Isaías 52
Argumento
A maior parte deste capítulo trata do mesmo assunto que o anterior: a libertação dos judeus da Babilônia, que, contudo, se aplica à grande salvação que Cristo realizou em nosso favor. Os três últimos versículos, porém, tratam do mesmo assunto que o capítulo seguinte: a pessoa do Redentor, sua humilhação e exaltação. Observe:
I. O ânimo dado aos judeus no cativeiro para terem esperança de que Deus os livraria a seu próprio modo e tempo (vv. 1-6).
II. A grande alegria e regozijo que haverá tanto entre ministros quanto entre o povo nessa ocasião (vv. 7-10).
III. O chamado aos que permaneciam no cativeiro para cuidar da própria libertação quando a liberdade fosse proclamada (v. 11, 12).
IV. O breve retrato do Messias apresentado aqui e desenvolvido no capítulo seguinte (vv. 13-15).
Versículos 1 a 6
Ânimo a Jerusalém. (a.C. 706.)
Aqui, I. O povo de Deus é estimulado a agir com vigor em favor do próprio livramento (v. 1, 2). Tinham pedido que Deus despertasse e se revestisse de sua força (Isaías 51:9). Aqui ele os chama a despertar, revestir-se de sua força e pôr-se em movimento.
Que despertem do desalento e recuperem o ânimo, animando a si mesmos e uns aos outros com a esperança de que tudo ainda acabará bem. Que não continuem a ceder e a sucumbir sob o fardo.
Que despertem da desconfiança, olhem para o alto e ao redor, examinem as promessas e as providências de Deus que estavam agindo em favor deles, e elevem suas expectativas quanto às grandes coisas que Deus pode fazer.
Que despertem do torpor, da indolência e da falta de reflexão, e intensifiquem seus esforços. Não devem adotar meios irregulares para obter alívio, contrários à lei das nações relativa aos cativos, mas empregar todos os meios promissores para conquistar o favor do conquistador e obter sua boa vontade.
Deus lhes dá aqui a garantia:
- De que o cativeiro os reformaria: “Nunca mais entrará em ti o incircunciso nem o impuro” (v. 1). Seus costumes idólatras não seriam mais introduzidos ou, pelo menos, acolhidos.
Pois, quando os impuros se infiltraram por meio dos casamentos com mulheres estrangeiras, nos dias de Esdras e Neemias, logo foram expulsos pela vigilância e pelo zelo dos governantes. Zelou-se para que Jerusalém fosse cidade santa.
Assim, a Jerusalém do evangelho é purificada pelo sangue de Cristo e pela graça de Deus e se torna, de fato, cidade santa.
- De que seriam aliviados e resgatados do cativeiro, de que as amarras de seu pescoço seriam soltas e de que não seriam mais oprimidos. Ou melhor, não seriam invadidos novamente, como antes: “Nunca mais virão contra ti” — assim também se pode ler — “o incircunciso e o impuro”.
Os pagãos não voltarão a entrar no santuário de Deus e profanar seu templo (Salmos 79:1). Isso deve ser entendido sob uma condição: se permanecerem junto de Deus e em sua amizade, ele manterá o inimigo afastado e impedirá sua entrada.
Mas, se novamente se corromperem, Antíoco profanará o templo, e os romanos o destruirão. Ainda assim, por algum tempo terão paz. A essa mudança feliz, que agora se aproxima, são chamados a se adaptar:
(1.) Que se preparem para a alegria: “Veste tuas belas roupas”, sem continuar a aparecer com vestes de luto e o traje da viuvez. “Assume uma nova expressão, um rosto sorridente, agora que uma cena nova e agradável começa a se abrir.”
As belas roupas foram guardadas quando as harpas foram penduradas nos salgueiros. Mas agora há ocasião para ambas: que retomem juntas as roupas e as harpas. “Reveste-te de tua força e, para isso, veste tuas belas roupas”, como sinal de triunfo e alegria.
Repare: a alegria do Senhor será nossa força (Neemias 8:10), e nossas belas roupas nos servirão de armadura resistente contra os dardos da tentação e da tribulação.
E observe que Jerusalém deve vestir suas belas roupas ao se tornar cidade santa, pois a beleza da santidade é a mais amável de todas. Quanto mais santos somos, mais motivos temos para nos alegrar.
(2.) Que se preparem para a liberdade: “Sacode de ti o pó em que estiveste deitada e no qual teus opressores orgulhosos te pisotearam” (Isaías 51:23), “ou em que te revolveste em tua profunda tristeza”. Pode-se ler: levanta-te e estabelece-te.
“Ó Jerusalém, prepara-te para livrar-te de todas as marcas da servidão sob a qual viveste e para mudar de lugar: solta as amarras do pescoço; anima-te com princípios e resoluções generosos para afirmar tua liberdade.”
O evangelho proclama liberdade aos que estão presos pelo medo e os chama a tomar posse dela. Que os cansados e sobrecarregados pelo peso do pecado, encontrando alívio em Cristo, sacudam o pó de suas dúvidas e temores e se soltem dessas amarras. Pois, se o Filho os libertar, serão verdadeiramente livres.
II. Deus se põe em movimento para mostrar seu zelo pelo livramento de seu povo. Defende a causa deles diante de si mesmo e até se põe em movimento para vir salvá-los, pois extrai de si próprio os motivos de sua misericórdia. Ele considera aqui várias coisas:
- Que os caldeus, ao oprimir seu povo, nunca reconheceram Deus no poder que obtiveram sobre eles. Também não o reconheceu Senaqueribe, que, embora fosse usado por Deus como instrumento para corrigir e reformar seu povo, não tinha tal intenção (Isaías 10:6, 7).
“Vocês se venderam por nada; não ganharam coisa alguma com isso, nem eu” (v. 3). Deus considera que, quando se venderam pelo pecado, ele próprio, que tinha direito anterior — ou melhor, exclusivo — sobre eles, não aumentou sua riqueza com o preço deles (Salmos 44:12).
Nem sequer pagaram assim as dívidas que tinham para com ele. Os babilônios não lhe agradeceram por eles; pelo contrário, desacreditaram e blasfemaram seu nome por causa disso.
“Portanto, depois de tê-los possuído por tanto tempo sem pagar nada, finalmente os devolverão sem receber nada: vocês serão redimidos sem preço”, conforme a promessa (Isaías 45:13). Os que nada dão não devem esperar receber coisa alguma; seja como for, Deus não deve nada a ninguém.
- Que muitas vezes haviam estado em angústia semelhante e sofrido por algum tempo sob a tirania de seus feitores. Por isso, seria lamentável que agora fossem deixados para sempre nas mãos desses opressores (v. 4).
Deus recorda que seu povo descera ao Egito de modo amistoso para se estabelecer ali, mas foi escravizado e governado com rigor. Depois os israelitas foram livrados, apesar do orgulho, poder e estratégias de Faraó. Por que não pensar que Deus livrará seu povo agora?
Em outras ocasiões, o assírio oprimiu o povo de Deus sem motivo, como quando o rei da Assíria levou as dez tribos para o cativeiro. Pouco depois, Senaqueribe, outro assírio, oprimiu Judá com um exército destruidor e tomou todas as suas cidades fortificadas.
Não seria impróprio chamar os babilônios de assírios, pois sua monarquia era um ramo da dos assírios, e agora oprimiam o povo sem motivo. Embora Deus fosse justo ao entregá-los às suas mãos, eles foram injustos no modo como os trataram.
Também não podiam alegar domínio sobre eles como seus súditos, como Faraó podia quando os israelitas estavam estabelecidos em Gósen, parte de seu reino.
Quando sofremos nas mãos de homens perversos e sem razão, traz algum conforto poder dizer que, quanto a eles, sofremos sem motivo, pois não lhes demos provocação alguma (Salmos 7:3-5, etc.).
- Que a glória de Deus sofria com as injúrias feitas a seu povo (v. 5). Deus pergunta: “Que tenho eu aqui?”, isto é, que Deus ganha com o fato de seu povo ser levado por nada? Deus já não é adorado como antes em Jerusalém; seu altar desapareceu dali, e seu templo está em ruínas.
Se, em compensação, fosse adorado mais e melhor na Babilônia, pelos cativos ou pelos habitantes do lugar, seria diferente: sob certos aspectos, poderia ser considerado que Deus ganhava honra com isso. Mas, infelizmente, não é assim:
(1.) Os cativos estão tão desalentados que não conseguem louvá-lo. Em vez disso, uivam continuamente, o que o entristece e desperta sua compaixão: “Os que os dominam os fazem uivar”, como os egípcios antigamente os faziam gemer (Êxodo 2:23).
Agora os babilônios, tratando-os com ainda mais dureza, arrancavam deles queixas mais altas e os faziam uivar. Isso não nos dá uma imagem agradável da disposição em que estavam os cativos: suas queixas não eram tão racionais e piedosas quanto deveriam, mas antes grosseiras; eles uivavam (Oseias 7:14).
Mesmo assim, Deus os ouviu e desceu para libertá-los, como fizera no Egito (Êxodo 3:7, 8).
(2.) Os habitantes do lugar são tão insolentes que não querem louvá-lo. Em vez disso, blasfemam continuamente, o que o afronta e provoca sua ira. Gabavam-se de ser mais fortes que Deus por terem vencido seu povo e o desafiavam, como se ele fosse incapaz de livrá-los.
Assim, seu nome era blasfemado entre eles continuamente, dia após dia. Quando louvavam seus próprios ídolos, exaltavam-se contra o Senhor do céu (Daniel 5:23).
“Ora”, diz Deus, “isso não pode ser tolerado. Descerei para libertá-los. Pois que honra, que renda, que tributo de louvor recebo do mundo quando meu povo, que deveria ser para mim um nome e um louvor, se torna motivo de descrédito? Seus opressores não louvam a Deus nem permitem que eles o louvem.”
O apóstolo cita isso e o aplica à vida perversa dos judeus, pela qual Deus era então desonrado entre os gentios, assim como agora o era por seus sofrimentos (Romanos 2:23, 24).
- Que sua glória seria grandemente manifestada pela libertação deles (v. 6). Por isso, Deus diz que se levantará, já que seu nome é assim blasfemado, e que seu povo conhecerá seu nome, Jeová. Por esse nome Deus se dera a conhecer ao libertá-los do Egito (Êxodo 6:3).
Deus fará algo para defender sua própria honra, algo por seu grande nome. Seu povo, que quase perdeu o conhecimento dele, o conhecerá para seu conforto e encontrará nele uma torre forte.
Saberão que a providência de Deus governa o mundo e todos os seus assuntos; que é ele quem anuncia sua libertação pela palavra de seu poder; que é somente ele quem, no princípio, falou, e foi feito.
Saberão que a palavra de Deus, com a qual Israel é abençoado acima das outras nações, se cumprirá sem falta no tempo devido. É Deus quem fala pelo profeta: é ele, e os profetas não falam por conta própria. Nem um iota nem um til do que dizem cairá por terra.
Versículos 7 a 12
A Aproximação do Messias. (a.C. 706.)
O retorno dos judeus da Babilônia à própria terra é tratado aqui tanto como misericórdia quanto como dever. A aplicação do v. 7 à pregação do evangelho pelo apóstolo (Romanos 10:15) mostra claramente que aquela libertação era tipo e figura da redenção da humanidade por Jesus Cristo. A ela se deve aplicar o que aqui se diz da redenção dos judeus da Babilônia.
I. Ela é apresentada como grande bênção, a ser recebida com muita alegria e gratidão:
- Os que trouxerem a notícia da soltura serão muito bem-vindos (v. 7): “Quão formosos sobre os montes”, os montes ao redor de Jerusalém, por onde esses mensageiros são vistos vindo de longe, “quão formosos são seus pés quando se sabe que notícias trazem!”
Isso não se refere tanto aos correios comuns ou aos mensageiros enviados especialmente pelo governo para divulgar a proclamação. Refere-se antes a alguns dos próprios judeus que, por estarem na fonte da informação, souberam dela cedo e imediatamente foram pessoalmente, ou enviaram seus próprios mensageiros, a todas as regiões para espalhar a notícia.
Foram até Jerusalém para dizer aos poucos que ali permaneciam que seus irmãos logo estariam com eles. Pois não divulgavam apenas uma novidade, mas a prova de que o Deus de Sião reina. É nesses termos que a divulgam: dizem a Sião: “Teu Deus reina”.
Os que trazem notícias de paz e salvação anunciam que Ciro ordenou a soltura dos judeus. Eram notícias há muito esperadas pelos que aguardavam a consolação de Israel, boas notícias — assim diz o original, sem a repetição de nossa tradução, “boas notícias do bem”. Eles as interpretam desta forma: “Ó Sião, teu Deus reina!”
Repare: quando circulam más notícias, esta é boa notícia; e, quando circulam boas notícias, esta é a melhor de todas: o Deus de Sião reina. Deus é o Deus de Sião, está em aliança com ela e, como tal, reina (Salmos 146:10; Zacarias 9:9). “O Senhor fundou Sião” (Isaías 14:32).
Todos os desfechos têm origem nas disposições do reino de sua providência e contribuem para o avanço do reino de sua graça.
Isso deve ser aplicado à pregação do evangelho, proclamação de paz e salvação. Ele é de fato evangelho: boas notícias, alegres boas-novas, notícias de vitória sobre nossos inimigos espirituais e de liberdade de nossa escravidão espiritual.
A boa notícia é que o Senhor Jesus reina e recebeu todo o poder. O próprio Cristo trouxe primeiro essas notícias (Lucas 4:18; Hebreus 2:3), e é dele que o texto fala: quão formosos são seus pés! Aqueles pés pregados à cruz, quão formosos sobre o monte Calvário!
Quando veio saltando sobre os montes (Cantares de Salomão 2:8), quão formosos eram seus pés aos que conheciam sua voz e sabiam ser a voz de seu amado!
Seus ministros proclamam essas boas notícias. Devem manter os pés limpos das contaminações do mundo e, assim, ser formosos aos olhos daqueles a quem são enviados. Estes se assentam a seus pés — ou melhor, aos pés de Cristo neles — para ouvir sua palavra.
Devem ser estimados com amor por causa de sua obra (1 Tessalonicenses 5:13) e da mensagem que levam, bem digna de toda aceitação.
- Aqueles a quem as notícias são trazidas serão tomados de alegria por elas:
(1.) Os vigias de Sião se alegrarão porque serão surpreendentemente iluminados (v. 8). Os vigias sobre os muros de Jerusalém conduzirão o coro nesse triunfo. Isaías 62:6 nos diz quem eram: pessoas que Deus pôs sobre os muros de Jerusalém para fazer menção de seu nome e perseverar em oração até que ele voltasse a fazer de Jerusalém um motivo de louvor na terra.
Esses vigias permanecem na torre de vigia, esperando resposta às suas orações (Habacuque 2:1). Por isso, quando chega a boa notícia, são os primeiros a recebê-la. Quanto mais tempo persistiram na oração e quanto maior foi sua insistência, maior será sua alegria quando ela chegar.
“Levantarão a voz, com a voz juntos cantarão em concerto”, convidando outros a unir-se a seus louvores. Acima de tudo, será motivo de alegria para eles o fato de que “verão olho a olho”, isto é, face a face.
Antes, Deus se ocultava, e mal podiam discernir qualquer sinal de seu favor por entre a nuvem escura das aflições. Agora que ela se dissipou, verão claramente esse favor. Verão o Rei de Sião olho a olho.
Isso se cumpriu quando “a Palavra se fez carne e habitou entre nós”, e houve quem visse sua glória (João 1:14) e a contemplasse (1 João 1:1).
Verão a concordância e correspondência exatas entre a profecia e o desfecho, entre a promessa e seu cumprimento. Verão como se encaram olho a olho e ficarão satisfeitos de que o mesmo Deus pronunciou uma coisa e realizou a outra.
Quando o Senhor trouxer Sião de volta do cativeiro, os profetas receberão e transmitirão revelações mais completas que nunca da boa vontade de Deus para com seu povo.
Aplicando também isso, como o versículo anterior, aos tempos do evangelho, trata-se de uma promessa do derramamento do Espírito sobre os ministros do evangelho, como espírito de sabedoria e revelação, para guiá-los a toda a verdade.
Assim verão olho a olho: verão a graça de Deus mais claramente do que a podiam ver os santos do Antigo Testamento. E serão unânimes nisso: nos grandes assuntos da salvação comum, concordarão em seus juízos, bem como em seus cânticos.
Ou melhor: São Paulo parece aludir a isso ao apresentar como privilégio de nossa condição futura o fato de vermos face a face.
(2.) Os lugares arruinados de Sião se alegrarão porque serão surpreendentemente confortados (v. 9): “Irrompei em júbilo, cantai juntas, ruínas de Jerusalém.” Isso inclui todas as partes da cidade, pois toda ela estava em ruínas. Até as partes que pareciam mais desoladas participarão da alegria.
Como pouco esperavam por isso, irromperão em júbilo como quem sonha (Salmos 126:1, 2). Que cantem juntas. Repare: os que compartilham das misericórdias devem unir-se nos louvores. Aqui há motivos para alegria e louvor:
[1.] O povo de Deus terá o conforto dessa salvação, e o que nos faz alegrar também nos deve levar a agradecer. Ele redimiu Jerusalém — os habitantes da cidade vendidos às mãos dos inimigos — e, assim, confortou os de seu povo que estavam em tristeza.
A redenção de Jerusalém é alegria para todo o povo de Deus, cujo caráter é aguardar essa redenção (Lucas 2:38).
[2.] Deus receberá a glória por isso (v. 10). “Desnudou seu braço santo”, manifestando e exibindo seu poder diante de todas as nações. O braço de Deus é santo: estende-se em pureza e justiça, em defesa da santidade e para cumprir sua promessa.
[3.] O mundo inteiro se beneficiará. Na grande salvação realizada por nosso Senhor Jesus, revelou-se o braço do Senhor, e todos os confins da terra foram levados a ver a grande salvação.
Não foram apenas espectadores, como ao ver a libertação dos judeus da Babilônia, mas participantes dela. Pessoas de todas as nações, mesmo das mais distantes, participarão dos benefícios da redenção. Isso se aplica à nossa salvação por Cristo (Lucas 3:6): “Toda carne verá a salvação de Deus”, aquela grande salvação.
II. Ela é apresentada como tarefa importante, a ser realizada com muito zelo e cautela. Quando se proclamar a liberdade:
- Que o povo de Deus se apresse em sair da Babilônia com toda rapidez conveniente. Por mais bem estabelecidos que estejam ali, não pensem em criar raízes na Babilônia, mas “partam, partam” (v. 11), saiam do meio dela.
Não apenas os que estão nas fronteiras, mas também os que estão no centro do país devem partir. A Babilônia não é lugar para os israelitas. Assim que tiverem permissão para sair, não percam tempo. Com essas palavras Deus despertou o espírito dos que se dispuseram a subir (Esdras 1:5).
É também um chamado a todos os que ainda estão sob a escravidão do pecado e de Satanás para aproveitarem a liberdade que Cristo lhes proclamou. E, se o Filho os libertar, serão verdadeiramente livres.
- Que tomem cuidado para não levar consigo nenhuma das contaminações da Babilônia: “Não toqueis em coisa impura.” Agora que Deus desnuda seu braço santo em favor de vocês, sejam santos como ele e guardem-se de tudo o que é perverso.
Quando saíram do Egito, trouxeram consigo os costumes idólatras egípcios (Ezequiel 23:3), que causaram sua ruína. Que tomem cuidado para não fazer o mesmo agora, ao sair da Babilônia.
Repare: quando recebemos alguma misericórdia especial de Deus, devemos vigiar contra toda impureza mais cuidadosamente do que nunca.
Especialmente os que levam os utensílios do Senhor devem estar limpos: os sacerdotes, encarregados dos utensílios do santuário, deviam transportá-los para Jerusalém quando fossem devolvidos por decreto particular (Esdras 1:7; 8:24, etc.).
Além de evitar tocar qualquer coisa impura, devem ser muito zelosos em limpar-se conforme as regras de purificação do santuário. Os cristãos foram feitos sacerdotes espirituais para nosso Deus (Apocalipse 1:6).
Devem levar os utensílios do Senhor, pois lhes foi confiado o zelo de conservar puras e inteiras as ordenanças de Deus. É um bem precioso posto sob sua responsabilidade. Por isso, devem estar limpos, lavar as mãos na inocência, rodear os altares de Deus, levar seus utensílios e manter-se puros.
- Que dependam da presença de Deus e de sua proteção durante o retorno (v. 12): “Não saireis com pressa.” Devem sair com prontidão diligente, sem perder tempo nem hesitar como Ló em Sodoma.
Mas não devem sair com uma pressa desconfiada, como se temessem ser perseguidos, como na saída do Egito, ou que a ordem de soltura fosse revogada e cancelada: não. Descobrirão que a obra de Deus é perfeita e, portanto, não precisam apressar-se a ponto de prejudicar o bom andamento da jornada.
Ciro lhes dará uma liberação honrosa, e seu retorno também será honroso: não precisarão sair às escondidas. O Senhor irá adiante deles como general e comandante supremo, e o Deus de Israel será sua retaguarda, ou aquele que reunirá os que ficarem para trás.
Deus tanto conduzirá sua vanguarda quanto trará sua retaguarda, guardando-os tanto dos inimigos que encontrarem quanto dos que os perseguirem, pois os cercará com seu favor.
Na saída do Egito, a coluna de nuvem e fogo às vezes seguia atrás deles para proteger a retaguarda (Êxodo 14:19). A presença de Deus com eles seria agora o que aquela coluna representava visivelmente. Os que seguem o caminho do dever estão sob a proteção especial de Deus, e quem crê nisso não se precipitará.
Versículos 13 a 15
A Humilhação do Messias. (a.C. 706.)
Aqui, como em outros lugares, para confirmar a fé do povo de Deus e animar sua esperança nas promessas de livramentos temporais, o profeta passa delas a falar da grande salvação que o Messias realizaria na plenitude dos tempos.
Assim como a profecia da encarnação de Cristo se destinava a confirmar a promessa de livramento do exército assírio, esta profecia de sua morte e ressurreição confirma a promessa do retorno da Babilônia. Pois ambas essas salvações eram tipos da grande redenção, e as profecias a respeito delas apontavam para ela.
Essa profecia, que começa aqui e continua até o fim do capítulo seguinte, aponta para Jesus Cristo com toda a clareza possível. Os judeus antigos a entendiam a respeito do Messias, embora os judeus modernos se esforcem muito para distorcê-la, e alguns dos nossos — que nisso não são amigos da religião cristã — insistam em aplicá-la a Jeremias.
Mas Filipe, que a partir dela pregou Cristo ao eunuco, deixou fora de dúvida que é dele que o profeta fala aqui, dele e de nenhum outro homem (Atos 8:34, 35). Aqui:
I. Deus reconhece que Cristo recebeu tanto a incumbência quanto a qualificação para sua obra:
Foi designado para ela. Ele é o servo de Deus, a quem o Pai emprega e, por isso, sustentará. Ao realizá-la, cumpre a vontade do Pai, busca a honra do Pai e serve aos interesses do reino do Pai.
Está capacitado para ela. “Procederá prudentemente”, pois o espírito de sabedoria e entendimento repousará sobre ele (Isaías 11:2). A mesma palavra é usada a respeito de Davi, quando se conduzia com sabedoria (1 Samuel 18:14).
Cristo é a própria sabedoria, e na concepção e realização da obra de nossa redenção manifestou-se muito da sabedoria de Deus em mistério (1 Coríntios 2:7). Quando esteve aqui na terra, Cristo agiu com grande prudência, para admiração de todos.
II. Ele apresenta um breve panorama tanto da humilhação quanto da exaltação de Cristo. Veja aqui:
- Como se humilhou. Muitos ficaram espantados ao vê-lo, como se espantaram ao ver Davi quando, por causa de suas dores e tribulações, tornou-se “motivo de assombro para muitos” (Salmos 71:7).
Muitos se admiraram ao ver os maus-tratos que recebeu, como as pessoas eram implacáveis contra ele e desumanas, e quais indignidades lhe fizeram: sua aparência foi desfigurada mais que a de qualquer homem quando foi golpeado, ferido no rosto, coroado de espinhos e não escondeu o rosto da vergonha e das cusparadas.
Seu rosto ficou manchado pelo choro, pois era homem de dores. Aquele que na verdade era mais belo que os filhos dos homens teve o rosto desfigurado pelos abusos que sofreu. Nunca um homem foi tratado com tanta barbárie. Ao assumir a forma de servo, sua forma se tornou mais baixa e abjeta que a de qualquer filho dos homens.
Os que o viam diziam que nunca um homem parecera tão miserável: “verme e não homem” (Salmos 22:6). A nação o detestava (Isaías 49:7) e o tratava como o refugo de todas as coisas. Jamais houve dor semelhante à sua.
- Como Deus o exaltou grandemente, precisamente porque se humilhou. Três palavras são usadas para isso (v. 13): “Será exaltado, enaltecido e elevado sobremaneira.” Deus o exaltará, os homens o enaltecerão, e por ambos será elevado sobremaneira, mais alto que os mais altos, acima dos céus. Prosperará em sua obra e terá êxito, e isso o elevará sobremaneira.
(1.) Muitas nações receberão benefício por meio dele, pois ele as aspergirá, não apenas os judeus. O sangue da aspersão será aplicado à consciência delas para purificá-las. Ele sofreu e morreu, e assim aspergiu muitas nações, pois em sua morte abriu-se uma fonte (Zacarias 13:1).
Ele aspergirá muitas nações com sua doutrina celestial, que cairá como chuva e destilará como orvalho. A de Moisés fez isso apenas com uma nação (Deuteronômio 32:2), mas a de Cristo o fará com muitas. Ele o fará pelo batismo, que é a lavagem do corpo com água pura (Hebreus 10:22).
Assim, essa promessa se cumpriu quando Cristo enviou os apóstolos para fazer discípulos de todas as nações, batizando-as ou aspergindo-as.
(2.) Os grandes da nação lhe mostrarão respeito: “Os reis fecharão a boca diante dele”, isto é, não a abrirão contra ele, como antes faziam, para contradizer e blasfemar seus oráculos sagrados.
Ou melhor, aceitarão os métodos que ele emprega para estabelecer seu reino no mundo e se agradarão deles. Receberão seus oráculos e suas leis com grande humildade e reverência, como aqueles que, depois de ouvirem a sabedoria de Jó, “Depois de seu discurso não tornavam a falar” (Jó 29:9, 22). “Os reis verão e se levantarão” (Isaías 49:7).
(3.) O mistério mantido em segredo desde o princípio do mundo será por meio dele conhecido de todas as nações, “para a obediência da fé”, como diz o apóstolo (Romanos 16:25, 26). “O que não lhes fora anunciado, eles verão.” O evangelho traz à luz coisas novas e nunca ouvidas, que despertarão a atenção e atrairão a reverência de reis e reinos.
Isso é aplicado à pregação do evangelho no mundo gentílico (Romanos 15:21). Ali essas palavras são citadas conforme a tradução da Septuaginta: “Aqueles a quem ele não foi anunciado o verão, e os que não ouviram entenderão.”
Assim como as coisas reveladas permaneceram muito tempo em segredo, as pessoas a quem foram reveladas também permaneceram por muito tempo nas trevas. Agora, porém, verão e considerarão a glória de Deus brilhando no rosto de Cristo, da qual antes nada lhes fora dito: não a haviam ouvido mencionar.
O evangelho de Cristo lhes revelará aquilo que jamais poderiam saber por todo o conhecimento de seus filósofos, pela arte de seus adivinhos ou por qualquer oráculo pagão.
Muito se havia dito no Antigo Testamento a respeito do Messias; muitas coisas lhes haviam sido contadas, e eles as haviam ouvido. Mas, como a rainha de Sabá descobriu a respeito de Salomão, o que verão nele quando vier superará muito o que lhes fora contado.
Cristo frustrou as expectativas dos que procuravam um Messias conforme a própria imaginação, como os judeus carnais, mas superou as expectativas dos que aguardavam o Messias prometido. O que lhes aconteceu correspondeu à fé que tinham e ou melhor, a ultrapassou.