Jeremias 16
Argumento
Neste capítulo:
I. A grandeza da calamidade que estava por vir sobre a nação judaica é ilustrada por proibições impostas ao profeta: não estabelecer uma casa própria (vv. 1-4), não ir à casa de luto (vv. 5-7) nem à casa de banquete, v. 8, 9.
II. Deus é justificado nestes procedimentos severos contra eles por um relato de sua grande perversidade, vv. 10-13.
III. Uma indicação é dada de misericórdia em reserva, v. 14, 15.
IV. Há alguma esperança de que o castigo do pecado resulte na reforma dos pecadores, de que por fim retornem a Deus pelo caminho do dever e, assim, estejam preparados para que ele volte a eles pelo caminho do favor, vv. 16-21.
Versículos 1 a 9
Proibições Dadas a Jeremias. (a.C. 605.)
O profeta está aqui como um sinal para o povo. Eles não quiseram considerar o que ele dizia; veja-se se considerarão o que ele faz.
Em geral, deve conduzir-se em tudo como convém a alguém que esperava ver seu país em ruínas muito em breve. Ele predisse isso, mas poucos consideravam a predição. Por isso deve mostrar que ele próprio está inteiramente convencido de sua veracidade.
Outros seguem em seu curso habitual, mas ele, diante da perspectiva destes tempos tristes, é proibido, e por isso se abstém, do casamento, do luto pelos mortos e do júbilo.
Repare: Aqueles que desejam convencer outros da palavra de Deus e impressioná-los com ela devem tornar evidente, mesmo nos exemplos de maior abnegação, que eles próprios creem nela e são impressionados por ela.
Se desejamos despertar outros de sua segurança e persuadi-los a desprender-se do mundo, devemos nós mesmos estar mortificados para as coisas presentes e mostrar que esperamos sua dissolução.
I. Jeremias não deve casar-se, nem pensar em ter uma família e ser chefe de casa (v. 2): “Não tomarás para ti uma esposa”, nem pense em ter filhos e filhas neste lugar, nem na terra de Judá, nem em Jerusalém, nem em Anatote.
Os judeus, mais que qualquer povo, valorizavam-se por seus casamentos precoces e sua descendência numerosa. Mas Jeremias deve viver solteiro, não tanto em honra da virgindade quanto em diminuição dela.
Por isso se vê que isso era aconselhável e oportuno somente em tempos calamitosos e tempos de angústia presente, 1 Coríntios 7:26. Que seja assim é uma parte da calamidade.
Pode haver um tempo em que se dirá: bendito é o ventre que não dá à luz, Lucas 23:29.
Quando vemos tais tempos próximos, é sabedoria para todos, especialmente para os profetas, evitar, tanto quanto possível, enredar-se nos negócios desta vida e sobrecarregar-se com aquilo que, quanto mais lhes for querido, mais será objeto de sua preocupação, medo e dor em tal tempo.
O motivo aqui dado é que os pais e as mães, os filhos e as filhas, “morrerão de mortes penosas”, v. 3, 4. Quanto àqueles que têm esposas e filhos:
Terão tal estorvo sobre eles que não poderão fugir daquelas mortes. Um homem solteiro pode escapar e providenciar sua própria segurança, quando aquele que tem esposa e filhos não consegue nem encontrar meios de levá-los consigo nem encontrar em seu coração disposição para ir e deixá-los para trás.
Estarão em terror contínuo por medo daquelas mortes. E quanto mais tiverem a perder por elas, maior será o terror e a consternação quando a morte aparecer por toda parte em sua pompa e poder triunfantes.
A morte de cada filho, e suas circunstâncias agravantes, será uma nova morte para o pai ou a mãe. Melhor não ter filhos do que tê-los gerados e criados para o assassino (Oseias 9:13, 14), do que vê-los viver e morrer em miséria.
A morte é penosa, mas algumas mortes são mais penosas que outras, tanto para aqueles que morrem quanto para seus parentes que lhes sobrevivem. Daí lermos de “uma morte tão grande”, 2 Coríntios 1:10.
Duas coisas são usadas para atenuar e aliviar um pouco o terror da morte quanto a este mundo e para adoçar a pílula amarga: prantear os mortos e sepultá-los. Mas, para tornar aquelas mortes penosas de fato, estas são negadas.
“Não serão lamentados”, mas serão levados embora, como se todo o mundo estivesse cansado deles. Ou melhor: não serão sepultados, mas deixados expostos, como se tivessem sido destinados a servir de monumentos da justiça.
Serão esterco sobre a face da terra, não só desprezíveis, mas detestáveis, como se não prestassem para nada senão adubar o chão.
Sendo consumidos, alguns pela espada e outros pela fome, “seus cadáveres serão alimento para as aves do céu e os animais da terra”.
Não dirá alguém: “Melhor ficar sem filhos do que viver para vê-los chegar a isso?” Que motivo temos para dizer: “Tudo é vaidade e aflição de espírito”, quando aquelas criaturas que esperamos que sejam nossos maiores consolos podem mostrar-se não só nossas mais pesadas preocupações, mas nossas mais dolorosas cruzes!
II. Jeremias não deve ir à casa de luto por ocasião da morte de qualquer de seus vizinhos ou parentes (v. 5): “Não entres na casa de luto.”
Era habitual dar condolências àqueles cujos parentes estavam mortos, lamentá-los, cortar-se e rapar a cabeça, o que, ao que parece, era comumente praticado como expressão de luto, embora proibido pela lei, Deuteronômio 14:1.
Ou melhor: às vezes, num acesso de dor, dilaceravam-se por eles (v. 6, 7), em parte em honra do falecido, indicando assim que consideravam que havia uma grande perda dele.
E em parte por compaixão dos parentes sobreviventes, para os quais o fardo será tornado mais leve por terem participantes com eles em sua dor.
Costumavam prantear com eles e assim consolá-los pelos mortos, como os amigos de Jó com ele e os judeus com Marta e Maria.
E era um serviço de amizade dar-lhes um cálice de consolação para beber, providenciar bebidas revigorantes para eles e instar fervorosamente que as bebessem para sustento de seus espíritos.
Também davam vinho àqueles que estavam de coração pesado por seu pai ou sua mãe, para que lhes fosse algum consolo descobrir que, embora tivessem perdido os pais, ainda lhes restavam amigos que se importavam com eles.
Assim estava o costume, e era um costume louvável. É uma boa obra para outros, assim como de bom proveito para nós mesmos, ir à casa de luto.
Ao que parece, o profeta Jeremias costumava abundar em bons serviços desse tipo, e isso convinha bem a seu caráter tanto como homem piedoso quanto como profeta.
E pensaríamos que deveria tê-lo tornado mais amado entre seu povo do que parece ter sido. Mas agora Deus lhe ordena que não lamente a morte de seus amigos como de costume, pois:
Sua tristeza pela destruição de seu país em geral deve absorver sua tristeza por mortes particulares. Suas lágrimas devem agora ser desviadas para outro canal. E há ocasião suficiente para todas elas.
Tinha pouco motivo para lamentar aqueles que morriam agora, justamente antes de entrarem os juízos que via à porta, mas antes para considerar felizes aqueles que eram oportunamente levados do mal por vir.
Isso devia ser um tipo do que estava vindo, quando haveria tal confusão universal que todos os serviços de amizade entre vizinhos seriam negligenciados.
Os homens se verão tantas vezes diante da morte, e até morrerão diariamente, que não terão tempo, espaço nem disposição para as cerimônias que costumavam acompanhar a morte.
As tristezas serão tão pesadas que não admitirão socorro, e cada um estará tão cheio de dor por suas próprias perturbações que não terá pensamento para seus vizinhos.
Todos serão então pranteadores, e nenhum consolador. Cada um achará suficiente carregar seu próprio fardo. Pois (v. 5): “Tirei minha paz deste povo, pus um fim completo à sua prosperidade.”
“Privei-os de saúde, riqueza, tranquilidade, amigos e tudo com que poderiam consolar a si mesmos e uns aos outros.”
Seja qual for a paz que desfrutamos, é a paz de Deus. É seu dom e, se ele dá tranquilidade, quem então pode causar perturbação?
Mas, se não fazemos bom uso de sua paz, ele pode e irá tirá-la, e onde estaremos então? Jó 34:29.
“Tirarei minha paz, até minha bondade amorosa e minhas misericórdias.” Estas serão fechadas e restringidas, elas que são as fontes vivas das quais fluem todas as suas correntes vivas; e então, adeus a todo bem.
Repare: Cortaram-se de toda paz verdadeira aqueles que se lançaram para fora do favor de Deus. Tudo se foi quando Deus tira de nós sua bondade amorosa e suas misericórdias.
Então se segue (v. 6): “Tanto os grandes quanto os pequenos morrerão”, até nesta terra, a terra de Canaã, que costumava ser chamada a terra dos vivos.
O favor de Deus é nossa vida. Retire-se esse favor, e morremos, perecemos, todos perecemos.
III. Jeremias não deve ir à casa de júbilo, assim como não deve ir à casa de luto, v. 8.
Havia sido seu costume, e era bastante inocente, quando qualquer de seus amigos dava recepções em suas casas e o convidava a elas, ir e sentar-se com eles, não meramente para beber, mas para comer e beber, sobriamente e alegremente.
Mas agora não deve tomar essa liberdade:
- Porque era inoportuno e incompatível com as providências de Deus em relação àquela terra e nação. Deus chamava em alta voz ao choro, ao luto e ao jejum. Ele estava saindo contra eles em seus juízos, e era tempo de se humilharem.
E convinha bem ao profeta que lhes dava o aviso dar-lhes um exemplo de receber o aviso e conformar-se com ele, e assim tornar evidente que ele próprio de fato acreditava nele.
Os ministros devem ser exemplos de abnegação e mortificação, e mostrar-se impressionados por aqueles terrores do Senhor com os quais desejam impressionar outros.
E convém a todos os filhos de Sião compadecer-se dela em suas aflições e não estar alegres quando ela está perplexa, Amós 6:6.
- Porque deve assim mostrar ao povo que tempos tristes estavam vindo sobre eles. Seus amigos se admiravam de que ele não quisesse encontrar-se com eles, como costumava fazer, na casa de banquete.
Mas ele lhes dá a saber que era para indicar-lhes que todos os seus banquetes chegariam ao fim em breve (v. 9): “Farei cessar a voz de júbilo”.
“Vocês não terão nada para seus banquetes, nada com que se alegrar, mas estarão cercados de calamidades que estragarão seu júbilo e o abafarão.” Deus pode encontrar maneiras de domar os mais joviais.
“Isso será feito neste lugar, em Jerusalém, que costumava ser a cidade alegre e julgava que suas alegrias estavam todas asseguradas para ela.”
“Será feito diante de seus olhos, à sua vista, para ser um aborrecimento para vocês, que agora parecem tão altivos e tão alegres. Será feito em seus dias; vocês mesmos viverão para vê-lo.”
Eles haviam feito cessar a voz de louvor por suas iniquidades e idolatrias, e por isso Deus justamente fez cessar entre eles a voz de júbilo e contentamento.
A voz dos profetas de Deus não era ouvida, não era atendida, entre eles, e por isso não mais será ouvida entre eles a voz do noivo e da noiva, das canções que costumavam adornar as núpcias. Veja Jeremias 7:34.
Versículos 10 a 13
Causas dos Juízos Divinos. (a.C. 605.)
Aqui está:
- Uma investigação dos motivos pelos quais Deus traria aqueles juízos sobre eles (v. 10): “Quando mostrares a este povo todas estas palavras”, as palavras desta maldição, “eles te dirão: Por que o Senhor pronunciou todo este grande mal contra nós?”
Esperaríamos que houvesse alguns entre eles que fizessem esta pergunta com um coração humilde e penitente, desejando saber qual era o pecado pelo qual Deus contendia com eles, para que pudessem lançá-lo fora e impedir o juízo.
“Mostra-nos o Jonas que levanta a tempestade, e o lançaremos ao mar”. Mas parece aqui ser a linguagem daqueles que tinham desavenças com a palavra de Deus e o desafiavam a mostrar o que haviam feito que pudesse merecer um castigo tão severo.
“Qual é nossa iniquidade? Ou qual é nosso pecado? Que crime cometemos, afinal, que fosse proporcional a tal sentença?”
Em vez de humilhar e condenar a si mesmos, insistem em sua própria justificação e insinuam que Deus lhes fez injustiça ao pronunciar este mal contra eles, que lhes impôs mais do que era certo e que tinham motivo para entrar em juízo com Deus, Jó 34:23.
Repare: É espantoso ver com quanta dificuldade os pecadores são levados a justificar Deus e julgar a si mesmos quando estão em perturbação, e a reconhecer a iniquidade e o pecado que lhes causaram a perturbação.
- Uma resposta clara e completa dada a esta investigação. Perguntam ao profeta por que, e por qual motivo, Deus está assim irado com eles?
Ele não tapará suas bocas dizendo-lhes que podem ter certeza de que há um motivo suficiente, que o Deus justo nunca está irado sem causa, sem boa causa.
Mas deve dizer-lhes particularmente qual é a causa, para que sejam convencidos e humilhados, ou ao menos para que Deus seja justificado. Saibam então:
(1.) Que Deus visitava sobre eles as iniquidades de seus pais (v. 11): “Vossos pais me abandonaram”, e “não guardaram minha lei”.
Repudiaram as instituições divinas e se cansaram delas (julgavam-nas simples demais, humildes demais), e então “andaram após outros deuses”, cujo culto era mais vistoso e pomposo.
E, sendo apegados à variedade e à novidade, “os serviram e os adoraram”. E esse era o pecado que Deus havia dito, no segundo mandamento, que visitaria sobre seus filhos, que mantinham estes costumes idólatras porque os recebiam por tradição de seus pais, 1 Pedro 1:18.
(2.) Que Deus ajustava contas com eles por suas próprias iniquidades (v. 12): “Vocês fizeram do pecado de seus pais o seu próprio e ficaram expostos ao castigo que nos dias deles foi adiado, pois fizeram pior que seus pais.”
Se tivessem feito bom uso do adiamento de seus pais e tivessem sido conduzidos pela paciência de Deus ao arrependimento, teriam passado melhor por isso e o juízo teria sido impedido, o adiamento transformado num perdão nacional.
Mas, fazendo mau uso dele e sendo endurecidos por ele em seus pecados, passaram pior por isso, e, tendo o adiamento expirado, fez-se um acréscimo à sentença e ela foi executada com maior severidade.
Eram mais descarados e obstinados no pecado que seus pais, andavam cada um após a imaginação de seu próprio coração, faziam dela seu guia e regra e estavam resolvidos a segui-la, de propósito para que não dessem ouvidos a Deus e a seus profetas.
Deliberadamente permitiam que suas próprias concupiscências e paixões fizessem ruído, para abafar a voz de suas consciências.
Não admira então que Deus tenha tomado esta resolução a respeito deles (v. 13): “Eu vos lançarei para fora desta terra”, esta terra de luz, este vale de visão.
“Já que vocês não querem dar ouvidos a mim, vocês não me ouvirão. Serão levados às pressas, não para um país vizinho com o qual anteriormente tiveram algum conhecimento e correspondência, mas para um país distante.”
“Uma terra que não conhecem, nem vocês nem seus pais, na qual não têm interesses nem podem esperar encontrar algum convívio consolador que atenue sua miséria.”
Justamente foram banidos para uma terra estranha aqueles que se apaixonaram por deuses estranhos, que nem eles nem seus pais conheciam, Deuteronômio 32:17.
Duas coisas tornariam sua situação ali muito miserável, e ambas se referem à alma, a melhor parte. As maiores calamidades de seu cativeiro eram aquelas que a afetavam e a impediam de sua bem-aventurança:
[1.] “É a felicidade da alma ser empregada no serviço de Deus; mas ali servirão a outros deuses dia e noite”, isto é, estarão em contínua tentação de servi-los e talvez sejam obrigados a fazê-lo por seus cruéis feitores.
“E, quando forem forçados a adorar ídolos, estarão tão fartos de tal culto quanto alguma vez foram apegados a ele quando lhes era proibido por seus reis piedosos.”
Veja como Deus muitas vezes faz do pecado dos homens seu castigo e enche o desviado de coração com seus próprios caminhos.
“Vocês não terão absolutamente nenhum culto público senão o culto de ídolos, e então pensarão com pesar em como desprezaram o culto do Deus verdadeiro.”
[2.] “É a felicidade da alma ter alguns sinais da bondade amorosa de Deus, mas vocês irão para uma terra estranha, onde não lhes mostrarei favor.”
Se tivessem tido o favor de Deus, isso teria feito até da terra de seu cativeiro uma terra agradável. Mas, se estão sob sua cólera, o jugo de sua opressão lhes será intolerável.
Juízo e Misericórdia; a Restauração dos Judeus; a Libertação da Babilônia. (a.C. 605.)
Versículos 14 a 21
Há uma mistura de misericórdia e juízo nestes versículos, e é árduo saber a qual aplicar algumas das passagens aqui, tão entrelaçadas estão, e algumas parecem olhar tão adiante quanto os tempos do evangelho.
I. Deus certamente executará juízo sobre eles por suas idolatrias. Esperem-no, pois o decreto foi expedido:
- Deus vê todos os seus pecados, por mais secretamente que os cometam e por mais habilmente que os atenuem (v. 17): “Meus olhos estão sobre todos os seus caminhos”.
Eles não têm seu olho sobre Deus, não têm consideração por ele, não têm reverência diante dele. Mas ele tem seu olho sobre eles. Nem eles nem seus pecados estão escondidos de sua face, de seus olhos.
Repare: Nenhum dos pecados dos pecadores pode ser ocultado de Deus nem será ignorado por ele, Provérbios 5:21; Jó 34:21; Salmos 90:8.
- Deus está muito descontente, particularmente com suas idolatrias, v. 18. Assim como sua onisciência os declara culpados, assim sua justiça os condena: “Recompensarei sua iniquidade e seu pecado em dobro”, não em dobro do que merece, mas em dobro do que esperam e do que fiz anteriormente.
Ou: eu o recompensarei abundantemente. Agora pagarão por seu longo adiamento e pela paciência divina da qual abusaram.
O pecado pelo qual Deus tem uma controvérsia com eles é terem maculado a terra de Deus com suas idolatrias, e não só alienado aquilo a que ele tinha direito como sua herança, mas contaminado aquilo em que habitava com deleite como sua herança.
E o terem tornado ofensivo a ele com os cadáveres de suas coisas detestáveis, os próprios deuses que adoravam, cujas imagens, embora fossem de ouro e prata, eram tão repugnantes a Deus quanto os cadáveres putrefatos de homens ou animais são para nós.
Os ídolos são cadáveres de coisas detestáveis. Deus os odeia, e assim devemos nós. Ou ele poderia referir-se aos sacrifícios que ofereciam a estes ídolos, dos quais a terra estava cheia. Pois tinham lugares altos em todas as suas regiões e cantos.
Este era o pecado que, acima de qualquer outro, inflamava Deus contra eles.
- Ele encontrará e levantará instrumentos de sua cólera para lançá-los fora de sua terra, conforme a sentença proferida contra eles (v. 16): “Mandarei buscar muitos pescadores” e muitos caçadores, o exército caldeu, que terá muitas maneiras de enredá-los e destruí-los, por fraude como pescadores, por força como caçadores.
Eles os encontrarão onde quer que estejam e os acossarão e perseguirão de perto, para sua ruína.
Eles os descobrirão onde quer que estejam escondidos, em colinas ou montanhas, ou buracos das rochas, e os expulsarão.
Deus tem diversas maneiras de perseguir com seus juízos um povo que evita o convencimento de sua palavra. Tem homens a seu comando aptos para seu propósito. Tem-nos ao alcance de seu chamado e pode mandar buscá-los quando lhe agradar.
- Sua servidão na Babilônia será mais dolorosa e muito mais penosa que aquela no Egito, seus feitores mais cruéis, e suas vidas tornadas mais amargas.
Isso está implícito na promessa (v. 14, 15) de que sua libertação da Babilônia será mais ilustre em si e mais bem-vinda para eles que aquela do Egito.
Sua escravidão no Egito veio sobre eles gradualmente e quase imperceptivelmente. Aquela na Babilônia veio sobre eles de uma vez e com todas as circunstâncias agravantes de terror.
No Egito tinham uma Gósen própria, mas nenhuma assim na Babilônia. No Egito eram tratados como servos que eram úteis, na Babilônia como cativos que haviam sido odiosos.
- Eles serão avisados, e Deus será glorificado, por estes juízos trazidos sobre eles. Estes juízos têm uma voz e falam alto:
(1.) Instrução para eles. Quando Deus os castiga, ele lhes ensina. Por esta vara Deus contesta com eles (v. 20): “Fará um homem deuses para si?”
“Será qualquer homem tão completamente desprovido de razão e reflexão a ponto de pensar que um deus de sua própria fabricação pode servir-lhe de algum auxílio?”
“Voltarão vocês a ser tão insensatos como têm sido, fazendo para si deuses que não são deuses, quando têm um Deus a quem podem chamar seu, que os fez e é ele mesmo o Deus verdadeiro e vivo?”
(2.) Honra a Deus, pois ele será conhecido pelos juízos que executa. Primeiro recompensará sua iniquidade (v. 18), e então ele [lacuna na fonte] desta vez (v. 21), desta vez de uma vez por todas, não por muitas interrupções de sua paz, mas por esta única desolação e destruição dela.
“Por esta vez, e não mais, farei que conheçam minha mão, o comprimento e o peso de minha mão punitiva, quão longe pode alcançar e quão profundamente pode ferir.”
“E saberão que meu nome é Jeová, um Deus com quem não há contenda, que dá existência às ameaças e lhes põe vida, assim como às promessas.”
II. Contudo, ele tem misericórdia em reserva para eles, indicações da qual entram aqui para o ânimo do próprio profeta e daqueles poucos entre eles que tremem à palavra de Deus.
Foi dito, com um ar de severidade (v. 13), que Deus os baniria para uma terra estranha. Mas, para que não fossem por isso levados ao desespero, seguem-se imediatamente palavras de consolo:
- Os dias virão, os dias alegres, quando a mesma mão que os dispersou os reunirá novamente, v. 14, 15. São lançados para fora, mas não são rejeitados, não são descartados.
Serão trazidos da terra do norte, a terra de seu cativeiro, onde são retidos com mão forte, e de todas as terras para onde são impelidos e onde pareciam estar perdidos e sepultados na multidão.
Ou melhor: eu os trarei novamente à sua própria terra e os fixarei ali. Assim como as ameaças anteriores concordavam com o que estava escrito nesta lei, assim concorda esta promessa.
Contudo, “não os lançarei fora”, Levítico 26:44. “Dali o Senhor teu Deus te reunirá”, Deuteronômio 30:4.
E as palavras seguintes (v. 16) podem ser entendidas como uma promessa. Deus mandará buscar pescadores e caçadores, os medos e persas, que os encontrarão nos países onde estão dispersos e os enviarão de volta para sua própria terra.
Ou Zorobabel e outros de sua própria nação, que os pescariam e sairiam à sua caça, para persuadi-los a retornar.
Ou quaisquer instrumentos dos quais o Espírito de Deus fez uso para despertar seus espíritos para subir, o que a princípio estavam relutantes em fazer.
Começaram a aninhar-se na Babilônia. Mas, assim como uma águia desperta seu ninho e adeja sobre seus filhotes, assim Deus fez com eles, Zacarias 2:7.
- Sua libertação da Babilônia seria, sob alguns aspectos, mais ilustre e memorável que sua libertação do Egito.
Ambas foram obra do Senhor e maravilhosas a seus olhos. Ambas foram provas de que o Senhor vive e deviam ser mantidas em lembrança eterna, para sua honra, como o Deus vivo.
Mas a nova misericórdia será tão surpreendente, tão bem-vinda, que até abolirá a memória da anterior.
Não que misericórdias novas não devam fazer-nos lembrar as antigas e dar-nos ocasião de renovar nossas ações de graças por elas.
Contudo, porque somos tentados a pensar que os dias anteriores eram melhores que estes e a perguntar: “Onde estão todas as maravilhas de que nossos pais nos falaram?”
Como se o braço de Deus tivesse se encurtado, e a exaltar a era dos milagres acima das eras posteriores, quando misericórdias são realizadas no caminho da providência comum, por isso nos é permitido aqui esquecer comparativamente a saída de Israel do Egito como uma libertação superada por aquela da Babilônia.
Aquela foi feita por força e poder, esta pelo Espírito do Senhor dos exércitos, Zacarias 4:6.
Nesta havia mais de misericórdia perdoadora (o ramo mais glorioso da misericórdia divina) do que naquela. Pois seu cativeiro na Babilônia tinha mais em si do castigo do pecado que sua servidão no Egito.
E por isso o que consola Sião em sua libertação da Babilônia é isto: que “sua iniquidade é perdoada”, Isaías 40:2.
Repare: Deus glorifica a si mesmo, e devemos glorificá-lo, naquelas misericórdias que não têm milagres em si, assim como naquelas que têm.
E, embora os favores de Deus a nossos pais não devam ser esquecidos, contudo pelos favores a nós mesmos em nosso próprio dia devemos especialmente dar graças.
- Sua libertação do cativeiro será acompanhada de uma bendita reforma, e retornarão eficazmente curados de sua inclinação à idolatria, o que completará sua libertação e a tornará uma misericórdia de fato.
Haviam maculado sua própria terra com suas coisas detestáveis, v. 18. Mas, quando tiverem penado por fazer isso, virão e se humilharão diante de Deus, vv. 19-21:
(1.) Serão levados a reconhecer que só seu Deus é Deus de fato, pois ele é um Deus a quem recorrer na necessidade: “Minha força”, para me apoiar e consolar, “minha fortaleza”, para me proteger e abrigar, e “meu refúgio”, a quem posso fugir “no dia da aflição”.
Repare: A necessidade conduz a Deus muitos que haviam se colocado à distância dele. Aqueles que o desprezaram no dia de sua prosperidade ficarão contentes em fugir para ele no dia de sua aflição.
(2.) Serão vivificados para retornar a ele pela conversão dos gentios: “Os gentios virão a ti dos confins da terra”. E por isso não viremos nós?
Ou: “Os judeus, que por suas idolatrias haviam se tornado como gentios (assim prefiro entendê-lo), virão a ti pelo arrependimento e pela reforma, retornarão a seu dever e lealdade, até dos confins da terra, de todos os países para onde foram impelidos.”
O profeta se consola com essa esperança e, num arroubo de alegria, repete diante de Deus a notícia que dele recebera: “Ó Senhor, minha força e minha fortaleza, estou agora tranquilo, já que me deste a perspectiva de multidões que virão a ti dos confins da terra, tanto judeus convertidos quanto prosélitos gentios.”
Repare: Aqueles que são eles próprios levados a Deus não podem deixar de se regozijar grandemente ao ver outros vindo a ele, voltando a ele.
(3.) Reconhecerão a insensatez de seus antepassados, o que lhes convém fazer quando estavam penando pelos pecados deles: “Certamente nossos pais herdaram, não a satisfação que prometiam a si mesmos e a seus filhos, mas mentiras, vaidade e coisas nas quais não há proveito.”
“Agora percebemos que nossos pais foram vítimas de embuste em seu culto idólatra. Ele não cumpriu o que prometia; por isso, que temos mais a ver com ele?”
Repare: Seria bom se a decepção que alguns encontraram no serviço do pecado e suas consequências perniciosas para eles conseguissem dissuadir outros de seguir seus passos.
(4.) Argumentando, abandonarão sua idolatria. E aquela reforma provavelmente será sincera e duradoura que resulta de um convencimento racional do grande absurdo que há no pecado.
Argumentarão assim consigo mesmos (e é bem argumentado): “Deveria um homem ser tal insensato, tão perfeitamente desprovido da razão de um homem, a ponto de fazer deuses para si, as criaturas de sua própria fantasia, a obra de suas próprias mãos, quando na realidade não são deuses?” v. 20.
Pode um homem estar tão embrutecido, tão perfeitamente perdido para o entendimento humano, a ponto de esperar qualquer bênção ou favor divino daquilo que não alega divindade alguma senão a que primeiro recebeu dele?
(5.) Nisto darão honra a Deus e tornarão evidente que conhecem tanto sua mão em sua providência quanto seu nome em sua palavra, e que são levados a conhecer seu nome pelo que são levados a conhecer de sua mão, v. 21.
Desta vez, agora por fim, serão levados a conhecer aquilo que não quiseram ser levados a conhecer por todos os esforços que os profetas fizeram com eles.
Repare: Tão obtusos somos que nada menos que a poderosa mão da graça divina, conhecida por experiência, pode fazer-nos conhecer corretamente o nome de Deus como nos é revelado.
- Sua libertação do cativeiro será um tipo e figura desta grande salvação a ser realizada pelo Messias, que reunirá em um os filhos de Deus que estavam dispersos.
E isso é o que supera tanto a libertação do Egito a ponto de até eclipsar seu brilho e fazê-la até ser esquecida.
A isso alguns aplicam a passagem dos muitos pescadores e caçadores aos pregadores do evangelho, pescadores de homens cuja tarefa era apanhar almas na rede do evangelho, encontrá-las em toda montanha e colina e assegurá-las para Cristo.
Então os gentios vieram a Deus, alguns dos confins da terra, e passaram do serviço de ídolos mudos para o culto dele.