Jeremias 13
Argumento
Ainda o profeta procura despertar esse povo seguro de si e obstinado ao arrependimento, considerando os juízos de Deus que estavam prestes a vir sobre eles. Ele deve dizer-lhes:
I. Pelo sinal de um cinto estragado, que o orgulho deles seria manchado, vv. 1-11.
II. Pelo sinal de jarros cheios de vinho, que os conselhos deles seriam frustrados, vv. 12-14.
III. Em vista disso, deve chamá-los ao arrependimento e à humilhação, vv. 15-21.
IV. Deve convencê-los de que é por sua obstinação e incorrigibilidade que os juízos de Deus se prolongam tanto e chegam a extremos, vv. 22-27.
Versículos 1 a 11
O Cinto Estragado. (a.C. 606.)
Aqui está:
I. Um sinal, o estrago de um cinto que o profeta usara por algum tempo, escondendo-o numa fenda de uma rocha perto do rio Eufrates.
Era comum os profetas ensinarem por meio de sinais, para que um povo estúpido e irrefletido fosse levado a considerar, crer e se comover com o que assim lhe era apresentado.
- Ele devia usar um cinto de linho por algum tempo, vv. 1-2. Alguns pensam que o usava por baixo da roupa, por ser de linho e porque se diz que se prendia aos seus lombos, v. 11.
Parece mais provável que o usasse por cima da roupa, pois se destinava a ser motivo de honra e louvor, e provavelmente era uma faixa fina, como as que os oficiais usam e as que comumente se usam hoje nas nações do Oriente.
Ele não devia pô-lo na água, mas usá-lo como estava, para que ficasse mais resistente e menos propenso a apodrecer: o linho se desgasta quase tanto na lavagem quanto no uso. Sem estar molhado, ficaria mais rígido e menos flexível; ainda assim, ele devia dar um jeito de usá-lo. Provavelmente era linho muito fino, que dura bastante sem ser lavado.
O profeta, como João Batista, não era dos que usavam roupas macias. Por isso, seria ainda mais estranho vê-lo com um cinto de linho, pois provavelmente costumava usar um de couro.
Depois de usar esse cinto de linho por algum tempo, devia ir escondê-lo numa fenda de uma rocha (v. 4), junto à margem da água, onde, quando a água subisse, ele ficaria molhado e, quando baixasse, voltaria a secar; assim apodreceria logo, mais depressa do que se ficasse sempre molhado ou sempre seco.
Depois de muitos dias, devia procurá-lo e o encontraria completamente estragado, reduzido a farrapos e sem serventia, v. 7.
Há muito os intérpretes discutem se isso foi realmente feito, de modo que o povo pudesse ver e observar, ou se aconteceu apenas num sonho ou visão, sem ir além da mente do profeta.
Parece difícil imaginar que o profeta tenha sido enviado em duas viagens tão longas ao rio Eufrates, cada uma levando algumas semanas, quando sua presença em casa fazia tanta falta.
Por isso, a maioria tende a pensar que ao menos a viagem foi apenas em visão, como a de Ezequiel, do cativeiro na Caldeia até Jerusalém (Ezequiel 8:3) e dali de volta à Caldeia (Ezequiel 11:24); e a explicação desse sinal foi dada somente ao próprio profeta (v. 8), não ao povo, pois o sinal não foi público.
Mas, como provavelmente naquela época havia grande facilidade de viajar entre Jerusalém e Babilônia, e uma parte do Eufrates não ficava tão distante, sendo até a fronteira mais extrema da terra prometida (Josué 1:4), não vejo inconveniente em supor que o profeta tenha feito duas viagens para lá; pois está dito expressamente: “Ele fez como o Senhor lhe ordenara”.
Assim deu uma prova notável de sua obediência a Deus, para envergonhar a obstinação de um povo desobediente.
O cansaço da viagem seria muito apropriado para representar tanto o esforço que faziam para se corromper com suas idolatrias quanto a triste fadiga do cativeiro; e o Eufrates, por ser o rio de Babilônia, que seria o lugar de sua escravidão, era um detalhe importante nesse sinal.
II. O que esse sinal significava. O profeta estava disposto a arcar com qualquer custo e esforço para comover esse povo com a palavra do Senhor. Os ministros devem gastar o que têm e se deixar gastar pelo bem das almas. Temos a explicação desse sinal nos vv. 9-11.
- O povo de Israel tinha sido para Deus como esse cinto em dois aspectos:
(1.) Ele os havia tomado para a aliança e a comunhão consigo: “Assim como o cinto se prende bem junto aos lombos de um homem e o envolve, também fiz as casas de Israel e de Judá se prenderem a mim”.
Eram um povo próximo de Deus (Salmos 148:14); pertenciam a ele, eram seu povo peculiar, um reino de sacerdotes que tinha acesso a ele acima das outras nações. Ele os fez se prenderem a si pela lei que lhes deu, pelos profetas que enviou entre eles e pelos favores que lhes mostrou em sua providência.
Exigia que comparecessem regularmente aos pátios de sua casa e ratificassem frequentemente a aliança com ele por meio de sacrifícios. Assim foram feitos para se prenderem a ele de tal modo que alguém poderia pensar que jamais se separariam.
(2.) Com isso, ele tinha o desígnio de promover sua própria honra.
Quando os tomou para que fossem seu povo, foi para que fossem para ele um nome, um louvor e uma glória, assim como o cinto é um ornamento para o homem, e, em especial, o cinto primoroso do éfode servia ao sumo sacerdote para glória e beleza.
Repare: aqueles que Deus toma para serem seu povo, ele pretende que sejam para ele um louvor.
[1.] É dever deles honrá-lo, observando suas ordenanças e buscando a glória dele nisso, adornando assim a profissão de fé.
[2.] É a felicidade deles que ele se considere honrado neles e por meio deles.
Ele se agrada deles e se gloria em sua relação com eles, enquanto se comportam como convém ao seu povo. Ele teve por bem incluir entre os títulos de sua honra ser o Deus de Israel, sim, Deus para Israel (1 Crônicas 17:24). Em vão alegamos ser povo de Deus se não formos para ele um louvor.
- Por suas idolatrias e outras iniquidades, eles se desligaram dele, afastaram-se, roubaram-lhe a honra que lhe deviam, enterraram-se na terra, e numa terra estrangeira ainda por cima, mesclaram-se entre as nações e ficaram tão estragados e corrompidos que não prestavam para nada.
Já não podiam ser para Deus, como se destinavam, um nome e um louvor, pois não quiseram ouvir nem sobre o dever de fazer isso nem sobre o privilégio de valorizá-lo. Recusaram-se a ouvir as palavras de Deus, pelas quais poderiam ter continuado bem unidos a ele.
Seguiram a imaginação do próprio coração, aonde quer que a fantasia os levasse, e não se negaram satisfação alguma que desejassem, sobretudo no culto.
Não quiseram se prender a Deus, mas seguiram outros deuses, servindo-os e adorando-os; encantaram-se com os deuses das nações gentias que ficavam na direção do Eufrates, de modo que ficaram completamente estragados para o serviço do próprio Deus e eram como esse cinto, esse cinto apodrecido: uma vergonha para sua profissão de fé, em vez de um ornamento.
Foi uma pena enorme que um cinto assim se estragasse tanto, que um povo assim degenerasse tão miseravelmente.
- Por seus juízos, Deus os separaria de si, os enviaria ao cativeiro, apagaria toda a sua beleza e arruinaria sua excelência, de modo que seriam como um cinto fino reduzido a farrapos: um povo desprezível, inútil e sem valor. Desse modo, Deus estragará o orgulho de Judá e o grande orgulho de Jerusalém.
Ele os despojaria de tudo aquilo de que se orgulhavam e em que confiavam; não seria apenas maculado e manchado, mas completamente destruído, como esse cinto de linho.
Observe que ele fala do orgulho de Judá (o povo do interior se orgulhava de sua terra santa, de sua boa terra), mas do grande orgulho de Jerusalém; ali ficavam o templo e o palácio real e, por isso, os cidadãos eram mais orgulhosos que os habitantes de outras cidades.
Deus repara nos graus de orgulho dos homens, o orgulho de uns e o grande orgulho de outros; e ele o estragará, o manchará. O orgulho cairá, pois Deus resiste aos orgulhosos.
Ele ou estragará o orgulho que há em nós: o mortificará por sua graça, nos fará envergonhar dele e, como no caso de Ezequias, nos humilhará pelo orgulho de nosso coração, até pelo grande orgulho, e nos curará dele, por maior que seja.
Esse estrago do orgulho será o aperfeiçoamento da alma; felizes seremos se as providências humilhantes nos humilharem o coração. Ou então Deus estragará aquilo de que nos orgulhamos.
Capacidades, dons, instrução, poder e privilégios externos: se nos orgulhamos dessas coisas, é justo que Deus as arruíne. Até o templo, quando se tornou o orgulho de Jerusalém, foi arruinado e reduzido a cinzas. É honra de Deus olhar para cada orgulhoso e rebaixá-lo.
Os Jarros Cheios de Vinho; Castigo Predito; Um Chamado ao Arrependimento. (a.C. 606.)
Versículos 12 a 20
Aqui está:
I. Um juízo anunciado contra esse povo, que o deixaria completamente embriagado. Essa condenação é pronunciada contra eles por meio de uma figura, para que fosse mais notada e causasse maior impacto (v. 12): “Assim diz o Senhor Deus de Israel: todo jarro será cheio de vinho”.
Isto é, aqueles que, por seus pecados, se fizeram vasos de cólera preparados para a destruição serão cheios da cólera de Deus, assim como um jarro se enche de vinho; e, assim como todo vaso de misericórdia preparado para a glória será cheio de misericórdia e glória, eles ficarão cheios da fúria do Senhor (Isaías 51:20).
Serão frágeis como jarros e, como odres velhos nos quais se põe vinho novo, estourarão e serão despedaçados (Mateus 9:17).
Ou então terão a cabeça tão cheia de vinho quanto jarros, pois é assim que a figura é explicada no v. 13: ficarão cheios de embriaguez; compare com Isaías 51:17. É provável que isso fosse um provérbio comum entre eles, aplicado de várias maneiras; mas, sem perceber o sentido do profeta, zombaram dele: “Não sabemos com certeza que todo jarro será cheio de vinho?”
“Que coisa estranha há nisso? Diga-nos algo que não soubéssemos antes.” Talvez tenham ficado tão irritados com o profeta porque entenderam que aquilo era uma repreensão por sua embriaguez, e provavelmente essa era em parte a intenção. Amavam os jarros de vinho (Oseias 3:1). Seus vigias só pensavam em vinho (Isaías 56:12).
Amavam seus falsos profetas, que profetizavam vinho para eles (Miquéias 2:11) e mandavam que se alegrassem, pois nunca lhes faltaria um jarro para isso.
“Pois bem”, diz o profeta, “vocês terão os jarros cheios de vinho, mas não do vinho que desejam.” Suspeitaram que ele tinha algum sentido misterioso que profetizava, a respeito deles, não o bem, mas o mal; e ele admite que sim. O que queria dizer era isto:
- Ficariam atordoados como homens embriagados. Um homem bêbado é bem comparado a um jarro ou barril cheio de vinho, pois, quando o vinho entra, saem o juízo, a sabedoria, a virtude e tudo o que presta.
Deus ameaça agora (v. 13) que todos ficarão cheios de embriaguez; estarão cheios de confusão em seus conselhos, vacilarão em toda a conversa e cambalearão em todos os movimentos; não saberão o que dizem ou fazem, muito menos o que deveriam dizer ou fazer. Enjoarão de tudo de que desfrutam e o vomitarão, como fazem os bêbados (Jó 20:15).
Cairão num torpor, completamente incapazes de se ajudar e, como homens que beberam até perder a razão, ficarão à mercê de todos e se exporão ao desprezo de quem os cerca.
Essa não será a condição de apenas alguns deles, pois, se alguém estivesse sóbrio, poderia ter ajudado os demais: até os reis que se sentam no trono de Davi, que deveriam ser como seu pai Davi, sábio como um anjo de Deus, ficarão assim embriagados.
Os sacerdotes e profetas também, os falsos profetas que alegavam guiá-los, eram tão indulgentes com suas cobiças e, por isso, foram justamente tão privados dos sentidos quanto quaisquer outros. Ou melhor: todos os habitantes, tanto da terra quanto de Jerusalém, estavam tão embriagados quanto eles. Deus tira o juízo daqueles que destruirá.
- Atordoados, se voltarão uns contra os outros. O cálice do vinho da fúria do Senhor os lançará não apenas em letargia, de modo que não poderão ajudar a si mesmos nem uns aos outros, mas numa loucura completa, de modo que farão dano a si mesmos e uns aos outros (v. 14): Farei um homem chocar-se contra seu irmão.
Não só suas loucuras de bêbados, mas também suas brigas de bêbados ajudarão a arruiná-los. Os bêbados muitas vezes são briguentos e, por isso, têm aflição e tristeza (Provérbios 23:29, 30); assim, o pecado deles é seu castigo, como aconteceu aqui.
Deus enviou um espírito maligno às famílias e às vizinhanças (como em Juízes 9:23), que os tornou desconfiados e rancorosos uns com os outros; pais e filhos brigavam e estavam prontos a se despedaçar, tornando-se presa fácil para o inimigo comum.
Depois de promulgado esse decreto contra eles, Deus diz: “Não terei piedade, nem pouparei, nem terei misericórdia, mas os destruirei”, pois não terão piedade, não pouparão nem se compadecerão, mas destruirão uns aos outros; veja Habacuque 2:15, 16.
II. Aqui se dá um bom conselho, que, se fosse seguido, evitaria essa devastação. Em poucas palavras, é que se humilhem sob a poderosa mão de Deus. Se ouvirem e derem ouvidos, é isto que Deus lhes diz: “Não sejais orgulhosos”, v. 15.
Esse era um dos pecados pelos quais Deus tinha uma controvérsia com eles (v. 9); que mortifiquem e abandonem esse pecado, e Deus encerrará sua controvérsia. “Não sejam orgulhosos. Quando Deus lhes fala por meio de seus profetas, não se considerem bons demais para ser ensinados.”
“Não sejam zombeteiros nem obstinados; não deixem o coração se levantar contra a palavra nem desprezem os mensageiros que a trazem.”
“Quando Deus vier contra vocês em sua providência, pois por meio dessas ações ele fala, não se sintam seguros quando ele ameaça nem impacientes quando golpeia, pois o orgulho está na raiz de ambas as reações.” Foi o grande Deus quem falou, cuja autoridade não admite contestação e cujo poder é irresistível; portanto, submetam-se ao que ele diz e não sejam orgulhosos, como têm sido.
Não devem ser orgulhosos, pois:
- Devem exaltar a Deus e procurar honrá-lo: “Dai glória ao Senhor, vosso Deus, e não aos vossos ídolos nem a outros deuses. Dai-lhe glória confessando vossos pecados, reconhecendo-vos culpados diante dele e aceitando o castigo por vossa iniquidade”, v. 16.
“Dai-lhe glória com arrependimento sincero e mudança de vida.” Só então começamos a viver como devemos e com algum bom propósito: quando começamos a dar glória ao Senhor, nosso Deus, fazendo da honra dele o nosso principal objetivo e buscando-a de acordo com isso.
“Façam isso depressa, enquanto ainda lhes é dado prazo para se arrependerem, antes que ele cause escuridão, antes que vocês deixem de ver qualquer saída.” Repare: a escuridão será a porção dos que não se arrependerem para dar glória a Deus.
Quando aqueles que foram abrasados pelo calor da quarta taça não se arrependeram para dar glória a Deus, a taça seguinte os encheu de escuridão (Apocalipse 16:9, 10).
O agravamento da escuridão aqui ameaçada é:
(1.) As tentativas de escapar apressarão a ruína deles: os pés tropeçarão enquanto se apressam pelas montanhas escuras; cairão e não conseguirão se levantar. Repare: os que pensam que podem ultrapassar os juízos de Deus encontrarão o caminho intransitável.
Por mais que se apressem, não conseguirão avançar; os juízos que os perseguem os alcançarão. O caminho deles é escuro e escorregadio (Salmos 35:6).
Portanto, antes de chegar a esse extremo, é sábio dar glória a Deus e assim fazer as pazes com ele, correr para sua misericórdia. Então não será necessário fugir de sua justiça.
(2.) A esperança de uma situação melhor será frustrada: enquanto esperam luz, conforto e alívio, ele a transformará em sombra da morte, muito sombria e terrível, e em profunda escuridão, como a do Egito, quando o faraó continuou a endurecer o coração: uma escuridão que se podia sentir.
A expectativa dos pecadores impenitentes perece quando morrem pensando que será satisfeita.
- Devem rebaixar-se e aceitar a vergonha para si mesmos.
A prerrogativa do rei e da rainha não os livrará disso (v. 18): “Digam ao rei e à rainha que, por maiores que sejam, devem se humilhar com verdadeiro arrependimento e, assim, dar glória a Deus e bom exemplo aos súditos.” Repare: os que são exaltados acima dos outros no mundo devem se humilhar diante de Deus, que está acima do mais elevado e a quem reis e rainhas devem prestar contas.
Devem humilhar-se e sentar-se, sentar-se e pensar no que está por vir, sentar-se no pó e lamentar. Devem humilhar-se, pois, do contrário, Deus tomará medidas eficazes para humilhá-los: “Vossas dignidades cairão”, a honra e o poder em que vocês se valorizam e nos quais confiam, até a coroa de sua glória, sua bela ou gloriosa coroa.
Quando forem levados cativos, onde estarão então sua dignidade e todas as suas insígnias? Bendito seja Deus: há uma coroa de glória que herdarão os que se humilham e que jamais cairá.
III. Esse conselho é reforçado por alguns argumentos, caso continuem orgulhosos e sem se humilhar.
- Isso será motivo de dor indizível para o profeta (v. 17): “Se vocês não ouvirem, não se submeterem à palavra e continuarem rebeldes, não só meu olho, mas minha alma chorará em lugares secretos.” Repare: a obstinação das pessoas que se recusam a ouvir a palavra de Deus partirá o coração dos pobres ministros, que conhecem um pouco dos terrores do Senhor e do valor das almas.
Eles estão tão longe de desejar isso que tremem ao pensar na morte dos pecadores.
Sua dor não era dissimulada (sua alma chorava) e sem afetação, pois escolheu chorar em lugares secretos, onde ninguém o via, a não ser aquele que tudo vê. Mesclaria suas lágrimas não só à pregação pública, mas também às devoções particulares. Ou melhor: pensar na condição deles o deixaria melancólico e o faria tornar-se um recluso completo.
Doeria a ele:
(1.) Ver que seus pecados não foram objeto de arrependimento: “Minha alma chorará por vosso orgulho”, sua arrogância, obstinação e confiança vã. Repare: os pecados dos outros devem ser motivo de tristeza para nós.
Devemos lamentar aquilo que não podemos consertar e lamentá-lo ainda mais por não podermos consertá-lo.
(2.) Ver que a calamidade deles já não tem reparo nem remédio: “Meus olhos chorarão amargamente, não tanto porque meus parentes, amigos e vizinhos estejam aflitos, mas porque o rebanho do Senhor, seu povo e as ovelhas de seu pasto, está sendo levado cativo.” O que mais deve nos entristecer é aquilo que prejudica a honra de Deus e enfraquece o interesse de seu reino.
- Isso causará a ruína inevitável deles, vv. 19-21.
(1.) A terra será devastada: “As cidades do sul serão fechadas”. As cidades de Judá ficavam na parte sul da terra de Canaã; serão sitiadas com rigor pelo inimigo, de modo que ninguém poderá entrar nem sair, ou serão abandonadas pelos habitantes, sem que ninguém entre ou saia.
Alguns entendem que se trata das cidades do Egito, que ficava ao sul de Judá; os lugares de onde esperavam socorro lhes faltarão, e não conseguirão chegar até eles.
(2.) Os habitantes serão levados às pressas para uma terra estrangeira, onde viverão como escravos: “Judá será levado cativo”.
Alguns já tinham sido levados, e eles esperavam que isso bastasse para cumprir a profecia e que o restante ainda ficasse; mas não: “serão levados todos”. Deus dará cabo deles: “serão levados por completo”.
Assim aconteceu no último cativeiro, sob Zedequias, porque não se arrependeram.
(3.) O inimigo que faria isso já estava perto (v. 20): “Levantem os olhos. Vejo os que vêm do norte, da terra dos caldeus, em marcha; vocês também podem vê-los, se quiserem.”
“Vejam como avançam depressa e como parecem ferozes.” Então ele se dirige ao rei ou, antes, como os pronomes estão no feminino, à cidade ou ao Estado.
[1.] “O que farás agora com o povo confiado aos teus cuidados, que deverias proteger? Onde está o rebanho que te foi dado, teu belo rebanho? Para onde podes levá-lo agora em busca de abrigo?”
“Como escaparão desses lobos vorazes?” Os magistrados devem considerar-se pastores e aqueles que estão sob seu cuidado como o rebanho confiado a eles, pelo qual terão de prestar contas. Devem ter prazer nele como seu belo rebanho e pensar no que fazer pela segurança dele em tempos de perigo público.
Os chefes de família que negligenciam os filhos e deixam que pereçam por falta de boa educação, e os ministros que negligenciam seu povo, devem pensar que ouvem Deus lhes perguntar: “Onde está o rebanho que te foi dado para alimentar, esse rebanho tão belo? Foi feito morrer de fome; foi deixado exposto aos animais de rapina.”
“Que contas darás dele quando o Pastor principal aparecer?”
[2.] “O que tens a contestar contra a justiça do proceder de Deus? O que dirás quando ele pedir contas dos dias passados?”, v. 21. “Nada poderás dizer além de que Deus é justo em tudo o que te sobreveio.” O que dirão aqueles que se iludem com a esperança de impunidade?
Que confusão lhes cobrirá o rosto quando descobrirem que foram enganados e que Deus os castiga!
[3.] “O que pensarás agora de tua própria insensatez, por dares tanto poder aos caldeus, buscando a ajuda deles e fazendo um pacto com eles?”
“Assim os ensinaste a se tornarem capitães contra ti e a serem teus chefes.” Ezequias começou quando mostrou seus tesouros aos embaixadores do rei de Babilônia, atraindo-o com isso a vir saqueá-lo.
Os que têm um Deus em quem confiar, mas cortejam alianças estrangeiras e nelas depositam confiança, apenas fabricam varas para si e ensinam seus vizinhos a se tornarem seus senhores.
[4.] “Como suportarás o sofrimento que já está à porta? As dores não te tomarão como a uma mulher em trabalho de parto?”
“Dores das quais não podes escapar nem te livrar, dores extremas e, nesses aspectos, mais graves que as de uma mulher em trabalho de parto: não eram esperadas e não há menino que nasça, cuja alegria depois as faça esquecer.”
Versículos 22 a 27
Castigo Predito; Causas da Ruína de Jerusalém. (a.C. 606.)
Aqui está:
I. A ruína anunciada como antes: os judeus irão ao cativeiro e sofrerão todas as misérias da mendicância e da escravidão; serão despidos, terão as saias expostas por falta de vestes exteriores que os cubram e os calcanhares ficarão descalços por falta de sapatos, v. 22.
Assim costumavam tratar os prisioneiros de guerra quando os levavam cativos, nus e descalços (Isaías 20:4). Levados assim para uma terra estrangeira, serão espalhados ali como a palha levada pelo vento do deserto, sem que ninguém se preocupe em juntá-la de novo, v. 24. Se a palha escapar do fogo, o vento a levará.
Se um juízo não cumprir a tarefa, outro cumprirá, com aqueles que, pelo pecado, se fizeram como palha. Serão despojados de todos os adornos e expostos à vergonha, como prostitutas levadas em carroça, v. 26. Fizeram seu orgulho aparecer, mas Deus fará aparecer sua vergonha; assim, aqueles que se encantaram com eles terão vergonha deles.
II. O povo pergunta qual foi a causa dessa ruína, v. 22.
“Tu dirás em teu coração” (e Deus sabe dar uma resposta apropriada ao que as pessoas dizem no coração, ainda que não o digam em voz alta; Jesus, conhecendo os pensamentos delas, respondeu-lhes, Mateus 9:4): “Por que essas coisas me aconteceram?”
Supõe-se que a pergunta surja no coração:
- De um pecador que contende com Deus e se recusa a aceitar a correção. Não conseguiam ver que tivessem feito algo que pudesse provocar justamente a ira de Deus contra eles. Não ousavam dizer isso em voz alta, mas no coração acusavam Deus de injustiça, como se tivesse imposto a eles mais do que era justo.
Procuram a causa de suas calamidades quando, se não fossem deliberadamente cegos, poderiam vê-la com facilidade. Ou:
- De um pecador que volta para Deus. Se ao menos um pensamento de arrependimento surgir no coração em algum momento (“O que fiz?”, Jeremias 8:6; “Por que estou aflito? Por que Deus contende comigo?”), Deus o percebe e está pronto, por seu Espírito, a gravar o convencimento, para que o pecado, uma vez descoberto, possa ser objeto de arrependimento.
III. A resposta a essa pergunta. Deus será justificado quando falar e nos obrigará a justificá-lo; por isso, porá em ordem diante dos pecadores seus pecados. Eles perguntam: “Por que essas coisas nos acontecem?” Que saibam que a culpa é toda deles.
- É pela grandeza de suas iniquidades, v. 22. Deus não se aproveita deles por faltas pequenas; não, os pecados pelos quais agora os castiga são dos mais graves, muito hediondos por natureza e muito agravados, devido à multidão de sua iniquidade, como se pode ler: pecados de todo tipo, repetidos e retomados muitas vezes.
Alguns pensam que corremos mais perigo por causa da multidão de pecados menores do que pela gravidade dos maiores; de ambos podemos dizer: Quem pode entender os próprios erros?
- É por sua obstinação no pecado, pois se acostumaram a ele por tanto tempo que quase não havia esperança de recuperá-los (v. 23): “Pode o etíope mudar sua pele”, negra por natureza, “ou o leopardo suas manchas”, tecidas até na pele?
A sujeira acumulada pode ser lavada, mas não conseguimos mudar a cor natural de um cabelo (Mateus 5:36), muito menos a da pele; assim, é impossível, moralmente impossível, recuperar e reformar esse povo.
(1.) Há muito estavam acostumados a fazer o mal.
Foram ensinados a fazer o mal; foram educados e criados no pecado, serviram um aprendizado nele e passaram todos os dias fazendo disso seu ofício. Era uma prática tão constante que se tornou sua segunda natureza.
(2.) Por isso, seus profetas já não esperavam conseguir levá-los a fazer o bem.
Esse era o objetivo deles: eles os persuadiam a parar de fazer o mal e aprender a fazer o bem, mas não conseguiram o intento. Estavam acostumados a fazer o mal havia tanto tempo que era quase impossível que se arrependessem, mudassem e começassem a fazer o bem. Repare: o hábito no pecado é um obstáculo muito grande à conversão que afasta do pecado.
Em geral, considera-se incurável a doença arraigada.
Os que há muito se acostumaram a pecar abandonaram o freio do temor e da vergonha; a consciência deles está cauterizada, os hábitos do pecado estão firmados e alegam direito de posse. É justo que Deus entregue às cobiças de seus próprios corações aqueles que por tanto tempo se recusaram a se entregar à graça dele.
O pecado é o negror da alma, sua deformidade; é sua mancha, aquilo que a descolore. É natural para nós; fomos formados nele, de modo que não podemos nos livrar dele por força própria.
Mas há uma graça todo-poderosa capaz de mudar a pele do etíope, e essa graça não faltará aos que, reconhecendo sua necessidade dela, a buscarem com zelo e a aproveitarem com fidelidade.
- É por suas traiçoeiras deserções do Deus da verdade e por confiarem em vaidades mentirosas (v. 25): “Esta é a tua sorte: ser espalhada e levada embora. Esta é a porção de tuas medidas da minha parte, a punição que te foi designada como por linha e medida; esta será tua parte nas misérias deste mundo. Espera por ela e não penses que escaparás.”
“Isso acontece porque te esqueceste de mim, dos favores que te concedi e das obrigações que tens para comigo; não tens qualquer sentimento nem lembrança deles.”
O esquecimento de Deus está na base de todo pecado, assim como a lembrança de nosso Criador desde cedo é o início feliz e cheio de esperança de uma vida santa.
“Tendo te esquecido de mim, confiaste na falsidade, nos ídolos, num braço de carne no Egito e na Assíria, e nas lisonjas que um coração enganoso faz a si mesmo.” Seja qual for a coisa em que confiam os que abandonam a Deus, descobrirão que é uma cana quebrada, uma cisterna quebrada.
- É por sua idolatria, sua prostituição espiritual, pecado que mais provoca o Deus zeloso.
Estão expostos a uma calamidade vergonhosa (v. 26) porque foram culpados de uma iniquidade vergonhosa e, ainda assim, não se envergonham dela (v. 27): “Vi teus adultérios, tua fantasia desordenada por deuses estranhos, cuja satisfação desejaste com impaciência e pela qual até relinchaste.”
“A devassidão de tuas prostituições, tua impudência e insaciabilidade nelas, teu culto ansioso aos ídolos nos montes e nos campos, nos lugares altos.”
“Por isso se pronuncia um ai contra ti, ó Jerusalém! Ou melhor: muitos ais.”
IV. Ao final, há uma argumentação afetuosa dirigida a eles sobre todo o assunto. Embora se julgasse quase impossível levá-los a fazer o bem (v. 23), enquanto há vida há esperança; por isso, ele ainda argumenta com eles para levá-los ao arrependimento, v. 27.
- Argumenta sobre o próprio assunto: “Não queres ser limpa?”
Repare: a grande preocupação dos que estão contaminados pelo pecado é ser limpos pelo arrependimento, pela fé e por uma mudança completa de vida. A razão por que os pecadores não são limpos é que não querem ser limpos; nisso agem da forma mais insensata: “Não queres ser limpa?”
“Certamente, no fim, serás persuadida a lavar-te e limpar-te, e assim agirás com sabedoria em teu próprio favor.”
- Argumenta sobre o momento: “Quando acontecerá finalmente?” Repare: é prova da maravilhosa graça de Deus que ele deseje o arrependimento e a conversão dos pecadores e considere longo o tempo até que mudem de coração.
Mas é prova da maravilhosa insensatez dos pecadores que adiem continuamente aquilo que é tão absolutamente necessário que, se nunca for feito, estarão perdidos para sempre. Não dizem que jamais serão limpos, mas que ainda não; deixam para uma ocasião mais conveniente, sem saber dizer quando ela finalmente chegará.