatamente com o que recebi de você, e por isso você é atingido em suas desavenças comigo.
Repare: Se o que dizemos e fazemos está correto diante de Deus, podemos facilmente desprezar os descréditos e censuras dos homens. É uma coisa pequena ser julgado por seu julgamento.
VI. Ele roga humildemente a Deus que o reconhecesse, protegesse e levasse adiante alegremente naquele trabalho ao qual Deus o havia tão claramente chamado e ao qual ele havia tão sinceramente se dedicado. Duas coisas aqui deseja:
- Que tivesse consolo em servir ao Deus que o enviou (v. 17): Não seja um terror para mim. Certamente mais é implícito do que é expresso.
Seja um consolo para mim, e que seu favor alegre meu coração e me anime, quando meus inimigos fazem tudo que podem para me aterrorizar e ou me afastar de meu trabalho ou me fazer prosseguir pesadamente nele.
Repare: Os melhores têm em si aquilo que poderia justamente fazer Deus um terror para eles, como foi por algum tempo para Jó (Jó 6:4), para Asafe (Salmos 77:3), para Hemã, Salmos 88:15.
E isso é o que os homens bons, conhecendo os terrores do Senhor, temem e pedem que seja afastado mais que qualquer coisa.
Ou melhor: sejam quais forem os acidentes assustadores que lhes aconteçam, ou por mais temíveis que seus inimigos lhes pareçam, podem passar bastante bem enquanto Deus não é um terror para eles.
Ele apela: “Tu és minha esperança”. E então nada mais é meu medo, não, nem mesmo no dia do mal, quando é mais ameaçador, mais premente. Minha dependência está em você. E por isso “não sejas um terror para mim”.
Repare: Aqueles que pela fé fazem de Deus sua confiança o terão por seu consolo nos piores tempos, se não for sua própria culpa. Se fazemos dele nossa confiança, não o encontraremos como nosso terror.
- Que tivesse coragem ao lidar com o povo ao qual foi enviado, v. 18. Perseguiam-no aqueles que deveriam tê-lo acolhido e animado.
Senhor, diz ele, “que sejam confundidos” (que sejam dominados pelos convencimentos da palavra e feitos envergonhados de sua obstinação, ou então que os juízos ameaçados sejam por fim executados sobre eles), “mas que eu não seja confundido”.
Não me deixe ser aterrorizado por suas ameaças a ponto de trair o que me foi confiado.
Repare: Os ministros de Deus têm trabalho a fazer no qual não precisam ter ou vergonha ou medo de prosseguir, mas precisam sim ser ajudados pela graça divina a prosseguir nele sem vergonha ou medo.
Jeremias não havia desejado o dia calamitoso sobre seu país em geral. Mas, quanto a seus perseguidores, numa indignação justa e santa contra sua malícia, ora: “Traze sobre eles o dia do mal”, na esperança de que trazê-lo sobre eles pudesse evitar trazê-lo sobre o país.
Se fossem levados embora, o povo seria melhor. Por isso “destrói-os com uma destruição dupla”. Que sejam inteiramente destruídos, raiz e ramo, e que a perspectiva daquela destruição seja sua confusão presente.
Isso o profeta pede em oração, absolutamente não para que fosse vingado, nem tanto para que fosse aliviado, mas para que o Senhor seja conhecido pelos juízos que executa.
Versículos 19 a 27
A Santificação do Sábado. (a.C. 600.)
Estes versículos são um sermão acerca da santificação do sábado. É uma palavra que o profeta recebeu do Senhor e lhe foi ordenado expor da maneira mais solene e pública ao povo.
Pois eram enviados não só para censurar o pecado e insistir na obediência em geral, mas deviam descer a particularidades.
Esta mensagem acerca do sábado provavelmente foi enviada nos dias de Josias, para promover aquela obra de reforma que ele pôs em marcha. Pois as promessas aqui (v. 25, 26) são tais que penso que dificilmente encontramos quando as coisas chegam mais perto do extremo.
Esta mensagem deve ser proclamada em todos os lugares de reunião e, por isso, nas portas, não só porque por elas o povo estava continuamente passando e repassando, mas porque nelas mantinham seus tribunais e depositavam suas reservas.
Deve ser proclamada (como o rei ou a rainha é habitualmente proclamado) primeiro na porta da corte, a porta pela qual os reis de Judá entram e saem, v. 19.
Que lhes seja dito seu dever primeiro, particularmente este dever. Pois, se os sábados não são santificados como deveriam ser, deve-se contender com os governantes de Judá (como aconteceu, Neemias 13:17), pois certamente estão em falta em seu dever.
Deve também pregá-la em todas as portas de Jerusalém. É uma questão de grande e geral interesse. Por isso todos reparem nela.
Que os reis de Judá ouçam a palavra do Senhor (pois, por mais altos que sejam, ele está acima deles), e todos os habitantes de Jerusalém, pois, por mais humildes que sejam, ele repara neles e no que dizem e fazem nos dias de sábado. Observe:
I. Como o sábado deve ser santificado e qual é a lei acerca dele, v. 21, 22:
- Devem descansar de sua ocupação mundana no dia de sábado, não devem fazer trabalho servil algum. Não devem levar carga alguma para dentro da cidade nem para fora dela, para dentro de suas casas nem para fora delas.
As cargas de cereal dos lavradores não devem ser levadas para dentro, nem o esterco levado para fora. Nem devem as cargas de artigos ou mercadorias dos comerciantes ser importadas ou exportadas.
Não deve ser visto um cavalo carregado, ou uma carroça, ou um carroção, no dia de sábado ou nas ruas ou nas estradas. Os carregadores não devem trabalhar naquele dia, nem deve ser permitido aos servos trazer provisões ou combustível.
É um dia de descanso e não deve ser feito um dia de trabalho, a menos que em caso de necessidade.
- Devem aplicar-se àquilo que é a obra e atividade própria do dia: “Santificai o sábado”, isto é, consagrem-no à honra de Deus e passem-no em seu serviço e culto.
É para isso que os negócios mundanos devem ser postos de lado, para que possamos ser inteiros para, e atentos àquela obra, que requer e merece o homem inteiro.
- Devem nisto ser muito circunspectos: “Tomai cuidado convosco”, vigiem contra tudo que beira a profanação do sábado. Onde Deus é zeloso, devemos ser cautelosos.
“Tomai cuidado convosco”, pois é sob seu próprio risco se roubarem de Deus aquela parte de seu tempo que ele reservou para si.
Tomem cuidado com suas almas (assim é a palavra). Para a santificação correta dos sábados, devemos olhar bem pela disposição de nossos espíritos e ter um olho vigilante sobre todos os movimentos do homem interior.
A alma não seja sobrecarregada com as preocupações deste mundo nos dias de sábado, mas seja ela empregada, até tudo que está dentro de nós, na obra do dia. E:
- Ele os remete à lei, o estatuto feito e provido neste caso: Esta não é uma nova imposição sobre vocês, mas corresponde ao que Deus ordenou a seus pais. É uma lei antiga. Era um artigo do contrato original. Ou melhor: era uma ordem aos patriarcas.
II. Como o sábado havia sido profanado (v. 23): Seus pais receberam a exigência de manter santo o dia de sábado, mas “não obedeceram”. Endureceram seus pescoços contra este, assim como contra outros mandamentos que lhes foram dados.
Isso é mencionado para mostrar que era necessária uma reforma nesta questão e que Deus tinha uma justa controvérsia com eles pela longa transgressão desta lei da qual haviam sido culpados.
Endureceram seus pescoços contra este mandamento para que não ouvissem nem recebessem instrução acerca de outros mandamentos. Onde os sábados são negligenciados, toda a religião vai palpavelmente à decadência.
III. Que bênçãos Deus tinha em reserva para eles, se fizessem questão de consciência da santificação do sábado.
Embora seus pais tivessem sido culpados da profanação do sábado, não só não penariam por isso, mas sua cidade e nação recuperariam sua glória antiga, se guardassem melhor os sábados, vv. 24-26.
Tomem cuidado para santificar o sábado e não fazer trabalho algum nele. E então:
- A corte florescerá. Reis em sucessão, ou os muitos ramos da família real ao mesmo tempo, todos tão grandes como reis, com os outros príncipes que se sentam sobre os “tronos de juízo, os tronos da casa de Davi” (Salmos 122:5), passarão em grande pompa pelas portas de Jerusalém.
Alguns em carros e outros em cavalos, acompanhados por uma comitiva numerosa dos homens de Judá.
Repare: A honra do governo é a alegria do reino. E o apoio à religião contribuiria grandemente para ambos.
- A cidade florescerá. Que uma aparência de religião seja mantida em Jerusalém pela santificação do sábado, para que possa corresponder a seu título, a cidade santa.
E então permanecerá para sempre, será para sempre habitada (assim a palavra pode ser traduzida). Não será destruída e despovoada, como é ameaçado que seja.
Tudo que apoia a religião tende a estabelecer os interesses civis de uma terra.
- O campo florescerá: As cidades de Judá e a terra de Benjamim serão repovoadas com vastos números de habitantes, e estes abundando em fartura e vivendo em paz, o que aparecerá pela multidão e pelo valor de suas ofertas, que apresentarão a Deus.
Por isso o florescimento de um país pode ser julgado: O que faz para a honra de Deus? Aqueles que fazem sua religião morrer de fome ou são pobres ou estão bem encaminhados para sê-lo.
- A igreja florescerá: Ofertas de alimento, incenso e sacrifícios de louvor serão trazidos à casa do Senhor para o sustento do serviço daquela casa e dos servos que a atendem.
As instituições de Deus serão conscienciosamente observadas. Nenhum sacrifício nem incenso será oferecido a ídolos, nem alienado de Deus, mas tudo irá pelo canal certo.
Terão tanto ocasião quanto corações para trazer sacrifícios de louvor a Deus. Isso é feito um exemplo de sua prosperidade. Então um povo floresce verdadeiramente quando a religião floresce entre eles.
E este é o efeito da santificação do sábado. Quando esse ramo da religião é mantido, outros exemplos dela são mantidos igualmente. Mas, quando ele se perde, a devoção se perde ou na superstição ou na profanidade.
É uma observação verdadeira, que alguns fizeram, que as correntes de toda a religião correm ou profundas ou rasas conforme as margens do sábado são mantidas ou negligenciadas.
IV. Que juízos devem esperar que viessem sobre eles, se persistissem na profanação do sábado (v. 27):
Se vocês não quiserem dar ouvidos a mim nesta questão, de manter as portas fechadas nos dias de sábado, de modo que não haja entrada nem saída desnecessária naquele dia; se quiserem romper a cerca da lei divina e colocar aquele dia em comum com os outros dias, saibam que Deus acenderá um fogo nas portas de sua cidade.
Isso indica que será aceso por um inimigo sitiando a cidade e assaltando as portas, que tomará este caminho para forçar uma entrada.
Justamente serão incendiadas aquelas portas que não são usadas como deveriam ser para manter o pecado fora e manter o povo dentro para uma aplicação a seu dever.
Este fogo devorará até os palácios de Jerusalém, onde habitavam os príncipes e nobres, que não usavam seu poder e influência como deveriam ter feito para manter a honra dos sábados de Deus.
Mas “não será apagado” até ter colocado toda a cidade em ruínas. Isso se cumpriu pelo exército dos caldeus, Jeremias 52:13. A profanação do sábado é um pecado pelo qual Deus muitas vezes contendeu com um povo por fogo.