Matthew Henry

Isaías 49

Argumento

Nos capítulos anteriores, coisas gloriosas haviam sido ditas acerca do livramento dos judeus da Babilônia. Mas, para que ninguém pensasse, quando isso se cumprisse, que parecia muito maior e mais brilhante na profecia do que na realização, ele aqui mostra que a profecia tinha uma intenção ulterior.

Poder-se-ia pensar que o retorno de cerca de quarenta mil judeus em condição pobre da Babilônia a Jerusalém não era um desfecho que correspondesse suficientemente à altura e grandeza das expressões usadas na profecia. Seu pleno cumprimento seria numa redenção que superaria essas expressões tanto quanto a outra parecia ficar aquém delas.

Era a redenção do mundo por Jesus Cristo, de quem não só Ciro, que era servo de Deus ao predizê-la, era tipo. Neste capítulo temos:

I. A designação de Cristo, sob o tipo de Isaías, para seu ofício de Mediador (vv. 1-3).

II. A garantia dada a ele do êxito de seu compromisso entre os gentios (vv. 4-8).

III. A redenção que seria realizada por ele, e o progresso dessa redenção (vv. 9-12).

IV. O ânimo dado daí à igreja aflita (vv. 13-17).

V. O acréscimo de muitos a ela, e o estabelecimento de uma igreja entre os gentios (vv. 18-23).

VI. Uma ratificação da profecia da soltura dos judeus da Babilônia, que seria a figura e o tipo de todas essas bênçãos (vv. 24-26).

Se este capítulo for corretamente entendido, veremos que temos mais interesse nas profecias relativas ao livramento dos judeus da Babilônia do que pensávamos ter.

Versículos 1 a 6

Ânimo aos Gentios. (a.C. 706.)

Aqui, I. Uma assembleia é convocada, e exige-se atenção. O sermão do capítulo anterior era dirigido à casa de Jacó e ao povo de Israel (Isaías 48:1, 12).

Mas este é dirigido às ilhas, isto é, aos gentios, pois são chamadas “ilhas dos gentios” (Gênesis 10:5), e ao povo de longe, estranho à comunidade de Israel e distante. Que estes escutem (v. 1) como algo distante que, contudo, devem ouvir com desejo e atenção. Repare:

  1. As notícias de um Redentor são enviadas aos gentios e aos que estão mais distantes; importa-lhes escutá-las.

  2. Os gentios escutaram o evangelho quando os judeus estavam surdos a ele.

II. O grande autor e publicador da redenção apresenta sua autoridade do céu para a obra que assumira:

  1. Deus o designara e separara para ela: “O Senhor me chamou desde o ventre” para esse ofício e “fez menção de meu nome”, nomeou-me para ser o Salvador. Por um anjo chamou-o Jesus, Salvador que salvaria seu povo de seus pecados (Mateus 1:21).

Ou melhor, desde o ventre dos conselhos divinos, antes de todos os mundos, foi chamado para esse serviço, e o auxílio foi posto sobre ele; veio ao chamado, pois disse: “Eis que venho”, tendo em vista o que estava escrito dele no volume do livro.

Isso foi dito de alguns dos profetas, como tipos dele (Jeremias 1:5). Paulo foi separado para o apostolado desde o ventre de sua mãe (Gálatas 1:15).

  1. Deus o preparara e qualificara para o serviço ao qual o destinara. Fez sua boca como espada afiada e o fez como flecha polida, ou seta brilhante; forneceu-lhe tudo que era necessário para combater as batalhas de Deus contra os poderes das trevas, vencer Satanás e trazer de volta à lealdade os súditos revoltosos de Deus, por sua palavra.

Essa é a “espada de dois gumes” (Hebreus 4:12) que “sai de sua boca” (Apocalipse 19:15). Os convencimentos produzidos pela palavra são flechas que se cravarão, afiadas, nos corações dos pecadores (Salmos 45:5).

  1. Deus o elevara ao serviço para o qual o reservara: escondeu-me à sombra de sua mão e em sua aljava, o que indica:

(1.) Ocultação. O evangelho de Cristo e o acolhimento dos gentios por ele ficaram por muito tempo ocultos às eras e gerações, ocultos em Deus (Efésios 3:5; Romanos 16:25), ocultos na sombra da lei cerimonial e dos tipos do Antigo Testamento.

(2.) Proteção. A casa de Davi era objeto do zelo particular da Providência divina, porque essa bênção estava nela. Cristo, em sua infância, foi abrigado da fúria de Herodes.

  1. Deus o reconhecera e lhe dissera: “Tu és meu servo”; ele o empregara e faria prosperar. Cristo era Israel, na prática, o príncipe com Deus, que lutara e conseguira o intento; nele Deus seria glorificado.

O povo de Deus é Israel, e todos são reunidos, como que resumidos em Cristo, o grande representante de todo Israel, como o sumo sacerdote que tinha os nomes de todas as tribos em seu peitoral. Nele Deus é e será glorificado; assim disse por uma voz do céu (João 12:27, 28).

Alguns leem as palavras em duas orações: “Tu és meu servo”, assim é Cristo (Isaías 42:1); é Israel em quem Deus seria glorificado por meio de Cristo. É o Israel espiritual, os eleitos, em cuja salvação por Jesus Cristo Deus será glorificado, e sua graça gratuita, admirada para sempre.

III. É assegurado do bom êxito de seu compromisso; pois aqueles que Deus chama, fará prosperar. Quanto a isso:

  1. Apresenta como objeção o desânimo que encontrara em seu primeiro começo (v. 4): então disse, com coração triste: “Trabalhei em vão”; aqueles que eram ignorantes, descuidados e estranhos a Deus continuam assim; chamei, e recusaram; estendi minhas mãos a um povo que contradiz.

Essa era a queixa de Isaías, mas não era mais do que lhe fora dito que esperasse (Isaías 6:9). O mesmo foi tentação a Jeremias para resolver que não trabalharia mais (Jeremias 20:9).

É a queixa de muitos ministros fiéis que não ficaram ociosos, mas trabalharam; não pouparam, mas gastaram sua força, e a si mesmos com ela; contudo, quanto a muitos, é tudo em vão e por nada. Não se consegue levá-los a arrepender-se e crer.

Mas aqui parece apontar para a obstinação dos judeus, entre os quais Cristo foi pessoalmente pregando o evangelho do reino, trabalhou e gastou sua força; contudo, os governantes e o corpo da nação rejeitaram a ele e sua doutrina.

Tão poucos foram acolhidos, quando se pensaria que ninguém deveria ter resistido, que bem poderia dizer: “Trabalhei em vão”, preguei tantos sermões, realizei tantos milagres, em vão. Que os ministros não estranhem serem desprezados quando o próprio Mestre o foi.

  1. Consola-se sob esse desânimo considerando que a causa em que estava empenhado era de Deus, e o chamado que o empenhara nela era de Deus: “Contudo, certamente, meu juízo está com o Senhor”, o Juiz de todos, “e minha obra com meu Deus”, de quem sou servo.

Seu conforto é, e pode ser o conforto de todos os ministros fiéis, quando veem pouco êxito de seus trabalhos:

(1.) Que, seja como for, é uma causa justa que defendem. Estão com Deus e em favor de Deus; estão do seu lado e são cooperadores com ele. Não têm seu juízo, a regra pela qual andam, nem sua obra, a ocupação em que são empregados, em menor apreço por isso.

A incredulidade dos homens não lhes dá motivo para suspeitar da verdade de sua doutrina (Romanos 3:3).

(2.) Que a condução dessa causa e o prosseguimento nessa obra eram conhecidos de Deus; podiam apelar a ele quanto à sua sinceridade e quanto a não ter sido por negligência deles que trabalharam em vão.

“Ele conhece o caminho que tomo”; “meu juízo está com o Senhor”, para determinar se não livrei minha alma e deixei o sangue dos que perecem sobre suas próprias cabeças.

(3.) Embora o trabalho seja em vão quanto àqueles com quem se trabalha, ainda assim não o é quanto ao próprio trabalhador, se for fiel: seu juízo está com o Senhor, que o justificará e sustentará, embora os homens o condenem e o abatam.

Sua obra, a recompensa de sua obra, está com seu Deus, que zelará para que não tenha perda, não, nem mesmo por seu trabalho perdido.

(4.) Embora o juízo ainda não seja levado à vitória nem a obra à perfeição, ainda assim ambos estão com o Senhor, para levá-los adiante e lhes dar êxito segundo seu propósito, em seu próprio modo e tempo.

  1. Recebe de Deus uma resposta ulterior a essa objeção, v. 5, 6. Sabia muito bem que Deus o pusera a trabalhar, o formara desde o ventre para ser seu servo; não só o chamara tão cedo a isso (v. 1), mas começara tão cedo a equipá-lo e dispô-lo para isso.

Aqueles que Deus tem o desígnio de empregar como seus servos, ele os molda e prepara para isso muito antes, quando talvez nem eles próprios nem outros o percebam. Ele forma o espírito do homem dentro dele. Cristo seria seu servo para trazer Jacó novamente a ele, de quem se afastara traiçoeiramente.

Por isso, a descendência de Jacó segundo a carne deve primeiro ser tratada, e usados os meios para trazê-los de volta. Cristo e a palavra da salvação por ele são enviados primeiro a eles; ou melhor, Cristo vem pessoalmente só a eles, às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Mas e se Jacó não quiser ser trazido de volta a Deus, e Israel não quiser ser reunido? Assim aconteceu; mas há satisfação nesse caso:

(1.) Cristo será glorioso aos olhos do Senhor; são na verdade gloriosos os que assim são aos olhos de Deus. Embora poucos da nação judaica fossem convertidos pela pregação e milagres de Cristo, e muitos deles o carregassem de ignomínia e desonra, ainda assim Deus o honrou e tornou glorioso no batismo e na transfiguração.

Falou-lhe do céu, enviou anjos para lhe ministrar, tornou até sua morte vergonhosa gloriosa pelos muitos prodígios que a acompanharam, muito mais sua ressurreição.

Em seus sofrimentos, Deus era sua força; por isso, embora encontrasse todo o desânimo imaginável no desprezo de um povo a quem tanto beneficiara, ainda assim não falhou nem ficou desanimado. Um anjo foi enviado do céu para fortalecê-lo (Lucas 22:43).

Os ministros fiéis, embora não vejam o fruto de seus trabalhos, ainda assim serão aceitos por Deus; nisso serão na verdade gloriosos, pois seu favor é nossa honra. Serão ajudados a prosseguir e perseverar em seus trabalhos apesar disso. Isso enfraquece suas mãos, mas seu Deus será sua força.

(2.) O evangelho será glorioso aos olhos do mundo; embora não o seja aos olhos dos judeus, ainda assim será recebido pelas nações, v. 6. O Messias parecia ter sido destinado principalmente a trazer Jacó de volta, v. 5. Mas aqui lhe é dito que, comparativamente, isso é apenas pouca coisa; lhe são destinados uma órbita mais alta de honra e um âmbito mais amplo de utilidade:

“É coisa leve que sejas meu servo, para levantar as tribos de Jacó” à dignidade e ao domínio que esperam do Messias, “e restaurar os preservados de Israel”, e torná-los uma igreja e um Estado florescentes como antes.

