Matthew Henry

Isaías 8

Argumento

Este capítulo e os quatro seguintes (até Isaías 13) formam um único discurso, ou sermão, contínuo. Seu escopo é mostrar a grande destruição que em breve sobreviria ao reino de Israel e a grande perturbação que o rei da Assíria causaria ao reino de Judá, ambas por causa dos pecados desses reinos.

Mas há abundante provisão de conforto para os que temiam a Deus nesses tempos sombrios, com referência especial aos dias do Messias. Neste capítulo temos:

I. Uma profecia da destruição dos reinos aliados da Síria e de Israel pelo rei da Assíria, vv. 1-4.

II. Das desolações que esse príncipe orgulhoso e vitorioso causaria na terra de Israel e Judá, vv. 5-8.

III. Grande ânimo dado ao povo de Deus em meio a esses transtornos. Eles recebem a garantia:

  1. De que os inimigos não alcançarão seu objetivo contra eles, v. 9, 10.

  2. De que, se mantivessem o temor de Deus e refreassem o medo dos homens, encontrariam nele seu refúgio (vv. 11-14). E, enquanto outros tropeçassem e caíssem no desespero, eles seriam capacitados a esperar em Deus e se veriam reservados para tempos melhores, vv. 15-18.

Por último, ele dá a todos uma cautela necessária, sob pena de sofrerem as consequências: não consultem espíritos familiares, pois com isso se lançariam no desespero, mas apeguem-se à palavra de Deus, vv. 19-22. E esses conselhos e confortos continuamente nos serão úteis em tempos de tribulação.

Versículos 1 a 8

Juízos Anunciados. (a.C. 740.)

Nestes versículos temos uma profecia dos êxitos do rei da Assíria contra Damasco, Samaria e Judá: os dois primeiros seriam devastados por ele, e o último ficaria muito amedrontado. Aqui temos:

I. Ordens dadas ao profeta para escrever essa profecia e publicá-la, a fim de que todos a vissem e lessem, e para deixá-la registrada, para que, quando o acontecimento se cumprisse, soubessem que Deus o havia enviado; pois esse era um dos fins da profecia, João 14:29.

Ele devia tomar um grande rolo, capaz de conter aqueles cinco capítulos escritos com clareza e por extenso. Nele devia escrever tudo o que havia predito sobre a invasão do país pelo rei da Assíria. Devia escrevê-lo com pena de homem, na maneira e no estilo comuns de escrever, para que todos pudessem lê-lo e compreendê-lo.

Veja Habacuque 2:2: “Escreve a visão e torna-a clara”. Os que falam e escrevem sobre as coisas de Deus devem evitar a obscuridade e procurar falar e escrever de modo que sejam compreendidos, 1 Coríntios 14:19. Os que escrevem para homens devem escrever com pena de homem, sem cobiçar a pena ou a língua dos anjos.

E, visto que é costume colocar antes dos livros publicados um título breve, mas significativo e abrangente, o profeta recebe a orientação de chamar seu livro Maer-Salal-Hás-Baz — Apresse-se para o despojo, apresse-se para a presa. Isso indica que o exército assírio viria sobre eles com grande rapidez e tomaria um grande despojo.

Por esse título, a substância e o significado do livro seriam investigados pelos que dele ouvissem falar e lembrados pelos que o tivessem lido ou ouvido ler. Às vezes é boa ajuda à memória colocar muito conteúdo em poucas palavras, que servem de alças pelas quais seguramos mais.

II. O zelo do profeta em obter esse registro bem atestado (v. 2): “Tomei para mim testemunhas fiéis para registrar”. Ele escreveu a profecia à vista e na presença delas e fez com que assinassem seus nomes, para que, se depois houvesse necessidade, estivessem prontas a jurar que o profeta havia predito com tanta antecedência a incursão dos assírios naquele país.

Ele identifica as testemunhas pelo nome para dar maior certeza, de modo que qualquer pessoa pudesse recorrer a elas. Eram duas, pois pela boca de duas testemunhas toda palavra será confirmada. Uma delas era Urias, o sacerdote. Ele é mencionado na história de Acaz, mas não por nenhum de seus bons feitos, pois agradou Acaz com um altar idólatra, 2 Reis 16:10, 11.

Contudo, naquele momento não havia objeção contra ele, que era uma testemunha fiel. Veja que plena satisfação os profetas zelavam por dar a todos os interessados quanto à sinceridade de suas intenções, para que conheçamos com plena segurança a certeza das coisas que nos foram ensinadas e que não seguimos fábulas engenhosamente inventadas.

