Matthew Henry

Isaías 45

Argumento

No capítulo anterior, Ciro foi designado pastor de Deus. Neste capítulo se diz mais a ele e a seu respeito, não só porque seria instrumento da soltura dos judeus do cativeiro, mas porque nisso seria figura do grande Redentor. Aquela soltura também seria figura da grande redenção do pecado e da morte, a salvação da qual todos os profetas deram testemunho. Aqui temos:

I. As grandes coisas que Deus faria por Ciro para capacitá-lo a libertar seu povo (vv. 1-4).

II. A prova que Deus assim daria de seu poder eterno, de sua divindade e de sua soberania universal e incontestável (vv. 5-7).

III. Uma oração para que esse livramento seja apressado (v. 8).

IV. Uma censura aos judeus incrédulos que tinham desavenças com Deus pela prolongação de seu cativeiro (vv. 9-10).

V. Ânimo aos judeus crentes que confiavam em Deus e perseveravam na oração, com a garantia de que ele realizaria essa obra no tempo devido por meio de Ciro (vv. 11-15).

VI. Um desafio aos adoradores de ídolos, com a declaração de sua condenação; e uma resposta que satisfaz os adoradores do Deus verdadeiro e lhes assegura conforto. Tudo isso tem em vista o Mediador, que Deus fez para nós tanto justiça quanto santificação (vv. 16-25).

Aqui, como em muitas outras partes desta profecia, fala-se muito de Cristo e da graça do evangelho.

Versículos 1 a 4

Profecias a Respeito de Ciro. (a.C. 708.)

Ciro pertencia ao povo dos medos e, segundo alguns, era descendente de Astíages, rei da Média. Os escritores pagãos discordam quanto à sua origem. Alguns contam que, ainda bebê, foi abandonado à própria sorte e salvo da morte pela esposa de um pastor de rebanhos.

Concorda-se, porém, que, sendo homem de espírito ativo, logo se tornou muito importante. Isso ocorreu sobretudo quando Creso, rei da Lídia, invadiu seu país. Ciro não só repeliu a invasão, mas retaliou e aproveitou com tanto vigor a vantagem obtida sobre Creso que, em pouco tempo, tomou Sardes e se tornou senhor do rico reino da Lídia e das muitas províncias que então lhe pertenciam.

Isso o engrandeceu muito, pois a riqueza de Creso era proverbial, e lhe permitiu levar suas conquistas a muitos países. Quase dez anos depois, junto com seu tio Dario e com as forças da Pérsia, fez o célebre ataque à Babilônia aqui predito e relatado em Daniel 5.

A Babilônia já se tornara extraordinariamente rica e forte. Seu perímetro era de quarenta e cinco milhas, segundo alguns, ainda maior. As muralhas tinham trinta e dois pés de espessura e cem côvados de altura. Alguns dizem que eram tão largas que seis carros podiam circular lado a lado sobre elas; outros, que mediam cinquenta côvados de espessura e duzentos de altura.

Ciro parece ter nutrido grande ambição de tomar essa cidade e planejado isso por muito tempo; por fim, conseguiu. Agora, duzentos e dez anos antes de acontecer, somos informados do seguinte:

I. As grandes coisas que Deus faria por ele para pôr em seu poder soltar seu povo. Para isso, Ciro seria conquistador poderoso e monarca rico, e as nações se tornariam suas tributárias e o ajudariam tanto com homens quanto com dinheiro.

O que Deus promete fazer aqui por Ciro, poderia ter feito por Zorobabel ou por alguns dos próprios judeus. Mas Deus raramente julgou conveniente confiar a seu povo grande parte das riquezas e do poder deste mundo, tantas são as armadilhas e tentações que os acompanham.

Mas, se houve ocasião de empregá-las para o bem da igreja, Deus preferiu colocá-las nas mãos de outros para que fossem usadas em favor de seu povo, em vez de arriscar deixá-las nas mãos do próprio povo.

Ciro é chamado ungido de Deus porque foi tanto destinado quanto capacitado para esse grande serviço pelo conselho divino e, nele, seria uma figura do Messias.

Deus promete segurar-lhe a mão direita, não só para fortalecê-lo e sustentá-lo, mas para dirigir seus movimentos e intenções, como Eliseu pôs as mãos sobre as mãos do rei quando este estava prestes a disparar a flecha contra a Síria (2 Reis 13:16). Sob essa direção:

  1. Estenderá suas conquistas muito longe e considerará insignificante a oposição que enfrentar. A Babilônia é fortaleza grande demais para um jovem herói começar por ela. Assim, para poder enfrentá-la, Ciro ganhará grande força por meio de outras conquistas:

(1.) Reinos populosos se renderão a ele. Deus sujeitará nações diante dele; quando sua sequência de vitórias estiver a pleno vapor, para ele será coisa pequena ver uma nação inteira surgir de uma vez sob seu domínio. No entanto, não é Ciro quem as subjuga: é Deus quem as subjuga por ele. A batalha pertence a Deus e, portanto, dele é a vitória.

(2.) Reis poderosos cairão diante dele: “Desatarei os lombos dos reis”, seja o cinturão que lhes cinge a cintura, despojando-os de poder e dignidade, seja a força de seus lombos. Nesse último sentido, a profecia se cumpriu literalmente em Belsazar: quando a escrita na parede o aterrorizou, “As juntas de seus lombos se afrouxaram” (Daniel 5:6).

(3.) Grandes cidades se renderão a ele sem causar transtorno a si mesmas nem a Ciro. Deus inclinará os guardas a abrir diante dele os portões de duas folhas, não por traição nem por medo, mas por pleno convencimento de que resistir-lhe é inútil. Por isso, os portões não serão fechados para barrá-lo como inimigo; serão abertos para recebê-lo como amigo.

