Isaías 53
Argumento
As duas grandes coisas que o Espírito de Cristo, nos profetas do Antigo Testamento, testemunhou de antemão foram os sofrimentos de Cristo e a glória que se seguiria, 1 Pedro 1:11.
E o que o próprio Cristo, quando expôs Moisés e todos os profetas, mostrou ser a orientação e o alcance de todos eles foi que Cristo devia sofrer e depois entrar em sua glória, Lucas 24:26, 27.
Mas em nenhum lugar de todo o Antigo Testamento essas duas coisas são profetizadas tão clara e plenamente como aqui neste capítulo, do qual diversas passagens são citadas com aplicação a Cristo no Novo Testamento.
Este capítulo está tão cheio das riquezas insondáveis de Cristo que pode ser chamado antes o evangelho do evangelista Isaías do que a profecia do profeta Isaías. Podemos observar aqui:
I. A vergonha ligada aos sofrimentos de Cristo: a aparência humilde, a grandeza de sua dor e os preconceitos que muitos conceberam, em consequência, contra sua doutrina, vv. 1-3.
II. A remoção dessa vergonha e a impressão de honra imortal sobre seus sofrimentos, apesar da desonra e ignomínia deles, por quatro considerações:
Que, por meio deles, cumpriu a vontade de seu Pai, v. 4, 6, 10.
Que, por meio deles, fez expiação pelo pecado do homem (vv. 4-6, 8, 11, 12), pois não foi por pecado próprio que sofreu, v. 9.
Que suportou seus sofrimentos de maneira invencível e exemplar, v. 7.
Que prosperaria em seu empreendimento, e seus sofrimentos terminariam em sua honra imortal, vv. 10-12.
Misturando a fé com a profecia deste capítulo, podemos aprofundar nosso conhecimento de Jesus Cristo e dele crucificado, de Jesus Cristo e dele glorificado, morrendo por nossos pecados e ressuscitando para nossa justificação.
Versículos 1 a 3
A Humilhação do Messias. (a.C. 706.)
O profeta, no fim do capítulo anterior, tinha previsto e predito a acolhida favorável que o evangelho de Cristo encontraria entre os gentios: que as nações e seus reis lhe dariam as boas-vindas, que aqueles que não o tinham visto creriam nele.
E, embora não tivessem entre eles nenhuma profecia da graça do evangelho que pudesse despertar suas expectativas e dispô-los a acolhê-la, ainda assim, à primeira notícia dela, lhe dariam o devido peso e consideração.
Agora ele prediz aqui, com espanto, a incredulidade dos judeus, apesar das notícias anteriores que tinham da vinda do Messias no Antigo Testamento e da oportunidade que tinham de conhecê-lo pessoalmente. Observe aqui:
I. O desprezo que lançaram sobre o evangelho de Cristo, v. 1. Diz-se expressamente que a incredulidade dos judeus no tempo de nosso Salvador foi o cumprimento dessa palavra, João 12:38.
E ela também é aplicada ao pouco sucesso que a pregação dos apóstolos encontrou entre judeus e gentios, Romanos 10:16. Repare:
- Dos muitos que ouvem o relato do evangelho, são poucos, muito poucos, os que creem nele. Ele é relatado aberta e publicamente, não sussurrado num canto nem confinado às escolas, mas proclamado a todos.
E é uma palavra tão fiel e tão digna de toda aceitação que se pensaria que deveria ser universalmente recebida e crida. Mas acontece o contrário: poucos creram nos profetas que falaram de Cristo antes de sua vinda.
Quando ele próprio veio, nenhum dos governantes nem dos fariseus o seguiu, e apenas aqui e ali alguém do povo comum. E, quando os apóstolos levaram esse relato pelo mundo inteiro, alguns em cada lugar creram, mas comparativamente muito poucos.
Até hoje, dos muitos que professam crer nesse relato, são poucos os que o abraçam de coração e se submetem ao seu poder.
- Por isso, as pessoas não creem no relato do evangelho porque o braço do Senhor não lhes é revelado; não discernem nem se deixam levar a reconhecer aquele poder divino que acompanha a palavra.
O braço do Senhor é desnudado (como foi dito, Isaías 52:10) nos milagres realizados para confirmar a doutrina de Cristo, no maravilhoso sucesso dela e em sua energia sobre a consciência. Embora seja uma voz serena, é uma voz forte.
Mas não percebem isso nem experimentam em si aquela operação do Espírito que torna a palavra eficaz. Não creem no evangelho porque, rebelando-se contra a luz que tinham, perderam a graça de Deus, que, por isso, ele justamente lhes negou e deles reteve; e, por falta dela, não creram.
- Isso deve nos tocar profundamente; é motivo de espanto e de grande lamentação, e os ministros podem ir a Deus e queixar-se disso a ele, como o profeta aqui.
Que pena que uma graça tão rica seja recebida em vão, que almas preciosas pereçam à beira do tanque porque não querem entrar nele e ser curadas!
II. O desprezo que lançaram sobre a pessoa de Cristo por causa da aparência humilde, v. 2, 3. Isso parece entrar como motivo de terem rejeitado sua doutrina, pois tinham preconceito contra sua pessoa.
Quando ele estava na terra, muitos que o ouviam pregar e não podiam deixar de aprovar o que ouviam não queriam dar-lhe nenhuma atenção nem acolhida, porque vinha de alguém que causava tão pouca impressão e não tinha vantagens exteriores que o recomendassem. Observe aqui:
- A condição humilde a que se submeteu e como se rebaixou e se esvaziou. Sua entrada no mundo e a posição que nele ocupou de modo algum correspondiam às ideias que os judeus tinham formado do Messias e às suas expectativas a respeito dele, mas eram o completo contrário:
(1.) Esperava-se que sua linhagem fosse muito elevada e nobre. Seria o Filho de Davi, de uma família que tinha um nome semelhante aos nomes dos grandes homens que estavam na terra, 2 Samuel 7:9.
Mas ele surgiu dessa família real e ilustre quando ela estava reduzida e decaída, e José, aquele filho de Davi que era seu suposto pai, era apenas um pobre carpinteiro, talvez carpinteiro de navios, pois a maioria de seus parentes era de pescadores.
Isso se entende aqui por ele ser uma raiz que sai de terra seca: seu nascimento numa família humilde e desprezível, no norte, na Galileia, numa família da qual, como de uma terra seca e deserta, não se esperava nada verde, nada grande, num país de tão pouca reputação que se pensava que nada bom pudesse sair dele.
Sua mãe, sendo virgem, era como terra seca; contudo, dela surgiu aquele que não é apenas fruto, mas raiz. A semente na terra pedregosa não tinha raiz; mas, embora Cristo tenha crescido de uma terra seca, ele é tanto a raiz quanto o descendente de Davi, a raiz da boa oliveira.
(2.) Esperava-se que fizesse uma entrada pública e viesse em pompa e chamando a atenção; mas, em vez disso, cresceu diante de Deus, não diante dos homens.
Deus tinha seus olhos sobre ele, mas os homens não o consideravam: cresceu como uma planta tenra, silenciosa e imperceptivelmente, sem nenhum ruído, como o cereal, aquela planta tenra, cresce, não sabemos como, Marcos 4:27.
Cristo surgiu como uma planta tenra que, ao que se pensaria, poderia facilmente ser esmagada ou queimada numa noite de geada. O evangelho de Cristo, em seu começo, era como um grão de mostarda, tão insignificante parecia, Mateus 13:31, 32.
(3.) Esperava-se que tivesse alguma beleza incomum em seu rosto e pessoa, que encantasse os olhos, atraísse o coração e elevasse as expectativas de todos os que o vissem.
Mas não havia nada desse tipo nele; não que fosse minimamente deformado ou malformado, mas não tinha forma nem formosura, nada extraordinário que se poderia pensar encontrar no semblante de uma divindade encarnada.
Aqueles que o viam não podiam ver que houvesse nele alguma beleza para desejá-lo, nada nele “mais do que em outro amado” (Cantares de Salomão 5:9).
Moisés, quando nasceu, era “muito formoso”, a tal ponto que isso foi considerado um feliz presságio (Atos 7:20; Hebreus 11:23). Davi, quando foi ungido, era de “belo semblante” e “vistoso de se olhar” (1 Samuel 16:12).
Mas nosso Senhor Jesus não tinha nada disso que o recomendasse. Ou isso pode se referir não tanto à sua pessoa quanto à maneira de seu aparecimento no mundo, que nada tinha de glória palpável. Seu evangelho é pregado não com as palavras sedutoras da sabedoria do homem, mas com toda simplicidade, de acordo com o assunto.
(4.) Esperava-se que vivesse uma vida agradável e desfrutasse plenamente de todas as delícias dos filhos e filhas dos homens, o que teria atraído todos os tipos de pessoas a ele; mas, pelo contrário, era um “homem de tristezas e familiarizado com a dor”.
Não foi apenas sua última cena que foi trágica, mas sua vida inteira foi assim, não apenas humilde, mas miserável,
--------mas uma corrente contínua
De trabalho, tristeza e sofrimento que consome.
Sir R. Blackmore.
Assim, sendo feito pecado em nosso favor, submeteu-se à sentença à qual o pecado nos tinha sujeitado, de comermos com tristeza todos os dias de nossa vida (Gênesis 3:17), e com isso atenuou muito do rigor e da severidade da sentença quanto a nós.
Sua condição era triste por muitos motivos. Não tinha morada fixa nem onde deitar sua cabeça, vivia de esmolas, enfrentava oposição e ameaças e suportava a contradição dos pecadores contra si. Seu espírito era sensível e admitia as impressões da tristeza. Nunca lemos que riu, mas muitas vezes que chorou.
Lêntulo, em sua epístola ao senado romano acerca de Jesus, diz: “Nunca foi visto rir”; e estava tão desgastado e definhado pela dor contínua que, quando tinha apenas pouco mais de trinta anos, foi tomado por alguém de quase cinquenta, João 8:57.
A dor era sua íntima conhecida; pois se familiarizou com os pesares dos outros e se compadeceu deles, e nunca manteve sua própria dor à distância; pois, em sua transfiguração, falou de sua própria morte e, em seu triunfo, chorou sobre Jerusalém. Olhemos para ele e lamentemos.
- A baixa opinião que os homens tinham dele por isso. Sendo geralmente propensos a julgar pessoas e coisas pela visão dos olhos e segundo a aparência exterior, não viam nele beleza para desejá-lo.
Havia nele muita beleza verdadeira, a beleza da santidade e a beleza da bondade, suficiente para torná-lo o desejo de todas as nações; mas a parte muito maior daqueles entre os quais vivia e convivia não via nada dessa beleza, pois ela era discernida espiritualmente.
Os corações carnais não veem excelência no Senhor Jesus, nada que os induza a desejar conhecê-lo ou ter participação nele.
Ou melhor: ele não é apenas indesejado, mas é desprezado e rejeitado, abandonado e abominado, objeto de desprezo dos homens, alguém desprezível com quem os homens evitavam manter companhia e por quem não tinham nenhuma estima, um verme e não um homem.
Foi desprezado como um homem humilde, rejeitado como um homem mau. Era a pedra que os construtores recusaram; não queriam que reinasse sobre eles.
Os homens, que deveriam ter tido razão suficiente para entender melhor as coisas, sensibilidade suficiente para não pisar num homem na miséria, homens que ele veio buscar e salvar, o rejeitaram: “Escondemos como que nossos rostos dele”; olhamos para outro lado, e seus sofrimentos eram como nada para nós, embora nunca a tristeza tivesse sido como sua tristeza.
Ou melhor: não apenas nos comportamos como quem não se interessa por ele, mas como quem o detesta e tem por ele abominação.
Pode-se ler: ele escondeu como que seu rosto de nós, ocultou a glória de sua majestade e estendeu um véu sobre ela; e, por isso, foi desprezado, e “não o estimamos”, porque não podíamos ver através daquele véu.
Cristo, tendo-se comprometido a satisfazer a justiça de Deus pela injúria que o homem lhe tinha feito em sua honra pelo pecado (e Deus só pode ser injuriado em sua honra), fez isso não apenas se despojando das glórias devidas a uma divindade encarnada, mas se submetendo às desonras devidas aos piores homens e malfeitores; e, assim, aviltando-se, glorificou seu Pai.
Mas esse é um bom motivo para que o estimemos grandemente e nos empenhemos em lhe dar honra; seja recebido por nós aquele que os homens rejeitaram.
Versículos 4 a 9
A Humilhação do Messias. (a.C. 706.)
Nestes versículos temos:
I. Um relato ulterior dos sofrimentos de Cristo. Muito foi dito antes, mas aqui se diz mais da condição muito baixa à qual se rebaixou e se humilhou, à qual se tornou obediente até a morte de cruz:
- Teve dores e tristezas; sendo familiarizado com elas, manteve essa familiaridade e não se tornou esquivo, não, nem mesmo diante de uma familiaridade tão melancólica. Foram-lhe destinadas dores e tristezas? Ele as suportou e não censurou sua sorte; carregou-as e não recuou diante delas nem sucumbiu sob elas.
A carga era pesada e o caminho longo; contudo, não se cansou, mas perseverou até o fim, até dizer: “Está consumado”.
- Teve golpes e contusões; foi ferido, golpeado e afligido. Suas tristezas o contundiram; sentiu sofrimento e dor aguda por causa delas; elas o tocaram na parte mais sensível, especialmente quando Deus foi desonrado e quando Deus o abandonou na cruz.
Durante todo o tempo foi golpeado pela língua, quando era criticado capciosamente e contrariado, recebia os piores rótulos e se dizia todo tipo de mal contra ele. Por fim, foi golpeado pela mão, com golpe após golpe.
- Teve feridas e açoites. Foi açoitado não sob a restrição misericordiosa da lei judaica, que não consentia que se dessem mais de quarenta açoites ao pior dos malfeitores, mas segundo o costume dos romanos.
E seu açoitamento, sem dúvida, foi tanto mais severo porque Pilatos o pretendia como equivalente à sua crucificação; contudo, acabou sendo um prefácio dela. Foi ferido nas mãos, nos pés e no lado.
Embora estivesse ordenado que nenhum de seus ossos fosse quebrado, ainda assim, dificilmente tinha pele inteira em alguma parte (por mais que gostemos de dormir com a nossa inteira, mesmo quando somos chamados a sofrer por ele).
Mas, do alto de sua cabeça, que foi coroada de espinhos, às plantas de seus pés, que foram pregados à cruz, nada aparecia senão feridas e contusões.
- Foi injustiçado e maltratado (v. 7): “Foi oprimido”, tratado injuriosamente e tratado com dureza. Foi acusado daquilo de que era perfeitamente inocente, e foi posto sobre ele aquilo que não merecia; e em ambas as coisas foi oprimido e injuriado.
Foi afligido tanto na mente quanto no corpo; sendo oprimido, levou isso a sério e, embora fosse paciente, não ficou insensível sob a opressão, mas mesclou suas lágrimas com as dos oprimidos, que não têm confortador, porque do lado dos opressores há poder, Eclesiastes 4:1.
A opressão é uma aflição penosa; tornou louco muito homem sábio (Eclesiastes 7:7); mas nosso Senhor Jesus, embora fosse afligido quando oprimido, manteve a posse de sua própria alma.
- Foi julgado e encarcerado, como se entende por ter sido “tirado da prisão e do julgamento”, v. 8. Tendo Deus o feito pecado em nosso favor, foi processado como malfeitor; foi detido, posto sob custódia e feito prisioneiro.
Foi julgado, acusado, submetido a julgamento e condenado segundo as formas usuais da lei: Deus instaurou um processo contra ele, julgou-o em seguimento desse processo e o confinou na prisão do túmulo, à porta do qual uma pedra foi rolada e selada.
- Foi cortado da terra dos viventes por uma morte prematura, embora vivesse uma vida muito útil, fizesse tantas boas obras, e todas fossem tais que alguém seria propenso a pensar que foi por algumas delas que o apedrejaram.
Foi golpeado até a morte, até o túmulo que fez com os ímpios (pois foi crucificado entre dois ladrões, como se fosse o pior dos três) e, contudo, com o rico, pois foi sepultado num sepulcro que pertencia a José, um conselheiro honrado.
Embora morresse com os ímpios e, segundo o procedimento comum com criminosos, devesse ter sido sepultado com eles no lugar onde foi crucificado, ainda assim, Deus aqui predisse, e a Providência assim ordenou, que faria seu túmulo com os inocentes, com o rico, como marca de distinção entre ele e os que realmente mereciam morrer, mesmo em seus sofrimentos.
II. Um relato completo do significado de seus sofrimentos. Era um mistério muito grande que uma pessoa tão excelente sofresse coisas tão duras; e é natural perguntar com espanto: “Como isso aconteceu? Que mal tinha feito?”
Seus inimigos, de fato, o viam como alguém que sofria justamente por seus crimes; e, embora não pudessem acusá-lo de nada, o consideravam ferido, golpeado por Deus e afligido, v. 4.
Porque o odiavam e perseguiam, pensavam que Deus fazia o mesmo, que era seu inimigo e lutava contra ele; e, por isso, enfureciam-se tanto mais contra ele, dizendo: “Deus o abandonou; persegui e tomai-o”, Salmos 71:11.
Aqueles que são justamente golpeados são golpeados por Deus, pois por ele os príncipes decretam justiça; e assim o consideravam golpeado, justamente morto como blasfemo, enganador e inimigo de César.
Aqueles que o viam pendurado na cruz não investigavam o mérito de sua causa, mas davam por certo que era culpado de tudo aquilo de que era acusado e que, por isso, a vingança não lhe permitia viver.
Assim os amigos de Jó o consideravam golpeado por Deus, porque havia algo incomum em seus sofrimentos. É verdade que foi golpeado por Deus, v. 10 (ou, como alguns leem, era o golpeado e afligido de Deus, o Filho de Deus, embora golpeado e afligido), mas não no sentido que eles pretendiam; pois, embora sofresse todas essas coisas:
- Nunca fez nada que minimamente merecesse esse tratamento duro. Embora fosse acusado de perverter a nação e semear sedição, isso era completamente falso; não tinha feito violência, mas andava fazendo o bem.
E, embora fosse chamado aquele enganador, nunca mereceu esse rótulo; pois não houve engano em sua boca (v. 9), ao que o apóstolo se refere, 1 Pedro 2:22: “Não fez pecado, nem foi achado dolo em sua boca”.
Nunca ofendeu nem em palavra nem em ação, e nenhum de seus inimigos pôde aceitar aquele seu desafio: “Qual de vós me convence de pecado?” O juiz que o condenou reconheceu que não encontrava culpa nele, e o centurião que o executou professou que certamente era um homem justo.
- Comportou-se sob seus sofrimentos de modo a mostrar que não sofria como malfeitor; pois, embora fosse oprimido e afligido, ainda assim, “não abriu sua boca” (v. 7), não, nem mesmo para apelar por sua própria inocência, mas ofereceu-se livremente para sofrer e morrer em nosso favor e nada objetou contra isso.
Isso remove o escândalo da cruz: que se submeteu voluntariamente a ela, para fins grandes e santos. Por sua sabedoria poderia ter escapado da sentença, e por seu poder poderia ter resistido à execução; mas assim estava escrito, e assim lhe convinha sofrer.
Recebeu esse mandamento de seu Pai e, por isso, foi levado como um cordeiro ao abate, sem nenhuma dificuldade nem relutância (ele é o Cordeiro de Deus); e, como uma ovelha fica muda diante dos tosquiadores, ou melhor, diante dos açougueiros, assim não abriu sua boca.
Isso denota não apenas sua paciência exemplar sob a aflição (Salmos 39:9) e sua mansidão sob o descrédito (Salmos 38:13), mas sua alegre conformidade com a vontade de seu Pai. “Não minha vontade, mas a tua seja feita.” “Eis que venho.”
Por essa vontade somos santificados, por ele fazer sua própria alma, sua própria vida, uma oferta por nosso pecado.
- Foi para nosso bem e em nosso lugar que Jesus Cristo sofreu. Isso é afirmado aqui clara e plenamente, numa variedade muito grande de expressões enfáticas:
(1.) É certo que todos somos culpados diante de Deus. Todos pecamos e ficamos aquém da glória de Deus (v. 6): “Todos nós, como ovelhas, nos desviamos”, tanto um quanto outro.
A raça humana inteira está sob a mancha da corrupção original, e cada pessoa em particular está acusada de muitas transgressões efetivas. Todos nos desviamos de Deus, nosso legítimo dono, e nos alienamos dele, dos fins para os quais intentava que nos movêssemos e do caminho no qual nos designou mover.
Desviamo-nos como ovelhas, que são propensas a vaguear e não são aptas, quando se desviam, a encontrar o caminho de volta para casa. Esse é nosso verdadeiro caráter; estamos inclinados a nos afastar de Deus, mas completamente incapazes, por conta própria, de voltar a ele.
Isso é mencionado não apenas como nossa infelicidade (que nos desviamos dos pastos verdes e nos expomos aos animais de rapina), mas como nossa iniquidade.
Afrontamos Deus ao nos desviarmos dele, pois cada um se desvia para seu próprio caminho, e com isso colocamos a nós mesmos e a nossa própria vontade em rivalidade com Deus e sua vontade, o que é a malignidade do pecado.
Em vez de andar obedientemente no caminho de Deus, voltamos voluntariosa e obstinadamente para nosso próprio caminho, o caminho de nosso próprio coração, o caminho ao qual nos conduzem nossos próprios apetites e paixões corruptos.
Estabelecemo-nos por conta própria, para sermos nossos próprios senhores, nossos próprios repartidores, para fazer o que queremos e ter o que queremos. Alguns pensam que isso indica nosso próprio caminho mau, distinto do caminho mau dos outros.
Os pecadores têm sua própria iniquidade, seu pecado amado, que mais facilmente os cerca, seu próprio caminho mau, do qual gostam particularmente e no qual se dão por felizes.
(2.) Nossos pecados são nossas tristezas e nossas dores (v. 4), ou, como se pode ler, nossas enfermidades e nossas feridas: a Septuaginta lê nossos pecados; e assim o apóstolo, 1 Pedro 2:24.
Nossas corrupções originais são a enfermidade e a doença da alma, uma indisposição habitual; nossas transgressões efetivas são as feridas da alma, que causam sofrimento à consciência, se ela não estiver cauterizada e insensível.
Ou nossos pecados são chamados nossas dores e tristezas porque todas as nossas dores e tristezas se devem aos nossos pecados, e nossos pecados merecem todas as nossas dores e tristezas, até aquelas que são mais extremas e eternas.
(3.) Nosso Senhor Jesus foi designado e se comprometeu a satisfazer por nossos pecados e, assim, a nos salvar das consequências penais deles:
[1.] Foi designado a fazê-lo pela vontade de seu Pai; pois “o Senhor pôs sobre ele a iniquidade de todos nós”. Deus o escolheu para ser o Salvador de pobres pecadores e quis que os salvasse dessa maneira, suportando seus pecados e a punição deles.
Não o idem, o mesmo que nós teríamos sofrido, mas o tantundem, aquilo que era mais do que equivalente para manter a honra da santidade e justiça de Deus no governo do mundo. Observe aqui:
Primeiro: de que maneira somos salvos da ruína à qual, pelo pecado, tínhamos ficado sujeitos: pondo nossos pecados sobre Cristo, como os pecados do ofertante eram postos sobre o sacrifício, e os de todo Israel sobre a cabeça do bode expiatório.
Nossos pecados foram feitos encontrar-se sobre ele (assim lê a margem); os pecados de todos os que ele salvaria, de todo lugar e toda época, encontraram-se sobre ele, e ele foi confrontado por causa deles.
Foram feitos cair sobre ele (assim alguns leem), como se precipitaram sobre ele os que vieram com espadas e porretes para prendê-lo. A colocação de nossos pecados sobre Cristo implica sua remoção de sobre nós; não cairemos sob a maldição da lei se nos submetermos à graça do evangelho.
Foram postos sobre Cristo quando foi feito pecado (isto é, oferta pelo pecado) em nosso favor e nos remiu da maldição da lei, sendo feito maldição em nosso favor. Assim se colocou em condições de aliviar aqueles que vêm a ele pesadamente carregados sob o fardo do pecado. Veja Salmos 40:6-12.
Segundo: por quem isso foi designado. Foi o Senhor que pôs nossas iniquidades sobre Cristo; concebeu essa maneira de reconciliação e salvação e aceitou a satisfação vicária que Cristo faria. Cristo foi entregue à morte pelo conselho determinado e pela presciência de Deus.
Ninguém senão Deus tinha poder de pôr nossos pecados sobre Cristo, tanto porque o pecado foi cometido contra ele e a ele devia ser dada a satisfação quanto porque Cristo, sobre quem a iniquidade seria posta, era seu próprio Filho, o Filho de seu amor, e seu santo filho Jesus, que ele próprio não conheceu pecado.
Terceiro: em favor de quem essa expiação seria feita. Foi a iniquidade de todos nós que foi posta sobre Cristo; pois em Cristo há uma suficiência de mérito para a salvação de todos e uma oferta séria dessa salvação feita a todos, que não exclui ninguém que não se exclua a si mesmo.
Isso indica que esse é o único caminho de salvação. Todos os que são justificados são justificados por terem seus pecados postos sobre Jesus Cristo; e, por mais numerosos que fossem, ele é capaz de suportar o peso de todos eles.
[2.] Comprometeu-se a fazê-lo. Deus pôs sobre ele nossa iniquidade; mas ele anuiu a isso? Sim: anuiu; pois alguns pensam que a verdadeira leitura das palavras seguintes (v. 7) é: foi exigido, e ele respondeu; a justiça divina exigiu satisfação por nossos pecados, e ele se comprometeu a dar a satisfação.
Tornou-se nosso fiador, não como alguém originalmente obrigado conosco, mas como garante na ação: “Sobre mim seja a maldição, meu Pai”.
E, por isso, quando foi preso, estipulou com aqueles em cujas mãos se entregou que isso seria a liberação de seus discípulos: “Se me buscais, deixai estes seguir seu caminho”, João 18:8.
Por seu próprio compromisso voluntário, fez-se responsável por nossa dívida, e é bom para nós que tenha sido responsável. Assim restituiu aquilo que não tinha tirado.
(4.) Tendo assumido nossa dívida, submeteu-se à penalidade. Salomão diz: “Aquele que é fiador de um estranho sentirá dor por isso”. Cristo, sendo fiador em nosso favor, sentiu dor por isso:
[1.] Suportou nossas dores e carregou nossas tristezas (v. 4). Não apenas se submeteu às debilidades comuns da natureza humana e às calamidades comuns da vida humana, que o pecado tinha introduzido, mas se submeteu aos extremos da dor, quando disse: “Minha alma está extremamente triste”.
Tornou pesadas para si as tristezas deste tempo presente, para torná-las leves e fáceis para nós. O pecado é o absinto e o fel na aflição e na miséria. Cristo suportou nossos pecados e, assim, suportou nossas dores, retirou-as de sobre nós, para que nunca fôssemos pressionados além da medida.
Isso é citado (Mateus 8:17) com aplicação à compaixão que Cristo teve pelos enfermos que vieram a ele para ser curados e ao poder que exerceu para curá-los.
[2.] Fez isso sofrendo por nossos pecados (v. 5): “Foi ferido por nossas transgressões”, para fazer expiação por elas e comprar para nós o perdão delas. Nossos pecados foram os espinhos em sua cabeça, os pregos em suas mãos e pés, a lança em seu lado.
Feridas e contusões foram as consequências do pecado, o que merecíamos e o que tínhamos trazido sobre nós mesmos, Isaías 1:6.
Para que essas feridas e contusões, embora dolorosas, não sejam mortais, Cristo foi ferido por nossas transgressões, foi atormentado ou posto em sofrimento (a palavra é usada para os sofrimentos de uma mulher em trabalho de parto) por nossas revoltas e rebeliões.
Foi contundido, ou esmagado, por nossas iniquidades; elas foram a causa que ocasionou sua morte. Ao mesmo propósito se refere o v. 8: “pela transgressão de meu povo foi ele golpeado”; o golpe estava sobre ele que deveria estar sobre nós.
E assim alguns leem: foi cortado pela iniquidade de meu povo, ao qual pertencia o golpe, ou era devido. Foi entregue à morte por nossas ofensas, Romanos 4:25.
Por isso se diz, segundo as Escrituras, segundo esta Escritura, que “Cristo morreu por nossos pecados” (1 Coríntios 15:3). Alguns leem isso: pelas transgressões de meu povo; isto é, pelas mãos ímpias dos judeus, que eram, em profissão, o povo de Deus, foi ferido, foi crucificado e abatido, Atos 2:23.
Mas, sem dúvida, devemos tomá-lo no primeiro sentido, que é abundantemente confirmado pela predição do anjo acerca do empreendimento do Messias, solenemente exposta a Daniel: que poria fim à transgressão, daria fim ao pecado e faria reconciliação pela iniquidade, Daniel 9:24.
(5.) A consequência disso para nós é nossa paz e cura, v. 5:
[1.] Por isso temos paz: “O castigo de nossa paz estava sobre ele”; ele, submetendo-se a esses castigos, abateu a inimizade e firmou amizade entre Deus e o homem; fez paz pelo sangue de sua cruz.
Embora pelo pecado tivéssemos nos tornado odiosos à santidade de Deus e expostos à sua justiça, por meio de Cristo Deus se reconcilia conosco e não apenas perdoa nossos pecados e nos salva da ruína, mas nos recebe em amizade e comunhão consigo; e, com isso, a paz (isto é, todo bem) vem a nós, Colossenses 1:20.
“Ele é nossa paz”, Efésios 2:14. Cristo esteve em sofrimento para que pudéssemos estar tranquilos; deu satisfação à justiça de Deus para que pudéssemos ter satisfação em nossas próprias mentes, estar de bom ânimo, sabendo que, por meio dele, nossos pecados nos são perdoados.
[2.] Por isso temos cura; pois “por seus açoites somos curados”. O pecado não é apenas um crime pelo qual fomos condenados a morrer e para o qual Cristo comprou para nós o perdão, mas é uma doença que tende diretamente à morte de nossas almas e para a qual Cristo providenciou a cura.
Por seus açoites (isto é, os sofrimentos a que se submeteu), comprou para nós o Espírito e a graça de Deus para mortificar nossas corrupções, que são os distúrbios de nossas almas, e pôr nossas almas num bom estado de saúde, para que estejam aptas a servir a Deus e preparadas para desfrutá-lo.
E, pela doutrina da cruz de Cristo e pelas poderosas razões que ela nos fornece contra o pecado, o domínio do pecado é quebrado em nós, e somos fortalecidos contra aquilo que alimenta a doença.
(6.) A consequência disso para Cristo foi sua ressurreição e elevação à honra perpétua. Isso faz cessar completamente a ofensa da cruz; entregou-se para morrer como sacrifício, como cordeiro; e, para tornar evidente que o sacrifício que ofereceu de si mesmo foi aceito, nos é dito aqui, v. 8:
[1.] Que foi solto: “Foi tirado da prisão e do julgamento”. Embora estivesse encarcerado no túmulo sob um processo judicial, ali sob detenção por nossa dívida, e parecesse que o julgamento tinha sido proferido contra ele, por ordem expressa do céu foi tirado da prisão do túmulo.
Um anjo foi enviado de propósito para rolar a pedra e pô-lo em liberdade, pelo que o julgamento proferido contra ele foi revertido e removido; isso redunda não apenas em sua honra, mas em nosso conforto; pois, sendo entregue por nossas ofensas, foi ressuscitado para nossa justificação. Aquela liberação do garante equivalia à quitação da dívida.
[2.] Que foi elevado: “Quem declarará sua geração?” Sua idade, ou duração (assim significa a palavra), o tempo de sua vida? Ressuscitou para não morrer mais; a morte não tinha mais domínio sobre ele.
Aquele que estava morto está vivo e vive para todo o sempre; e quem pode descrever aquela imortalidade para a qual ressuscitou ou contar seus anos e épocas? E é elevado a essa vida eterna porque, pela transgressão de seu povo, se tornou obediente até a morte.
Podemos entender isso como indicação do tempo de sua utilidade, como se diz que Davi serviu sua geração e, assim, correspondeu ao fim da vida. Quem pode declarar quão grande bênção Cristo, por sua morte e ressurreição, será para o mundo?
Alguns entendem por sua geração sua descendência espiritual: quem pode contar o vasto número de convertidos que, pelo evangelho, lhe serão gerados como o orvalho da manhã?
Quando assim exaltado, viverá para ver
Uma inumerável descendência crente
De seus filhos adotivos; a raça semelhante a Deus
Supera as estrelas que adornam os altos arcos do céu.
Sir R. Blackmore.
Por essa sua geração, oremos como Moisés por Israel: que o Senhor Deus de nossos pais os faça mil vezes mais numerosos do que são e os abençoe como lhes prometeu (Deuteronômio 1:11).
A Exaltação do Messias; O Triunfo do Messias. (a.C. 706.)
Versículos 10 a 12
Nos versículos anteriores, o profeta tinha testemunhado muito particularmente dos sofrimentos de Cristo, contudo mesclando algumas indicações do feliz desfecho deles; aqui menciona novamente seus sofrimentos, mas prediz amplamente a glória que se seguiria. Podemos observar nestes versículos:
I. Os serviços e sofrimentos do estado de humilhação de Cristo. Venha e veja como nos amou; veja o que fez em nosso favor:
- Submeteu-se aos olhares severos do Céu (v. 10): contudo, “agradou ao Senhor contundi-lo”, isto é, fazê-lo sofrer, atormentá-lo ou pô-lo em dor.
A Escritura em nenhum lugar diz que Cristo, em seus sofrimentos, se submeteu à cólera de Deus; mas diz aqui:
(1.) Que o Senhor o contundiu, não apenas tolerou que os homens o contundissem, mas despertou sua própria espada contra ele, Zacarias 13:7.
Consideravam-no golpeado por Deus por algum pecado muito grande seu próprio (v. 4); agora, era verdade que foi golpeado por Deus, mas foi por nosso pecado; o Senhor o contundiu, pois não o poupou, mas o entregou em favor de todos nós (Romanos 8:32).
Foi ele quem pôs o cálice amargo em sua mão e o obrigou a bebê-lo (João 18:11), tendo posto sobre ele nossa iniquidade. Foi ele quem o fez pecado e maldição em nosso favor e reduziu a cinzas todo o seu holocausto, como sinal de sua aceitação, Salmos 20:3.
(2.) Que o contundiu de modo a pô-lo em dor. Cristo se acomodou a essa dispensação e recebeu as impressões da dor por seu Pai entregá-lo; e ficou perturbado a tal ponto que isso o pôs em agonia, e começou a ficar espantado e muito abatido.
(3.) Agradou ao Senhor fazer isso. Determinou fazê-lo; foi o resultado de um conselho eterno; e se deleitou nisso, por ser um método eficaz para a salvação do homem e para assegurar e promover a honra de Deus.
- Colocou-se no lugar dos pecadores, como sacrifício. Fez de sua alma uma oferta pelo pecado; ele próprio explica isso (Mateus 20:28): veio para “dar sua vida em resgate por muitos”.
Quando os homens traziam touros e bodes como sacrifícios pelo pecado, faziam-nos ofertas, pois tinham participação neles, tendo Deus os posto sob os pés do homem. Mas Cristo fez a si mesmo uma oferta; foi seu próprio ato e feito.
Nós não podíamos pô-lo em nosso lugar, mas ele próprio se pôs e disse: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”, num sentido mais elevado do que Davi disse ou podia dizer.
Com isso, entregou sua alma ao Pai e a depositou em suas mãos como vida de sacrifício e preço dos perdões. Assim suportará as iniquidades dos muitos que intentava justificar (v. 11), tirará o pecado do mundo tomando-o sobre si, João 1:29.
Isso é mencionado novamente (v. 12): “Suportou o pecado de muitos”, os quais, se o tivessem suportado eles mesmos, teriam sido afundados por ele no inferno mais profundo. Veja como se insiste nisso; pois, sempre que pensamos nos sofrimentos de Cristo, devemos vê-lo neles suportando nosso pecado.
- Sujeitou-se àquilo que para nós é o salário do pecado (v. 12): “Derramou sua alma até a morte”, derramou-a como água, tão pouco caso fez dela quando entregá-la foi o meio designado de nossa redenção e salvação.
Não amou sua vida até a morte, e seus seguidores, os mártires, fizeram o mesmo (Apocalipse 12:11). Ou melhor, derramou-a como uma libação, para tornar completo seu sacrifício, derramou-a como vinho, para que seu sangue pudesse ser bebida de fato, como sua carne é alimento de fato para todos os crentes.
Houve não apenas uma dissolução de seu corpo em seus sofrimentos (Salmos 22:14, “Sou derramado como água”), mas uma entrega de seu espírito; derramou-o até a morte, embora seja o Senhor da vida.
- Permitiu ser contado com os pecadores e, contudo, ofereceu-se para ser intercessor em favor dos pecadores, v. 12:
(1.) Foi grande agravamento de seus sofrimentos que fosse “contado com transgressores”, que não fosse apenas condenado como malfeitor, mas executado em companhia de dois malfeitores notórios, e ele no meio, como se fosse o pior dos três.
Nessa circunstância de seu sofrimento, o evangelista nos diz que essa profecia se cumpriu, Marcos 15:27, 28.
Ou melhor: o mais vil de todos os malfeitores, Barrabás, que era traidor, ladrão e assassino, foi posto em escolha com ele pelo favor do povo e venceu; pois não queriam que Jesus fosse solto, mas Barrabás.
Em sua vida inteira foi contado entre os transgressores; pois foi chamado e considerado violador do sábado, beberrão e amigo de publicanos e pecadores.
(2.) Foi grande recomendação de seus sofrimentos e redundou muito em sua honra que, em seus sofrimentos, fizesse intercessão pelos transgressores, pelos que o vituperaram e crucificaram; pois orou: “Pai, perdoa-lhes”.
Com isso mostrou não apenas que os perdoava, mas que agora estava fazendo aquilo sobre o qual se fundariam o perdão deles e o de todos os outros transgressores.
Aquela oração foi a linguagem de seu sangue, clamando não por vingança, mas por misericórdia; e nisso ele fala coisas melhores do que o de Abel, até em favor daqueles que o derramaram com mãos ímpias.
II. A graça e as glórias de seu estado de exaltação; e as graças que nos confere não são as menores das glórias conferidas a ele. Estas lhe são asseguradas pela aliança da redenção, da qual esses versículos nos dão alguma ideia.
Promete fazer sua alma uma oferta pelo pecado, anui que o Pai o entregue e se compromete a suportar o pecado de muitos; em consideração a isso, o Pai promete glorificá-lo, não apenas com a glória que tinha, como Deus, antes que o mundo existisse (João 17:5), mas com as glórias do Mediador:
- Terá a glória de um Pai eterno. Sob esse título foi trazido ao mundo (Isaías 9:6) e não deixará de corresponder ao título quando sair do mundo.
Essa foi a promessa feita a Abraão (que nisso foi um tipo de Cristo): que seria pai de muitas nações e, assim, herdeiro do mundo, Romanos 4:13, 17.
Assim como foi a raiz da igreja judaica, e a aliança foi feita com ele e sua descendência, assim Cristo é a raiz da igreja universal, e com ele e sua descendência espiritual é feita a aliança da graça, que se fundamenta e é enxertada na aliança da redenção, da qual aqui temos algumas das gloriosas promessas. É prometido:
(1.) Que o Redentor terá uma descendência para servi-lo e sustentar seu nome, Salmos 22:30. Os verdadeiros crentes são a descendência de Cristo; o Pai os deu a ele para serem assim, João 17:6.
Morreu para comprá-los e purificá-los para si, caiu na terra como um grão de trigo, para que pudesse produzir muito fruto, João 12:24. A palavra, aquela semente incorruptível da qual nasceram de novo, é sua palavra; o Espírito, o grande autor de sua regeneração, é seu Espírito; e sua imagem lhes é impressa.
(2.) Que viverá para ver sua descendência. Os filhos de Cristo têm um Pai vivo e, porque ele vive, eles também viverão, pois ele é sua vida. Embora tivesse morrido, ressuscitou e não deixou seus filhos órfãos, mas zelou eficazmente por lhes assegurar o espírito, a bênção e a herança de filhos.
Verá um grande aumento deles; a palavra é plural: verá suas descendências, multidões delas, tantas que não podem ser contadas.
(3.) Que ele próprio continuará a zelar pelos assuntos dessa numerosa família: “Prolongará seus dias”. Muitos, quando veem sua descendência, a descendência de sua descendência, desejam partir em paz.
Mas Cristo não confiará o zelo por sua família a nenhum outro; não: ele próprio viverá muito tempo, e do aumento de seu governo e paz não haverá fim, pois vive para sempre.
Alguns aplicam isso aos crentes: verá uma descendência que prolongará seus dias, de acordo com Salmos 89:29, 36: “Sua descendência durará para sempre”. Enquanto o mundo existir, Cristo terá nele uma igreja da qual ele próprio será a vida.
(4.) Que seu grande empreendimento será bem-sucedido e corresponderá à expectativa: “O agrado do Senhor prosperará em sua mão”. Os propósitos de Deus se efetivarão, e nem um só iota ou til deles falhará. Repare:
[1.] A obra da redenção do homem está nas mãos do Senhor Jesus, e está em boas mãos. É bom para nós que esteja nas suas, pois nossas próprias mãos não são suficientes para nós, mas ele é capaz de salvar plenamente. Está nas mãos daquele que sustenta todas as coisas.
[2.] É o bom agrado do Senhor, o que denota não apenas seu conselho acerca dela, mas seu contentamento nela; e, por isso, Deus o amou e se agradou dele, porque se comprometeu a entregar sua vida pelas ovelhas.
[3.] Prosperou até agora e prosperará, quaisquer que tenham sido ou possam ser as obstruções ou dificuldades em seu caminho. Tudo o que for empreendido segundo o agrado de Deus prosperará, Isaías 46:10.
Ciro, um tipo de Cristo, realizará todo o agrado de Deus (Isaías 44:28), e, por isso, sem dúvida, Cristo o realizará. Cristo estava tão perfeitamente bem qualificado para seu empreendimento, levou-o adiante com tanto vigor, e ele foi tão bem concebido do começo ao fim que não podia deixar de prosperar, para a honra de seu Pai e a salvação de toda a sua descendência.
(5.) Que ele próprio terá abundante satisfação nisso (v. 11): “Verá do trabalho de sua alma e ficará satisfeito”. Verá de antemão (assim se pode entender); com a perspectiva de seus sofrimentos, terá a perspectiva do fruto e ficará satisfeito com o negócio.
Verá quando estiver realizado na conversão e salvação de pobres pecadores. Repare:
[1.] Nosso Senhor Jesus estava em trabalho de alma por nossa redenção e salvação, em grande sofrimento, mas com desejo ardente de dar à luz; e todos os sofrimentos e dores de parto a que se submeteu foram para isso e o apressaram.
[2.] Cristo vê e verá o bendito fruto do trabalho de sua alma na fundação e edificação de sua igreja e na salvação eterna de todos os que lhe foram dados. Não ficará aquém de seu fim em nenhuma parte de sua obra, mas ele próprio verá que não trabalhou em vão.
[3.] A salvação de almas é uma grande satisfação para o Senhor Jesus. Considerará bem aplicados todos os seus sofrimentos e a si mesmo abundantemente recompensado, se os muitos filhos forem por ele levados, pela graça, à glória. Que tenha isso, e tem o suficiente.
Deus será glorificado, os crentes penitentes serão justificados, e então Cristo ficará satisfeito. Assim, em conformidade com Cristo, deveria ser uma satisfação para nós se pudéssemos fazer qualquer coisa para servir aos interesses do reino de Deus no mundo. Que fazer a vontade de Deus seja sempre nosso alimento e bebida, como foi de Cristo.
- Terá a glória de introduzir uma justiça eterna; pois assim foi predito acerca dele, Daniel 9:24. E aqui, ao mesmo propósito: “Por seu conhecimento” (o conhecimento dele e a fé nele) “meu servo justo justificará muitos”; pois suportará os pecados de muitos e, assim, estabelecerá fundamento para nossa justificação que nos absolve do pecado. Repare:
(1.) O grande privilégio que nos vem da morte de Cristo é a justificação que nos absolve do pecado, nossa absolvição daquela culpa que, sozinha, pode nos arruinar e nossa aceitação no favor de Deus, que, sozinho, pode nos fazer felizes.
(2.) Cristo, que comprou para nós nossa justificação, a aplica a nós por sua intercessão feita em nosso favor, seu evangelho pregado a nós e seu Espírito testemunhando em nós. O Filho do homem tinha poder até na terra para perdoar pecado.
(3.) São muitos os que Cristo justifica, não todos (multidões perecem em seus pecados), contudo muitos, tantos quantos aqueles por quem deu sua vida em resgate, tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar. Justificará não aqui e ali alguém eminente e notável, mas aqueles dentre os muitos, a multidão desprezada.
(4.) É pela fé que somos justificados, por nossa anuência a Cristo e à aliança da graça; dessa maneira somos salvos, porque assim Deus é mais glorificado, a livre graça mais promovida, o eu mais rebaixado e nossa felicidade mais eficazmente assegurada.
(5.) A fé é o conhecimento de Cristo, e sem conhecimento não pode haver fé verdadeira. A maneira de Cristo conquistar a vontade e os afetos é iluminar o entendimento e levá-lo a assentir sinceramente às verdades divinas.
(6.) Aquele conhecimento de Cristo e aquela fé nele pelos quais somos justificados se referem a ele tanto como servo de Deus quanto como fiador em nosso favor:
[1.] Como alguém empregado em favor de Deus para prosseguir em seus desígnios e assegurar e promover os interesses de sua glória. Ele é meu servo justo e, como tal, justifica os homens. Deus o autorizou e designou para fazê-lo; ele o faz segundo a vontade de Deus e para sua honra.
Ele próprio é justo, e de sua justiça todos nós recebemos. Aquele que é justo (pois não poderia ter feito expiação por nosso pecado se tivesse algum pecado seu próprio pelo qual responder) é feito por Deus justiça para nós, o Senhor nossa justiça.
[2.] Como alguém que se comprometeu em nosso favor. Devemos conhecê-lo e crer nele como alguém que suportou nossas iniquidades, que nos salvou de sucumbir sob a carga tomando-a sobre si.
- Terá a glória de obter uma vitória incontestável e domínio universal, v. 12.
Porque fez todos esses bons serviços, “por isso lhe repartirei uma porção com os grandes” e, segundo a vontade do Pai, “repartirá o despojo com os fortes”, como um grande general, quando expulsou o inimigo do campo, toma o saque dele para si e seu exército, o que é tanto evidência inquestionável da vitória quanto recompensa por todas as fadigas e perigos da batalha. Repare:
(1.) Deus Pai se comprometeu a recompensar os serviços e sofrimentos de Cristo com grande glória: colocá-lo entre os grandes, exaltá-lo grandemente e dar-lhe um nome acima de todo nome.
Também lhe são designadas grandes riquezas: “Repartirá o despojo”; terá abundância de graças e confortos para conceder a todos os seus soldados fiéis.
(2.) Cristo chega à sua glória pela conquista. Atacou o homem forte armado, despojou-o de sua posse e repartiu o despojo. Venceu principados e potestades, o pecado e Satanás, a morte e o inferno, o mundo e a carne; estes são os fortes que desarmou e dos quais tomou o despojo.
(3.) Muito da glória com a qual Cristo é recompensado e do despojo que repartiu consiste nas vastas multidões de súditos dispostos, fiéis e leais que lhe serão trazidos; pois assim alguns leem: darei muitos a ele, e obterá muitos como despojo.
Deus lhe dará os pagãos por sua herança e as partes mais remotas da terra por sua posse, Salmos 2:8. Seu domínio será de mar a mar.
Muitos serão tocados pela graça de Deus a se entregar a ele para serem governados, para que lhes seja ensinado e para serem salvos por ele; e, com isso, ele se considerará honrado, enriquecido e abundantemente recompensado por tudo o que fez e tudo o que sofreu.
(4.) Do que Deus tinha o desígnio de dar ao Redentor, ele certamente ganhará a posse: eu o repartirei a ele, e imediatamente se segue: ele o repartirá, apesar da oposição que lhe é feita.
Pois, assim como Cristo terminou a obra que lhe foi dada para fazer, assim Deus completou a recompensa que lhe foi prometida por ela; pois é tanto poderoso quanto fiel.
(5.) O despojo que Deus repartiu a Cristo, ele reparte (é a mesma palavra), distribui entre seus seguidores; pois, quando levou cativo o cativeiro, recebeu dons para os homens, para que pudesse dar dons aos homens.
Pois, como nos disse (Atos 20:35), ele próprio considerava mais bendito e honroso dar do que receber. Cristo conquistou em nosso favor, e por meio dele somos mais que conquistadores. Repartiu os despojos, os frutos de sua conquista, a todos os que são seus; por isso, lancemos nossa sorte entre eles.