III. O título do livro dado também como nome ao filho do profeta, para que recebesse mais atenção e fosse perpetuado com mais eficácia, v. 3. Sua mulher é chamada profetisa por ser mulher de um profeta. Ela concebeu e deu à luz um filho, outro filho, que devia trazer um sermão em seu nome, como o anterior trouxera, Isaías 7:3.

Mas havia esta diferença: aquele falava de misericórdia, Sear-Jasube — O remanescente voltará. Como isso havia sido desprezado, este fala de juízo, Maer-Salal-Hás-Baz — Ao apressar-se para o despojo, ele se apressará, ou se apressou, para a presa. A profecia é duplicada, até nesse único nome, porque o acontecimento era certo. “Apressarei a minha palavra”, Jeremias 1:12.

Cada vez que a criança fosse chamada pelo nome, ou por qualquer parte dele, isso serviria de lembrete dos juízos que se aproximavam. Repare: é bom que nos lembremos com frequência das mudanças e tribulações às quais estamos sujeitos neste mundo e que talvez estejam à porta.

Quando olhamos com prazer para nossos filhos, esse prazer deve ser temperado pelo pensamento: não sabemos para o que ainda estão reservados.

IV. A própria profecia, que explica esse nome misterioso:

  1. Que a Síria e Israel, então aliados contra Judá, em pouquíssimo tempo se tornariam presa fácil do rei da Assíria e de seu exército vitorioso (v. 4): Antes que a criança, agora recém-nascida e nomeada, saiba clamar “Meu pai” e “Minha mãe” — coisas que normalmente estão entre as primeiras que as crianças reconhecem e as primeiras palavras que pronunciam.

Isto é, em cerca de um ou dois anos, as riquezas de Damasco e o despojo de Samaria serão levados diante do rei da Assíria.

Essas cidades agora são tão seguras elas próprias e tão temíveis para seus vizinhos; o rei saqueará tanto a cidade como o campo e enviará os melhores bens de ambos à sua própria terra, para enriquecê-la e servir de troféus de sua vitória. Repare: os que despojam os outros devem esperar ser despojados, Isaías 33:1; pois o Senhor é justo, e os que causam perturbação serão perturbados.

  1. Que, visto que muitos em Judá apoiavam secretamente a Síria e Israel e eram contrários à casa de Davi, Deus também os castigaria por meio do rei da Assíria, que causaria grande aborrecimento a Judá, como havia sido predito, Isaías 7:17. Observe:

(1.) Qual foi o pecado do grupo descontente de Judá (v. 6): As pessoas desse povo, a quem o profeta se dirige aqui, recusam as águas de Siloé, que correm suavemente. Desprezam seu próprio país e seu governo e gostam de desacreditá-los, porque não têm no mundo uma figura tão importante nem um ruído tão grande como alguns outros reis e reinos.

Eles recusam os confortos que os profetas de Deus lhes oferecem pela palavra de Deus, falando-lhes em voz mansa e delicada, e não lhes dão nenhum valor. Mas se alegram com Rezim e com o filho de Remalias, inimigos de seu país que, naquele momento, de fato o invadiam.

Elogiavam-nos como homens valentes, exaltavam seus estratagemas e sua força, aplaudiam sua conduta, agradavam-se de seus êxitos, desejavam sinceramente que seus desígnios prosperassem e estavam decididos a abandonar seu país e passar para o lado deles.

Tais víboras muitos Estados alimentam em seu seio: comem seu pão e, contudo, aderem aos seus inimigos, prontas a abandonar seus interesses se ao menos parecerem vacilar.

(2.) O juízo que Deus traria sobre eles por esse pecado: O mesmo rei da Assíria que devastaria Efraim e a Síria seria açoite e terror para os partidários deles em Judá, v. 7, 8. Porque recusam as águas de Siloé e não querem se ajustar ao governo que Deus estabeleceu sobre eles, ficando inquietos debaixo dele, o Senhor traz sobre eles as águas fortes e abundantes do rio Eufrates.

Eles menosprezavam a terra de Judá porque ela não tinha um rio de que se vangloriar comparável àquele; o rio de Jerusalém era muito pequeno. “Pois bem”, diz Deus, “se vocês são tais admiradores do Eufrates, terão o bastante dele. O rei da Assíria, cuja terra fica junto daquele rio, virá com sua glória, com seu grande exército”.

Eles exaltavam esse exército como a glória do rei assírio, desprezando seu próprio rei porque ele não podia levar uma força como aquela ao campo de batalha. Deus trará esse exército contra vocês. Se damos valor aos homens, e valor excessivo, por suas riquezas e seu poder terrenos, é justo que Deus os transforme, por meio disso, em açoite para nós.

Usa-se como razão contra exaltar os ricos o fato de que eles nos oprimem, Tiago 2:6. Prefiramos as águas de Siloé, que correm suavemente, pois as correntes impetuosas são perigosas.

A ameaça é que o exército assírio irromperia sobre eles como um dilúvio, ou uma inundação, derrubando tudo em seu caminho: subiria por todos os seus canais e transbordaria de todas as suas margens. Não adiantaria opor-se a ele nem resistir-lhe.

Senaqueribe e seu exército atravessariam Judá e encontrariam tão pouca resistência que sua passagem pareceria mais uma marcha pelo país do que uma invasão. Ele chegaria até o pescoço, isto é, avançaria até sitiar Jerusalém, a cabeça do reino; somente ela ficaria fora de suas mãos, pois era a cidade santa.

Repare: no maior dilúvio de tribulação, Deus pode e irá manter a cabeça de seu povo acima da água e, assim, preservar seus confortos e suas vidas espirituais. As águas que entram nas almas deles podem chegar até o pescoço, Salmos 69:1, mas ali suas ondas orgulhosas serão detidas.

Há aqui mais um sinal de consolo: embora as asas estendidas do assírio, aquela ave de rapina, embora as alas direita e esquerda de seu exército ocupassem toda a largura da terra de Judá, ainda assim ela era a terra de Emanuel. É sua terra, ó Emanuel! Seria a terra de Cristo, pois ali ele nasceria, viveria, pregaria e faria milagres.

Ele era o Rei de Sião e, portanto, tinha interesse e preocupação peculiares por aquela terra. Repare: as terras que Emanuel reconhece como suas, como reconhece todas as terras que o reconhecem, embora sejam inundadas, não serão destruídas. Pois, quando o inimigo vier como um dilúvio, Emanuel protegerá os seus e levantará contra ele um estandarte, Isaías 59:19.

Versículos 9 a 15

O Ânimo de Judá. (a.C. 740.)

O profeta volta aqui a falar da angústia presente em que Acaz, sua corte e seu reino se encontravam por causa da ameaça da confederação das dez tribos com os sírios contra eles. Nestes versículos:

I. Ele triunfa sobre os inimigos invasores e, na prática, os afronta e lhes diz que façam o pior que puderem (v. 9, 10): “Ó povos, vocês das terras distantes, ouçam o que o profeta lhes diz em nome de Deus”.

  1. “Não duvidamos de que agora vocês empregarão seus máximos esforços contra Judá e Jerusalém. Unem-se numa coligação estreita. Cingem-se e se cingem de novo; preparam-se para a ação; lançam-se a ela com determinação; cingem suas espadas e seus lombos. Estimulam e animam a si mesmos e uns aos outros com todas as considerações que conseguem imaginar.”

“Consultam-se entre si, convocam conselhos de guerra, e todas as cabeças trabalham nos métodos adequados para conquistar a terra de Judá. Dão a palavra; tomam resoluções sobre isso, sem permanecer sempre em deliberação. Determinam o que fazer e têm tanta confiança no êxito que julgam poder realizar tudo apenas dizendo uma palavra.”

Repare: os inimigos da igreja levam adiante seus desígnios contra ela com muita astúcia, determinação e confiança. Dedicam enorme esforço a rolar uma pedra que certamente voltará sobre eles.

  1. “Isto é para que saibam que todos os seus esforços serão inúteis. Vocês não podem e não conseguirão alcançar seu objetivo nem vencer: serão despedaçados. Embora se associem, embora se cinjam e embora procedam com toda a astúcia e cautela imagináveis, ainda assim digo-lhes repetidas vezes: todos os seus projetos serão frustrados; serão despedaçados.”

“Ou melhor, não apenas suas tentativas serão arruinadas, mas elas próprias causarão sua ruína. Os desígnios que vocês formaram contra Jerusalém os despedaçarão. Seus conselhos darão em nada, pois não há sabedoria nem conselho contra o Senhor. Suas resoluções não serão executadas; não subsistirão.”

“Vocês dão a palavra, mas quem diz algo, e isso se cumpre, se o Senhor não o ordena? O que se ergue contra Deus, sua causa e seu conselho não pode subsistir, mas inevitavelmente deve cair. Pois Deus está conosco”. Isso se refere ao nome Emanuel: Deus conosco.

“O Messias nascerá entre nós; e um povo destinado a tal honra não pode ser entregue à ruína total. Temos agora a presença especial de Deus conosco em seu templo, em seus oráculos e em suas promessas, e essas coisas são nossa defesa. Deus está conosco: está do nosso lado, para tomar nossa causa e lutar por nós. E, se Deus é por nós, quem pode ser contra nós?” Assim a filha de Sião os despreza.

II. Ele conforta e anima o povo de Deus com os mesmos confortos e ânimos que ele próprio havia recebido. A ofensiva contra eles era muito temível. A casa de Davi, a corte e a família real não sabiam o que fazer (Isaías 7:2); por isso, não surpreende que o povo estivesse aterrorizado. Agora:

  1. O profeta nos conta como a ele próprio foi ensinado por Deus a não ceder aos temores assombrosos que perturbavam o povo nem a adotar as mesmas medidas que eles (v. 11): “O Senhor falou comigo com mão forte para que eu não andasse no caminho deste povo, não dissesse o que eles dizem nem fizesse o que eles fazem.”

“Nem alimentasse as mesmas apreensões aterradoras nem aprovasse os projetos deles de fazer a paz a qualquer preço ou chamar os assírios em seu auxílio.” Deus instruiu o profeta a não seguir a corrente. Repare:

(1.) Até os melhores homens tendem a se assustar diante de nuvens ameaçadoras, especialmente quando os temores são epidêmicos. Todos nós estamos demasiadamente inclinados a andar no caminho das pessoas com quem convivemos, mesmo quando esse caminho não é bom.

(2.) Àqueles a quem Deus ama e reconhece como seus, ele instruirá e capacitará a nadar contra a corrente das corrupções comuns, especialmente dos temores comuns. Ele encontrará meios de ensinar seu povo a não andar no caminho dos demais, mas a distinguir-se com sobriedade.

(3.) Às vezes a corrupção age com tanta força até no coração dos homens bons que precisam que lhes seja ensinado seu dever com mão forte. Ensinar assim é prerrogativa de Deus, pois só ele pode dar entendimento e vencer a oposição da incredulidade e do preconceito. Ele pode ensinar o coração, e nisso ninguém ensina como ele.

(4.) Os que devem ensinar outros precisam que lhes seja bem ensinado seu próprio dever. E então ensinam da maneira mais poderosa quando ensinam por experiência. A palavra que vem do coração tem mais probabilidade de alcançar o coração. Devemos também ensinar aos outros, na medida de nossa capacidade, aquilo que nos foi ensinado pela graça de Deus.

  1. O que ele diz, então, ao povo de Deus?

(1.) Ele os adverte contra um medo pecaminoso, v. 12. Parece que esse era o comportamento do povo naquele tempo, e o medo se espalha. Aquele cujo coração desfalece faz desfalecer o coração de seus irmãos como o seu próprio, Deuteronômio 20:8. Por isso: “Não digais: ‘Confederação' a todos aqueles a quem este povo dirá: ‘Confederação'”. Isto é:

[1.] “Não se associem a eles nas confederações que estão projetando e planejando. Não se unam aos que, para garantir sua própria segurança, querem fazer um pacto com os assírios, por incredulidade e desconfiança de Deus e da própria causa. Não entrem em nenhuma confederação dessa espécie.”

Repare: em tempos de tribulação, devemos estar atentos aos temores que nos levam a recorrer a meios desonestos para garantir nossa segurança.

[2.] “Não temam as confederações com as quais eles assustam a si mesmos e uns aos outros. Não se angustiem imaginando uma confederação em cada coisa que se move; nem, quando há um pequeno problema, gritem imediatamente: ‘Há uma trama, uma trama!'”

“Quando eles falarem de notícias terríveis — ‘A Síria se uniu a Efraim; o que será de nós? Devemos lutar, fugir ou nos render?' —, não temam o que eles temem. Não tenham medo dos sinais dos céus, como têm os pagãos, Jeremias 10:2. Não temam as más notícias na terra; mantenham firme o coração.”

“Não temam o que eles temem, nem fiquem amedrontados como eles. Não se deixem tomar por um pavor que cause tremor e abalo”; é isso que a palavra significa. Repare: quando os inimigos da igreja tramam confederações pecaminosas, os amigos da igreja devem estar atentos para não ceder ao medo pecaminoso dessas confederações.

(2.) Ele lhes aconselha um temor gracioso e religioso: Mas “santificai o próprio Senhor dos Exércitos”, v. 13. Repare: o temor de Deus baseado na fé é uma proteção especial contra o temor perturbador dos homens. Veja 1 Pedro 3:14, 15, onde essa passagem é citada e aplicada aos cristãos que sofrem.

[1.] Devemos considerar Deus o Senhor dos Exércitos, que tem todo o poder em sua mão e todas as criaturas à sua disposição, a um aceno. [2.] Devemos santificá-lo de acordo com isso, dar-lhe a glória devida a esse nome e comportar-nos diante dele como pessoas que creem ser ele um Deus santo.

[3.] Devemos fazê-lo nosso temor, o objeto de nosso temor, e fazê-lo nosso pavor. Devemos manter a reverência por sua providência, permanecer assombrados diante de sua soberania, temer seu desagrado e aceitar em silêncio tudo o que ele dispõe.

Se ao menos fôssemos devidamente impressionados pela grandeza e glória de Deus, veríamos a pompa de nossos inimigos eclipsada e obscurecida, e todo o seu poder limitado e contido. Veja Neemias 4:14. Os que temem o descrédito dos homens se esquecem do Senhor, seu Criador, Isaías 51:12, 13. Compare Lucas 12:4, 5.

(3.) Ele lhes assegura que, agindo assim, terão segurança santa e serenidade mental (v. 14): “Ele servirá de santuário. Façam dele o objeto de seu temor, e verão que ele é sua esperança, sua ajuda, sua defesa e seu poderoso libertador. Ele os santificará e preservará. Ele servirá de santuário.”

[1.] “Para torná-los santos. Ele será sua santificação”; assim alguns interpretam. Se santificamos a Deus com nossos louvores, ele nos santificará com sua graça.

[2.] “Para deixá-los tranquilos. Ele será seu santuário”, para onde poderão fugir em busca de segurança e onde estarão imunes a todas as prisões do temor. Nele encontrarão refúgio e segurança invioláveis e se verão fora do alcance do perigo. Os que temem a Deus na verdade não precisarão temer mal algum.

III. Ele ameaça com a ruína dos ímpios e incrédulos, tanto em Judá como em Israel. Eles não têm parte nem sorte nos confortos precedentes. O Deus que será santuário para os que nele confiam será pedra de tropeço e rocha de escândalo para os que deixam as águas de Siloé e se alegram com Rezim e o filho de Remalias (v. 6), fazendo da criatura o objeto de seu temor e de sua esperança, v. 14, 15.

O profeta prevê que a maior parte das duas casas de Israel não santificaria o Senhor dos Exércitos. Para essas pessoas, ele seria armadilha e laço; seria um terror, assim como seria apoio e sustentação para os que nele confiassem.

Em vez de tirarem proveito da palavra de Deus, eles se escandalizariam com ela. As providências de Deus, em vez de conduzi-los a ele, os afastariam dele. O que para outros era aroma de vida para vida seria, para eles, aroma de morte para morte.

“Assim, muitos dentre eles tropeçarão e cairão; cairão tanto no pecado como na ruína. Cairão pela espada, serão feitos prisioneiros e irão para o cativeiro.” Repare: se as coisas de Deus forem motivo de escândalo para nós, elas causarão nossa derrocada.

Alguns aplicam isso aos judeus incrédulos que rejeitaram Cristo, para os quais ele se tornou pedra de tropeço. Pois o apóstolo cita essa passagem e a aplica a todos os que persistem na incredulidade diante do evangelho de Cristo, 1 Pedro 2:8. Para eles, Cristo é rocha de escândalo porque, desobedecendo à palavra, tropeçam nela.

Versículos 16 a 22

A Importância das Escrituras. (a.C. 740.)

Nestes versículos temos:

I. O privilégio indescritível que o povo de Deus desfruta por lhe terem sido consignados os oráculos de Deus e confiados os escritos sagrados. Para que possam santificar o Senhor dos Exércitos, fazer dele o objeto de seu temor e nele encontrar seu santuário, “Atai o testemunho”, v. 16.

Repare: é uma grande demonstração do zelo de Deus por sua igreja e de seu amor por ela o fato de ter guardado nela o tesouro inestimável da revelação divina.

  1. É testemunho e lei. Isso vale não apenas para esta profecia, que por isso deve ser guardada em segurança para o conforto do povo de Deus nos tempos próximos de tribulação e angústia, mas também para toda a palavra de Deus. Deus a atestou e a ordenou.

Como testemunho, ela orienta nossa fé; como lei, orienta nossa prática. Devemos tanto subscrever suas verdades como nos submeter aos seus preceitos.

  1. Esse testemunho e essa lei estão atados e selados, pois não devemos acrescentar-lhes nem tirar-lhes coisa alguma. São uma carta de Deus ao homem, dobrada e selada, uma proclamação sob o grande selo. O ato de atar e selar o Antigo Testamento significava que a explicação plena de muitas de suas profecias estava reservada para os tempos do Novo Testamento.

Daniel 12:4: “Sela o livro até o tempo do fim”. Mas o que então estava atado e selado agora está aberto, com o selo rompido, e é revelado às criancinhas, Mateus 11:25. Ainda assim, no que diz respeito ao outro mundo e ao estado futuro, o testemunho continua atado e selado, pois conhecemos apenas em parte e profetizamos apenas em parte.

  1. Esses escritos são depositados como depósito sagrado nas mãos dos discípulos dos filhos dos profetas e da aliança, Atos 3:25. São o bem que lhes foi confiado e de cuja guarda foram encarregados, 2 Timóteo 1:13, 14. Os que tiveram profetas como mestres devem continuar a apegar-se à palavra escrita.

II. O bom uso que devemos fazer desse privilégio. Isso nos é ensinado:

  1. Pela prática e pelas resoluções do próprio profeta, v. 17, 18. Ele acolheu a lei e o testemunho e encontrou neles conforto em meio aos muitos motivos de desânimo que enfrentou. Repare: os ministros que melhor podem recomendar a palavra de Deus a outros são os que encontraram satisfação em confiar nela. Observe:

(1.) Os motivos de desânimo que afligiam o profeta. Ele menciona dois:

[1.] Os olhares severos de Deus, dirigidos não tanto a ele próprio como ao seu povo, cujos interesses estavam muito perto de seu coração: Ele esconde o rosto da casa de Jacó e, no presente, parece negligenciá-los e sujeitá-los aos sinais de seu desagrado.

O próprio profeta tinha a tarefa de revelar a cólera de Deus contra eles e, ainda assim, sentia dor por isso, como alguém que não desejava o dia lastimável.

Se a casa de Jacó abandonar o Deus de Jacó, ninguém considere estranho que ele esconda seu rosto deles.

[2.] O desprezo e os descréditos dos homens, dirigidos não apenas a ele, mas também a seus discípulos, entre os quais estavam seladas a lei e o testemunho: “Eu e os filhos que o Senhor me deu somos para sinais e prodígios”. Olham para nós como se fôssemos monstros ou estrangeiros e apontam para nós quando andamos pelas ruas.

Provavelmente os nomes proféticos dados aos filhos do profeta eram ridicularizados e alvo de zombaria pelos escarnecedores profanos da cidade. “Sou como um prodígio para muitos”, Salmos 71:7. O povo de Deus é um prodígio para o mundo, Zacarias 3:8, por ser diferente e por não correr com os demais no mesmo desenfreamento da libertinagem, 1 Pedro 4:4.

Nisso o profeta era um tipo de Cristo, pois essa passagem é citada em Hebreus 2:13 para provar que os crentes são filhos de Cristo: “Eis-me e os filhos que Deus me deu”. Os pais devem considerar seus filhos dádivas de Deus, suas dádivas graciosas; Jacó fez assim, Gênesis 33:5.

Os ministros devem considerar seus convertidos seus filhos e tratá-los com ternura de acordo com isso, 1 Tessalonicenses 2:7, e como os filhos que Deus lhes deu. Pois qualquer bem que tenhamos servido de instrumento para fazer a outros se deve à graça de Deus.

Cristo considera os crentes seus filhos, dados a ele pelo Pai, João 17:6. Tanto ele como eles são para sinais e prodígios, alvo de oposição, Lucas 2:34, de oposição por toda parte, Atos 28:22.

(2.) O ânimo que ele encontrou diante desses motivos de desânimo:

[1.] Ele percebeu a mão de Deus em tudo que o desanimava e manteve nela os olhos. Qualquer tribulação da casa de Jacó decorre de Deus esconder seu rosto. Ou melhor, qualquer desprezo lançado contra ele ou seus amigos vem do Senhor dos Exércitos: ele mandou Simei amaldiçoar Davi, Jó 19:13; 30:11.

[2.] Ele viu Deus habitando no monte Sião, manifestando-se ao seu povo e pronto a ouvir suas orações e receber sua homenagem. Embora, naquele momento, Deus esconda o rosto da casa de Jacó, ainda assim eles sabem onde encontrá-lo e recuperar a visão dele: ele habita no monte Sião.

[3.] Por isso, ele decidiu esperar no Senhor e esperar por ele: acompanhar seus movimentos mesmo enquanto Deus escondia o rosto e aguardar, com humilde segurança, sua volta em misericórdia. Os que esperam em Deus pela fé e pela oração podem esperar por ele com esperança e alegria.

Quando não temos confortos palpáveis, devemos continuar a manter nossa observância e obediência a Deus e esperar um pouco; ao cair da tarde haverá luz.

  1. Pelo conselho e pela orientação que ele dá a seus discípulos, entre os quais estavam seladas a lei e o testemunho e a quem foram confiados os oráculos vivos.

(1.) Ele supõe que, no dia da angústia, seriam tentados a consultar pessoas que tinham espíritos familiares, lidavam com o diabo, pediam-lhe orientação e desejavam saber por meio dele o que aconteceria, para então decidir como agir.

Assim Saul, quando estava em grande aperto, recorreu à feiticeira de En-Dor, 1 Samuel 28:7, 15, e Acazias recorreu ao deus de Ecrom, 2 Reis 1:2. Esses conjuradores tinham gestos e tons estranhos e extravagantes: chilreavam e murmuravam. Cobriam a cabeça de modo que não podiam ver claramente nem ser vistos, mas espiavam e eram espiados.

Ou ambas as palavras aqui usadas podem se referir à voz e à maneira de falar. Transmitiam sua mensagem com um som baixo, cavernoso, entrecortado, quase inarticulado, às vezes num tom lamurioso ou triste, como o da garça, da andorinha ou da pomba, Isaías 38:14.

Não falavam com a ousadia e a clareza dos profetas do Senhor, mas como pessoas que queriam confundir o povo em vez de instruí-lo. Ainda assim, alguns eram tão lamentavelmente estúpidos que os procuravam e procuravam persuadir outros a fazer o mesmo, inclusive ouvintes do profeta que conheciam coisas melhores. Por isso, ele lhes avisa que não digam: “Uma confederação com tais pessoas”.

Havia leis expressas contra essa maldade, Levítico 19:31; 20:27. Ainda assim ela existia em Israel e existe até em nações cristãs. Que todos os que têm algum senso religioso o demonstrem estremecendo só de pensar nisso: “Vai para trás de mim, Satanás”.

Temam o uso de feitiços e encantamentos e a consulta a pessoas que, por artes ocultas, alegam prever a sorte, curar doenças ou encontrar coisas perdidas. Isso é um crime hediondo e, na prática, nega o Deus que está no alto.

(2.) Ele lhes dá uma resposta a essa tentação, colocando palavras em sua boca: “Se alguém tentar enredá-los assim, respondam: ‘Não deveria um povo buscar seu Deus? O quê! Recorrer aos mortos em favor dos vivos?'”

[1.] “Digam-lhes que é um princípio da religião que um povo deve buscar seu Deus. Ora, Jeová é nosso Deus; portanto, é a ele que devemos buscar e que devemos consultar, e não àqueles que têm espíritos familiares. Todos os povos andarão assim em nome de seu Deus, Miquéias 4:5. Os que fizeram dos exércitos do céu seus deuses buscaram-nos, Jeremias 8:2.”

“Um povo sob culpa e em tribulação não deveria buscar seu Deus em busca de perdão e paz? Um povo em dúvida, carência e perigo não deveria buscar seu Deus em busca de direção, provisão e proteção? Visto que o Senhor é nosso Deus e nós somos seu povo, certamente é nosso dever buscá-lo.”

[2.] “Digam-lhes que buscar ídolos mortos em favor de homens vivos é um exemplo da maior insensatez do mundo.” O que pode ser mais absurdo que recorrer a imagens sem vida em busca de vida e de conforto para os vivos? Ou esperar que nossos amigos mortos, depois de os divinizarmos e lhes dirigirmos orações, façam por nós o que nossos amigos vivos não podem fazer?

Os mortos não sabem coisa alguma, nem há entre eles projeto ou trabalho, Eclesiastes 9:5, 10. Portanto, é insensatez que os vivos os cortejem na esperança de receber auxílio. Os necromantes consultavam os mortos, como a feiticeira de En-Dor, e assim proclamavam sua própria insensatez.

Devemos viver pelos vivos, e não pelos mortos. Que vida ou luz podemos esperar daqueles que não têm em si mesmos luz nem vida?

(3.) Ele os orienta a consultar os oráculos de Deus. Mesmo que os profetas entre eles não falassem diretamente a cada caso, ainda assim tinham a palavra escrita, à qual deviam recorrer. Repare: jamais serão levados a consultar feiticeiros os que sabem fazer bom uso de suas Bíblias.

Queremos saber como buscar nosso Deus e conhecer sua vontade? “À lei e ao testemunho!” Ali vocês verão o que é bom e o que o Senhor requer de vocês. Façam dos estatutos de Deus seus conselheiros, e receberão o conselho certo. Observe:

[1.] Como devemos usar a lei e o testemunho: devemos falar de acordo com essa palavra, isto é, tomá-la como padrão, conformar-nos a ela, receber dela orientação, recorrer a ela e, em tudo, deixar que ela governe e determine nossas decisões. Devemos anuir a essas palavras sadias que trazem cura, 1 Timóteo 6:3, e falar das coisas de Deus com as palavras ensinadas pelo Espírito Santo.

Não basta deixar de dizer algo contrário a ela; devemos falar de acordo com ela.

[2.] Por que devemos usar assim a lei e o testemunho: porque, se não o fizermos, seremos declarados culpados da maior insensatez imaginável. Os que não concordam com a palavra de Deus demonstram que não há neles luz, nem luz da manhã — é isso que significa a palavra. Não compreendem as coisas corretamente; não compreendem a si mesmos nem a diferença entre o bem e o mal, a verdade e a falsidade.

Repare: os que rejeitam a revelação divina não têm nem mesmo entendimento humano. Também não acolhem corretamente os oráculos da razão os que se recusam a acolher os oráculos de Deus.

Alguns leem isso como ameaça: “Se não falarem de acordo com esta palavra, não terão luz, nem bem, conforto ou auxílio; serão lançados nas trevas e no desespero”, como segue aqui, v. 21, 22. Que luz teve Saul quando consultou a feiticeira, 1 Samuel 28:18, 20? Ou que luz podem esperar os que se afastam do Pai das luzes?

(4.) Ele lê a condenação dos que buscam espíritos familiares e não consideram a lei e o testemunho de Deus. Não apenas lhes faltarão luz, conforto e prosperidade; podem esperar todo tipo de horror e miséria, v. 21, 22.

[1.] A tribulação que temiam lhes sobrevirá. Passarão pela terra, ou vaguearão de um lado para outro nela, sem lugar fixo, instáveis e expulsos de um lugar para outro pelo poder ameaçador de um inimigo invasor. Encontrarão grande dificuldade quanto aonde ir para obter o necessário ao sustento da vida.

Isso acontecerá ou porque o país ficará tão empobrecido que não haverá nada disponível, ou pelo menos porque eles próprios e seus amigos ficarão tão pobres que não haverá nada para eles. Assim, os que antes se alimentavam em abundância terão fome. Repare: os que se afastam de Deus se afastam do caminho de todo bem.

[2.] Eles se tornarão muito inquietos consigo mesmos, pelo descontentamento e pela impaciência em meio à tribulação. Um homem bom pode passar necessidade, mas então se acalma e contende para ficar em paz. Essas pessoas, porém, quando tiverem fome, se irritarão; sem alimento, seu aborrecimento lhes devorará os próprios espíritos. A irritação é um pecado que traz em si mesmo seu castigo.

[3.] Serão motivo de grande provocação para todos à sua volta; ou melhor, para todos aqueles que estão acima deles. Quando virem todas as suas medidas frustradas e não souberem o que fazer, esquecerão todas as regras do dever e da decência. Amaldiçoarão seu rei de modo traiçoeiro e blasfemamente amaldiçoarão seu Deus, mais do que em pensamento ou no próprio quarto, Eclesiastes 10:20.

Começam amaldiçoando o rei por não administrar melhor os assuntos públicos, como se a culpa fosse dele, embora nem os melhores e mais sábios reis possam garantir o êxito. Depois de romperem os laços da lealdade, não surpreende que os da religião não os segurem por muito tempo: em seguida amaldiçoam seu Deus, amaldiçoam-no e morrem.

Têm desavença com sua providência e lançam descrédito sobre ela, como se ele lhes tivesse feito injustiça.

A insensatez do homem perverte seu caminho, e então seu coração se irrita contra o Senhor, Provérbios 19:3. Veja quanto precisamos guardar nossa boca como com um freio quando o coração se inflama dentro de nós, pois a linguagem da irritação costuma ser muito ofensiva.

[4.] Eles se entregarão ao desespero e, para qualquer lado que olhem, não verão probabilidade de alívio. Olharão para cima, mas o céu fechará o rosto para eles e parecerá sombrio; como poderia ser de outro modo se amaldiçoam seu Deus?

Olharão para a terra, mas que conforto ela pode oferecer àqueles contra quem Deus está em guerra? Ali não há senão tribulação, trevas e a penumbra da angústia: tudo é ameaçador, sem um único brilho agradável, sem uma única perspectiva de esperança. Serão lançados nas trevas pela força de seus próprios medos, que lhes apresentam tudo à volta em cores negras e assustadoras.

Isso explica o que ele havia dito no v. 20: não haverá luz para eles. Os que fecham os olhos à luz da palavra de Deus serão, com justiça, abandonados às trevas e deixados a vagar sem fim. As centelhas que eles mesmos acenderam não lhes farão bem algum.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra