Matthew Henry

Isaías 50

Argumento

Neste capítulo, I. Aqueles a quem Deus envia alguém são justamente acusados de terem trazido sobre si todas as suas dificuldades por sua própria teimosia e obstinação. Mostra-se que Deus era capaz de ajudá-los e estava disposto a fazê-lo, se eles estivessem aptos para a libertação (vv. 1-3).

II. Aquele por meio de quem Deus envia apresenta sua incumbência (v. 4), declara sua disposição de se submeter a todos os serviços e sofrimentos a que foi chamado no cumprimento dela (v. 5, 6) e tem certeza de que Deus, que o enviou, permanecerá a seu lado e o sustentará contra toda oposição (vv. 7-9).

III. A mensagem enviada é vida e morte, bem e mal, bênção e maldição, consolo aos santos desalentados e terror aos pecadores presunçosos (v. 10, 11).

Tudo isso parece ter dupla referência: 1. Aos judeus incrédulos na Babilônia, que tinham uma desavença com Deus pelo modo como os tratava, e ao profeta Isaías, que, embora tivesse morrido muito antes do cativeiro, profetizou sobre ele com tanta clareza e plenitude que julgou adequado apresentar suas credenciais para justificar o que havia dito.

  1. Aos judeus incrédulos do tempo de nosso Salvador, que foram rejeitados por culpa própria, pois Cristo lhes pregou muito, sofreu muito por causa deles e, nisso, foi sustentado pelo poder divino.

O “conteúdo” deste capítulo em nossas Bíblias apresenta esse sentido de maneira muito concisa: “Cristo mostra que o abandono dos judeus não deve ser atribuído a ele, por sua capacidade de salvar, por sua obediência nessa obra e por sua confiança no auxílio divino.” O profeta conclui com uma exortação a confiar em Deus e não em nós mesmos.

Versículos 1 a 3

Interpelações a Israel. (a.C. 706.)

Os que professaram ser o povo de Deus e, contudo, parecem ser tratados com severidade tendem a se queixar dele e a atribuir-lhe a culpa, como se ele os tivesse tratado com dureza. Em resposta às suas murmurações, temos aqui:

I. Um desafio para que provem, ou apresentem qualquer evidência, de que a desavença começou da parte de Deus (v. 1). Não podiam dizer que ele lhes fizera alguma injustiça ou agira arbitrariamente.

  1. Ele havia sido um marido para eles, e aos maridos era então permitido repudiar a esposa por qualquer pequeno desgosto. Se as mulheres não achassem favor aos olhos deles, não hesitavam em dar-lhes uma carta de divórcio (Deuteronômio 24:1; Mateus 19:7). Mas eles não podiam dizer que Deus os tratara assim.

É verdade que agora estavam separados dele e haviam passado muitos dias sem éfode, altar ou sacrifício; mas de quem era a culpa? Não podiam dizer que Deus dera uma carta de divórcio à mãe deles; que a apresentem, se puderem, pois a carta de divórcio era entregue nas mãos da mulher divorciada.

  1. Ele havia sido um pai para eles, e os pais tinham então o poder de vender os filhos como escravos aos credores para quitar dívidas que não podiam pagar de outra forma. É verdade que os judeus foram vendidos aos babilônios naquela época e, mais tarde, aos romanos; mas Deus os vendeu para quitar dívidas que ele próprio tivesse?

Não. Ele não devia nada a nenhum daqueles a quem foram vendidos; e, se os tivesse vendido, não teria aumentado sua riqueza com o preço deles (Salmos 44:12). Quando Deus disciplina seus filhos, não o faz por seu prazer (Hebreus 12:10) nem por lucro.

Todos os que são salvos o são por uma prerrogativa da graça, mas os que perecem são eliminados por um ato de santidade e justiça divinas, não de soberania absoluta.

II. Uma acusação apresentada contra eles, mostrando-lhes que eram os próprios autores de sua ruína: “Eis que, por suas iniquidades, pelo prazer que nelas encontram e para satisfazer suas próprias paixões vis, vocês venderam a si mesmos; por suas iniquidades, foram vendidos.”

“Não como filhos vendidos pelos pais para pagar dívidas, mas como malfeitores vendidos pelos juízes para puni-los por seus crimes. Vocês se venderam para praticar a perversidade e, por isso, Deus com justiça os vendeu às mãos de seus inimigos” (2 Crônicas 12:5, 8).

“Por suas transgressões, sua mãe foi repudiada, por suas prostituições e adultérios”, que sempre foram considerados motivo justo de divórcio. Os judeus foram enviados à Babilônia por sua idolatria, pecado que rompeu a aliança matrimonial, e acabaram rejeitados por crucificar o Senhor da glória. Essas foram as iniquidades pelas quais foram vendidos e repudiados.

III. A confirmação desse desafio e dessa acusação:

  1. É evidente que foram rejeitados por culpa própria, pois Deus veio e lhes ofereceu seu favor e sua mão auxiliadora, fosse para impedir a tribulação, fosse para livrá-los dela. Mas eles o ignoraram, assim como todas as ofertas de sua graça.

“Vocês põem a culpa em mim?”, diz Deus. “Digam-me, então, por que, quando vim, não houve ninguém para me receber e, quando chamei, ninguém para me responder?” (v. 2).

Deus veio até eles por seus servos, os profetas, exigindo os frutos de sua vinha (Mateus 21:34). Enviou-lhes seus mensageiros, levantando-se cedo para enviá-los (Jeremias 35:15). Chamou-os a abandonar os pecados e, assim, evitar a própria ruína.

Mas não houve ninguém, ou quase ninguém, que desse atenção às advertências dos profetas, respondesse aos chamados de Deus ou atendesse às mensagens que ele enviou. Foi por isso que foram vendidos e repudiados.

Porque zombaram dos mensageiros do Senhor, Deus trouxe sobre eles o rei dos caldeus (2 Crônicas 36:16, 17). Por fim, enviou-lhes seu Filho. Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Chamou-os para si, mas ninguém respondeu.

Queria reunir os filhos de Jerusalém, mas eles não quiseram. Não conheceram, porque não quiseram conhecer, o que pertencia à sua paz nem o dia de sua visitação. Por essa transgressão foram repudiados, e sua casa ficou deserta (Mateus 21:41; 23:37, 38; Lucas 19:41, 42).

Quando Deus chama os homens à felicidade e eles não querem responder, são justamente deixados na miséria.

  1. É evidente que isso não ocorreu por falta de poder em Deus, pois ele é todo-poderoso e poderia tê-los resgatado de uma morte tão terrível; nem por falta de poder em Cristo, pois ele pode salvar inteiramente.

Os judeus incrédulos na Babilônia pensavam que não eram libertados porque seu Deus não era capaz de libertá-los. Os do tempo de Cristo estavam prontos a perguntar com desprezo: “Pode este homem nos salvar? Pois não consegue salvar a si mesmo.”

“Mas”, diz Deus, “minha mão está de algum modo encurtada ou enfraquecida?” Pode-se impor algum limite à Onipotência? Aquele que é o grande Redentor não pode redimir? Não tem poder para libertar aquele a quem pertence todo o poder?

Para silenciar e envergonhar para sempre as dúvidas deles acerca de seu poder, ele dá aqui provas incontestáveis:

(1.) Pode, quando lhe agrada, secar os mares e transformar os rios em deserto. Fez isso por Israel quando o redimiu do Egito e pode fazê-lo novamente para redimi-lo da Babilônia. Isso acontece à sua repreensão, com a mesma facilidade com que se pronuncia uma palavra.

Pode secar os rios a ponto de deixar os peixes morrerem por falta de água e apodrecerem. Quando Deus transformou as águas do Egito em sangue, matou os peixes (Salmos 105:29).

A expressão que nosso Salvador às vezes usou acerca do poder da fé, que ela moverá montanhas e plantará sicômoros no mar, não é muito diferente disso. Se a fé deles podia fazer tal coisa, sem dúvida também os salvaria; portanto, não teriam desculpa se perecessem na incredulidade.

(2.) Pode, quando lhe agrada, escurecer as luzes do céu, vesti-las de negrume e fazer do pano de saco a sua cobertura (v. 3), interpondo nuvens densas e escuras, que ele mantém em equilíbrio (Jó 36:32; 37:16).

Versículos 4 a 9

A Obra e os Sofrimentos do Messias. (a.C. 706.)

Nosso Senhor Jesus, depois de provar que é capaz de salvar, mostra aqui que está tão disposto quanto é capaz. Supomos que o profeta Isaías diga algo a respeito de si nestes versículos, comprometendo-se e animando-se a prosseguir em sua obra de profeta apesar das muitas agruras que encontrou, sem duvidar de que Deus estaria a seu lado e o fortaleceria.

Mas, como Davi, fala de si como tipo de Cristo, aqui anunciado pela profecia e prometido como Salvador.

I. Como pregador aceitável. Isaías, como profeta, estava qualificado para a obra a que fora chamado, assim como os demais profetas de Deus e outros que ele empregou como mensageiros. Cristo, porém, foi ungido com o Espírito acima de seus companheiros. Para tornar perfeito o homem de Deus, ele tem:

  1. A língua dos instruídos, para saber ensinar e dizer “uma palavra no tempo oportuno ao cansado” (v. 4). Deus, que fez a boca do homem, deu a Moisés a língua dos instruídos para falar de modo a aterrorizar e convencer Faraó (Êxodo 4:11, 12).

Deu a Cristo a língua dos instruídos para dizer uma palavra no tempo oportuno que consolasse os cansados e sobrecarregados pelo peso do pecado (Mateus 11:28). A graça foi derramada sobre seus lábios, dos quais se diz que destilam mirra de aroma agradável.

Veja qual é o melhor aprendizado de um ministro: saber consolar consciências perturbadas e falar de modo pertinente, apropriado e claro aos diversos casos das pobres almas. A capacidade de fazer isso é dom de Deus, e um dos melhores dons, que devemos desejar ardentemente. Descansemos nas muitas palavras consoladoras que Cristo dirigiu aos cansados.

  1. O ouvido dos instruídos, para receber ensino. Os profetas precisam dele tanto quanto da língua dos instruídos, pois devem transmitir o que aprenderam, e nada mais; devem ouvir a palavra da boca de Deus com diligência e atenção para poder anunciá-la com exatidão (Ezequiel 3:17).

O próprio Cristo recebeu para poder dar. Ninguém deve assumir o ensino sem antes ter sido aprendiz. Os apóstolos de Cristo foram primeiro discípulos, escribas instruídos acerca do reino dos céus (Mateus 13:52).

Também não basta ouvir: devemos ouvir como os instruídos, ouvir e compreender, ouvir e lembrar, ouvir como quem quer aprender com o que escuta.

Os que querem ouvir como os instruídos precisam estar despertos e vigilantes. Por natureza somos sonolentos e inclinados a dormir, pouco aptos a ouvir; ou ouvimos pela metade, ouvimos sem prestar atenção.

Nossos ouvidos precisam ser despertados. Precisamos ouvir algo que nos estimule, que nos desperte de nosso sono espiritual, para que ouçamos como se disso dependesse nossa vida. Precisamos ser despertados manhã após manhã, tão regularmente quanto o dia retorna, para realizar no próprio dia a obra que lhe cabe.

Nossa condição exige provisões novas e contínuas da graça divina, para nos livrar da letargia que adquirimos diariamente. A manhã, quando nosso ânimo está mais vivo, é momento apropriado para a comunhão com Deus. Estamos então na melhor disposição tanto para falar com ele — “De manhã ouvirás a minha voz” — quanto para ouvi-lo.

O povo vinha bem cedo ouvir Cristo no templo (Lucas 21:38); ao que parece, seus ensinamentos aconteciam de manhã. É Deus quem nos desperta manhã após manhã. Se fazemos algo de proveitoso em seu serviço, é ele quem, como nosso Mestre, nos chama a levantar; cochilaríamos continuamente se ele não nos despertasse a cada manhã.

II. Como sofredor paciente (v. 5, 6). Poderíamos pensar que aquele com a incumbência e a capacidade de consolar os cansados não encontraria dificuldade em sua obra, mas aceitação universal. A realidade, contudo, é bem diferente: ele tem tanto uma obra árdua a fazer quanto maus-tratos a suportar. Aqui nos diz com que constância destemida passou por tudo isso.

Não temos motivo para duvidar de que o profeta Isaías prosseguiu com resolução na obra a que Deus o chamou, embora não leiamos que tenha suportado agruras como as aqui apresentadas. Temos certeza, porém, de que a predição se cumpriu abundantemente em Jesus Cristo. Aqui temos:

  1. Sua obediência paciente na obra que realizou. “O Senhor Deus não apenas despertou meu ouvido para ouvir o que ele diz, mas abriu meu ouvido para receber sua palavra e obedecer a ela” (Salmos 40:6, 7: abriste-me o ouvido; então eu disse: eis que venho).

Pois, quando acrescenta: “Não fui rebelde nem voltei para trás”, há mais implícito do que expresso: que estava disposto, embora previsse muitas dificuldades e desânimo, embora tivesse de se esforçar e servir continuamente como servo, embora devesse esvaziar-se de algo muito elevado e humilhar-se até uma condição muito humilde.

Ainda assim, não recuou, não fracassou nem desanimou. Continuou inteiramente disposto e pronto para sua obra até quando chegou à parte mais difícil. Repare: tanto a boa compreensão das verdades de Deus quanto a boa vontade para a obra e o serviço de Deus vêm da graça divina.

  1. Sua paciência obediente na obra de sofrer. Chamo-a paciência obediente porque ele foi paciente tendo em vista a vontade do Pai. Assim argumentou consigo mesmo: “Recebi este mandamento de meu Pai”; e assim se submeteu a Deus: “Não como eu quero, mas como tu queres”. Nessa submissão, entregou-se:

(1.) Para ser açoitado: “Dei as costas aos que me feriam”. Não apenas se submeteu à indignidade quando foi ferido, mas permitiu — ou melhor, acolheu — esse sofrimento entre os outros exemplos de dor e vergonha que suportaria voluntariamente por nós.

(2.) Para receber golpes no rosto: deu as faces aos que não só as feriam, mas arrancavam os pelos da barba, o que causava um grau ainda maior de dor e ignomínia.

(3.) Para receber cusparadas: “Não escondi o rosto da vergonha e dos cuspes”. Poderia ter escondido o rosto e evitado tudo isso, mas não quis, pois se tornou alvo do desprezo dos homens e, desse modo, corresponderia ao tipo de Jó, aquele homem de dores.

Dele se diz que “lhe batiam no rosto com desprezo” (Jó 16:10), expressão não apenas de desdém, mas de repulsa e indignação. Cristo suportou tudo isso por nós, voluntariamente, para nos convencer de sua disposição de nos salvar.

III. Como defensor corajoso (vv. 7-9). O Redentor é tão conhecido por sua ousadia quanto por sua humildade e paciência e, embora ceda, ainda assim é mais que vencedor. Observe:

  1. Sua dependência de Deus. O que sustentou o profeta Isaías também sustentou o próprio Cristo (v. 7): “O Senhor Deus me ajudará”; e novamente no v. 9. Deus auxiliará aqueles que emprega e cuidará para que não lhes falte a ajuda de que eles ou sua obra precisem.

Tendo posto socorro sobre seu Filho em nosso favor, Deus também o ajudou, e sua mão esteve o tempo todo com o homem de sua destra. Não apenas o auxiliará em sua obra, mas também o aceitará (v. 8): “Perto está aquele que justifica”.

Isaías sem dúvida foi falsamente acusado e coberto de censuras e calúnias, como outros profetas. Mas desprezou a censura, sabendo que Deus a removeria e faria brilhar sua justiça como a luz, talvez ainda neste mundo (Salmos 37:6), no mais tardar no grande dia, quando haverá ressurreição de reputações assim como de corpos, e os justos brilharão como o sol da manhã.

Isso também se cumpriu em Cristo: por sua ressurreição, provou-se que não era o homem que diziam, nem blasfemador, enganador ou inimigo de César. O juiz que o condenou reconheceu não encontrar nele culpa. O centurião, ou oficial, responsável pela execução declarou que era um homem justo: tão perto estava aquele que o justificava.

Isso, porém, era verdadeiro a respeito dele num sentido mais profundo e particular: o Pai o justificou ao aceitar a satisfação que ofereceu pelo pecado do homem e constituí-lo o Senhor, justiça nossa, ele que por nós foi feito pecado. “Foi justificado no Espírito” (1 Timóteo 3:16).

Quem o fez estava perto, pois sua ressurreição, pela qual foi justificado, veio logo após sua condenação e crucificação. Foi imediatamente glorificado (João 13:32).

  1. A confiança que, por isso, tem no êxito de sua obra: “Se Deus me ajudar, se me justificar, ficar a meu lado e me sustentar, não serei confundido como aqueles que não alcançam o fim que buscavam nem a satisfação que esperavam: sei que não serei envergonhado.”

Embora seus inimigos fizessem tudo para envergonhá-lo, ele manteve sua posição e sua compostura e não se envergonhou da obra que assumira. Repare: trabalhar para Deus é algo de que não devemos nos envergonhar, e esperar em Deus é uma esperança de que não nos envergonharemos.

Os que confiam em Deus para receber ajuda não serão decepcionados; sabem em quem confiaram e, por isso, sabem que não serão envergonhados.

  1. O desafio que, com essa confiança, lança a todos os adversários e a toda oposição: “Deus me ajudará, por isso firmei o rosto como pederneira.” O profeta fez isso: foi ousado ao censurar o pecado, advertir os pecadores (Ezequiel 3:8, 9) e afirmar a verdade de suas predições.

Cristo também fez isso: prosseguiu em sua obra de Mediador com constância inabalável e resolução destemida; não fracassou nem desanimou. Aqui desafia todos os que se opõem a ele:

(1.) A entrar em confronto com ele: “Quem contenderá comigo”, seja na justiça, seja pela espada? Fiquemos lado a lado como combatentes ou como autor e réu. “Quem é meu adversário?” “Quem é o responsável pela minha causa?” — assim se lê a palavra.

“Quem alegará que pode mover uma ação contra mim? Que apareça e se aproxime, pois não me esconderei.” Muitos tentaram discutir com Cristo, mas ele os calou.

O profeta diz isso em nome de todos os ministros fiéis. Os que se apegam à palavra pura de Deus ao transmitir sua mensagem não precisam temer a contradição: as Escrituras os sustentarão, seja quem for que contenda com eles. Grande é a verdade, e ela prevalecerá.

Cristo diz isso em nome de todos os crentes, como seu defensor. Quem ousa ser inimigo daqueles de quem ele é amigo, ou contender com aqueles de quem é advogado? Assim o aplica São Paulo (Romanos 8:33): “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?”

(2.) Desafia-os a provar qualquer crime contra ele (v. 9): “Quem é aquele que me condenará?” Talvez o profeta tenha sido condenado à morte; sabemos que Cristo foi. Mesmo assim, ambos podiam dizer: “Quem é aquele que condenará?”, pois não há condenação para os que Deus justifica.

Houve quem os condenasse, mas o que aconteceu com eles? Todos envelhecerão como uma roupa. A causa justa de Cristo e de seus profetas sobreviverá a toda oposição. A traça os consumirá silenciosa e imperceptivelmente; pouca coisa bastará para destruí-los. Mas nem o próprio leão que ruge prevalecerá contra as testemunhas de Deus.

Todos os crentes podem fazer este desafio: “Quem é aquele que condenará?” É Cristo quem morreu.

Versículos 10 a 11

Ânimo aos Desconsolados. (a.C. 706.)

O profeta, tendo recebido a língua dos instruídos para dar a cada um sua porção, faz aqui uso dela, repartindo corretamente a palavra da verdade.

Este é o resumo do evangelho: quem crê será salvo — quem confia no nome do Senhor será consolado, embora por algum tempo ande em trevas e não tenha luz —, mas quem não crê será condenado; embora por algum tempo ande à luz do próprio fogo, ainda assim se deitará em tristeza.

I. Aqui se dirige consolo aos santos desconsolados, que são animados a confiar na graça de Deus (v. 10). Observe:

  1. Qual é sempre o caráter de um filho de Deus. Ele teme o Senhor com temor filial, reverencia sua majestade e receia provocar seu desagrado. Essa graça costuma aparecer com maior clareza nas pessoas boas quando andam em trevas, quando as outras graças não aparecem.

Então tremem diante de sua palavra (Isaías 66:2) e temem seus juízos (Salmos 119:120). Ele também obedece à voz do servo de Deus: está disposto a ser governado pelo Senhor Jesus, servo de Deus na grande obra da redenção humana, presta obediência sincera à lei de Cristo e aceita de boa vontade os termos de sua aliança. Os que realmente temem a Deus obedecerão à voz de Cristo.

  1. Qual é às vezes a condição de um filho de Deus. Supõe-se que, embora tenha no coração o temor de Deus e a fé em Cristo, por algum tempo ande em trevas, sem luz, inquieto e com pouco ou nenhum consolo.

Quem se encontra nessa situação? Isso indica que ela às vezes ocorre entre os que professam a religião, embora não seja muito frequente. Sempre que acontece, porém, Deus a percebe.

Não é novidade que os filhos e herdeiros da luz às vezes andem em trevas e, por algum tempo, não tenham sequer um vislumbre ou lampejo de luz. Isso não se refere tanto aos consolos desta vida — os que temem a Deus não fazem deles sua luz, por mais abundantes que sejam — quanto aos consolos espirituais, que dizem respeito à alma.

Andam em trevas quando as evidências de que irão para o céu ficam encobertas, sua alegria em Deus é interrompida, o testemunho do Espírito é suspenso e a luz do rosto de Deus se eclipsa. Os cristãos pensativos tendem à melancolia, e os que sempre temem tendem a temer em excesso.

  1. O que provavelmente será remédio eficaz nessa triste situação. Quanto àquele que se encontra assim nas trevas:

(1.) Que confie no nome do Senhor, na bondade de sua natureza e no que ele deu a conhecer de si: sua sabedoria, poder e bondade. O nome do Senhor é uma torre forte; que ele corra para ela.

Que conte com isto: se andar diante de Deus, o que é possível mesmo andando nas trevas, descobrirá que Deus lhe basta em tudo.

(2.) Que se firme em seu Deus, seu Deus pela aliança. Que se apegue à relação de aliança que tem com ele e o chame de seu Deus, como Cristo na cruz: “Meu Deus, meu Deus”. Que se firme nas promessas da aliança e nelas edifique suas esperanças.

Quando um filho de Deus estiver prestes a afundar, encontrará nele apoio suficiente para se firmar. Que confie em Cristo, pois o nome de Deus está nele (Êxodo 23:21). Que confie em seu nome, “O Senhor, justiça nossa”, e se firme em Deus como seu Deus, no Mediador e por meio dele.

II. Aqui se dirige aos pecadores presunçosos uma palavra de convencimento, para que não confiem em si mesmos (v. 11). Observe:

  1. Como são descritos. Acendem um fogo e andam à luz desse fogo. Dependem da própria justiça, oferecem todos os sacrifícios e queimam todo o incenso com esse fogo, como Nadabe e Abiú, e não com fogo vindo do céu.

Na esperança de ser aceitos por Deus, não levam em conta a justiça de Cristo. Revigoram-se e agradam a si mesmos com a ideia de seus próprios méritos e de sua capacidade, e nela se aquecem. Ela é para eles tanto luz quanto calor. Cercam-se das faíscas que eles mesmos acenderam.

Assim como confiam na própria justiça e não na de Cristo, também põem sua felicidade nos bens e prazeres deste mundo, não no favor de Deus. Os consolos oferecidos pelas criaturas são como faíscas: duram pouco e logo desaparecem.

Ainda assim, enquanto duram, os filhos deste mundo se aquecem com elas e andam com orgulho e prazer à sua luz.

  1. A condenação proferida contra eles. Diz-se-lhes ironicamente que andem à luz do próprio fogo: “Aproveitem-no ao máximo enquanto dura. Mas qual será seu fim? No que tudo isso terminará? Isto vocês receberão de minha mão” — diz Cristo, pois a ele foi confiado o julgamento —: “Vocês se deitarão em tristeza, irão para a cama nas trevas.”

Veja Jó 18:5, 6. Sua lâmpada se apagará com ele. Os que fazem do mundo seu consolo e da própria justiça a base de sua confiança certamente sofrerão uma decepção fatal, que ao fim será amargura.

O caminho do piedoso pode ser melancólico, mas seu fim será paz e luz eterna. O caminho do perverso pode ser agradável, mas seu fim e sua morada eterna serão trevas completas.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra