Matthew Henry

Isaías 48

Argumento

No capítulo anterior, Deus acertou contas com os babilônios e lhes mostrou seus pecados e a desolação que lhes sobreviria por eles. Para mostrar que odeia o pecado onde quer que o encontre e não o tolerará em seu próprio povo, neste capítulo vem mostrar à casa de Jacó seus pecados, mas também a misericórdia que, apesar deles, tinha reservada para eles.

Por isso, dispõe seus pecados em ordem diante deles, para que pelo arrependimento e reforma sejam preparados para essa misericórdia.

I. Acusa-os de hipocrisia no que é bom e de obstinação no que é mau, especialmente na idolatria, apesar das muitas provas convincentes que lhes dera de que ele é o único Deus (vv. 1-8).

II. Garante que seu livramento seria realizado puramente por causa do próprio nome de Deus, não por qualquer mérito deles (vv. 9-11).

III. Anima-os a depender puramente do poder e da promessa de Deus para esse livramento (vv. 12-15).

IV. Mostra-lhes que, assim como foi por seu próprio pecado que se levaram ao cativeiro, assim somente pela graça de Deus obteriam os preparativos necessários para sua soltura (vv. 16-19).

V. Proclama sua soltura, mas com a ressalva de que os ímpios não terão benefício algum dela (vv. 20-22).

Versículos 1 a 8

A Admoestação de Deus ao Seu Povo. (a.C. 708.)

Podemos observar aqui:

I. A profissão hipócrita de religião e de relação com Deus feita por muitos judeus. Aqui se ordena ao profeta dirigir-se aos que faziam essa profissão, para seu convencimento e humilhação, para que reconhecessem a justiça de Deus no que lhes fizera sobrevir. Agora, observe aqui:

  1. Quão alto se elevava sua profissão de religião, que bela aparência faziam na carne e quão longe iam rumo ao céu, que boa libré usavam e que boa aparência davam a um coração muito mau:

(1.) Eram a casa de Jacó; tinham lugar e nome na igreja visível. “Amei a Jacó.” Jacó é o escolhido de Deus; e eles não são apenas dependentes de sua família, mas seus descendentes.

(2.) Eram chamados pelo nome de Israel, um nome honroso; pertenciam ao povo ao qual cabiam tanto a promulgação da lei quanto as promessas. Israel significa príncipe com Deus; e se orgulhavam de pertencer àquela linhagem principesca.

(3.) Saíram das águas de Judá e por isso foram chamados judeus; eram da tribo real, da qual viria Siló, a tribo que permaneceu fiel a Deus quando as demais se revoltaram.

(4.) Juravam pelo nome do Senhor e assim o reconheciam como o Deus verdadeiro e seu Deus, e lhe davam glória como o justo Juiz de todos. Juravam ao nome do Senhor, como se pode ler; prestavam-lhe juramento de lealdade como seu Rei e se uniam a ele em aliança.

(5.) Faziam menção do Deus de Israel em suas orações e louvores; frequentemente falavam dele, observavam seus memoriais e alegavam ter grande atenção para com ele.

(6.) Diziam pertencer à cidade santa e, quando cativos na Babilônia, puramente por um princípio de honra e zelo por sua pátria, se estimavam por sua participação nela. Muitos que não são santos se orgulham de sua relação com a igreja, a cidade santa.

(7.) Se apoiavam no Deus de Israel e se vangloriavam de suas promessas e de sua aliança com eles; se apoiavam no Senhor (Miquéias 3:11). Se lhes perguntassem sobre seu Deus, podiam dizer: “O Senhor dos Exércitos é seu nome, o Senhor de todos”; felizes, portanto, e muito grandes somos nós, que temos relação com ele!

  1. Quão baixo caía sua profissão de religião, apesar de tudo isso. Tudo era em vão, pois tudo era uma brincadeira; não era em verdade e retidão. Seus corações não eram verdadeiros nem retos nessas profissões.

Repare: todas as nossas profissões religiosas de nada valem além do que são feitas em verdade e retidão. Se não somos sinceros nelas, apenas tomamos em vão o nome do Senhor nosso Deus.

II. Os meios usados por Deus e o método que adotou para mantê-los junto a si e impedir que se desviassem à idolatria. As muitas leis excelentes que lhes deu, com suas sanções e as cercas ao seu redor, parece que não bastavam para restringi-los daquele pecado que mais facilmente os assediava.

Por isso, Deus acrescentou a elas profecias notáveis e providências notáveis em cumprimento dessas profecias, todas destinadas a convencê-los de que seu Deus era o único Deus verdadeiro e de que, portanto, apegar-se a ele era tanto seu dever quanto seu interesse:

  1. Tanto os honrou quanto os favoreceu com profecias notáveis (v. 3): “Desde o princípio anunciei as coisas passadas”. Nada importante aconteceu à sua nação desde sua origem que não fosse profetizado antes: sua servidão no Egito, seu livramento de lá, a localização de suas tribos em Canaã, etc.

Todas essas coisas saíram da boca de Deus e ele as mostrou. Nisso foram honrados acima de qualquer nação e até sua curiosidade foi satisfeita. Suas profecias eram tais que podiam confiar nelas e diziam respeito a eles e à sua própria nação; todas foram confirmadas por seu cumprimento.

“Repentinamente as fiz”, quando menos eram esperadas por eles ou por outros e, portanto, não podiam ser previstas senão pela presciência divina. “Eu as fiz, e aconteceram”; pois o que Deus faz, faz eficazmente.

As próprias calamidades sob as quais agora gemiam na Babilônia, Deus lhes anunciara desde o princípio por Moisés, como consequências certas de sua apostasia de Deus (Levítico 26:31, etc.; Deuteronômio 28:36, etc.; Deuteronômio 29:28).

Também lhes anunciou seu retorno a Deus e novamente à sua própria terra (Deuteronômio 30:4, etc.; Levítico 26:44, 45). Assim lhes mostrou como os trataria muito antes de acontecer.

Que comparassem sua condição presente, junto com o livramento que agora esperavam, ao que estava escrito na lei, e encontrariam as Escrituras exatamente cumpridas.

  1. Tanto os honrou quanto os favoreceu com providência notável (v. 6): “Desde este momento te mostrei coisas novas”. Além da visão geral, dada desde o princípio, dos procedimentos de Deus com eles, lhes mostrou coisas novas pelos profetas de seus próprios dias e as criou.

Eram coisas ocultas que de outro modo não poderiam conhecer, como a profecia acerca de Ciro e o tempo exato de sua soltura da Babilônia. Deus criou agora essas coisas (v. 7). Sua restauração era, de fato, sua criação, e tinham promessa dela não desde o princípio, mas recentemente; pois a profecia era mantida entre eles para impedir sua apostasia de Deus ou recuperá-los.

Mas lhes foi dito quando não poderiam conhecê-lo por nenhum outro meio senão a revelação divina. “Considerem”, diz Deus, “por mais que agora se fale disso entre vocês e o esperem, foi-lhes dito pelos profetas quando era a coisa mais distante de seus pensamentos.”

“Foi quando não o tinham ouvido, quando não o tinham conhecido, nem tinham razão para esperá-lo, e quando seus ouvidos não estavam abertos a esse respeito (v. 7, 8), quando a coisa parecia totalmente impossível e mal dariam ouvidos a alguém que lhes falasse dela.”

Deus lhes mostrara coisas ocultas, fora do alcance de seu conhecimento, e fizera por eles grandes coisas, fora do alcance de seu poder. “Agora”, diz ele (v. 6), “ouviste; vê tudo isso. Ouviste a profecia; vê seu cumprimento e observa se a palavra e as obras de Deus não concordam exatamente.”

“E não declararás que, assim como ouviste, assim viste? Não reconhecerás que o Senhor é o Deus verdadeiro, o único Deus verdadeiro, que tem o conhecimento e o poder que nenhuma criatura tem e que nenhum dos deuses das nações pode alegar ter?”

“Não reconhecerás que teu Deus foi um bom Deus para ti?” “Declara isso para honra dele e para tua própria vergonha, tu que o trataste tão enganosamente e preferiste outros a ele.”

III. As razões pelas quais Deus adotaria esse método com eles:

  1. Porque queria antecipar-se às suas vanglórias sobre si mesmos e seus ídolos:

(1.) Deus, por seus profetas, lhes disse de antemão seu livramento, para que não atribuíssem seu cumprimento aos ídolos. Assim viu ser necessário assegurar sua glória para si mesmo, que de outro modo alguns deles dariam às suas imagens de escultura.

“Falei disso”, diz Deus, “para que não digas: ‘Meu ídolo o fez ou ordenou que fosse feito’” (v. 5). Havia os que tenderiam a dizer isso e assim seriam confirmados na idolatria por aquilo que se destinava a curá-los dela.

Mas agora seriam para sempre impedidos de dizer isso; pois, se os ídolos o tivessem feito, seus profetas o teriam predito. Mas, como os profetas do Senhor o predisseram, sem dúvida foi o poder do Senhor que o realizou.

(2.) Deus o predisse por seus profetas para que não atribuíssem a si mesmos sua previsão. Os que não eram tão profanos a ponto de atribuir a própria coisa a um ídolo ainda eram tão orgulhosos que alegariam tê-la previsto por sua própria sagacidade, se Deus não se antecipasse a eles e falasse primeiro: “Para que não digas: Eis que eu já as sabia” (v. 7).

Assim, homens vaidosos que querem ser considerados sábios costumam depreciar algo realmente grande e surpreendente com esta sugestão: era apenas o que esperavam, e sabiam que tudo chegaria a isso.

Para antecipar-se a isso e excluir para sempre essa vanglória, Deus lhes disse antes do dia, quando ainda não sonhavam com isso. Deus disse e fez o suficiente para impedir a vanglória dos homens sobre si mesmos e para que nenhuma carne se glorie em sua presença.

Se isso não tiver o efeito pretendido, agravará o pecado e a ruína dos orgulhosos; mais cedo ou mais tarde, toda boca será fechada e toda carne se calará diante de Deus.

  1. Porque queria deixá-los sem desculpa em sua obstinação. Por isso, dedicou-lhes esse esforço, porque sabia que eram obstinados (v. 4). Sabia que eram tão obstinados e perversos que, se não tivesse sustentado a doutrina da providência pela profecia, teriam a insolência de negá-la e diriam que seu ídolo fizera o que Deus fez. Sabia muito bem:

(1.) Quão obstinados seriam e quão inteiramente se inclinariam ao mal: eu sabia que você era duro, assim diz a palavra. Havia profecias, assim como preceitos, que Deus lhes dera por causa da dureza de seus corações:

“Teu pescoço é um tendão de ferro, incapaz de ceder e de se submeter ao jugo dos mandamentos de Deus, incapaz de voltar-se para olhar como ele te tratou ou de erguer-se para olhar seu desagrado contra ti.”

“Não és flexível à vontade de Deus, nem maleável às suas intenções, nem governável por sua palavra ou providência.”

“Tua testa é de bronze; és insolente e não podes corar, atrevido e não temerás nem recuarás, mas avançarás no caminho de teu coração.”

Deus usa meios para levar os pecadores a se conformar a ele, embora saiba que são obstinados.

(2.) Quão enganosos seriam e quão insinceros no que é bom (v. 8). Deus lhes enviou seus profetas, mas não ouviram, não queriam saber; e isso não era mais do que se esperava, considerando o que tinham sido.

Você foi chamado, e não chamado erradamente, transgressor desde o ventre. Desde que foram formados como povo, eram inclinados à idolatria; trouxeram do Egito um estranho apego a esse pecado e foram murmuradores assim que começaram sua marcha para Canaã. Foram justamente repreendidos por isso então (Deuteronômio 9:7, 24).

Por isso eu sabia que você agiria muito traiçoeiramente. Deus previu sua apostasia e deu esta razão para ela: sempre os encontrara falsos e inconstantes (Deuteronômio 31:16, 27, 29).

Isso se aplica a pessoas particulares. Todos nascemos filhos da desobediência; fomos chamados transgressores desde o ventre, e por isso é fácil prever que agiremos traiçoeiramente, muito traiçoeiramente. Onde há pecado original, o pecado cometido naturalmente virá em seguida. Deus sabe disso e ainda assim não nos trata segundo nossos merecimentos.

Versículos 9 a 15

Ânimo ao Povo de Deus. (a.C. 708.)

O livramento do povo de Deus de seu cativeiro na Babilônia era, por muitas razões, tão improvável que havia necessidade de linha sobre linha para animar sua fé e esperança a respeito dele.

