Isaías 61
Argumento
Neste capítulo: I. Encontramos com certeza a graça de Cristo, anunciada por ele mesmo ao mundo perdido no evangelho eterno, sob a figura da missão de Isaías, que era predizer a libertação dos judeus da Babilônia, vv. 1-3.
II. Parece-nos encontrar as glórias da igreja de Cristo, suas glórias espirituais, descritas sob a figura da prosperidade dos judeus após voltarem do cativeiro:
Promete-se que as ruínas da igreja serão reparadas, v. 4.
Que os de fora serão postos a serviço da igreja, v. 5.
Que a igreja será um sacerdócio real, sustentado pelas riquezas dos gentios, v. 6.
Que terá honra e alegria em lugar de toda a sua vergonha e tristeza, v. 7.
Que seus negócios prosperarão, v. 8.
Que sua posteridade desfrutará dessas bênçãos, v. 9.
Que a justiça e a salvação serão o motivo eterno de alegria e gratidão da igreja, v. 10, 11.
Se a igreja judaica foi alguma vez tão abençoada, muito mais o será a igreja cristã e todos os que pertencem a ela.
Versículos 1 a 3
O Ofício do Messias. (a.C. 706.)
Aquele que é o melhor expositor da Escritura sem dúvida nos deu a melhor exposição destes versículos: o próprio Senhor Jesus, que os leu na sinagoga de Nazaré, talvez como leitura do dia, e os aplicou inteiramente a si, dizendo: “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos” (Lucas 4:17, 18, 21).
Todos os que o ouviram admiraram as palavras graciosas que saíram de sua boca ao explicar esse texto.
Assim como Isaías foi autorizado e orientado a proclamar liberdade aos judeus na Babilônia, Cristo, mensageiro de Deus, deveria anunciar um jubileu mais alegre ao mundo perdido. Aqui nos é dito:
I. Como ele foi preparado e qualificado para essa obra: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim”, v. 1. Os profetas tinham o Espírito de Deus movendo-os em certos momentos, tanto instruindo-os no que dizer quanto estimulando-os a dizê-lo.
Cristo tinha o Espírito repousando sempre sobre ele, sem medida, mas com o mesmo propósito com que os profetas o tinham: como Espírito de conselho e de coragem (Isaías 11:1-3). Quando começou a exercer seu ofício profético, o Espírito desceu sobre ele como pomba (Mateus 3:16).
Esse Espírito que estava sobre ele, comunicou-o àqueles que enviou para proclamar as mesmas boas notícias, dizendo-lhes, ao lhes dar sua missão: “Recebei o Espírito Santo”, confirmando-a desse modo.
II. Como foi designado e ordenado para a obra: o Espírito de Deus está sobre mim porque o Senhor Deus me ungiu. Deus o capacitou para o serviço ao qual o chamou; deu-lhe seu Espírito porque, por uma unção sagrada e solene, o separara para esse grande ofício, assim como antigamente reis e sacerdotes eram destinados a seus ofícios pela unção.
Por isso o Redentor foi chamado Messias, o Cristo, porque foi ungido com o óleo da alegria acima de seus companheiros. “Ele me enviou”: nosso Senhor Jesus não foi sem ser enviado. Tinha uma comissão daquele que é a fonte do poder; o Pai o enviou e lhe deu uma ordem.
Isso nos dá grande segurança: tudo que Cristo disse tinha autorização do céu. Sua doutrina não era sua, mas daquele que o enviou.
III. Qual era a obra para a qual foi designado e ordenado:
- Devia ser pregador, exercer o ofício de profeta. Cristo teve tanto prazer na boa vontade que Deus mostrou aos seres humanos por meio dele que ele próprio seria seu pregador, para que assim o ministério do evangelho recebesse honra e a fé dos santos fosse confirmada e animada.
Devia anunciar boas notícias (pois esse é o sentido de evangelho) aos mansos, aos arrependidos, aos humildes e aos pobres de espírito. Para eles as notícias de um Redentor serão de fato boas notícias, evangelho puro, palavras fiéis e dignas de toda aceitação.
Os pobres costumam estar mais dispostos a receber o evangelho (Tiago 2:5), e ele provavelmente nos será proveitoso quando o recebermos com mansidão, como convém. A esses Cristo anunciou boas notícias quando disse: “Bem-aventurados os mansos.”
- Devia ser curador. Foi enviado para enfaixar os que têm o coração quebrantado, assim como se enfaixam membros doloridos para aliviá-los, ossos quebrados e feridas sangrentas para que se unam e fechem novamente.
Os que têm o coração quebrantado pelo pecado, verdadeiramente humilhados pelo sentimento de culpa e pelo temor da ira, encontram no evangelho de Cristo aquilo que lhes dará alívio e calará seus temores. Só os que experimentaram a dor da contrição pelo pecado podem esperar o alívio dos tônicos e consolos divinos.
- Devia ser libertador. Foi enviado como profeta para pregar, como sacerdote para curar e como rei para expedir proclamações de duas espécies:
(1.) Proclamações de paz a seus amigos: anunciará liberdade aos cativos, como Ciro fez aos judeus no cativeiro, e a abertura da prisão aos que estavam presos.
Pela culpa do pecado, estamos sujeitos à justiça de Deus, somos seus cativos legítimos, vendidos por causa do pecado até que se pague aquela grande dívida. Cristo nos informa que satisfez a justiça divina por essa dívida e que sua satisfação foi aceita.
Se alegarmos essa satisfação, dependermos dela e entregarmos a ele a nós mesmos e tudo que temos, com gratidão pela bondade que nos fez, poderemos pela fé requerer nosso perdão e receber seu consolo. Não há nem haverá condenação para nós.
Pelo domínio do pecado em nós, estamos presos sob o poder de Satanás, vendidos sob o pecado. Cristo nos informa que venceu Satanás, destruiu aquele que tinha o poder da morte e suas obras, e nos providenciou graça suficiente para sacudir o jugo do pecado e soltar as amarras de nosso pescoço.
O Filho está pronto a nos libertar por seu Espírito; então seremos verdadeiramente livres, não só dispensados das misérias do cativeiro, mas elevados a todos os direitos e dignidades dos cidadãos.
Essa é a proclamação do evangelho, semelhante ao toque da trombeta do jubileu que anunciava o grande ano da libertação (Levítico 25:9, 40). Por alusão a ele, aqui se chama “o ano aceitável do Senhor”, o tempo em que somos aceitos por Deus, origem de nossas liberdades.
Ou se chama ano do Senhor porque anuncia sua graça gratuita para sua própria glória; e ano aceitável porque nos traz boas notícias, necessariamente muito bem-vindas aos que conhecem as capacidades e necessidades da própria alma.
(2.) Proclamações de guerra contra seus inimigos. Cristo anuncia “o dia da vingança de nosso Deus”, a vingança que executa:
[1.] Contra o pecado e Satanás, a morte e o inferno e todas as potestades das trevas, que precisavam ser destruídos para nossa libertação. Cristo triunfou sobre eles na cruz, despojando-os, enfraquecendo-os, envergonhando-os e expondo-os publicamente; assim se vingou deles por todo o mal que fizeram a Deus e aos seres humanos (Colossenses 2:15).
[2.] Contra os seres humanos que resistem a essas ofertas generosas. Não serão apenas deixados, como merecem, em seu cativeiro, mas tratados como inimigos. Temos o evangelho resumido em Marcos 16:16:
“Quem crê será salvo” anuncia o ano aceitável do Senhor aos que o aceitarem; mas a outra parte, “Quem não crê será condenado”, anuncia o dia da vingança de nosso Deus, vingança que ele exercerá contra os que não obedecem ao evangelho de Jesus Cristo (2 Tessalonicenses 1:8).
- Devia ser consolador, como também é pregador, curador e libertador. É enviado para consolar todos os que choram e, chorando, procuram consolo nele, não no mundo. Cristo não apenas lhes provê e anuncia consolo, mas o aplica a eles: consola-os por seu Espírito.
Há nele o bastante para consolar todos os que choram, seja qual for sua ferida ou tristeza. Mas esse consolo é certo para os que choram em Sião, que se entristecem de modo piedoso, segundo Deus, pois ali é sua morada.
Choram pelas calamidades e desolações de Sião e, por santa compaixão, misturam suas lágrimas às de todo o povo sofredor de Deus, mesmo sem estarem eles próprios em aflição. Deus tem um odre para lágrimas assim (Salmos 56:8) e guarda consolo para os que assim choram.
Assim como as bênçãos que vêm de Sião são espirituais, os que choram em Sião são santos enlutados: levam suas dores ao trono da graça, pois em Sião estava o propiciatório, e as derramam diante do Senhor como Ana fez.
A esses Cristo designou pelo evangelho e dará pelo Espírito (v. 3) consolos que não apenas os sustentarão em meio às dores, mas transformarão essas dores em cânticos de louvor. Ele lhes dará:
(1.) “Beleza em vez de cinzas.” Enquanto jaziam nas cinzas, como era costume em tempos de grande luto, não apenas serão levantados do pó, mas terão aparência agradável. Repare: a santa alegria dos cristãos é sua beleza e grande ornamento de sua profissão de fé.
Há no original um elegante jogo de palavras: pheer, beleza, em lugar de epher, cinzas. Ele transformará a tristeza deles em alegria com a mesma rapidez e facilidade com que se troca uma letra de lugar, pois ele fala, e acontece.
(2.) “O óleo de alegria”, que faz brilhar o rosto, em vez do luto, que o desfigura e torna desagradável. Os santos recebem esse óleo de alegria daquele óleo de júbilo com que o próprio Cristo foi ungido acima de seus companheiros (Hebreus 1:9).
(3.) “As vestes de louvor”, roupas belas como as usadas em dias de ação de graças, em lugar do espírito de abatimento, obscuridade ou retraimento: alegrias abertas em vez de lamentos secretos.
Guardam para si o espírito de abatimento, pois os que choram em Sião o fazem em segredo; mas o júbilo com que são recompensados os reveste como uma roupa diante dos olhos dos outros. Observe: onde Deus dá o óleo da alegria, dá também as vestes de louvor.
Os consolos que vêm de Deus dispõem o coração e o tornam mais amplo para render graças a ele. Deus deve receber louvor e glória por tudo aquilo de que desfrutamos com alegria.
- Devia ser plantador, pois a igreja é lavoura de Deus. Portanto, fará tudo isso por seu povo: curará suas feridas, o libertará do cativeiro e o consolará em suas dores, para que sejam chamados “árvores de justiça, plantação do Senhor”.
Serão tais árvores e reconhecidos como tais, ornamentos da vinha de Deus e frutíferos em frutos de justiça, como ramos da plantação de Deus (Isaías 60:21).
Tudo que Cristo faz por nós visa tornar-nos povo de Deus e, de algum modo, úteis a ele como árvores vivas, plantadas na casa do Senhor e florescendo nos pátios de nosso Deus.
Tudo isso visa glorificá-lo: que sejamos levados a glorificá-lo por devoção sincera e conduta exemplar, pois nisto nosso Pai é glorificado, em darmos muito fruto; que outros também sejam levados a louvá-lo pelo favor de Deus sobre seu povo e pela graça manifesta neles; e que ele seja glorificado para sempre em seus santos.
O Ofício do Messias; A Prosperidade da Igreja. (a.C. 706.)
Versículos 4 a 9
As promessas são feitas aqui aos judeus que acabavam de voltar do cativeiro e se estabelecer em sua terra. Elas se estendem à igreja do evangelho e a todos os crentes que, pela graça, são libertos da escravidão espiritual, pois podem ser aplicadas espiritualmente.
I. Promete-se que suas casas serão reconstruídas (v. 4), que suas cidades se erguerão das ruínas em que jazeram muito tempo e serão preparadas para seu uso: “Construirão os lugares antigos devastados; os lugares devastados serão reconstruídos; as cidades arruinadas serão restauradas; as desolações de outrora, até as de muitas gerações, que se temia jamais reparar, serão levantadas.”
O estabelecimento do cristianismo no mundo reparou os danos da religião natural e restaurou aquelas ruínas da piedade e da honestidade que, por muitas gerações, tinham sido uma vergonha para a humanidade. Uma alma não santificada é como uma cidade derrubada, sem muros, ou uma casa em ruínas.
Mas, pelo poder do evangelho e da graça de Cristo, ela é restaurada, posta novamente em ordem e preparada para ser habitação de Deus por meio do Espírito. E farão isso os que forem libertos do cativeiro, pois somos tirados da casa da escravidão para servir a Deus, edificando-nos para sua glória e ajudando a edificar sua igreja na terra.
II. Aqueles que pouco antes eram servos, trabalhavam para seus opressores e estavam à mercê deles terão servos que trabalharão para eles e obedecerão às suas ordens.
Não serão seus irmãos (todos são homens livres do Senhor), mas os estrangeiros e os filhos de outros povos, que cuidarão de seus rebanhos, lavrarão suas terras e cultivarão seus jardins, ocupações antigas de Abel, Caim e Adão: “Estrangeiros apascentarão os teus rebanhos”, v. 5.
Quando, pela graça de Deus, alcançamos santa indiferença em relação aos assuntos deste mundo, comprando como se nada possuíssemos, e, embora nossas mãos se ocupem deles, sem que nosso coração se prenda a eles, mas reservado por inteiro para Deus e seu serviço, então os filhos dos estrangeiros são nossos lavradores e vinhateiros.
III. Não serão apenas libertos do cativeiro, mas altamente promovidos e empregados com honra (v. 6): “Enquanto os estrangeiros cuidarem dos teus rebanhos, tu cuidarás do serviço do santuário; em vez de escravos de feitores, serás chamado sacerdote do Senhor, chamado para uma função elevada e santa.”
Os sacerdotes eram iguais aos príncipes e, em hebraico, eram chamados pelo mesmo nome. “Vocês serão ministros do nosso Deus”, como eram os levitas. Repare: aqueles a quem Deus liberta, ele põe para trabalhar. Ele os livra das mãos dos inimigos para que o sirvam, Lucas 1:74, 75; Salmos 116:16.
O serviço de Deus é perfeita liberdade, mais que isso, é a maior honra. Quando Deus tirou Israel do Egito, fez dele um reino de sacerdotes, Êxodo 19:6. E a igreja do evangelho é sacerdócio real, 1 Pedro 2:9. Todos os crentes são feitos reis e sacerdotes para nosso Deus.
Devem comportar-se como tais em suas devoções e em toda a sua conduta, com “Santidade ao Senhor” escrita na testa, para que as pessoas os chamem de sacerdotes do Senhor.
IV. A riqueza e a honra dos gentios convertidos resultarão em benefício e crédito para a igreja (v. 6). Os gentios serão trazidos à igreja. Os que eram estrangeiros se tornarão concidadãos dos santos e, junto consigo, trarão tudo o que possuem para dedicar à glória de Deus e empregar em seu serviço; os sacerdotes, ministros do Senhor, serão beneficiados com isso.
Será grande fortalecimento e vivificação, bem como consolo e encorajamento para todos os bons cristãos, ver os gentios servindo aos interesses do reino de Deus. 1. Comerão a riqueza dos gentios, não a que tomaram à força, mas a que lhes for apresentada de modo justo e honroso, como ofertas levadas ao altar, das quais os sacerdotes e suas famílias viviam confortavelmente.
Não se diz: “Acumularão e guardarão a riqueza dos gentios”, mas: “Comerão dela”, pois nada há de melhor nas riquezas do que usá-las e fazer o bem com elas. 2. Gloriar-se-ão na honra dos gentios.
Qualquer honra dos gentios convertidos antes da conversão — nobreza, riqueza, saber, virtude ou cargos de confiança e poder — elevará a reputação da igreja a que se uniram. E toda honra posterior — zelo santo, conduta rigorosa, utilidade, sofrimento paciente e sinais da transformação que a graça divina operou neles — promoverá a glória de Deus; por isso, todos os bons se gloriarão nisso.
V. Desfrutarão de abundante consolo e satisfação em seu íntimo (v. 7). Sem dúvida, os judeus receberam esses privilégios depois de voltar. Viviam num mundo novo e agora sabiam dar valor à liberdade e aos bens, cujos prazeres eram continuamente renovados e floresciam.
Muito mais se alegram todos os que Cristo trouxe à gloriosa liberdade dos filhos de Deus, sobretudo quando os privilégios da adoção forem completados na ressurreição do corpo. 1. Alegrar-se-ão com sua porção. Não apenas terão de volta o que era seu, mas, dádiva ainda maior de Deus, terão o consolo disso e um coração que se alegre, Eclesiastes 3:13.
Embora as casas dos judeus que voltaram, assim como o templo, fossem muito inferiores ao que tinham sido antes do cativeiro, eles se agradarão delas e serão gratos. É uma porção em sua terra, a própria terra deles, a terra santa, a terra de Emanuel; por isso se alegrarão nela, pois pouco antes sabiam o que era ser estrangeiros numa terra estrangeira.
Os que têm Deus e o céu como porção têm razão para dizer que receberam uma porção excelente e para se alegrar com ela. 2. A alegria será eterna para eles, isto é, o estado alegre do povo durará muito, muito mais que o cativeiro.
Mas a alegria da nação judaica foi tão atenuada, tão frequentemente interrompida e tão logo chegou ao fim que devemos buscar o cumprimento desta promessa na alegria espiritual que os crentes têm em Deus e na alegria eterna que esperam no céu.
- Isso será uma dupla recompensa, e mais que dupla, por toda a vergonha e aflição que suportaram na terra do cativeiro: “Em vez da vergonha, terão dupla honra; em sua terra possuirão riqueza dobrada em relação ao que perderam.” A bênção de Deus sobre ela e o consolo que terão nela repararão abundantemente todos os prejuízos sofridos.
Serão reconhecidos não apenas como filhos de Deus, mas como seus primogênitos (Êxodo 4:22), e, portanto, terão direito à porção dobrada. Assim como as misérias do cativeiro foram tão grandes que se diz que receberam em dobro por todos os pecados (Isaías 40:2), as alegrias do retorno serão tão grandes que receberão em dobro por toda a vergonha.
A primeira promessa se aplica à plenitude da satisfação de Cristo, na qual Deus recebeu em dobro por todos os nossos pecados; a segunda, à plenitude das alegrias do céu, onde receberemos mais que o dobro por todos os nossos serviços e sofrimentos. O caso de Jó ilustra isso: quando Deus o tirou novamente do cativeiro, deu-lhe duas vezes mais do que tinha antes.
VI. Deus será seu guia fiel e Deus da aliança com eles (v. 8): “Dirigirei a obra deles com verdade.” Pela providência, Deus ordenará seus assuntos para o melhor, conforme a palavra de sua verdade. Ele os guiará pelos caminhos da verdadeira prosperidade, segundo as regras da verdadeira prudência.
Por sua graça, guiará as obras das pessoas boas pelo caminho certo, o caminho verdadeiro que conduz à felicidade; orientará para que sejam feitas com sinceridade, e assim lhe agradarão. Deus deseja a verdade no íntimo; se fizermos nossas obras com verdade, ele fará conosco uma aliança eterna. Para os que andam diante dele e são íntegros, certamente será Deus todo-suficiente.
Como razão tanto desta promessa quanto da anterior — de que Deus lhes dará em dobro por sua vergonha — aparecem no início do versículo estas palavras: “Eu, o Senhor, amo o juízo.” Ele ama que se exerça o juízo entre as pessoas, tanto entre magistrados e súditos quanto entre vizinhos; por isso, odeia toda injustiça.
Quando seus opressores e perseguidores fazem mal a seu povo, ele se desagrada, não apenas porque o mal foi feito ao povo, mas porque é injustiça e viola as regras eternas da equidade. Se as pessoas não praticam a justiça, ele ama exercer o juízo por conta própria, socorrendo os injustiçados e punindo os que praticam o mal.
Deus defende a causa lesada de seu povo não apenas porque tem zelo por ele, mas porque tem zelo pela justiça. Para ilustrar isso, acrescenta-se que ele odeia “o roubo para o holocausto”. Odeia a injustiça até em seu próprio povo, que o honra com o que tem em seus holocaustos; muito mais a odeia quando é cometida contra seu povo.
Se odeia o roubo feito para oferecer holocaustos a ele, muito mais quando é feito para oferecer holocaustos aos ídolos, quando o povo é roubado de seus bens e ele próprio é privado de suas ofertas. É uma verdade muito honrosa para Deus que os serviços rituais jamais expiam a violação dos preceitos morais.
Ninguém justifica um roubo dizendo: “Foi para os holocaustos”, ou “Corbã”, isto é, oferta. Obedecer é melhor que sacrificar; praticar a justiça e amar a misericórdia é melhor que milhares de carneiros.
Além disso, o roubo mais detestável para Deus é aquele encoberto por essa desculpa, pois faz do Deus justo o patrono da injustiça. Alguns entendem isso como razão para a rejeição dos judeus quando os gentios foram recebidos (v. 6): eles eram muito corruptos na conduta e, embora dizimassem a hortelã e o cominho, desprezavam o juízo e a misericórdia (Mateus 23:23).
Deus ama e exige o juízo, e odeia tanto o roubo para holocaustos quanto os holocaustos usados para roubar, como faziam os fariseus, que oravam longamente para devorar com mais aparência de justiça as casas das viúvas.
Outros leem assim: “Odeio o saque obtido pela iniquidade”, isto é, o despojo que os inimigos do povo de Deus lhe tomaram injustamente. Deus o odiou e, por isso, ajustaria contas com eles.
VII. Deus fará a bênção passar à posteridade deles (v. 9): “A descendência deles” — os filhos das próprias pessoas que agora são abençoadas pelo Senhor ou seus sucessores na fé, a descendência da igreja — “será reconhecida pelo Senhor como uma geração”, Salmos 22:30.
- Eles se distinguirão e farão com que seus vizinhos os notem: “Serão conhecidos entre os gentios.” Distinguir-se-ão pela gravidade, seriedade, humildade e alegria de sua conduta, sobretudo pelo amor fraternal pelo qual todos os reconhecerão como discípulos de Cristo.
Ao se distinguirem assim, Deus lhes dará honra: fará deles bênçãos para sua geração e instrumentos de sua glória, e lhes dará sinais notáveis de seu favor, que os tornarão eminentes e lhes granjearão o respeito de todos ao redor.
Que os filhos de pais piedosos vivam de tal modo que sejam reconhecidos como tais; que todos os que os observarem vejam neles os frutos de uma boa educação e uma resposta às orações feitas por eles. Então poderão esperar que Deus os torne conhecidos, cumprindo a promessa de que a geração dos íntegros será abençoada.
- Deus receberá a glória por isso, pois todos atribuirão essa condição à bênção de Deus. Todos os que os virem reconhecerão neles tanta graça de Deus e tanto favor dele que confessarão que são a descendência que o Senhor abençoou e continua abençoando, pois a promessa inclui as duas coisas.
Veja o que significa ser abençoado por Deus: todo bem que se manifesta em alguém deve ser reconhecido como fruto da bênção divina, e Deus deve ser glorificado por isso.
Versículos 10 a 11
A Prosperidade da Igreja. (a.C. 706.)
Alguns consideram este o cântico de alegria e louvor que o profeta cantaria em nome de Jerusalém, felicitando-a pela feliz mudança de sua situação com o cumprimento das promessas anteriores. Outros entendem que Cristo o pronuncia em nome da igreja do Novo Testamento, que triunfa na graça do evangelho. Podemos considerar os dois sentidos: o primeiro como figura do segundo.
Aprendemos aqui a nos alegrar com santa alegria, para a honra de Deus:
- No início desta boa obra: a igreja é revestida de justiça e salvação (v. 10). “Regozijar-me-ei muito no Senhor.” Os que se alegram em Deus têm motivo para se alegrar muito. Não precisamos temer que nossa alegria se torne excessiva quando fazemos de Deus a alegria de nossa alegria.
O primeiro cântico do evangelho começa assim: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador”, Lucas 1:46, 47. Há motivo suficiente para essa alegria, e todas as razões do mundo para que ela termine em Deus, pois a salvação e a justiça foram realizadas e trazidas, e a igreja está revestida delas.
A salvação que Deus realizou para os judeus, a justiça dele, pela qual se apresentou em favor deles, e a reforma que se manifestou entre eles os fizeram parecer gloriosos aos olhos de todas as pessoas sábias, como se estivessem vestidos com trajes de estado ou de casamento.
Cristo revestiu sua igreja com salvação eterna, o que é de fato grandioso, ao vesti-la com a justiça da justificação e da santificação. O linho limpo é a justiça dos santos, Apocalipse 19:8.
Repare como essas duas coisas são reunidas: somente serão vestidos com as roupas da salvação no futuro aqueles que agora estão cobertos com o manto da justiça. Essas roupas são ricas e esplêndidas, como as vestes sacerdotais — pois esse é o sentido da palavra — com que o noivo se adorna.
O próprio brilho do sol é comparado a elas. Em Salmos 19:5, ele é como um noivo que sai de seu aposento, plenamente vestido. Assim é a beleza da graça de Deus nos que estão vestidos com o manto da justiça: pela justiça de Cristo são recomendados ao favor de Deus, e pela santificação do Espírito a imagem de Deus é renovada neles.
São adornados como uma noiva para ser prometida a Deus e acolhida em aliança com ele; são adornados como um sacerdote para servir a Deus e desfrutar de comunhão com ele.
- No progresso e na continuidade desta boa obra (v. 11). Ela não é como um dia de triunfo, glorioso no momento, mas que logo termina. Não; a justiça e a salvação com que a igreja está vestida são roupas duradouras; assim se diz delas, Isaías 23:18.
Quando a igreja se alegra com a justiça e a salvação com que Jesus Cristo a vestiu, alegra-se ao pensar que essas bênçãos inestimáveis brotarão por eras futuras e se espalharão por regiões distantes.
(1.) Brotarão pelas eras futuras, como os frutos da terra que se produzem todos os anos, de geração em geração. Assim como a terra, até a que é comum, faz brotar seus rebentos — a relva tenra que volta a cada ano — e o jardim cercado faz germinar em sua estação aquilo que nele se semeia, o Senhor Deus fará brotar justiça e louvor.
Fará isso com regularidade, constância e poder, para grande benefício da humanidade, pela aliança da graça, assim como, no primeiro caso, pela aliança da providência. Veja quais são as bênçãos prometidas: justiça e louvor, pois os que estão vestidos de justiça anunciam os louvores daquele que os vestiu. Elas brotarão sob a influência do orvalho da graça divina.
Às vezes pode ser inverno para a igreja, quando essas bênçãos parecem murchar e desaparecem. Mas sua raiz está firme, e virá a primavera em que florescerão outra vez, revigoradas pelos raios do Sol da justiça que se aproxima.
(2.) Espalhar-se-ão longe e brotarão diante de todas as nações. A grande salvação será publicada e proclamada ao mundo inteiro, e os confins da terra a verão.