Ou melhor, considerando que são apenas um pequeno punhado de pessoas, seria somente pouca coisa, em comparação, que o Messias fosse Salvador apenas deles. Por isso, “eu te darei por luz aos gentios”; muitas nações grandes e poderosas serão trazidas, pelo evangelho de Cristo, ao conhecimento e adoração do Deus verdadeiro.

“Para que sejas minha salvação”, o autor dessa salvação que tenho o desígnio de conceder ao homem perdido, e isso até o extremo da terra, às nações mais distantes.

Daí Simeão aprendeu a chamar Cristo luz para iluminar os gentios (Lucas 2:32). A exposição desse texto por São Paulo é aquela a que devemos nos ater; serve de chave para o contexto (Atos 13:47).

Por isso, diz ele, voltamo-nos aos gentios para lhes pregar o evangelho, porque assim o Senhor nos ordenou, dizendo: “Eu te pus por luz aos gentios”. Nisso o Redentor foi na verdade glorioso, embora Israel não fosse reunido; estabelecer seu reino no mundo gentio era mais honra para ele do que se tivesse levantado todas as tribos de Jacó.

Essa promessa já está em parte cumprida e terá cumprimento ulterior, se ainda estiver por vir o tempo de que o apóstolo fala, quando a plenitude dos gentios será acolhida. Observe: Deus a chama sua salvação; alguns pensam que isso indica quanto se agradava dela, quanto se gloriava nela e, se posso dizê-lo, quanto tinha seu coração posto nela.

Observam ainda que Cristo é dado por luz a todos aqueles a quem é dado por salvação. Nas trevas os homens perecem. Cristo ilumina os olhos dos homens e, assim, os faz santos e felizes.

Versículos 7 a 11

Ânimo aos Gentios. (a.C. 706.)

Nestes versículos temos:

I. A humilhação e exaltação do Messias (v. 7). O Senhor, Redentor de Israel e Santo de Israel, que sempre zelara pela igreja judaica e realizara em favor deles aqueles livramentos que eram tipos da grande salvação, fala aqui àquele que assumira essa salvação:

  1. Repara em sua humilhação, cujos exemplos foram incomuns; ou melhor, sem paralelo. Era alguém a quem o homem desprezava. “É desprezado e rejeitado pelos homens” (Isaías 53:3). Ser desprezado por criatura tão humilde, o homem, que é ele próprio um verme, expressa a condição mais baixa e desprezível imaginável.

O homem, a quem veio salvar e honrar, contudo o desprezou e lhe impôs desprezo; tão miseravelmente ingratos eram seus perseguidores. A ignomínia que sofreu não era o menor de seus sofrimentos. Não só o fizeram desprezível, mas odioso.

Era alguém a quem a nação abominava; trataram-no como o pior dos homens e clamaram: “Crucifica-o, crucifica-o”. A nação o fez, tanto os gentios quanto os judeus, e nisso os judeus foram piores que os gentios; pois sua cruz era para uns pedra de tropeço, e para outros, insensatez.

Era servo de governantes; foi pisoteado, maltratado, açoitado e crucificado como escravo. Pilatos se gabou de seu poder sobre ele (João 19:10). Submeteu-se a isso para nossa salvação.

  1. Promete-lhe sua exaltação. Honra lhe foi dada até na profundidade de sua humilhação. O rei Herodes o temia, dizendo que era João Batista; nobres, governantes e centuriões vieram e se ajoelharam diante dele.

Mas isso se cumpriu mais plenamente quando reis receberam seu evangelho, se submeteram a seu jugo, se uniram na adoração a ele e se chamaram vassalos de Cristo. Não que Cristo valorize mais os ricos que os pobres, eles estão em igualdade diante dele, mas seu reino é honrado entre os homens quando os grandes da terra se manifestam em seu favor e lhe prestam homenagem.

Isso será o cumprimento da promessa de Deus, e ele lhe dará os gentios por herança. Por isso será feito, por causa do Senhor que é fiel e verdadeiro à sua promessa; será evidência de que Cristo tinha comissão para o que fez, de que Deus o escolhera e reconheceria a escolha que fizera.

II. As bênçãos que reserva para todos aqueles para quem ele é dado como salvação:

  1. Deus o reconhecerá e ficará ao seu lado em seu compromisso (v. 8): “Em tempo aceitável te ouvi”, isto é, Deus o ouvirá. Cristo, nos dias de sua carne, ofereceu fortes clamores e foi ouvido (Hebreus 5:7).

Sabia que o Pai sempre o ouvia (João 11:42); o ouvia em favor dele próprio, pois, embora o cálice pudesse não passar dele, ainda assim foi capacitado a bebê-lo. Ouvia-o em favor de todos os seus e, por isso, intercedia por eles como alguém com autoridade: “Pai, quero” (João 17:24).

Toda nossa felicidade resulta da influência do Filho junto ao Pai e da eficácia de sua intercessão, de que sempre o ouvia. Isso torna o tempo do evangelho um tempo aceitável, bem-vindo para nós, pois somos aceitos por Deus, tanto reconciliados quanto recomendados a ele; Deus ouve o Redentor em nosso favor (Hebreus 7:25).

Não só o ouvirá, mas o ajudará a levar seu compromisso até o fim. O Pai sempre estava com ele à sua mão direita e não o deixou quando seus discípulos o fizeram.

Ataques violentos foram feitos contra nosso Senhor Jesus pelos poderes das trevas, quando era sua hora, para fazê-lo desistir de seus compromissos. Mas Deus promete preservá-lo e capacitá-lo a perseverar nele; sobre aquela única pedra estavam sete olhos (Zacarias 3:9).

Deus o preservaria, preservaria seus interesses, seu reino entre os homens, embora combatido por todos os lados. Cristo é preservado enquanto o cristianismo o é.

  1. Deus o autorizará a aplicar à sua igreja os benefícios da redenção que realizará. A preservação e ajuda de Deus a ele tinham por fim tornar o dia de seu evangelho um dia de salvação. Assim o apóstolo o entende: “Eis que agora é o dia da salvação”; agora a palavra da reconciliação por Cristo é pregada (2 Coríntios 6:2).

(1.) Será garantia do tratado de paz entre Deus e o homem: “Eu te darei por aliança do povo”. Já tivemos isso antes (Isaías 42:6); é aqui repetido como fiel e bem digno de toda aceitação e observação. É dado por aliança, isto é, por penhor de todas as bênçãos da aliança.

Nele Deus reconciliava consigo o mundo; aquele que não poupou seu próprio Filho nada nos negará. É dado por aliança não só por ser o Mediador da aliança, o bendito árbitro que pôs sua mão sobre nós ambos, mas por ser tudo em todos na aliança.

Todo o dever da aliança se resume em sermos dele; todo o privilégio e felicidade da aliança se resumem em ele ser nosso.

(2.) Reparará as decadências da igreja e a edificará sobre uma rocha. Estabelecerá a terra, ou melhor, o país, o país da Judeia, tipo da igreja. Fará que as heranças desoladas sejam herdadas; assim foram as cidades de Judá depois do retorno do cativeiro.

Assim foi a igreja, que nas últimas e degeneradas eras da nação judaica fora como um país devastado, mas foi novamente reabastecida pelos frutos da pregação do evangelho.

(3.) Libertará as almas dos homens da escravidão da culpa e corrupção e as trará à gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Dirá aos prisioneiros obrigados a responder à justiça de Deus e presos sob o poder de Satanás: “Saí” (v. 9).

A misericórdia perdoadora é soltura da maldição da lei, e a graça renovadora é soltura do domínio do pecado. Ambas vêm de Cristo e são ramos da grande salvação. Ele diz: “Saí”; o Filho nos faz livres, e então somos de fato livres.

Diz aos que estão nas trevas: “Mostrai-vos”; “não só vejam, mas sejam vistos, para a glória de Deus e seu próprio conforto”. Quando soltou os leprosos de seu confinamento, disse-lhes que fossem mostrar-se ao sacerdote. Quando vemos a luz, que nossa luz brilhe.

(4.) Providenciará a passagem confortável daqueles que liberta ao lugar de seu descanso e feliz estabilidade, vv. 9-11. Esses versículos se referem à provisão para o retorno dos judeus de seu cativeiro, tomados sob o zelo particular da Providência divina, como favoritos do Céu, e agora assim de modo especial.

Mas são aplicáveis à direção da graça divina sob a qual está todo o Israel espiritual de Deus, desde sua soltura da escravidão até sua estabilidade na Canaã celestial:

[1.] Suas despesas serão pagas, e serão alimentados gratuitamente com alimento apropriado: alimentar-se-ão nos caminhos, como ovelhas; pois agora, como antes, Deus conduz José como rebanho. Quando Deus quiser, até o chão das estradas será terra boa para alimentar as ovelhas de seu pasto.

Seus pastos estarão não só nos vales, mas em todos os lugares altos, geralmente secos e estéreis. Onde quer que Deus traga seu povo, zelará para que nada lhes falte que lhes seja bom (Salmos 34:10).

Serão tão bem providos que “não terão fome nem sede”, pois terão oportunamente o que precisam, antes que sua necessidade disso chegue ao extremo.

[2.] Serão abrigados e protegidos de tudo que os incomodaria: “Nem o calor nem o sol os ferirão”, ou Deus faz seu rebanho descansar ao meio-dia (Cantares de Salomão 1:7). Nenhuma coisa má acontecerá aos que se colocam sob proteção divina; serão capacitados a suportar o fardo e o calor do dia.

[3.] Estarão sob a direção graciosa de Deus. Aquele que tem misericórdia deles, ao tirá-los do cativeiro, os conduzirá, como fez com seus pais no deserto, por uma coluna de nuvem e fogo. Até por fontes de água, prontas para eles em sua marcha, os guiará.

Deus lhes fornecerá confortos adequados e oportunos, não como as lagoas de água de chuva no vale de Baca, mas como a água da rocha que seguiu Israel. Os que estão sob direção divina e a seguem de perto, enquanto o fazem, podem, com bons fundamentos, esperar confortos e fortificantes divinos.

O mundo conduz seus seguidores por cisternas rotas ou ribeiros que falham no verão; mas Deus conduz os seus por fontes de água. Aqueles que Deus guia encontrarão uma estrada desimpedida e todos os obstáculos removidos (v. 11): “Farei de todas as minhas montanhas um caminho”.

Quem, em tempos passados, fez do mar um caminho, agora fará das montanhas um caminho com igual facilidade, embora parecessem intransponíveis. A estrada, ou caminho elevado, será levantada para torná-la tanto mais plana quanto mais formosa.

Repare: o próprio Deus será supervisor dos caminhos nos quais conduz seu povo, e zelará para que sejam bem consertados e mantidos em reparo, como antigamente os caminhos que levavam às cidades de refúgio.

O nivelamento das estradas da Babilônia, como foi predito (Isaías 40:2, 3), foi aplicado à obra do evangelho, e assim também este pode ser. Embora haja dificuldades no caminho do céu que não podemos superar por nossa própria força, ainda assim a graça de Deus será suficiente para nos ajudar a superá-las e tornar até as montanhas um caminho (Isaías 35:8).

(5.) Reunirá todos de todas as partes, para que retornem em conjunto, animem uns aos outros e recebam mais atenção. Estavam dispersos por diversas partes do país da Babilônia, como seus inimigos quiseram, para impedir qualquer união entre eles.

Mas, quando chegar o tempo de Deus para trazê-los juntos para casa, um só espírito animará todos, todos os que estão mais distantes uns dos outros; os que se abrigaram em outros países também os encontrarão na terra de Judá, v. 12.

Aqui virá um grupo de longe, alguns do norte, alguns do oeste, alguns da terra de Sinim, provavelmente uma província da Babilônia não nomeada em outro lugar na Escritura. Mas alguns fazem dela um país pertencente a uma das principais cidades do Egito, chamada Sin, da qual lemos em Ezequiel 30:15, 16.

Agora, essa promessa teria cumprimento ulterior na grande confluência de convertidos à igreja do evangelho, e seu pleno cumprimento quando os escolhidos de Deus vierem do leste e do oeste para se assentarem com os patriarcas no reino de Deus (Mateus 8:11).

Versículos 13 a 17

Ânimo a Sião. (a.C. 706.)

O objetivo desses versículos é mostrar que o retorno do povo de Deus de seu cativeiro e a redenção eterna a ser realizada por Cristo, da qual aquele era tipo, seriam grandes ocasiões de alegria para a igreja e grandes provas do terno cuidado de Deus por ela.

I. Nada pode nos fornecer melhor matéria para cânticos de louvor e ação de graças, v. 13. Que toda a criação se una a nós em cânticos de alegria, pois compartilha conosco os benefícios da redenção; tudo o que pode oferecer a essa melodia sagrada é bem pouco em troca de favores tão inestimáveis (Salmos 96:11).

Que haja alegria no céu, e os anjos de Deus celebrem os louvores do grande Redentor; que a terra e as montanhas, especialmente os grandes da terra, se alegrem e irrompam em canto. Pois a ansiosa expectativa da criatura que espera a gloriosa liberdade dos filhos de Deus (Romanos 8:19, 21) agora será abundantemente atendida.

O povo de Deus é a bênção e o ornamento do mundo; por isso, que haja alegria universal, pois Deus confortou seu povo que estava em tristeza. Terá misericórdia dos aflitos por sua compaixão, de seus aflitos por sua aliança.

II. Nada pode nos fornecer razões mais convincentes para provar a mais terna e afetuosa preocupação de Deus por sua igreja, seus interesses e confortos:

  1. As tribulações da igreja deram alguma ocasião para questionar o cuidado e a preocupação de Deus por ela, v. 14. Sião, em angústia, dizia que o Senhor a abandonara e não olhava mais por ela; que seu Senhor a esquecera e não olharia mais por ela.

Veja como às vezes pode ser deplorável a situação do povo de Deus: podem parecer abandonados e esquecidos por seu Deus; em tal ocasião, suas tentações podem ser assustadoramente violentas. Os infiéis, em sua presunção, dizem: “Deus abandonou a terra” (Ezequiel 8:12), e esqueceu seus pecados (Salmos 10:11).

Os crentes fracos, em seu desalento, estão prontos a dizer: “Deus abandonou sua igreja e esqueceu as tristezas de seu povo”. Mas não temos mais motivo para questionar sua promessa e graça do que sua providência e justiça. Ele recompensa com a mesma certeza com que vinga. Portanto, fora com essas desconfianças e suspeitas, que são o veneno da amizade.

  1. Os triunfos da igreja depois de suas tribulações, no devido tempo, porão a questão fora de dúvida:

(1.) É-nos dito o que Deus fará por Sião, v. 17:

[1.] Seus amigos, que a desertaram, serão reunidos a ela e contribuirão ao máximo para sua assistência e conforto: “Teus filhos se apressarão”. Os convertidos à fé em Cristo são filhos da igreja; se unirão a ela com grande prontidão e alegria, e afluirão à comunhão dos santos como pombas às suas janelas.

“Teus construtores se apressarão” — assim alguns leem —, “edificarão tuas casas, teus muros e especialmente teu templo; farão isso com rapidez.” A obra da igreja costuma ser lenta; mas, quando chegar o tempo de Deus, será feita subitamente.

[2.] Seus inimigos, que a ameaçaram e assaltaram, serão forçados a retirar-se dela: “Teus destruidores e os que te devastaram”, que se fizeram senhores do país e o assolaram, “sairão de ti”. Por Cristo, o príncipe deste mundo, o grande destruidor, é lançado fora, despojado; seu poder é quebrado, e suas tentativas, inteiramente frustradas.

(2.) Agora, por isso se verá que as sugestões de Sião eram inteiramente sem fundamento, que Deus não a abandonou nem esqueceu, nem jamais o fará. Tenha certeza:

[1.] Que Deus tem terna afeição por sua igreja e povo, v. 15. Em resposta aos temores de Sião, Deus fala como alguém preocupado com sua própria glória: considera-se censurado se Sião disser: “O Senhor me abandonou”, e se defenderá. Fala como alguém preocupado também com o conforto de seu povo.

Não queria que se abatessem, ficassem desanimados e cedessem a quaisquer pensamentos inquietantes. “Vocês pensam que os esqueci. Pode uma mulher esquecer seu filho de peito?”

Primeiro, não é provável que o esqueça. Uma mulher, cuja honra é pertencer ao sexo delicado e belo, não pode deixar de ter compaixão de uma criança que, sendo tanto inofensiva quanto desamparada, é objeto apropriado de compaixão.

Uma mãe, especialmente, não pode deixar de preocupar-se com seu próprio filho; é seu, parte dela própria, e até há pouco era um só com ela. Uma mãe que amamenta, mais que todas, não pode deixar de ser terna com seu filho de peito; seus próprios seios logo a farão lembrar dele, se o esquecer.

Mas, segundo, é possível que esqueça. Uma mulher talvez seja tão infeliz que não consiga lembrar de seu filho de peito; pode estar doente, morrendo e indo à terra do esquecimento. Ou pode ser tão antinatural que não tenha compaixão do filho de seu ventre.

Assim são as que, para esconder sua vergonha, causam a morte de seus filhos tão logo lhes dão a vida (Lamentações 4:10; Deuteronômio 28:57). Mas, diz Deus: “Eu não te esquecerei”. Repare: as compaixões de Deus por seu povo excedem infinitamente as dos pais mais ternos por seus filhos. Que são os afetos da natureza comparados aos do Deus da natureza?

[2.] Que tem cuidado constante de sua igreja e de seu povo (v. 16): “Gravei-te nas palmas de minhas mãos”. Isso não alude à arte insensata da quiromancia, que imagina o destino de cada homem gravado nas palmas de suas mãos e legível nas linhas que ali há.

Alude ao costume dos que atam um cordão às mãos ou dedos para lembrar coisas que temem esquecer, ou ao uso de anéis de sinete ou com medalhão em lembrança de algum amigo querido.

Pô-los assim como selo sobre seu braço indica pô-los como selo sobre seu coração e lembrar-se sempre deles e de seus interesses (Cantares de Salomão 8:6). Se atarmos a lei de Deus como sinal à nossa mão (Deuteronômio 6:8, 11, 18), ele gravará nossos interesses como sinal em sua mão; olhará para isso e se lembrará da aliança.

Acrescenta: “Teus muros estarão continuamente diante de mim; teus muros arruinados, embora não sejam espetáculo agradável, estarão em meus pensamentos de compaixão.” Os amigos de Sião favorecem seu pó? (Salmos 102:14). Assim faz seu Deus.

Ou: “O plano e o modelo de teus muros, a serem reconstruídos, estão diante de mim, e eles certamente serão edificados de acordo com esse projeto.” Ou: “Teus muros, isto é, tua segurança, são meu zelo contínuo; assim são os vigias sobre teus muros.”

Alguns aplicam a gravação de sua igreja nas palmas de suas mãos às feridas nas mãos de Cristo quando foi crucificado; ele olhará para suas marcas e se lembrará daqueles em favor dos quais sofreu e morreu.

Versículos 18 a 23

Ânimo a Sião. (a.C. 706.)

Duas coisas são aqui prometidas. Seriam cumpridas em parte no reavivamento da igreja judaica após seu retorno do cativeiro, mas mais plenamente na implantação da igreja cristã pela pregação do evangelho de Cristo; podemos tomar o conforto dessas promessas:

I. Que a igreja será reabastecida com grandes números acrescentados a ela. Foi prometido (v. 17) que seus filhos se apressariam; essa promessa é aqui ampliada e tornada muito animadora. Promete-se:

  1. Que multidões afluirão à igreja de todas as partes. Olhe ao redor e veja como se reúnem a você (v. 18), por uma adesão local à igreja judaica. Vêm a Jerusalém de todos os países adjacentes, pois ela era então o centro de sua unidade; mas, sob o evangelho, é pela adesão espiritual ao corpo místico de Cristo, na fé e no amor.

Os que vêm a Jesus como Mediador da nova aliança vêm, com isso, ao monte Sião, à igreja dos primogênitos (Hebreus 12:22, 23). Levante os olhos e veja como os campos estão brancos para a ceifa (João 4:35). Repare: é motivo de alegria para a igreja ver uma multidão de convertidos a Cristo.

  1. Que os acrescentados à igreja não serão fardo nem mancha para ela, mas sua força e ornamento. Essa parte da promessa é confirmada com juramento: “Vivo eu, diz o Senhor, certamente te vestirás de todos eles”.

O acréscimo de tais números à igreja completará sua roupa; quando todos os escolhidos forem eficazmente chamados, a noiva, esposa do Cordeiro, terá se preparado, estará inteiramente vestida (Apocalipse 19:7).

A farão parecer elegante e importante; por isso, ela os atará a si com tanto cuidado e satisfação quanto a noiva ata seus ornamentos. Quando os acrescentados à igreja são sérios, santos e exemplares em sua conduta, são ornamento para ela.

  1. Que assim o país devastado e desolado, sem habitante (Isaías 5:9; 6:11), será novamente povoado; ou melhor, será superpovoado (v. 19).

“Teus lugares devastados e desolados”, que por muito tempo ficaram assim, e “a terra de tua destruição”, aquela tua terra que foi destruída contigo e na qual ninguém se importava em morar, agora ficarão tão cheios de gente que não haverá espaço para os habitantes.

Aqui está bênção derramada até não haver espaço suficiente para recebê-la (Malaquias 3:10). Não serão apertados por seus inimigos nem limitados no espaço, como Abraão e Ló por causa dos cananeus na terra.

Não: os que engoliram Sião e tomaram posse de sua terra quando ela deixou de possuí-la estarão longe. Seu povo será numeroso, e não haverá estrangeiros nem inimigos entre eles.

Assim, o reino de Deus entre os homens, empobrecido e quase despovoado em parte pelas corrupções da igreja judaica e em parte pelas abominações do mundo gentio, foi novamente povoado e enriquecido pelo estabelecimento da igreja cristã, por suas graças e glórias.

  1. Que os novos convertidos aumentarão e se multiplicarão de modo extraordinário. Depois de perder muitos de seus filhos pela espada, fome e cativeiro, Jerusalém terá uma nova família crescendo em seu lugar, filhos que terá depois de perder os outros (v. 20).

Assim foi Sete, designado como outra descendência em lugar de Abel, e os filhos de Jó, com os quais Deus o abençoou em lugar dos que foram mortos nas ruínas da casa. Deus reparará as perdas de sua igreja e assegurará para si nela uma descendência para servi-lo.

Promete-se aos judeus, depois de seu retorno, que Jerusalém ficará cheia de meninos e meninas brincando nas ruas (Zacarias 8:5). A igreja, depois de perder os judeus, que serão cortados por sua própria infidelidade, continuará a ter filhos em abundância, mais do que quando os judeus lhe pertenciam. Veja Gálatas 4:27.

Serão tão numerosos que:

(1.) Os filhos se queixarão da falta de espaço; dirão, e é bom ouvir: “Nossos números aumentam tão depressa que o lugar é estreito demais para nós”; assim se queixaram os filhos dos profetas (2 Reis 6:1).

Mas, por estreito que seja o lugar, ainda mais pessoas desejarão ser admitidas, e a igreja alegremente as admitirá; a estreiteza inconveniente do lugar não será impedimento para nenhum dos dois.

Pois se verá, pensemos o que pensarmos, que, mesmo quando os pobres, mutilados, coxos e cegos são trazidos para dentro, ainda assim há espaço, espaço suficiente para os que estão dentro e espaço para mais (Lucas 14:21, 22).

(2.) A mãe ficará admirada com o crescimento de sua família, v. 21. Dirá: “Quem me gerou estes?” e “Quem criou estes?” Vêm a ela com todo o dever, afeição e submissão de filhos; contudo, nunca sofreu dor por eles nem teve trabalho com eles, mas os tem já criados à sua mão.

Isso lhe dá uma surpresa agradável, e não pode deixar de ficar espantada, considerando qual fora sua condição havia tão pouco tempo e por tanto tempo. A nação judaica deixara seus filhos; foram cortados.

Fora desolada, sem arca, altar e serviço do templo, aqueles sinais do compromisso matrimonial de Deus com eles; ou melhor, fora cativa e continuamente removida de um lado a outro, em condição sem estabilidade, sem probabilidade de criar filhos ou para Deus ou para si mesma.

Ficara sozinha na obscuridade, esta é Sião a quem ninguém procura, deixada em toda a solidão e tristeza de um estado de viuvez. Como, então, veio a ser assim reabastecida? Veja aqui:

[1.] Que a igreja não é perpetuamente visível, mas há tempos em que é desolada, deixada sozinha e reduzida em número.

[2.] Que, contudo, por outro lado, suas desolações não serão perpétuas, nem se verá que seja difícil demais para Deus repará-las e das pedras suscitar filhos a Abraão.

[3.] Que às vezes isso é feito de modo muito surpreendente, como quando uma nação nasce de uma vez (Isaías 66:8).

  1. Que isso será feito com ajuda dos gentios, v. 22. Os judeus foram rejeitados, entre os quais se esperava que a igreja fosse edificada; mas Deus a semeará para si na terra e daí colherá uma safra abundante (Oseias 2:23). Observe:

(1.) Como os gentios serão chamados para entrar. Deus levantará sua mão a eles para convidá-los ou lhes acenar, depois de tê-la estendido aos judeus em vão o dia todo (Isaías 65:2). Ou isso indica o exercício de poder todo-poderoso, de seu Espírito e graça, para obrigá-los a entrar, torná-los dispostos.

Estabelecerá seu estandarte para eles, a pregação do evangelho eterno, ao qual se reunirão e sob o qual se alistarão.

(2.) Como virão: “Trarão teus filhos nos braços”. Ajudarão os filhos de Sião encontrados entre eles em seu retorno à sua própria terra e os farão avançar com tanta ternura quanto qualquer pai ou mãe jamais carregou uma criança fraca e desamparada.

Deus pode suscitar amigos para israelitas que retornam até entre os gentios. “A terra ajudou a mulher” (Apocalipse 12:16). Ou: “Quando vierem eles próprios, trarão seus filhos e os farão teus filhos”; compare Isaías 60:4.

“Você pergunta quem gerou e criou estes? Saiba que foram gerados e criados entre os gentios, mas agora são trazidos à sua família.” Todos os que se preocupam com jovens convertidos e jovens iniciantes na religião aprendam daqui a tratá-los com muita ternura e zelo, como Cristo trata os cordeiros que reúne em seus braços e carrega em seu peito.

II. Que a igreja terá grande e prevalecente influência nas nações, v. 22, 23:

  1. Alguns dos príncipes das nações se tornarão patronos e protetores da igreja. “Reis serão teus pais de criação”, para carregarem os filhos da igreja nos braços, como Moisés (Números 11:12); por serem as mulheres as amas mais apropriadas, “suas rainhas serão mães de criação”.

Essa promessa se cumpriu em parte aos judeus após seu retorno do cativeiro. Diversos reis da Pérsia foram muito ternos com seus interesses, apoiaram-nos e os animaram, como Ciro, Dario e Artaxerxes.

A rainha Ester foi mãe de criação dos judeus que permaneceram no cativeiro, pondo a vida em risco para arrancar a criança das chamas. A igreja cristã, depois de longo cativeiro, foi feliz em alguns reis e rainhas assim, como Constantino e sua mãe Helena, e depois Teodósio e outros, que nutriram a igreja com todo zelo e ternura possíveis.

Sempre que o cetro do governo é posto nas mãos de príncipes religiosos, essa promessa é cumprida. Neste mundo, a igreja está em estado infantil, e está no poder dos príncipes e magistrados prestar-lhe muito serviço; é feliz quando o fazem, quando seu poder é louvor aos que fazem bem.

  1. Outros deles, que resistem aos interesses da igreja, serão forçados a ceder e arrepender-se de sua oposição: prostrar-se-ão diante dela e lamberão o pó.

A promessa à igreja de Filadélfia parece tomada disso (Apocalipse 3:9): farei os da sinagoga de Satanás virem e adorarem diante de seus pés. Ou pode significar a submissão voluntária que reis e reinos prestarão a Cristo, Rei da igreja, como nela se manifesta (Salmos 72:11): “Todos os reis se prostrarão diante dele”.

Por tudo isso se fará ver:

(1.) Que Deus é o Senhor, o Senhor soberano de tudo, contra quem não se pode resistir nem se levantar.

(2.) Que os que o esperam, dependendo de sua promessa e entregando-se à sua vontade, não serão envergonhados de sua esperança; pois a visão de paz é para um tempo designado, e no fim falará e não mentirá.

Versículos 24 a 26

Ânimo a Sião. (a.C. 706.)

Aqui está: I. Uma objeção levantada contra a promessa da soltura dos judeus de seu cativeiro na Babilônia, sugerindo que não era algo a esperar. Pois (v. 24) eram presa na mão dos poderosos, os maiores potentados da terra então; por isso, não era provável que fossem resgatados pela força.

Contudo, isso não era tudo: eram cativos legítimos. Pela lei de Deus, tendo ofendido, foram justamente entregues ao cativeiro; pela lei das nações, tomados na guerra, eram justamente detidos no cativeiro até serem resgatados ou trocados. Agora, isso é dito ou:

  1. Pelos inimigos, justificando sua recusa a deixá-los ir. Alegam tanto poder quanto direito. Os orgulhosos pensam ser seu tudo em que podem pôr as mãos, e válido seu título, se ao menos têm a espada mais longa.

Ou, 2. Por seus amigos, ou com desconfiança, desesperando do livramento: “Pois quem pode lidar com os que nos detêm, ou pela força das armas ou por um tratado de paz?”, ou com gratidão, admirando o livramento: “Quem pensaria que algum dia a presa seria tomada dos poderosos? Contudo, está feito”.

Isso é aplicável à nossa redenção por Cristo. Quanto a Satanás, éramos presa na mão dos poderosos e, contudo, livrados até daquele que tinha o poder da morte por aquele que tinha o poder da vida. Quanto à justiça de Deus, éramos cativos legítimos e, contudo, livrados por preço de valor inestimável.

II. Essa objeção é respondida por promessa expressa e promessa ulterior; pois, sendo todas as promessas de Deus sim e amém, bem podem servir para corroborar umas às outras:

  1. Aqui está promessa expressa com um non-obstante, apesar da força do inimigo (v. 25): “Até os cativos dos poderosos”, embora poderosos, “serão tomados”, e de nada serve se oporem a isso; “a presa dos terríveis”, embora terríveis, “será livrada”.

Assim como não podem, com toda a sua força, superar pela força o livramento e os conselhos de Deus a respeito dele, assim não podem, com toda a sua insolência, vencê-los pela afronta. O Senhor diz isso, aquele que tem todo poder e todos os corações em suas mãos e pode cumprir suas palavras.

  1. Aqui está promessa ulterior, mostrando como e de que maneira Deus realizará o livramento. Trará juízos sobre os opressores e, assim, realizará salvação para os oprimidos: “Disputarei com quem disputa contigo”; defenderá a causa de Sião contra os que se justificam em oprimi-la.

Seja quem for, ainda que uma única pessoa dispute com ela, saberá que o faz por sua conta e risco; e assim “salvarei teus filhos”. Os cativos serão livrados ao levar cativo o cativeiro, isto é, enviar ao cativeiro os que mantiveram cativo o povo de Deus (Apocalipse 13:10).

Ou melhor, terão sangue por sangue (v. 26): “Alimentarei os que te oprimem com sua própria carne, e se embriagarão com seu próprio sangue”. Os babilônios orgulhosos se tornarão presa uns dos outros, não só fácil, mas aceitável.

Deus enviará espírito de divisão entre eles; sua ruína, iniciada por invasão estrangeira, será completada por suas divisões internas. Morderão e devorarão uns aos outros até serem consumidos uns pelos outros. Vorazmente e com deleite farão presa daqueles que são sua própria carne e sangue.

Deus pode fazer dos opressores de sua igreja seus próprios atormentadores e destruidores. A Babilônia do Novo Testamento, que se fez embriagar com o sangue dos santos, terá sangue dado para beber, pois é digna.

Veja como às vezes os homens são cruéis consigo mesmos e uns com os outros. De fato, os que assim são com os outros são consigo mesmos, pois a justiça de Deus e a vingança dos homens lhes medirão o que mediram aos outros.

Não só têm sede de sangue, mas o bebem tão vorazmente que se embriagam com ele, com tanto prazer como se fosse vinho doce. Se Deus não tivesse mais misericórdia dos pecadores do que teriam uns dos outros se suas paixões fossem soltas, o mundo logo seria um Aceldama; ou melhor, uma desolação.

III. Veja qual será o efeito da ruína da Babilônia: “Toda carne saberá que eu, o Senhor, sou teu Salvador”. Deus fará ver, para convencimento de todo o mundo, que, embora os israelitas pareçam perdidos e rejeitados, eles têm um Redentor.

Embora sejam feitos presa dos poderosos, Jacó tem um Poderoso que pode lidar com todos os seus inimigos. Deus pretende, pelos livramentos de sua igreja, tanto tornar conhecido quanto engrandecer seu próprio nome.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra