Isaías 64
Argumento
Este capítulo continua aquela comovente oração suplicante que a igreja ofereceu a Deus na última parte do capítulo anterior. Tinham arrazoado com base em sua relação de aliança com Deus e no interesse e na preocupação dele por eles; agora, aqui:
I. Oram para que Deus se manifeste de alguma maneira notável e surpreendente em favor deles contra os inimigos de Deus e do povo, v. 1, 2.
II. Apelam para o que Deus tinha feito anteriormente e estava sempre pronto a fazer em favor de seu povo, vv. 3-5.
III. Confessam-se pecaminosos e indignos do favor de Deus e que tinham merecido os juízos sob os quais agora estavam, v. 6, 7.
IV. Entregam-se à misericórdia de Deus como Pai e se submetem à sua soberania, v. 8.
V. Apresentam a condição muito deplorável em que estavam e oram fervorosamente pelo perdão do pecado e pelo afastamento da ira de Deus, vv. 9-12.
E isso não se destinava apenas ao uso dos judeus cativos, mas pode servir de direção à igreja em outros tempos de angústia, sobre o que pedir a Deus e como suplicar-lhe. Se o povo de Deus estiver alguma vez em aflição, e grande aflição, que ore; que ore assim.
Oração pela Presença Divina; Bênçãos Preparadas para os Santos. (a.C. 706.)
Versículos 1 a 5
Aqui:
I. A petição é que Deus se manifeste maravilhosamente em favor deles agora, v. 1, 2. Seu caso foi apresentado no fim do capítulo anterior como muito triste e muito duro, e nesse caso era tempo de clamar: “Socorro, Senhor! Ó, que Deus manifestasse seu zelo e sua força!”
Tinham orado (Isaías 63:15) para que Deus olhasse do céu para baixo; aqui oram para que desça a livrá-los, como tinha dito, Êxodo 3:8:
- Desejam que Deus, em sua providência, se manifeste tanto a eles quanto em favor deles. Quando Deus opera alguma libertação extraordinária em favor de seu povo, diz-se que resplandece, que se mostra forte.
Assim, aqui oram para que rasgue os céus e desça, como, quando livrou Davi, se diz que inclinou os céus e desceu (Salmos 18:9), para exibir seu poder, justiça e bondade de maneira extraordinária, para que todos possam reparar neles e reconhecê-los.
Isso o povo de Deus deseja e pede em oração: que, tendo eles próprios a satisfação de vê-lo, embora seu caminho esteja no mar, outros sejam levados a vê-lo quando seu caminho está nas nuvens.
Isso é aplicável à segunda vinda de Cristo, quando o próprio Senhor descerá do céu com um brado. “Vem, Senhor Jesus, vem depressa.”
- Desejam que vença toda oposição e que ela seja compelida a ceder diante dele: “que os montes derretam diante de tua presença”, que o fogo de sua cólera arda tão ferozmente contra seus inimigos que até dissolva os montes mais rochosos e os derreta diante dele, como metal no forno que é feito líquido e moldado na forma que o operador quiser; assim arde o fogo derretedor, v. 2.
Que as coisas sejam postas em agitação para uma revolução gloriosa em favor da igreja: como o fogo faz as águas ferverem.
Há aqui uma alusão, pensam alguns, aos vulcões, ou montes ardentes, que às vezes lançam correntes tão sulfúreas que fazem ferver os rios e mares adjacentes, os quais talvez sejam deixados como indicações palpáveis do poder da cólera de Deus e advertências sobre a conflagração final.
- Desejam que isso contribua muito para a glória e honra de Deus, torne seu nome conhecido, não apenas a seus amigos (eles o conheciam antes e confiavam em seu poder), mas também a seus adversários, para que o conheçam e tremam diante de sua presença e possam dizer com os homens de Bete-Semes: “Quem pode permanecer diante deste santo Senhor Deus?”
Quem conhece o poder de sua ira? Repare: mais cedo ou mais tarde, Deus fará seu nome conhecido a seus adversários e forçará a tremer diante de sua presença aqueles que não quiseram vir e adorar em sua presença.
O nome de Deus, se não for uma fortaleza em nosso favor, para dentro da qual possamos correr e estar seguros, será uma fortaleza contra nós, de cujo alcance não podemos fugir e estar seguros. Virá o dia em que as nações serão levadas a tremer na presença de Deus, por mais numerosas e fortes que sejam.
II. O apelo é que Deus tinha se manifestado maravilhosamente em favor de seu povo anteriormente; você o fez; portanto, o fará: é um bom argumento diante do trono da graça, Salmos 10:17:
- Apelam para o que tinha feito em favor de seu povo Israel em particular quando os tirou do Egito, v. 3. Então fez coisas terríveis nas pragas do Egito, que não esperavam; perderam a esperança de libertação, tão longe estavam de qualquer pensamento de serem livrados com mão tão elevada e braço estendido.
Então desceu sobre o monte Sinai em terror tal que fez aquele e os montes adjacentes derreterem diante de sua presença, saltarem como carneiros (Salmos 114:4), tremerem, de modo que foram espalhados, e as colinas perpétuas foram levadas a se curvar, Habacuque 3:6.
Nas muitas grandes salvações que Deus operou em favor daquele povo, fez coisas terríveis que não esperavam, fez grandes homens, que pareciam tão imponentes e fortes como montes, caírem diante dele, e grande oposição ceder. Veja Juízes 5:4, 5; Salmos 68:7, 8.
Alguns aplicam isso à derrota do poderoso exército de Senaqueribe, que foi um exemplo tão surpreendente do poder divino quanto seria o derretimento de rochas e montes.
- Apelam para o que Deus costumava fazer e tinha declarado seu gracioso propósito de fazer em favor de seu povo em geral.
A provisão que fez para a segurança e felicidade de seu povo, até de todos os que o buscam, o servem e nele confiam, é muito rica e está prontamente disponível, de modo que não precisam temer nem serem decepcionados por não a receber, pois é certa, nem serem decepcionados nela, pois é suficiente:
(1.) É muito rica, v. 4. Os homens não ouviram nem viram o que Deus preparou para aqueles que o esperam. Observe o caráter do povo de Deus: são os que o esperam no caminho do dever, esperam a salvação que lhes prometeu e para eles teve o desígnio.
Observe onde está ligada a felicidade desse povo: é o que Deus preparou para eles, o que teve o desígnio de lhes dar em seu conselho e, em sua providência e graça, está preparando para eles e para o que os está preparando, o que fez ou fará; assim se pode ler.
Alguns dos doutores judeus entenderam isso das bênçãos reservadas para os dias do Messias, e a eles o apóstolo aplica essas palavras; e outros as estendem às glórias do mundo vindouro.
É toda aquela bondade que Deus acumulou em favor dos que o temem e operou em favor dos que nele confiam, Salmos 31:19.
Disso se diz aqui que, desde o começo do mundo, nas suas épocas mais investigativas e inquisitivas, os homens não chegaram, nem pelo ouvir nem pelo ver, os dois sentidos de aprendizagem, ao pleno conhecimento disso.
Ninguém viu, nem ouviu, nem pode entender, senão o próprio Deus, qual é a provisão feita para a felicidade presente e futura de almas santas. Pois:
[1.] Muito disso estava oculto nas épocas anteriores; não o conheciam, porque as riquezas insondáveis de Cristo estavam ocultas em Deus, estavam ocultas dos sábios e prudentes; mas, nas épocas posteriores, foram reveladas pelo evangelho.
Assim o apóstolo aplica isso (1 Coríntios 2:9), pois segue (1 Coríntios 2:10): “Mas Deus as revelou a nós por seu Espírito”; compare Romanos 16:25, 26 com Efésios 3:9.
Aquilo que os homens não tinham ouvido desde o começo do mundo ouviriam antes do fim dele e, no fim dele, veriam, quando o véu for rasgado para introduzir a glória que ainda será revelada. O próprio Deus sabia o que tinha guardado para os crentes, mas ninguém sabia além dele.
[2.] Isso não pode ser plenamente compreendido pelo entendimento humano, não, nem mesmo quando é revelado; é espiritual e depurado daquelas ideias que nossas mentes são mais propensas a receber neste mundo dos sentidos; é muito grande e excederá muito o máximo de nossas expectativas.
Até a paz presente dos crentes, muito mais sua bem-aventurança futura, é tal que supera toda concepção e expressão, Filipenses 4:7. Ninguém pode compreendê-la senão o próprio Deus, cujo entendimento é infinito.
Alguns dão outra leitura dessas palavras, referindo a transcendência não tanto à própria obra quanto ao seu autor: nem o olho viu um deus além de você que faz assim (ou fez ou pode fazer assim) em favor daquele que o espera.
Devemos inferir das obras de graça maravilhosa de Deus, assim como de suas obras de poder maravilhoso, das coisas bondosas, assim como das coisas grandes que faz, que não há deus como ele nem algum entre os filhos dos poderosos que lhe possa ser comparado.
(2.) É muito pronta (v. 5): “Encontras aquele que se alegra e opera retidão”, encontra-o com aquele bem que você preparou para ele (v. 4) e não se esquece dos que se lembram de você em seus caminhos.
Veja aqui que comunhão há entre um Deus gracioso e uma alma graciosa:
[1.] O que Deus espera de nós para termos comunhão com ele:
Primeiro: devemos ter consciência de cumprir nosso dever em tudo, devemos operar retidão, devemos fazer o que é bom e o que o Senhor nosso Deus exige de nós, e devemos fazê-lo bem.
Segundo: devemos ser alegres em cumprir nosso dever, devemos nos alegrar e operar retidão, devemos nos deleitar em Deus e em sua lei, devemos ser alegres em seu serviço e cantar em nosso trabalho. Deus ama um doador alegre, um adorador alegre. Devemos servir ao Senhor com alegria.
Terceiro: devemos nos conformar a todos os métodos de sua providência acerca de nós e ser adequadamente afetados por eles, devemos nos lembrar dele em seus caminhos, em todos os caminhos em que anda, quer ande em nossa direção, quer ande contrariamente a nós.
Devemos ocupar-nos dele e mencioná-lo com ação de graças quando seus caminhos são caminhos de misericórdia (num dia de prosperidade, seja alegre), com paciência e submissão quando disputa conosco. “No caminho dos teus juízos te esperamos”; pois, num dia de adversidade, devemos considerar.
[2.] Aqui nos é dito o que podemos esperar de Deus se assim nos aplicarmos a ele no caminho do dever: “Encontras aquele”. Isso indica a amizade, comunhão e familiaridade às quais Deus admite seu povo; encontra-os para ter comunhão com eles, manifestar-se a eles e receber suas petições, Êxodo 20:24; 29:43.
Também indica sua liberalidade e prontidão em lhes fazer o bem; ele se antecipará a eles com as bênçãos de sua bondade, se alegrará em fazer o bem aos que se alegram em operar retidão e esperará para ser gracioso para os que o esperam.
Encontra seu povo penitente com perdão, como o pai do pródigo encontrou seu filho que voltava, Lucas 15:20. Encontra seu povo que ora com uma resposta de paz, “enquanto ainda falam” (Isaías 65:24).
- Apelam para a imutabilidade do favor de Deus e a estabilidade de sua promessa, apesar dos pecados de seu povo e de seu desagrado contra eles por seus pecados: “Eis que muitas vezes te encolerizaste conosco porque pecamos, e estivemos sob os sinais da tua cólera; mas naqueles, naqueles teus caminhos, os caminhos de misericórdia em que nos lembramos de ti, neles há continuidade.”
Ou “neles tu estás para sempre” (sua misericórdia dura para sempre); “e, por isso, por fim seremos salvos, embora estejas encolerizado, e nós tenhamos pecado.”
Isso concorda com o teor da aliança de Deus: que, se abandonarmos a lei, visitará nossa transgressão com uma vara, mas sua bondade afetuosa não retirará completamente, sua aliança não quebrará (Salmos 89:30, etc.).
E, por isso, seu povo muitas vezes foi salvo da ruína quando estava bem à beira dela; veja Salmos 78:38. E por essa continuidade da aliança esperamos ser salvos, pois ela ser uma aliança eterna é toda a nossa salvação.
Embora Deus tenha estado irado conosco por nossos pecados, e justamente, ainda assim, sua ira durou apenas um momento e logo passou; mas em seu favor há vida, porque nele há continuidade; nos caminhos de seu favor prossegue e persevera, e disso dependemos para nossa salvação; veja Isaías 54:7, 8.