Duas coisas os desanimavam: sua própria indignidade para receber de Deus esse livramento e as muitas dificuldades do próprio livramento. Agora, nestes versículos, ambos os desânimos são removidos, pois aqui está:

I. Uma razão pela qual Deus o faria por eles, embora indignos; não por causa deles, que o saibam, mas por causa de seu nome, por sua própria causa (vv. 9-11):

  1. É verdade que tinham sido muito provocadores e Deus, com justiça, se irara contra eles. Seu cativeiro era o castigo de sua iniquidade. Se, tendo-os na Babilônia, os deixasse definhar e perecer ali e tornasse perpétuas as desolações de seu país, apenas os trataria segundo seus pecados, e era o que um povo tão pecaminoso podia esperar de um Deus irado.

“Mas”, diz Deus, “retardarei minha ira”, ou melhor, a abafarei e suprimirei; “mostrarei que sou tardio em cólera e me conterei para contigo, não derramarei sobre ti o que com justiça poderia derramar, a ponto de te eliminar como povo”.

Por que Deus assim deterá sua mão? “Por amor do meu nome”; porque esse povo era chamado por seu nome e professava seu nome e, se fosse exterminado, os inimigos blasfemariam seu nome.

“Por amor do meu louvor”; porque poupá-los e suspender-lhes a pena redundaria em honra de sua misericórdia e, se os mantivesse como povo para si, poderiam ser para ele um nome e um louvor.

  1. É verdade que eram muito corruptos e maldispostos, mas o próprio Deus os refinaria e tornaria aptos para a misericórdia que lhes destinava: “Refinei-te para que fosses feito vaso de honra.” Embora não os encontre aptos para seu favor, os tornará assim.

Isso explica por que os trouxe à tribulação e os manteve nela pelo tempo que manteve. Não foi para exterminá-los, mas para lhes fazer bem. Foi para refiná-los, mas não como prata, ou com prata, não tão completamente como os homens refinam a prata, mantendo-a na fornalha até que toda a escória se separe dela.

Se Deus seguisse esse procedimento com eles, sempre estariam na fornalha, pois são todos escória e como tal poderiam, com justiça, ser rejeitados (Salmos 119:119), como prata rejeitada (Jeremias 6:30). Por isso, os toma como são, refinados apenas em parte, não completamente.

“Escolhi-te na fornalha da aflição, isto é, fiz de ti alguém escolhido pelo bem que a aflição te fez e então te destinei a grandes coisas.” Muitos foram trazidos para casa, para Deus, como vasos escolhidos, e uma boa obra da graça foi começada neles na fornalha da aflição. A aflição não impede a escolha de Deus, mas serve ao seu propósito.

  1. É verdade que não podiam alegar merecer da mão de Deus tão grande favor como seu livramento da Babilônia, que lhes conferiria tanta honra e lhes traria tanta alegria; por isso, diz Deus: “Por amor de mim, por amor de mim o farei” (v. 11).

Veja a ênfase dada a isso; é uma razão que não pode falhar e, portanto, a resolução nela fundada não pode cair por terra. Deus o fará, não porque lhes deve esse favor, mas para salvar a honra de seu próprio nome, para que não seja profanado pelos triunfos insolentes dos pagãos.

Ao triunfar sobre Israel, pensavam triunfar sobre o Deus de Israel e imaginavam que seus deuses eram fortes demais para ele. Essa era claramente a linguagem das festas de Belsazar, quando profanou os vasos santos do templo de Deus ao mesmo tempo que louvava seus ídolos (Daniel 5:2, 4).

Era também a linguagem da exigência dos babilônios (Salmos 137:3): “Cantai-nos um dos cânticos de Sião”. Deus, portanto, livrará seu povo porque não permitirá que sua glória seja assim dada a outro. Moisés muitas vezes apresentou esse argumento a Deus: “Senhor, o que dirão os egípcios?”

Repare: Deus é zeloso pela honra de seu próprio nome e não permitirá que a cólera do homem avance além do ponto em que a fará redundar em seu louvor. É motivo de conforto para o povo de Deus que, seja o que for que lhes aconteça, Deus assegurará sua própria honra; e, até onde isso o exigir, realizará livramento para eles.

II. Aqui está uma prova de que Deus podia fazê-lo por eles, embora não pudessem ajudar a si mesmos e a coisa parecesse totalmente impraticável. Que Jacó e Israel ouçam isso, creiam e recebam seu conforto.

São os chamados de Deus, chamados segundo seu propósito, chamados por ele do Egito (Oseias 11:1) e agora da Babilônia, um povo que, com favor distintivo, chama pelo nome e ao qual chama.

São seus chamados, pois são chamados a ele, chamados por seu nome e chamados seus; por isso, zelará por eles. Podem ter certeza de que, assim como os livrará por sua própria causa, assim os livrará por sua própria força. Não precisam temê-los, pois:

  1. Ele é o único Deus e o Deus eterno (v. 12): “Sou aquele que pode fazer o que quero e fará o que é melhor, aquele com quem ninguém pode se comparar, muito menos contender. Eu sou o primeiro; eu também sou o último.”

Quem pode ser mais rápido que aquele que é o primeiro, ou antecipar-se a ele? Quem pode ser forte demais para aquele que é o último, permanecerá no campo contra todos os adversários e reinará até que todos sejam feitos seu escabelo?

Que espaço resta, então, para duvidar de seu livramento, quando o assume aquele cujos intentos só podem ser bem traçados, pois é o primeiro, e bem executados, pois é o último? Quanto a esse Deus, sua obra é perfeita.

  1. Ele é o Deus que fez o mundo, e quem fez isso pode fazer qualquer coisa (v. 13). Olhamos para baixo? Vemos a terra firme debaixo de nós e a sentimos assim; foi sua mão que lançou seu fundamento. Olhamos para cima? Vemos os céus estendidos como um dossel sobre nossas cabeças.

Foi sua mão que os estendeu, que os mediu a palmos, que os esticou e o fez com medida exata, como o trabalhador às vezes mede seu trabalho por palmos. Isso indica que Deus tem um vasto alcance e pode abranger intentos da maior extensão.

Se a palma de sua mão direita, como lê a margem, foi tão longe a ponto de estender os céus, o que fará com seu braço estendido? Mas isso não é tudo: não só fez os céus e a terra e, portanto, aquele em quem estão nossa esperança e auxílio é onipotente (Salmos 124:8), mas comanda todas as hostes de ambos.

Quando as chama a seu serviço, para cumprir suas ordens, se levantam juntas, vêm ao chamado, respondem a seus nomes: “Aqui estamos; o que queres que façamos?” Levantam-se não só em reverência ao Criador, mas prontas para executar suas ordens.

Levantam-se juntas, concordando unanimemente e ajudando umas às outras no serviço de seu Criador. Se Deus, portanto, quer livrar seu povo, não lhe faltarão instrumentos para empregar na realização de seu livramento.

  1. Ele já o predisse e, tendo conhecimento infinito, de modo que o previu, sem dúvida tem poder onipotente para realizá-lo: “Todos vocês da casa de Jacó, reúnam-se e ouçam isso para seu conforto: quem entre eles, entre os deuses dos pagãos ou seus sábios, declarou essas coisas ou poderia declará-las?” (v. 14).

Não tinham qualquer previsão delas, mas os que os consultavam estavam muito certos de que a Babilônia seria senhora para sempre e Israel escravo perpétuo; seus oráculos não lhes deram a menor indicação contrária para desenganá-los.

Enquanto isso, Deus, por seus profetas, anunciara aos judeus, muito antes, seu cativeiro e a destruição de Jerusalém, assim como agora também lhes anunciou sua soltura (v. 15): “Eu, eu tenho falado”. Não teria falado se não pudesse cumprir; ninguém podia ver além dele e, portanto, podemos ter certeza de que ninguém podia fazer mais que ele.

  1. A pessoa a ser empregada nesse serviço já foi escolhida e as medidas são ajustadas nos conselhos divinos, que são inalteráveis. Ciro é quem deve fazê-lo; muito fortalece nossa certeza de que algo será feito quando somos informados especificamente de como e por quem. Não se deixa incerto quem o fará, mas a questão está decidida:

(1.) É alguém de quem Deus se agrada, por esta razão: foi destinado a esse serviço. “O Senhor o amou” (v. 14); lhe fez esse favor, essa honra, de torná-lo instrumento na redenção de seu povo e nisso figura do grande Redentor, o Filho amado de Deus, em quem se agradou.

Deus faz grande bondade àqueles a quem torna úteis à sua igreja e tem grande bondade para com eles.

(2.) É alguém a quem Deus dará autoridade e missão: “Eu o chamei, dei-lhe autorização suficiente e, portanto, o ampararei.”

(3.) É alguém que Deus conduzirá a esse serviço por uma série de providências: “Eu o trouxe de um país distante, o trouxe para lutar contra a Babilônia, o trouxe passo a passo, muito além de suas próprias intenções.” A quem Deus chama, trará, fará vir, assim diz a palavra, vir ao chamado.

(4.) É alguém que Deus reconhecerá e a quem dará êxito. Ciro fará o que agrada a Deus sobre a Babilônia, aquilo que lhe agrada que seja feito e cuja realização o agradará, embora Ciro tenha seus próprios fins a servir e não leve em conta nem a vontade nem o favor de Deus ao fazê-lo.

O braço de Ciro, seu exército, e nele o braço de Deus, virá e estará sobre os caldeus para derrubá-los (v. 14); pois, se Deus o chama e o traz, certamente tornará seu caminho próspero (v. 15). Então podemos esperar prosperar em nosso caminho quando seguimos um chamado e direção divinos.

Versículos 16 a 22

Ânimo ao Povo de Deus. (a.C. 708.)

Aqui, como antes, Jacó e Israel são convocados a ouvir o profeta falando em nome de Deus, ou melhor, Deus falando no profeta e por ele, como figura do grande profeta por quem Deus nos falou nestes últimos dias, e isso basta: aproximem-se, portanto, e ouçam isso.

Repare: os que querem ouvir e entender o que Deus diz devem chegar perto e aproximar-se dele; que cheguem tão perto quanto puderem. Os que ouviram o tentador agora se aproximem e ouçam isso, para serem confirmados em suas resoluções de servir a Deus. Os que se aproximam de Deus podem confiar que seu segredo estará com eles. Aqui:

I. Deus os remete ao que tanto lhes disse quanto fez por eles antes; se refletissem sobre isso, poderiam tirar daí grande ânimo para confiar em Deus neste momento:

  1. Sempre lhes falara claramente desde o princípio, por Moisés e todos os profetas: “Não falei em segredo”, mas publicamente, do alto do monte Sinai e nos principais lugares de reunião, as assembleias solenes de suas tribos; não proferiu seus oráculos obscura e ambiguamente, mas de modo que fossem entendidos (Habacuque 2:2).

  2. Sempre agira maravilhosamente em favor deles: “Desde que foram formados como povo, ali estou, ali tenho residido entre eles e presidido seus assuntos”, enviou-lhes profetas, levantou-lhes juízes e frequentemente se manifestou em seu favor, “e, portanto, ali continuarei a estar”. Quem esteve com seu povo até aqui estará até o fim.

II. O próprio profeta, como figura do grande profeta, afirma sua própria missão para proferir essa mensagem: agora o Senhor Deus, o mesmo que falou desde o princípio e não falou em segredo, me enviou por seu Espírito (v. 16).

O Espírito de Deus é aqui apresentado como pessoa distinta do Pai e do Filho, com autoridade divina para enviar profetas. Repare: a quem Deus envia, o Espírito envia. Aqueles que Deus comissiona para algum serviço, o Espírito em alguma medida capacita para ele; os que Deus e seu Espírito enviam podem falar ousadamente e devem ser ouvidos obedientemente.

Assim como o que o profeta diz com o mesmo sentido em Isaías 61:1 se aplica a Cristo (Lucas 4:21), esta palavra também pode ser aplicada a ele; o Senhor Deus o enviou e ele tinha o Espírito sem medida.

III. Deus, pelo profeta, lhes envia uma mensagem graciosa para seu sustento e conforto na aflição. O prefácio dessa mensagem é tanto temível quanto animador (v. 17): “Assim diz Jeová”, o Deus eterno, “teu Redentor”, que muitas vezes o foi, que se comprometeu a sê-lo e será fiel ao compromisso, pois é “o Santo de Israel”, que não os enganará.

As mesmas palavras que introduzem a lei e lhe dão autoridade introduzem a promessa e lhe dão validade: “Eu sou o Senhor teu Deus, em quem podes confiar como aquele que está relacionado contigo e em aliança contigo.”

  1. Aqui está a boa obra que Deus se compromete a realizar neles. Aquele que é seu Redentor, para isso será:

(1.) Seu instrutor: “Sou teu Deus, que te ensina para teu proveito, isto é, te ensina coisas proveitosas, coisas que pertencem à tua paz.” Assim Deus se mostra Deus em aliança conosco, por nos ensinar (Hebreus 8:10, 11); ninguém ensina como ele, pois dá entendimento.

A quem Deus redime, ensina; a quem se propõe livrar das aflições, primeiro ensina a tirar proveito delas e os torna participantes de sua santidade, pois nos disciplina para nosso proveito (Hebreus 12:10).

(2.) Seu guia: ele os conduz ao caminho e no caminho pelo qual devem ir. Não só ilumina seus olhos, mas dirige seus passos. Por sua graça, os conduz no caminho do dever; por sua providência, no caminho do livramento. Felizes os que estão sob tal direção!

  1. Aqui está a boa vontade que Deus declara ter para com eles por seus bons desejos a seu respeito (v. 18, 19). De fato os levara ao cativeiro, mas isso se devia a eles mesmos, nem os afligiu voluntariamente:

(1.) Assim como, ao lhes dar sua lei, desejou ardentemente que fossem obedientes, “Quem dera que eles tivessem tal coração!” (Deuteronômio 5:29), “Quem dera fossem sábios!” (Deuteronômio 32:29), assim, depois de puni-los pela violação da lei, desejou que tivessem sido obedientes.

“Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos!” (v. 18). “Ah! se o meu povo me tivesse ouvido!” (Salmos 81:13). Isso confirma o que Deus disse e jurou: não tem prazer na morte dos pecadores.

(2.) Garante-lhes que, se tivessem sido obedientes, isso não só teria impedido seu cativeiro, mas promovido e perpetuado sua prosperidade. Tinha abundância de boas coisas prontas para lhes conceder se seus pecados não as tivessem afastado (Isaías 59:1, 2):

[1.] Teriam sido conduzidos numa corrente constante e ininterrupta de prosperidade: “Tua paz teria sido como um rio; terias desfrutado de uma série de misericórdias, uma seguindo outra continuamente, como as águas de um rio, que sempre duram.”

Labitur, et labetur in omne volubilis ævum, flui e fluirá para sempre; não como as águas de uma inundação sobre a terra, que logo desaparecem.

[2.] Sua virtude e honra e a justiça de sua causa teriam vencido a oposição em todos os casos por sua própria força, como as ondas do mar. Sua retidão teria sido tal que nada resistiria diante dela; mas agora, por sua desobediência, a corrente de sua prosperidade foi interrompida e sua retidão vencida.

[3.] A geração seguinte teria sido muito numerosa e próspera; mas agora eram muito poucos, como se vê pelo pequeno número de cativos que voltaram (Esdras 2:64), nem tantos como os de uma só tribo quando saíram do Egito.

Teriam sido incontáveis como a areia, segundo a promessa (Gênesis 22:17), cujo benefício perderam: “Os descendentes de teu ventre teriam sido inumeráveis como o cascalho do mar se tua retidão tivesse sido irresistível e invencível como as ondas do mar.”

[4.] A honra de Israel continuaria sem mancha, intocada: seu nome não teria sido cortado, como agora está na terra de Israel, desolada ou habitada por estrangeiros; nem teria sido destruído diante de Deus. Não podemos considerar destruído o nome de uma família ou reino até que seja destruído diante de Deus, até que deixe de ser nome em seu lugar santo.

Agora Deus lhes diz o que teria feito por eles se tivessem perseverado na obediência:

Primeiro, para que fossem mais humilhados por seus pecados, pelos quais perderam misericórdias tão ricas. Repare: isso deve nos mobilizar (eu poderia dizer, nos enfurecer) contra o pecado, que não só nos privou das boas coisas que desfrutamos, mas também impediu as boas coisas que Deus nos tinha reservadas.

Pensar em como poderiam ter sido felizes tornará ainda mais intolerável a miséria dos desobedientes.

Segundo, para que sua misericórdia parecesse mais ilustre ao realizar seu livramento, embora tivessem perdido o direito a ele e se tornado indignos dele. Nada além de uma prerrogativa de misericórdia os teria salvo.

  1. Aqui se dá a garantia da grande obra que Deus intentava realizar em favor deles, sua salvação do cativeiro, quando tivesse realizado sua obra neles:

(1.) Aqui lhes é concedida autorização para sair da Babilônia. Deus proclamou muito antes de Ciro que quem quisesse poderia voltar à sua própria terra (v. 20): “Vocês receberam plena liberação: saiam da Babilônia; as portas da prisão se abriram e a trombeta soa proclamando a soltura.”

Talvez, por essa palavra como meio, o Espírito do Senhor despertasse os espíritos daqueles que aproveitaram a proclamação de Ciro (Esdras 1:5). “Fujam dos caldeus”; não numa fuga secreta e ignominiosa como Jacó fugiu de Labão, mas com santo desdém, desprezando permanecer mais tempo entre eles.

Fujam, não em silêncio e tristeza, mas “com voz, com voz de cântico” (v. 20), como fugiram antigamente do Egito (Êxodo 15:1).

(2.) Aqui se envia a notícia disso a todas as partes: “Que seja declarado, contado, proferido; façam-no ser ouvido pelos mais distantes, pelos mais negligentes; enviem as notícias de boca em boca, enviem-nas por escrito, de cidade em cidade, de reino em reino, até as regiões mais remotas, os confins da terra.”

Isso era figura da publicação do evangelho a todo o mundo; mas aquele traz boas-novas que dizem respeito a todo o mundo, enquanto isso só traz aquilo de que convém todos tomarem conhecimento, para serem convidados a abandonar seus ídolos e entrar no serviço do Deus de Israel. Que todos saibam, então:

[1.] Aqueles que Deus reconhece como seus são os que comprou e por quem pagou caro: “O Senhor remiu a seu servo Jacó”; fez isso antes, quando os tirou do Egito, e agora está prestes a fazê-lo novamente. Jacó era servo de Deus e por isso o redimiu; pois o que tinham outros senhores a ver com os servos de Deus?

Israel é filho de Deus, por isso o faraó deve deixá-lo partir. Deus redimiu Jacó e, portanto, convinha que fosse seu servo (Salmos 116:16); os laços que Deus soltou os ligavam mais firmemente a ele. Quem nos redimiu tem direito incontestável sobre nós.

[2.] Aqueles que Deus pretende trazer para casa, para si mesmo, terão dele o cuidado de não lhes faltarem os recursos necessários para a viagem. Quando os tirou do Egito e conduziu pelos desertos, “não tiveram sede” (v. 21), pois em todas as suas jornadas a água da rocha os acompanhava.

Dali fez correr as águas e, como a água da rocha é a mais límpida e melhor, Deus fendeu a rocha e as águas jorraram; pois pode trazer os suprimentos necessários ao seu povo pelo meio que menos julgam provável.

Isso se refere ao que fez por eles quando os tirou do Egito, quando tudo isso era literalmente verdadeiro. Mas agora isso se realizaria novamente, na prática, no retorno da Babilônia; eles e os seus estariam muito bem providos na volta.

Deus faz sua obra tão eficazmente por providências maravilhosas quanto por milagres, embora talvez aquelas não sejam tão notadas. Isso se aplica aos tesouros de graça reservados para nós em Jesus Cristo, de onde nos flui todo bem, como a água fluía para Israel da rocha, pois aquela rocha é Cristo.

(3.) Aqui se inclui uma ressalva contra os ímpios que continuam em suas transgressões. Que não pensem em ter benefício algum entre o povo de Deus. Embora em aparência e profissão se agrupem entre eles, não esperem participar.

Não (v. 22): embora os pensamentos de Deus acerca do corpo daquele povo fossem pensamentos de paz, para os que entre eles eram ímpios e odiavam ser reformados não há paz, não há paz com Deus ou com suas próprias consciências, nenhum bem real, seja qual for o alegado.

O que têm a ver com a paz os inimigos de Deus? Seus falsos profetas clamavam “Paz” aos que não tinham direito a ela; mas Deus lhes diz que não haverá paz nem coisa semelhante para os ímpios. A desavença que os pecadores começaram com Deus, se não for resolvida a tempo pelo arrependimento, será uma desavença eterna.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra