Matthew Henry

Isaías 51

Argumento

Este capítulo se destina ao conforto e ânimo dos que temem a Deus e guardam seus mandamentos, mesmo quando andam nas trevas e não têm luz. Não é certo se se destinava principalmente a sustentar os cativos na Babilônia; provavelmente sim, mas confortos expressos de modo tão geral não devem ser tão limitados.

Sempre que a igreja de Deus está em angústia, seus amigos e os que lhe querem bem podem confortar a si mesmos e uns aos outros com estas palavras:

I. Que Deus, que no princípio levantou sua igreja do nada, zelará para que ela não pereça (vv. 1-3).

II. Que a justiça e a salvação que destina à sua igreja são certas e próximas, muito próximas e muito certas (vv. 4-6).

III. Que os perseguidores da igreja são criaturas fracas e mortais (v. 7, 8).

IV. Que o mesmo poder que antes fez maravilhas pela igreja agora está comprometido e empregado em sua proteção e livramento (vv. 9-11).

V. Que o próprio Deus, Criador do mundo, se comprometeu tanto a livrar os de seu povo da angústia quanto a confortá-los nela, e enviou seu profeta para lhes assegurar isso (vv. 12-16).

VI. Que, por deplorável que fosse a condição atual da igreja (vv. 17-20), seus perseguidores e opressores em breve seriam reduzidos às mesmas circunstâncias lastimáveis, e piores (vv. 21-23).

Os três primeiros parágrafos deste capítulo começam com “Ouvi-me”, e é o povo de Deus que continuamente é chamado a ouvir; pois, mesmo quando lhes são ditos confortos, às vezes não ouvem por angústia de espírito (Êxodo 6:9). Por isso, são chamados repetidas vezes a ouvir (v. 1, 4, 7).

Os dois outros parágrafos começam com “Desperta, desperta”; no primeiro (v. 9), o povo de Deus o chama a despertar e ajudá-los; no último (v. 17), Deus os chama a despertar e ajudar a si mesmos.

Versículos 1 a 3

Ânimo aos Desconsolados. (a.C. 706.)

Observe:

  1. Como é descrito aqui o povo de Deus, a quem se envia a palavra dessa consolação e que é chamado a ouvi-la (v. 1). São os que seguem a justiça, muito desejosos e ansiosos tanto por serem justificados quanto santificados, que se empenham arduamente nisso: ter o favor de Deus restaurado a eles e a imagem de Deus renovada sobre eles.

São os que buscam o Senhor, pois somente no caminho da justiça podemos buscá-lo com alguma esperança de encontrá-lo.

  1. Como são dirigidos aqui a olhar para sua origem e a pequenez de seu princípio: “Olhai para a rocha de onde fostes cortados”, a família idólatra em Ur dos caldeus, da qual Abraão foi tirado, a geração de escravos que os chefes e pais de suas tribos foram no Egito.

“Olhai para a cova de onde fostes escavados”, como barro, quando Deus os formou como povo. Repare: convém aos privilegiados com um novo nascimento considerar o que eram por seu primeiro nascimento, como foram concebidos em iniquidade e formados em pecado. O que nasceu da carne é carne.

Quão dura era a rocha de onde fomos cortados, incapaz de receber impressões, e quão miserável a cova de onde fomos escavados! Essa consideração deve nos encher de pensamentos baixos sobre nós mesmos e elevados sobre a graça divina.

Os que agora foram elevados fariam bem em lembrar quão baixo começaram (v. 2): “Olhem para Abraão, seu pai, o pai de todos os fiéis, de todos os que seguem a justiça da fé como ele (Romanos 4:11), e para Sara, que os gerou e de quem vocês todos são filhas enquanto fazem o bem.”

“Pensem em como Abraão foi chamado sozinho, mas ainda assim foi abençoado e multiplicado; e que isso os anime a depender da promessa de Deus, mesmo quando uma sentença de morte parece estar sobre todos os meios que levam ao seu cumprimento.”

“Em particular, que anime os cativos na Babilônia, embora reduzidos a um pequeno número e poucos deles restem, a esperar que ainda aumentarão para encher novamente sua própria terra.”

Quando Jacó é muito pequeno, ainda assim não é tão pequeno como Abraão, que, no entanto, se tornou pai de muitas nações. “Olhem para Abraão, vejam o que obteve por confiar na promessa de Deus e tomem seu exemplo para seguir a Deus com fé implícita.”

  1. Como lhes é assegurado aqui que sua atual semeadura de lágrimas por fim terminaria numa colheita de alegrias (v. 3). A igreja de Deus na terra, mesmo a Sião do evangelho, às vezes teve seus desertos e lugares devastados, muitas partes da igreja tornadas deserto ou por corrupção ou por perseguição, infrutíferas para Deus ou desconfortáveis para os habitantes.

Mas Deus encontrará tempo e modo de confortar Sião, não só falando-lhe com conforto, mas agindo graciosamente em seu favor. Deus tem confortos reservados até para os lugares devastados de sua igreja, para as partes que parecem não ser consideradas ou valorizadas:

(1.) Ele as tornará frutíferas e assim lhes dará motivo para se alegrar; seus desertos terão uma nova aparência, agradável como o Éden, e abundarão em todos os bons frutos, como o jardim do Senhor.

Repare: o maior conforto da igreja é tornar-se útil à glória de Deus e ser como seu jardim no qual se deleita.

(2.) Ele as tornará alegres e assim lhes dará corações para se alegrar. Com os frutos da justiça, alegria e regozijo serão encontrados nela; pois, quanto mais santidade os homens têm e mais bem fazem, mais regozijo têm.

E, onde há regozijo, para sua satisfação, convém haver ações de graças para a honra de Deus; pois o que é motivo de nossa alegria deve ser motivo de nossas ações de graças. E os retornos do favor de Deus devem ser celebrados com voz de melodia, que será mais melodiosa quando Deus dá cânticos na noite, cânticos no deserto.

Versículos 4 a 8

Ânimo aos Desconsolados. (a.C. 706.)

Ambas essas proclamações, como posso chamá-las, terminam igualmente com a garantia da perpetuidade da justiça de Deus e de sua salvação; por isso, as colocamos juntas, pois ambas se destinam ao conforto do povo de Deus. Observe:

I. A quem pertence esse conforto: “Meu povo e minha nação, que separei para mim, que me reconhecem e são reconhecidos por mim.” São povo e nação de Deus os que se sujeitam a ele como seu Rei e Deus, lhe prestam lealdade e, de acordo com isso, se colocam sob sua proteção.

São um povo que conhece a justiça, que não só tem os meios de conhecimento e a quem a justiça é dada a conhecer, mas que aproveita esses meios e pode formar juízo correto sobre verdade e mentira, bem e mal.

E, assim como têm boas cabeças, assim têm bons corações, pois têm neles a lei de Deus, escrita e governando ali. Deus reconhece como seu povo aqueles em cujos corações está sua lei.

Mesmo os que conhecem a justiça e têm em seus corações a lei de Deus ainda podem estar em grande angústia e tristeza, carregados de descrédito e desprezo; mas seu Deus os confortará com a justiça que conhecem e a lei que têm no coração.

II. Qual é o conforto que pertence ao povo de Deus:

  1. Que o evangelho de Cristo será pregado e publicado ao mundo: “Uma lei sairá de mim”, uma lei evangélica, a lei de Cristo, a lei da fé (Isaías 2:3). Essa lei é seu juízo, pois é a lei da liberdade pela qual o mundo será governado e julgado.

Ela não só sairá, mas continuará e permanecerá, firmará os pés e aprofundará raízes no mundo. Permanecerá não só em benefício dos judeus, que receberam a primeira notícia dela, mas como luz para os povos de outras nações.

É essa lei, esse juízo, que somos obrigados a ouvir e atender, sob nosso risco; pois como escaparemos se a negligenciarmos e lhe fecharmos os ouvidos? Quando uma lei procede de Deus, quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

  1. Que essa lei e juízo trarão consigo justiça e salvação, abrirão caminho desimpedido aos filhos dos homens, para que sejam justificados e salvos (v. 5). Chamam-se justiça e salvação de Deus porque ele as maquina e realiza.

A primeira é uma justiça que aceitará em nosso favor e pela qual nos aceitará, e uma justiça que realizará em nós e aceitará graciosamente. A última é a salvação do Senhor, pois nasce dele e termina nele.

Observe: não há salvação sem justiça; e, onde quer que haja a justiça de Deus, haverá sua salvação. Todos os que são justificados e santificados, e somente eles, serão glorificados.

  1. Que essa justiça e salvação aparecerão muito em breve: “Minha justiça está perto”. Está perto no tempo: eis que tudo está pronto agora. Está perto no lugar, não longe para se buscar, mas a palavra está perto de nós e Cristo na palavra, justiça na palavra (Romanos 10:8).

“Minha salvação saiu.” O decreto a seu respeito saiu; ela será tão certamente introduzida como se já tivesse saído, e seu tempo está próximo.

  1. Que essa justiça e salvação evangélicas não se limitarão à nação judaica, mas se estenderão aos gentios: “Meus braços julgarão os povos”. Os que não quiserem se submeter aos juízos da boca de Deus serão esmagados pelos juízos de sua mão.

Alguns serão assim julgados pelo evangelho, pois para juízo Cristo veio a este mundo; mas outros, e os das ilhas, esperarão nele e receberão bem seu evangelho, os mandamentos assim como seus confortos.

Era conforto para o povo de Deus, para sua nação, que multidões lhes fossem acrescentadas e que o aumento de seu número fosse o aumento de sua força e beleza. Acrescenta-se: “No meu braço confiarão”, aquele braço do Senhor revelado em Cristo (Isaías 53:1).

Observe: o braço de Deus julgará os povos impenitentes, mas em seu braço outros confiarão e por ele serão salvos; pois ele é para nós conforme o tornamos, aroma de vida ou de morte.

  1. Que essa justiça e salvação serão para sempre e nunca serão abolidas (v. 8). É “justiça eterna” que o Messias introduz (Daniel 9:24), redenção eterna da qual é autor (Hebreus 5:9).

Assim como se espalhará por todas as nações da terra, assim durará por todas as eras do mundo. Nunca devemos esperar outro caminho de salvação, outra aliança de paz ou regra de justiça além do que temos no evangelho; o que temos ali continuará até o fim (Mateus 28:20).

É para sempre, pois suas consequências serão eternas e por essa lei da liberdade será determinado o estado eterno dos homens. Essa perpetuidade do evangelho e das coisas benditas que traz é ilustrada pelo desaparecimento e perecimento deste mundo e de tudo nele.

Olhe para os céus visíveis acima, que continuaram até aqui e parecem que continuarão, mas desaparecerão como fumaça que logo se dissipa e some; serão enrolados como um rolo, e suas luzes cairão como folhas no outono.

Olhe para a terra abaixo; ela também permanece por um curto “para sempre” (Eclesiastes 1:4), mas envelhecerá como uma roupa desgastada pelo uso; os que nela habitam, todos os habitantes da terra, até os que parecem ter nela a melhor estabilidade, morrerão de modo semelhante.

A alma, quanto a este mundo, desaparecerá como fumaça e o corpo será jogado de lado como roupa envelhecida. Serão facilmente esmagados (Jó 4:19), e não farão falta.

Mas, quando céu e terra passarem, quando toda carne e sua glória murcharem como erva, a palavra do Senhor permanecerá para sempre e nem um iota ou til dela cairá por terra. Aqueles cuja felicidade está vinculada à justiça e salvação de Cristo terão seu conforto quando o tempo e os dias não mais existirem.

III. Que uso devem fazer desse conforto. Se a justiça e salvação de Deus estão perto deles, não temam o descrédito dos homens, homens mortais e miseráveis, nem seus vitupérios ou zombarias maldosas, daqueles que lhes mandam cantar os cânticos de Sião ou perguntam com escárnio: onde está agora o Deus de vocês?

Os que abraçam a justiça do evangelho não temam os que os chamarão Belzebu e falsamente dirão contra eles toda espécie de mal. Não os temam; não sejam perturbados nem inquietados por essas palavras injuriosas, como se arruinassem sua reputação e honra e devessem ficar para sempre sob seu peso.

Não temam que executem suas ameaças, nem sejam por isso desviados de seu dever, assustados a ponto de aceitar conformidades pecaminosas ou levados a adotar caminhos desonestos para sua própria segurança. Pouco podem suportar por Cristo os que não podem suportar uma palavra dura em favor dele. Não temamos o descrédito dos homens, pois:

  1. Serão rapidamente silenciados (v. 8): “A traça os comerá como uma roupa” (Isaías 50:9). “O verme os comerá como lã”, ou tecido de lã. Se temos a aprovação de um Deus vivo, podemos desprezar a censura de homens mortais; pouco importa o que dizem de nós aqueles que em breve serão alimento para vermes.

Ou indica os juízos de Deus com que serão visitados e consumidos por sua malícia contra o povo de Deus; serão destruídos devagar e em silêncio, mas eficazmente, quando Deus vier acertar contas com eles por todas as suas palavras duras (Judas 1:14,15).

  1. A causa pela qual sofremos não pode ser derrotada. A falsidade de seus descréditos será descoberta, mas a verdade triunfará, e a retidão da causa da religião, injuriada, será para sempre manifesta. As nuvens escurecem o sol, mas não impedem seu avanço.

Oração em Favor de Israel; Ânimo ao Povo de Deus. (a.C. 706.)

Versículos 9 a 16

Nestes versículos temos:

I. Uma oração para que Deus, em sua providência, se manifeste e aja para o livramento de seu povo e a humilhação dos inimigos de Deus e dos inimigos de seu povo. “Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor!” (v. 9). O braço do Senhor é Cristo, ou representa o próprio Deus, como em Salmos 44:23: “Desperta! Por que dormes?”

Quem guarda Israel não cochila nem dorme; mas, ao orar para que desperte, queremos dizer que mostre que vela por seu povo e sempre está desperto para lhes fazer bem. Diz-se que o braço do Senhor desperta quando o poder de Deus se exerce com vigor mais que comum em favor de seu povo.

Quando uma mão ou braço está dormente, dizemos que está adormecido; quando se estende para agir, desperta. Deus não precisa ser lembrado nem estimulado por nós, mas nos dá licença para assim insistir humildemente com ele por manifestações de seu poder que sejam para seu próprio louvor.

“Veste-te de força”, isto é, “manifeste força: apareça em sua força, como aparecemos nas roupas que vestimos” (Salmos 21:13). A igreja vê sua condição má, seus inimigos muitos e poderosos, seus amigos poucos e fracos; por isso, depende puramente da força do braço de Deus para seu alívio.

“Desperta, como nos dias antigos”, isto é, “faça agora por nós como fez antes por nossos pais, repita as maravilhas que nos contaram” (Juízes 6:13).

II. Os apelos para reforçar essa oração:

  1. Apelam para precedentes, as experiências de seus antepassados e as grandes coisas que Deus fez em favor deles. “Que o braço do Senhor seja descoberto em nosso favor, pois antes fez grandes coisas em defesa da mesma causa e temos certeza de que não está encurtado nem enfraquecido.”

“Fez maravilhas contra os egípcios, que escravizaram e oprimiram o filho de Deus, seu primogênito; cortou Raabe em pedaços com uma praga terrível após outra e feriu o faraó, o dragão, o Leviatã, como é chamado em Salmos 74:13,14; lhe deu uma ferida mortal.”

“Fez maravilhas por Israel. Secou o mar, até as águas do grande abismo, até onde era necessário abrir caminho pelo mar para os resgatados passarem” (v. 10).

Nunca falta a Deus caminho para cumprir seus propósitos acerca de seu povo: ou encontrará um ou fará um. Assim como as experiências passadas são grandes apoios à fé e esperança, assim são bons apelos na oração. Você fez; não fará? (Salmos 85:1-6).

  1. Apelam para promessas (v. 11): E “os remidos do Senhor voltarão”, isto é, como se pode completar, Deus disse que eles voltarão, referindo-se a Isaías 35:10, onde encontramos essa promessa de que os remidos do Senhor, quando soltos de seu cativeiro na Babilônia, virão a Sião com cânticos.

Os pecadores, quando tirados da escravidão do pecado para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus, podem vir cantando como pássaro solto da gaiola. As almas dos crentes, quando livradas da prisão do corpo, vêm à Sião celestial com cânticos.

Então essa promessa terá seu cumprimento pleno, e podemos apelar para ela enquanto isso. Aquele que nos destina tal alegria por fim não realizará, enquanto isso, livramentos como nossa condição exige?

Quando os santos vêm ao céu, entram na alegria de seu Senhor; ela coroa suas cabeças de honra imortal e enche seus corações de satisfação completa. Obterão aquela alegria e regozijo que nunca poderiam obter neste vale de lágrimas.

Neste mundo de mudanças, é curto o passo da alegria à tristeza, mas naquele mundo tristeza e luto fugirão, para nunca voltar nem ser vistos novamente.

III. A resposta imediatamente dada a essa oração (v. 12): “Eu, eu sou aquele que vos conforta”. Oraram pelas operações de seu poder; ele lhes responde com as consolações de sua graça, que bem podem ser aceitas como equivalente.

Se Deus não ferir o dragão e secar o mar como antes, ainda assim, se nos confortar na alma sob nossas aflições, não temos motivo para reclamar. Se Deus não responder imediatamente com a força salvadora de sua mão direita, devemos ser gratos se nos responder, como ao próprio anjo foi respondido (Zacarias 1:13), com “boas palavras e palavras confortadoras”.

Veja como Deus resolve confortar seu povo: “Eu, eu o farei”. Ordenara aos seus ministros fazê-lo (Isaías 40:1); mas, porque não podem alcançar o coração, toma a obra em suas próprias mãos: “Eu, eu o farei”.

Veja como se gloria nisso; inclui entre seus títulos de honra ser o Deus que conforta os abatidos e tem prazer em sê-lo. Os que Deus conforta são confortados de fato; ou melhor, seu compromisso de confortá-los lhes é conforto suficiente.

  1. Conforta os que estavam com medo; o medo traz tormento, que pede conforto. O temor do homem tem em si um laço do qual precisamos de conforto para nos preservar. Conforta os medrosos altercando com eles, e esse não é modo impróprio de confortar outros ou nós mesmos: por que você está abatido e inquieto? (v. 12, 13).

Deus, que conforta seu povo, não quer que se inquietem com temores espantosos e desconcertantes do descrédito dos homens (v. 7), de seu poder e grandeza crescentes e ameaçadores, ou de algum dano que intentem contra nós ou nosso povo. Observe:

(1.) O absurdo desses temores. É rebaixar-nos ceder a eles: “Quem és tu, para que tenhas medo?” No original, o pronome é feminino: “Quem é você, ó mulher, indigna do nome de homem?” Ceder a temores desconcertantes é coisa tão fraca e afeminada:

[1.] É absurdo ter tanto pavor de um homem mortal. O quê! Medo de um homem que morrerá, certamente e em breve morrerá, do filho do homem que será feito como erva, murchará e será pisado ou comido?

Os homens maiores e mais temíveis, terror dos poderosos na terra dos vivos, são apenas homens (Salmos 9:20) e morrerão “como homens” (Salmos 82:7), são apenas erva nascida da terra, presa a ela e voltando a ela.

Repare: devemos considerar todo homem como homem que morrerá. Os que admiramos, amamos e em quem confiamos são homens que morrerão; por isso, não nos deleitemos demais neles nem dependamos demais deles.

Os que tememos, devemos considerar frágeis e mortais e pensar quão insensato é que os servos do Deus vivo temam homens mortais, aqui hoje e ausentes amanhã.

[2.] É absurdo temer continuamente todos os dias (v. 13), pôr-nos num tormento constante, sem nunca estar tranquilos nem desfrutar de nós mesmos. De vez em quando, um perigo pode ser iminente e ameaçador e pode ser prudente temê-lo.

Mas estar sempre agitado, desconfiando de perigos a cada passo e tremendo ao mover-se cada folha, é sujeitar-nos à servidão por toda a vida (Hebreus 2:15) e trazer sobre nós aquele juízo severo ameaçado em Deuteronômio 28:66,67: “Temerás de dia e de noite”.

[3.] É absurdo temer além do que há motivo: “Você teme o furor do opressor. É verdade que há um opressor, furioso, e talvez intente, quando tiver oportunidade, lhe fazer dano; por isso, será sábio manter-se em guarda.”

“Mas você o teme como se estivesse pronto para destruir, como se agora fosse cortar sua garganta e como se não houvesse possibilidade de impedir isso.” Um espírito medroso assim tende a tomar tudo pelo pior e imaginar o perigo maior e mais próximo do que realmente é.

Às vezes Deus tem por bem mostrar-nos de imediato a insensatez disso: “Onde está o furor do opressor? Foi-se num instante e o perigo passou antes que você percebesse.” Seu coração é mudado ou suas mãos estão amarradas.

O faraó, rei do Egito, é apenas barulho, e o rei da Babilônia nada mais. O que aconteceu a todos os opressores furiosos do Israel de Deus, que os intimidavam, ameaçavam e lhes eram terror? Passaram e eis que não eram; e assim será com estes.

(2.) A impiedade desses temores: “Você teme um homem que morrerá e se esquece do Senhor, seu Criador, também Criador de todo o mundo, que estendeu os céus e lançou os fundamentos da terra; por isso, tem todas as hostes e todos os poderes de ambos sob seu comando e seu dispor.”

Repare: nosso temor desordenado do homem é um esquecimento tácito de Deus. Ao nos inquietar com o temor do homem, esquecemos que há um Deus acima dele e que os homens maiores não têm poder senão o que lhes é dado do alto.

Esquecemos a providência de Deus, pela qual ordena todos os desfechos e se sobrepõe a eles segundo o conselho de sua própria vontade; esquecemos as promessas de proteger seu povo e as experiências que tivemos de seu zelo por nós e de sua intervenção oportuna para nosso alívio muitas vezes, quando julgávamos o opressor pronto para destruir.

Esquecemos nossos Jeová-jirés, monumentos da misericórdia no monte do Senhor. Se lembrássemos de fazer de Deus nosso temor e pavor, não teríamos tanto medo como temos dos olhares severos dos homens (Isaías 8:12,13). Feliz o homem que sempre teme a Deus (Provérbios 28:14; Lucas 12:4,5).

  1. Conforta os que estavam em amarras (v. 14, 15). Veja aqui:

(1.) O que fazem por si mesmos: o exilado cativo se apressa para ser solto e voltar ao seu próprio país, do qual foi banido. Zela para não morrer na cova, não morrer prisioneiro pelos inconvenientes do confinamento, e que seu pão não falte, ou o pão para mantê-lo vivo na prisão ou o que pagará as despesas para casa.

Suas reservas são poucas e por isso se apressa a ser solto. Agora, alguns entendem isso como sua falta. É impaciente com as demoras por desconfiança, não pode esperar o tempo de Deus, mas pensa que está perdido e deve morrer na cova se não for solto imediatamente.

Outros o consideram seu louvor: quando as portas se abrem, não demora, mas se empenha com toda diligência para obter sua liberação. Segue-se: “Mas eu sou o Senhor teu Deus”, o que indica:

(2.) O que Deus fará por eles, aquilo que não podem fazer por si mesmos. Deus tem todo poder em sua mão para ajudar os exilados cativos; dividiu o mar quando o rugido de suas ondas era mais assustador que qualquer ameaça impotente de opressores orgulhosos.

Acalmou ou aquietou o mar, como alguns pensam que se deve ler (Salmos 65:7; 89:9). Isso não só prova o que Deus pode fazer, mas representa o que fez e fará por seu povo; encontrará modo de acalmar a tempestade ameaçadora e levá-los com segurança ao porto.

O Senhor dos exércitos é seu nome, seu nome para sempre, pelo qual seu povo há muito o conhece. E, assim como pode ajudá-los, assim está disposto e comprometido a fazê-lo; pois é seu Deus, ó exilado cativo, seu por aliança.

Isso é uma censura aos cativos desalentados. Não concluam que ou serão soltos imediatamente ou morrerão na cova; pois o Senhor dos exércitos pode aliviá-los por mais abatidos que estejam.

Também é ânimo aos cativos diligentes que, ao ser proclamada a liberdade, não querem perder tempo; saibam que o Senhor é seu Deus e, enquanto assim contendem para ajudar a si mesmos, podem ter certeza de que ele os ajudará.

  1. Conforta todos os de seu povo que dependiam do que os profetas lhes diziam em nome do Senhor e nisso edificavam suas esperanças. Quando os livramentos de que os profetas falavam ou não vinham tão cedo como esperavam ou não atingiam a altura de sua expectativa, começaram a ficar abatidos aos seus próprios olhos.

Mas nisso são animados (v. 16) pelo que Deus diz ao seu profeta, não só a este, mas a todos os seus profetas; nem principalmente a este ou a eles, mas a Cristo, o grande profeta.

É grande satisfação para os destinatários da mensagem ouvir o Deus da verdade e do poder dizer a seu mensageiro, como aqui: pus minhas palavras em sua boca, para que por elas eu possa plantar os céus.

Deus se comprometeu a confortar seu povo (v. 12), mas continua a fazê-lo por seus profetas, por seu evangelho. Para fazê-lo por esses meios, aqui nos diz:

(1.) Que sua palavra neles é muito verdadeira. Reconhece o que disseram como o que lhes dirigira e ordenara dizer: “Pus minhas palavras em tua boca”; por isso, quem recebe o mensageiro e as palavras recebe a Deus.

Isso é grande apoio à nossa fé: a doutrina de Cristo não era sua, mas daquele que o enviou, e as palavras dos profetas e apóstolos eram as próprias palavras de Deus, postas por ele em suas bocas.

O Espírito de Deus não só lhes revelou as próprias coisas de que falaram, mas lhes ditou as palavras que deveriam dizer (2 Pedro 1:21; 1 Coríntios 2:13); são, portanto, as verdadeiras palavras de Deus, de um Deus que não pode mentir.

(2.) Que ela é muito segura: “Eu te cobri com a sombra da minha mão”, como antes em Isaías 49:2. Isso expressa a proteção especial não só dos profetas, mas de suas profecias; não só de Cristo, mas do cristianismo, do evangelho de Cristo.

Não só é a palavra fiel de Deus que os profetas nos expõem, mas será zelosamente preservada até seu cumprimento para uso da igreja, apesar dos esforços incessantes dos poderes das trevas para extinguir essa luz.

Eles profetizarão novamente (Apocalipse 10:11), embora não em suas pessoas, contudo em seus escritos, que Deus sempre cobriu com a sombra de sua mão, preservados por providência especial; de outro modo, teriam sido perdidos antes disso.

(3.) Que essa palavra, ao se cumprir, será muito grande e não ficará aquém da pompa e grandeza da profecia: Deus pôs suas palavras na boca do profeta, não para, pelo cumprimento delas, plantar uma nação ou fundar uma cidade, mas para plantar os céus e lançar os fundamentos da terra, fazer por seu povo o que será uma nova criação.

Isso deve apontar tão longe como a grande obra feita pelo evangelho de Cristo e o estabelecimento de sua santa religião no mundo. Assim como Deus fez no princípio o mundo por Cristo (Hebreus 1:2) e por ele formou a igreja do Antigo Testamento (Zacarias 6:12), assim por ele e pelas palavras postas em sua boca estabelecerá:

[1.] Um novo mundo, novamente plantará os céus e fundará a terra. Como o pecado pôs toda a criação em desordem, Cristo, ao tirar o pecado do mundo, pôs tudo novamente em ordem.

As coisas antigas passaram, todas as coisas se tornaram novas; as coisas no céu e na terra são reconciliadas e assim postas numa nova condição (Colossenses 1:20). Por ele, segundo a promessa, esperamos novos céus e nova terra (2 Pedro 3:13), e disso os profetas dão testemunho.

[2.] Estabelecerá uma nova igreja, uma igreja do Novo Testamento: dirá a Sião: “Tu és meu povo”. A igreja do evangelho é chamada Sião (Hebreus 12:22) e Jerusalém (Gálatas 4:26); e, quando os gentios forem trazidos a ela, lhes será dito: vocês são meu povo.

Quando Deus realiza grandes livramentos para sua igreja, e especialmente quando completar sua salvação no grande dia, assim reconhecerá aquele pequeno grupo pobre e desprezado como seu povo, que escolheu e amou.

Versículos 17 a 23

A Aflição de Jerusalém. (a.C. 706.)

Deus, tendo despertado para o conforto de seu povo, aqui os chama a despertar, como depois em Isaías 52:1. É chamado para despertar não tanto do sono do pecado, embora isso também seja necessário para estarem prontos para o livramento, quanto do torpor do desespero.

Quando os habitantes de Jerusalém estavam cativos, eles, assim como os que permaneceram no lugar, estavam tão dominados pela consciência de suas tribulações que não tinham coração nem ânimo para atender a qualquer coisa que tendesse a seu conforto ou alívio.

Eram como os discípulos no jardim, “dormindo de tristeza” (Lucas 22:45); por isso, ao chegar o livramento, se diz que foram como os que sonham (Salmos 126:1). Ou melhor, é chamado a despertar não só do sono, mas da morte, como o chamado aos ossos secos para viver (Ezequiel 37:9).

“Desperte e olhe ao redor para ver amanhecer o dia de seu livramento e estar pronto para recebê-lo. Recupere seus sentidos; não sucumba sob sua carga, mas levante-se e mova-se para ajudar a si mesmo.”

Isso pode ser aplicado à Jerusalém do tempo do apóstolo, da qual se diz que estava em servidão com seus filhos (Gálatas 4:25) e sob o poder de um espírito de sono (Romanos 11:8). São chamados a despertar e atender às coisas de sua paz eterna.

Então o cálice de tremor seria tirado de suas mãos, paz lhes seria anunciada e triunfariam sobre Satanás, que cegara seus olhos e os embalara para dormir. Agora:

I. Reconhece-se que Jerusalém há muito estava em condição muito deplorável e afundara nas profundezas da miséria:

  1. Estivera sob os sinais do desagrado de Deus. Ele pusera em sua mão o cálice de seu furor, isto é, sua porção de seu desagrado. As dispensações de sua providência a seu respeito eram tais que ela tinha motivo para pensar que estava irado com ela.

Ela o provocara à ira muito amargamente e foi levada a provar seus frutos amargos. O cálice do furor de Deus é e será cálice de tremor para todos aqueles em cujas mãos é posto; os pecadores condenados assim o acharão por toda a eternidade.

Diz-se em Salmos 75:8 que as borras do cálice, os sedimentos repugnantes no fundo, “todos os ímpios da terra as espremerão e beberão”; mas aqui Jerusalém, tendo-se feito como os ímpios da terra, é obrigada a espremê-las e bebê-las.

Onde quer que tenha havido um cálice de prostituição, como na mão de Jerusalém quando era idólatra, mais cedo ou mais tarde haverá cálice de furor, cálice de tremor. Por isso, temam e não pequem.

  1. Os que deveriam ajudá-la em sua angústia lhe faltaram e ou não podiam ou não queriam ajudá-la, como se poderia esperar (v. 18). Está embriagada com o cálice do furor de Deus e, assim, cambaleia e é muito instável em seus conselhos e tentativas.

Não sabe o que diz ou faz, muito menos o que dizer ou fazer; nessa condição infeliz, de todos os filhos que gerou e criou, que deu à luz e educou, nenhum há para guiá-la. Havia muitos famosos, pois de Sião se disse que este e aquele homem nasceram ali (Salmos 87:5).

Nenhum há para tomá-la pela mão e impedir ou sua queda ou sua vergonha, para dar ou uma mão que a ajude a sair da tribulação ou uma língua que a conforte nela.

Não estranhe se homens sábios e bons se decepcionam com seus filhos e não têm deles o socorro esperado, mas os que eram flechas em sua mão se mostram flechas em seu coração.

A própria Jerusalém não tem entre todos os seus filhos, príncipe, sacerdote ou profeta, quem tenha tal consciência do dever ou da gratidão que a ajude quando mais precisa. Assim reclamam em Salmos 74:9: “Não há quem nos diga até quando”. Agora, o que agravava essa decepção era:

(1.) Que sua tribulação era muito grande, e ainda assim ninguém havia para ter compaixão ou ajudá-la. “Estas duas coisas te aconteceram” (v. 19), para completar sua desolação e destruição, a fome e a espada, dois juízos severos e muito terríveis.

Ou as duas coisas eram a desolação e destruição pelas quais a cidade foi devastada e a fome e espada pelas quais os cidadãos pereceram. Ou eram a própria tribulação, composta de desolação, destruição, fome e espada, e estar nela indefesa, desamparada e sem conforto.

“Duas coisas tristes de fato: estar nessa condição lastimável e não ter quem se compadeça de você, participe de suas dores ou ajude a carregar o peso de suas preocupações; não ter quem a conforte, sugerindo o que ajude a aliviar sua dor ou fazendo em seu favor o que ajude a reparar suas queixas.”

Ou essas duas coisas que vieram sobre Jerusalém são as mesmas que depois viriam sobre a Babilônia (Isaías 47:9), perda de filhos e viuvez: condição digna de compaixão.

Mas, “quando você a trouxe sobre si por seu próprio pecado e insensatez, quem sentirá por você?” É condição que pede conforto, mas, “quando você é obstinada sob sua tribulação, se irrita e se inquieta, por quem a confortarei?” Os que não querem ser aconselhados não podem ser ajudados.

(2.) Que os que deveriam confortá-la atormentavam a si mesmos (v. 20). Desfaleceram, completamente desalentados e levados ao desespero; não têm paciência para conservar a posse de suas próprias almas e o desfrute de si mesmos, nem confiança na promessa de Deus para conservar o conforto dela.

Lançam-se ao chão por aborrecimento com suas tribulações e ali ficam à entrada de todas as ruas, queixando-se a todos os que passam (Lamentações 1:12), definhando por falta do alimento necessário.

Ali ficam como touro selvagem numa rede, irritando-se e enfurecendo-se, lutando e puxando para ajudar a si mesmos, mas se enredando tanto mais e piorando sua condição por suas próprias paixões e descontentamentos.

Os de espírito manso e quieto são, sob aflição, como pomba numa rede, de fato em luto, mas silenciosos e pacientes. Os de espírito obstinado e irritadiço são como touro selvagem numa rede, inquietos para si, incômodos aos amigos e provocadores para seu Deus.

Estão cheios do furor do Senhor, da repreensão de nosso Deus. Deus está irado e contende com eles, e estão cheios somente disso; não reparam em seus desígnios sábios e graciosos ao afligi-los, nunca perguntam por que contende com eles, e por isso nada neles aparece senão ira contra Deus e desavença com ele.

Estão descontentes com Deus pelas dispensações de sua providência a seu respeito e assim apenas pioram o mal. Há muito essa era a condição lastimável de Jerusalém, e Deus tomou conhecimento dela. Mas:

II. Promete-se que as tribulações de Jerusalém por fim terminarão e serão transferidas aos seus perseguidores (v. 21): Contudo, ouça isto, ó aflita. Muitas vezes é o destino da igreja de Deus ser afligida, e Deus sempre tem então algo a lhe dizer que fará bem em ouvir.

“Você está embriagada, não como antes com vinho, não com o cálice intoxicante das prostituições e idolatrias da Babilônia, mas com o cálice da aflição. Saiba então, para seu conforto:”

  1. “Que o Senhor Jeová é seu Senhor e seu Deus, apesar de tudo isso.” É dito enfaticamente (v. 22): “Assim diz seu Senhor, o Senhor, e seu Deus: o Senhor que pode ajudar você e tem com que aliviá-la; seu Senhor, que tem direito incontestável sobre você e não o alienará; seu Deus, em aliança com você, que se comprometeu a fazê-la feliz.”

Sejam quais forem as angústias do povo de Deus, ele não negará sua relação com eles, nem perderam sua participação nele e em sua promessa.

  1. “Que ele é o Deus que defende a causa de seu povo, como seu patrono e protetor, que toma o que é feito contra eles como feito contra si.” A causa do povo de Deus e da santa religião que professam é justa; de outro modo, o Deus justo não se manifestaria em seu favor.

Mas pode por algum tempo ser derrotada e parecer perdida. Deus, porém, a defenderá, ou convencendo as consciências ou confundindo os projetos danosos dos que lutam contra ela. Defenderá a causa tornando claras ao mundo sua equidade e excelência e dando êxito aos que agem em sua defesa. É sua própria causa; ele a abraçou e por isso a defenderá com zelo.

  1. Que em breve deixariam suas tribulações e lhes dariam despedida final: “Tirarei de sua mão o cálice de tremor, esse cálice amargo; ele passará de você.” Lançar fora o cálice de tremor não basta, nem dizer: “Não queremos, não podemos bebê-lo”.

Mas, se nos submetermos pacientemente, aquele que o pôs em nossas mãos o tirará ele mesmo delas. Ou melhor, promete-se: “Você não mais o beberá. Deus encerrou sua contenda com você e não renovará o juízo.”

  1. Que seus perseguidores e opressores seriam obrigados a beber do mesmo cálice amargo de que eles beberam tão profundamente (v. 23). Veja aqui:

(1.) Quão insolentemente abusaram do povo de Deus e o pisaram. Disseram à sua alma, a você, à sua vida: “Abaixa-te, para que passemos”. Ou melhor, o disseram à sua consciência, orgulhando-se e tendo prazer em obrigá-la a adorar ídolos.

Nisso a Babilônia do Novo Testamento segue os passos daquele antigo opressor, tiranizando as consciências dos homens, lhes impondo leis, os pondo sob tortura e os obrigando a conformidades pecaminosas.

Os que estabelecem um cabeça e juiz infalível, exigindo fé implícita em seus ditames e obediência aos seus mandamentos, na prática dizem às almas dos homens: “Abaixa-te, para que passemos”, e o dizem com prazer.

(2.) Quão baixamente o povo de Deus, tendo perdido por seu pecado muito de sua coragem e senso de honra, se sujeitou a eles: “Puseste o teu corpo como chão”. Observe: os opressores exigiam que as almas lhes fossem sujeitas, que cada homem cresse e adorasse exatamente como eles queriam.

Mas tudo que puderam ganhar por ameaças e violência foi que o povo pusesse seus corpos no chão; os levaram à conformidade externa e hipócrita, mas a consciência não pode ser forçada, nem se menciona para seu louvor que cederam até esse ponto. Mas observe:

(3.) Quão justamente Deus acertará contas com os que agiram tão imperiosamente com seu povo: o cálice de tremor será posto em sua mão. A condição da Babilônia será tão má quanto foi a de Jerusalém. Os perseguidores de Daniel serão lançados na cova de Daniel; vejam se gostam disso. E o Senhor é conhecido por esses juízos que executa.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra