Matthew Henry

Isaías 63

Argumento

Neste capítulo temos: I. Deus vindo ao encontro de seu povo pelos caminhos da misericórdia e da libertação. Isto se liga ao fim do capítulo anterior, em que se disse a Sião: “Eis que vem a tua salvação”; pois aqui se mostra como ela vem, vv. 1-6.

II. O povo de Deus indo ao encontro dele com suas devoções e dirigindo-se a ele com afetos apropriados; e esta parte do capítulo prossegue até o fim do seguinte.

Nela temos: 1. Um reconhecimento agradecido dos grandes favores que Deus lhes concedera, v. 7. 2. A exaltação desses favores ao considerar a relação de Deus com eles (v. 8), sua preocupação compassiva por eles (v. 9), a indignidade deles (v. 10) e a ocasião que isso deu tanto a ele quanto a eles para recordar misericórdias anteriores, vv. 11-14.

  1. Uma oração muito humilde e fervorosa a Deus para que se manifeste em favor deles na angústia presente, invocando a misericórdia de Deus (v. 15), a relação deles com ele (v. 16), o desejo deles por ele (v. 17) e a insolência dos inimigos, vv. 18-19.

Assim, de modo geral, aprendemos a abraçar as promessas de Deus com fé ativa e então a aproveitá-las e fazer uso delas, tanto em orações quanto em louvores.

Versículos 1 a 6

Os Triunfos do Messias. (a.C. 706.)

É uma vitória gloriosa que primeiro se investiga aqui e depois se explica. 1. É uma vitória obtida pela providência de Deus sobre os inimigos de Israel. Alguns dizem que foi sobre os babilônios, vencidos por Ciro e, por meio dele, por Deus. Querem que o profeta o descubra pela primeira vez em seu retorno triunfante, quando está na terra de Edom.

Mas isso não pode ser admitido de modo algum, porque a terra da Babilônia é sempre descrita como a terra do norte, ao passo que Edom ficava ao sul de Jerusalém. Assim, o vencedor não voltaria por aquela região. Portanto, a vitória é obtida sobre os próprios edomitas.

Eles haviam triunfado com a destruição de Jerusalém pelos caldeus (Salmos 137:7) e exterminado aqueles que, fugindo do inimigo para tão longe quanto puderam, chegaram aos edomitas (Obadias 1:12, 13). Por isso, acertaram-se contas com eles quando se acertaram com Babilônia.

Sem dúvida, essa profecia se cumpriu, embora não encontremos o cumprimento dela na história (Jeremias 49:13): “Bozra se tornará uma desolação.”

Contudo, essa vitória sobre Edom é apresentada como exemplo ou amostra de vitórias semelhantes obtidas sobre outras nações inimigas de Israel. A vitória sobre os edomitas é mencionada por causa da antiga inimizade de Esaú contra Jacó (Gênesis 27:41).

Talvez haja também uma alusão aos gloriosos triunfos de Davi sobre os edomitas. Por eles, ao que parece, mais que por qualquer outra de suas vitórias, ele ganhou renome para si, Salmos 60, título; 2 Samuel 8:13, 14.

Mas isso não é tudo: 2. É uma vitória obtida pela graça de Deus em Cristo sobre nossos inimigos espirituais. Encontramos vestes mergulhadas em sangue adornando aquele cujo nome é chamado Palavra de Deus, Apocalipse 19:13. Sabemos muito bem quem é ele, pois por meio dele somos mais que vencedores sobre os principados e potestades que ele despojou e sobre os quais triunfou na cruz.

Nesta representação da vitória, temos:

I. Uma pergunta de admiração dirigida ao vencedor, v. 1, 2. É feita pela igreja, ou pelo profeta em nome dela. Ele vê um poderoso herói voltar triunfante de um combate sangrento e toma a liberdade de lhe fazer duas perguntas:

  1. Quem ele é. Observa que vem da terra de Edom, trajando roupas gloriosas para um soldado: não bordadas nem rendadas, mas manchadas de sangue e sujeira.

Observa também que ele não vem assustado nem cansado; avança na grandeza de sua força, sem ter sofrido qualquer abalo.

Triunfante e vitorioso ele aparece,
E em seu olhar e traje a honra transparece.
Quão firme pisa! Com que porte caminha!
Pomposo e solene é seu passo,
E cheio de majestade, como seu rosto;
Quem é esse poderoso herói? Quem é?

Sr. Norris.

A pergunta “Quem é este?” talvez tenha o mesmo sentido da que Josué fez à mesma pessoa quando ela lhe apareceu com a espada desembainhada (Josué 5:13): “És tu dos nossos ou dos nossos adversários?” Ou melhor, o mesmo sentido da que Israel fez em adoração (Êxodo 15:11): Quem é um Deus como você?

  1. A outra pergunta é: “Por que tuas vestes estão vermelhas? Que serviço árduo fizeste para trazer contigo essas marcas de trabalho e perigo?” Seria possível que alguém com tamanha majestade e terror no rosto fosse empregado no trabalho humilde e servil de pisar o lagar? Certamente não.

Aquilo que é realmente a glória do Redentor parece, primâ facie — à primeira vista —, um rebaixamento para ele, como seria para um príncipe poderoso fazer o trabalho dos vinhateiros e lavradores. Pois assumiu a forma de servo e trouxe consigo as marcas da servidão.

II. Uma resposta admirável dada por ele:

  1. Ele diz quem é: “Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.” Ele é o Salvador. Deus foi o Salvador de Israel das mãos dos seus opressores; o Senhor Jesus é o nosso. Seu nome, Jesus, significa Salvador, pois salva seu povo de seus pecados.

Na salvação realizada, ele quer que reparemos: (1.) A verdade da sua promessa, que nela se cumpre. Ele fala em justiça e, por isso, cumprirá cada palavra que disse. Quer que comparemos suas palavras com seus atos, pondo uns diante dos outros, para que seus atos confirmem o que disse e o que disse justifique seus atos.

(2.) A eficácia de seu poder, que nela se manifesta. Ele é poderoso para salvar, capaz de realizar a redenção prometida, quaisquer que sejam as dificuldades e oposições no caminho.

Sou eu quem à minha promessa fiel permanece,
Eu, que os poderes da morte, do inferno e da sepultura,
Venci com esta mão que tudo vence;
Eu, prontíssimo, e também poderoso para salvar.

Sr. Norris.

  1. Ele diz como veio a aparecer com essa cor (v. 3): “Pisei sozinho o lagar.” Comparado a alguém que pisa a cuba do vinho, tal é sua condescendência em meio aos triunfos que não despreza a comparação, mas a aceita e a desenvolve.

De fato pisa o lagar, mas é o grande lagar da cólera de Deus (Apocalipse 14:19), no qual nós, pecadores, merecíamos ser lançados. Mas Cristo teve por bem lançar nele nossos inimigos e destruir aquele que tinha o poder da morte, para nos libertar. E disso foi tipo e figura o trabalho sangrento que Deus por vezes realizou entre os inimigos dos judeus e que é aqui predito.

Observe o relato que o vencedor dá de sua vitória.

(1.) Ele alcança a vitória somente por sua própria força: “Pisei sozinho o lagar”, v. 3. Quando Deus libertava seu povo e destruía os inimigos de seu povo, mesmo que usasse instrumentos, não precisava deles. Mas, entre os de seu povo, em favor dos quais a salvação seria realizada, nenhuma ajuda se ofereceu.

Eram fracos e indefesos, incapazes de fazer qualquer coisa para seu próprio alívio. Estavam desalentados e sem disposição, sem ânimo para agir. Não se inclinavam a dar o menor golpe nem a lutar pela liberdade, nem os próprios cativos nem seus amigos em favor deles (v. 5).

“Olhei, e não havia quem ajudasse, como seria de esperar; ninguém mostrou espírito ousado e ativo entre eles. Ou melhor: não só não havia quem liderasse, mas, o que é mais estranho, não havia quem sustentasse, quem se juntasse como aliado, com coragem para unir-se a Ciro contra seus opressores.”

“Por isso, meu braço realizou a salvação: não pela força ou poder criados, mas pelo Espírito do Senhor dos Exércitos, meu próprio braço.”

Repare: Deus pode ajudar quando todos os outros ajudadores falham. Ou melhor, esse é seu tempo de ajudar; por isso, justamente por esse motivo, manifestará seu próprio poder de maneira ainda mais gloriosa.

Mas isso se aplica mais plenamente às vitórias de Cristo sobre nossos inimigos espirituais, obtidas num combate singular. Ele pisou sozinho o lagar da cólera de seu Pai e triunfou em si mesmo sobre principados e potestades, Colossenses 2:15.

Do povo ninguém estava com ele, pois, quando entrou na luta contra os poderes das trevas, todos os seus discípulos o abandonaram e fugiram. Não havia quem ajudasse, quem pudesse ou ousasse fazê-lo. Ele bem podia admirar-se de que, entre os filhos dos homens, a quem isso dizia respeito, não apenas ninguém o sustentasse, mas houvesse tantos para se opor e impedir isso se pudessem.

(2.) Ele empreende a guerra movido somente por seu próprio zelo. É com sua ira e seu furor que pisa seus inimigos (v. 3), e esse furor o sustenta e impulsiona nessa empresa, v. 5. Deus realizou a salvação dos judeus oprimidos somente porque estava muito irado com os babilônios opressores.

Irou-se com suas idolatrias e feitiçarias, seu orgulho e crueldade, e as injúrias que fizeram a seu povo. À medida que aumentavam suas abominações e se tornavam mais insolentes e violentos, sua ira crescia até se tornar furor.

Nosso Senhor Jesus realizou nossa redenção com santo zelo pela honra de seu Pai e pela felicidade da humanidade, e com santa indignação diante dos ataques ousados que Satanás fizera contra ambas. Esse zelo e essa indignação o sustentaram ao longo de toda a sua obra. Havia dois aspectos desse zelo que o animavam:

[1.] Tinha zelo contra seus inimigos e os de seu povo: “O dia da vingança está em meu coração” (v. 4), o dia fixado nos conselhos eternos para tomar vingança deles. Isso estava escrito em seu coração, de modo que não podia esquecê-lo nem deixá-lo passar. Seu coração estava cheio disso, e era um encargo, um peso sobre ele, levando-o a prosseguir nessa guerra santa com tanto vigor.

Repare: há um dia fixado para a vingança divina. Pode ser adiado por muito tempo, mas por fim virá. Podemos contentar-nos em esperá-lo, pois o próprio Redentor o espera, embora tenha o coração voltado para ele.

[2.] Tinha zelo por seu povo e por todos aqueles que intentava tornar participantes da salvação planejada: “Chegou o ano dos meus remidos”, o ano designado para a redenção deles.

Havia um ano fixado para a libertação de Israel do Egito, e Deus cumpriu o prazo até o dia exato (Êxodo 12:41). Assim também para a libertação da Babilônia (Daniel 9:2) e para a vinda de Cristo a fim de destruir as obras do diabo.

Assim há um ano para todas as libertações da igreja, e o Libertador o mantém em vista. Observe, primeiro, com que prazer fala de seu povo: são seus remidos, pertencem a ele mesmo e lhe são queridos. Embora a redenção deles ainda não tenha sido realizada, contudo chama-os de seus remidos porque se cumprirá com tanta certeza como se já tivesse acontecido.

Segundo, com que prazer fala da redenção de seu povo: como se alegra por ter chegado a hora, embora provavelmente enfrente um combate árduo. “Agora que chegou o ano dos meus remidos, eis que venho; não haverá mais demora. Agora me levantarei, diz o Senhor. Agora verás o que farei a Faraó.”

Repare: devemos esperar pacientemente a salvação prometida até chegar o tempo determinado; contudo, devemos acompanhar as promessas com nossas orações. Cristo diz: “Certamente venho depressa”? Que nosso coração responda: “Assim seja, vem”; que venha o ano dos remidos.

(3.) Ele obterá uma vitória completa sobre todos eles. [1.] Muito já foi feito, pois agora aparece com as vestes vermelhas. Tanto sangue foi derramado que as roupas do vencedor ficaram todas manchadas. Isso foi predito muito antes por Jacó ao morrer, a respeito de Siló, isto é, Cristo: lavaria suas vestes no vinho e suas roupas no sangue das uvas. Talvez esta passagem aluda àquela, Gênesis 49:11.

Adornado de gotas ornamentais, fiquei de pé,
E com o sangue de meu inimigo escrevi minha vitória.

Sr. Norris.

Na destruição dos poderes anticristãos encontramos abundante derramamento de sangue (Apocalipse 14:20; 19:13). Contudo, segundo a linguagem da profecia, isso pode ser entendido espiritualmente, e sem dúvida esta passagem também pode.

[2.] Mais ainda será feito (v. 6): Pisarei, em minha ira, o povo que ainda resiste a mim. Pois o Redentor vitorioso, quando chegar o ano dos remidos, continuará vencendo e sairá para vencer, Apocalipse 6:2. Quando começa, também levará a obra até o fim.

Observe como completará suas vitórias sobre os inimigos de sua igreja. Primeiro, ele os tornará insensatos: fará com que fiquem embriagados, de modo que não haja discernimento nem firmeza em seus conselhos. Beberão do cálice de seu furor, que os embriagará. Ou os embriagará com o próprio sangue deles, Apocalipse 17:6.

Que os que se embriagam com o cálice do desregramento, e então estão em seu furor, se arrependam e se corrijam, para que Deus não os embriague com o cálice do tremor, o cálice de seu furor. Em segundo lugar, ele os enfraquecerá; abaterá a força deles e assim os lançará por terra. Pois que força pode resistir à Onipotência?

Versículos 7 a 14

Reconhecimentos da Bondade Divina. (a.C. 706.)

O profeta aqui, em nome da igreja, faz uma retrospectiva e um reconhecimento agradecido de como Deus tratou sua igreja continuamente, desde que a fundou. Isso antecede sua oração fervorosa a Deus, no fim deste capítulo e no seguinte, como vigia sobre os muros, por compaixão para com ela em seu presente estado lamentável.

Era costume do povo de Deus, em suas orações, olhar assim para trás.

I. Aqui está um reconhecimento geral da bondade de Deus para com eles continuamente, v. 7. Foi dito, de modo geral, dos profetas e do povo de Deus (Isaías 62:6) que faziam menção do Senhor; ora, aqui se diz o que em Deus especialmente se deleitam em mencionar: sua bondade.

O profeta aqui a menciona como se pensasse que nunca poderia falar o suficiente dela. Menciona a benevolência de Deus, que nunca apareceu tão evidente, tão eminente como em seu amor à humanidade ao enviar seu Filho para nos salvar, Tito 3:4.

Menciona sua benevolência amorosa, benevolência que se mostra em tudo o que cativa. Ou melhor, tão abundantes são as fontes e tão diversas as correntes da misericórdia divina que fala dela no plural: suas benevolências amorosas; pois, se quiséssemos contar os frutos de sua benevolência amorosa, seriam mais numerosos que a areia.

Com suas benevolências amorosas menciona seus louvores, isto é, os reconhecimentos agradecidos de sua benevolência amorosa pelos santos e também pelos anjos. Deve-se mencionar, para honra de Deus, o tributo de louvor que todas as suas criaturas lhe pagam em consideração à sua benevolência amorosa. Veja como fala abundantemente:

  1. Da bondade que vem de Deus, as dádivas de sua benevolência amorosa: tudo o que o Senhor nos concedeu em particular, relativo à vida e à piedade, em nossa condição pessoal e familiar. Que cada pessoa fale por si mesma, fale conforme experimentou, e deverá reconhecer que recebeu muito da generosidade divina.

Mas devemos também mencionar os favores concedidos à sua igreja, sua grande bondade para com a casa de Israel, que lhes concedeu. Repare: devemos bendizer a Deus pelas misericórdias desfrutadas por outros, assim como pelas desfrutadas por nós mesmos, e considerar concedido a nós mesmos o que é concedido à casa de Israel.

  1. Da bondade que está em Deus. Deus faz o bem porque é bom; o que nos concedeu deve ser remontado à origem: é segundo suas misericórdias, não segundo nossos méritos, e segundo a multidão de suas benevolências amorosas, que nunca podem se esgotar.

Assim devemos engrandecer a bondade de Deus e falar dela honrosamente, não apenas quando a invocamos, como Davi, Salmos 51:1, mas quando a louvamos.

II. Aqui se repara em particular nos passos da misericórdia de Deus para com Israel desde que foi formado em nação:

  1. As expectativas de Deus a respeito deles, de que se conduziriam bem, v. 8. Quando os tirou do Egito e os tomou em aliança consigo, disse: “Certamente são meu povo, tomo-os como tais e estou disposto a esperar que se mostrem assim, filhos que não mentirão.”

Não dissimulariam com Deus em suas alianças com ele, nem se afastariam traiçoeiramente dele, quebrando sua aliança e desviando-se como um arco quebrado. Disseram mais de uma vez: tudo o que o Senhor nos disser faremos e seremos obedientes; em vista disso, tomou-os como seu povo peculiar, dizendo: certamente não mentirão.

Deus os trata com justiça e fidelidade e, por isso, espera que assim o tratem. São “filhos da aliança” (Atos 3:25), filhos dos que se apegaram ao Senhor; por isso, pode-se esperar que sigam os passos da constância de seus pais. Repare: os de seu povo são filhos que não mentirão; pois os que o fizerem não são seus filhos, mas do diabo.

  1. O favor que lhes mostrou tendo em vista essas expectativas: assim foi seu Salvador da escravidão do Egito e de todas as calamidades de sua condição no deserto; muitas vezes desde então havia sido seu Salvador. Veja em particular (v. 9) o que fez em favor deles como seu Salvador:

(1.) O princípio que o moveu a operar salvação em favor deles: foi em seu amor e em sua compaixão, por mera compaixão para com eles e terna afeição por eles, não porque ou precisasse deles ou pudesse se beneficiar deles.

Isso é expresso aqui de modo extraordinário: “Em toda a aflição deles, ele foi afligido.” Não que a Mente Eterna seja capaz de sentir dor, ou que a infinita bem-aventurança de Deus possa sofrer o menor estrago ou diminuição; Deus não pode ser afligido.

Mas assim ele quer mostrar o amor e a preocupação que tem por seu povo em sua aflição; nesse ponto se compadece deles: toma como feita a si mesmo qualquer injúria que lhes seja feita e pedirá contas por ela correspondentemente.

Seus clamores o comovem (Êxodo 3:7), e ele se manifesta em favor deles tão vigorosamente como se sofresse em seu sofrimento. “Saulo, Saulo, por que me persegues?” É matéria de grande conforto para os de seu povo em sua aflição que Deus esteja tão longe de afligir de bom grado (Lamentações 3:33).

Se se humilham sob sua mão, ele é afligido na aflição deles, como os pais ternos nas operações severas que a condição de um filho doente exige. Há outra leitura dessas palavras no original: em toda a aflição deles não houve aflição.

Embora estivessem em grande aflição, ainda assim sua natureza foi tão alterada pela graça de Deus, que a santificava para seu bem, seu rigor tão mitigado, e ela tão atenuada e contrabalançada com misericórdias, que foram maravilhosamente sustentados e confortados nela.

Ela se mostrou tão breve e terminou tão bem que, na prática, não foi aflição. As tribulações dos santos não são para eles o que são para outros; não são aflições, mas remédios. Os santos são capacitados a chamá-las leves e apenas momentâneas e, tendo em vista o céu como tudo em todos, a não fazer caso delas.

(2.) A pessoa empregada em sua salvação: o anjo de seu rosto, ou presença. Alguns entendem que seja um anjo criado. Não se considera o mais elevado anjo do céu, até mesmo o anjo de sua presença, que serve junto ao trono de sua glória, grande demais, bom demais para ser enviado nessa missão.

Assim se diz que os anjos dos pequeninos são os que sempre veem o rosto de nosso Pai, Mateus 18:10. Mas isso deve antes ser entendido de Jesus Cristo, a Palavra eterna, aquele anjo de quem Deus falou a Moisés (Êxodo 23:20, 21), cuja voz Israel deveria obedecer.

Ele é chamado de Jeová, Êxodo 13:21; 14:21, 24. É o anjo da aliança, o mensageiro de Deus ao mundo, Malaquias 3:1. É o anjo do rosto de Deus, pois é a imagem expressa de sua pessoa; e a glória de Deus resplandece no rosto de Cristo.

Aquele que operaria a salvação eterna, como garantia dela, operou as salvações temporais que eram tipos dela.

(3.) O progresso e a perseverança desse favor. Não apenas os redimiu de sua escravidão, mas os sustentou e os carregou todos os dias antigos; eram fracos, mas os amparou por seu poder e os manteve por sua generosidade.

Quando estavam sobrecarregados e prestes a afundar, sustentou-os; nas guerras que fizeram contra as nações, esteve ao lado deles e os apoiou. Embora fossem irritadiços, suportou-os e tolerou seu comportamento, Atos 13:18.

Carregou-os como o pai que cuida da criança, embora tivessem cansado quaisquer braços, salvo os seus; carregou-os como a águia leva seus filhotes sobre suas asas, Deuteronômio 32:11.

Foi longo o tempo em que esteve atribulado com eles, se podemos falar assim: foram todos os dias antigos; seu zelo por eles não terminou mesmo quando tinham crescido e se estabelecido em Canaã.

Tudo isso foi em seu amor e compaixão, ex mero motu, por sua mera boa vontade; amou-os porque queria amá-los, como diz, Deuteronômio 7:7, 8.

  1. A conduta sem franqueza deles para com ele e a tribulação que assim trouxeram sobre si (v. 10): “Mas eles se rebelaram.” As coisas pareciam muito esperançosas e promissoras; seria de pensar que continuariam filhos obedientes a Deus, e então não havia dúvida de que ele continuaria a ser Pai gracioso para eles.

Mas aqui está uma triste mudança dos dois lados, e que a ruptura recaia sobre eles:

(1.) Revoltaram-se contra sua lealdade a Deus e pegaram em armas contra ele: rebelaram-se e aborreceram seu Espírito Santo com sua incredulidade e murmuração, além da iniquidade do bezerro de ouro; esse havia sido seu caminho e modo de agir desde então.

Embora estivesse pronto a dizer deles: não mentirão, embora tivesse feito tanto em favor deles, sustentando-os e carregando-os, ainda assim o recompensaram tão mal, como “povo insensato e sem sabedoria”, Deuteronômio 32:6. Isso lhe causou dor, Salmos 95:10.

As rebeliões ingratas dos filhos de Deus contra ele são um aborrecimento para seu Espírito Santo.

(2.) Em vista disso, retirou com justiça sua proteção, e não apenas isso, mas lhes fez guerra, como um príncipe faz com justiça aos rebeldes. Aquele que havia sido tanto seu amigo tornou-se seu inimigo e lutou contra eles, mediante um juízo após outro, tanto no deserto quanto após seu estabelecimento em Canaã.

Veja a malignidade e o caráter danoso do pecado: torna Deus inimigo até daqueles em favor de quem desempenhou o papel de bom amigo, e deixa irado aquele que era todo amor e compaixão. Veja a insensatez dos pecadores: voluntariamente perdem como amigo aquele que é o amigo mais desejável e fazem seu inimigo aquele que é o inimigo mais temível.

Isso se refere especialmente às calamidades que lhes foram recentemente trazidas pelo cativeiro na Babilônia por suas idolatrias e outros pecados. Tanto a origem quanto o grande agravamento de suas tribulações era Deus ter se tornado seu inimigo.

  1. Uma reflexão particular feita, nessa ocasião, sobre o que Deus fez em favor deles quando os formou primeiro em povo: “Então se lembrou dos dias antigos”, v. 11.

(1.) Isso pode ser entendido ou do povo ou de Deus:

[1.] Podemos entendê-lo do povo. Israel então, de quem se fala como uma só pessoa, lembrou-se dos dias antigos, consultou suas Bíblias, leu a história de Deus tirando seus pais do Egito, considerou-a mais de perto que nunca e raciocinou sobre ela, como Gideão (Juízes 6:13): onde estão todas as maravilhas que nossos pais nos contaram?

“Onde está aquele que os fez subir do Egito? Não é tão capaz de nos fazer subir da Babilônia? Onde está o Senhor Deus de Elias? Onde está o Senhor Deus de nossos pais?”

Consideram isso um incentivo e um ânimo para se arrepender e voltar a ele; seus pais foram um povo provocador e contudo o encontraram um Deus perdoador; por que não podem encontrá-lo assim, se voltarem a ele?

Também usam isso como apelo a Deus em oração para que reverta seu cativeiro, como a de Isaías 51:9, 10. Repare: quando os dias presentes são escuros e nublados, é bom lembrar os dias antigos, recordar nossas próprias experiências e as de outros do poder e da bondade divina, e fazer uso delas.

É bom olhar para trás, para os anos da mão direita do Altíssimo (Salmos 77:5, 10), e lembrar que ele é Deus e não muda.

[2.] Podemos entendê-lo de Deus: ele trouxe à memória os dias antigos, sua aliança com Abraão (Levítico 26:42); disse: onde está aquele que fez Israel subir do mar? Despertou-se para vir salvá-los por esta consideração:

“Por que não me manifestaria em favor deles agora como fiz em favor de seus pais, que eram tão indignos, tão mal merecedores como eles?” Veja até onde irá a misericórdia divina e quão longe olhará para trás para encontrar motivo de fazer o bem a seu povo, quando nenhuma consideração presente aparece, salvo as que são contra eles.

Ou melhor, ela faz motivo de aliviá-los daquilo que poderia ter sido usado como motivo de abandoná-los. Poderia ter dito: “Livrei-os anteriormente, mas voltaram a trazer tribulação sobre si (Provérbios 19:19); por isso, não os livrarei mais”, Juízes 10:13.

Mas não: a misericórdia triunfa sobre o juízo e vira a razão para o outro lado: “Eu os livrei anteriormente e, por isso, os livrarei agora.”

(2.) Seja qual for o modo como o tomemos, quer o povo o invoque a Deus, quer Deus a si mesmo, vejamos os detalhes. Concordam muito com a confissão e oração que os filhos do cativeiro fizeram num solene dia de jejum (Neemias 9:5, etc.), que pode servir de comentário sobre estes versículos.

Eles recordam Moisés e seu povo, isto é, o que Deus fez por Moisés em favor de seu povo, especialmente ao levá-los através do mar Vermelho, pois é nisso que mais se insiste aqui. Foi uma obra na qual muito se gloriava e com cuja lembrança seu povo pode, por isso, animar-se de modo particular:

[1.] Deus os conduziu pela mão direita de Moisés (v. 12) e pela vara que operava maravilhas em sua mão. Salmos 77:20: “Conduziste teu povo como um rebanho pela mão de Moisés.”

Não foi Moisés quem os conduziu, assim como não foi Moisés quem os alimentou (João 6:32), mas Deus por Moisés; pois foi ele quem o qualificou para aquele grande empreendimento, o chamou a ele, e nele o auxiliou e fez prosperar.

Moisés aqui é chamado de pastor de seu rebanho; Deus era o dono do rebanho e o principal pastor de Israel (Salmos 80:1); mas Moisés era pastor sob ele. Estava habituado ao trabalho e à paciência e assim preparado para esse zelo pastoral por ter sido treinado para guardar o rebanho de seu pai Jetro.

Nisso era tipo de Cristo, o bom pastor que dá sua vida pelas ovelhas, o que era mais do que Moisés fez em favor de Israel, embora tivesse feito muito em favor deles.

[2.] Pôs seu Espírito santo dentro dele; o Espírito de Deus estava entre eles, e não apenas sua providência, mas sua graça operava em favor deles. Neemias 9:20: “Deste teu bom Espírito para instruí-los.”

O espírito de sabedoria e coragem, assim como o Espírito de profecia, foi posto em Moisés para qualificá-lo para aquele serviço entre eles ao qual foi chamado; parte de seu espírito foi posta sobre os setenta anciãos, Números 11:17. Isso foi grande bênção para Israel: tinham entre eles não apenas escritos inspirados, mas homens inspirados.

[3.] Levou-os em segurança através do mar Vermelho e assim os salvou das mãos de Faraó:

Primeiro, dividiu a água diante deles (v. 12), de modo que lhes deu não apenas passagem, mas proteção; não apenas lhes abriu uma faixa, mas ergueu uma parede de cada lado.

Segundo, conduziu-os pelas profundezas como um cavalo no deserto, ou na planície (v. 13); eles, suas esposas e filhos, com toda a sua bagagem, passaram tão fácil e prontamente pelo fundo do mar, embora possamos supô-lo lamacento ou pedregoso, ou ambos, como um cavalo anda sobre terreno plano.

Assim não tropeçaram, embora fosse caminho não pisado, por onde nem eles nem ninguém mais havia passado antes. Se Deus nos abre caminho, o tornará claro e nivelado; a estrada que abre a seu povo é aquela em que o conduzirá.

Terceiro, para completar a misericórdia, fê-los subir do mar, v. 11. Embora a subida provavelmente fosse muito íngreme, suja, escorregadia e insuperável, ao menos para mulheres e crianças e para os homens, considerando como estavam carregados (Êxodo 12:34) e fatigados, ainda assim Deus por seu poder os fez subir das profundezas da terra.

Foi uma espécie de ressurreição para eles; foi como vida dentre os mortos.

[4.] Levou-os em segurança a um lugar de descanso: como um animal desce ao vale, cuidadosa e gradualmente, assim o Espírito do Senhor o fez descansar. Muitas vezes, em sua marcha pelo deserto, foram-lhes providenciados lugares de descanso pela direção do Espírito do Senhor em Moisés, v. 11.

Por fim foram levados a descansar definitivamente em Canaã, e o Espírito do Senhor lhes deu esse descanso segundo a promessa. É pelo Espírito do Senhor que os de Israel de Deus são levados a voltar a Deus e repousar nele como seu descanso.

[5.] Tudo isso fez em favor deles por seu próprio poder, para seu próprio louvor:

Primeiro, foi por seu próprio poder, como Deus da natureza, que tem todos os poderes da natureza sob seu comando; fez isso com seu braço glorioso, o braço de seu valor ou bravura; assim significa a palavra. Não foi a vara de Moisés, mas o braço glorioso de Deus que fez isso.

Segundo, foi para seu próprio louvor, para fazer para si um nome eterno (v. 12), um nome glorioso (v. 14), para que fosse glorificado, eternamente glorificado, por esse motivo.

É isso que Deus faz no mundo com seu braço glorioso: faz para si um nome glorioso, que durará eras sem fim, quando os nomes mais celebrados dos grandes da terra forem escritos no pó.

Versículos 15 a 19

Apelos Fervorosos. (a.C. 706.)

Os louvores anteriores destinavam-se a introduzir esta oração, que prossegue até o fim do capítulo seguinte; é uma oração afetuosa, insistente, de apelo. É preparada para o tempo do cativeiro.

Assim como tiveram promessas, assim tiveram orações preparadas para aquele tempo de necessidade, para que levassem consigo palavras ao voltar ao Senhor e lhe dissessem o que ele mesmo lhes ensinara a dizer. Nisso poderiam melhor esperar conseguir seu intento, sendo as palavras redigidas pelo próprio Deus.

Alguns bons intérpretes pensam que esta oração aponta para além disso e expressa as queixas dos judeus sob sua última e final rejeição por Deus e destruição pelos romanos; pois há nela uma passagem (Isaías 64:4) que o apóstolo aplica à graça do evangelho (1 Coríntios 2:9), aquela graça por cuja rejeição foram rejeitados.

Nestes versículos podemos observar:

I. As petições que apresentaram a Deus:

  1. Que tomasse conhecimento de sua situação e dos desejos de suas almas por ele: “Olha para baixo, desde o céu, e contempla”, v. 15. Sabiam muito bem que Deus vê tudo, mas oraram para que os considerasse, condescendesse em favorecê-los, olhasse para eles com olhos de compaixão e preocupação.

Assim olhou para a aflição de seu povo no Egito quando estava prestes a se manifestar para sua libertação. Ao pedir que apenas olhasse para baixo e os contemplasse, na prática apelavam à sua justiça contra seus inimigos e oravam por juízo contra eles.

Assim fez Josafá, 2 Crônicas 20:11, 12: “Eis como nos recompensam. Não os julgarás?” Confiavam implicitamente em sua misericórdia e sabedoria quanto ao modo como os aliviaria (Salmos 25:18: “Olha para a minha aflição e meu sofrimento”): “Olha para baixo, desde a habitação de tua santidade e de tua glória.”

A santidade de Deus é sua glória. O céu é sua habitação, o trono de sua glória, onde mais manifesta sua glória e de onde se diz que olha para baixo sobre a terra, Salmos 33:14.

Sua santidade é de modo especial celebrada ali pelos anjos bem-aventurados (Isaías 6:3; Apocalipse 4:8); ali seus santos o servem e estão continuamente ao seu redor; assim, é a habitação de sua santidade. É um ânimo para todos os de seu povo que oram e desejam ser santos como ele é santo que ele habite em lugar santo.

  1. Que tomasse medidas para seu alívio (v. 17): “Volta; muda teu modo de agir para conosco e não prossigas em tua controvérsia conosco; volta em misericórdia e deixa-nos ter não apenas um olhar gracioso para nós, mas tua presença graciosa conosco.”

Os de seu povo nada temem mais que seus afastamentos deles e nada desejam mais que seus retornos a eles.

II. As queixas que fizeram a Deus. Queixaram-se de duas coisas:

  1. Que foram entregues a si mesmos, e a graça de Deus não os recuperou, v. 17. É uma estranha interpelação: “Por que nos fizeste errar de teus caminhos, isto é, muitos entre nós, a maioria de nós; e todos nós temos algum motivo para fazer esta queixa: endureceste nosso coração para não te temer.”

Alguns entendem que seja a linguagem dos ímpios e profanos entre eles. Quando os profetas os censuravam pelo erro de seus caminhos, pela dureza do coração e pelo desprezo à palavra e aos mandamentos de Deus, com ousado descaramento atribuíram seu pecado a Deus, fizeram-no seu autor e perguntaram: por que ele ainda censura?

Repare: são de fato perversos os que atribuem a Deus a culpa de sua perversidade. Mas antes entendo que seja a linguagem dos que entre eles lamentavam a incredulidade e impenitência de seu povo, não acusando Deus de ser o autor de sua perversidade, mas queixando-se dela a ele.

Reconheciam que haviam errado dos caminhos de Deus e que seus corações haviam sido endurecidos para não temê-lo; não haviam recebido as impressões que o temor de Deus deveria causar neles; essa era a causa de todos os seus erros de seus caminhos.

Ou para não temê-lo pode significar afastamento do verdadeiro culto de Deus; e é de fato duro o coração que está alienado do serviço de um Deus tão incontestavelmente grande e bom.

Ora, disso se queixam como sua grande miséria e fardo: que Deus, por seus pecados, os havia deixado nisso, havia concedido que errassem de seus caminhos e retido com justiça sua graça, de modo que seus corações foram endurecidos para não temê-lo.

Quando perguntam: “Por que fizeste isso?”, não é como quem lhe atribui injustiça, mas como quem o lamenta como severo juízo. Deus os havia feito errar e endurecido seus corações, não apenas retirando deles seu Espírito, porque lhe haviam causado dor e o haviam aborrecido e apagado (v. 10).

Mas também por uma sentença judicial contra eles, “Vai, faze gordo o coração deste povo”, Isaías 6:9, 10, e por suas providências a respeito deles, que haviam sido tristes ocasiões de seu afastamento dele.

Davi se queixa de seu banimento, porque nele, na prática, lhe foi ordenado ir servir outros deuses, 1 Samuel 26:19. Suas tribulações haviam alienado muitos deles de Deus e os indisposto contra seu serviço; e, porque a vara dos perversos havia repousado por longo tempo sobre sua sorte, estavam prontos a estender a mão à iniquidade (Salmos 125:3).

Era disso que mais se queixavam: suas aflições eram suas tentações, e para muitos deles, invencíveis. Repare: consciências convencidas se queixam mais dos juízos espirituais e temem mais numa aflição o que as afasta de Deus e do dever.

  1. Que foram entregues a seus inimigos, e a providência de Deus não os resgatou nem aliviou (v. 18): “Nossos adversários pisotearam teu santuário.”

Assim como era uma dor para eles que no cativeiro a maioria havia perdido sua afeição pelo culto de Deus e tido seus corações endurecidos contra ele pela aflição, assim era uma dor ulterior serem privados de suas oportunidades de adorar a Deus em assembleias solenes.

Queixavam-se não tanto de os adversários pisotearem suas casas e cidades como de pisotearem o santuário de Deus, porque assim Deus era diretamente afrontado, e eles eram privados dos confortos que mais valorizavam e nos quais tinham mais prazer.

III. Os apelos que instaram com Deus por misericórdia e libertação:

  1. Invocaram a terna compaixão que Deus costumava mostrar a seu povo e sua capacidade e prontidão de se manifestar em favor deles, v. 15. As razões mais eficazes na oração são as tiradas do próprio Deus; tais são estas. “Onde estão teu zelo e tua força?”

Deus tem zelo por sua própria glória e pelo conforto de seu povo; seu nome é Zeloso, e ele é Deus zeloso; e tem força proporcional para assegurar sua própria glória e o interesse de seu povo, apesar de toda oposição.

Ora, onde estão esses? Não apareceram anteriormente? Por que não aparecem agora? Não pode ser que o zelo divino, infinitamente sábio e justo, tenha esfriado, que a força divina, infinita, tenha enfraquecido.

Ou melhor, seu povo havia experimentado não apenas seu zelo e força, mas o soar de suas entranhas, ou antes o anseio delas, tamanho grau de compaixão para com eles como aquele que nas pessoas causa comoção e agitação interior.

Como em Oseias 11:8: “Meu coração se revolveu dentro de mim, meus arrependimentos se acenderam juntos”; e Jeremias 31:20: “Minhas entranhas estão perturbadas”, ou soam, “por ele”.

“Assim Deus costumava se sentir para com seu povo e expressar uma multidão de misericórdias para com eles; mas onde estão agora? São contidas? Salmos 77:9. Deus, que tantas vezes se lembrou de ser gracioso, agora esqueceu de sê-lo? Na ira fechou suas ternas misericórdias? Nunca pode ser.”

Repare: podemos fundar boas expectativas de misericórdia ulterior em nossas experiências de misericórdia anterior.

  1. Invocaram a relação de Deus com eles como seu Pai (v. 16): “Tuas ternas misericórdias não são contidas, pois são as ternas misericórdias de um pai que, embora possa por algum tempo estar descontente com seu filho, ainda assim, pela força da afeição natural, logo se reconciliará.”

“Sem dúvida, tu és nosso Pai; por isso, tuas entranhas ansiarão por nós.” Devemos sempre manter em nosso coração pensamentos tão bons de Deus como esses. Seja como for, ainda assim Deus é bom, pois é nosso Pai.

Reconhecem-se órfãos se ele não for seu Pai e assim se lançam sobre aquele com quem o órfão encontra misericórdia, Oseias 14:3. Era honra de sua nação terem Abraão como seu pai (Mateus 3:9), que era amigo de Deus, e Israel, que era príncipe com Deus; mas em que eram melhores por isso, a menos que tivessem o próprio Deus como seu Pai?

“Abraão e Israel não podem nos ajudar; não têm o poder de Deus; morreram há muito, não sabem de nós nem nos reconhecem; não sabem qual é nossa situação nem quais são nossas carências e, por isso, não sabem de que modo nos fazer uma bondade.”

“Se Abraão e Israel estivessem vivos conosco, intercederiam por nós e nos aconselhariam; mas foram para o outro mundo, e não sabemos que tenham qualquer comunicação com este mundo; por isso, não são capazes de nos fazer qualquer bondade além de termos a honra de ser chamados seus filhos.”

Quando o pai está morto, seus filhos vêm a ter honra, e ele não o sabe, Jó 14:21.

“Mas tu, ó Senhor, ainda és nosso Pai; os pais de nossa carne podem se chamar sempre amorosos, mas não são sempre vivos; só Deus é o Pai imortal, que sempre nos conhece e nunca está distante de nós; por isso, teu nome é nosso Redentor desde a eternidade, o nome pelo qual te conheceremos e reconheceremos.”

“É o nome pelo qual és conhecido desde antigamente; os de teu povo sempre te consideraram o Deus a quem poderiam apelar para reparar seus agravos e defender sua causa. Ou melhor”, segundo o sentido que alguns dão a esta passagem:

“Embora Abraão e Israel não apenas não possam, mas não nos queiram ajudar, tu o farás. Não têm a compaixão que tens. Somos tão degenerados e corruptos que Abraão e Israel não nos reconheceriam como seus filhos, contudo fugimos a ti como nosso Pai.”

“Abraão expulsou seu filho Ismael; Jacó deserdou seu filho Rúben e amaldiçoou Simeão e Levi; mas nosso Pai celestial, ao perdoar pecado, é Deus e não homem”, Oseias 11:9.

  1. Invocaram o interesse de Deus neles, de que era seu Senhor, seu dono e proprietário: “Somos teus servos; tens direito a qualquer serviço que possamos fazer; por isso, não devemos servir reis estranhos e deuses estranhos: volta por causa de teus servos.”

Assim como um pai se acha obrigado pela afeição natural a aliviar e proteger seu filho, assim um senhor se considera obrigado por sua honra a resgatar e proteger seu servo:

“Somos teus pelos mais fortes compromissos, assim como pelos mais elevados afetos. Governaste sobre nós; por isso, Senhor, afirma teu próprio interesse, mantém teu próprio direito, pois somos chamados pelo teu nome; assim, para onde iremos, salvo a ti, para ser reparados e protegidos?”

“Somos teus, salva-nos (Salmos 119:94), teus próprios, reconhece-nos. Somos as tribos de tua herança, não apenas teus servos, mas teus arrendatários; somos teus, não só para fazer trabalho para ti, mas para te pagar renda.”

“As tribos de Israel são a herança de Deus, da qual provém o pouco louvor e culto que ele recebe deste mundo inferior; e permitirás que teus próprios servos e arrendatários sejam abusados assim?”

  1. Invocaram que haviam desfrutado apenas brevemente da terra da promessa e dos privilégios do santuário (v. 18): “O povo de tua santidade a possuiu apenas por pouco tempo.”

De Abraão a Davi foram apenas catorze gerações, e de Davi ao cativeiro apenas mais catorze (Mateus 1:17); isso foi pouco tempo em comparação com o que poderia ter sido esperado da promessa da terra de Canaã como possessão eterna (Gênesis 17:8), e do poder exercido para levá-los àquela terra e estabelecê-los nela.

“Embora sejamos o povo de tua santidade, distintos dos outros povos e consagrados a ti, ainda assim somos logo desalojados.” Mas por isso poderiam agradecer a si mesmos: eram, por profissão, o povo da santidade de Deus, mas foi sua perversidade que os expulsou da posse daquela terra.

  1. Invocaram que os que tinham e mantinham a posse de sua terra eram estranhos a Deus, dos quais ele não recebia serviço nem honra:

“Nunca governaste sobre eles, nem jamais te prestaram qualquer obediência; não eram chamados pelo teu nome, mas professavam relação com outros deuses e eram seus adoradores. Deus permitirá que os que não estão em relação alguma com ele pisoteiem os que estão?”

Alguns dão outra leitura disso: “Tornamo-nos como aqueles sobre os quais nunca governaste e que nunca foram chamados pelo teu nome; somos rejeitados e abandonados, desprezados e pisoteados, como se nunca tivéssemos estado em teu serviço nem tido teu nome invocado sobre nós.”

Assim o escudo de Saul foi vilmente lançado fora, como se não tivesse sido ungido com óleo. Mas a aliança que parece esquecida será lembrada novamente.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra