Jeremias 10
Argumento
Podemos conjecturar que a profecia deste capítulo foi proferida depois do primeiro cativeiro, no tempo de Jeconias ou Joaquim, quando muitos foram levados à Babilônia; pois ela tem uma referência dupla:
I. Àqueles que foram levados à terra dos caldeus, um país notório acima de qualquer outro pela idolatria e superstição.
São aqui acautelados contra a infecção do lugar, para não aprenderem o caminho dos gentios (v. 1, 2), pois a sua astrologia e idolatria são ambas coisas insensatas (vv. 3-5), e os adoradores de ídolos são grosseiros, v. 8, 9. Assim aparecerá no dia da sua visitação, v. 14, 15.
São igualmente exortados a aderir firmemente ao Deus de Israel, pois não há ninguém como ele, v. 6, 7. Ele é o verdadeiro Deus, vive para sempre e tem o governo do mundo (vv. 10-13), e o seu povo é feliz nele, v. 16.
II. Àqueles que ainda permaneciam na sua própria terra. São acautelados contra a falsa segurança e instruídos a esperar angústia (v. 17, 18), e isso por um inimigo estrangeiro que Deus traria sobre eles por seu pecado, vv. 20-22.
O profeta lamenta esta calamidade (v. 19) e ora pela sua mitigação, vv. 23-25.
Versículos 1 a 16
Incumbência Solene a Israel; a Insensatez da Idolatria. (a.C. 606.)
O profeta Isaías, quando profetizou sobre o cativeiro na Babilônia, acrescentou avisos contra a idolatria e expôs amplamente a estupidez dos idólatras, não apenas porque as tentações na Babilônia correriam o risco de atrair os judeus ali à idolatria, mas porque as aflições na Babilônia se destinavam a curá-los da sua idolatria.
Assim, o profeta Jeremias aqui arma o povo contra os usos e costumes idólatras dos gentios, para uso tanto dos que tinham ido à Babilônia como dos que ficaram para trás, para que, sendo convencidos e recuperados pela palavra de Deus, a vara pudesse ser impedida; e está escrito para o nosso aprendizado. Observe aqui:
I. Uma incumbência solene dada ao povo de Deus para que não se conforme aos caminhos e costumes dos gentios. Que a casa de Israel ouça e receba esta palavra do Deus de Israel: “Não aprendais o caminho dos gentios”.
Não o aprovem, não, nem pensem nele indiferentemente, muito menos o imitem ou se acostumem a ele. Não deixem nenhum dos seus costumes entrar furtivamente entre vocês (como tendem a fazer sem que se perceba) nem se mesclar à sua religião.
Repare: não convém aos que recebem ensino de Deus aprender o caminho dos gentios e pensar em adorar o verdadeiro Deus com tais ritos e cerimônias como usavam no culto dos seus falsos deuses. Veja Deuteronômio 12:29-31.
Era o caminho dos gentios adorar o exército do céu, o sol, a lua e as estrelas; a eles davam honras divinas e deles esperavam favores divinos.
E, por isso, conforme os sinais do céu fossem auspiciosos ou ominosos, julgavam-se favorecidos ou desfavorecidos pelas suas divindades.
Isso os fazia observar aqueles sinais, os eclipses do sol e da lua, as conjunções e oposições dos planetas, e todos os fenômenos incomuns do globo celeste, com muita ansiedade e tremor.
A atividade era interrompida se acontecesse alguma coisa que se pensava pressagiar mal; se apenas trovejasse à sua esquerda, ficavam quase como se tivessem sido atingidos pelo raio.
Ora, Deus não queria que o seu povo se espantasse com os sinais do céu, reverenciasse as estrelas como divindades, nem se assustasse com quaisquer prognósticos fundamentados nelas.
Que temam o Deus do céu e mantenham uma reverência pela sua providência, e então não precisam se espantar com os sinais do céu, pois as estrelas nos seus cursos não lutam contra ninguém que esteja em paz com Deus.
Os gentios se espantam com estes sinais, pois não conhecem coisa melhor; mas que a casa de Israel, que recebe ensino de Deus, não seja assim.
II. Diversos bons motivos dados para reforçar esta incumbência:
- O caminho dos gentios é muito ridículo e absurdo, e é condenado até pelos ditames da razão correta, v. 3. Os estatutos e ordenanças dos gentios são a própria vaidade; não podem suportar a prova de uma investigação racional. Isto é repetidamente insistido aqui, como era por Isaías.
Os caldeus se valorizavam pela sua sabedoria, na qual pensavam superar todos os seus vizinhos; mas o profeta aqui mostra que eles, e todos os outros que adoravam ídolos e deles esperavam ajuda e alívio, eram grosseiros e estúpidos e não tinham senso comum:
(1.) Considere o que é o ídolo que se adora. Era originalmente uma árvore cortada da floresta. Foi preparado pelas mãos do trabalhador, esquadrejado, serrado e trabalhado até ganhar forma; veja Isaías 44:12, etc.
Mas, depois de tudo, era apenas o tronco de uma árvore, mais apropriado para fazer dele um poste de portão do que qualquer outra coisa.
Mas, para esconder a madeira, o adornam com prata e ouro, o douram ou laqueiam, ou o adornam com renda de ouro e prata ou tecido de brocado.
Fixam-no ao seu lugar, que eles próprios lhe designaram, com pregos e martelos, para que não caia nem seja derrubado nem roubado, v. 4.
A imagem é feita suficientemente direita e não se pode negar que o trabalhador fez a sua parte, pois “é ereta como a palmeira” (v. 5); parece imponente e se ergue como se fosse falar com você.
Mas não pode falar; é uma pobre criatura muda; nem pode dar um passo em direção ao seu alívio. Se houver ocasião para mudar de lugar, deve ser levada em procissão, pois não pode ir.
Muito apropriadamente entra aqui a advertência: não tenham medo deles, mais do que dos sinais do céu; não tenham medo de incorrer no seu desagrado, pois “não podem fazer mal”; não tenham medo de perder o seu favor, pois “nem está neles fazer bem”.
Se pensam em melhorar a questão melhorando os materiais de que é feito o ídolo, enganam a si mesmos. Os ídolos de ouro e prata são tão indignos de serem adorados quanto os deuses de madeira. “O tronco é uma doutrina de vaidades”, v. 8.
Ensina mentiras, ensina mentiras acerca de Deus. É uma instrução de vaidades; é madeira.
É provável que os ídolos de ouro e prata tivessem madeira por baixo como substrato, e então a prata estendida em lâminas é trazida de Társis, importada de além-mar, e o ouro de Ufaz, ou Faz, que às vezes é traduzido como o ouro fino ou puro, Salmos 21:3.
Muita arte é utilizada e muito trabalho é dedicado a ele. Não são artesãos tão comuns os empregados nestes como nos deuses de madeira, v. 3.
Estes são homens habilidosos; é obra do trabalhador; o entalhador deve fazer a sua parte depois que a peça passou pelas mãos do fundidor. Aqueles eram apenas adornados aqui e ali com prata e ouro; estes são prata e ouro por toda parte.
E, para que estes deuses fossem reverenciados como reis, azul e púrpura são as suas roupas, a cor das vestes reais (v. 9), o que ilude os adoradores ignorantes, mas não melhora a questão.
Pois o que é o ídolo quando está feito e quando fizeram dele o melhor que podiam? Ele nos diz (v. 14): são falsidade; não são o que alegam ser, mas um grande embuste lançado sobre o mundo.
São adorados como os deuses que nos dão sopro, vida e percepção, ao passo que eles próprios são coisas sem vida e sem sentidos, e não há sopro neles; não há espírito neles (assim é a palavra).
Não são animados ou habitados, como se supõe que sejam, por qualquer espírito divino ou numen, divindade. Estão tão longe de serem deuses que não têm sequer o espírito dos animais, que desce à terra. “São vaidade e obra de erros”, v. 15.
Investiguem o seu uso e descobrirão que são vaidade; não servem para nada; nenhuma ajuda deve ser esperada deles nem confiança alguma posta neles.
São uma obra enganosa, obras de ilusões ou meras zombarias; assim alguns leem a oração seguinte. Iludem aqueles que neles põem a sua confiança, fazem deles insensatos, ou, antes, eles próprios fazem de si mesmos insensatos.
Investiguem o seu uso e descobrirão que são obra de erros, fundamentados nos enganos mais grosseiros dos quais já foram culpados homens que alegavam raciocinar. São criaturas de uma fantasia iludida; e os erros pelos quais foram produzidos eles propagam entre os seus adoradores.
(2.) Infira daqui o que são os idólatras que adoram estes ídolos (v. 8): “São inteiramente grosseiros e insensatos”.
Os que os fazem são semelhantes a eles, irrefletidos e estúpidos, e não há espírito neles, nenhum uso da razão; de outro modo, nunca se curvariam a eles, v. 14.
Todo homem que faz ou adora ídolos se tornou grosseiro no seu conhecimento, isto é, grosseiro por falta de conhecimento, ou grosseiro naquela própria coisa que se pensaria que deveriam conhecer plenamente.
Compare Judas 1:10: “O que conhecem naturalmente”, o que não podem deixar de conhecer pela luz da natureza, nessas coisas, como animais brutos, corrompem a si mesmos.
Embora nas obras da criação não possam deixar de ver o poder eterno e a divindade do Criador, contudo se tornaram vãos nas suas imaginações, não gostando de reter Deus no seu conhecimento. Veja Romanos 1:21, 28.
Ou melhor, ao passo que pensavam ser um ato de sabedoria multiplicar assim os deuses, realmente era a maior insensatez de que poderiam ser culpados. “O mundo pela sabedoria não conheceu Deus”, 1 Coríntios 1:21; Romanos 1:22.
Todo fundidor é ele próprio confundido pela imagem esculpida; quando a fez por um engano, é por ela cada vez mais confirmado no seu engano; fica desorientado, enfeitiçado e não consegue se desembaraçar do laço; ou é aquilo de que em algum momento se envergonhará.
- O Deus de Israel é o único Deus vivo e verdadeiro, e os que o têm por seu Deus não precisam se dirigir a qualquer outro; ou melhor, estabelecer qualquer outro em rivalidade com ele é a maior afronta e injúria que se pode fazer a ele.
Que a casa de Israel se apegue ao Deus de Israel, sirva e adore somente a ele; pois:
(1.) Ele é incomparável. Qualquer coisa que os homens estabeleçam em rivalidade com ele, não há ninguém que lhe possa ser comparado.
O profeta passa de falar com o maior desdém dos ídolos dos gentios (como bem podia) a falar com a reverência mais profunda e temerosa do Deus de Israel (v. 6, 7): “Visto que não há ninguém semelhante a ti, ó Senhor!”
Nenhum dos heróis que os gentios deificaram e dos quais fazem tanto alarde se assemelha a você: são homens mortos, dos quais fizeram imagens mortas e a quem adoravam.
Alguns foram deificados e adorados por sua sabedoria; mas, entre todos os sábios das nações, os maiores filósofos ou estadistas, como Apolo ou Hermes, não há ninguém como você.
Outros foram deificados e adorados por seu domínio; mas em toda a sua realeza (assim se pode ler), entre todos os seus reis, como Saturno e Júpiter, não há ninguém semelhante a você.
O que é a glória de um homem que inventou uma arte útil ou fundou um reino florescente (e estes eram fundamentos suficientes entre os gentios para dar a um homem direito a uma apoteose) comparada com a glória daquele que é o Criador do mundo e forma o espírito do homem dentro dele?
O que é a glória do maior príncipe ou potentado comparada com a glória daquele cujo reino governa sobre tudo?
Ele reconhece (v. 6): “Ó Senhor, tu és grande”, infinito e imenso, “e o teu nome é grande em poder”; você tem todo poder e é conhecido por tê-lo.
O nome dos homens está muitas vezes além do seu poder; são considerados maiores do que são; mas o nome de Deus é grande, e não maior do que ele realmente é.
E, por isso, “quem não te temeria, ó Rei das nações?” Quem não escolheria adorar um Deus como este, que pode fazer tudo, em vez de tais ídolos mortos como os gentios adoram, que nada podem fazer?
Quem não teria medo de ofender ou abandonar um Deus cujo nome é tão grande em poder? Qual de todas as nações, se entendesse corretamente os seus interesses, não temeria aquele que é o Rei das nações?
Repare: há um decoro e uma congruência admiráveis em adorar somente a Deus. É apropriado que aquele que é Deus sozinho seja servido sozinho, que aquele que é Senhor de todos seja servido por todos, que aquele que é grande seja grandemente temido e grandemente louvado.
(2.) A sua veracidade é tão evidente quanto a vaidade do ídolo, v. 10.
São obra das mãos dos homens e, por isso, nada é mais claro que ser uma brincadeira adorá-los, se se pode chamar brincadeira aquilo que é uma indignidade tão grande àquele que nos fez: “Mas o Senhor é o verdadeiro Deus”, o Deus da verdade; ele é Deus em verdade.
Deus Jeová é verdade; não é uma falsificação nem alguém que apenas alega ser Deus, como eles são, mas é realmente aquilo que se revelou ser; é alguém de quem podemos depender, em quem e por quem não podemos ser enganados:
[1.] Olhem para ele como é em si mesmo, e “ele é o Deus vivo”. É a própria vida, tem vida em si mesmo e é a fonte da vida para todas as criaturas. Os deuses dos gentios são coisas mortas, sem valor e inúteis, mas o nosso é um Deus vivo e tem imortalidade.
[2.] Olhem para ele em relação às suas criaturas, é um Rei e monarca absoluto sobre todas elas, é o seu dono e governante, tem um direito incontestável tanto de lhes ordenar quanto de dispor delas.
Como rei, protege as criaturas, provê para o seu bem-estar e preserva a paz entre elas. É um rei eterno. Os conselhos do seu reino eram desde a eternidade e a sua continuação será até a eternidade. É um Rei da eternidade.
Os ídolos que chamam seus reis são apenas de ontem e logo serão abolidos; e os reis da terra que os estabeleceram para serem adorados estarão eles próprios no pó em breve; mas o Senhor reinará para sempre, o seu Deus, ó Sião, por todas as gerações.
(3.) Ninguém conhece o poder da sua ira. Permaneçamos em temor reverente e não ousemos provocá-lo dando a outro aquela glória que é devida somente a ele; pois “à sua cólera, a terra tremerá”, até os reis mais fortes e robustos da terra.
Ou melhor, a terra, por mais firmemente que esteja fixada, quando lhe agrada, é feita tremer, e as rochas estremecerem, Salmos 104:32; Habacuque 3:6, 10.
Embora as nações se juntassem para contender com ele e unissem a sua força, contudo seriam achadas inteiramente incapazes não apenas de resistir, mas até de suportar a sua indignação.
Não apenas não podem fazer frente a ela, pois as venceria, mas não podem se sustentar sob ela, pois as sobrecarregaria, Salmos 76:7, 8; Naum 1:6.
(4.) Ele é o Deus da natureza, a fonte de toda existência; e todos os poderes da natureza estão sob o seu comando e dispor, v. 12, 13.
O Deus que adoramos é aquele que fez os céus e a terra e tem domínio soberano sobre ambos; de modo que as suas coisas invisíveis são manifestadas e provadas nas coisas que se veem:
[1.] Se olharmos para trás, descobriremos que o mundo inteiro lhe devia a sua origem como sua causa primeira. Era um dito comum até entre os gregos: aquele que se propõe ser outro deus deveria primeiro fazer outro mundo.
Ao passo que os gentios adoram deuses que fizeram, nós adoramos o Deus que nos fez e fez todas as coisas:
Primeiro: A terra é um corpo de vasto volume, tem tesouros valiosos nas suas entranhas e fruto mais valioso na sua superfície.
Pelo seu poder, ele fez tanto a terra quanto seus tesouros e frutos; e é por não menos que um poder infinito que ela se suspende sobre nada, como faz (Jó 26:7), ponderibus librata suis, equilibrada pelo seu próprio peso.
Segundo: O mundo, a parte habitável da terra, é admiravelmente preparado para uso e serviço do homem, e ele assim o estabeleceu por sua sabedoria, de modo que continua útil em mudanças constantes e, contudo, numa estabilidade contínua de uma geração a outra.
Por isso, tanto a terra quanto o mundo são dele, Salmos 24:1.
Terceiro: Os céus são maravilhosamente estendidos até uma extensão incrível, e é por seu discernimento que o são e que os movimentos dos corpos celestes são dirigidos para o benefício deste mundo inferior.
Estes declaram a sua glória (Salmos 19:1) e nos obrigam a declará-la, e a não dar aos céus aquela glória que é devida àquele que os fez.
[2.] Se olharmos para cima, vemos que a sua providência é uma criação continuada (v. 13): “Quando profere a sua voz” (dá a palavra de comando), “há uma multidão de águas nos céus”, que são derramadas sobre a terra, seja para juízo ou misericórdia, conforme ele as destina.
Quando profere a sua voz no trovão, imediatamente seguem-se chuvas de trovoada, nas quais há uma multidão de águas; e aquelas vêm com ruído, como lê a margem; e lemos do ruído de abundância de chuva, 1 Reis 18:41.
Ou melhor, há maravilhas feitas diariamente no reino da natureza sem ruído: ele faz os vapores subir dos confins da terra, de todas as partes da terra, até as mais remotas, e principalmente daquelas que ficam junto ao mar.
Toda a terra paga o tributo de vapores porque toda a terra recebe a bênção da chuva. E assim a umidade no universo, como o dinheiro num reino e o sangue no corpo, circula continuamente para o bem do todo.
Aqueles vapores produzem maravilhas, pois deles são formados relâmpagos para a chuva e os ventos que Deus de tempos em tempos faz sair dos seus tesouros, conforme há ocasião para eles.
Dirige-os todos em tal medida e para tal uso como julga apropriado, assim como pagamentos são feitos do tesouro. Todos os meteoros estão tão prontos a servir aos propósitos de Deus que ele parece ter tesouros deles, que não podem ser esgotados e dos quais se pode tirar a qualquer tempo, Salmos 135:7.
Deus se gloria nos tesouros que tem destes, Jó 38:22, 23. Isto Deus pode fazer; mas qual dos ídolos dos gentios pode fazer o mesmo?
Repare: não há espécie de tempo que não nos forneça uma prova e exemplo da sabedoria e poder do grande Criador.
(5.) Este Deus é o Deus de Israel em aliança e a felicidade de todo israelita de fato.
Por isso, que a casa de Israel se apegue a ele e não o abandone para abraçar ídolos; pois, se o fizer, certamente troca para pior, pois (v. 16) “a porção de Jacó não é como eles”; “A rocha deles não é como a nossa rocha” (Deuteronômio 32:31), nem a nossa como os seus montículos. Repare:
[1.] Os que têm o Senhor por seu Deus têm uma felicidade plena e completa nele. O Deus de Jacó é a porção de Jacó; é o seu tudo, e nele tem o suficiente e não precisa de mais neste mundo nem no outro. Nele temos uma porção digna, Salmos 16:5.
[2.] Se temos satisfação inteira e agrado em Deus como nossa porção, ele terá um deleite bondoso em nós como seu povo, que reconhece como a vara da sua herança, a sua possessão e tesouro, com quem mora e por quem é servido e honrado.
[3.] É o consolo indizível de todo o povo do Senhor que aquele que é o seu Deus é o formador de todas as coisas e, por isso, é capaz de fazer em favor deles tudo e dar a eles tudo de que precisam. A sua ajuda está no nome daquele que fez céu e terra.
E ele é o Senhor dos exércitos, de todos os exércitos no céu e na terra, tem todos sob o seu comando e os convocará ao serviço do seu povo quando houver ocasião.
Este é o nome pelo qual o conhecem, do qual primeiro lhe dão a glória e depois tomam para si o consolo.
[4.] Nisto o povo de Deus é feliz acima de todos os outros povos, feliz de fato, bona si sua norint, se ao menos conhecesse a sua bem-aventurança.
Os deuses nos quais os gentios se orgulham, se agradam e assim tomam para si a sua porção são vaidade e mentira; mas a porção de Jacó não é como eles.
- O profeta, tendo assim comparado os deuses dos gentios com o Deus de Israel (entre os quais não há comparação), lê a condenação, a condenação certa, de todos aqueles que alegam ser deuses.
E orienta os judeus, em nome de Deus, a lê-la aos adoradores de ídolos, embora fossem os seus senhores e mestres (v. 11): “Assim lhes direis” (e o Deus a quem servem os sustentará ao dizê-lo).
Os deuses que não fizeram os céus e a terra (e, por isso, não são deuses, mas usurpadores da honra devida somente àquele que fez céu e terra) perecerão, perecerão naturalmente porque são vaidade; perecerão por sua sentença justa porque são rivais dele.
Como deuses perecerão de sobre a terra (até todas aquelas coisas na terra embaixo, de que fazem deuses) e de debaixo destes céus, até todas aquelas coisas no firmamento do céu, debaixo dos céus mais altos, que são deificadas, segundo a distribuição no segundo mandamento.
Estas palavras, no original, não estão em hebraico como todo o restante, mas no dialeto caldeu, para que os judeus no cativeiro tivessem isto pronto para dizer aos caldeus na sua própria língua quando os atraíssem à idolatria.
“Vocês nos pressionam a adorar os seus deuses? Nunca faremos isso; pois:”
(1.) “São divindades falsificadas; não são deuses, pois não fizeram os céus e a terra e, por isso, não têm direito à nossa homenagem, nem lhes somos devedores ou pelos produtos da terra ou pelas influências do céu, como somos ao Deus de Israel.”
Os cristãos primitivos diriam, quando instados a adorar tal deus: “Que ele faça um mundo e será o meu deus”. Ao passo que temos para adorar aquele que fez céu e terra, é muito absurdo adorar qualquer outro.
(2.) “São divindades condenadas. Perecerão; virá o tempo em que não serão mais respeitadas como agora, mas serão enterradas no esquecimento, e elas e os seus adoradores afundarão juntos. A terra não mais as sustentará; os céus não mais as cobrirão; mas ambos as abandonarão.”
Repete-se (v. 15): “No tempo da sua visitação perecerão”. Quando Deus vier acertar contas com os idólatras, os fará cansados dos seus ídolos e satisfeitos em se livrar deles. Eles os lançarão às toupeiras e aos morcegos, Isaías 2:20.
Qualquer coisa que vá contra Deus e a religião será derrubada por fim.
Lamentação de Judá; a Soberania da Providência Divina; Imprecações Proféticas. (a.C. 606.)
Versículos 17 a 25
Nestes versículos:
I. O profeta ameaça, em nome de Deus, a ruína próxima de Judá e Jerusalém, v. 17, 18. Os judeus que continuaram em sua própria terra, depois que alguns foram levados ao cativeiro, estavam muito seguros. Julgavam-se habitantes de uma fortaleza; seu país era seu baluarte e, em sua própria opinião, inexpugnável.
Mas aqui são avisados de que devem pensar em deixá-lo. Devem preparar-se para seguir seus irmãos e arrumar seus bens na expectativa disso: “Recolhe da terra as tuas mercadorias”. Reduzam seus negócios e concentrem-nos no menor espaço que puderem. “Levantai-vos, parti, este não é o vosso descanso”, Miquéias 2:10.
Não deixem espalhado o que possuem, pois os caldeus cairão novamente sobre vocês, para executar a sentença que Deus lhes pronunciou (v. 18): “Eis que desta vez arrojarei com uma funda os habitantes da terra”. Até aqui saíram aos poucos, alguns de cada vez; mas mais um cativeiro fará uma limpeza completa.
E serão arrojados como uma pedra de uma funda; tão facilmente, tão completamente serão expulsos; nada deles restará. Serão lançados fora com violência e impelidos para um lugar muito distante, em pouco tempo. Veja esta comparação usada para significar uma destruição completa, 1 Samuel 25:29.
Ainda uma vez Deus abalará sua terra e sacudirá dela os ímpios, Hebreus 12:26. Ele acrescenta: “E os angustiarei, para que o sintam”. Não apenas os lançará para fora daqui (pois poderia fazer isso e ainda assim eles teriam sossego em outro lugar); mas, aonde quer que vão, a tribulação os seguirá.
Ficarão continuamente perplexos, apertados e sem saber o que fazer. E quem ou o que pode dar sossego àqueles que Deus angustiará, que Ele angustiará para que o sintam, para que experimentem aquilo em que não quiseram crer?
Muitas vezes lhes falaram do peso da cólera de Deus e de sua completa incapacidade de resistir a ela ou de sustentá-la. Disseram-lhes que seu pecado seria sua ruína, e eles não quiseram dar atenção nem crédito ao que lhes diziam; mas agora o experimentarão.
E, por isso, Deus os perseguirá com seus juízos, para que o experimentem e sejam forçados a reconhecê-lo. Repare: mais cedo ou mais tarde os pecadores descobrirão que as coisas são exatamente como a palavra de Deus lhes apresentou, e não melhores, e que as ameaças não eram espantalhos.
II. Ele apresenta o povo lamentando tristemente suas calamidades (v. 19): “Ai de mim, por causa do meu ferimento!” Alguns consideram isso a lamentação do próprio profeta, não por si mesmo, mas pelas calamidades e desolações de seu país.
Ele lamentava por aqueles que não se deixavam persuadir a lamentar por si mesmos. E, como não havia quem tivesse suficiente entendimento para unir-se a eles, chora em segredo e exclama: “Ai de mim!” Em tempos de luto, convém que tenhamos um espírito de luto.
Mas isso pode ser considerado a linguagem do povo, considerado como um corpo e, por isso, falando como uma só pessoa. O profeta põe em sua boca as palavras que deveriam dizer; quer as dissessem ou não, teriam motivo para dizê-las. Alguns dentre eles assim se lamentariam, e todos, por fim, seriam forçados a fazê-lo.
- Lamentam que a aflição seja muito grande e lhes seja muito árduo suportá-la. É tanto mais árduo porque não estavam acostumados à tribulação e agora não a esperavam: “Ai de mim, por causa do meu ferimento!” Não pelo que temo, mas pelo que sinto; pois não estão, como alguns, mais assustados que feridos.
Tampouco se trata de um ferimento leve, mas de uma ferida, uma ferida grave, muito dolorosa e muito ameaçadora.
- Que não há outro remédio senão a paciência. Não podem socorrer a si mesmos, mas devem permanecer quietos e suportar isso. Mas eu disse, quando estava prestes a queixar-me da minha ferida: de que adianta queixar-me? Isto é uma dor, e devo suportá-la da melhor maneira que puder.
Esta é a linguagem de uma submissão mal-humorada, antes que de uma submissão movida pela graça; de uma paciência por força, não de uma paciência por princípio. Quando estou em aflição, devo dizer: isto é um mal, e o suportarei, porque é a vontade de Deus que eu o faça.
Porque sua sabedoria o designou para mim, e sua graça o fará cooperar para o meu bem. Isto é receber o mal da mão de Deus, Jó 2:10.
Mas dizer: isto é um mal, e devo suportá-lo, porque não posso evitá-lo, é apenas uma paciência bruta. E revela a falta daqueles bons pensamentos acerca de Deus que sempre devemos ter, mesmo sob nossas aflições, dizendo não apenas: Deus pode e fará o que lhe agrada, mas: que Ele faça o que lhe agrada.
- Que o país estava completamente arruinado e devastado (v. 20): “O meu tabernáculo está destruído”. Jerusalém, embora fosse uma cidade forte, agora se mostra tão fraca e móvel quanto um tabernáculo ou tenda, quando é desmontado e se rompem todas as suas cordas, que deveriam mantê-lo unido.
Ou por tabernáculo aqui pode-se entender o templo, o santuário, que a princípio era apenas um tabernáculo e agora é assim chamado, como então às vezes era chamado templo.
Sua igreja está arruinada, e todos os seus sustentáculos falham. Foi uma destruição geral da igreja e do Estado, da cidade e do campo, e não havia quem reparasse essas desolações.
“Meus filhos saíram de mim”. Alguns fugiram, outros foram abatidos, outros levados ao cativeiro, de modo que, para mim, já não existem. É provável que eu seja expulsa e pereça por falta de abrigo; pois “ninguém há que estenda mais a minha tenda”, nenhum de meus filhos que costumavam fazer isso por mim.
“Nem que levante as minhas cortinas”, ninguém que me preste algum serviço. Jerusalém não tem quem a guie, dentre todos os seus filhos, Isaías 51:18.
- Que os governantes não tiveram cuidado algum, nem tomaram medidas adequadas para reparar seus agravos e restabelecer seu Estado arruinado (v. 21): “Os pastores se embruteceram”. Quando as tendas, as tendas dos pastores, foram destruídas (v. 20), competia aos pastores cuidar delas; mas eram pastores insensatos.
Seus reis e príncipes não tinham consideração alguma pelo bem público, pareciam não perceber as desolações da terra, mas estavam completamente embrutecidos e desvairados. Os sacerdotes, os pastores do tabernáculo de Deus, fizeram muito para arruinar a religião, mas nada para repará-la.
São de fato grosseiros, pois “não buscaram ao Senhor”. Não fizeram as pazes com Ele nem lhe dirigiram sua oração. Na condução dos negócios não tinham os olhos nele nem em sua providência. Não reconheciam que o juízo vinha de sua mão, nem esperavam dela o livramento.
Repare: são pessoas grosseiras aquelas que não buscam ao Senhor, que vivem sem oração e vivem sem Deus no mundo. Todo homem é um santo ou um bruto. Mas é realmente triste a situação de um povo quando seus pastores, que deveriam alimentá-lo com conhecimento e entendimento, são eles próprios assim grosseiros.
E qual é o resultado? “Por isso, não prosperarão”; nenhuma de suas tentativas em favor da segurança pública terá sucesso. Repare: não podem esperar prosperar aqueles que não levam Deus consigo, pela fé e pela oração, em todos os seus caminhos.
E, quando os pastores são grosseiros, que outra coisa se pode esperar senão que todos os seus rebanhos sejam dispersos? Pois, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. A ruína de um povo muitas vezes se deve à grosseria de seus pastores.
- Que a notícia da aproximação do inimigo era muito aterradora (v. 22): “A voz do rumor chegou”, da notícia que a princípio era apenas sussurrada e espalhada como rumor, por carecer de confirmação. Agora ela se mostra verdadeira demais.
Uma grande comoção surge da terra do norte, que ameaça tornar todas as cidades de Judá desoladas e morada de dragões; pois todas devem esperar ser sacrificadas à avareza e à fúria do exército caldeu.
E que outra coisa pode esperar um lugar, senão tornar-se morada de dragões, quando pelo pecado fez de si uma cova de ladrões?
III. Ele volta-se para Deus e dirige-se a Ele, achando de pouca utilidade falar ao povo. É algum consolo para os pobres ministros que, se os homens não os ouvirem, Deus os ouvirá; e a Ele têm livre acesso em todo tempo. Que encerrem sua pregação com oração, como o profeta, e então não terão razão para dizer que trabalharam em vão.
- O profeta aqui reconhece a soberania e o domínio da Providência divina, pela qual os negócios tanto das nações como das pessoas particulares são dirigidos e determinados, e não pela vontade e sabedoria delas próprias, v. 23.
Este é um artigo de nossa fé que muito convém confessarmos diante do trono da graça, quando nos queixamos de uma aflição ou suplicamos uma misericórdia: “Eu sei, ó Senhor”, e creio, “que o caminho do homem não está em si mesmo”.
Nabucodonosor não veio por si mesmo contra nossa terra, mas pela direção da Providência divina.
Não podemos fazer por nós mesmos coisa alguma para nosso próprio alívio, a menos que Deus trabalhe conosco e ordene o livramento para nós. Pois “não é do homem que caminha o dirigir os seus passos”, embora em sua caminhada pareça perfeitamente livre e capaz de escolher seu próprio caminho.
Aqueles que haviam prometido a si mesmos um longo desfrute de seus bens e propriedades foram levados a saber, por triste experiência, quando foram expulsos pelos caldeus, que “o caminho do homem não está em si mesmo”. Os desígnios que os homens traçam profundamente, julgando-os bem elaborados, são despedaçados num instante.
Todos devemos aplicar isso a nós mesmos e acolhê-lo com fé: não estamos à nossa própria disposição, mas sob uma direção divina. O desfecho muitas vezes é governado de modo a ser inteiramente contrário à nossa intenção e expectativa.
Não somos senhores de nosso próprio caminho, nem podemos pensar que tudo deva acontecer segundo nossa vontade. Devemos, portanto, entregar-nos a Deus e aquiescer à sua vontade.
Alguns pensam que o profeta aqui menciona isso com o desígnio de tirar dele este uso consolador: como o caminho do exército caldeu não está em si mesmo, eles não podem fazer mais do que Deus lhes permite. Deus pode pôr limites a essas ondas soberbas e dizer: até aqui virão, e não mais longe.
E é uma consideração que traz sossego: os inimigos mais temíveis não têm poder contra nós, senão aquele que lhes é dado do alto.
- Ele suplica que a cólera divina não caia sobre o Israel de Deus, v. 24. Fala não apenas por si mesmo, mas em favor de seu povo: “Castiga-me, ó Senhor, mas com juízo” (com medida, moderação e sabedoria, não mais do que o necessário para expulsar a insensatez que está ligada ao nosso coração).
“Não na tua ira” (por mais severa que seja a correção, que venha do seu amor, tenha em vista o nosso bem e seja levada a cooperar para o bem), não para nos reduzir a nada, mas para nos trazer de volta ao Senhor. Que não seja segundo o merecimento de nossos pecados, mas segundo o desígnio da sua graça.
Repare: (1.) Não podemos orar com fé para que nunca sejamos corrigidos, enquanto temos consciência de que precisamos de correção e a merecemos, e sabemos que Deus castiga a todos quantos ama.
(2.) A grande coisa que devemos temer na aflição é a cólera de Deus. Não digam: Senhor, não me corrija, mas: Senhor, não me corrija com ira. Pois isso infundirá absinto e fel na aflição e uma miséria que nos reduzirá a nada. Podemos suportar a dor de sua vara, mas não podemos suportar o peso de sua cólera.
- Ele invoca a cólera divina contra os opressores e perseguidores de Israel (v. 25): “Derrama a tua fúria sobre os gentios que não te conhecem”. Esta oração não vem de um espírito de malícia ou vingança, nem pretende prescrever a Deus sobre quem deve executar seus juízos, ou em que ordem. Mas:
(1.) É um recurso à sua justiça. Como se dissesse: “Senhor, somos um povo que o provoca; mas não há outras nações que o fazem ainda mais? E só nós seremos castigados? Somos seus filhos e podemos esperar uma correção paternal; mas eles são seus inimigos, e temos razão para pensar que sua indignação deve ser contra eles, não contra nós.”
Este é o método habitual de Deus. O cálice posto nas mãos do povo de Deus está cheio de misturas, misturas de misericórdia; mas as borras do cálice estão reservadas aos ímpios da terra; que as espremam, Salmos 75:8.
(2.) É uma predição dos juízos de Deus sobre todos os inimigos impenitentes de sua igreja e de seu reino. Se o juízo começa assim pela casa de Deus, qual será o fim daqueles que não obedecem ao seu evangelho? 1 Pedro 4:17. Veja como são descritos os gentios sobre os quais será derramada a fúria de Deus.
[1.] São estranhos a Deus e se contentam em sê-lo. Não o conhecem nem desejam conhecê-lo. São famílias que vivem sem oração, que nada têm de religião entre si; não invocam o nome de Deus. Os que se abstêm de orar provam que não conhecem a Deus; pois aqueles que o conhecem o buscarão e implorarão seu favor.
[2.] São perseguidores do povo de Deus e estão resolvidos a sê-lo. Comeram Jacó com tanta voracidade quanto aqueles que têm fome comem seu alimento necessário; ou melhor, com mais. Eles o devoraram, o consumiram e assolaram sua morada, isto é, a terra em que vive, ou o templo de Deus, que é sua habitação entre eles.
Repare: aquilo que os gentios, em sua fúria e malícia, fazem contra o povo de Deus, embora nisso Ele os use como instrumentos de sua correção, ainda assim, por isso, fará deles objetos de sua indignação. Esta oração é tomada de Salmos 79:6, 7.