(4.) As marchas mais longas e perigosas se tornarão fáceis e desimpedidas para ele: “Eu irei adiante de ti” para abrir o caminho e conduzi-lo nele; então os lugares tortuosos serão endireitados. Ou, como leem alguns, os lugares montanhosos serão nivelados e aplanados. Os que têm Deus à frente encontram um caminho desimpedido.

(5.) Nenhuma oposição resistirá diante dele. Aquele que lhe dá a missão quebrará em pedaços as portas de bronze fechadas contra ele e despedaçará as barras de ferro que as prendem. Isso se cumpriu literalmente se for verdadeiro o relato de Heródoto de que a Babilônia tinha cem portões de bronze, com pilares e ganchos do mesmo metal.

  1. Seus cofres ficarão muito cheios (v. 3): “Dar-te-ei os tesouros das trevas”, tesouros de ouro e prata guardados por muito tempo sob fecho e chave, sem ver a luz por muitos anos, ou enterrados pelos habitantes quando a cidade foi tomada e eles ficaram amedrontados.

As riquezas de muitas nações haviam sido levadas à Babilônia, e Ciro as tomou de uma só vez. As riquezas ocultas em lugares secretos, pertencentes à coroa ou a particulares, se tornarão presa dele.

Assim, Deus, tendo em vista um serviço de Ciro à sua igreja, pagou-lhe generosamente adiantado. Ciro reconheceu com honestidade a bondade divina para com ele e, por isso, libertou os cativos. Ele declarou: “Deus me deu todos os reinos da terra” (Esdras 1:2) e, com isso, reconheceu a obrigação de construir uma casa para Deus em Jerusalém.

II. Aqui nos é dito o que Deus intentava ao fazer tudo isso por Ciro. Podemos facilmente imaginar o objetivo de Ciro ao empreender suas guerras; o objetivo de Deus ao lhe conceder êxito tão extraordinário é declarado aqui:

  1. Que o Deus de Israel fosse glorificado: para que você saiba por tudo isso que eu, o Senhor, sou o Deus de Israel; pois chamei você pelo nome muito antes de seu nascimento.

Quando essa profecia de Isaías fosse mostrada a Ciro e nela encontrasse seu nome e suas realizações descritos em detalhe com tamanha antecedência, seria levado a reconhecer que o Deus de Israel era o Senhor, Jeová, o único Deus vivo e verdadeiro.

Reconheceria também que ele continuava a reconhecer seu Israel como seu, embora o povo estivesse cativo. É bom quando a prosperidade leva as pessoas ao conhecimento de Deus, pois muitas vezes as faz esquecê-lo.

  1. Que o Israel de Deus fosse liberto (v. 4). Ciro não conhecia Deus como Deus de Israel. Criado na adoração de ídolos, o Deus verdadeiro lhe era desconhecido. Mas, embora Ciro não conhecesse Deus, Deus não apenas o conhecia desde que veio à existência: já o conhecia de antemão e o designara como seu pastor.

Chamou-o pelo nome, Ciro; ou melhor, com honra ainda maior, deu-lhe um título e o chamou de seu ungido. Por que Deus fez tudo isso por ele? Não por causa do próprio Ciro, é bom que ele saiba: discute-se se era ou não homem virtuoso.

Xenofonte, de fato, ao querer descrever as virtudes heroicas de um príncipe excelente, usou o nome de Ciro e muitos detalhes de sua história em sua Cyropædia. Outros historiadores, porém, o apresentam como altivo, cruel e sanguinário. A razão pela qual Deus o elevou foi por causa de Jacó, seu servo. Repare:

(1.) Em todas as revoluções de Estados e reinos, nas quedas repentinas dos grandes e fortes e na surpreendente ascensão dos fracos e desconhecidos, Deus tem em vista o bem de sua igreja.

(2.) Portanto, é sábio que aqueles a quem Deus deu riquezas e poder as empreguem para sua glória, mostrando bondade ao seu povo. Ciro é elevado para que Israel seja liberto. Receberá um reino apenas para que o povo de Deus receba liberdade, pois o reino deles não é deste mundo: ainda está por vir.

Em tudo isso Ciro foi figura de Cristo, que foi feito vitorioso sobre principados e potestades e a quem foram confiadas riquezas insondáveis para o uso e benefício dos servos de Deus, seus escolhidos. Ao subir às alturas, “Levou cativo o cativeiro”, capturou os que haviam capturado outros e abriu a prisão aos que estavam presos.

Versículos 5 a 10

O Domínio Divino. (a.C. 708.)

Deus aqui afirma seu domínio exclusivo e soberano, como aquilo que tinha o desígnio de provar e manifestar ao mundo em todas as grandes coisas que fez por Ciro e por meio dele. Observe:

I. Como essa doutrina acerca da soberania do grande Jeová é aqui exposta em duas coisas:

  1. Que ele é Deus único, e não há Deus além dele. Isso é aqui inculcado como verdade fundamental que, se fosse firmemente crida, aboliria a idolatria do mundo.

Com que ar temível e imperioso de majestade e autoridade, como que desafiando todos os que alegam sê-lo, o grande Deus aqui o proclama ao mundo: “Eu sou o Senhor”, eu, o Senhor, Jeová, “e não há outro, não há Deus além de mim”, nenhum outro ser autoexistente, autossuficiente, nenhum infinito e eterno.

Novamente (v. 6): “Não há nenhum além de mim”; todos os que são estabelecidos para rivalizar comigo são falsificações; são todos vaidade e mentira, “pois eu sou o Senhor, e não há outro”.

Isso é aqui dito a Ciro, não só para curá-lo do pecado de seus antepassados, a adoração de ídolos, mas para antecipar-se à sua queda no pecado de alguns de seus predecessores em vitórias e monarquia universal: estabelecerem a si mesmos como deuses e serem idolatrados. A isso alguns atribuem grande parte da origem da idolatria.

Quando Ciro se tornar assim rico e grande, lembre-se de que continua sendo apenas um homem, e não há senão um Deus.

  1. Que ele é Senhor de tudo, e nada se faz sem ele (v. 7): “Formo a luz”, que é grata e agradável, “e crio as trevas”, que são penosas e desagradáveis. “Faço a paz”, posta aqui por todo o bem, “e crio o mal”; não o mal do pecado, Deus não é seu autor, mas o mal do castigo. Eu, o Senhor, ordeno, dirijo e faço todas essas coisas. Observe:

(1.) Os desfechos muito diferentes que acontecem aos filhos dos homens. Luz e trevas se opõem e, contudo, no curso da providência, às vezes estão misturadas, como os crepúsculos da manhã e da tarde, nem dia nem noite (Zacarias 14:6). Há uma mistura de alegrias e tristezas na mesma taça, que se atenuam mutuamente.

Às vezes se alternam, como a luz do meio-dia e as trevas da meia-noite. No giro de cada dia, cada uma tem sua vez, e há transições curtas de uma à outra; o caso de Jó é testemunha disso.

(2.) A mesmíssima causa de ambas, aquele que é a primeira Causa de tudo: eu, o Senhor, fonte de todo ser, sou a fonte de todo poder. Quem formou a luz natural (Gênesis 1:3) continuamente forma a luz providencial.

Quem primeiro fez paz entre as sementes e os princípios discordantes da natureza faz paz nos assuntos dos homens. Quem consentiu nas trevas naturais, que eram mera privação, cria as trevas providenciais; pois dá ordens positivas acerca de tribulações e aflições.

Repare: o Deus sábio tem a ordenação e o dispor de todos os nossos confortos e de todas as nossas cruzes neste mundo.

II. Como essa doutrina é aqui provada e publicada:

  1. É provada pelo que Deus fez por Ciro: “Não há Deus além de mim”, pois (v. 5) “eu te cingi, embora não me conhecesses”. Não foi seu próprio ídolo, que você conhecia e adorava, que o cingiu para essa expedição, que lhe deu autoridade e capacidade para ela. Não: fui eu quem o cingiu, eu, a quem você não conhecia nem buscava.

Por isso se vê que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro; governa e faz o uso que lhe agrada até daqueles que lhe são estranhos e prestam sua homenagem a outros deuses.

  1. É publicada a todo o mundo pela palavra de Deus, por sua providência e pelo testemunho dos judeus sofredores na Babilônia, para que todos saibam, desde o leste e desde o oeste, nascer e pôr do sol, que o Senhor é Deus e não há outro.

O maravilhoso livramento do Israel de Deus proclamou a todo o mundo que não há ninguém semelhante ao Deus de Jesurum, que cavalga nos céus para ajudá-los.

III. Como essa doutrina é aqui aproveitada e aplicada:

  1. Para o conforto dos que ansiavam seriamente e, contudo, esperavam quietamente a redenção de Israel (v. 8): “Gotejai, ó céus, do alto”. Alguns tomam isso como a oração dos santos pelo livramento. Eu prefiro tomá-lo como o preceito de Deus a respeito dele, pois se diz que ele ordena livramentos (Salmos 44:4).

Agora o preceito é dirigido ao céu e à terra, e a todos os exércitos de ambos, como geralmente dizem os preceitos reais: “A todos os oficiais, civis e militares”. Todas as criaturas serão levadas, em seus lugares, a contribuir para o andamento dessa grande obra, quando Deus ordenar que seja feita.

Se os homens não quiserem auxiliar e assistir, Deus a produzirá sem eles, como faz os orvalhos do céu e a grama da terra, “que não esperam pelo homem, nem aguardam os filhos dos homens” (Miquéias 5:7). Observe:

(1.) O método desse grande livramento a ser realizado em favor de Israel. A justiça deve primeiro ser realizada neles; devem ser levados a arrepender-se de seus pecados, renunciar às suas idolatrias, voltar a Deus e reformar suas vidas. Então a salvação será realizada em favor deles, e não antes disso.

Não devemos esperar salvação sem justiça, pois brotam juntas, e juntas o Senhor as criou; por isso, não separemos o que ele uniu. Veja Salmos 85:9-11. Cristo morreu para nos salvar de nossos pecados, e não em nossos pecados, e nos é feito redenção ao nos ser feito justiça e santificação.

(2.) Os meios desse grande livramento. Para que ele não fracasse, quando chegar seu tempo designado, os céus gotejarão justiça, e a terra se abrirá para produzir salvação; ambos contribuirão para a reforma e, assim, para a restauração do Israel de Deus.

É do céu, de cima dos céus, que a justiça goteja, pois toda graça e boa dádiva vêm do alto. Ou melhor, desde a efusão mais abundante do Espírito, agora é derramada; se nossos corações estiverem abertos para recebê-la, o produto serão os frutos da justiça e a grande salvação.

  1. Para censura dos inimigos da igreja que se opunham a essa salvação, ou de seus amigos que dela desesperavam (v. 9): “Ai daquele que contende com seu Fazedor!” Deus é o Fazedor de todas as coisas e, por isso, nosso Fazedor; é um motivo para sempre nos submetermos a ele e nunca disputarmos com ele:

(1.) Que os opressores orgulhosos, na elevação de seus espíritos, não se oponham aos desígnios de Deus acerca do livramento de seu povo nem pensem em detê-los por mais tempo quando chegar a hora de sua soltura. Ai dos babilônios insolentes, que desafiam Deus, como fez Faraó, e não deixam seu povo ir!

(2.) Que os pobres oprimidos, no abatimento de seus espíritos, não murmurem nem tenham desavenças com Deus pela prolongação de seu cativeiro, como se ele os tratasse injustamente ou sem bondade, nem pensem em forçar sua saída antes que chegue o tempo de Deus.

Repare: os que contendem com seu Fazedor se acharão em condição lamentável, pois ninguém jamais endureceu seu coração contra Deus e prosperou. O homem pecador é de fato uma criatura propensa a desavenças; mas que os cacos contendam com os cacos da terra.

Os homens são apenas potes de barro; ou melhor, são cacos quebrados, feitos assim em grande parte por suas disputas mútuas. São despedaçados uns contra os outros; se estão dispostos a contender, que contendam uns com os outros, que se metam com seus iguais. Mas não ousem disputar com aquele que está infinitamente acima deles, o que é tão irrefletido e absurdo quanto:

[1.] O barro criticar o oleiro. Dirá o barro ao que o forma: “Que fazes? Por que me fazes desta forma e não daquela?” Ou melhor, é como se o barro estivesse em tal ardor e paixão contra o oleiro que lhe dissesse que não tem mãos, ou que trabalha tão desajeitadamente como se não as tivesse.

“O barro alegará ser mais sábio que o oleiro e, por isso, aconselhá-lo, ou mais poderoso que o oleiro e, por isso, controlá-lo?” Aquele que nos deu ser, que nos deu este ser, pode ter desígnios acerca de nós e dispor de nós como lhe agrada; é presunção insolente prescrever-lhe o que fazer.

Nós, que somos tão primorosamente, tão maravilhosamente feitos, acusaremos a sabedoria de Deus ou questionaremos seu poder? Diremos que ele não tem mãos, ele cujas mãos nos fizeram e em cujas mãos estamos?

A doutrina da soberania de Deus tem em si o suficiente para calar todos os nossos descontentamentos e objeções contra os métodos de sua providência e graça (Romanos 9:20, 21).

[2.] É tão antinatural quanto o filho criticar os pais, dizer ao pai: “Que geras?”, ou à mãe: “Que deste à luz? Por que não fui gerado e nascido anjo, isento das debilidades da natureza humana e das calamidades da vida humana?”

Os que são filhos dos homens não devem esperar compartilhar a sorte comum e passar como passam os outros? Se Deus é nosso Pai, onde está a honra que lhe devemos pela submissão à sua vontade?

O Poder de Deus; Ânimo ao Povo de Deus. (a.C. 708.)

Versículos 11 a 19

O povo de Deus no cativeiro, que se conformara à vontade divina em sua aflição e se dispusera a esperar o tempo determinado por Deus para sua libertação, recebe aqui a garantia de que não esperará em vão.

I. São convidados a indagar qual será o desfecho de suas dificuldades (v. 11). O Santo de Israel e seu Criador, embora não lhes permita contender com ele, ainda assim os anima:

  1. A consultar sua palavra: “Perguntem-me acerca das coisas futuras; recorram aos profetas e às suas profecias e vejam o que dizem a respeito dessas coisas. Perguntem aos vigias: ‘Que há da noite?’ Perguntem-lhes: ‘Até quando?’”

As coisas futuras, na medida em que são reveladas, pertencem a nós e a nossos filhos, e não devemos ser alheios a elas.

  1. A buscá-lo em oração: “A respeito de meus filhos e da obra de minhas mãos, que, como lhes convém, se submetem à vontade de seu Pai, à vontade de seu oleiro, ordenem-me vocês, não como quem prescreve, mas como quem pede. Sejam fervorosos em seus pedidos e confiantes em suas expectativas, na medida em que ambos forem guiados e fundamentados na promessa.”

Não podemos contender com nosso Criador por meio de queixas impetuosas, mas podemos lutar com ele em oração fiel e fervorosa. “Confiem a mim meus filhos e a obra de minhas mãos” — é como alguns leem —; tragam-nos a mim e deixem-nos comigo.

Veja o poder da oração e sua eficácia diante de Deus: “Clamarás, e ele dirá: ‘Aqui estou; que queres que eu te faça?’” Alguns leem essa passagem como pergunta, dando continuidade à repreensão (v. 9, 10): “Vocês me interrogam acerca das coisas futuras? Sou obrigado a lhes prestar contas?”

“E quanto a meus filhos, a obra de minhas mãos, vocês vão me dar ordens ou me prescrever o que fazer? Ousam fazer isso?” Alguém ensinará conhecimento a Deus ou lhe imporá uma lei? Os que se queixam de Deus assumem, na prática, autoridade sobre ele.

II. São animados a depender do poder de Deus quando estiverem profundamente abatidos e forem totalmente incapazes de ajudar a si mesmos (v. 12). Seu socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele menciona isso não só para sua própria glória, mas para consolo deles.

Se lhe agradar, o céu e a terra contribuirão para a libertação da igreja (v. 8), pois ele criou ambos e, portanto, tem ambos sob seu comando.

  1. Ele fez a terra e criou nela o homem, pois a terra foi destinada a ser sua habitação (Salmos 115:16). Portanto, Deus tem não só autoridade, mas também sabedoria e poder suficientes para governar o homem aqui na terra e usá-lo como lhe agradar.

  2. Suas mãos estenderam os céus, e no princípio ele ordenou que todos os seus exércitos viessem à existência. Por isso, continua a governar todos os seus movimentos e influências. É boa notícia para o Israel de Deus que o Deus deles é o criador e governante do mundo.

III. Diz-se a eles especificamente o que Deus fará em seu favor, para que saibam em que podem confiar. Isso os levará a esperar um Redentor e uma redenção mais gloriosos, dos quais Ciro e a libertação por meio dele eram tipos e figuras.

  1. A liberdade lhes será proclamada (v. 13). Ciro é o homem que a proclamará e, para isso, Deus lhe dará poder: “Eu o levantei em justiça”, isto é, para dar prosseguimento às promessas de Deus e cumpri-las, bem como para defender a causa justa, porém lesada, de seu povo.

Deus lhe dará êxito em todos os seus empreendimentos, especialmente naquele contra a Babilônia: “Endireitarei todos os seus caminhos.” Segue-se que o fará prosperar, pois necessariamente terão bom êxito os que estão sob direção divina. Deus aplainará o caminho daqueles que pretende empregar a seu serviço. Ciro deverá fazer duas coisas para Deus:

(1.) Jerusalém é a cidade de Deus, mas agora está em ruínas. Ciro deve reconstruí-la, isto é, dar ordens para sua reconstrução e prover os recursos necessários.

(2.) Israel é o povo de Deus, mas agora está cativo. Ciro deve libertá-lo de graça e com generosidade, sem exigir resgate nem negociar preço ou recompensa. Cristo foi ungido para fazer pelas pobres almas cativas o que Ciro devia fazer pelos judeus cativos: proclamar a abertura da prisão aos que estavam presos (Isaías 61:1), a soltura de um cativeiro pior que o da Babilônia.

  1. Serão providos do necessário. Saíram pobres, sem condições de custear o retorno e o restabelecimento. Por isso, promete-se que o fruto do trabalho do Egito e de outras nações passaria a eles e lhes pertenceria (v. 14).

Depois de conquistar esses países, Ciro usou seus despojos para prover os judeus que retornavam. Também ordenou a seus súditos que lhes dessem o necessário (Esdras 1:4). Assim, não saíram da Babilônia de mãos vazias, como tampouco haviam saído do Egito.

Os redimidos por Cristo não apenas receberão o necessário, mas serão enriquecidos. Aqueles cujo espírito Deus desperta para ir à Sião celestial podem contar com ele para custear sua jornada. O mundo lhes pertence na medida em que isso é bom para eles.

  1. Prosélitos serão trazidos para junto deles: “Homens de grande estatura virão atrás de ti em cadeias; prostrar-se-ão diante de ti, dizendo: ‘Certamente Deus está em ti.’”

Isso se cumpriu em parte quando muitos dentre os povos da terra se tornaram judeus (Ester 8:17) e disseram: “Iremos convosco”, pedindo humildemente licença para isso, pois “ouvimos que Deus está convosco” (Zacarias 8:23).

A restauração seria um meio de convencer muitos e converter alguns. Talvez muitos dos caldeus, agora também conquistados por Ciro, ao verem os judeus retornarem em triunfo, tenham vindo pedir perdão pelas afrontas e abusos que lhes haviam infligido, reconhecido que Deus estava entre os judeus e que só ele era Deus, e desejado unir-se a eles.

Essa promessa, porém, se cumpriria plenamente na igreja do evangelho quando os gentios se tornassem obedientes à fé em Cristo por palavra e ação (Romanos 15:18), como cativos voluntários da igreja (Salmos 110:3), contentes em usar as cadeias dela.

Essa promessa se cumpriria também quando um incrédulo, ao observar o culto público dos cristãos, reconhecesse que estava convencido de que Deus de fato estava entre eles (1 Coríntios 14:24,25) e procurasse unir-se a eles.

Cumprir-se-ia ainda quando os que pertenciam à sinagoga de Satanás viessem adorar diante dos pés da igreja e fossem levados a saber que Deus a amou (Apocalipse 3:9), e os reis da terra e as nações trouxessem sua glória à Jerusalém do evangelho (Apocalipse 21:24). Repare: é bom estar com aqueles que têm Deus consigo, mesmo que seja em cadeias.

IV. São ensinados a confiar em Deus além do que podem ver dele. O profeta põe estas palavras na boca deles e toma a dianteira ao dizê-las (v. 15): “Verdadeiramente, tu és Deus que te ocultas.”

  1. Deus se ocultou quando os fez entrar na aflição: ocultou-se e se indignou (Isaías 57:17). Repare:

Embora Deus seja o Deus e Salvador de seu povo, às vezes, quando o provocam, ele se oculta deles em sinal de desagrado, suspende seus favores e lhes mostra o rosto carregado. Ainda assim, que esperem pelo Senhor, que esconde o rosto (Isaías 8:17).

  1. Deus se ocultou quando os tirava da aflição. Repare: quando age como Deus e Salvador de Israel, seu caminho costuma estar no mar (Salmos 77:19). A salvação da igreja é conduzida de modo misterioso, pelo Espírito do Senhor dos Exércitos operando no espírito dos homens (Zacarias 4:6), por instrumentos fracos e improváveis e por acontecimentos pequenos e fortuitos.

A salvação só se realiza quando a situação chega ao último extremo. Mas temos este consolo: embora Deus se oculte, sabemos com certeza que ele é o Deus de Israel, o Salvador. Veja Jó 35:14.

V. São instruídos a triunfar sobre os idólatras e todos os adoradores de outros deuses (v. 16). Os que fazem ídolos, não apenas os que os fabricam, mas também os que fazem deles deuses ao lhes dirigir orações, serão envergonhados e confundidos.

Isso acontecerá quando forem convencidos de seus erros e obrigados a reconhecer que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro; e quando suas expectativas quanto aos ídolos, sob cuja proteção se colocaram, forem frustradas. Cairão em confusão ao perceber que não podem nem desculpar o pecado nem escapar de sua punição (Salmos 97:7).

Não será apenas um ou outro mais tímido que os demais a recuar e abandonar a causa, mas todos eles. Ou melhor, embora apareçam juntos, embora deem as mãos e façam tudo o que podem para sustentar a confiança uns dos outros, ainda assim cairão em confusão juntos. Sejam atados em feixes para serem queimados.

VI. Recebem a garantia de que os que confiam em Deus jamais serão envergonhados por terem confiado nele (v. 17). Quando Deus estava prestes a livrá-los da Babilônia, orientou-os por meio de seu profeta:

  1. A olhar para ele como autor de sua salvação: “Israel será salvo no Senhor.” A salvação deles não só será realizada por seu poder, mas também ficará guardada para eles em sua graça e promessa, e assim lhes será assegurada.

Serão salvos nele, pois seu nome será a torre forte à qual correrão e na qual estarão seguros.

  1. A olhar para além dessa libertação temporal, para a espiritual, que diz respeito a outro mundo. Devem pensar na salvação pelo Messias, salvação eterna da alma, que a resgata da miséria eterna e a reconduz à bem-aventurança eterna.

“Empenhem-se em assegurar essa salvação, pois é possível assegurá-la; tão seguramente que vocês não serão envergonhados nem confundidos pelos séculos sem fim. Não apenas serão livrados da vergonha e do desprezo eternos que caberão aos idólatras (Daniel 12:2), mas também receberão honra e glória eternas.”

[1.] Existe um mundo sem fim, e nosso bem ou mal dependerá do que nos acontecer nesse mundo.

[2.] Os que são salvos com a salvação eterna jamais se envergonharão do que fizeram ou sofreram na esperança dela, pois a recompensa superará de tal modo suas expectativas que lhes será uma restituição ainda mais abundante.

Os cativos que retornaram reconheceram que lhes pertencia a confusão de rosto (Daniel 9:7,8). Contudo, Deus lhes diz que não serão confundidos, mas terão segurança para sempre. Os que são confundidos como penitentes por seu próprio pecado não serão confundidos como crentes na promessa e no poder de Deus.

VII. São chamados a se apegar para sempre a Deus, sem jamais abandoná-lo nem desconfiar dele. O que já havia sido inculcado muitas vezes é aqui repetido, para animar seu povo a permanecer fiel a Deus e a esperar que Deus também lhes seja fiel: “Eu sou o Senhor, e não há outro.”

Que o Senhor a quem servimos e em quem confiamos é o único Deus fica evidente pelas duas grandes luzes: a da natureza e a da revelação.

  1. Isso se vê pela luz da natureza, pois ele fez o mundo e, portanto, pode exigir com justiça sua homenagem (v. 18): “Assim diz o Senhor, que criou os céus e formou a terra: Eu sou o Senhor, o Senhor soberano de tudo, e não há outro.” Os deuses dos pagãos não fizeram isso; mais ainda, nem sequer alegavam tê-lo feito.

Aqui ele menciona a criação dos céus, mas se estende mais sobre a da terra, porque é a parte da criação que vemos mais de perto e com a qual mais convivemos. Observa-se aqui:

(1.) Que ele a formou. Não é um caos informe e desordenado, mas recebeu da Sabedoria Infinita a forma e as dimensões mais apropriadas.

(2.) Que ele a fixou. Depois de fazê-la, estabeleceu-a, fundou-a sobre os mares (Salmos 24:2), suspendeu-a sobre o nada (Jó 26:7), assim como no princípio a fez do nada. Ainda assim, fez dela algo sólido e a manteve firme: ponderibus librata suis — equilibrada por seu próprio peso.

(3.) Que ele a preparou para ser usada e servir ao homem, a quem tencionava entregá-la. Não a criou em vão, apenas como prova de seu poder; formou-a para ser habitada pelos filhos dos homens. Para esse fim, retirou dela as águas que a cobriam no princípio e fez aparecer a terra seca (Salmos 104:6,7).

Observe-se aqui, para honra da sabedoria de Deus, que ele nada fez em vão: destinou cada coisa a algum fim e a preparou para cumprir esse propósito. Se alguém se mostrar feito em vão, a culpa será dele próprio.

Observe-se também, para honra da bondade de Deus e de seu favor ao homem, que ele não considerou feita em vão a terra que serve ao uso e benefício do homem, como habitação e meio de sustento.

  1. Isso se vê pela luz da revelação. Assim como as obras de Deus provam abundantemente que só ele é Deus, sua palavra também o prova, bem como a revelação que nela fez de si mesmo, de seus pensamentos e de sua vontade.

Seus oráculos superam em muito os das divindades pagãs, assim como suas obras (v. 19). A superioridade aparece em três pontos: tudo o que Deus disse é claro, satisfatório e justo.

(1.) Quanto à maneira de transmitir sua palavra, ela é clara e pública: “Não falei em segredo, num lugar escuro da terra.” As divindades pagãs transmitiam seus oráculos de covis e cavernas, com voz baixa e oca e expressões ambíguas. Os que tinham espíritos familiares sussurravam e murmuravam (Isaías 8:19).

Deus, porém, transmitiu sua lei do alto do monte Sinai, diante de todos os milhares de Israel, em sons distintos, audíveis e inteligíveis. A Sabedoria clama nos principais lugares de reunião (Provérbios 1:20,21; 8:1-3).

A visão está escrita e expressa com clareza, de modo que até quem corre pode lê-la. Se ela for obscura para alguém, a culpa é dessa pessoa. Cristo alegou em sua própria defesa o que Deus diz aqui: “Em segredo nada falei” (João 18:20).

(2.) Quanto ao uso e benefício de sua palavra, ela era muito satisfatória: “Não disse à descendência de Jacó”, que consultava esses oráculos e por eles se guiava, “Buscai-me em vão”, como os falsos deuses diziam a seus adoradores, os quais recorriam aos mortos em favor dos vivos (Isaías 8:19).

Isso inclui todas as respostas bondosas que Deus deu tanto aos que o consultaram — para os quais sua palavra é guia fiel — quanto aos que oraram a ele. A descendência de Jacó é um povo de oração; é a geração dos que o buscam (Salmos 24:6).

Assim como os convidou em sua palavra a buscá-lo, Deus nunca negou suas orações feitas com fé nem frustrou suas expectativas fundadas na fé. Não disse a nenhum deles: “Buscai-me em vão.” Pois, mesmo quando não teve por bem dar-lhes exatamente o que pediram, deu-lhes graça suficiente e tamanho consolo e satisfação de alma que isso equivalia ao que haviam pedido.

O que se diz do inverno é verdade quanto à oração: ela nunca apodrece nos céus. Deus não só dá uma resposta bondosa aos que o buscam diligentemente, como também será seu generoso galardoador.

(3.) Quanto ao conteúdo de sua palavra, ele era incontestavelmente justo e não havia nele iniquidade: “Eu, o Senhor, falo justiça, anuncio coisas retas”, em harmonia com as regras e razões eternas do bem e do mal.

As divindades pagãs ditavam a seus adoradores coisas que desonravam a natureza humana e tendiam a destruir a virtude. Deus, porém, fala justiça, dita o que é reto em si mesmo e tende a tornar os homens justos. Portanto, ele é Deus, e não há outro.

Versículos 20 a 25

A Insensatez da Idolatria; A Salvação em Cristo. (a.C. 708.)

O que se diz aqui tem, como antes, o propósito seguinte:

I. O convencimento dos idólatras, para mostrar-lhes a insensatez de adorar deuses que não podem ajudá-los, e de negligenciar o Deus que pode. Que venham todos os sobreviventes das nações: não só os judeus, mas também os de outros povos que Ciro libertou do cativeiro na Babilônia.

Que ouçam o que se diz contra a adoração de ídolos, para que sejam curados dela como os judeus. Assim, a Babilônia, que antigamente fora o ventre da idolatria, poderia agora tornar-se sua sepultura.

Que os refugiados se reúnam e venham juntos. Deus tem algo a lhes dizer para seu próprio bem: a idolatria é insensatez e embrutecimento por dois motivos:

  1. Erguem para si um refúgio de mentiras. Levantam a madeira de uma imagem esculpida, pois essa é sua base. Embora a revistam de ouro, a enfeitem e façam dela um deus, continua sendo apenas madeira.

Oram a um deus que não pode salvar: ele não ouve, não ajuda, não faz coisa alguma. Como se rebaixam aqueles que dão honra de deus ao que, como deus, não pode fazer-lhes bem! Como se enganam os que pedem socorro ao que não tem capacidade alguma de socorrê-los!

Certamente não têm conhecimento, ou têm conhecimento embrutecido, os que se esforçam tanto e fazem tanta penitência para buscar o favor de um deus sem poder.

  1. Erguem um rival contra Deus, o único Deus vivo e verdadeiro (v. 21): “Convoquem todos. Digam-lhes que a grande causa será novamente julgada entre Deus e Baal, embora já tenha sido decidida uma vez. Tragam-nos perto e deixem que deliberem juntos sobre o que dirão em defesa de si mesmos e de seus ídolos.”

“A questão, como antes, será esta: que mostrem quando algum de seus deuses predisse com certeza desfechos futuros, como fez o Deus de Israel. Então se reconhecerá que há alguma aparência de razão em suas pretensões.”

“Mas nenhum deles jamais o fez: seus profetas eram mentirosos. Eu, o Senhor, anunciei isso desde aquele tempo, muito antes de acontecer. Portanto, devem reconhecer que não há outro Deus além de mim.”

(1.) Nenhum outro é apto a governar. Ele é Deus justo, governa com justiça e fará justiça aos oprimidos.

(2.) Nenhum outro é capaz de ajudar. Assim como é Deus justo, é também o Salvador, que pode salvar sem o auxílio de ninguém, mas sem o qual ninguém pode salvar. Portanto, os que põem alguém em concorrência com ele não têm noção da verdade e da mentira, do bem e do mal, não, nem mesmo de seu próprio interesse.

II. O conforto e o ânimo de todos os adoradores fiéis de Deus, sejam quem forem (v. 22). Os que adoram ídolos oram a deuses que não podem salvar. O Deus de Israel, porém, dirige-se a todos os confins da terra, ao seu povo, ainda que esteja espalhado pelos lugares mais distantes do mundo e pareça perdido e esquecido nessa dispersão:

“Basta que olhem para mim com fé e oração, que olhem além dos instrumentos e das causas secundárias, que desviem os olhos de todos os pretendentes e os ergam para mim: serão salvos.”

Isso parece apontar mais adiante para a conversão dos gentios que vivem nos confins da terra, nas nações mais distantes, quando o estandarte do evangelho for erguido. Os gentios o buscarão. Quando Cristo for levantado da terra, como a serpente de bronze no poste, atrairá para si os olhos de todos.

Todos serão convidados a olhar para ele, como os israelitas picados pela serpente olhavam para a serpente de bronze. Tão poderoso é o olhar da fé que, pela graça divina, alcançará o Salvador e receberá dele a salvação, mesmo desde os confins da terra. Pois ele é Deus, e não há outro.

Duas coisas são prometidas aqui para a abundante satisfação de todos os que olham com fé para o Salvador:

  1. A glória do Deus a quem servem será grandemente exaltada. Essa será boa notícia para todo o povo do Senhor: por mais que eles e seus nomes sejam humilhados, Deus será exaltado (v. 23).

Isso é confirmado por juramento para que tenhamos forte consolação: “Jurei por mim mesmo”, pois Deus não pode jurar por ninguém maior (Hebreus 6:13). A palavra saiu de sua boca e não será retirada nem voltará vazia.

Saiu em retidão, pois nada é mais razoável e justo do que aquele que criou todas as coisas ser Senhor de todas elas: já que todos os seres procedem dele, todos devem dedicar-se a ele.

Ele o disse e o cumprirá: “Serei exaltado” (Salmos 46:10). Ele nos garantiu:

(1.) Que todos se submeterão a ele e os reinos do mundo se tornarão seu reino. Lhe prestarão homenagem: “Diante de mim se dobrará todo joelho”; e se comprometerão por juramento de lealdade: “Por mim jurará toda língua.”

Isso se aplica ao domínio de nosso Senhor Jesus (Romanos 14:10, 11). Todos compareceremos perante o tribunal de Cristo e lhe prestaremos contas, pois está escrito: “Vivo eu, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua confessará a Deus.” Parece haver também uma referência a isso em Salmos 2:9, 10.

Se o coração for levado à obediência a Cristo e se tornar disposto no dia de seu poder, o joelho se dobrará diante dele em humildes adorações e súplicas, em obediência alegre às suas ordens e submissão ao que ele dispuser, conformando-se à sua vontade em ambos os casos.

A língua jurará lealdade a ele e imporá à alma um vínculo para mantê-la para sempre ligada a ele. Quem tem disposição sincera não se assusta diante de compromissos solenes.

(2.) Que todos o buscarão e lhe farão pedidos vindos de todas as partes do mundo. Pessoas de países distantes virão a ele implorar seu favor. “A ti virá toda carne” com suas súplicas (Salmos 65:2). Quando Cristo foi levantado da terra, atraiu todos a si.

(3.) Que não adianta opor-se a ele. Todos os que se enfurecem contra ele, que se revoltam contra seus laços e cordas, as nações irritadas porque ele assumiu seu grande poder e passou a reinar, os que se enfurecem com o rigor de suas leis, o êxito de seu evangelho e a natureza espiritual de seu reino: todos serão envergonhados.

Alguns serão levados à vergonha do arrependimento; outros, a uma ruína sem remédio. De um modo ou de outro, cedo ou tarde, todos os que se incomodam com o governo e as vitórias de Cristo serão envergonhados por sua insensatez e obstinação.

Bendito seja Deus pela certeza que nos dá aqui de que, aconteça o que acontecer conosco e com nossos interesses, o Senhor reinará para sempre!

  1. O bem-estar das almas pelas quais se preocupam estará efetivamente assegurado. “Certamente alguém dirá”, e outro aprenderá pelo exemplo a dizer o mesmo, de modo que toda a descendência de Israel, segundo o Espírito dirá e permanecerá firme nesta confissão:

(1.) Deus tem o suficiente para eles, e em Cristo há tudo de que precisam: “No Senhor há toda a justiça e força”; assim diz a margem. Ele próprio é justo e forte. Pode fazer todas as coisas e, ainda assim, nada fará que não seja indiscutivelmente justo e equitativo.

Tem também recursos para suprir as necessidades daqueles que o buscam e nele confiam, na equidade de sua providência e nos tesouros de sua graça. Ou melhor, podemos dizer não só “Ele tem isso”, mas “Nele nós o temos”, pois disse que será para nós um Deus.

No Senhor, os judeus cativos tinham justiça, isto é, graça tanto para santificar-lhes as aflições quanto para prepará-los para o livramento, e força para sustentá-los e permitir sua fuga. No Senhor Jesus, temos justiça para nos recomendar à boa vontade de Deus para conosco e força para começar e levar adiante a boa obra divina em nós.

Ele é a fonte de ambas, e para ambas devemos depender dele: devemos avançar com sua força e fazer menção de sua justiça (Salmos 71:16).

(2.) Terão nisso felicidade e satisfação abundantes:

[1.] O povo judeu será justificado no Senhor diante dos homens e se gloriará publicamente em seu Deus. Os opressores os censuravam e caluniavam e até alegavam ter o direito de oprimi-los, como se Deus os houvesse abandonado.

Quando Deus realizar seu livramento, porém, isso os justificará dessas censuras severas e, por isso, eles se gloriarão nesse livramento.

[2.] Todos os verdadeiros cristãos que dependem de Cristo para receber força e justiça serão justificados nele e nele se gloriarão. Observe:

Primeiro, todos os crentes são descendência de Israel, uma descendência íntegra e dedicada à oração.

Segundo, o grande privilégio que desfrutam por Jesus Cristo é serem justificados diante de Deus nele e por sua causa, pois Deus fez Cristo justiça para eles. Todos os justificados reconhecerão que é em Cristo que são justificados e que não poderiam sê-lo por nenhum outro. Os que são justificados serão também glorificados.

Terceiro, o grande dever dos crentes para com Cristo é gloriar-se nele e vangloriar-se dele. Por isso ele é feito tudo em todos para nós: para que aquele que se gloria se glorie no Senhor. E que correspondamos a essa intenção.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra