Isaías 58
Argumento
O profeta, neste capítulo, tem sua comissão e incumbência renovadas para censurar os pecadores em Sião, particularmente os hipócritas, e lhes mostrar suas transgressões, v. 1. Isso se destina a advertir todos os hipócritas, e não deve se restringir aos de uma só época.
Alguns o aplicam principalmente àqueles do tempo em que Isaías profetizou; veja Isaías 33:14; 29:13. Outros, aos cativos na Babilônia, os ímpios entre eles, aos quais o profeta tinha declarado que não havia paz, Isaías 57:21.
Para se protegerem do terror daquela palavra, pensavam abrigar-se com suas práticas exteriores, particularmente seus jejuns, que mantiveram na Babilônia e por algum tempo depois de voltarem à sua própria terra, Zacarias 7:3, etc.
Por isso, o profeta aqui lhes mostra que suas devoções não lhes dariam direito à paz enquanto suas condutas de modo algum fossem coerentes com elas.
Outros pensam que isso se dirige principalmente contra a hipocrisia dos judeus, especialmente dos fariseus antes e no tempo de nosso Salvador: vangloriavam-se de seus jejuns, mas Cristo (como o profeta aqui) lhes mostrou suas transgressões (Mateus 23), muito semelhantes àquelas de que são acusados aqui. Observe:
I. A profissão plausível de religião que faziam, v. 2.
II. As vanglórias que faziam dessa profissão e a culpa que lançavam sobre Deus por não reparar mais nela, v. 3.
III. Os pecados de que são acusados, que estragavam a aceitabilidade de seus jejuns, v. 4, 5.
IV. Instruções que lhes são dadas sobre como observar corretamente os jejuns, v. 6, 7.
V. Preciosas promessas feitas àqueles que assim observam os jejuns, vv. 8-12.
VI. Semelhantes promessas preciosas feitas àqueles que santificam corretamente os sábados, v. 13, 14.
Versículos 1 a 2
Uma Acusação contra o Povo. (a.C. 706.)
Quando nosso Senhor Jesus prometeu enviar o Consolador, acrescentou: quando vier, convencerá (João 16:7, 8); pois o convencimento deve preparar para o consolo e também deve separar o precioso do vil e distinguir aqueles a quem o consolo não pertence.
Deus tinha designado esse profeta para consolar seu povo (Isaías 40:1); aqui o designa para convencê-los e lhes mostrar seus pecados.
I. Deve lhes dizer quão maus realmente eram, v. 1:
- Deve tratar com eles fiel e claramente. Embora sejam chamados povo de Deus e casa de Jacó, embora ostentem um título e caráter honrados pelos quais têm participação em muitos privilégios gloriosos, ainda assim, não os adule, mas lhes mostre suas transgressões e seus pecados.
Seja particular ao lhes dizer suas faltas, que pecados são cometidos entre eles dos quais não sabem; ou melhor: que pecados são cometidos por eles que não reconhecem como pecados. Embora em algumas coisas estejam reformados, faça-os saber que em outras continuam tão maus quanto sempre foram.
Mostre-lhes suas transgressões e seus pecados, isto é, todas as suas transgressões em seus pecados, seus pecados e todos os agravantes deles, Levítico 16:21. Repare:
(1.) Deus vê pecado em seu povo, na casa de Jacó, e se desagrada dele.
(2.) Frequentemente não são aptos nem dispostos a ver seus próprios pecados e precisam que eles lhes sejam mostrados e que lhes seja dito: “Assim e assim fizeste”.
- Deve ser veemente e estar seriamente empenhado nisso; deve clamar alto e não poupar: não poupá-los (não tocá-los com suas censuras como se tivesse medo de machucá-los, mas sondar a ferida até o fundo e expô-la até o osso).
Não deve poupar a si mesmo nem seus próprios esforços, mas clamar tão alto quanto puder; embora gaste sua força e dissipe suas energias, embora por isso atraia a má vontade deles e adquira má fama, ainda assim, não deve poupar.
Deve levantar sua voz como uma trombeta, para fazer que aqueles propensos a ficar surdos ouvissem suas faltas quando lhes era dirigida uma advertência. Deve dar suas censuras da maneira mais poderosa e insistente possível, como alguém que desejava ser atendido.
A trombeta não dá um som incerto, mas, embora alto e estridente, é inteligível; assim devem ser seus alarmes, dando-lhes aviso das consequências fatais do pecado, Ezequiel 33:3.
II. Deve reconhecer como pareciam ser muito bons, apesar disso (v. 2): “Contudo, buscam-me diariamente”. Quando o profeta foi lhes mostrar suas transgressões, alegaram que não podiam ver transgressões das quais fossem culpados.
Pois eram diligentes e constantes em frequentar o culto de Deus; e o que mais ele queria deles? Agora:
- Reconhece que o fato é verdadeiro. Na medida em que os hipócritas fazem o que é bom, não lhes será negado o louvor por isso; que tirem disso o melhor proveito. Reconhece-se que têm uma forma de piedade:
(1.) Vão à igreja e observam suas horas de oração: “Buscam-me diariamente”; são muito constantes em suas devoções e nunca as omitem nem permitem que algo as deixe de lado.
(2.) Amam ouvir boa pregação: “Deleitam-se em conhecer meus caminhos”, como Herodes, que ouvia João com prazer, e a terra pedregosa, que recebeu a semente da palavra com alegria; para eles é como uma canção agradável, Ezequiel 33:32.
(3.) Parecem ter grande prazer nos exercícios da religião e estar em seu elemento quando estão em suas devoções: “Deleitam-se em se aproximar de Deus”, não por causa daquele de quem se aproximam, mas por causa de alguma circunstância agradável, a companhia ou a festividade.
(4.) São inquisitivos acerca de seu dever e parecem desejosos apenas de conhecê-lo, sem duvidar que então o fariam: “Pedem-me as ordenanças da justiça”, as regras da piedade no culto de Deus, as regras da equidade em seu trato com os homens, ambas ordenanças da justiça.
(5.) Aparecem aos olhos do mundo como se tivessem consciência de cumprir seu dever: são como uma nação que praticou justiça e não abandonou as ordenanças de seu Deus; outros os tomavam por tais, e eles próprios alegavam ser tais.
Nada estava exposto à vista que contradissesse sua profissão, mas pareciam ser como deveriam ser. Repare: os homens podem ir muito longe em direção ao céu e, contudo, ficar aquém; ou melhor, podem ir para o inferno com boa reputação. Mas:
- Indica que isso estava tão longe de ser uma cobertura ou desculpa para seu pecado que realmente era um agravante dele: mostre-lhes seus pecados, nos quais prosseguem apesar de seu conhecimento do bem e do mal, do pecado e do dever, e das convicções de sua consciência a respeito deles.
Versículos 3 a 7
Uma Acusação contra o Povo. (a.C. 706.)
Aqui temos:
I. O desagrado que esses hipócritas conceberam contra Deus por não aceitar os serviços dos quais eles próprios tinham altíssima opinião (v. 3): “Por que jejuamos, dizem eles, e tu não vês?”
Assim seguiram o caminho de Caim, que estava irado contra Deus e se ressentia como de uma afronta grosseira por sua oferta não ser aceita.
Tendo procurado praticar um embuste contra Deus por seus serviços exteriores, aqui procuram provocar uma desavença com Deus por ele não se agradar de seus serviços, como se não tivesse agido de maneira equitativa ou justa com eles. Observe:
- Como se vangloriam de si mesmos e engrandecem suas próprias práticas: “Jejuamos e afligimos nossas almas”; não apenas buscamos Deus diariamente (v. 2), mas observamos certos tempos de devoção mais solene.
Alguns pensam que isso se refere ao jejum anual (que era chamado dia da expiação), outros aos seus jejuns ocasionais arbitrários. Repare: é comum que corações não humilhados se orgulhem de suas profissões de humilhação, como o fariseu (Lucas 18:12): “Jejuo duas vezes na semana”.
- O que esperavam de suas práticas. Pensavam que Deus deveria dar grande atenção a elas e reconhecer-se devedor deles por seus serviços.
Repare: é comum que os hipócritas, enquanto realizam os serviços exteriores da religião, prometam a si mesmos aquela aceitação diante de Deus que ele prometeu apenas aos sinceros; como se devessem ser aceitos naturalmente ou por formalidade.
- Como se ofendem profundamente porque Deus não pôs sobre eles marcas particulares de seu favor, que não os tivesse imediatamente livrado de suas tribulações e elevado à honra e prosperidade.
Acusam Deus de injustiça e parcialidade e parecem resolvidos a abandonar sua religião e justificam-se com o argumento de que não encontraram proveito em orar a Deus, Jó 21:14, 15; Malaquias 3:14.
Repare: a hipocrisia reinante frequentemente irrompe em impiedade ousada e em desprezo e descrédito abertos de Deus e da religião por aquilo de que a própria hipocrisia deve suportar toda a culpa.
Os pecadores criticam a religião como serviço árduo e melancólico, do qual não se obtém nada, quando realmente se deve a eles mesmos que ela lhes pareça assim, porque não são sinceros nela.
II. O verdadeiro motivo apresentado por que Deus não aceitava seus jejuns nem respondia às orações que faziam em seus dias de jejum: era porque não jejuavam corretamente para Deus, para ele mesmo, Zacarias 7:5.
Jejuavam de fato, mas persistiam em seus pecados e não se voltavam, cada um de seu caminho mau, como os ninivitas. Mas, no dia de seu jejum, apesar das humilhações e dos compromissos professados naquele dia, continuavam a buscar prazer, isto é, a fazer tudo o que parecia certo aos seus próprios olhos, lícito ou ilícito.
Quicquid libet, licet, fazendo de suas inclinações sua lei; embora parecessem afligir suas almas, continuavam a gratificar suas concupiscências tanto quanto sempre fizeram:
- Eram tão cobiçosos e sem misericórdia quanto sempre foram: “Vocês exigem todo o trabalho de seus servos e não os soltam segundo a lei nem aliviam o rigor de sua servidão.”
Essa era sua falta antes do cativeiro, Jeremias 34:8, 9. Não era menos sua falta depois do cativeiro, apesar de todos os seus jejuns solenes, Neemias 5:5.
“Vocês exigem todos os seus créditos, suas dívidas” (assim alguns leem); são tão rigorosos e severos quanto sempre foram em extorquir dos pobres o que lhes cobram, embora fosse no fim do jejum anual que a liberação era proclamada.
- Eram inclinados à disputa e rancorosos (v. 4): “Eis que jejuais para contenda e debate”. Quando proclamavam um jejum para suplicar que Deus afastasse seus juízos, alegavam explorar aqueles pecados que provocavam Deus a ameaçá-los com seus juízos.
E, sob aquela alegação, talvez pessoas particulares fossem falsamente acusadas, como Nabote no dia do jejum de Jezabel, 1 Reis 21:12.
Ou as partes em disputa entre eles, naquelas ocasiões, eram amargas e severas em suas críticas umas às outras, um lado clamando: “Isso se deve a vocês”; e o outro: “A vocês se deve o fato de nossa libertação não acontecer”.
Assim, em vez de julgar a si mesmos, que é a obra própria de um dia de jejum, condenavam uns aos outros. Jejuavam para contenda, com emulação sobre quem faria a aparência mais plausível num dia de jejum e melhor manejaria o assunto.
Não eram apenas desavenças da língua que eram fomentadas nos tempos de seus jejuns, mas também chegavam aos golpes: golpeavam com o punho da impiedade.
Os cruéis feitores batiam em seus servos, e os credores, em seus devedores insolventes, os quais entregavam aos torturadores; maltratavam pobres inocentes com mãos ímpias. Agora, enquanto assim continuavam no pecado, naqueles próprios pecados que eram diretamente contrários à intenção de um dia de jejum:
(1.) Deus não lhes consentiria o uso de tais solenidades: vocês de modo algum jejuarão se jejuarem como neste dia, fazendo sua voz ser ouvida no alto, no calor de seus clamores uns contra os outros ou em suas devoções, que realizam de modo a fazê-las ser notadas por ostentação.
“Não me tragam mais dessas oblações vazias, ruidosas e vãs”, Isaías 1:13. Repare: é justamente proibida a honra de uma profissão de religião àqueles que não querem se submeter ao poder dela.
(2.) Não os aceitaria no uso delas: vocês não jejuarão, isto é, isso não será considerado um jejum, nem a voz de suas orações naqueles dias será ouvida no alto, no céu.
Repare: aqueles que jejuam e oram e, contudo, continuam em seus caminhos ímpios apenas zombam de Deus e enganam a si mesmos.
III. Instruções claras dadas acerca da verdadeira natureza de um jejum religioso:
- Em geral, um jejum se destina:
(1.) A honrar e agradar a Deus. Deve ser uma prática tal como ele escolheu (v. 5); deve ser um dia aceitável ao Senhor, em cujos deveres devemos nos empenhar em nos aprovar diante dele e obter seu favor; caso contrário, não é jejum, caso contrário, nada é feito para propósito algum.
(2.) A nos humilhar e nos rebaixar. Um jejum é um dia para afligir a alma; se não expressa uma tristeza genuína pelo pecado e não promove uma verdadeira mortificação do pecado, não é jejum; a lei do dia da expiação era que naquele dia afligissem suas almas, Levítico 16:29.
Num dia de jejum deve ser feito aquilo que é verdadeira aflição à alma na medida em que ela continua não regenerada nem santificada, embora seja verdadeiro prazer e vantagem para a alma na medida em que ela é ela mesma.
- Por isso, cabe a nós investigar, num dia de jejum, o que será aceitável a Deus, aflitivo à nossa natureza corrupta e tendente à sua mortificação:
(1.) Aqui nos é dito negativamente o que não é o jejum que Deus escolheu e que não equivale a afligir a alma:
[1.] Não basta parecer recatado, assumir um aspecto grave e melancólico, abaixar a cabeça como um junco murcho e quebrado: como os hipócritas, que tinham semblante triste e desfiguravam seus rostos para que parecessem aos homens jejuar, Mateus 6:16.
Abaixar a cabeça de fato convinha suficientemente ao publicano, cujo coração estava verdadeiramente humilhado e quebrantado pelo pecado e que, por isso, como sinal disso, não queria sequer levantar seus olhos ao céu (Lucas 18:13).
Mas, quando isso era apenas imitado, como aqui, era justamente ridicularizado: é apenas abaixar a cabeça como um junco, coisa que ninguém observa nem leva em conta.
Assim como as humilhações do hipócrita são apenas como o abaixar de um junco, assim suas elevações em suas esperanças são apenas como o florescer de um junco (Jó 8:11, 12), que, enquanto continua verde, murcha antes de qualquer outra erva.
[2.] Não basta fazer penitência, mortificar um pouco o corpo, enquanto o corpo do pecado fica intocado. Não basta um homem estender pano de saco e cinzas debaixo de si, o que de fato pode lhe dar algum desconforto por enquanto, mas será logo esquecido quando voltar a se estender sobre suas camas de marfim, Amós 6:4.
“Chamarás isso jejum?” Não: é apenas a sombra e carcaça de um jejum. Chamará isso um dia aceitável ao Senhor? Não: está tão longe de ser assim que sua hipocrisia é uma abominação para ele.
Repare: as aparências da religião, por mais formosas que se mostrem aos olhos do mundo, não serão aceitas por Deus sem a substância dela.
(2.) Aqui nos é dito positivamente qual é o jejum que Deus escolheu, aquilo que recomendará um dia de jejum à aceitação divina e que é de fato afligir a alma, isto é, esmagar e subjugar a natureza corrupta.
Não é afligir a alma por um dia (como alguns leem, v. 5) que servirá; não: deve ser o trabalho de nossas vidas inteiras. Aqui se requer:
[1.] Que sejamos justos com aqueles com quem temos tratado com dureza. O jejum que Deus escolheu consiste em reformar nossas vidas e desfazer o que fizemos incorretamente (v. 6): “Soltar os laços da impiedade”, os grilhões que atamos impiamente, pelos quais privamos outros de seus direitos ou os mantemos sujeitos a tratamento severo.
Grilhões que talvez fossem inicialmente laços da justiça, obrigando as pessoas a pagar uma dívida legítima, tornam-se, quando a dívida é exigida com rigor daqueles que a Providência empobreceu e despojou, laços da impiedade; e devem ser soltos, ou nos trarão amarras de culpa muito mais terríveis.
É desfazer o pesado fardo posto sobre as costas do pobre servo, sob o qual está prestes a sucumbir. É deixar o oprimido sair livre da opressão que lhe torna amarga sua vida.
“Seja solto o prisioneiro por dívida que nada tem para pagar, seja arquivada a ação abusiva, seja liberado o servo detido à força além do tempo de sua servidão, e assim quebrem todo jugo.”
Não apenas deixem ir aqueles que são injustamente mantidos sob o jugo, mas quebrem o próprio jugo da escravidão, para que não sirva novamente em outro tempo nem ninguém seja novamente feito servir sob ele.
[2.] Que sejamos caridosos com aqueles que precisam de caridade, v. 7.
Os detalhes no versículo anterior podem ser tomados como atos de caridade: que não apenas soltemos aqueles que oprimimos injustamente, isso é justiça, mas que contribuamos para o resgate e remição dos oprimidos por outros, para a soltura de cativos e o pagamento das dívidas dos pobres; mas os deste versículo são claramente atos de caridade. Este, então, é o jejum que Deus escolheu:
Primeiro: fornecer alimento àqueles a quem falta. Isso é posto primeiro, por ser o mais necessário e aquele sem o qual os pobres podem viver só por pouco tempo. É partir seu pão ao faminto.
Observe: “Deve ser teu pão, o que é obtido honestamente (não o que roubaste de outros), o pão de que tu mesmo precisas, parte do teu sustento”. Devemos negar a nós mesmos, para que tenhamos para dar àquele que necessita.
“Teu pão que poupaste de ti mesmo e de tua família no dia de jejum, se ele ou seu valor não for dado aos pobres, é o jejum do avarento, do qual tira proveito; é jejuar para o mundo, não para Deus.”
Este é o verdadeiro jejum: partir seu pão ao faminto, não apenas lhes dar o que é alimento já partido, mas partir pão de propósito em favor deles, dar-lhes pães e não dispensá-los com restos.
Segundo: fornecer alojamento àqueles a quem falta. É zelar pelos pobres que são expulsos, que são forçados a sair de sua morada, postos para fora de casa e abrigo, expulsos como rebeldes (assim alguns críticos traduzem), que são condenados e cuja proteção é punida severamente.
“Se sofrem injustamente, não tenhas dificuldade em abrigá-los; não apenas lhes encontres aposentos e pagues por seu alojamento em outro lugar, mas, o que é um ato maior de bondade, traze-os à tua própria casa, faze-os teus próprios hóspedes.”
“Não te esqueças de hospedar estranhos: pois, embora não possas, como alguns fizeram, com isso hospedar anjos, podes hospedar o próprio Cristo, que o recompensará na ressurreição dos justos.” “Eu era estrangeiro, e me acolhestes.”
Terceiro: fornecer roupas àqueles a quem faltam: “Quando vires o nu, que o cubras”, tanto para abrigá-lo das intempéries quanto para lhe possibilitar aparecer decorosamente entre seus vizinhos; dê-lhe roupas para vir à igreja e, nestas e outras situações, não se esconda de sua própria carne.
Alguns entendem isso mais estritamente da parentela e dos parentes próprios de um homem: se os de sua própria casa e família caírem em decadência, você é pior que um infiel se não lhes der sustento, 1 Timóteo 5:8.
Outros entendem isso mais geralmente: todos os que participam da natureza humana devem ser considerados nossa própria carne, pois não temos todos um Pai?
E, por esse motivo, não devemos nos esconder deles, não dar um jeito de estar ausente quando um pobre suplicante nos procura, não olhar para outro lado quando se apresenta um comovente objeto de caridade e compaixão.
Lembremos que são carne de nossa carne e que, por isso, devemos nos compadecer deles; e, ao lhes fazer o bem, realmente fazemos o bem à nossa própria carne e também ao espírito, no desfecho; pois assim acumulamos para nós mesmos um bom fundamento, uma boa garantia, para o tempo vindouro.
Versículos 8 a 12
Uma Acusação contra o Povo; Ânimo aos Israelitas de Fato. (a.C. 706.)
Aqui há preciosas promessas para que aqueles que observam o jejum que Deus escolheu se banqueteiem com elas livre e alegremente, pela fé; saibam que Deus os compensará. Aqui está:
I. Um relato ulterior do dever a cumprir para termos parte nessas promessas (v. 9, 10); e aqui, como antes, exige-se que tanto pratiquemos a justiça quanto amemos a misericórdia, deixemos de fazer o mal e aprendamos a fazer o bem:
- Devemos abster-nos de todos os atos de violência e fraude.
Essas coisas devem ser removidas de seu meio, do meio de sua pessoa, de seu coração (assim alguns); você não deve apenas se abster da prática da injúria, mas mortificar em si toda inclinação e disposição para ela. Ou do meio de seu povo.
Quem tem autoridade não deve apenas não ser opressor, mas fazer tudo o que puder para impedir e conter a opressão em todos os que estão sob sua jurisdição.
Não devem apenas quebrar o jugo (v. 6), mas removê-lo, para que os oprimidos nunca voltem a ser escravizados (como aconteceu em Jeremias 34:10, 11). Também devem deixar de ameaçar (Efésios 6:9) e remover o estender do dedo, o que parece ter sido então, como às vezes é entre nós, sinal de desagrado e indicação de um propósito de corrigir.
Não se estenda o dedo para apontar para os pobres e na miséria e, assim, expô-los ao desprezo; tais expressões de afronta, provocadoras e produtos de má índole, devem ser banidas de todos os convívios.
E não falem vaidade, adulação ou fraude uns aos outros, mas que toda conduta seja regida pela sinceridade. Talvez aquela dissimulação que é a ruína da amizade seja indicada pelo estender do dedo (como em Provérbios 6:13, pelo “ensinar com o dedo”).
Ou é estender o dedo com o anel nele, que era a insígnia da autoridade e que, por isso, exibiam quando falavam iniquidade, isto é, davam sentenças injustas.
- Devemos abundar em todos os atos de caridade e beneficência. Não devemos apenas dar esmolas conforme as necessidades dos pobres exigem, mas:
(1.) Devemos dar livre e alegremente e por um princípio de caridade.
Devemos estender nossa alma ao faminto (v. 10), não apenas estender o dinheiro e a mão, mas fazê-lo de coração, cordialmente e sem relutância, por um princípio de compaixão e com tenro afeto para com aqueles que vemos na miséria.
Que o coração acompanhe o presente; pois Deus ama quem dá com alegria, e também o pobre. Quando nosso Senhor Jesus curou e alimentou a multidão, foi por ter compaixão deles.
(2.) Devemos dar abundantemente e largamente, para não apenas aguçar o desejo da alma aflita, mas satisfazê-lo: “Não alimentem apenas o faminto, mas satisfaçam o desejo dos aflitos e, se estiver em seu poder, deixem-nos aliviados”.
Para que nascemos e para que temos nossas capacidades de corpo, mente e patrimônio, senão para fazer com elas todo o bem que pudermos neste mundo? E os pobres temos sempre conosco.
II. Aqui está um relato completo das bênçãos e benefícios que acompanham o cumprimento desse dever. Se uma pessoa, uma família, um povo estiver assim disposto a tudo o que é bom, saibam, para seu consolo, que encontrarão em Deus seu generoso recompensador, e o que gastarem em obras de caridade lhes será abundantemente compensado:
- Deus os surpreenderá com o retorno da misericórdia depois de grande aflição; ela lhes será tão bem-vinda quanto a luz da manhã depois de uma noite longa e escura (v. 8): “Então a tua luz irromperá como a manhã” e (v. 10) “a tua luz nascerá na escuridão”.
“Embora tenhas ficado enterrado vivo por muito tempo, recuperarás tua eminência; embora tenhas sido por muito tempo submerso pela dor, voltarás a parecer agradável como o dia que amanhece.”
Aqueles que são alegres em fazer o bem, Deus os tornará alegres em desfrutar do bem; e isso também é um dom especial de Deus, Eclesiastes 2:24. Aqueles que mostraram misericórdia encontrarão misericórdia.
Jó, que em sua prosperidade tinha feito muito bem, teve amigos levantados em seu favor pelo Senhor quando ficou reduzido, os quais o ajudaram com seus bens, de modo que sua luz nasceu na escuridão.
“Não só a tua luz, que é doce, mas também a tua saúde, ou a cura das feridas de que te queixaste por tanto tempo, brotará depressa; todos os teus agravos serão reparados, renovarás a juventude e recuperarás o vigor.” Aqueles que ajudaram outros a sair da tribulação obterão auxílio de Deus quando chegar a vez deles.
- Deus lhes concederá honra. As boas obras serão recompensadas com bom nome; isso está incluído na luz que nasce da escuridão.
Embora a linhagem de um homem seja humilde, sua família obscura, e ele não tenha vantagens exteriores para lhe obter honra, ainda assim, se fizer o bem em seu lugar, isso lhe obterá respeito e veneração, e sua escuridão, por esse meio, se tornará como o meio-dia, isto é, ele se tornará muito eminente e brilhará intensamente em sua geração.
Veja aqui o caminho mais seguro para alguém tornar-se ilustre: dedique-se a fazer o bem. Quem quiser ser o maior de todos e o mais amado, torne-se servo de todos pela humildade e diligência.
“Tua justiça responderá por ti” (como diz Jacó, Gênesis 30:33), isto é, “calará os descréditos; ou melhor, te obterá mais louvores do que tua humildade pode aceitar com prazer”. Aquele que deu aos pobres, sua justiça (isto é, a honra dela) dura para sempre, Salmos 112:9.
- Estarão sempre seguros sob a proteção divina: “A tua justiça irá adiante de ti” como tua vanguarda, protegendo-te dos inimigos que atacam pela frente; e “a glória do Senhor será tua retaguarda”, o exército que reúne, trazendo os teus que estão cansados e ficaram para trás e protegendo-te dos inimigos que, como Amaleque, atacam a retaguarda.
Observe como as pessoas boas estão seguras por todos os lados. Olhem para onde quiserem, atrás delas ou diante delas; olhem para trás ou para a frente: veem-se seguras e se encontram aliviadas e tranquilas do medo do mal.
E observe o que é sua defesa: é sua justiça e a glória do Senhor, isto é, como alguns supõem, Cristo; pois por ele somos justificados, e Deus é glorificado.
Ele vai à nossa frente e é o capitão da nossa salvação, como o Senhor, nossa justiça; ele é nossa retaguarda, aquele de quem somente podemos depender para segurança quando nossos pecados nos perseguem e estão prestes a nos agarrar.
Ou: “O próprio Deus, em sua providência e graça, tanto irá adiante de ti como teu guia, para te conduzir, quanto te acompanhará como tua retaguarda, para te proteger; e isso será a recompensa de tua justiça e, assim, será para a glória do Senhor como recompensador dela”.
- Deus estará sempre perto deles para ouvir suas orações, v. 9. Assim como, de um lado, quem fecha seus ouvidos ao clamor do pobre clamará ele próprio, e Deus não o ouvirá, assim, do outro, aquele que é liberal para com o pobre, suas orações subirão com suas esmolas como memorial diante de Deus, como subiram as de Cornélio (Atos 10:4).
“Então clamarás”, nos dias de jejum, que devem ser dias de oração, “e o Senhor responderá”, concederá o que lhe pedires; clamarás quando estiveres em alguma angústia ou susto repentino, e “ele dirá: Aqui estou”. É uma expressão muito condescendente da prontidão de Deus para ouvir a oração.
Quando Deus nos chama por sua palavra, convém dizermos: “Aqui estamos; que diz nosso Senhor aos seus servos?”
Mas é surpreendente que Deus nos diga: “Contempla-me, aqui estou”. Quando clamamos como se ele estivesse longe, ele nos fará saber que está perto, até à nossa mão direita, mais perto do que pensávamos.
“Sou eu; não temais.” Quando o perigo está perto, nosso protetor está mais perto, um socorro muito presente. “Aqui estou, pronto para lhes dar o que lhes falta e fazer em seu favor o que desejam; o que têm a me dizer?”
Deus dá atenção às orações dos retos, Salmos 130:2. Assim que clamam, ele responde: “Pronto, pronto”. Onde quer que estejam orando, Deus diz: “Estou aqui, ouvindo; estou no meio de vocês.” Ele está perto deles em tudo, Deuteronômio 4:7.
- Deus os orientará em toda situação difícil ou duvidosa (v. 11): “O Senhor te guiará continuamente.” Enquanto estamos aqui, no deserto deste mundo, precisamos de orientação contínua do céu; se em algum momento formos deixados a nós mesmos, certamente perderemos o caminho.
Por isso, Deus dá aos que são bons aos seus olhos a sabedoria que é útil para orientar em todas as situações, e será para eles como olhos, Eclesiastes 2:26.
Sua providência lhes tornará claro seu caminho, tanto qual é seu dever quanto o que mais será para seu consolo.
- Deus lhes dará abundância de satisfação em suas próprias mentes. Assim como o mundo é um deserto quanto às andanças, de modo que precisam ser guiados continuamente, assim também o é quanto às carências, o que torna necessário que tenham provisões contínuas.
Como Israel no deserto tinha não apenas a coluna de nuvem para guiá-los continuamente, mas maná e água da rocha para satisfazer suas almas na seca, numa terra seca e sedenta onde não há água, Salmos 63:1.
Deus dá a um homem bom não apenas sabedoria e conhecimento, mas alegria; ele fica satisfeito em si com o testemunho de sua consciência e com as certezas do favor de Deus.
“Estas satisfarão tua alma, porão alegria em teu coração, mesmo na seca da aflição; engordarão teus ossos e os encherão de tutano, te darão aquele prazer que será um sustento para ti, como os ossos para o corpo, aquela alegria do Senhor que será tua força.”
Ele dará descanso a teus ossos (assim alguns leem), descanso do sofrimento e da enfermidade sob os quais penaram e com os quais foram castigados; assim isso concorda com aquela promessa feita aos misericordiosos: o Senhor lhe arrumará toda a cama em sua enfermidade, Salmos 41:3.
“Serás como um jardim regado”, tão florescente e frutífero em graças e consolos, e “como uma fonte de água”, como um jardim que tem em si uma fonte de água, cujas águas não faltam nem nas secas nem nas geadas. O princípio do amor santo naqueles que são bons será um poço de água viva, João 4:14.
Assim como uma fonte de água, embora envie continuamente suas correntes, contudo está sempre cheia, assim o homem caridoso abunda no bem como abunda em fazer o bem e nunca fica mais pobre por sua liberalidade. Aquele que rega será ele próprio regado.
- Eles e suas famílias serão bênçãos públicas. É boa recompensa para os que são frutíferos e úteis serem tornados mais assim, e especialmente terem aqueles que descendem deles também assim.
Isso é prometido aqui (v. 12): “Os que agora vêm de ti, teus príncipes, nobres e homens importantes, terão tal autoridade e influência como nunca tiveram”; ou então: “Os que vierem depois de ti, tua posteridade, servirão à sua geração como tu serves à tua.”
Completa a satisfação de um homem bom, quanto a este mundo, pensar que aqueles que vêm depois dele estarão fazendo o bem quando ele tiver partido.
- Reedificarão cidades há muito arruinadas, construirão os antigos lugares devastados, que tinham ficado desolados por tanto tempo que se tinha perdido completamente a esperança de reconstruí-los.
Isso se cumpriu quando, depois do retorno, os cativos repararam e habitaram as cidades de Judá e muitas daquelas em Israel também, que estavam devastadas desde a deportação das dez tribos.
- Levarão adiante e concluirão aquela boa obra que foi iniciada muito antes e serão ajudados a superar as obstruções que tinham retardado seu progresso: elevarão até o topo aquele edifício cujo fundamento foi lançado há muito tempo e que tem estado em construção por muitas gerações.
Isso se cumpriu quando a construção do templo foi reavivada depois de ter ficado parada por muitos anos, Esdras 5:2.
Ou: levantarão fundamentos que continuarão por muitas gerações ainda por vir; farão aquele bem que será de importância duradoura.
- Terão a bênção e o louvor de todos ao seu redor: “Serás chamado” (e será para tua honra) “o reparador da brecha”, a brecha feita pelo inimigo no muro de uma cidade sitiada; quem quer que tenha coragem e destreza para fechá-la, ou repará-la, ganha grande aplauso.
Felizes os que reparam a brecha por onde a virtude está escapando e os juízos entrando. Serás o restaurador de caminhos, caminhos seguros e tranquilos, não apenas para viajar, mas para morar, tão seguros e tranquilos que as pessoas não terão dificuldade em construir suas casas à beira da estrada.
Em suma, se observarem tais jejuns como Deus escolheu, ele os restabelecerá em sua antiga paz e prosperidade, e ninguém os fará temer. Veja Zacarias 7:5, 9; 8:3-5. Isso nos ensina que os que praticam a justiça e amam a misericórdia terão o consolo disso neste mundo.
Versículos 13 a 14
A Santificação do Sábado. (a.C. 706.)
Sempre se deu grande importância à observância correta do sábado, e isso foi exigido de modo particular dos judeus quando estavam cativos na Babilônia. Pois, guardando esse dia em honra do Criador, distinguiam-se dos adoradores dos deuses que não fizeram os céus e a terra. Veja Isaías 56:1, 2, onde guardar o sábado é associado, como aqui, a observar o juízo e praticar a justiça.
Alguns, de fato, entendem que se trata do dia da expiação, que consideram o jejum mencionado na primeira parte do capítulo e que é chamado sábado de descanso, Levítico 23:32.
Mas, assim como os jejuns mencionados antes parecem ser ocasionais, este sábado sem dúvida é o semanal, o grande sinal entre Deus e seu povo que o professa: sua designação por ele, sinal de seu favor para com eles, e sua observância por eles, sinal de sua obediência a ele. Agora observe aqui:
I. Como o sábado deve ser santificado (v. 13); e, visto que ainda resta um repouso sabático para o povo de Deus, esta lei do sábado continua obrigatória para nós no dia de nosso Senhor:
- Nada se deve fazer que despreze o sábado ou revele que se tem dele uma opinião baixa, quando Deus o dignificou tanto.
Devemos tirar o pé do sábado, parar de pisoteá-lo como fazem pessoas profanas e ateias, deixando de viajar nesse dia, segundo alguns; devemos tirar o pé de fazer nossa própria vontade nesse dia santo, isto é, deixar de viver sem restrições e de nos permitir fazer o que quisermos no sábado, sem o controle e os limites da consciência.
Ou devemos deixar de nos entregar aos prazeres dos sentidos, nos quais os judeus modernos colocam perversamente a santificação do sábado, embora isso seja uma profanação tão grande quanto qualquer outra. Nos sábados, não devemos andar em nossos próprios caminhos (isto é, não seguir nossas ocupações), nem buscar nosso próprio prazer (isto é, não seguir nossos esportes e recreações).
Ou melhor: não devemos falar nossas próprias palavras, palavras que se refiram ou às nossas ocupações ou aos nossos prazeres.
Nesse dia, não devemos nos dar uma liberdade de fala como nos outros dias, pois devemos ocupar-nos dos caminhos de Deus e fazer da religião a atividade do dia. Devemos escolher as coisas que lhe agradam e falar suas palavras, falar de coisas divinas enquanto estamos sentados em casa e andamos pelo caminho. Em tudo o que dizemos e fazemos, devemos distinguir esse dia dos demais.
- Deve-se fazer tudo o que honre o dia e expresse a elevada consideração que temos por ele. Devemos chamá-lo de deleite, não de tarefa e fardo; devemos nos deleitar nele, nas restrições que nos impõe e nos serviços aos quais nos obriga. Devemos sentir-nos em nosso elemento ao adorar a Deus e ter comunhão com ele. “Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos Exércitos!”
Não devemos apenas considerá-lo um deleite, mas chamá-lo assim, professar abertamente o contentamento que temos no dia e em seus deveres. Devemos chamá-lo assim para Deus, em ação de graças por ele e em desejo ardente de sua graça para nos capacitar a fazer o trabalho do dia em seu dia, porque nos deleitamos nele.
Devemos chamá-lo assim para os outros, para convidá-los a vir e partilhar de seu prazer; e devemos chamá-lo assim para nós mesmos, para que não acolhamos o menor pensamento de desejar que o sábado termine para podermos vender cereal.
Devemos chamá-lo de santo dia do Senhor e de honroso. Devemos chamá-lo santo, separado do uso comum e dedicado a Deus e ao seu serviço; devemos chamá-lo o santo do Senhor, o dia que ele santificou para si. Até nos tempos do Antigo Testamento o sábado era chamado dia do Senhor; por isso ainda é apropriado chamá-lo assim, e por um motivo ulterior: é o dia do Senhor Cristo, Apocalipse 1:10.
É santo por ser dia do Senhor e, por ambas as razões, é honroso. Há nele uma beleza de santidade; é antigo, e sua antiguidade lhe dá honra. Devemos mostrar que o consideramos honroso honrando a Deus nesse dia. Honramos o dia quando honramos aquele que o instituiu e à honra do qual é dedicado.
II. Qual é a recompensa da santificação do sábado, v. 14. Se assim nos lembrarmos do dia de sábado para santificá-lo:
- Teremos o consolo que ele traz; o trabalho será seu próprio salário. Se chamarmos o sábado de deleite, nos deleitaremos no Senhor. Ele se revelará cada vez mais a nós como assunto deleitável para nossos pensamentos e meditações e como objeto deleitável de nossas melhores afeições. Repare: quanto mais prazer tivermos em servir a Deus, mais prazer encontraremos nesse serviço.
Se cumprirmos nosso dever com alegria, dele sairemos satisfeitos e teremos razão para dizer: “É bom estar aqui; é bom achegar-se a Deus.”
- Teremos a honra que ele traz: “Farei com que cavalgues sobre os lugares altos da terra.” Isso indica não só grande segurança (como em Isaías 33:16: “Ele habitará nas alturas”), mas também grande dignidade e elevação.
“Cavalgarás com pompa, serás notável e os olhos de todos os teus vizinhos estarão sobre ti.” Sobre Israel se disse que, quando Deus o conduziu triunfalmente para fora do Egito, fez com que cavalgasse sobre as alturas da terra, Deuteronômio 32:12, 13.
Deus honrará assim os que o honram e honram seu sábado. Se, por sua graça, Deus nos capacitar a viver acima do mundo e a lidar com ele de modo que não apenas não sejamos impedidos por ele, mas nos ajude e nos leve adiante em nossa jornada em direção ao céu, então ele nos fará cavalgar sobre os lugares altos da terra.
- Teremos o proveito que ele traz: “Eu te alimentarei com a herança de Jacó, teu pai”, isto é, com todas as bênçãos da aliança e todos os preciosos produtos de Canaã (que era um tipo do céu), pois estes eram a herança de Jacó. Observe:
A herança dos crentes é aquilo com que não apenas receberão sua porção no futuro, mas com que são alimentados agora, alimentados com as esperanças dela e não adulados, alimentados com seus penhores e antegostos; e aqueles que são assim alimentados têm motivo para dizer que estão bem alimentados.
Para que possamos depender disso, acrescenta-se: “A boca do Senhor o disse”; vocês podem tomar a palavra de Deus por isso, pois ele não pode mentir nem enganar; o que sua boca disse sua mão dará, sua mão fará, e nem um iota ou til de sua boa promessa cairá por terra.
Bem-aventurado, por isso, três vezes bem-aventurado é aquele que faz isso e se apega a isso, que guarda o sábado sem contaminá-lo.