Matthew Henry

Isaías 59

Argumento

Neste capítulo, o pecado aparece excessivamente pecaminoso, e a graça, excessivamente graciosa; e, assim como o que se diz aqui sobre o pecado do pecador (v. 7, 8) se aplica à corrupção geral da humanidade (Romanos 3:15), assim o que se diz aqui sobre um Redentor (v. 20) se aplica a Cristo, Romanos 11:26.

I. Aqui se acusa este povo de terem eles próprios interrompido o curso dos favores de Deus para eles; especificam-se os pecados particulares que os impediam de receber coisas boas, vv. 1-8.

II. Aqui se acusa o povo de terem eles próprios atraído sobre si os juízos de Deus; dizem-lhes tanto quais foram os juízos que trouxeram sobre suas próprias cabeças (vv. 9-11) quanto quais pecados provocaram Deus a enviá-los, vv. 12-15.

III. Aqui se promete que, apesar disso, Deus operaria libertação em favor deles, puramente por causa do próprio nome (vv. 16-19), e reservaria misericórdia para eles e a transmitiria a seus descendentes, v. 20, 21.

Versículos 1 a 8

A Prevalência e os Efeitos do Pecado. (a.C. 706.)

Aqui o profeta corrige o engano dos que tinham desavenças com Deus porque não lhes haviam sido operadas as libertações pelas quais tantas vezes haviam jejuado e orado, Isaías 58:3. Ora, aqui ele mostra:

I. Que a culpa não era de Deus. Não tinham motivo para culpá-lo por não terem sido salvos das mãos de seus inimigos, pois:

  1. Deus continuava tão capaz de ajudá-los quanto antes: sua mão não se encurtou; seu poder não diminuiu de modo algum, não foi restringido nem reduzido. Quer consideremos o alcance de seu poder, quer sua eficácia, Deus pode alcançar tão longe quanto antes e com uma mão tão forte quanto sempre.

Repare: a salvação da igreja vem da mão de Deus, que não enfraqueceu nem se encurtou de modo algum. “Acaso a mão do Senhor se encurtou?”, pergunta Deus a Moisés, Números 11:23. Não: não se encurtou; Deus não permitirá que se pense assim.

Nem o tempo decorrido, nem a força de seus inimigos, nem mesmo a fraqueza dos instrumentos podem encurtar ou restringir o poder de Deus. Para ele tanto faz salvar por muitos ou por poucos.

  1. Deus continuava tão pronto e disposto a ajudar em resposta à oração quanto antes: “Seu ouvido não está pesado a ponto de não poder ouvir.” Embora tenha muitas orações para ouvir e atender, e embora ouça orações há muito tempo, ainda assim continua tão pronto a ouvir orações como sempre.

A oração dos retos continua sendo seu prazer, e as promessas pelas quais se apela a ele e que se invocam em oração continuam sendo “sim” e “amém”, irrevogavelmente certas.

O que se subentende vai além do que se expressa: não só seu ouvido não está pesado, mas, ele ouve prontamente. Mesmo antes de clamarem, ele responde, Isaías 65:24.

Se suas orações não são atendidas e a salvação que esperamos não é operada em nosso favor, não é porque Deus esteja cansado de ouvir orações, mas porque nós estamos cansados de orar; não é porque seu ouvido esteja pesado quando falamos com ele, mas porque nossos ouvidos estão pesados quando ele nos fala.

II. Que a culpa era deles mesmos: ficavam no próprio caminho e punham uma tranca em sua própria porta. Deus vinha ao encontro deles com misericórdia, mas eles o impediam. As iniquidades deles os privaram de coisas boas (Jeremias 5:25).

  1. Veja o dano que o pecado faz. (1.) Impede que as misericórdias de Deus desçam sobre nós; é um muro divisório que se interpõe entre nós e Deus.

Apesar da distância infinita que, por natureza, separa Deus e os seres humanos, havia entre eles uma relação estabelecida de comunhão até o pecado colocá-los em conflito: provocou Deus, com justiça, contra a humanidade e afastou injustamente a humanidade de Deus.

Assim o pecado os separa de Deus. “Ele é o vosso Deus, vosso por profissão; por isso, há tanto mais malignidade e dano no pecado que vos separa dele.”

O pecado esconde de nós o rosto de Deus (o que indica grande desagrado, Deuteronômio 31:17). Provoca-o a retirar com ira sua presença graciosa, suspender os sinais de seu favor e as demonstrações de seu auxílio; ele esconde o rosto, como quem se recusa a ser visto ou a receber nossa palavra.

Veja aqui o pecado em suas cores: excessivamente pecaminoso, pois afasta a criatura de sua lealdade ao seu Criador.

Veja o pecado em suas consequências: excessivamente danosas, pois nos separa de Deus e, assim, nos separa não só de todo o bem, mas nos destina a todo o mal (Deuteronômio 29:21), a própria quintessência da maldição.

(2.) Impede que nossas orações cheguem a Deus; provoca-o a esconder o rosto e a não nos ouvir, como ele disse, Isaías 1:15. Se acalentarmos a iniquidade no coração, se lhe dermos livre curso e permitirmos a nós mesmos praticá-la, Deus não ouvirá nossas orações, Salmos 66:18. Não podemos esperar que nos favoreça enquanto continuamos a afrontá-lo.

  1. Ora, para justificar Deus por esconder o rosto deles e prosseguir em sua controvérsia com eles, o profeta mostra amplamente, nos versículos seguintes, quão numerosas e grandes eram as iniquidades deles, conforme a ordem que recebera (Isaías 58:1) para mostrar ao povo de Deus suas transgressões.

Aqui se redige contra eles uma sombria peça de acusação, composta de muitos itens; qualquer um deles bastaria para separar o povo de um Deus justo e santo. Procuremos organizar essas acusações em categorias apropriadas.

(1.) Devemos começar pelos pensamentos, pois é ali que todo pecado começa e de onde se origina: “Os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade”, v. 7. Suas imaginações são assim, só más continuamente. Seus planos e desígnios também: estão sempre maquinando algum dano e pensando em como alcançar a satisfação de alguma cobiça vil (v. 4):

“Concebem o dano” na imaginação, no propósito, no conselho e na resolução (assim o embrião recebe sua forma e vida) e depois “dão à luz a iniquidade”, executando-a quando está madura.

Embora talvez seja com sofrimento que a iniquidade nasça, por causa das oposições da Providência e dos freios de suas próprias consciências, ainda assim, quando realizam seu propósito perverso, contemplam-no com tanto orgulho e prazer como se um menino tivesse nascido no mundo.

Assim, “quando a cobiça concebeu, dá à luz o pecado”, Tiago 1:15. Isso se chama (v. 5) chocar o ovo de basilisco e tecer a teia de aranha.

Veja em que ocupam os pensamentos e maquinações dos perversos, e a que dedicam a inteligência. [1.] No melhor dos casos, ocupam-se com coisas tolas e frívolas. Seus pensamentos são vãos, como tecer a teia de aranha: o pobre animal tolo trabalha muito nela, mas, quando termina, ela é fraca e sem valor, é um descrédito para o lugar onde está e a vassoura a remove num instante.

Assim são os pensamentos que as pessoas mundanas cultivam: constroem castelos no ar e se satisfazem com prazeres imaginários, como a aranha, que se agarra muito esmeradamente com suas mãos (Provérbios 30:28), mas não consegue manter-se presa. [2.] Com demasiada frequência, os pensamentos se ocupam com coisas maliciosas e rancorosas.

Chocam ovos de basilisco, ou de víbora, venenosos e capazes de produzir criaturas venenosas; assim são os pensamentos dos maus, que se deleitam em causar dano.

Quem come de seus ovos corre o risco de sofrer algum dano; e aquilo que é esmagado para ser comido, ou começa a chocar e você espera dele alguma ave útil, irrompe numa víbora, com que se mexe por conta e risco. Felizes os que têm menos contato com tais pessoas.

Até a teia de aranha que teceram tinha o desígnio rancoroso de capturar moscas e fazê-las suas presas; antes que deixem de causar dano, atacam até presas pequenas.

(2.) Dessa abundância de maldade no coração fala a boca, e contudo nem sempre expressa a maldade interior. Para realizar melhor o desígnio danoso, ela a dissimula e encobre com palavras muito amáveis (v. 3): “Os vossos lábios falaram mentiras”; e novamente (v. 4): “Falam mentiras”, alegando bondade quando pretendem causar o maior dano.

Ou, com calúnias e falsas acusações, destruíram o crédito e a reputação daqueles de quem tinham rancor e assim lhes causaram um dano real sem serem vistos.

Talvez, subornando testemunhas contra eles, tenham-lhes tirado seus bens e suas vidas. Pois uma língua falsa é flechas afiadas, carvões de zimbro e tudo o que é danoso. “A vossa língua murmurou perversidade.”

Quando não podiam, por vergonha, falar abertamente sua malícia contra os seus vizinhos, ou não ousavam, por medo de serem desmentidos e confundidos, murmuravam-na em segredo. Os detratores são chamados de sussurradores.

(3.) Suas ações eram inteiramente coerentes com seus pensamentos e palavras. Eram culpados de derramar sangue inocente, crime da mais grave natureza: “As vossas mãos estão maculadas de sangue” (v. 3), pois o sangue macula. Deixa na consciência uma marca indelével de culpa, que nada, salvo o sangue de Cristo, pode limpar.

Não se tratava de um caso inesperado, nem de algo que ocorreu quando alguma força foi exercida sobre eles. Pelo contrário, seus pés corriam para esse mal (v. 7), natural e avidamente. Impulsionados pela força de sua malícia e vingança, apressavam-se em derramar sangue inocente, como se temessem perder a oportunidade de praticar uma barbaridade, Provérbios 1:16; Jeremias 22:17.

“Devastação e destruição há nos seus caminhos.” Aonde quer que vão, levam o dano consigo; seus caminhos tendem a devastar e destruir, sem se importarem com os estragos que causam.

Além de terem sede de sangue, seus dedos estão maculados por outras iniquidades (v. 3): lesam as pessoas em seus bens e fazem seu tudo em que conseguem pôr as mãos. “Confiam na vaidade” (v. 4); dependem de suas fraudes para enriquecer, mas elas se mostrarão vãs, e o engano que praticam contra os outros apenas os enganará.

Suas obras, nas quais se esforçam tanto e põem o coração, são todas obras de iniquidade. Toda a sua atividade é uma sequência contínua de opressões e aborrecimentos; e o ato de violência está em suas mãos, segundo as artes de violência que estão em suas cabeças e os pensamentos de violência em seus corações.

(4.) Não se tomam medidas para reparar esses agravos e reformar esses abusos (v. 4): “Ninguém clama por justiça.” Ninguém protesta contra a violação das leis sagradas da justiça, defende quem sofre injustiça ou procura fazer cumprir as leis contra o vício, a impiedade e as práticas vergonhosas que desonram a nação e ameaçam destruí-la.

Repare: quando não se faz justiça, a culpa não recai apenas sobre os magistrados que deveriam administrá-la, mas também sobre o povo, que deveria clamar por ela. Os particulares devem contribuir para o bem público revelando maldades ocultas e dando aos que têm autoridade a oportunidade de puni-las. Mas um Estado está em má situação quando os governantes governam mal e o povo gosta que seja assim.

A verdade é combatida e ninguém a defende; ninguém tem consciência e coragem para apoiar uma causa honesta e enfrentar uma fraude e uma injustiça prósperas. O caminho da paz é tão pouco considerado quanto o caminho da verdade: não o conhecem, isto é, nunca procuram o que promove a paz. Ninguém cuida de evitar ou punir as perturbações da paz nem de resolver desavenças entre vizinhos.

São completamente alheios a tudo o que é tranquilo e pacífico e preferem o que é tumultuoso e turbulento. “Não há juízo em seus caminhos”: não têm senso de justiça em suas relações; não lhe dão importância alguma e rompem facilmente todas as suas barreiras quando atrapalham seus desígnios maliciosos e cobiçosos.

(5.) Em tudo isso agem tolamente, muito tolamente, tanto contra seu interesse quanto contra a razão e a equidade. Quem pratica a iniquidade confia na vaidade, que certamente o enganará, v. 4. As teias que tecem com tanta arte e empenho “não se tornarão roupas”, nem se cobrirão “com suas obras”, quer para abrigo, quer para adorno (v. 6).

Podem prejudicar os outros com seus planos, mas nunca prestar a si mesmos qualquer serviço real ou bondade por meio deles. Nada se ganha com o pecado, como ficará claro quando se compararem o lucro e a perda. Os caminhos da iniquidade são “caminhos tortuosos” (v. 8): confundirão as pessoas, mas nunca as levarão ao destino.

Quem os segue, ainda que diga que terá paz apesar de continuar neles, engana a si mesmo; “não conhecerá a paz”, como mostram os versículos seguintes.

Versículos 9 a 15

A Prevalência e os Efeitos do Pecado. (a.C. 706.)

O escopo deste parágrafo é o mesmo do anterior: mostrar que o pecado é o grande causador de danos; assim como impede que coisas boas nos cheguem, assim traz coisas más sobre nós.

Mas, assim como ali o profeta fala ao povo, em nome de Deus, para seu convencimento e humilhação, e para que Deus seja justificado quando fala e irrepreensível quando julga, assim aqui parece ser o povo que fala a Deus.

É um reconhecimento do que lhes foi dito ali e uma expressão de sua humilde submissão e concordância com a justiça e a equidade dos procedimentos de Deus contra eles. Seus corações incircuncisos aqui parecem humilhados em alguma medida.

São levados a confessar, ao menos a confissão lhes é arrancada, que Deus havia com justiça andado em oposição a eles, porque eles haviam andado em oposição a ele.

I. Reconhecem que Deus contendeu com eles e andou em oposição a eles. Sua situação era muito lamentável, vv. 9-11. 1. Estavam em angústia, pisoteados e oprimidos por seus inimigos, tratados injustamente e governados com rigor; Deus não se manifestava em favor deles para defender sua causa justa e lesada:

“O juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança, v. 9. Embora, quanto aos nossos perseguidores, tenhamos certeza de que o direito está do nosso lado e de que eles são os malfeitores, ainda assim não somos aliviados nem temos nossos direitos restituídos.”

