Isaías 56
Argumento
Depois das promessas extraordinariamente grandes e preciosas da graça do evangelho, figuradas pelos livramentos temporais que vimos no capítulo anterior, temos aqui:
I. Uma ordem solene dirigida a todos nós para cumprirmos conscienciosamente nosso dever, como esperamos receber os benefícios dessas promessas (v. 1, 2).
II. Grande ânimo dado aos estrangeiros dispostos a aceitar as amarras da aliança, com a garantia de suas bênçãos (vv. 3-8).
III. Uma grave acusação apresentada contra os vigias de Israel, negligentes e infiéis no cumprimento do dever (vv. 9-12). Isso parece ser o início de um novo sermão, de censura e ameaça, que prossegue nos capítulos seguintes.
A palavra de Deus se destinava ao convencimento, assim como ao conforto e à instrução na justiça.
Versículos 1 a 2
Promessas Evangélicas; Exortações ao Dever. (a.C. 706.)
O objetivo destes versículos é mostrar que, quando Deus vem a nós pelo caminho da misericórdia, devemos ir ao seu encontro pelo caminho do dever.
I. Deus nos diz aqui quais são suas intenções de misericórdia para conosco (v. 1): “Minha salvação está prestes a vir”, a grande salvação realizada por Jesus Cristo. Pois era essa a salvação que os profetas buscaram e investigaram diligentemente (1 Pedro 1:10), figurada pelo livramento dos judeus de Senaqueribe ou da Babilônia. Observe:
A salvação do evangelho é a salvação do Senhor. Ele a concebeu e realizou e nela se gloria como sua.
Nessa salvação se revela a justiça de Deus. Ela é a beleza do evangelho a tal ponto que São Paulo faz dela o motivo de gloriar-se nele (Romanos 1:17), pois nele “a justiça de Deus se revela de fé em fé”. A lei revelou a justiça de Deus pela qual todos os pecadores são condenados; o evangelho, porém, revela aquela pela qual todos os crentes são absolvidos.
Os santos do Antigo Testamento viram essa salvação vindo e se aproximando deles muito antes de sua chegada; os profetas os avisaram de sua aproximação. Assim como Daniel entendeu pelos livros de Jeremias que a redenção da Babilônia se aproximava, ao fim de setenta anos, outros entenderam pelos livros de Daniel que nossa redenção por Cristo se aproximava ao fim de setenta semanas de anos.
II. Ele nos diz o que espera de nós como dever em vista disso. Não digam: “Vemos que a salvação está perto e, portanto, podemos viver como quisermos, pois agora não há perigo de perdê-la ou ficar aquém dela”; isso é transformar a graça de Deus em libertinagem.
Pelo contrário, quando a salvação estiver perto, redobrem a vigilância contra o pecado. Repare: quanto mais plenas as garantias que Deus nos dá de cumprir suas promessas, mais fortes as obrigações de obedecer-lhe que ele põe sobre nós.
A salvação aqui mencionada já chegou. Contudo, como ainda temos em vista uma salvação ulterior, o apóstolo nos exorta, como cristãos, ao dever com a mesma razão (Romanos 13:11): “Agora a nossa salvação está mais perto do que quando cremos”. Para nos qualificar e preparar para a salvação que se aproxima, requer-se:
- Que sejamos honestos e justos em todos os nossos tratos: “Guardai o juízo e praticai a justiça”. Andem conforme a regra e ajam conscienciosamente no que dizem e fazem, sem prejudicar ninguém. Deem a todos exatamente o que lhes é devido.
Ao cobrar o que lhes é devido, mantenham no próprio peito um tribunal de equidade que modere os rigores da lei. Deixem-se governar pela regra de ouro: “Façam aos outros o que gostariam que fizessem a vocês”. Os magistrados devem administrar justiça com sabedoria e fidelidade.
Isso é exigido para demonstrar a sinceridade de nossa fé e arrependimento e abrir o caminho da misericórdia. Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo. Deus é fiel a nós; sejamos fiéis uns aos outros.
- Que observemos religiosamente o sábado (v. 2). Não somos justos se roubamos de Deus seu tempo. A santificação do sábado representa aqui todos os deveres da primeira tábua, frutos de nosso amor a Deus, assim como justiça e juízo representam todos os da segunda, frutos de nosso amor ao próximo. Observe:
(1.) O dever exigido é guardar o sábado, como talento com que devemos negociar e tesouro confiado a nós. “Guardem-no santo; protejam-no; guardem-no com zelo e cautela; guardem-no de ser contaminado. Não consintam que vocês nem outros violem o descanso santo ou deixem de cumprir a obra santa desse dia.”
Se isso se destinava principalmente aos judeus na Babilônia, convinha lembrá-los especialmente disso. Pois, afastados do templo, não podiam observar as outras instituições de sua lei; ainda assim, podiam distinguir-se dos pagãos fazendo diferença entre o dia de Deus e os demais dias.
Mas, como o dever é exigido mais amplamente do homem e do filho do homem, isso indica que a santificação do sábado continuaria a ser um dever nos tempos do evangelho, quando os limites da igreja se ampliariam e outros ritos e cerimônias seriam abolidos.
Observe: os que querem guardar o sábado sem contaminá-lo precisam revestir-se de resolução. Não devem apenas fazer isso, mas apegar-se ao sábado, pois seu tempo é precioso e muito propenso a escapar se não tivermos grande zelo. Por isso, devemos apegar-nos a ele e manter-nos apegados, devemos fazê-lo e perseverar nisso.
(2.) O ânimo que temos para cumprir esse dever: bem-aventurado quem assim procede. O caminho para ter a bênção de Deus sobre nossos afazeres durante toda a semana é cuidar conscienciosamente da santificação do sábado e fazer dela uma ocupação séria. Ao fazê-lo, estaremos mais bem qualificados para praticar juízo e justiça. Quanto maior a piedade, maior a honestidade (1 Timóteo 2:2).
- Que não tenhamos parte com o pecado: bem-aventurado o homem que guarda sua mão de fazer o mal, qualquer injustiça ao próximo, no corpo, nos bens ou no bom nome; ou, em sentido mais geral, qualquer coisa que desagrade a Deus e prejudique a própria alma.
Repare: a melhor prova de que guardamos bem o sábado será o zelo de conservar a boa consciência durante toda a semana. Ter estado no monte com Deus ficará evidente se nossos rostos brilharem numa conduta santa diante dos homens.
Versículos 3 a 7
Ânimo aos Sinceros; Ânimo aos Gentios. (a.C. 706.)
O profeta, em nome de Deus, anima aqui os que se uniam de coração a Deus, mas sofriam grandes desânimos:
- Alguns estavam desanimados por não serem descendência de Abraão. Tinham-se unido ao Senhor e vinculado a ele a própria alma para serem seus para sempre. Essa é a raiz e a vida da religião: romper com o mundo e a carne e dedicar-nos inteiramente ao serviço e à honra de Deus.
Mas questionavam se Deus os aceitaria por serem filhos do estrangeiro (v. 3). Eram gentios, estranhos à comunidade de Israel e alheios às alianças da promessa, e por isso temiam não ter parte nem porção nesse assunto.
Diziam: “O Senhor me separou inteiramente de seu povo e não me reconhecerá como um deles nem me admitirá aos seus privilégios.” Muitas vezes se dissera que haveria uma lei para o estrangeiro e para o nascido na terra (Êxodo 12:49); ainda assim, chegavam a essa conclusão melancólica.
Repare: a incredulidade frequentemente sugere, para desânimo de pessoas boas, coisas diretamente contrárias ao que o próprio Deus disse, coisas contra as quais expressamente os precaveu. Que os filhos do estrangeiro não digam isso, pois não têm motivo para dizê-lo.
Repare: os ministros devem ter respostas prontas para os temores e desconfianças inquietantes dos cristãos fracos, em que devem reparar por mais irrazoáveis que sejam.
- Outros estavam desanimados por não serem pais de família em Israel. O eunuco dizia: “Eis que sou uma árvore seca”. Assim se considerava, e isso era sua dor; assim outros o consideravam, e isso era sua vergonha. Era tido por inútil porque não tinha filhos nem parecia que jamais os teria.
Isso era então mais doloroso porque eunucos não eram admitidos como sacerdotes (Levítico 21:20) nem na congregação (Deuteronômio 23:1), e porque a promessa de posteridade numerosa era bênção particular de Israel, mais valiosa porque dentre eles viria o Messias.
Mas Deus não queria que os eunucos tomassem sua condição pelo pior nem pensassem que seriam excluídos da igreja do evangelho e de serem sacerdotes espirituais por terem sido excluídos da congregação de Israel e do sacerdócio levítico.
Não: assim como a derrubada do muro de separação, expresso em ordenanças, admitiu os gentios, também permitiu a entrada dos que haviam sido excluídos por contaminações cerimoniais. Contudo, pela resposta dada a essa sugestão, parece que o que mais aflige o eunuco é estar registrado como sem filhos.
Agora se dão ânimos apropriados a cada um deles:
I. Aos que não têm filhos próprios, que, embora tivessem eles mesmos a honra de ser filhos da igreja e da aliança, não tinham a quem transmiti-la, ninguém para receber o sinal da circuncisão e os privilégios assegurados por ele. Agora, observe:
- Que bom caráter têm, embora estejam sob essa ignomínia e aflição; só têm direito aos confortos seguintes os que em alguma medida correspondem a essas características:
(1.) Guardam os sábados de Deus como ele designou que fossem guardados. Nos tempos primitivos, se perguntassem a um cristão: “Santificaste o dia do Senhor?”, ele prontamente responderia: “Sou cristão e não ouso fazer de outro modo.”
(2.) Em toda sua conduta escolhem as coisas que agradam a Deus. Fazem o que é bom; fazem com o propósito sincero de agradar a Deus com isso; fazem por escolha e com prazer.
Se às vezes, por fraqueza, ficam aquém de fazer o que agrada a Deus, ainda assim o escolhem, se esforçam por isso e o têm como alvo. Repare: o que agrada a Deus deve, sem discussão, ser nossa escolha.
(3.) Apegam-se à sua aliança, e isso agrada a Deus tanto quanto qualquer coisa. A aliança da graça nos é proposta e oferecida no evangelho; apegar-nos a ela é anuir a ela, aceitar a oferta e cumprir os termos, deliberada e sinceramente tomar Deus para ser nosso Deus e entregar-nos a ele para ser seu povo.
Apegar-nos à aliança indica anuência inteira e resoluta, como os que temem ficar aquém, agarrando-a como bom negócio e como os resolvidos a nunca deixá-la, pois é nossa vida. Apegamo-nos a ela como o criminoso se apegava às pontas do altar ao qual fugia por refúgio.
- Quanto conforto podem ter se correspondem a esse caráter, embora não sejam edificados em famílias (v. 5): “A eles darei um lugar melhor e um nome melhor.” Supõe-se que há lugar e nome vindos de filhos e filhas, valiosos e desejáveis.
É agradável pensar que vivemos em nossos filhos quando morremos. Mas há lugar melhor e nome melhor para os que estão em aliança com Deus, suficientes para compensar a falta dos primeiros.
Lugar e nome indicam descanso e reputação: lugar para viverem confortavelmente para si mesmos e nome para viverem com crédito entre seus vizinhos. Serão felizes e podem estar tranquilos tanto em casa quanto fora.
Embora não tenham filhos como música de sua casa ou flechas em sua aljava para lhes dar confiança ao falar com seus inimigos à porta, terão lugar e nome mais que equivalentes. Pois:
(1.) Deus os dará a eles, os dará por promessa; ele próprio será tanto sua habitação quanto sua glória, seu lugar e seu nome.
(2.) Lhes dará em sua casa e dentro de seus muros; ali terão lugar, serão plantados para criar raízes (Salmos 92:13), habitarão todos os dias de sua vida (Salmos 27:4). Estarão em casa na comunhão com Deus, como Ana, que não se afastava do templo noite nem dia.
Ali terão nome. Um nome pelas boas coisas diante de Deus e das pessoas boas é melhor que o de filhos e filhas. Nossa relação com Deus, participação em Cristo, direito às bênçãos da aliança e esperanças de vida eterna nos dão na casa de Deus lugar bendito e nome bendito.
(3.) Será nome eterno, nunca extinto nem cortado; como o lugar e nome dos anjos que por isso não se casam, porque não morrem. Bênçãos espirituais são indescritivelmente melhores que as de filhos e filhas.
Pois os filhos são uma preocupação certa e podem se tornar a maior dor e vergonha da vida de um homem; mas as bênçãos de que participamos na casa de Deus são alegria e honra certas e constantes, confortos que não podem ser amargados.
II. Aos que eles mesmos são filhos de estrangeiros:
- Aqui se promete que agora serão bem-vindos à igreja (v. 6, 7). Quando os de Israel de Deus saírem da Babilônia, tragam consigo tantos de seus vizinhos quantos puderem persuadir a vir; Deus encontrará lugar suficiente para todos em sua casa. Aqui, como antes, podemos observar:
(1.) Em que termos serão bem-vindos. Saibam que os de Israel de Deus, ao sair da Babilônia, não serão atormentados, como ao sair do Egito, por multidão misturada que foi com eles, mas não estava de coração a seu favor.
Não: os filhos dos estrangeiros terão lugar e nome na casa de Deus, desde que:
[1.] Abandonem outros deuses, todos os rivais e os que alegam sê-lo, e se unam ao Senhor de modo a se tornar um espírito (1 Coríntios 6:17).
[2.] Unam-se a ele como súditos ao seu príncipe e soldados ao seu general, por juramento de fidelidade e obediência, para servi-lo, não ocasionalmente, como quem presta um serviço passageiro, mas para serem constantemente seus servos, inteiramente sujeitos ao seu comando e dedicados ao seu interesse.
[3.] Unam-se a ele como amigos de sua honra e dos interesses de seu reino no mundo, para amar o nome do Senhor, agradar-se de tudo que revelou de si mesmo e de todos os memoriais que fazem dele.
Observe: servi-lo e amá-lo andam juntos; os que na verdade o amam o servirão fielmente, e a obediência que nasce do amor é a mais aceitável a ele, assim como a mais agradável a nós, pois então seus mandamentos não são penosos (1 João 5:3).
[4.] Guardem o sábado de contaminá-lo, pois especialmente se exige isso do estrangeiro dentro de suas portas.
[5.] Apeguem-se à aliança, isto é, submetam-se aos seus vínculos e reivindiquem seus benefícios.
(2.) A que privilégios serão bem-vindos (v. 7). Três coisas lhes são prometidas ao vir a Deus:
[1.] Auxílio: “Eu os trarei ao meu monte santo, não só os receberei bem quando vierem, mas os inclinarei a vir, lhes mostrarei o caminho e os conduzirei nele.” O próprio Davi ora para que Deus por sua luz e verdade os leve ao seu monte santo (Salmos 43:3).
Os filhos do estrangeiro estarão sob a mesma direção. A igreja é o monte santo de Deus, sobre o qual pôs seu Rei; ao trazê-los ao monte Sião, os traz para serem súditos do Rei de Sião, assim como adoradores no templo santo de Sião.
[2.] Aceitação: “Seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos no meu altar, e nem um pouco menos aceitáveis por serem deles, embora sejam filhos do estrangeiro.” As orações e louvores, sacrifícios espirituais, dos gentios devotos serão tão agradáveis a Deus como os dos judeus piedosos, sem diferença entre eles.
Pois, embora gentios de nascimento, pela graça serão considerados descendência crente do fiel Abraão e descendência orante de Jacó, que lutava; em Cristo Jesus não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão.
[3.] Conforto. Não só serão aceitos, mas terão prazer nisso: “Eu os alegrarei na minha casa de oração”. Terão graça não só para servir a Deus, mas para servi-lo alegremente e com regozijo; isso tornará o serviço mais aceitável a ele, pois, quando cantamos nos caminhos do Senhor, grande é a glória de nosso Deus.
Irão embora e comerão seu pão com alegria, porque Deus agora aceita suas obras (Eclesiastes 9:7). Ou melhor, embora viessem à casa de oração em luto, sairão regozijando-se, pois ali encontrarão alívio ao lançar suas preocupações e fardos sobre Deus e entregar-se a ele; como Ana, sairão e seu rosto não mais será triste. Muitos espíritos tristes foram alegrados na casa de oração.
- Aqui se promete que multidões de gentios virão à igreja; não só os poucos que chegam aos poucos serão recebidos, mas grandes números virão e a porta lhes será aberta: “Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”.
O templo era então casa de Deus, e Cristo aplica essas palavras a ele (Mateus 21:13), mas tendo-o em vista como figura da igreja do evangelho (Hebreus 9:8, 9). Pois Cristo a chama sua casa (Hebreus 3:6). Agora, acerca dessa casa se promete:
(1.) Que não será casa de sacrifício, mas casa de oração. As reuniões religiosas do povo de Deus serão reuniões de oração em que se unirão como sinal de sua fé unida e amor mútuo.
(2.) Que será casa de oração não só para o povo judeu, mas para todos os povos. Isso se cumpriu quando Pedro foi levado não só a perceber ele mesmo, mas a dizer ao mundo que em toda nação quem teme a Deus e pratica justiça lhe é aceito (Atos 10:35).
Declarara-se repetidas vezes que o estrangeiro que se aproxima seria morto, mas os gentios não serão mais considerados estrangeiros e forasteiros (Efésios 2:19).
Pela oração de Salomão na dedicação do templo, parece tanto que se destinava primariamente a casa de oração quanto que os estrangeiros deveriam ser bem-vindos a ele (1 Reis 8:30, 41, 43).
Indica-se aqui (v. 8) que, ao serem chamados os gentios, serão incorporados num só corpo com os judeus, para que, como Cristo diz em João 10:16, haja um só aprisco e um só Pastor. Pois:
[1.] Deus reunirá os rejeitados de Israel. Muitos judeus que pela incredulidade se excluíram serão trazidos novamente pela fé, remanescente segundo a eleição da graça (Romanos 11:5).
Cristo veio às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mateus 15:24), para reunir seus rejeitados (Salmos 147:2), restaurar seus preservados (Isaías 49:6) e ser sua glória (Lucas 2:32).
[2.] Reunirá também outros a ele, além de seus próprios rejeitados reunidos a ele. Ou, embora alguns gentios tenham entrado na igreja de vez em quando, isso não bastará, como alguns talvez pensem, para atender à extensão dessas promessas.
Não: ainda há muitos outros a serem trazidos: “Reunirei outros a ele além destes; estes são apenas primícias em comparação com a colheita que será reunida para Cristo nas nações da terra, quando entrar a plenitude dos gentios.”
Repare: a igreja é um corpo que cresce; quando alguns são reunidos a ela, podemos continuamente esperar mais, até completar o corpo místico. “Tenho outras ovelhas.”
Versículos 9 a 12
Uma Acusação contra os Profetas. (a.C. 706.)
Das palavras de conforto, o profeta, por mudança muito repentina de estilo, passa a palavras de censura e convencimento; prossegue nesse tom, na maior parte, nos três capítulos seguintes. Por isso, alguns começam aqui um novo sermão.
Garantira ao povo que no tempo devido Deus os livraria do cativeiro, para conforto dos que vivessem quando Deus o fizesse. Agora mostra quais eram seus pecados e provocações pelos quais Deus os enviaria ao cativeiro.
Isso se destinava ao convencimento dos que viviam em seu próprio tempo, quase cem anos antes do cativeiro, que agora completavam a medida do pecado da nação, e a justificar Deus no que lhes trouxe. Deus os devastará pela ferocidade de seus inimigos, pela falsidade de seus amigos.
I. Juízos desoladores são aqui convocados (v. 9). As ovelhas do pasto de Deus agora serão ovelhas de sua matança, cairão como vítimas de sua justiça; por isso, os animais do campo e da floresta são chamados a vir e devorar.
São animais de rapina e agem por sua própria disposição voraz; mas Deus lhes concede fazê-lo, ou melhor, os emprega como servos ao fazê-lo, ministros de sua justiça, embora não tenham tal intenção nem seu coração assim pense.
Se isso se refere principalmente à invasão dos babilônios e ao devorá-los, ainda pode apontar mais adiante, para a destruição de Jerusalém e da nação judaica pelos romanos, depois de seus rejeitados, mencionados no v. 8, serem reunidos à igreja cristã.
Os exércitos romanos vieram sobre eles como animais da floresta para devorá-los e lhes tiraram inteiramente lugar e nação. Repare: quando Deus tem obra sangrenta a fazer, tem animais de rapina ao alcance de seu chamado para empregá-los nela.
II. Aqui se dá o motivo desses juízos. Os pastores, que deveriam ser vigias do rebanho, descobrir a aproximação dos animais de rapina, mantê-los afastados e proteger as ovelhas, eram traiçoeiros e negligentes, não atendiam à sua ocupação nem cumpriam conscienciosamente a confiança depositada neles; assim as ovelhas se tornaram presa fácil das feras.
Isso pode se referir aos falsos profetas dos tempos de Isaías, Jeremias e Ezequiel, que adulavam o povo em seus caminhos perversos e lhes diziam que teriam paz embora prosseguissem, e aos sacerdotes que governavam por seus meios.
Ou pode se referir aos príncipes perversos, filhos de Josias, que faziam mal aos olhos do Senhor, e aos outros magistrados perversos sob eles, que traíam sua confiança, eram viciosos e profanos.
Em vez de fechar a brecha pela qual os juízos de Deus irrompiam sobre eles, a alargavam e aumentavam a ira feroz do Senhor, em vez de fazer algo para afastá-la. Deveriam guardar juízo e justiça (v. 1), mas abandonaram ambos (Jeremias 5:1).
Ou pode se referir aos vigias da nação no tempo de nosso Salvador, os principais sacerdotes e escribas, que deveriam discernir os sinais dos tempos e avisar o povo da aproximação do Messias.
Mas, em vez disso, se opunham a ele e faziam tudo para impedir o povo de conhecê-lo e suscitar preconceito contra ele. É caracterização muito triste desses vigias. Ai de você, ó terra, quando seus guias são assim:
- Não tinham noção nem conhecimento de sua ocupação. Ignoravam miseravelmente sua obra e eram muito incapazes de ensinar, tendo eles mesmos recebido ensino tão ruim: “Seus vigias são cegos”, e por isso inteiramente incapazes de ser vigias.
Se os videntes não veem, quem verá por nós? Se a luz em nós é treva, quão grande é essa treva! Cristo descreve os fariseus como guias cegos de cegos (Mateus 15:14). Os animais do campo vêm devorar e os vigias são cegos e não percebem sua presença.
São todos ignorantes (v. 10), pastores que não podem entender (v. 11), que não sabem o que fazer pelas ovelhas nem podem alimentá-las com entendimento (Jeremias 3:15).
- O pouco conhecimento que tinham, não usavam; ninguém era beneficiado por ele. Assim como eram vigias cegos que não podiam discernir o perigo, assim eram cães mudos que não queriam dar aviso dele. Por que os cães são postos para guardar ovelhas se não podem latir para despertar o pastor e assustar o lobo?
Assim eram estes; os encarregados de almas nunca censuravam os homens por suas faltas nem lhes diziam qual seria seu fim, nunca os avisavam dos juízos de Deus que irrompiam sobre eles. Latiam contra os profetas de Deus, também os mordiam e atormentavam as ovelhas, mas não se opunham ao lobo ou ladrão.
- Eram muito preguiçosos e não queriam se esforçar. Amavam seu sossego e odiavam a ocupação, sempre dormindo, deitados e amando cochilar. Não eram vencidos e dominados pelo sono, como os discípulos por dor e fadiga, mas se deitavam de propósito para convidar o sono e diziam: “Alma, toma teu sossego.” “Mais um pouco de sono.”
Vai mal para um povo quando seus pastores cochilam (Naum 3:18), e é bom para o povo de Deus que seu pastor, o guarda de Israel, não cochila nem dorme.
- Eram muito cobiçosos e ávidos pelo mundo, cães vorazes que nunca têm o suficiente. Por muito que tivessem, o julgariam pouco demais. Amam tanto a prata que nunca se satisfazem com ela (Eclesiastes 5:10).
Toda sua investigação é o que ganharão, não o que farão. Recebam o salário e não se importam se a obra é feita ou não; não alimentam o rebanho, mas o tosquiam. Cada um olha seu próprio caminho, atende a seus interesses privados e não leva em conta o bem-estar público.
Era a queixa de São Paulo acerca dos vigias de seu tempo (Filipenses 2:21): “Todos buscam o que é seu, não as coisas de Jesus Cristo”.
Cada um quer propagar sua própria opinião, promover seu próprio partido, elevar sua própria família e ter tudo à sua própria vontade, enquanto os interesses comuns da coletividade são miseravelmente negligenciados e adiados. Cada um busca o próprio ganho em seu setor, na sua parte do trabalho.
Querem ganho de todos os lados: Rem rem quocunque modo rem, dinheiro, dinheiro, por meios honestos ou desonestos precisamos de dinheiro; mas especialmente de seu próprio lado, onde certamente zelarão para não perder nada nem deixar escapar coisa alguma a ganhar. Se alguém não lhes põe algo na boca, não só não lhe prestarão serviço algum, mas prepararão guerra contra ele (Miquéias 3:5).
- Eram perfeitos epicuristas, entregues aos prazeres, nunca tão em seu elemento como nas festas de embriaguez (v. 12): “Vinde”, dizem, “buscarei vinho”, pois o têm à disposição; suas adegas são mais bem abastecidas que seus aposentos de recolhimento; “e nos encheremos”, ou nos embriagaremos, de bebida forte.
Frequentemente estavam bêbados, não por descuido, como se diz, nem por serem surpreendidos pela bebida, mas intencionalmente. Os vigias assim convidavam e animavam uns aos outros a beber em excesso, ou cortejavam o povo para sentar e beber com eles; assim confirmavam nos caminhos perversos e endureciam os corações daqueles a quem deveriam censurar.
Como poderiam julgar prejuízo algum embriagar-se quando os próprios vigias se juntavam a eles e os conduziam a isso!
- Estavam muito seguros e confiantes na continuação de sua prosperidade e sossego; diziam: “Amanhã será como este dia e muito mais abundante; teremos tanto para gastar em nossas concupiscências amanhã como hoje.”
Não pensavam em sua própria fragilidade e mortalidade, embora encurtassem seus dias e apressassem sua morte pelos excessos. Não tinham pavor dos juízos de Deus, embora diariamente o provocassem e se expusessem à sua cólera e maldição.
Nunca consideravam a incerteza dos deleites e prazeres dos sentidos, que perecem no uso e passam com suas concupiscências. Resolviam continuar nesse caminho perverso, seja o que for que suas consciências dissessem em contrário, tão alegres amanhã como hoje. Mas não se vanglorie do amanhã, quando talvez nesta noite sua alma lhe seja exigida.