É bom para nós que nossas esperanças de salvação sejam edificadas não sobre algum mérito ou suficiência nossos próprios (pois nisso não há certeza, até Adão na inocência não permaneceu), mas sobre as misericórdias e promessas de Deus, pois nelas, temos certeza, há continuidade.
Versículos 6 a 12
Confissão Humilde. (a.C. 706.)
Assim como temos as Lamentações de Jeremias, aqui temos as Lamentações de Isaías; o assunto de ambas é o mesmo: a destruição de Jerusalém pelos caldeus e o pecado de Israel que trouxe aquela destruição.
Apenas com esta diferença: Isaías a vê à distância e a lamenta pelo Espírito de profecia; Jeremias a viu realizada. Nestes versículos:
I. O povo de Deus, em sua aflição, confessa e lamenta seus pecados, com isso justificando Deus em suas aflições, reconhecendo-se indigno de sua misericórdia e, com isso, tanto aproveitando suas tribulações quanto preparando-se para a libertação.
Agora que estavam sob repreensões divinas pelo pecado, não tinham em que confiar senão na mera misericórdia de Deus e na continuidade dela; pois entre eles não há ninguém para ajudar, ninguém para sustentar, ninguém para ficar na brecha e fazer intercessão.
Pois estão todos contaminados pelo pecado e, por isso, indignos de interceder, todos descuidados e relaxados no dever e, por isso, incapazes e inaptos para interceder:
- Havia uma corrupção geral dos costumes entre eles (v. 6): “Somos todos como uma coisa impura”, ou como uma pessoa impura, como alguém coberto de lepra que devia ser excluído do acampamento.
O corpo do povo era como alguém sob uma contaminação cerimonial, que não era admitido nos pátios do tabernáculo, ou como alguém que penava sob alguma doença repugnante, do alto da cabeça à planta do pé nada senão feridas e contusões, Isaías 1:6.
Todos nós, pelo pecado, nos tornamos não apenas expostos à justiça de Deus, mas odiosos à sua santidade; pois o pecado é aquela coisa abominável que o Senhor odeia e não pode suportar olhar. Até “todas as nossas retidões são como trapos imundos”:
(1.) “As melhores pessoas entre nós são assim; somos todos tão corruptos e contaminados que até aqueles entre nós que passam por homens retos, em comparação com o que eram nossos pais que se alegravam e operavam retidão (v. 5), são apenas como trapos imundos, próprios para ser lançados ao monturo. O melhor deles é como uma sarça.”
(2.) “Nossas melhores práticas são assim. Não há apenas uma corrupção geral dos costumes, mas uma defecção geral também nos exercícios de devoção; aqueles que passam por sacrifícios de retidão, quando são examinados, são os dilacerados, os coxos e os enfermos, e, por isso, provocam a Deus e são tão repugnantes quanto trapos imundos.”
Nossas práticas, por mais plausíveis que sejam, se dependermos delas como nossa retidão e pensarmos merecer por elas da mão de Deus, são como trapos imundos: trapos, e não nos cobrirão; trapos imundos, e apenas nos macularão.
Os verdadeiros penitentes lançam fora seus ídolos como trapos imundos (Isaías 30:22), odiosos a seus olhos; aqui reconhecem até sua retidão como assim aos olhos de Deus, se ele os tratasse com justiça estrita.
Nossos melhores deveres são tão falhos e tão aquém da regra que são como trapos e tão cheios de pecado e corrupção que se apegam a eles que são como trapos imundos. Quando queremos fazer o bem, o mal está presente conosco; e a iniquidade de nossas coisas santas seria nossa ruína se estivéssemos sob a lei.
- Havia uma frieza geral da devoção entre eles, v. 7. A medida foi enchida pela iniquidade abundante do povo, e nada foi feito para esvaziá-la:
(1.) A oração estava, de certa maneira, negligenciada: “Não há ninguém que invoque teu nome, ninguém que te busque por graça para nos reformar e tirar o pecado ou por misericórdia para nos aliviar e tirar os juízos que nossos pecados trouxeram sobre nós.”
Por isso, o povo é tão mau, porque não ora; compare Salmos 14:3, 4: todos se tornaram imundos, pois não invocam o Senhor. Isso pressagia mal para um povo quando a oração é restringida entre eles.
(2.) Era realizada muito negligentemente. Se havia aqui e ali alguém que invocasse o nome de Deus, era com muita indiferença: não há ninguém que se desperte para se apegar a Deus. Repare:
[1.] Orar é apegar-se a Deus, pela fé apegar-se às promessas e declarações que Deus fez de sua boa vontade para conosco e apelar a elas diante dele; apegar-se a ele como a alguém que está prestes a se afastar de nós, pedindo-lhe fervorosamente que não nos deixe, ou como a alguém que se afastou, solicitando sua volta.
É apegar-se a ele como aquele que luta se apega àquele com quem luta; pois a descendência de Jacó luta com ele e, assim, consegue o intento.
Mas, quando nos apegamos a Deus, é como o barqueiro que, com seu gancho, se apega à margem, como se a puxasse para si, mas realmente é para puxar a si mesmo para a margem; assim oramos, não para puxar Deus até nós, mas para puxar a nós mesmos até ele.
[2.] Aqueles que querem se apegar a Deus em oração para conseguir o intento com ele devem se despertar para fazê-lo; tudo o que está dentro de nós deve ser empregado no dever (e ainda assim é pouco), nossos pensamentos fixos e nossos afetos ardentes.
Para isso, tudo o que está dentro de nós deve ser empenhado e convocado para o serviço; devemos despertar o dom que está em nós por uma consideração efetiva da importância da obra diante de nós e uma aplicação concentrada da mente a ela.
Mas como podemos esperar que Deus venha a nós em caminhos de misericórdia quando não há ninguém que faça isso, quando aqueles que professam ser intercessores são meros levianos?
II. Reconhecem que suas aflições são fruto e produto de seus próprios pecados e da cólera de Deus:
- Trouxeram suas tribulações sobre si mesmos por sua própria insensatez: “Somos todos como uma coisa impura” e, por isso, “todos definhamos como uma folha” (v. 6), não apenas murchamos e perdemos nossa beleza, mas caímos e nos desprendemos (assim significa a palavra) como folhas no outono.
Nossa profissão religiosa murcha e ficamos sem seiva; nossa prosperidade também murcha e acaba; caímos por terra, desprezíveis; então “nossas iniquidades, como o vento, nos levaram” e nos precipitaram no cativeiro, como os ventos de outono desprendem as folhas secas e murchas e depois as sopram para longe (Salmos 1:3, 4).
Os pecadores são crestados e depois levados pelo vento maligno e violento de sua própria iniquidade; ele os murcha e depois os arruína.
- Deus trouxe suas tribulações sobre eles por sua cólera (v. 7): “Escondeste teu rosto de nós”; esteve desagradado conosco e se recusou a nos dar algum socorro. Quando se fizeram como uma coisa impura, não admira que Deus desviasse seu rosto deles, como quem os detesta.
Contudo, isso não era tudo: “Consumiste-nos por causa de nossas iniquidades”. É a mesma queixa daquela (Salmos 90:7, 8): “Somos consumidos por tua ira”; você nos derreteu, assim é a palavra.
Deus os tinha posto no forno não para consumi-los como escória, mas para derretê-los como ouro, para que pudessem ser depurados e fundidos de novo.
III. Reivindicam relação com Deus como seu Deus e humildemente apelam a ela diante dele e, em consideração a ela, entregam-se alegremente a ele (v. 8): “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai:”
“Embora tenhamos agido com muita desobediência e ingratidão para contigo, ainda assim continuamos a reconhecer-te como nosso Pai; e, embora nos tenhas corrigido, ainda assim não nos rejeitaste.”
“Insensatos e descuidados como somos, pobres, desprezados e pisoteados por nossos inimigos como somos, ainda assim tu continuas sendo nosso Pai; por isso, a ti voltamos arrependidos, como o filho pródigo se levantou e foi para seu pai.”
“A ti nos dirigimos em oração; de quem esperaríamos alívio e socorro senão de nosso Pai? Estamos sob a cólera de um Pai, que se reconciliará e não conservará sua ira para sempre.”
Deus é Pai deles:
- Pela criação; deu-lhes seu ser, formou-os num povo, moldou-os como quis: “Somos o barro, e tu és nosso oleiro; por isso, não teremos desavença contigo, qualquer que seja a maneira como te aprouver tratar-nos” (Jeremias 18:6).
“Ou melhor, por isso, esperaremos que tu, que nos fizeste, nos trates bem, nos refaças e nos formes de novo, embora tenhamos nos desfeito e deformado. Somos todos como uma coisa impura, mas somos todos obra de tuas mãos; por isso, tira nossa impureza, para que estejamos aptos para teu uso, o uso para o qual fomos feitos. Somos obra de tuas mãos; por isso, não nos abandones” (Salmos 138:8).
- Pela aliança; apela-se a isso (v. 9): “Eis, vê, nós te suplicamos: somos todos teu povo, todo o povo que tens no mundo, que faz profissão aberta do teu nome.”
“Somos chamados teu povo, nossos vizinhos nos consideram assim e, por isso, o que sofremos recai sobre ti, e de ti se espera o alívio que nosso caso exige. Somos teu povo; e não deveria um povo buscar seu Deus? (Isaías 8:19). Somos teus; salva-nos” (Salmos 119:94).
Repare: quando estamos sob repreensões providenciais de Deus, é bom manter firme apego à nossa relação de aliança com ele.
IV. São insistentes com Deus pelo afastamento de sua ira e pelo perdão de seus pecados (v. 9): “Não te encolerizes sobremaneira, ó Senhor”, embora tenhamos merecido que assim te encolerizasses, “nem te lembres da iniquidade para sempre” contra nós.
Não oram expressamente pela remoção do juízo sob o qual estavam; quanto a isso, entregam-se a Deus. Mas:
- Oram para que Deus se reconcilie com eles, e então podem estar aliviados, quer a aflição seja mantida, quer seja removida: não se encolerize ao extremo, mas que sua ira seja mitigada pela clemência e compaixão de um pai.
Não dizem: Senhor, não nos repreenda, pois isso pode ser necessário, mas: “Não em tua ira, não em teu ardente desagrado”. É apenas por um breve momento de cólera que Deus esconde seu rosto.
- Oram para não serem tratados segundo o merecimento de seu pecado: “Nem te lembres da iniquidade para sempre”. Tal é o mal do pecado que merece ser lembrado para sempre; e isso é o que procuram afastar pela súplica, aquela consequência do pecado que é para sempre.
Aqueles mostram estar na verdade humilhados sob a mão de Deus que têm mais medo do terror da cólera de Deus e das consequências fatais de seu próprio pecado do que de qualquer juízo, considerando estes como o aguilhão da morte.
V. Apresentam no tribunal do céu uma representação, ou memorial, muito melancólico da condição lamentável em que estavam e das ruínas sob as quais gemiam:
- Suas próprias casas estavam em ruínas, v. 10. As cidades de Judá foram destruídas pelos caldeus, e seus habitantes foram levados, de modo que não havia ninguém para repará-las ou cuidar delas, o que em poucos anos as faria parecer desertos completos: “Tuas cidades santas são um deserto”.
As cidades de Judá são chamadas cidades santas, pois o povo era para Deus um reino de sacerdotes. As cidades tinham sinagogas, nas quais Deus era servido; e, por isso, lamentavam suas ruínas e insistiam nisso ao suplicar a Deus em favor delas.
Não tanto por serem cidades imponentes, ricas ou antigas, mas por serem cidades santas, cidades nas quais o nome de Deus era conhecido, professado e invocado.
Essas cidades são um deserto; sua beleza está maculada; não são habitadas nem visitadas como anteriormente. “Queimaram todas as sinagogas de Deus na terra”, Salmos 74:8.
Não eram apenas as cidades menores que foram assim deixadas como um deserto não frequentado, mas até “Sião é um deserto”; a própria cidade de Davi está em ruínas; Jerusalém, que era bela por sua localização e a alegria da terra inteira, está agora deformada e se tornou o escárnio e escândalo da terra inteira; aquela cidade nobre é uma desolação, um monte de entulho.
Veja que devastações o pecado traz sobre um povo; e uma profissão exterior de santidade não será defesa contra elas; cidades santas, se se tornarem cidades ímpias, serão, antes de todas, tornadas um deserto, Amós 3:2.
- A casa de Deus estava em ruínas, v. 11. Isso lamentam acima de tudo: que o templo fosse queimado com fogo; mas, tão logo foi construído, lhes foi dito a que seu pecado o levaria. 2 Crônicas 7:21: “Esta casa, que é alta, será um espanto”. Observe como lamentam comoventemente as ruínas do templo:
(1.) Era sua casa santa e bela; era um edifício muitíssimo suntuoso, mas sua santidade era aos seus olhos sua maior beleza e, consequentemente, sua profanação era a parte mais triste de sua desolação e aquilo que mais lhes causava dor: que os serviços sagrados que costumavam ser realizados ali foram descontinuados.
(2.) Era o lugar onde seus pais louvavam Deus com seus sacrifícios e cânticos; que pena que aquilo que tinha sido por tantas épocas a glória de sua nação ficasse em cinzas! Agravava o fato de agora não usarem os cânticos de Sião que seus pais tantas vezes tivessem louvado Deus com eles.
Envolvem Deus na causa quando apelam a que era a casa onde tinha sido louvado e o fazem lembrar também de sua aliança com seus pais ao repararem no louvor de seus pais a ele.
(3.) Com ela, todas as suas coisas agradáveis foram devastadas, todos os seus desejos e deleites, todas aquelas coisas que empregavam no serviço de Deus e nas quais tinham grande deleite.
Não apenas a mobília do templo, os altares e a mesa, mas especialmente os sábados e as luas novas e todas as suas festas religiosas, que costumavam observar com alegria, seus ministros e assembleias solenes: tudo isso era uma desolação.
Repare: o povo de Deus considera suas coisas sagradas suas coisas mais deleitáveis; roube-lhes as santas ordenanças e os meios de graça, e você devastará todas as suas coisas agradáveis. O que têm mais?
Observe aqui como Deus e seu povo têm seus interesses entrelaçados e intercambiados: quando falam das cidades para sua própria habitação, chamam-nas “tuas cidades santas”, pois eram dedicadas a Deus.
Quando falam do templo onde Deus habitava, chamam-no “nossa casa bela”, e sua mobília “nossas coisas agradáveis”, pois o tinham abraçado de coração e todos os interesses dele.
Se assim dermos a Deus participação em todas as nossas questões ao dedicá-las ao seu serviço e dermos a nós mesmos participação em todas as suas questões ao colocá-las perto de nossos corações, podemos com satisfação deixar ambas com ele, pois aperfeiçoará ambas.
VI. Concluem com uma interpelação afetuosa, arrazoando humildemente com Deus acerca de suas desolações presentes (v. 12): “Conter-te-ás por essas coisas?” Ou: pode você se conter diante dessas coisas?
Pode ver seu templo arruinado e não se ressentir disso, não vingar isso? Esqueceu-se o Deus zeloso de ser zeloso? Salmos 74:22: “Levanta-te, ó Deus, pleiteia tua própria causa”.
Senhor, você é insultado, você é blasfemado; e ficará em silêncio e não reparará nisso? Passarão sem repreensão as maiores afrontas que podem ser feitas ao Céu?
Quando somos maltratados, ficamos em silêncio, porque a vingança não nos pertence e porque temos um Deus a quem entregar nossa causa.
Quando Deus é injuriado em sua honra, pode-se justamente esperar que fale em defesa dela; seu povo não lhe prescreve o que dirá, mas sua oração é (como aqui) Salmos 83:1: “Não guardes silêncio, ó Deus”.
E Salmos 109:1: “Não fiques em silêncio, ó Deus de meu louvor! Fala para o convencimento de teus inimigos, fala para o consolo e o alívio de teu povo; pois nos afligirás muito penosamente ou nos afligirás para sempre?”
É uma aflição penosa para as pessoas boas verem o santuário de Deus devastado e nada feito para levantá-lo de suas ruínas. Mas Deus disse que não disputará para sempre e, por isso, seu povo pode depender de que suas aflições não serão extremas nem eternas, mas leves e por um momento.