“Não fizemos justiça uns aos outros; por isso, Deus permite que nossos inimigos nos tratem tão injustamente; estamos tão longe como sempre de ser restituídos ao nosso direito e recuperar nossos bens. A opressão está perto de nós, e o juízo, longe de nós.”

“Nossos inimigos estão longe de dar à nossa causa a devida consideração; mas continuam a nos impelir com a violência de suas opressões, e a justiça não nos alcança para nos resgatar de suas mãos.”

  1. Nisso suas expectativas foram tristemente frustradas, tornando sua situação tanto mais triste: “Esperamos a luz como os que esperam a manhã, mas eis a obscuridade; não conseguimos discernir o menor raiar do dia de nossa libertação.”

“Esperamos o juízo, mas não há nenhum (v. 11); nem Deus nem o homem aparecem para nosso socorro. Esperamos a salvação, porque Deus, pensamos, a prometeu, e oramos por ela com jejum.”

“Esperamos por ela como pelo brilho, mas está longe de nós, tão longe como sempre, pelo que conseguimos perceber, e ainda andamos em trevas; e, quanto mais elevadas nossas expectativas, mais dolorosa é a decepção.”

  1. Estavam completamente perdidos, sem saber o que fazer para ajudar a si mesmos (v. 10): “Tateamos em busca do muro como cegos; não vemos caminho aberto para nosso alívio, nem sabemos de que lado esperá-lo ou o que fazer para obtê-lo.”

Se fecharmos nossos olhos à luz da verdade divina, é justo que Deus esconda de nossos olhos as coisas que pertencem à nossa paz; e, se não usamos nossos olhos como deveríamos, é justo que ele nos deixe como se não tivéssemos olhos.

Os que não querem ver seu dever não verão seu interesse. Aqueles que Deus entregou à cegueira judicial são estranhamente enlouquecidos; tropeçam ao meio-dia como de noite; não veem nem os perigos nem as vantagens que todos à sua volta veem.

Quos Deus vult perdere, eos dementat: Deus enlouquece aqueles que tenciona destruir. Os que amam mais as trevas que a luz terão a condenação correspondente.

  1. Afundaram no desespero e foram completamente dominados pela dor, cujas marcas apareciam no semblante de todos. Ficaram melancólicos por isso, evitaram o convívio e buscaram a solidão: “Estamos em lugares desolados como mortos.”

A condição dos judeus na Babilônia é representada por ossos mortos e secos (Ezequiel 37:12); a explicação da comparação ali (Ezequiel 37:11) explica este texto: “Nossa esperança se perdeu; fomos todos eliminados.”

Nesse desespero, a tristeza e a agonia de alguns eram altas e ruidosas: rugimos como ursos. A tristeza dos outros era silenciosa e consumia mais seus espíritos: “Pranteamos profundamente como pombas, como pombas dos vales; pranteamos tanto nossas iniquidades (Ezequiel 7:16) quanto nossas calamidades.” Assim reconheciam que a mão do Senhor havia saído contra eles.

II. Reconhecem que provocaram Deus a contender assim com eles, que ele havia agido corretamente, pois eles haviam agido perversamente, vv. 12-15.

  1. Reconheciam que haviam pecado e que até hoje estavam em grande transgressão, como diz Esdras (Esdras 10:10): “Nossas transgressões estão conosco; sua culpa pesa sobre nós, seu poder prevalece entre nós; ainda não nos reformamos nem abandonamos nossos pecados, embora tenham causado tanto dano.”

“Ou melhor, nossas transgressões se multiplicaram; são mais numerosas e mais graves que antes. Para onde quer que olhemos, não conseguimos desviar os olhos delas; todos os lugares, todas as classes e posições de pessoas estão contaminados.”

“A consciência de nossa transgressão está conosco, como disse Davi: meu pecado está sempre diante de mim; é evidente demais para ser negada ou escondida, grave demais para ser desculpada ou minimizada.”

“Deus é testemunha delas: multiplicam-se diante de ti, à tua vista, sob teus olhos. Somos testemunhas contra nós mesmos: quanto às nossas iniquidades, nós as conhecemos, embora talvez tenhamos tolamente tentado encobri-las.”

“Ou melhor, elas mesmas são testemunhas: nossos pecados nos encaram e testemunham contra nós, tantos têm sido e tão profundamente agravados.”

  1. Reconheciam o grande mal e a malignidade do pecado, de seu pecado: é transgredir e mentir contra o Senhor, v. 13. Os pecados dos que professam ser povo de Deus e levam seu nome são piores que os dos outros por este motivo: ao transgredir, mentem contra o Senhor.

Acusam-no falsamente, deturpam-no e falsificam seu caráter, como se ele os tivesse tratado com dureza e injustiça; ou quebram perfidamente a aliança com ele e faltam aos seus compromissos mais sagrados e solenes com ele, o que é mentir contra ele.

É afastar-se do nosso Deus, a quem estamos ligados como nosso Deus e a quem devemos nos apegar com propósito de coração; dele nos afastamos, como o súdito rebelde de sua lealdade ao seu príncipe legítimo, e a esposa adúltera do guia de sua juventude e da aliança de seu Deus.

  1. Reconheciam que havia um declínio geral da honestidade moral; não é estranho que os que foram falsos para com seu Deus tenham sido infiéis uns aos outros. Falavam opressão, declaravam-se abertamente em favor dela, embora fosse revolta contra seu Deus e contra a verdade, por cujas amarras sagradas deveríamos sempre estar presos e firmemente retidos.

Concebiam e proferiam palavras de falsidade. Muitas coisas más são concebidas na mente, mas prudentemente sufocadas ali, sem que se permita que avancem. Mas esses pecadores eram tão descarados, tão ousados que, qualquer maldade que concebiam, davam-lhe um imprimatur, uma sanção, e não tinham dificuldade em publicá-la.

Pensar algo mau é ruim, mas dizê-lo é muito pior. Muita palavra de falsidade é proferida às pressas, por falta de consideração; mas estas eram concebidas e proferidas: eram proferidas deliberadamente e com malícia premeditada.

Eram palavras de falsidade, e contudo se diz que eram proferidas do coração, porque, embora diferissem dos verdadeiros sentimentos do coração e fossem, por isso, palavras de falsidade, ainda assim concordavam com a malícia e a perversidade do coração e eram sua linguagem natural; era um coração duplo, Salmos 12:2.

Os que pela graça de Deus se mantiveram livres desses crimes enormes, ainda assim, se incluíram na confissão do pecado, porque eram membros daquela nação que estava geralmente corrompida assim.

  1. Reconheciam que não se fez o que poderia ter sido feito para reformar a terra e corrigir o que estava errado, v. 14:

“O juízo, que deveria avançar e abater a oposição que lhe fazem, que deveria correr em seu curso como um rio, como uma corrente poderosa, é desviado para trás, num curso contrário. A administração da justiça se tornou apenas uma cobertura para a maior injustiça.”

“O juízo, que deveria frear os procedimentos da fraude e da violência, é repelido; assim, elas prosseguem triunfantes. A justiça fica longe, até mesmo de nossos tribunais, tão cheios de patronos da opressão que a equidade não pode entrar, não pode ser admitida no tribunal, não pode ser ouvida ou, ao menos, não será atendida.”

“A equidade não entra nos decretos injustos que eles decretam, Isaías 10:1. A verdade caiu na rua; e ali pode ficar, para ser pisoteada por todo pé de orgulho, sem ter um só amigo que lhe estenda a mão para ajudá-la a se levantar.”

“Sim, e ainda: a verdade falta na convivência comum e nas relações entre as pessoas, de modo que não se sabe em quem acreditar nem em quem confiar.”

  1. Reconheciam que prevalecia na mente das pessoas inimizade contra os bons: quem pratica o mal fica sem punição, mas quem se afasta do mal faz de si presa dessas feras de rapina antes descritas.

Para eles é crime suficiente uma pessoa não agir como eles; tratam como inimigo quem não quer participar com eles de sua perversidade. Quem se afasta do mal é considerado louco, segundo a nota marginal.

A decisão sensata de agir de modo diferente é estigmatizada como insensatez; considera-se quase louco quem nada contra a corrente que corre tão forte.

  1. Reconheciam que tudo isso não podia deixar de desagradar muito ao Deus do céu. O mal era feito à sua vista. Sabiam muito bem, embora não estivessem dispostos a reconhecê-lo, que o Senhor o via; embora fosse feito em segredo e dourado com alegações atraentes, ainda assim não podia ser escondido de seus olhos que tudo veem.

Toda a perversidade do mundo está nua e aberta diante dos olhos de Deus; e, assim como seus olhos são atentos demais para não verem a iniquidade, assim são puros demais para contemplá-la com a menor aprovação ou concessão.

Ele a viu e ela lhe desagradou, embora a visse entre os que professavam ser seu próprio povo. Era mal aos seus olhos; ele viu a pecaminosidade de todo esse pecado; e o que mais o ofendeu foi não haver juízo, nenhuma reforma.

Se tivesse visto quaisquer sinais de arrependimento, embora o pecado lhe desagradasse, logo se teria reconciliado com os pecadores ao retornarem de seu mau caminho. O pecado de uma nação se torna nacional e traz juízos públicos quando não é restringido pela justiça pública.

Versículos 16 a 21

A Bondosa Intervenção de Deus; Promessas Evangélicas. (a.C. 706.)

Como o pecado abundou, lemos, para nosso grande espanto, na parte anterior do capítulo; como a graça abunda muito mais, lemos nestes versículos.

E, assim como o pecado tomou ocasião do mandamento para se tornar mais excessivamente pecaminoso, assim a graça tomou ocasião da transgressão do mandamento para se manifestar ainda mais graciosa. Observe:

I. Por que Deus operou salvação em favor desse povo provocador, apesar de suas provocações. Foi puramente por causa de seu próprio nome; porque nada havia neles nem para realizá-la nem para induzi-lo a realizá-la em seu favor, nenhum mérito para merecê-la, nenhum vigor para efetuá-la, ele a faria por si mesmo, seria exaltado em sua própria força, para sua própria glória:

  1. Reparou em sua fraqueza e impiedade. Viu que não havia homem que fizesse algo para sustentar a causa sangrante da religião e da virtude entre eles, nenhum homem que executasse juízo (Jeremias 5:1), que se empenhasse numa obra de reforma.

Aqueles que se queixavam da maldade dos tempos não tinham zelo nem coragem suficientes para se apresentar e agir contra ela; havia uma corrupção universal dos costumes, e nada se fazia para deter a maré.

A maioria era ímpia, e aqueles que não eram assim eram, contudo, fracos e não ousavam tentar nada em oposição à impiedade dos ímpios. Não havia intercessor, ou ninguém para interceder com Deus, colocar-se na brecha pela oração para desviar sua cólera (teria lhe agradado ser assim encontrado, e se admirava de não o ser).

Ou, antes, não havia ninguém para intervir em apoio da justiça e da verdade, que eram pisoteadas e derrubadas (v. 14), nenhum advogado para dizer uma boa palavra em favor daqueles que eram feitos presa porque mantinham sua integridade, v. 15.

Queixavam-se de que Deus não se apresentava em seu favor (Isaías 58:3); mas Deus, com muito mais motivo, se queixa de que nada faziam por si mesmos, indicando quão pronto teria estado para lhes fazer bem se tivesse encontrado entre eles o menor movimento em direção a uma reforma.

  1. Empenhou sua própria força e retidão em favor deles. Serão salvos apesar de tudo isso; e:

(1.) Porque não têm força própria nem homens ativos que se dediquem seriamente a reparar os agravos ou de suas iniquidades ou de suas calamidades, por isso, seu próprio braço trará salvação para ele, para seu povo ou para aquele que levantaria para ser o libertador, Cristo, o poder de Deus e braço do Senhor, aquele homem de sua mão direita que tornou forte para si mesmo.

A obra da reforma (esse é o primeiro e principal artigo da salvação) será operada pelas influências diretas da graça divina sobre as consciências dos homens.

Visto que os magistrados e as sociedades de reforma deixam de fazer sua parte, uns não querem fazer justiça nem os outros a exigir, Deus lhes fará saber que pode fazê-lo sem eles quando chegar seu tempo de assim preparar seu povo para a misericórdia, e então a obra da libertação será operada pelas operações diretas da Providência divina sobre os afetos e assuntos dos homens.

Quando Deus despertou o espírito de Ciro e tirou seu povo da Babilônia, não por vigor nem por poder, mas pelo Espírito do Senhor dos Exércitos, então seu próprio braço, que nunca é encurtado, trouxe salvação.

(2.) Porque não têm retidão própria para merecer esses favores e para a qual Deus pudesse olhar ao operar em favor deles, por isso, sua própria retidão o sustentou e o amparou nisso. A justiça divina, que por seus pecados tinham armado contra eles, pela graça se apresenta em seu favor.

Embora não possam esperar nenhum favor como devido a eles, ainda assim, ele será justo consigo mesmo, com seu próprio propósito, sua promessa e sua aliança com seu povo; em retidão, punirá os inimigos de seu povo; veja Deuteronômio 9:5. Não pela retidão de vocês, mas pela impiedade dessas nações, elas são expulsas.

Em nossa redenção por Cristo, visto que não tínhamos retidão própria para apresentar, pela qual Deus pudesse proceder em favor de nós, ele introduziu uma retidão pelo mérito e mediação de seu próprio Filho (é chamada “a retidão que é de Deus pela fé”, Filipenses 3:9).

E essa retidão o sustentou e o amparou em todos os seus favores para conosco, apesar de nossas provocações. Vestiu a retidão como um peitoral, assegurando sua própria honra, como um peitoral os órgãos vitais, em todos os seus procedimentos, pela justiça e equidade deles.

E então pôs um capacete de salvação sobre sua cabeça; está tão certo de efetuar a salvação que pretende que toma a própria salvação por seu capacete, que, por isso, necessariamente será impenetrável e no qual aparece muito ilustre, temível aos olhos de seus inimigos e amável aos olhos de seus amigos.

Quando a retidão é seu brasão de armas, a salvação é seu timbre. Em alusão a isso, entre as peças da armadura de um cristão encontramos o “peitoral da retidão” e, por capacete, “a esperança da salvação” (Efésios 6:14-17; 1 Tessalonicenses 5:8); e ela é chamada armadura de Deus, porque ele a vestiu primeiro e, assim, a ajustou para nós.

(3.) Porque não têm ânimo nem zelo para fazer algo por si mesmos, Deus vestirá as vestes da vingança como roupa e se revestirá de zelo como de um manto.

Fará sua justiça contra os inimigos de sua igreja e povo e seu ciúme por sua própria glória e pela honra da religião e da virtude entre os homens parecerem evidentes e manifestos aos olhos do mundo; e nessas coisas se mostrará grande, como um homem se mostra em seus ricos trajes ou no uniforme distintivo de seu ofício.

Se os homens não forem zelosos contra o pecado, Deus será e tomará vingança dele por toda a injúria que fez à sua honra e ao bem-estar de seu povo; e esse foi o trabalho de Cristo no mundo: tirar o pecado e vingar-se dele.

II. Qual é a salvação que será operada pela retidão e força do próprio Deus:

  1. Haverá uma salvação temporal presente operada em favor dos judeus na Babilônia ou em outro lugar em angústia e cativeiro. Isso é prometido (v. 18, 19) como figura de algo posterior. Quando chegar o tempo de Deus, fará sua própria obra, embora falhem aqueles que deveriam promovê-la. Aqui se promete:

(1.) Que Deus acertará contas com seus inimigos e lhes retribuirá segundo seus atos: aos inimigos de seu povo no exterior, que os oprimiram, aos inimigos da justiça e da verdade em casa, que os oprimiram, pois também são inimigos de Deus.

E, quando chegar o dia da vingança, tratará ambos como mereceram, segundo a retribuição (assim é a palavra), a lei das retribuições (Apocalipse 13:10), ou segundo as retribuições anteriores.

Como retribuiu a seus inimigos anteriormente, assim agora retribuirá, furor a seus adversários, recompensa a seus inimigos; seu furor não excederá as regras da justiça, como comumente faz o furor dos homens.

Até às ilhas, que ficam mais remotas, se tiverem se apresentado contra ele, retribuirá recompensa; pois sua mão encontrará todos os seus inimigos (Salmos 21:8), e suas flechas os alcançarão.

Embora o povo de Deus tenha se comportado tão mal que não mereça ser livrado, ainda assim, seus inimigos se comportam tanto pior que merecem ser destruídos.

(2.) Que, quaisquer que sejam as tentativas que os inimigos do povo de Deus façam depois contra eles para perturbar sua paz, serão frustradas e reduzidas a nada:

“Quando o inimigo entrar como uma inundação”, como uma maré muito alta ou uma inundação terrestre, que ameaçam derrubar tudo diante delas sem controle, então “o Espírito do Senhor” por algum poder secreto e não discernido “levantará um estandarte contra ele” e, assim (como lê a margem), o porá em fuga. Aquele que livrou continuará a livrar.

Quando o povo de Deus é fraco e desamparado e não tem estandarte para levantar contra o poder invasor, Deus dará uma bandeira àqueles que o temem (Salmos 60:4), por seu Espírito levantará um estandarte que reunirá multidões para se apresentarem em favor da igreja.

Alguns leem: ele virá (o nome do Senhor e sua glória, antes previstos acerca do Messias prometido) como um rio reto, o Espírito do Senhor o levantando como insígnia.

Cristo, pela pregação de seu evangelho, cobrirá a terra com o conhecimento de Deus como com as águas de uma inundação, o Espírito do Senhor estabelecendo Cristo como estandarte para os gentios, Isaías 11:10.

(3.) Que tudo isso redundaria para a glória de Deus e a promoção da religião no mundo (v. 19): assim temerão o nome do Senhor e sua glória em todas as nações que ficam a leste ou a oeste.

A libertação dos judeus do cativeiro e a destruição trazida sobre seus opressores despertariam multidões a investigar acerca do Deus de Israel e as induziriam a servi-lo e adorá-lo e alistar-se sob o estandarte que o Espírito do Senhor levantará.

As manifestações de Deus em favor de sua igreja ocasionarão o ingresso de muitos nela. Isso teve seu pleno cumprimento nos tempos do evangelho, quando muitos vieram do leste e do oeste para preencher os lugares dos filhos do reino que foram expulsos, quando foram estabelecidas igrejas orientais e ocidentais, Mateus 8:11.

  1. Haverá uma salvação mais gloriosa operada pelo Messias na plenitude do tempo, salvação que todos os profetas, em todas as ocasiões, tinham em vista. Temos aqui as duas grandes promessas referentes a essa salvação:

(1.) Que o Filho de Deus virá a nós para ser nosso Redentor (v. 20): seu Redentor virá; isso é aplicado a Cristo, Romanos 11:26: “Virá o libertador”.

A vinda de Cristo como Redentor é o sumário de todas as promessas tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, e essa era a redenção em Jerusalém que os judeus crentes procuravam, Lucas 2:38.

Cristo é nosso Goël, nosso parente mais próximo, que redime tanto a pessoa quanto o patrimônio do pobre devedor. Observe:

[1.] O lugar onde esse Redentor aparecerá: virá a Sião, pois ali, naquele santo monte, o Senhor o estabeleceria como seu Rei, Salmos 2:6.

Em Sião a principal pedra de esquina seria posta, 1 Pedro 2:6. Veio a seu templo ali, Malaquias 3:1. Ali seria colocada a salvação (Isaías 46:13), pois dali sairia a lei, Isaías 2:3.

Sião era um tipo da igreja do evangelho, em favor da qual o Redentor age em todas as suas manifestações: o Redentor virá por causa de Sião; assim lê a Septuaginta.

[2.] As pessoas que terão o consolo da vinda do Redentor, que então levantarão suas cabeças, sabendo que sua redenção se aproxima.

Virá àqueles que se voltam da impiedade em Jacó, àqueles que estão em Jacó, à descendência orante de Jacó, em resposta às suas orações; contudo, não a todos os que estão em Jacó, que estão dentro dos limites da igreja visível, mas apenas àqueles que se voltam da transgressão, que se arrependem, se reformam e abandonam aqueles pecados dos quais Cristo veio redimi-los.

Os pecadores em Sião não se sairão nem um pouco melhor pela vinda do Redentor a Sião se continuarem em suas ofensas.

(2.) Que o Espírito de Deus virá a nós para ser nosso santificador, v. 21. No Redentor houve uma nova aliança feita conosco, uma aliança de promessas; e esta é a grande e abrangente promessa daquela aliança: que Deus dará sua palavra e seu Espírito à sua igreja e a seu povo e os manterá ali por todas as gerações.

Deus, ao dar o Espírito àqueles que lhe pedem, dá com ele todas as coisas boas, Lucas 11:13; Mateus 7:11. Diz-se aqui que essa aliança é feita com eles, isto é, com aqueles que se voltam da transgressão; pois aqueles que deixam de fazer o mal serão ensinados a fazer o bem.

Mas a promessa é feita a uma só pessoa: “Meu Espírito que está sobre ti”, sendo dirigida ou:

[1.] A Cristo, como cabeça da igreja, que recebeu para poder dar. O Espírito prometido à igreja estava primeiro sobre ele, e de sua cabeça aquele precioso óleo desceu às abas de suas vestes; e a palavra do evangelho foi primeiro posta em sua boca; pois começou a ser falada pelo Senhor. E todos os crentes são sua descendência, na qual prolonga seus dias, Isaías 53:10. Ou:

[2.] À igreja; e, assim, é promessa da continuidade e perpetuidade da igreja no mundo até o fim do tempo, paralela àquelas promessas de que o trono e a descendência de Cristo durarão para sempre, Salmos 89:29, 36; 22:30. Observe:

Primeiro: como a igreja será mantida, numa sucessão, como o mundo da humanidade é mantido, por meio da descendência e da descendência desta. Quando uma geração passa, outra geração virá. Em lugar dos pais estarão os filhos.

Segundo: por quanto tempo será mantida: daqui em diante e para sempre, sempre, até o fim do mundo; pois, tendo o mundo sido deixado existir por causa da igreja, podemos ter certeza de que, enquanto existir, Cristo terá nele uma igreja, embora nem sempre visível.

Terceiro: por quais meios será mantida: pela presença constante da palavra e do Espírito nela:

  1. O Espírito que estava sobre Cristo sempre continuará nos corações dos fiéis; haverá alguns em cada época sobre os quais operará e nos quais habitará, e assim o Consolador permanecerá com a igreja para sempre, João 14:16.

  2. A palavra de Cristo sempre continuará nas bocas dos fiéis; haverá alguns em cada época que, crendo com o coração para a retidão, com a língua farão confissão para a salvação. A palavra nunca sairá da boca da igreja; pois continuamente haverá uma descendência para falar a santa linguagem de Cristo e professar sua santa religião.

Observe: o Espírito e a palavra andam juntos, e por eles a igreja é mantida. Pois a palavra nas bocas de nossos ministros, ou melhor, a palavra em nossas próprias bocas não nos aproveitará, a menos que o Espírito opere com a palavra e nos dê entendimento.

Mas o Espírito faz sua obra pela palavra e em conjunto com ela; e tudo o que se alega ser um ditame do Espírito deve ser posto à prova pelas Escrituras. Sobre esses fundamentos a igreja é edificada, permanece firme e permanecerá para sempre, sendo o próprio Cristo a principal pedra de esquina.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra