Jeremias 11
Argumento
Neste capítulo:
I. Deus pelo profeta lembra ao povo a aliança que fizera com seus pais, e quanto insistira, como condição da aliança, em que fossem obedientes a ele, vv. 1-7.
II. Ele os acusa de terem, em sucessão a seus pais e em confederação entre si, recusado obstinadamente obedecer-lhe, vv. 8-10.
III. Ele ameaça puni-los com completa ruína por sua desobediência, especialmente por sua idolatria (v. 11, 13), e lhes diz que seus ídolos não os salvariam (v. 12), que seus profetas não deveriam orar por eles (v. 14).
Também justifica seus procedimentos nisso, tendo eles trazido todo esse dano sobre si mesmos por sua própria insensatez e obstinação, vv. 15-17.
IV. Aqui há um relato de uma conspiração formada contra Jeremias por seus concidadãos, os homens de Anatote; a revelação dela por Deus a ele (v. 18, 19), sua oração contra eles (v. 20) e uma predição dos juízos de Deus sobre eles por isso, vv. 21-23.
Versículos 1 a 10
Acusações contra Judá. (a.C. 606.)
O profeta aqui, como promotor em nome de Deus, redige uma acusação formal contra os judeus por desobediência obstinada aos mandamentos de seu legítimo Soberano. Para a condução mais solene dessa acusação:
I. Ele apresenta a comissão que tinha para redigir a acusação contra eles. Não tinha prazer em acusar os filhos de seu povo, mas Deus lhe ordenou falá-la aos homens de Judá, v. 1, 2.
No original é plural: Falem vocês isto. Pois o que dizia a Jeremias era o mesmo que dava como incumbência a todos os seus servos os profetas.
Nenhum deles dizia qualquer coisa além do que Moisés, na lei, dissera. Por isso a ela devem se referir e dirigir o povo: “Ouvi as palavras desta aliança”; “voltem-se para suas Bíblias, sejam julgados por elas.”
Jeremias deve agora proclamar isso nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, para que todos ouçam, pois todos têm parte nisso.
Todas as palavras de censura e convencimento que os profetas falavam eram fundamentadas nas palavras da aliança e concordavam com ela.
E por isso: “Ouçam estas palavras e entendam por elas em que condições estavam com Deus no princípio.” “E então, comparando a si mesmos com a aliança, logo perceberão em que condições agora estão com ele.”
II. Ele abre a carta sobre a qual seu Estado era fundado e pela qual detinham seus privilégios.
Haviam esquecido seu teor e viviam como se pensassem que a concessão era absoluta e que poderiam fazer como lhes agradava e contudo ter o que Deus prometera, ou como se pensassem que manter as observâncias cerimoniais era tudo o que Deus exigia deles.
Por isso lhes mostra, com toda a clareza possível, que aquilo em que Deus insistia era obediência, que era melhor que sacrifício. Ele disse: “Obedecei à minha voz”, v. 4 e novamente v. 7.
“Reconheçam Deus como seu Senhor; entreguem-se a ele como seus súditos e servos; apliquem-se a todas as declarações de sua mente e vontade e façam questão de se conformar a elas.”
“Façam meus mandamentos, não somente em algumas coisas, mas segundo tudo o que lhes ordeno. Façam questão especialmente dos deveres morais e não se contentem com os que são meramente rituais; ouçam as palavras da aliança e as façam.”
- Esse era o contrato original entre Deus e eles quando primeiro os constituiu como povo. Era o que ordenara a seus pais quando primeiro os tirou da terra do Egito, v. 4 e v. 7.
Nunca pretendeu tomá-los sob sua orientação e proteção em quaisquer outras condições. Era isso que exigia deles em gratidão pelas grandes coisas que fizera em favor deles quando os trouxe da fornalha de ferro.
Redimiu-os do serviço dos egípcios, que era escravidão completa, para poder tomá-los em seu próprio serviço, que é liberdade completa, Lucas 1:74, 75.
- Isso foi não somente posto diante deles então, mas foi-lhes imposto com a maior insistência imaginável, v. 7. Deus não somente o ordenou, mas o declarou solenemente e com seriedade a seus pais quando os trouxe em aliança consigo.
Moisés o inculcou repetidas vezes, por preceito sobre preceito e linha sobre linha.
- Isso foi feito condição da relação entre eles e Deus, que era tanto sua honra e privilégio: “Assim sereis meu povo, e serei vosso Deus”; os reconhecerei como meus, e vocês podem me invocar como seu.
Isso indica que, se recusassem obedecer, não poderiam mais reivindicar o benefício da relação.
- Foi nessas condições que a terra de Canaã lhes foi dada por possessão: “Obedecei à minha voz”, para que eu possa cumprir o juramento feito a seus pais de lhes dar uma terra que flui com leite e mel, v. 5.
Deus estava pronto a cumprir a promessa, mas então devem cumprir a condição; se não, a promessa é nula, e é justo da parte de Deus expulsá-los da possessão.
Tendo sido trazidos por seu bom comportamento, nenhuma injustiça lhes era feita se fossem expulsos por seu mau comportamento. A obediência era o aluguel estipulado no contrato, que dava o direito de retomar a posse por falta de pagamento.
- Essa obediência não somente foi feita condição da bênção, mas era exigida sob a pena de maldição. Isso é mencionado primeiro aqui (v. 3), para que, se possível, pudessem ser despertados pelos terrores do Senhor:
“Maldito seja o homem”, ainda que fosse somente uma pessoa, “que não obedece às palavras desta aliança”, muito mais quando é o corpo da nação que se rebela.
Há maldições da aliança assim como bênçãos; e Moisés pôs diante deles não somente vida e bem, mas morte e mal (Deuteronômio 30:15), de modo que lhes foi dado aviso claro das consequências fatais da desobediência.
- Para que essa aliança não fosse esquecida e, por estar fora da mente, pensada fora de validade, Deus de tempos em tempos os chamara a lembrá-la e por seus servos os profetas fizera uma reivindicação contínua dessa renda.
De modo que não podiam alegar, em desculpa de seu não pagamento, que nunca fora exigida.
Desde o dia em que os trouxe do Egito até este dia (e isso era quase mil anos), de uma maneira ou outra, em diversos tempos e modos, lhes declarara solenemente a necessidade de obediência.
Deus registra por quanto tempo desfrutamos os meios de graça e quão poderosos esses meios foram, quantas vezes não apenas nos falaram, mas também nos advertiram solenemente acerca de nosso dever.
- A essa aliança se anuiu (v. 5): “Então respondi e disse: Assim seja, ó Senhor!” Essas são as palavras do profeta expressando ou:
(1.) Sua própria anuência à aliança por si mesmo e seu desejo de ter seu benefício. Deus prometeu Canaã aos obedientes: “Senhor”, diz ele, “aceito tua palavra, serei obediente; que eu tenha minha herança na terra da promessa, da qual Canaã é um tipo.”
Ou:
(2.) Sua boa vontade e bom desejo de que seu povo tivesse seu benefício. “Amém; Senhor, que continuamente sejam mantidos na possessão desta boa terra e não expulsos dela; cumpre a promessa em favor deles”.
Ou:
(3.) A anuência de seu povo à aliança: “Então respondi”, em nome do povo: “Assim seja”.
Tomando nesse sentido, isso se refere à anuência declarada que o povo deu à aliança, não somente a seus preceitos quando disseram que fariam tudo o que o Senhor lhes dissesse e lhe seriam obedientes, mas às penas quando disseram “Amém” a todas as maldições sobre o monte Ebal.
Quanto mais solenemente nos comprometemos com Deus, mais motivo temos para esperar que o compromisso seja perpétuo; e contudo aqui não se mostrou assim.
III. Ele os acusa de rompimento de aliança, um rompimento tal que equivalia à perda de sua carta, v. 8.
Deus dissera repetidas vezes, por sua lei e por seus profetas: “Obedecei à minha voz”, façam como lhes é mandado, e tudo ficará bem. Contudo não obedeciam.
E, porque estavam resolvidos a não submeter suas almas aos mandamentos de Deus, nem sequer queriam inclinar seus ouvidos a eles, mas se afastavam o máximo possível para não ouvir o chamado: Cada um andava na imaginação de seu coração mau, seguia suas próprias invenções.
Cada homem fazia como sua fantasia e capricho o levavam, certo ou errado, lícito ou ilícito, tanto em suas devoções quanto em suas condutas; veja Jeremias 7:24.
O que poderiam então esperar senão cair sob a maldição da aliança, visto que não queriam se conformar a seus mandamentos e condições?
“Por isso trarei sobre eles todas as palavras desta aliança”, isto é, todas as ameaças contidas nela, porque não fizeram o que lhes era ordenado.
Repare: As palavras da aliança não cairão ao chão. Se não nos qualificamos por nossa obediência para suas bênçãos, por nossa desobediência nos poremos sob suas maldições.
Aquilo que agravava sua deserção de Deus e rebelião contra ele era ser geral e como que de comum acordo, v. 9, 10.
O próprio Jeremias via que muitos viviam em desobediência aberta a Deus, mas o Senhor lhe disse que a questão era pior do que pensava: Uma conspiração é encontrada entre eles, por aquele cujo olho está sobre as obras escondidas das trevas.
Há um conluio contra Deus e a religião, um desígnio perigoso formado para derrubar o governo de Deus e introduzir os que alegam ser deuses, as divindades falsificadas.
Isso indica que eram obstinados e deliberados na perversidade (rebelavam-se contra Deus, não por falta de reflexão, mas presunçosamente e com mão elevada).
Que eram sutis e engenhosos na perversidade, e conduziam sua trama contra a religião com muita arte e maquinação.
Que eram ligados juntos no desígnio e, como é usual entre conspiradores, comprometidos a apoiar uns aos outros nele e a viver e morrer juntos; estavam resolvidos a levá-lo até o fim.
Uma conspiração maldita! Ah, que não houvesse semelhante em nosso dia! Observe:
- Qual era a conspiração. Tinham o desígnio de derrubar a revelação divina, deixá-la de lado e persuadir o povo a não ouvir, não atentar às palavras de Deus.
Faziam tudo que podiam para diminuir a autoridade das Escrituras e reduzir seu valor; tinham o desígnio de atrair o povo atrás de outros deuses para servi-los, consultá-los como seus oráculos e cortejá-los como seus benfeitores.
A razão humana será seu deus, uma luz interior seu deus, um juiz infalível seu deus, santos e anjos seus deuses, o deus desta ou daquela nação será o seu.
Assim, sob diversos disfarces, estão na mesma confederação contra o Senhor e contra seu ungido.
- Quem estava na conspiração. Alguém teria esperado encontrar alguns estrangeiros como seus líderes; mas não:
(1.) Os habitantes de Jerusalém estão em conspiração com os homens de Judá; cidade e campo concordam nisso, por mais que difiram em outras coisas.
(2.) Os desta geração parecem estar em conspiração com os da geração anterior, para conduzir a guerra de época em época contra a religião: Voltaram às iniquidades de seus antepassados e se levantaram em seu lugar, uma descendência de malfeitores e um aumento de homens pecaminosos, Números 32:14.
No tempo de Josias houvera uma reforma, mas depois de sua morte o povo voltou às idolatrias às quais então renunciara.
(3.) Judá e Israel, o reino das dez tribos e o das duas, que frequentemente estavam de punhais desembainhados uns contra os outros, estavam contudo em conspiração para romper a aliança que Deus fizera com seus pais, com os chefes de todas as doze tribos.
A casa de Israel começou a revolta, mas a casa de Judá logo entrou na conspiração.
Agora o que mais se poderia esperar senão que Deus adotasse métodos severos tanto para castigar os conspiradores quanto para esmagar essa conspiração? Pois ninguém jamais endureceu assim seu coração contra Deus e prosperou.
Aquele que rola essa pedra descobrirá que ela volta sobre ele.
Versículos 11 a 17
A Condição Deplorável de Judá. (a.C. 606.)
Era de esperar que este parágrafo, que contém tanta cólera de Deus, viesse depois do anterior, que continha tanto pecado de seu povo.
Quando Deus encontrou tanto mal entre eles, não podemos estranhar que Deus diga, em seguida, que por isso trará mal sobre eles (v. 11), o mal do castigo pelo mal do pecado. E não há remédio nem alívio: o decreto foi promulgado, e a sentença será executada.
I. Eles não podem ajudar a si mesmos, mas serão fracos demais para contender com os juízos de Deus: é um mal do qual não poderão escapar, nem sair, por qualquer evasiva. Repare: aqueles que não querem se submeter ao governo de Deus não poderão escapar de sua cólera.
Não há como fugir de sua justiça nem evitar que ele tome conhecimento do caso. O mal persegue os pecadores e os enreda em laços dos quais não podem se desembaraçar.
II. Seu Deus não os ajudará; sua providência não os favorecerá de modo algum: “Ainda que clamem a mim, não os ouvirei”. Na aflição, buscarão o Deus que antes desprezaram e clamarão àquele com quem antes nem se dignavam falar. Mas como podem esperar êxito?
Pois ele nos disse claramente que aquele que desvia os ouvidos de ouvir a lei, como eles fizeram, pois não inclinaram os ouvidos (v. 8), terá até sua oração como abominação diante dele, assim como a palavra do Senhor agora era motivo de descrédito para eles.
III. Seus ídolos não os ajudarão, v. 12. Eles irão clamar aos deuses aos quais agora oferecem incenso e lhes lembrarão os serviços dispendiosos com que os honraram, esperando agora obter deles alívio, mas em vão. Serão enviados aos deuses que serviram (Juízes 10:14; Deuteronômio 32:37, 38), e que vantagem terão?
Eles de modo algum os salvarão; nada farão por sua salvação, nem lhes darão qualquer perspectiva dela. Não lhes proporcionarão o menor conforto, alívio ou abrandamento de sua perturbação. Só Deus é amigo na necessidade, auxílio presente e poderoso no tempo da perturbação.
Os ídolos não podem ajudar a si mesmos; como, então, ajudariam seus adoradores? Aqueles que fazem do mundo e da carne seus ídolos recorrerão a eles em vão no dia da angústia.
Se os ídolos pudessem fazer algum benefício real a seus adoradores, teriam feito a este povo, que renunciou ao verdadeiro Deus para abraçá-los e os multiplicou segundo o número de suas cidades (v. 13), ou melhor: em Jerusalém, segundo o número de suas ruas.
Suspeitando tanto de sua capacidade quanto de sua disposição para ajudá-los, precisavam ter muitos, por receio de que uns poucos não servissem. Precisavam tê-los espalhados por todos os cantos, para que não estivessem fora do caminho quando necessitassem deles.
Em Jerusalém, a cidade que Deus escolhera para ali pôr seu nome, publicamente nas ruas de Jerusalém, em cada rua, tinham altares àquela coisa vergonhosa, àquela vergonha, isto é, a Baal. Deveriam ter se envergonhado dele; com ele traziam descrédito ao Senhor e traziam confusão sobre si mesmos.
Mas agora, em sua angústia, seus muitos deuses e muitos altares deveriam ser úteis para eles. Repare: aqueles que não querem se envergonhar de cometer o pecado como coisa perversa se envergonharão de suas expectativas quanto ao pecado como coisa infrutífera.
IV. As orações de Jeremias não os ajudarão, v. 14. O que Deus lhe dissera antes (Jeremias 7:16), diz aqui novamente: “Não ores por este povo”. O desígnio disso é menos uma ordem ao profeta do que uma ameaça ao povo: eles não obteriam benefício das orações de seus amigos em seu favor.
Deus não daria ânimo aos profetas para orar por eles, não despertaria o espírito de oração, mas o desanimaria. Poria em seu coração que orassem pelo remanescente entre eles, em vez do conjunto do povo, e por sua salvação eterna, em vez de seu livramento dos juízos temporais que estavam para lhes sobrevir.
E quaisquer outras orações feitas por eles não seriam ouvidas. De fato, estão em triste situação aqueles que são privados do benefício da oração. Não os ouvirei quando clamarem; portanto, não ore por eles.
Repare: aqueles que se colocaram tão longe do favor de Deus que ele não ouvirá suas orações não podem esperar benefício das orações de outros em seu favor.
V. A profissão de religião que fazem de nada lhes servirá, v. 15. Originalmente eram os amados de Deus, sua esposa; ele se casara com eles pela aliança que os distinguia dos demais. Até dos judeus incrédulos se diz que são amados por causa dos pais, Romanos 11:28.
Como tais, tinham lugar na casa de Deus; eram admitidos a adorar nos átrios de seu templo; participavam do altar de Deus. Comiam da carne de suas ofertas pacíficas, aqui chamada carne santa, da qual Deus recebia a honra e eles recebiam o conforto.
Disso se gloriavam e nisso confiavam. Que prejuízo poderia sobrevir àqueles que eram os amados de Deus, que estavam sob a proteção de sua casa? Mesmo quando faziam o mal, ainda se alegravam e se gloriavam nisso, alardeando-o grandemente.
E quando lhes sobrevinha o mal (assim lê a margem), quando chegava a aflição, alegravam-se nisso e faziam disso sua confiança. Mas sua confiança os enganaria, pois Deus a rejeitou, já que eles próprios perderam os privilégios dos quais tanto se vangloriavam.
Praticaram devassidão com muitos, foram culpados de prostituição espiritual, adoraram muitos ídolos. Portanto:
O templo de Deus não lhes dará proteção. É justo que a adúltera, especialmente quando tantas vezes repetiu suas prostituições e se tornou tão impudente nelas e incorrigível, seja repudiada e posta para fora de casa. “Que faz a minha amada em minha casa?” Ela é um escândalo para a casa; portanto, esta não mais lhe servirá de abrigo.
O altar de Deus não lhes dará satisfação, nem podem esperar dele qualquer conforto. A carne santa passou de você, isto é, em breve será posto fim aos seus sacrifícios, quando o templo for reduzido a ruínas. E onde estará, então, a carne santa da qual você tanto se orgulha?
Um coração santo nos será um conforto quando a carne santa tiver passado de nós; um princípio interior de graça suprirá a falta dos meios exteriores de graça. Mas ai de nós se a partida da carne santa for acompanhada pela partida do Espírito Santo.
VI. Os antigos favores de Deus para com eles de nada lhes servirão, v. 16, 17. A lembrança que têm deles não lhes dará conforto em suas perturbações, e a lembrança que Deus tem deles não será razão para seu alívio.
- É verdade que Deus fizera grandes coisas por eles; aquele povo fora favorito acima de qualquer povo debaixo do sol; eram os queridos do céu. Deus chamara Israel de oliveira verde e o fizera assim, pois não dá nome errado a coisa alguma.
Ele os plantara (v. 17), os constituíra como povo, com todas as vantagens que poderiam ter para ser um povo frutífero e florescente, tão boa era sua lei e tão boa era sua terra.
Não se pensaria outra coisa senão que um povo tão bem plantado, regado e cultivado deveria ser, como a oliveira, sempre verde, tanto em piedade quanto em prosperidade, Salmos 52:8.
Deus os chamou de oliveira bela e de bons frutos, bons para alimento e agradáveis aos olhos, amáveis e úteis a Deus e ao homem. Por essas qualidades, tanto o verdor quanto a gordura da oliveira são honrados, Juízes 9:9.
- É igualmente verdade que fizeram coisas más contra Deus. Ele os plantara como oliveira verde, como boa oliveira, mas haviam degenerado em oliveira brava, Romanos 11:17. Tanto a casa de Israel quanto a casa de Judá fizeram o mal; provocaram a ira de Deus queimando incenso a Baal.
Estabeleceram outros mediadores entre si e o Deus supremo, além do Messias prometido. Ou melhor: estabeleceram outros deuses em rivalidade com o Deus verdadeiro e vivo, pois tinham muitos deuses, bem como muitos senhores.
- Depois de se conduzirem tão mal, não podem esperar outra coisa senão que, apesar de todo o bem que ele lhes fez e tinha o desígnio de lhes fazer, agora lhes traga o mal que pronunciou contra eles.
Aquele que plantou esta oliveira verde e esperava fruto dela, encontrando-a estéril e tornada brava, acendeu fogo nela, para queimá-la onde está. Pois, estando sem fruto, está “duas vezes morta, arrancada pela raiz” (Judas 1:12), é cortada e lançada no fogo, o lugar mais apropriado para árvores que ocupam inutilmente o solo, Mateus 3:10.
Seus ramos, os galhos altos e elevados (assim significa a palavra), são quebrados, sendo eliminados tanto os príncipes quanto os sacerdotes. E assim se demonstra que o mal feito contra Deus, para provocá-lo à ira, é realmente feito contra eles mesmos. Prejudicam sua própria alma; Deus está fora de seu alcance, mas eles arruínam a si mesmos.
Veja Jeremias 7:19. Repare: todo pecado contra Deus é um pecado contra nós mesmos, e assim se constatará mais cedo ou mais tarde.
Versículos 18 a 23
Conspiração contra Jeremias; Destruição dos Homens de Anatote. (a.C. 606.)
O profeta Jeremias tem muito em seus escritos a respeito de si mesmo, muito mais do que Isaías tinha, pois os tempos em que viveu eram muito conturbados. Aqui temos, ao que parece, o início de suas dores, que surgiram do povo de sua própria cidade, Anatote, uma cidade de sacerdotes, e ainda assim uma cidade maligna. Observe aqui:
I. Sua trama contra ele, v. 19. Urdiram planos contra ele, reuniram-se para maquinar como poderiam causar sua morte da maneira mais plausível e eficaz. A malícia é engenhosa em seus planos, assim como diligente em sua execução.
Disseram a respeito de Jeremias: “Destruamos a árvore com seu fruto”, expressão proverbial que significa: “Vamos destruí-lo completamente, raiz e ramo. Vamos destruir tanto o pai quanto a família”, como quando Nabote foi morto por traição e seus filhos foram mortos com ele.
Ou, antes: “Tanto o profeta quanto a profecia; vamos matar um e frustrar a outra. Vamos eliminá-lo da terra dos vivos, como falso profeta, e cobri-lo de ignomínia e desonra, para que seu nome não mais seja lembrado com respeito. Vamos arruinar sua reputação e assim destruir o crédito de suas predições.”
Esta era sua trama:
- Era cruel; mas tão cruéis têm sido os perseguidores dos profetas de Deus. Caçam nada menos que a vida preciosa, e são muito preciosas as vidas que caçam.
Mas, (2.) Era uma trama frustrada. Pensaram em pôr fim aos seus dias, mas ele sobreviveu à maioria de seus inimigos. Pensaram em arruinar sua memória, mas ela vive até hoje e será bendita enquanto durar o tempo.
II. A informação que Deus lhe deu sobre essa conspiração contra ele. Ele próprio nada sabia a respeito, tão habilmente a haviam ocultado. Foi a Anatote sem pretender lhes causar prejuízo e, por isso, sem temer prejuízo da parte deles, como um cordeiro ou um boi que pensa estar sendo levado, como de costume, ao campo, quando está sendo levado ao matadouro.
Tão pouco imaginava o pobre Jeremias o desígnio que seus concidadãos, que o odiavam, tinham contra ele. Nenhum de seus amigos podia, e nenhum de seus inimigos queria, avisá-lo de seu perigo, para que pudesse cuidar de sua segurança, como o filho da irmã de Paulo o informou dos judeus que estavam de emboscada contra ele.
Há apenas um passo entre Jeremias e a morte. Mas então o Senhor lhe deu conhecimento disso, por sonho, visão ou impressão sobre seu espírito, para que pudesse salvar-se, como fez o rei de Israel mediante o aviso que Eliseu lhe deu, 2 Reis 6:10. Assim veio a saber disso.
Deus lhe mostrou suas ações; e tais eram seus planos que descobri-los era frustrá-los. Se Deus não o tivesse informado de seu próprio perigo, homens sem razão teriam aproveitado isso contra a reputação de suas predições: o homem que predissera a ruína de seu país não previra o próprio perigo nem o evitara.
Veja o cuidado que Deus tem com seus profetas: ele não permite que ninguém lhes faça injustiça. Toda a fúria de seus inimigos não pode conseguir o intento de eliminá-los até que tenham completado seu testemunho.
Deus conhece todos os desígnios secretos dos seus inimigos e dos inimigos de seu povo e pode, quando lhe agrada, torná-los conhecidos. Uma ave dos ares levará a voz.
III. Seu recurso a Deus diante disso, v. 20. Seus olhos se voltam para Deus como o Senhor dos exércitos, que julga com justiça. É motivo de conforto para nós, quando os homens nos tratam injustamente, termos um Deus a quem recorrer, que defende e defenderá a causa da inocência lesada e se levantará contra os que fazem injustiça.
A justiça de Deus, que é terror para os perversos, é conforto para os piedosos. Seus olhos se voltam para ele como o Deus que prova os rins e o coração, que vê perfeitamente o que há no homem, quais são seus pensamentos e intenções.
Ele conhecia a integridade que havia no coração de Jeremias e sabia que ele não era o homem que o pintavam ser. Conhecia a perversidade que havia no coração deles, por mais astutamente que fosse ocultada e disfarçada. Agora:
- Jeremias ora pedindo juízo contra eles: “Veja eu a tua vingança sobre eles”, isto é, faze justiça entre mim e eles da maneira que te agradar. Alguns pensam que havia algo de fraqueza humana nessa oração. Pelo menos Cristo nos ensinou outra lição, tanto por preceito quanto por exemplo: orar por nossos perseguidores.
Outros pensam que ela procede de puro zelo pela glória de Deus e de santa indignação profética contra homens que, por profissão, eram sacerdotes, ministros do Senhor. No entanto, eram tão desesperadamente perversos que atacavam furiosamente alguém que não lhes causava prejuízo, apenas pelo serviço que prestava a Deus.
Essa petição era uma predição de que ele veria a vingança de Deus sobre eles.
- Ele entrega sua causa inteiramente ao julgamento de Deus: “A ti revelei minha causa”; a você a entreguei, sem desejar nem esperar envolver qualquer outro nela.
Repare: quando sofremos injustiça, nosso conforto é termos um Deus a quem entregar nossa causa, e nosso dever é entregá-la a ele, com a resolução de aceitar sua sentença definitiva, de assentir ao que ele determina, sem lhe ditar o que deve fazer.
IV. O juízo proferido contra seus perseguidores, os homens de Anatote. Seria inútil apelar aos tribunais de Jerusalém; ali não poderia obter justiça. Os sacerdotes de lá apoiariam os sacerdotes de Anatote e os ajudariam em vez de desaprová-los.
Mas, por isso, Deus tomará ele próprio conhecimento da causa, e temos certeza de que seu juízo é segundo a verdade. Aqui está:
- Seu crime relatado, no qual se baseia a sentença, v. 21. Procuraram tirar a vida do profeta, pois o proibiram de profetizar sob pena de morte; estavam resolvidos ou a silenciá-lo ou a abatê-lo.
A provocação que lhes dava era profetizar em nome do Senhor sem autorização daqueles que eram os governantes da cidade da qual ele era membro, e não profetizar as coisas agradáveis que eles sempre exigiam.
Proibi-lo de profetizar equivalia, na prática, a procurar tirar sua vida, pois era procurar frustrar a finalidade e a ocupação de sua vida e roubá-lo de seu conforto. Para os ministros fiéis de Deus, ter a boca fechada é tão ruim quanto ter a respiração interrompida.
Mas especialmente quando se resolveu que, se ele profetizasse, como certamente faria apesar da proibição, morreria pelas mãos deles. Eles seriam acusadores, juízes, executores, tudo.
Costumava-se dizer que um profeta não podia perecer senão em Jerusalém, pois ali se reunia o grande conselho. Mas os homens de Anatote eram tão amargurados contra Jeremias que se encarregariam de causar eles próprios sua morte. Um profeta, então, encontrará não só falta de honra, mas também falta de favor, em sua própria terra.
- A sentença proferida contra eles por esse crime, v. 22, 23. Deus diz: “Eu os castigarei”; deixem que eu trate com eles. Visitarei isso sobre eles; assim é a palavra. Deus investigará o caso e pedirá contas dele.
Dois dos quatro severos juízos de Deus servirão para arruinar sua cidade: a espada devorará seus jovens, embora fossem jovens sacerdotes, e não homens de guerra; sua condição não será sua proteção.
E a fome destruirá as crianças, filhos e filhas, que permanecerem em casa, o que é uma morte mais penosa que a morte pela espada, Lamentações 4:9.
A destruição será definitiva (v. 23): não lhes restará remanescente, ninguém que seja semente de outra geração. Procuraram tirar a vida de Jeremias e, por isso, morrerão. Queriam destruí-lo, raiz e ramo, para que seu nome não mais fosse lembrado; por isso, não haverá remanescente deles. E nisso o Senhor é justo.
Assim lhes sobrevém o mal, mesmo no ano de sua visitação, e isso é mal suficiente, uma retribuição segundo o que merecem. Então Jeremias verá realizado seu desejo contra seus inimigos. Repare: é triste a condição daqueles contra quem estão as orações de bons ministros e de pessoas boas.