Isaías 57
Argumento
Neste capítulo, o profeta apresenta suas observações: I. Sobre as mortes dos homens bons, consolando os que foram levados em sua integridade e censurando os que não tiraram o devido proveito dessas providências, v. 1, 2. II. Sobre as graves idolatrias e prostituições espirituais de que os judeus eram culpados e os juízos destrutivos que assim atraíam sobre si, vv. 3-12.
III. Sobre os graciosos retornos de Deus ao seu povo, para pôr fim ao cativeiro e restabelecer sua prosperidade, vv. 13-21.
Versículos 1 a 2
A Morte dos Justos. (a.C. 706.)
No fim do capítulo anterior, o profeta havia condenado os vigias por sua ignorância e estupidez; aqui ele mostra que o povo também era, em geral, estúpido e irrefletido. Não admira que fosse tão irrefletido quando seus vigias também eram, eles que deveriam tê-lo despertado para refletir. Podemos observar aqui:
I. A providência de Deus que tira rapidamente os bons deste mundo. Quanto a este mundo, os justos perecem: foram-se, e seu lugar já não os conhece. A piedade não isenta ninguém das prisões da morte; ou melhor, em tempos de perseguição, os mais justos ficam mais expostos à violência de homens sanguinários. O primeiro que morreu foi mártir. A justiça livra do aguilhão da morte, mas não de seu golpe.
Diz-se que perecem porque são removidos por completo de nosso meio, para expressar a grande perda que o mundo sofre com sua partida; isso não quer dizer que a morte deles seja sua ruína, mas muitas vezes ela arruína os lugares onde viveram e foram úteis.
Ou melhor, até homens misericordiosos são levados: esses bons homens são distintos dos justos, por quem alguns até se atreveriam a morrer, Romanos 5:7. Muitas vezes são removidos os que menos poderiam ser dispensados; a morte derruba as árvores frutíferas, enquanto as estéreis continuam ocupando o terreno. Homens misericordiosos são frequentemente levados pela maldade dos homens.
Fizeram muitas boas obras e, por algumas delas, são apedrejados. Talvez, antes do cativeiro na Babilônia, a mortalidade entre os bons tenha sido extraordinária, de modo que quase não restasse nenhum, Jeremias 5:1. Os piedosos desapareceram, e os fiéis sumiram, Salmos 12:1.
II. O mundo descuidado despreza essas providências e não lhes dá atenção: ninguém leva isso a sério, ninguém considera o ocorrido. Pouquíssimos lamentam essa morte como uma perda pública; pouquíssimos nela reparam como aviso público. A morte dos bons deve ser levada a sério e considerada mais que as mortes comuns.
É preciso investigar com seriedade por que Deus contende conosco, que boas lições devemos aprender dessas providências, e o que podemos fazer para reparar a brecha e ocupar o lugar dos que foram removidos.
Deus se desagrada com razão quando não se leva a sério acontecimentos assim, quando não se ouve a voz da vara nem se atende às suas intenções; muito mais quando as pessoas se alegram com eles, como com a morte das testemunhas, Apocalipse 11:10.
Algumas das melhores bênçãos que Deus dá à humanidade são assim abandonadas com tanta facilidade que acabam sendo de fato desprezadas; isso prova uma irreflexão enorme. As criancinhas, enquanto são pequenas, lamentam menos a morte dos pais porque não sabem que perda isso representa para elas.
III. A felicidade dos justos ao serem levados:
- Eles são levados para longe do mal que virá, justamente quando está prestes a chegar. (1.) Por compaixão deles, para que não vejam o mal (2 Reis 22:20), não participem dele nem sejam tentados por ele. Quando o dilúvio está para vir, são chamados para a arca; e no céu encontram abrigo e descanso, quando não havia para eles lugar de descanso sob o céu.
(2.) Em cólera contra o mundo, para puni-los por todas as injúrias que cometeram contra os justos e misericordiosos. São levados aqueles que ficavam na brecha para afastar os juízos de Deus; e o que se pode esperar então, senão um dilúvio deles? É sinal de que Deus pretende guerrear quando chama de volta seus embaixadores.
- Eles vão para ficar em paz, fora do alcance daquele mal. O justo, que enquanto viveu andou em retidão, ao morrer entra na paz e repousa em seu leito. Repare: (1.) Para os que andaram em retidão, e que ao morrer podem apelar a Deus quanto a isso, como Ezequias (2 Reis 20:3), a morte é ganho, descanso e bem-aventurança.
Agora, Senhor, lembre-se disso. (2.) Os que praticaram a retidão e perseveraram nela até o fim ficarão bem ao morrer. Suas almas então entram na paz, no mundo de paz, onde ela é perfeita e não há aflição. Entre na alegria do Senhor. Seus corpos repousam em seus leitos. Repare: o túmulo é leito de descanso para todo o povo do Senhor; ali descansam de todo o seu trabalho, Apocalipse 14:13.
E, quanto mais cansados estavam, mais bem-vindo será esse descanso, Jó 3:17. Esse leito está na escuridão, mas por isso é ainda mais tranquilo; dele se levantarão revigorados na manhã da ressurreição.
Versículos 3 a 12
Acusação Contra o Povo. (a.C. 706.)
Temos aqui uma acusação grave, mas sem dúvida justa, formulada contra aquela geração perversa, da qual foram tirados os justos de Deus, porque o mundo não era digno deles. Observe:
I. O caráter geral que lhes é atribuído, ou o nome e título pelos quais são acusados, v. 3. Mandam que se aproximem para ouvir a acusação; são postos no banco dos réus e ali formalmente acusados como filhos de feiticeira, ou bruxa, descendentes de adúltero e prostituta. Isso quer dizer que eles mesmos eram assim, tinham forte inclinação para isso e seus antepassados também o eram.
O pecado é feitiçaria e adultério, pois significa afastar-se de Deus e lidar com o diabo. Eram filhos da desobediência.
“Venham”, diz o profeta, “aproximem-se, e lhes anunciarei a condenação. Para os justos, a morte trará paz e descanso; para vocês, não. Vocês são filhos da transgressão e descendência da falsidade (v. 4); herdaram isso, e isso está entretecido em sua própria natureza: afastar-se de Deus e agir com traição para com ele”, Isaías 48:8.
II. Os crimes específicos de que são acusados:
- Zombavam de Deus e de sua palavra. Eram uma geração de zombadores (v. 4): “De quem vocês zombam?”
“Pensam que é apenas dos pobres profetas, a quem pisoteiam como homens desprezíveis; na verdade, é do próprio Deus, que os envia e cuja mensagem eles transmitem.” Zombar dos mensageiros do Senhor foi o pecado que fez transbordar a medida de Jerusalém, pois Deus considerou que o que lhes faziam era feito a ele mesmo.
Quando eram censurados pelos pecados e ameaçados com os juízos de Deus, ridicularizavam a palavra divina com os gestos mais grosseiros e indecorosos e expressões de desprezo. Divertiam-se e se alegravam com aquilo que deveria tê-los tornado sérios e levado à humilhação.
Faziam caretas para os profetas e mostravam a língua, contra todas as regras de boa educação; nem sequer tratavam os profetas de Deus com a cortesia comum que teriam mostrado ao servo de um cavalheiro enviado com um recado. Repare: os que zombam de Deus e desafiam seus juízos fariam bem em considerar contra quem se comportam com tanta insolência.
- Idolatria. Antes do cativeiro, esse era o pecado de que o povo judeu era mais notoriamente culpado; mas aquela aflição o curou disso. No tempo de Isaías, a idolatria abundava, como mostram as abomináveis práticas de Acaz (que alguns pensam serem mencionadas aqui em particular) e de Manassés.
(1.) Eram apaixonadamente apegados aos ídolos, inflamavam-se por eles como os que ardem em desejos ilícitos e antinaturais, Romanos 1:27. Eram loucos por seus ídolos, Jeremias 50:38. Inflamavam-se por eles com a paixão violenta de seu culto, como os profetas de Baal, que saltavam sobre o altar e se cortavam, 1 Reis 18:26,28. Repare: quanto mais se satisfazem corrupções vis, mais inflamadas ficam.
Adoravam os ídolos debaixo de toda árvore verde, ao ar livre e à sombra; mas isso não esfriava o ardor de seus desejos impetuosos. Pelo contrário, a beleza encantadora das árvores verdes os tornava ainda mais afeiçoados aos ídolos que adoravam ali. Assim, o que há de agradável na natureza, em vez de conduzi-los ao Deus da natureza, afastava-os dele.
A chama do zelo deles no culto a deuses falsos pode nos envergonhar por nossa frieza e indiferença no culto ao Deus verdadeiro. Eles se esforçavam para se inflamar; nós nos distraímos e nos tornamos apáticos.
(2.) Eram bárbaros e cruelmente antinaturais no culto aos ídolos. Abatiam seus filhos e os ofereciam em sacrifício aos ídolos, não apenas no vale do filho de Hinom, sede daquela idolatria monstruosa, mas também em outros vales, imitando-a, e ao pé dos rochedos, em lugares escuros e solitários, próprios para obras das trevas.
(3.) Eram abundantes e insaciáveis em suas idolatrias. Nunca achavam que tinham ídolos suficientes, nem que gastavam o bastante ou faziam o bastante a serviço deles. Os sírios já haviam pensado que o Deus de Israel era Deus dos montes, mas não dos vales (1 Reis 20:28); mas esses idólatras, para garantir, tinham de ambos os tipos.
[1.] Tinham deuses dos vales, que adoravam nos lugares baixos, junto à água (v. 6): “Entre as pedras lisas do vale, ou do riacho, está a tua porção.” Se vissem uma pedra lisa e esculpida, mesmo que tivesse sido colocada apenas como marco de caminho ou limite, estavam prontos para adorá-la, como os papistas fazem com as cruzes.
Ou erguiam seus deuses nos vales pedregosos, chamavam-nos de porção e os tomavam por sorte, como o povo de Deus toma o Senhor por sua porção e sorte.
Mas esses deuses de pedra não seriam porção nem sorte melhor para eles do que as pedras lisas do riacho junto ao qual estavam colocados, pois às vezes adoravam os próprios rios.
“Esses, esses são a sorte em que confias e com a qual te agradas; mas ficarás com isso por sorte, e tua situação será miserável.” Veja a insensatez dos pecadores, que tomam por porção as pedras lisas do riacho, quando poderiam ter as pedras preciosas da Jerusalém de Deus e o éfode do sumo sacerdote como porção.
Depois de tomar esses ídolos por sua sorte e porção, não poupavam gastos para honrá-los: “A eles derramaste libação e ofereceste oferta de alimento”, como se fossem eles que tivessem dado comida e bebida. Amavam os ídolos mais que os filhos, pois tiravam alimento da própria mesa para abastecer os altares deles. Tomamos o Deus verdadeiro por nossa porção? Ele, ele mesmo, é nossa sorte?
Então sirvamo-lo com nossa comida e bebida, não nos privando delas como eles faziam, mas comendo e bebendo para a glória dele.
Aqui, entre parênteses, vem uma expressão do justo ressentimento de Deus por essa maldade: “Deveria eu sentir consolo nisso, num povo como este?” Podem esperar que Deus tenha prazer neles ou aceite suas devoções no altar, quando servem a Baal com os dons da providência divina?
Deus se alegra com seu povo enquanto lhe é fiel; mas que consolo pode ter quando os que deveriam testemunhar contra as idolatrias do mundo também se entregam a elas? “Deveria eu ter compaixão deles?”, como alguns traduzem, ou “arrepender-me por causa deles?”, segundo outros.
“Como podem esperar que eu os poupe, ou adie ou reduza seu castigo, quando tanto me provocam? Não os punirei por essas coisas?”, Jeremias 5:7,9.
[2.] Também tinham deuses dos montes (v. 7): “Sobre um monte alto e elevado” (como se quisesses competir com o Alto e Sublime, v. 15) “puseste a tua cama”: teu ídolo, o templo e o altar dele, o leito da tua impureza, onde cometes prostituição espiritual com toda a lascívia de uma imaginação idólatra, em violação direta da aliança com teu Deus.
“Subiste até lá de bom grado, embora fosse preciso subir o monte, para oferecer sacrifício.”
Alguns pensam que isso revela a audácia a que chegaram em suas idolatrias. No começo ainda sentiam certa vergonha e adoravam os ídolos nos vales, em lugares escondidos; mas logo venceram essa vergonha e passaram a fazê-lo nos montes altos e elevados. Não se envergonhavam, nem sequer conseguiam corar.
[3.] Como se isso não bastasse, tinham também deuses domésticos, seus lares e penates. Atrás das portas e dos umbrais (v. 8), onde a lei de Deus deveria estar escrita como lembrete de seu dever, colocavam a lembrança dos ídolos.
Não faziam isso tanto para se lembrarem deles, pois gostavam tanto deles que não poderiam esquecê-los, mas para mostrar aos outros quanto pensavam neles, lembrar os filhos deles e incutir desde cedo reverência por essas divindades de esterco.
[4.] Além de insaciáveis em suas idolatrias, eram inseparáveis delas. Estavam endurecidos na maldade: adoravam os ídolos abertamente e à vista de todos, sem vergonha do pecado nem medo do castigo; iam aos templos dos ídolos com a mesma publicidade e em multidões tão grandes quanto as que antes iam à casa de Deus.
Agiam como uma prostituta desavergonhada, entregando-se a outro além de Deus e professando uma religião diferente da verdadeira.
Orgulhavam-se de fazer prosélitos para suas idolatrias. Não só subiam aos lugares altos, como também ampliavam sua cama, isto é, seus templos de ídolos; e, segundo a nota marginal para as palavras seguintes, “tu a talhaste para ti, maior que a deles”, maior que a daqueles de quem copiaste o modelo, como Acaz fez com seu altar, copiando o que vira em Damasco, 2 Reis 16:10.
Assim, envolvidos até o pescoço em suas idolatrias, não havia como separá-los delas. Efraim agora se uniu aos ídolos tanto por amor quanto por pacto. Primeiro, por pacto: “Fizeste uma aliança com eles, com os ídolos e seus adoradores, para viver e morrer juntos.” Isso renunciava por completo à aliança com Deus e declarava a resolução de persistir na apostasia.
Segundo, por amor: “Amavas a cama deles”, isto é, o templo de um ídolo, onde quer que o visses. Por isso, com justiça foram entregues aos desejos do próprio coração.
- Outro pecado pelo qual são acusados é confiar e buscar ajuda e socorro estrangeiros, estabelecendo comunhão com as potências gentias (v. 9): “Foste ao rei.” Alguns entendem que se trata do ídolo que adoravam, especialmente Moloque, nome que significa “rei”.
“Fizeste de tudo para agradar esses ídolos e ofereceste incenso e unguentos aromáticos em seus altares.” Ou pode se referir ao rei da Assíria, a quem Acaz cortejou; ao rei da Babilônia, cujos embaixadores Ezequias recebeu com honras; ou a outros reis das nações, cujos costumes idólatras admiravam e queriam aprender e imitar.
E, para isso, foram e enviaram mensageiros a fim de cultivar conhecimento e relações com eles, tornar-se semelhantes a eles e fortalecer-se por uma aliança com eles.
Veja aqui: (1.) quanto gastaram para formar e obter essa grande aliança. Foram com unguentos e perfumes, ou aplicados em si mesmos para embelezar seus próprios rostos e assim parecer importantes e dignos da amizade do maior dos reis, ou oferecidos àqueles cujo favor ambicionavam, pois o presente abre caminho para a pessoa e a leva à presença dos grandes.
“Quando o primeiro presente de perfumes valiosos pareceu pequeno demais, tu os aumentaste.” Assim muitos buscam o favor do governante, esquecendo que, afinal, o juízo de cada um vem do Senhor. Gostavam tanto daqueles príncipes pagãos que não só iam pessoalmente, com toda a pompa, aos que estavam perto, mas enviavam mensageiros aos que moravam longe, Isaías 18:2.
(2.) Quanto se rebaixaram com isso e lançaram por terra a honra de sua coroa e nação: “Tu te rebaixaste até o inferno.” Fizeram isso com suas idolatrias. É desonroso para os seres humanos, dotados de razão, adorar como deus algo criado pela própria imaginação e pelas próprias mãos, curvar-se diante do tronco de uma árvore.
É muito mais desonroso para os filhos de Deus, agraciados com a revelação divina, abandonar um Deus que conhecem por aquilo que nada vale, e trocar as próprias misericórdias por vaidades enganosas.
Também se rebaixaram ao se submeter aos vizinhos pagãos e depender deles, quando tinham um Deus a quem recorrer, plenamente suficiente e ligado a eles por aliança. Como se envergonharam no mais alto grau e se afundaram até o mais baixo aqueles que abandonaram a fonte da vida por cisternas rachadas e a Rocha eterna por caniços quebrados! Repare: os pecadores se diminuem e se rebaixam.
Servir ao pecado é escravidão vergonhosa; os que assim se rebaixam até o inferno terão ali, com justiça, sua porção.
III. O que agrava o pecado deles:
- Cansaram-se de se decepcionar em seus caminhos perversos e, mesmo assim, não se deixariam convencer de sua insensatez (v. 10): “Tu te cansaste da grandeza do teu caminho; assumiste uma tarefa enorme, encontrar verdadeira satisfação e felicidade naquilo que é vaidade e mentira.”
Os que escolhem ídolos em vez de Deus para adorar e príncipes em vez de Deus para depositar esperança e confiança, pensando assim melhorar de vida e encontrar tranquilidade, dão muitas voltas e nunca chegam ao destino.
“Cansaste-te da multidão”, ou variedade, “dos teus caminhos”, como alguns leem. Quem abandona o único caminho certo vagueia sem fim por mil atalhos e se perde nas muitas invenções que buscou. Cansa-se em buscas renovadas e intensas, mas nunca alcança o objetivo, como os sodomitas, que se cansaram procurando a porta (Gênesis 19:11) e não conseguiram encontrá-la.
Os prazeres do pecado logo enjoam, mas nunca satisfazem. A pessoa pode cansar-se depressa ao persegui-los, mas nunca encontra descanso ao desfrutá-los.
Eles aprenderam isso pela experiência. Os ídolos que tantas vezes adoraram nunca lhes fizeram bem; os reis a quem cortejaram os afligiram e não os ajudaram.
Ainda assim, estavam tão embrutecidos que não conseguiam dizer: “Não há esperança; é inútil esperar mais a satisfação que buscamos na confiança nas criaturas e no culto aos ídolos, pois tantas vezes a esperamos e nunca a encontramos.”
Repare: desesperar de encontrar felicidade nas criaturas e satisfação no serviço do pecado é o primeiro passo para uma esperança bem fundada em Deus e uma decisão firme de servi-lo.
E são indesculpáveis os que tiveram convencimentos palpáveis sobre a vaidade das criaturas e, mesmo assim, não dizem: “Não há esperança de ser feliz longe do Criador”.
- Embora estivessem convencidos de que seu caminho era pecaminoso, tinham encontrado nele algum prazer sensual e proveito material passageiro; por isso não conseguiam lamentá-lo: “Encontraste a vida da tua mão” (ou o sustento dela). Gabas-te de que a sorte te sorri e, por isso, não ficas triste, como Efraim, que disse: “Enriqueci, descobri bens”, Oseias 12:8.
Repare: prosperar no pecado é grande obstáculo à conversão. Os que vivem à vontade em seus projetos pecaminosos são tentados a pensar que Deus os favorece e que, portanto, não têm do que se arrepender.
Alguns leem isso com ironia ou como pergunta: “Encontraste a vida da tua mão, encontraste verdadeira satisfação e felicidade, sem dúvida encontraste, não foi? Por isso, longe de te entristeceres, te felicitas por teu próprio caminho perverso.”
“Mas torna a avaliar teus ganhos, calcula o lucro e a perda e, então, diz: que fruto colheste daquilo de que agora te envergonhas e pelo qual Deus te levará a juízo?”, Romanos 6:21.
- Trataram Deus de modo muito indigno por causa de seu pecado. (1.) Parece que alegavam ter deixado Deus por ele ser uma majestade terrível demais para que se relacionassem com ele; precisavam de deuses com quem tivessem mais liberdade e intimidade.
“Mas”, diz Deus, “de quem tiveste medo ou temor, para que mentisses, agisses com falsidade e traição contra mim, fingisses fidelidade em tuas alianças comigo e em tuas orações? O que fiz para assustar-te e afastar-te de mim? Que motivo te dei para pensares mal de mim e procurares um senhor mais bondoso?”
(2.) Seja como for, é certo que não tinham verdadeira reverência a Deus nem consideração séria por ele. Por isso, costuma-se entender a pergunta assim: “De quem tiveste medo ou temor? De ninguém, pois não temeste a mim, a quem devias temer; por isso mentiste para mim.” Os que fingem diante de Deus mostram que não o temem.
“Não te lembraste de mim, nem do que disse ou fiz, nem das promessas ou ameaças, nem do cumprimento de umas ou de outras; não levaste isso a sério como terias feito se me temesses.” Repare: os que não levam a palavra de Deus e suas providências a sério mostram assim que não têm o temor de Deus diante dos olhos.
Multidões são arruinadas pela falta de temor, pelo esquecimento e pela simples negligência; não temem, não se lembram nem levam nada a sério como deveriam ou para algum proveito. Ou melhor, (3.) A paciência e tolerância de Deus os endureceram no pecado. “Não fiquei calado desde tempos antigos, e por muito tempo?”
“Fizeste essas coisas, e eu me calei.” Por isso, como diz a continuação, não temeram a Deus; pensaram que, por ele ter poupado por tanto tempo, jamais os puniria, Eclesiastes 8:11. Como Deus ficara calado, o pecador pensou que ele era inteiramente igual a si e não o temeu.
IV. Aqui Deus decide chamá-los a prestar contas, embora os tenha suportado por muito tempo (v. 12): “Declararei” (como em Salmos 50:21: “Mas eu te censurarei”); “declararei a tua justiça, da qual te gabas, e deixarei que o mundo veja, e tu também, para tua vergonha, que é toda uma farsa, um embuste, que não é o que pretende ser.”
“Examinada, tua justiça se mostrará injustiça, e não haverá sinceridade em tuas pretensões. Declararei as tuas obras, o que foram e o ganho que afirmas ter obtido com elas; ficará claro que, no fim, não te aproveitarão nem servirão para coisa alguma.” Repare: as obras pecaminosas, além de serem obras das trevas, sem razão nem justiça, são infrutíferas; nada se ganha com elas.
Por mais que pareçam agora, outro dia ficará claro que o pecado não traz proveito; ou melhor, arruína e destrói.
Versículos 13 a 16
A Vaidade dos Ídolos; a Grandeza e a Condescendência Divinas. (a.C. 706.)
Aqui, I. Deus mostra como os ídolos e as criaturas eram insuficientes para aliviar e socorrer os que os adoravam e neles confiavam (v. 13): “Quando clamares em tua angústia e agonia, lamentares tua miséria e pedires socorro, que teus grupos te livrem: teus deuses ídolos, dos quais juntaste tantos grupos, as tropas das forças aliadas em que tanto confiaste.”
“Que eles te livrem, se puderem; não esperes outro socorro além do que puderem dar.” Assim Deus disse a Israel quando, em sua tribulação, clamaram a ele (Juízes 10:14): “Vão e clamem aos deuses que escolheram; que eles os livrem”.
Mas é inútil esperar deles a salvação: “O vento os levará a todos”, o vento da cólera de Deus, o sopro de sua boca que abaterá os perversos. Eles se fizeram como palha; por isso, naturalmente, o vento os arrastará. São vaidade, e a vaidade os levará; serão reduzidos à vaidade, e a vaidade será sua recompensa. Tanto os ídolos quanto seus adoradores acabarão em nada.
II. Deus mostra que nele há suficiência, plena suficiência, para o conforto e a libertação de todos os que nele confiam e a ele recorrem.
A segurança e a satisfação deles são tanto mais confortadoras porque suas esperanças são coroadas com a fruição, ao passo que os que buscam outros ajudadores têm suas esperanças frustradas: “Quem confia em mim, e somente em mim, será feliz, tanto na alma quanto no corpo, tanto para este mundo quanto para o outro.”
- Observe, em geral: (1.) Os que confiam na providência de Deus seguem o melhor caminho para garantir seus interesses terrenos. Possuirão a terra, tanto quanto lhes for bom; o que tiverem virá de uma boa mão e o manterão com um bom título de propriedade. Habitarão na terra e, na verdade, serão alimentados, Salmos 37:3.
(2.) Os que confiam na graça de Deus seguem o melhor caminho para garantir seus interesses espirituais. “Herdarão o meu santo monte”. Desfrutarão dos privilégios da igreja na terra e, por fim, serão levados às alegrias do céu; nenhum vento os levará.
- Mais especificamente:
(1.) Os cativos que confiam em Deus serão libertados (v. 14). Dirão, isto é, os mensageiros de sua providência dirão, naquele grande desfecho: “Aterrem, aterrem, preparem o caminho”. Quando chegar o tempo de Deus para libertá-los, o caminho para isso será aplainado e facilitado.
Os obstáculos serão removidos, as dificuldades que pareciam insuperáveis serão vencidas depressa, e tudo se juntará tanto para apressar quanto para facilitar o retorno deles. Veja Isaías 40:3,4.
Isso se refere à provisão que o evangelho e sua graça fizeram para que atravessemos prontamente este mundo a caminho de outro melhor. O caminho da religião agora está aterrado; é uma estrada. Cabe aos ministros orientar as pessoas por ela e ajudá-las a superar os desânimos que encontram, para que nada as faça tropeçar.
(2.) Os contritos que confiam em Deus serão reanimados, v. 15. Os que confiaram nos ídolos e nas criaturas para receber ajuda foram com seus unguentos e perfumes (v. 9); aqui, porém, Deus mostra que os que podem esperar ajuda dele são os que não têm as diversões do mundo e as delícias dos sentidos, e deles se mantêm afastados.
A glória de Deus aparece aqui com grande brilho: [1.] Em sua grandeza e majestade: Ele é “o Alto e Sublime, que habita a eternidade”. Que isso nos inspire pensamentos muito elevados e honrosos sobre o Deus com quem lidamos.
Primeiro, seu ser e suas perfeições estão infinitamente acima de toda criatura, acima não só do que elas próprias têm, mas também do que conseguem conceber a seu respeito, muito acima de toda bênção e louvor delas, Neemias 9:5.
Ele é o Alto e Sublime; nenhuma criatura é como ele nem pode ser comparada a ele. A expressão também indica seu domínio soberano sobre todos e seu direito incontestável de dar tanto lei quanto juízo a todos. Ele é mais alto que o mais alto (Eclesiastes 5:8), mais alto que os céus mais elevados, Salmos 113:4.
Segundo, nele não há começo de dias nem fim de vida, nem mudança do tempo; ele é tanto imortal quanto imutável.
Só ele possui a imortalidade, 1 Timóteo 6:16. Possui-a por conta própria e continuamente; habita nela, e ninguém pode privá-lo dela. Em breve nós passaremos à eternidade, mas Deus sempre habita nela.
Terceiro, sua natureza possui retidão infinita, perfeita conformidade consigo mesmo e firme desígnio de sua própria glória em tudo o que faz. Isso aparece em tudo pelo que se deu a conhecer, pois seu nome é santo; todos os que desejam conhecê-lo devem conhecê-lo como um Deus santo.
Quarto, sua residência peculiar e a manifestação de sua glória estão nas moradas de luz e bem-aventurança do alto: “Habito no lugar alto e santo e farei que o mundo inteiro o saiba.”
Quem tiver algum assunto com Deus deve dirigir-se a ele como seu Pai no céu, pois é lá que habita. Essas grandes verdades sobre Deus são ditas para nos inspirar santa reverência, animar nossa confiança nele e engrandecer sua compaixão e condescendência para conosco: embora seja tão elevado, ainda assim olha para os humildes.
Aquele que cavalga os céus por seu nome JAH se inclina para cuidar das pobres viúvas e dos órfãos, Salmos 68:4,5.
[2.] Em sua graça e misericórdia: Ele tem terna compaixão dos humildes e contritos, daqueles que o são em sua condição. Se forem seu povo, não os ignorará, embora sejam pobres e de baixa condição no mundo, desprezados e pisoteados pelos homens.
Aqui, porém, ele se refere à disposição da mente: terá consideração terna pelos que, em meio à aflição, se ajustam a ela e conformam a mente à própria condição, por mais baixa, triste e dolorosamente quebrantada que seja.
São os que na verdade se arrependem do pecado, choram por ele em segredo, temem a cólera de Deus, à qual se expuseram, e se submetem a todas as suas repreensões. Agora, primeiro, Deus habitará com eles. Visitará essas pessoas com graça e terá comunhão íntima com elas por sua palavra e seu Espírito, como alguém com os de sua própria casa. Estará sempre perto delas e presente com elas.
Aquele que habita nos céus mais altos habita nos corações mais baixos e na sinceridade tão certamente quanto habita na eternidade. Neles ele se agrada.
Segundo, reanimará o coração e o espírito deles. Pela palavra e pelo Espírito de sua graça, lhes dirá e neles operará aquilo que os revigora, como um fortificante para quem está prestes a desfalecer. Dará alegrias e esperanças reanimadoras, suficientes para contrabalançar todas as dores e temores que lhes quebrantam o espírito. Ele habita com eles, e sua presença os reanima.
(3.) Os que são alvo da contenda de Deus, se confiarem nele, receberão alívio e serão acolhidos em seu favor, v. 16. Deus reanimará o coração dos contritos, pois não contenderá para sempre. Nada torna uma alma tão contrita quanto a contenda de Deus; por isso, nada a reanima tanto quanto o fim dessa disputa.
Aqui está: [1.] Uma promessa graciosa: Não se promete que Deus jamais se irará contra os de seu povo, pois seus pecados lhe desagradam, nem que nunca contenderá com eles, pois devem esperar a vara. Mas ele não contenderá para sempre nem ficará continuamente encolerizado.
Assim como não se ira depressa, também não permanece irado por muito tempo. Não altercará para sempre.
Embora contenda com eles mediante convencimentos de pecado, não contenderá para sempre; em vez do espírito de escravidão, receberão o Espírito de adoção. Ele despedaçou, mas curará.
Embora contenda com eles por meio das repreensões de sua providência, ainda assim a correção não durará para sempre, nem por muito tempo. Durará apenas o necessário (1 Pedro 1:6), não mais do que possam suportar, não mais do que até que tenha realizado seu trabalho. Embora toda a vida deles seja calamitosa, ainda assim seu fim será de paz, e assim também será sua eternidade.
[2.] A promessa se fundamenta numa consideração muito compassiva: “Se eu contendesse para sempre, o espírito desfaleceria diante de mim, até mesmo as almas que criei.” Repare: primeiro, Deus é “Pai dos espíritos”, Hebreus 12:9. Aqueles com quem não contenderá sempre são as almas que criou: deu-lhes existência pela criação e uma nova existência pela regeneração.
Segundo, embora o Senhor seja a favor do corpo, ainda assim preocupa-se sobretudo com as almas de seu povo, para que o espírito, suas graças e confortos não desfaleçam.
Terceiro, quando as tribulações duram muito, até o espírito dos bons tende a desfalecer. São tentados a pensar mal de Deus e que é inútil servi-lo; tendem a afastar de si o conforto e a desesperar de receber alívio. Então o espírito desfalece.
Quarto, é por levar isso em conta que Deus não contenderá para sempre; não abandonará a obra de suas próprias mãos nem frustrará a aquisição feita pelo sangue de seu Filho. A razão não está em nosso mérito, mas em nossa fraqueza e fragilidade, pois ele se lembra de que somos carne (Salmos 78:39) e de que a carne é fraca.
Versículos 17 a 21
A Longanimidade e a Misericórdia Divinas. (a.C. 706.)
Neste relato do modo como Deus tratou o povo de Israel, o conjunto do povo é apresentado como uma pessoa (v. 17, 18), mas dividido em dois grupos que recebem tratamentos diferentes: alguns são filhos da paz, aos quais se anuncia a paz (v. 19); os outros não o são e nada têm que ver com a paz, v. 20, 21. Observe aqui:
I. As justas repreensões que aquele povo recebeu por seu pecado: “Por causa da iniquidade de sua avareza, encolerizei-me e o feri.” A avareza era um pecado que abundava muito naquele povo. “Desde o menor até o maior deles, cada um se entrega à avareza”, Jeremias 6:13.
Mesmo os que não adoravam imagens eram arrastados por essa idolatria espiritual, pois avareza é fazer do dinheiro um deus, Colossenses 3:5.
Não admira que o povo fosse avarento quando até os próprios vigias eram notoriamente assim, Isaías 56:11. Apesar de avarentos, eram pródigos no serviço de seus ídolos, v. 6. É difícil dizer o que mais provocava a Deus: a prodigalidade nesse culto ou a avareza em todo o resto.
Mas, por essa iniquidade, entre outras, Deus se irou contra eles e trouxe sobre eles um juízo após outro e, por fim, sua destruição pelos caldeus.
- Deus se encolerizou. Ficou ressentido e muito desgostoso porque um povo que lhe era consagrado e nele tinha sua porção se entregasse tão inteiramente ao mundo e o escolhesse como sua porção. Repare: a avareza é uma iniquidade muito desagradável ao Deus do céu.
É pecado do coração, mas ele o vê e, por isso, o odeia e o considera com zelo, pois a avareza põe na alma um rival contra ele.
É um pecado do qual as pessoas se felicitam (Salmos 49:18) e pelo qual seus vizinhos as elogiam (Salmos 10:3); Deus, porém, o abomina. 2. Ele o feriu: censurou-o por isso por meio de seus profetas, corrigiu-o por sua providência e o castigou justamente com as coisas às quais tanto se apegava e que cobiçava. Repare: os pecadores serão levados a sentir os efeitos da ira de Deus.
Ele fere aqueles contra quem se encoleriza; e a avareza, em especial, sujeita as pessoas aos sinais de seu desagrado.
Os que fixam o coração nas riquezas deste mundo ficam sem elas ou as encontram amargas: ou são acompanhadas de contrariedade ou se tornam maldição. 3. Quando o povo estava sob essas repreensões, Deus se ocultou dele e continuou encolerizado. Se Deus se manifesta quando estamos sob a vara, suportamos melhor a aflição.
Mas, se além de nos ferir ele se esconde, não nos envia profetas, não nos fala palavra confortadora nem nos mostra sinal algum para o bem; se nos despedaça e se retira (Oseias 5:14), ficamos muito miseráveis.
II. A obstinação e a incorrigibilidade deles sob essas repreensões: “Ele seguiu obstinadamente o caminho de seu coração”, seu caminho perverso. Não percebeu o desagrado de Deus que pesava sobre ele.
Sentiu a dor da vara, mas não deu atenção alguma à mão; quanto mais seus projetos terrenos eram frustrados, mais se empenhava neles. Ou não queria reconhecer seu erro ou, se o reconhecia, não queria corrigi-lo.
A avareza era o caminho de seu coração, aquilo a que se inclinava e se dedicava. Não se deixava corrigir; em sua angústia, pecava ainda mais, 2 Crônicas 28:22. Veja a força da corrupção dos corações humanos e a pecaminosidade do pecado: ele segue seu curso apesar do próprio Deus e de todas as chamas de sua cólera.
Veja também como as aflições, por si sós, são insuficientes para reformar as pessoas, a menos que a graça de Deus aja com elas.
III. O maravilhoso retorno de Deus a eles em misericórdia, apesar da obstinação da maioria:
- A maioria seguiu obstinadamente, mas alguns lamentavam a obstinação dos demais. Tendo esses em vista, ou melhor, por causa do próprio nome, Deus decide não contender para sempre com o povo. Deus pode com justiça mostrar-se obstinado com os obstinados (Salmos 18:26) e andar em oposição aos que se opõem a ele, Levítico 26:24.
Quando esse pecador seguiu obstinadamente o caminho de seu coração, seria de esperar que Deus dissesse: “Vi os caminhos dele e vou destruí-lo, abandoná-lo e nunca mais tratar com ele.” Mas são tão ricas a misericórdia e a graça divinas, e tanto triunfam sobre o juízo, que se segue: “Vi os seus caminhos e o curarei.”
Veja como a bondade de Deus aproveita a maldade humana para aparecer tanto mais ilustre; e, onde o pecado abundou, a graça abunda muito mais.
As razões da misericórdia de Deus vêm dele mesmo, pois em nós nada há além do que o provoca: “Vi os seus caminhos e, apesar disso, vou curá-lo por causa do meu próprio nome.” Deus sabia como o povo era mau e, mesmo assim, não quis rejeitá-los. Mas observe o método. Deus primeiro lhe dará graça e então, e não antes, lhe dará paz.
“Vi o caminho dele: por si mesmo nunca voltará para mim; por isso, eu mesmo o farei voltar.”
Para aqueles a quem Deus reserva misericórdia, ele tem graça pronta para prepará-los e capacitá-los para essa misericórdia, da qual fugiam o mais depressa que podiam.
(1.) Deus o curará de sua disposição corrupta e perversa; curará sua avareza, por mais profundamente enraizada que esteja nele e por mais tempo que seu coração se tenha exercitado em práticas de cobiça.
Nenhuma doença espiritual é tão resistente que a graça onipotente não possa vencê-la.
(2.) Deus também o guiará. Não apenas corrigirá nele o que estava errado, para que deixe de praticar o mal, mas o conduzirá pelo caminho do dever, para que aprenda a fazer o bem. Ele segue obstinadamente o próprio caminho, como Saulo, ainda respirando ameaças e morte; Deus, porém, o conduzirá a uma disposição e a um caminho melhores.
E então, (3.) Deus lhe restituirá os confortos que perdeu e aos quais perdeu o direito, e para cujo retorno o preparou assim.
Houve uma maravilhosa reforma operada nos cativos na Babilônia e, depois, uma maravilhosa redenção realizada em favor deles, que lhes trouxe conforto, a seus pranteadores, aos que entre eles lamentavam seus próprios pecados, os pecados de seu povo e as desolações do santuário.
Para esses pranteadores, a misericórdia seria especialmente confortadora; Deus os tinha em vista ao realizá-la.
Bem-aventurados os que choram, pois o conforto lhes pertence e eles o receberão.
- Ora, assim como, quando aquele povo foi para o cativeiro, alguns eram figos bons, muito bons, e outros, figos ruins, muito ruins e, correspondentemente, o cativeiro lhes serviu para seu bem ou para seu prejuízo (Jeremias 24:8,9); assim, quando saíram do cativeiro, alguns continuavam bons e outros, maus, e a libertação lhes foi correspondente.
(1.) Para aqueles entre eles que eram bons, o retorno do cativeiro foi paz, uma paz que era um tipo e penhor daquela que Jesus Cristo pregaria (v. 19): “Crio o fruto dos lábios, paz”. [1.] Deus intentava dar-lhes matéria para louvor e ação de graças, pois isso é “o fruto dos lábios” (Hebreus 13:15), “os novilhos dos lábios”, Oseias 14:2.
Eu crio isso. A criação é a partir do nada, e isto certamente vem de algo pior que o nada, quando Deus cria matéria de louvor para os que seguiam obstinadamente o caminho de seu próprio coração.
[2.] Para isso, a paz será proclamada: “Paz, paz”, paz perfeita, toda sorte de paz, para aquele que está longe do ponto de reunião geral ou do quartel-general, assim como para quem está perto. Paz com Deus: embora tenha contendido com eles, ele se reconciliará e deixará cair sua controvérsia.
Paz de consciência: segurança e serenidade santas, depois das muitas recriminações da consciência e perturbações do espírito que sofreram no cativeiro.
Assim Deus cria o fruto dos lábios, nova matéria de ação de graças, pois, quando ele nos fala paz, devemos falar-lhe louvores. Essa paz é criada pelo próprio Deus; ele, e somente ele, pode produzi-la.
É o fruto dos lábios, de seus lábios: ele a ordena; dos lábios do ministro: ele a fala por meio deles, Isaías 40:1. É o fruto de lábios que pregam e de lábios que oram; é o fruto dos lábios de Cristo, cujos lábios gotejam como um favo de mel.
Pois é a Cristo que isso se aplica, Efésios 2:17: ele veio e pregou paz a vocês que estavam longe, vocês, gentios, assim como aos judeus, que estavam perto; às gerações futuras, que estavam longe no tempo, assim como às pessoas daquela época.
(2.) Para aqueles entre eles que eram perversos, embora pudessem voltar com os demais, o retorno não foi paz, v. 20. Onde quer que esteja, na Babilônia ou em Jerusalém, o perverso carrega consigo o princípio de sua própria inquietação e é como o mar agitado. Deus curou aqueles a quem anunciou paz (v. 19): “Eu os curarei”; tudo ficará bem novamente e será posto em ordem.
Mas o perverso não quis ser curado pela graça de Deus e, por isso, não será curado pelos confortos dele.
Eles são sempre como o mar em tempestade, pois levam consigo: [1.] Corrupções não mortificadas: Não foram curadas nem vencidas; as cobiças e as paixões sem controle os tornam como o mar agitado, que não pode repousar, perturba todos à sua volta e, por isso, são inquietos para si mesmos, barulhentos e perigosos.
Quando os ardores descontrolados do espírito irrompem em linguagem grosseira e abusiva, o mar agitado lança lama e lodo.
[2.] Consciências não pacificadas: Vivem sob o terrível temor da culpa e da cólera e não conseguem desfrutar a vida. Quando parecem tranquilos, estão inquietos; quando parecem alegres, estão pesarosos. São como Caim, que sempre habitou na terra da agitação.
Os terrores da consciência perturbam todos os seus prazeres e lançam lama e lodo que os tornam um peso para si mesmos.
Embora isso talvez não apareça agora, ainda assim é uma verdade certa, como o profeta já dissera (Isaías 48:22) e repete aqui (v. 21): “Não há paz para os perversos.” Não há reconciliação com Deus, nem bons termos com ele enquanto persistirem em suas transgressões; não há quietude ou satisfação na própria mente, nenhum bem verdadeiro, nenhuma paz na morte, pois não há esperança.
Meu Deus o disse, e o mundo inteiro não pode desdizê-lo: não há paz para os que consentem a si mesmos qualquer pecado. Que têm eles que ver com a paz?