Matthew Henry

Isaías 44

Argumento

Por meio do profeta, Deus prossegue neste capítulo, como antes:

I. Animando seu povo com a garantia das grandes bênçãos que lhes tinha reservadas para seu retorno do cativeiro. Elas eram tipos de bênçãos muito maiores das quais a igreja do evangelho, seu Israel espiritual, participaria nos dias do Messias; com isso, ele prova ser o único Deus contra todos os que alegam sê-lo (vv. 1-8).

II. Expondo o embrutecimento e a espantosa insensatez dos fabricantes e adoradores de ídolos (vv. 9-20).

III. Ratificando e confirmando as garantias que dera a seu povo dessas grandes bênçãos, e elevando suas expectativas alegres e crentes a respeito delas (vv. 21-28).

Versículos 1 a 8

Prosperidade Predita; A Supremacia de Deus. (a.C. 708.)

Duas grandes verdades são abundantemente demonstradas nestes versículos:

I. Que o povo de Deus é um povo feliz, especialmente por causa da aliança que existe entre eles e Deus. O povo de Israel era assim como figura do Israel do evangelho. Três coisas completam sua felicidade:

  1. As relações da aliança nas quais se encontram com Deus, v. 1, 2. Israel é aqui chamado Jesurum, o íntegro; pois só aqueles que, como Natanael, não têm engano são israelitas de fato, e só esses terão o benefício perpétuo dessas promessas.

No fim do capítulo anterior, Jacó e Israel haviam sido representados como muito provocadores e expostos à cólera de Deus, e já entregues à maldição e a censuras. Mas, como se as entranhas de Deus se movessem por ele e sua compaixão se inflamasse, a misericórdia intervém com um non-obstante, um “apesar de tudo”, diante de todas essas contendas:

“Contudo, agora, ouve, ó Jacó, meu servo; você e eu voltaremos a ser amigos, apesar de tudo isso.” Deus dissera (Isaías 43:25): eu sou aquele que apaga sua transgressão, a única coisa que cria essa distância; quando ela é tirada, as correntes da misericórdia correm novamente em seu antigo canal.

O perdão do pecado é a entrada de todas as outras bênçãos da aliança. Farei isto e aquilo por eles, diz Deus (Hebreus 8:12), “pois serei misericordioso para com suas injustiças”. Por isso, “ouve, ó Jacó!” Ouça essas palavras confortadoras; por isso, “não temas, ó Jacó!” Não tema suas tribulações, pois, pelo perdão do pecado, a natureza delas também é alterada.

Agora, as relações nas quais se encontram com ele são muito animadoras:

(1.) São seus servos; aqueles que o servem, ele reconhecerá, ficará ao lado deles e cuidará para que não lhes façam injustiça.

(2.) São seus escolhidos, e ele se manterá fiel à sua escolha; conhece os que são seus e toma sob proteção especial aqueles que escolheu.

(3.) São suas criaturas. Fez-os e os trouxe à existência; formou-os e lhes deu forma; começou cedo com eles, pois os formou desde o ventre; por isso, os ajudará a vencer suas dificuldades e os ajudará em seus serviços.

  1. As bênçãos da aliança que assegurou a eles e aos seus, v. 3, 4:

(1.) Os que têm consciência de suas carências espirituais e da insuficiência da criatura para supri-las terão abundante satisfação em Deus: “Derramarei água sobre aquele que tem sede”, que tem sede de justiça; será saciado.

Água será derramada aos que na verdade desejam bênçãos espirituais acima de todos os deleites dos sentidos.

(2.) Os que são estéreis como a terra seca serão regados com a graça de Deus, com inundações dessa graça, e o próprio Deus dará o crescimento. Por mais seca que seja a terra, Deus tem inundações de graça para regá-la.

(3.) A água que Deus derramará é seu Espírito (João 7:39), que derramará sem medida sobre a descendência, isto é, Cristo (Gálatas 3:16), e com medida sobre toda a descendência dos fiéis, sobre toda a descendência de Jacó que ora e luta (Lucas 11:13).

Essa é a grande promessa do Novo Testamento: Deus, tendo enviado seu servo Cristo e o sustentado, enviará seu Espírito para nos sustentar.

(4.) Essa dádiva do Espírito Santo é a grande bênção cuja abundante efusão Deus havia reservado para os últimos dias: “Derramarei meu Espírito”, isto é, minha bênção; pois, onde Deus dá seu Espírito, dará todas as outras bênçãos.

(5.) Isso está reservado para a descendência e os descendentes da igreja, pois assim diz a aliança da graça: “Serei Deus para ti e para a tua descendência”. A todos os que assim são feitos participantes dos privilégios da adoção, Deus dará o espírito de adoção.

(6.) Por isso, haverá um grande crescimento da igreja. Assim será espalhada a lugares distantes. Assim será propagada e perpetuada para tempos posteriores: brotarão e crescerão tão depressa como salgueiros junto aos cursos de água.

Em tudo que é virtuoso e louvável serão eminentes e superarão todos ao seu redor, como os salgueiros se elevam acima da grama entre a qual crescem, v. 4. Repare: é grande felicidade para a igreja e grande prazer para os homens bons ver a geração que cresce cheia de esperança e promessa.

Assim será se Deus derramar seu Espírito sobre eles, essa bênção, essa bênção das bênçãos.

  1. A anuência que dão alegremente à sua parte da aliança, v. 5. Quando os judeus voltaram do cativeiro, renovaram sua aliança com Deus (Jeremias 50:5), especialmente de que nada mais teriam a ver com ídolos (Oseias 14:2, 3, 8). Os que retrocedem devem assim arrepender-se e fazer suas primeiras obras.

Muitos dos de fora se uniram a eles naquela ocasião, convidados pela gloriosa manifestação de Deus em seu favor (Zacarias 8:23; Ester 8:17). Dizem: somos do Senhor, e se chamam pelo nome de Jacó; pois havia uma só lei, uma só aliança, para o estrangeiro e para os nascidos na terra.

Sem dúvida, isso olha para algo ainda mais adiante: a conversão dos gentios e as multidões deles que, por ocasião da efusão do Espírito, depois da ascensão de Cristo, seriam unidas ao Senhor e acrescentadas à igreja.

Esses convertidos são um e outro, muitíssimos, de diferentes posições e nações, e todos bem-vindos a Deus (Colossenses 3:11). Quando um faz isso, outro será convidado por seu exemplo a fazê-lo, e então outro; assim, o zelo de um pode provocar muitos:

(1.) Entregar-se-ão a Deus. Não um em nome dos demais, mas cada um por si dirá: “Sou do Senhor; ele tem direito incontestável de me governar, e me submeto a ele, a todos os seus mandamentos, a tudo o que determinar.”

“Sou e serei somente dele, inteiramente dele, dele para sempre; defenderei seus interesses, viverei para seu louvor; vivendo e morrendo, serei dele.”

(2.) Se incorporarão ao povo de Deus, se chamarão pelo nome de Jacó, esquecendo seu próprio povo e a casa de seus pais e desejando usar o caráter e a libré da família de Deus.

Amarão todo o povo de Deus, se associarão com eles, lhes darão a mão direita de comunhão, abraçarão sua causa, buscarão o bem da igreja em geral e de todos os seus membros particulares e estarão dispostos a compartilhar seu destino com eles em todas as situações.

(3.) Farão isso muito solenemente. Alguns assinarão com sua mão ao Senhor, como, para confirmar um negócio, um homem põe sua assinatura nele e o entrega como seu ato e instrumento. Quanto mais explícitos formos em nossa aliança com Deus, melhor (Êxodo 24:7; Josué 24:26, 27; Neemias 9:38). O que se prende bem, encontra-se seguro.

II. Que, assim como o Israel de Deus é um povo feliz, assim o Deus de Israel é um grande Deus, e ele é o único Deus. Isso também, como o anterior, expressa abundante satisfação a todos os que confiam nele, vv. 6-8. Observe aqui, para a glória de Deus e nosso conforto:

  1. Que o Deus em quem confiamos é Deus de soberania incontestável e poder irresistível. É o Senhor, Jeová, autoexistente e autossuficiente; é o Senhor dos exércitos, de todos os exércitos do céu e da terra, dos anjos e dos homens.

  2. Que mantém uma relação com sua igreja e tem uma preocupação particular por ela. É o Rei de Israel e seu Redentor; seu Redentor porque seu Rei; aqueles que tomam Deus por seu Rei o terão por seu Redentor.

Quando Deus quer afirmar que é o único Deus, proclama-se Deus de Israel, para que seu povo seja animado tanto a apegar-se a ele quanto a triunfar nele.

  1. Que é eterno, o primeiro e o último. É Deus desde a eternidade, antes que os mundos existissem, e assim será pela eternidade, quando o mundo não existir mais. Se não houvesse Deus para criar, nada jamais teria existido; se não houvesse Deus para sustentar, tudo logo voltaria a nada.

Ele é tudo em todos, é a primeira causa, de quem são todas as coisas, e o último fim, a quem e para quem são todas as coisas (Romanos 11:36), o Alfa e o Ômega (Apocalipse 1:11).

  1. Que é o único Deus (v. 6): “Além de mim não há Deus”. “Há Deus além de mim?” (v. 8). Apelaremos aos maiores eruditos: em todas as suas leituras, alguma vez encontraram outro? Aos que tiveram o mais amplo conhecimento do mundo: alguma vez encontraram outro?

“Há muitos deuses” (1 Coríntios 8:5, 6), chamados deuses e deuses falsificados; mas há algum além de nosso Deus que seja infinito e eterno? Algum além dele que seja o criador do mundo e o protetor e benfeitor de toda a criação? Algum além dele que possa fazer por seus adoradores o que ele pode e fará pelos seus?

“Vocês são minhas testemunhas. Tenho sido incomparável para vocês. Vocês experimentaram outros deuses; acharam algum deles plenamente suficiente para vocês, ou algum semelhante a mim? Sim, não há deus” — a palavra significa “rocha” —, nenhum além de Jeová pode ser uma rocha como fundamento para construir, uma rocha como abrigo para onde fugir.

Deus é a rocha, e “a rocha deles não é como a nossa” (Deuteronômio 32:4, 31). “Não conheço nenhum”; como se dissesse: “Nunca encontrei quem se oferecesse para rivalizar comigo ou ousasse submeter suas alegações a uma prova justa; se soubesse de alguém que pudesse ampará-los melhor do que eu, eu os recomendaria a ele; mas não conheço nenhum”.

Não há Deus além de Jeová. É infinito e, por isso, não pode haver outro; é plenamente suficiente e, por isso, não há necessidade de outro. Isso visa confirmar as esperanças do povo de Deus na promessa de seu livramento da Babilônia e, para isso, curá-los de sua idolatria; quando a aflição tivesse feito sua obra, seria removida.

São lembrados do primeiro e grande artigo de seu credo: o Senhor seu Deus é um Senhor (Deuteronômio 6:4). Por isso:

(1.) Não precisavam esperar em nenhum outro deus. Os que recebem a luz do sol não precisam nem da lua nem das estrelas nem da luz de seu próprio fogo.

(2.) Não precisavam temer nenhum outro deus. Seu próprio Deus era mais capaz de lhes fazer bem do que todos os deuses falsos e falsificados de seus inimigos eram de lhes causar prejuízo.

  1. Que nenhum outro poderia predizer essas coisas por vir, das quais Deus agora dava notícia ao mundo por seu profeta, mais de duzentos anos antes que acontecessem (v. 7): “Quem, como eu, chamará, chamará Ciro à Babilônia?”

“Há alguém além de Deus que possa chamar eficazmente e tenha toda criatura, todo coração, às suas ordens? Quem o declarará, como será e por quem, como eu faço?” Ou melhor, Deus vai além; não só o vê em ordem, por ter presciência dele, mas o põe em ordem, por ter seu governo e direção exclusivos. Algum outro pode alegar isso?

Sempre pôs as coisas em ordem segundo o conselho de sua própria vontade, desde que designou o povo antigo, o povo de Israel. Eles podiam dar relato mais verdadeiro e completo das antiguidades de sua própria nação do que qualquer outro reino no mundo podia dar das suas.

Desde que designou aquele povo para ser seu povo exclusivo, sua providência esteve particularmente ocupada com eles, e lhes anunciou de antemão os desfechos que lhes ocorreriam: sua escravidão no Egito, seu livramento dela e seu estabelecimento em Canaã.

Tudo foi posto em ordem tanto nas predições divinas quanto nos propósitos divinos. Algum outro poderia tê-lo feito? Algum outro teria tido tanta preocupação por eles? Desafia os que alegam sê-lo a mostrar as coisas que virão depois:

“Digam-nos, se puderem, o nome do homem que destruirá a Babilônia e livrará Israel. Ou melhor, se não podem alegar que sabem as coisas que virão depois, digam-nos as que estão vindo, próximas e à porta. Digam-nos o que acontecerá amanhã; mas não podem fazê-lo.”

“Não os temam, portanto, nem tenham medo deles. Que prejuízo podem causar a vocês? Que impedimento podem trazer ao livramento de vocês, se eu lhes disse que se realizará no tempo devido e o declarei solenemente?” Repare: os que têm a palavra da promessa de Deus na qual se apoiar não precisam temer quaisquer poderes ou astúcias adversos.

Versículos 9 a 20

A Insensatez da Idolatria. (a.C. 708.)

Muitas vezes antes, Deus, por meio do profeta, mencionara a insensatez e a estranha estupidez dos idólatras; mas aqui se estende sobre esse assunto e os expõe ao desprezo e ao ridículo de maneira muito completa e detalhada. Este discurso tem o propósito de:

  1. Armar o povo de Israel contra a forte tentação de adorar ídolos à qual estaria exposto quando fosse cativo na Babilônia, para se conformar ao costume do país, estando longe da cidade de suas próprias solenidades, e agradar àqueles que agora eram seus senhores e amos.

  2. Curá-los de sua inclinação à idolatria, que era o pecado que mais facilmente os assediava e do qual foram enviados à Babilônia para serem reformados. Assim como a vara de Deus serve para reforçar a palavra, assim a palavra de Deus serve para explicar a vara, para que a voz de ambas juntas seja ouvida e atendida.

  3. Fornecer-lhes algo para dizer aos seus feitores caldeus. Quando estes os insultassem, quando perguntassem: “Onde está o Deus de vocês?”, eles poderiam, a partir disso, perguntar-lhes: “O que são os deuses de vocês?”

  4. Afastar seu medo dos deuses de seus inimigos e animar sua esperança em seu próprio Deus, de que ele certamente se manifestaria contra aqueles que estabeleciam esses rivais escandalosos para disputar com ele o trono.

Agora, para convencer os idólatras, temos aqui:

I. Um desafio para que se livrem, se puderem, da acusação da mais vergonhosa insensatez e irreflexão imagináveis (vv. 9-11). Põem a inteligência a trabalhar para maquinar e as mãos a trabalhar para fabricar imagens de escultura, e as chamam de “suas coisas deleitosas”. São extremamente apegados a elas e delas esperam grandes coisas.

Repare: pela corrupção da natureza humana, as coisas que deveriam ser detestáveis aos homens são desejáveis e deleitosas; mas estão muito avançados na doença aqueles a quem mais agrada o que a alimenta e lhe serve de combustível. Agora:

  1. Nós lhes dizemos que todos os que fazem isso são vaidade; enganam a si mesmos e uns aos outros, e praticam um grande embuste contra aqueles para quem fazem essas imagens.

  2. Nós lhes dizemos que suas coisas deleitosas não lhes serão proveitosas, nem lhes darão retorno algum pelo prazer que têm nelas; não podem lhes fornecer o bem nem protegê-los do mal. As imagens de escultura não servem absolutamente para nada, nem eles jamais ganharão algo com as deferências que lhes prestam.

  3. Nós apelamos a eles mesmos para que digam se não é tolice e estupidez esperar algum bem de deuses feitos por eles próprios. São suas próprias testemunhas, testemunhas contra si mesmos, se apenas derem às suas próprias consciências licença para que tratem fielmente com eles, de que são cegos e ignorantes ao agir assim.

Não veem nem sabem, e que reconheçam isso para que se envergonhem. Se os homens fossem ao menos fiéis às suas próprias convicções, normalmente poderíamos ter certeza de sua conversão, especialmente a dos idólatras; pois quem formou um deus?

Quem, a não ser um louco ou alguém fora de si, pensaria em formar um deus, em fazer aquilo que, se o fizer deus, terá de supor que seja seu fazedor?

  1. Nós os desafiamos a defender sua própria causa com alguma confiança ou segurança. Se alguém tem o descaramento de dizer que formou um deus, quando todos os seus companheiros se reunirem para declarar o que cada um fez para fabricar esse deus, todos se envergonharão do embuste que praticaram contra si mesmos e rirão às escondidas daqueles que iludiram.

Pois os trabalhadores que formaram esse deus são homens, fracos e impotentes, e, portanto, não podem de modo algum fazer um ser que seja onipotente, nem podem alegar que o fazem sem corar.

Que todos se reúnam, como Demétrio e os artífices, para sustentar seu comércio em declínio; que se levantem para defender sua própria causa e façam o melhor que puderem por ela, de mãos unidas. Ainda assim, temerão empreendê-la quando chegar a hora de começar, conscientes da fraqueza e da maldade de sua causa.

Eles se envergonharão dela, não só quando comparecerem individualmente, mas quando, ao comparecerem juntos, esperarem sustentar a confiança uns dos outros. Repare: idolatria e impiedade são coisas que os homens podem, com justiça, tanto tremer quanto corar ao aparecer em sua defesa.

II. Uma narrativa detalhada de todo o procedimento para fabricar um deus; basta descrevê-lo e contar sua história para expô-lo:

  1. As pessoas empregadas nisso são trabalhadores de ofícios manuais, os mais humildes deles, exatamente os mesmos que você empregaria para fazer os utensílios comuns de sua lavoura, uma carroça ou um arado. Você precisa de um forjador, um ferreiro, que trabalha nas brasas com a tenaz.

É um trabalho árduo, pois ele trabalha com a força de seus braços até ficar com fome e sua força falhar, tão empenhado está e tanta pressa têm aqueles que o puseram a trabalhar para terem o trabalho concluído. Não pode consentir em dar-se tempo para comer ou beber, pois não bebe água e, portanto, desfalece (v. 12).

Talvez fosse uma superstição entre eles que o trabalhador não comesse nem bebesse enquanto fazia um deus. As placas com que o forjador cobriria a imagem, ou qualquer trabalho de ferro a ser feito nela, ele moldava com martelos e fazia tudo muito exato, segundo o modelo que lhe era dado.

Depois vem o carpinteiro, e ele dedica igual zelo e esforço ao trabalho de madeira (v. 13). Traz sua caixa de ferramentas, pois precisa de todas elas: estende a régua sobre a peça de madeira, marca-a com uma linha onde deve ser serrada ou cortada; ajusta-a, ou lhe dá polimento, com plainas, primeiro a maior e depois a menor.

Com o compasso marca qual deve ser seu tamanho e formato; e ela é exatamente o que ele quer.

  1. A forma em que é feita é a de um homem, uma criatura pobre, fraca e mortal; mas é a forma e figura mais nobre que ele conhece e, por ser a sua própria, tem por ela um apego especial e está disposto a conferir-lhe toda a reputação que puder.

Ele a faz segundo a beleza de um homem, em proporção elegante, com aqueles membros e traços que constituem a beleza de um homem, mas que são totalmente impróprios para representar a beleza do Senhor.

Deus conferiu grande honra ao homem quando, quanto aos poderes e faculdades de sua alma, o fez à imagem de Deus; mas o homem desonra grandemente a Deus quando, quanto às partes e membros do corpo, o faz à imagem do homem.

Também não compensará de modo algum a afronta lisonjear seu deus a ponto de escolher o mais formoso dos filhos dos homens como o original do qual tirar sua cópia e lhe dar toda a beleza de um homem que possa imaginar.

Pois toda a beleza do corpo de um homem, quando se alega atribuí-la àquele que é um Espírito infinito, é para ele uma deformidade e uma diminuição. Quando a vistosa peça está pronta, deve permanecer na casa, no templo ou santuário preparado para ela, ou talvez na residência, se for um dos lares ou penates, os deuses domésticos.

  1. A matéria de que ele é feito na maioria das vezes é um material desprezível para fazer um deus: é o tronco de uma árvore:

(1.) A própria árvore foi trazida da floresta, onde crescia entre outras árvores, sem mais virtude ou valor que suas vizinhas. Talvez fosse um cedro, um cipreste ou um carvalho (v. 14). Talvez ele a tivesse em vista algum tempo antes para esse uso e a fortalecesse para si, usando algum recurso para torná-la mais forte e melhor desenvolvida que as outras árvores.

Ou, como alguns leem, ela se fortaleceu ou se ergueu entre as árvores da floresta, a mais alta e forte que pode escolher. Ou talvez lhe agrade mais escolher um freixo, que cresce mais depressa, que ele mesmo plantou para esse uso e que foi nutrido pela chuva do céu.

Veja que falácia aplica a si mesmo ao fazer seu refúgio daquilo que ele próprio plantou, ao qual não só deu a forma, mas para o qual preparou a matéria. Veja que afronta faz ao Deus do céu ao estabelecer como rival dele aquilo que foi nutrido por sua chuva, aquela chuva que cai sobre justos e injustos.

(2.) Os galhos dessa árvore não serviam para nada a não ser combustível; para esse uso foram empregados, assim como as lascas cortadas dela durante o trabalho; são para o homem queimar (v. 15, 16).

Para mostrar que a árvore não possui virtude inata para sua própria proteção, ela é tão capaz de ser queimada como qualquer outra árvore. Para mostrar que quem a escolheu não a valorizava previamente mais que qualquer outra, ele não tem dificuldade em lançar parte dela ao fogo como lixo comum, sem fazer perguntas por causa da consciência.

[1.] Ela lhe serve para o fogo da sala: “Tomará dela e se aquecerá” (v. 15), e ele encontra conforto nela. Está tão longe de sentir qualquer pesar em sua mente por isso que diz: “Ah! Estou aquecido; vi o fogo”.

Certamente aquela parte da árvore que lhe serviu de combustível, uso para o qual Deus e a natureza a destinaram, lhe faz uma gentileza muito maior e lhe dá mais satisfação do que jamais dará aquela da qual faz um deus.

[2.] Ela lhe serve para o fogo da cozinha: com ela come carne, isto é, prepara com ela a carne que vai comer; “assa o assado” e está satisfeito por não ter errado ao empregá-la para esse uso. Ou melhor:

[3.] Ela lhe serve para aquecer o forno, no qual usamos o combustível de menor valor: ele o acende e coze pão com seu calor, e ninguém o acusa de agir mal.

(3.) Contudo, depois de tudo isso, o tronco ou corpo da árvore servirá para fazer um deus, quando poderia igualmente ter servido para fazer um banco, como um deles, até um poeta deles próprios, os repreende (Horácio, Sátiras 1.8):

Olim truncus eram ficulnus, inutile lignum,
Quum faber, incertus scamnum faceretne Priapum,
Maluit esse deum; deus inde ego—

Em dias antigos nossa divindade era
Um tronco de madeira completamente sem valor,
O marceneiro, indeciso entre nos moldar
Num banco ou num Príapo,
Por fim resolveu, por razões sábias,
Ordenar que eu me erguesse como um deus.

Francis.

Outro deles ameaça o ídolo a quem confiara a guarda de seus bosques: se não os conservasse como combustível para seu fogo, ele próprio seria utilizado para esse fim:

Furaces moneo manus repellas,
Et silvam domini focis reserves,
Si defecerit hæc, et ipse lignum es.

“Afugenta os saqueadores e preserva a madeira para a lareira de teu senhor, ou tu mesmo serás convertido em combustível.” Marcial.

Quando o idólatra embrutecido assim empregou parte de sua árvore nos fins mais humildes, e o restante teve tempo de secar, ele faz disso um deus em sua imaginação enquanto a secagem ocorre, e o adora.

“Faz uma imagem de escultura e se prostra diante dela” (v. 15), isto é (v. 17), “Do restante faz um deus, a saber, sua imagem de escultura”, segundo sua fantasia e intenção. “Prostra-se diante dele e o adora”, dá-lhe honras divinas, curva-se diante dele na postura mais humilde e reverente, como servo, como suplicante.

“Ora a ele”, como quem depende dele e tem grandes expectativas a seu respeito; diz: “Livra-me, porque tu és o meu deus”. Onde presta sua homenagem e lealdade, espera com justiça proteção e livramento.

Que estranha fascinação é esperar ajuda de deuses que não podem ajudar a si mesmos! Mas é o orar a eles que os faz deuses, não o que o forjador ou o carpinteiro lhes fez. Aquilo em que depositamos nossa confiança para obter livramento, disso fazemos um deus.

Qui fingit sacros, auro vel marmore, vultus
Non facit ille deos; qui rogat, ille facit.

Aquele que suplica à figura, seja ela de ouro ou de
mármore, faz dela um deus, e não aquele que apenas
a constrói. Marcial.

III. Aqui se pronuncia um juízo sobre toda essa questão (vv. 18-20). Em poucas palavras, ela é o efeito e a evidência da maior obtusidade e estupidez de que se possa imaginar seres racionais culpados, e mostra que o homem se tornou pior que os animais que perecem.

Pois eles agem segundo os ditames dos sentidos, mas o homem não age segundo os ditames da razão (v. 18): “Não conheceram nem entenderam” o senso comum; homens que agem racionalmente em outras coisas agem nisso da maneira mais absurda.

Embora tenham algum conhecimento e entendimento, ainda assim são estranhos à grande lei da reflexão; ou melhor, são rebeldes contra ela (v. 19): “Ninguém considera em seu coração”, nem tem tanta aplicação da mente a ponto de raciocinar assim consigo mesmo, o que se pensaria que poderia fazer facilmente, mesmo que ninguém raciocinasse com ele:

“Queimei parte desta árvore no fogo para cozer e assar; e agora farei do restante uma abominação?”, isto é, um ídolo, pois ele é uma abominação para Deus e para todos os homens sábios e bons.

“Escolherei, ingratamente, fazer, ou ousarei, presunçosamente, fazer o que o Senhor odeia? Serei tão tolo a ponto de me prostrar diante do tronco de uma árvore, algo sem entendimento, sem vida, sem poder de ajudar? Rebaixarei tanto a mim mesmo e me tornarei semelhante àquilo diante do qual me curvo?”

Uma árvore em crescimento pode ser bela e imponente, mas o tronco de uma árvore perdeu sua glória, e perdeu a sua quem lhe dá glória. Considerando tudo, a triste caracterização desses idólatras é:

  1. Que praticam um embuste contra si mesmos (v. 20): “alimentam-se de cinzas”; alimentam-se de esperanças de obter vantagem ao adorar esses ídolos, mas se decepcionarão tanto quanto um homem que esperasse nutrição alimentando-se de cinzas.

Alimentar-se de cinzas é evidência de um apetite depravado e de um corpo doente; é sinal de que a alma está dominada por hábitos muito maus quando os homens, em sua adoração, não vão além de onde a vista de seus olhos os leva.

São miseravelmente ludibriados, e a culpa é deles próprios: seu próprio coração enganado, mais que a língua enganadora dos outros, os desviou da fé e da adoração do Deus vivo para ídolos mudos. São arrastados por suas próprias concupiscências e atraídos.

A apostasia dos pecadores em relação a Deus se deve inteiramente a eles mesmos e ao mau coração de incredulidade que está em seu próprio peito. Um coração revoltoso e rebelde é um coração enganado.

  1. Que persistem voluntariamente em seu autoengano e não querem ser desenganados. Não há nenhum deles que possa ser persuadido a suspeitar de si mesmo a ponto de dizer: “Não há uma mentira na minha mão direita?”, e assim pensar em livrar sua alma. Repare:

(1.) Os idólatras têm uma mentira na mão direita; pois um ídolo é uma mentira, não é o que alega ser, não realiza o que promete e é um mestre de mentiras (Habacuque 2:18).

(2.) É de grande importância que aqueles que estão seguros num mau caminho considerem seriamente se não há uma mentira em sua mão direita. Não é uma mentira aquilo a que nos apegamos com contentamento como nosso bem supremo? Nossos corações estão voltados à riqueza do mundo e aos prazeres dos sentidos? Certamente eles se mostrarão uma mentira em nossa mão direita.

Não é uma mentira aquilo a que nos apegamos com confiança como o fundamento sobre o qual edificamos nossas esperanças quanto ao céu? Se confiamos em nossas profissões e práticas exteriores, como se elas nos salvassem, enganamos a nós mesmos com uma mentira em nossa mão direita, com uma casa edificada sobre a areia.

(3.) Suspeitar de si mesmo é o primeiro passo para livrar a si mesmo. Não podemos ser fiéis a nós mesmos se não desconfiamos de nós mesmos. Quem quer livrar sua alma deve começar fazendo à própria consciência esta pergunta: “Não há uma mentira na minha mão direita?”

(4.) Aqueles que são entregues a crer numa mentira estão sob o poder de fortes ilusões, das quais é árduo se livrar (2 Tessalonicenses 2:11).

Versículos 21 a 28

Ânimo ao Povo de Deus. (a.C. 708.)

Nestes versículos temos:

I. O dever ao qual Jacó e Israel, agora no cativeiro, foram chamados, para que estivessem aptos e preparados para a libertação que lhes era destinada. Nosso primeiro cuidado deve ser tirar proveito das aflições; então podemos esperar sair delas.

Esse dever é expresso em duas palavras: lembrar e voltar, como no conselho dado a Éfeso (Apocalipse 2:4,5):

  1. “Lembra-te destas coisas, ó Jacó! Lembra-te do que te foi dito acerca da insensatez da idolatria, e mantém vivo o convencimento do pecado que agora sentes sempre que fores tentado a cometê-lo. Lembra-te de que és meu servo e, portanto, não deves servir a outros senhores.”

  2. “Volta para mim” (v. 22). A grande preocupação daqueles que se afastaram de Deus deve ser apressar o retorno a ele. É a isso que Deus os chama quando estão aflitos e quando ele próprio volta a eles com misericórdia.

II. Os favores assegurados a Jacó e Israel, agora no cativeiro. Aquilo que lhes é prometido, condicionado a lembrarem-se de Deus e voltarem a ele, é prometido em sentido espiritual a todos os que da mesma maneira voltam para Deus.

São palavras de grande consolo, pois implicam mais do que expressam (v. 21): “Ó Israel, não serás esquecido por mim, embora por ora pareça que sim.” Quando começamos a nos lembrar de Deus, ele começa a se lembrar de nós; ou melhor, é ele quem se lembra primeiro de nós. Observe aqui:

  1. Os fundamentos sobre os quais se firmavam as intenções favoráveis de Deus para com seu povo e nos quais o povo podia basear suas expectativas. Ele os livrará do cativeiro, pois:

(1.) São seus servos e, portanto, ele tem justa desavença com aqueles que os retêm. “Deixa ir o meu povo para que me sirva.” Os servos do Rei dos reis estão sob proteção especial.

(2.) Ele os formou como povo, formou-os desde o ventre (v. 24). Desde os primeiros passos de seu crescimento como nação, estiveram sob seus cuidados e governo especiais, mais do que qualquer outro povo. Sua constituição nacional foi obra dele, e a aliança que fez com eles foi a carta pela qual foram incorporados. São dele, e ele os salvará.

(3.) Ele já os redimiu antes, muitas vezes os livrou de grandes aflições, e continua sendo o mesmo, na mesma relação com eles e com o mesmo cuidado por eles. “Portanto, volta para mim, porque eu te redimi (v. 22). Para onde irias, senão para mim?”

Tendo-os redimido, além de formá-los, adquiriu sobre eles um direito e uma propriedade ainda maiores. Essa é boa razão para que voltem obedientemente a ele e para que ele volte bondosamente a eles.

“O Senhor redimiu Jacó”: está prestes a fazê-lo (v. 23) e está decidido a fazê-lo, pois é o Senhor, seu Redentor (v. 24). Repare: a obra de redenção que Deus realizou por nós mediante seu Filho nos encoraja a esperar dele todas as bênçãos prometidas. Aquele que nos redimiu a tão grande custo não perderá aquilo que comprou.

(4.) Ele se glorificou neles (v. 23) e, portanto, continuará a fazê-lo (João 12:28). É consolo para nós ver que a glória de Deus está ligada às libertações da igreja: ele certamente redimirá Jacó, porque assim se glorificará.

Isso também nos assegura que ele completará a redenção de seus santos por Jesus Cristo, pois há um dia estabelecido no qual será glorificado e admirado em todos eles.

(5.) Ele perdoou os pecados deles, que eram a causa de sua calamidade e o único obstáculo à sua libertação (v. 22). Portanto, quebrará o jugo do cativeiro de seu pescoço, pois apagou suas transgressões como uma nuvem espessa. Repare:

[1.] Nossas transgressões e nossos pecados são como uma nuvem, uma nuvem espessa. Interpõem-se entre o céu e a terra e, por algum tempo, suspendem e interrompem a comunicação entre o mundo superior e o inferior, pois o pecado nos separa de Deus (Isaías 59:2).

Ameaçam uma tempestade, um dilúvio de ira, como fazem as nuvens espessas; Deus fará cair esse dilúvio sobre os pecadores (Salmos 11:6).

[2.] Quando Deus perdoa o pecado, apaga essa nuvem espessa e abre novamente a comunicação com o céu. Deus olha para a alma com favor, e a alma olha para ele com prazer. A nuvem se dispersa pela influência do Sol da justiça. Só por meio de Cristo o pecado é perdoado.

Quando é perdoado, o pecado desaparece como uma nuvem que se dispersou: não se vê mais, foi inteiramente removido. Buscar-se-á a iniquidade de Jacó, mas ela não será encontrada (Jeremias 50:20). Os consolos que afluem à alma após o perdão do pecado são como a claridade que vem depois das nuvens e da chuva.

  1. A alegria universal que a libertação do povo de Deus trará consigo (v. 23): “Cantai, ó céus!” Isso indica:

(1.) Que toda a criação terá motivo para se alegrar na redenção do povo de Deus. É graças a ela que a criação subsiste, pois é resgatada da maldição que o pecado do homem trouxe sobre a terra, e que volta a poder cumprir os fins de sua existência. Há a garantia de que, embora agora gema sob o peso, por fim será liberta da escravidão da corrupção.

O maior fundamento da estabilidade do mundo é o reino de Deus nele (Salmos 96:11-13; 98:7-9).

(2.) Que os anjos e os habitantes do mundo superior se alegrarão. Os céus cantarão, porque o Senhor fez isso. Há alegria no céu quando Deus e o homem se reconciliam (Lucas 15:7), e alegria quando a Babilônia cai (Apocalipse 18:20).

(3.) Que os mais distantes, até os habitantes do mundo gentio, se juntarão a esses louvores, pois participam da alegria. As partes mais baixas da terra, as florestas e as árvores que há nelas, trarão sua oferta de gratidão pela redenção de Israel.

  1. O encorajamento que temos para esperar que, embora grandes dificuldades, consideradas insuperáveis, obstruam a libertação da igreja, todas serão vencidas com facilidade quando chegar o momento. Pois assim diz o Redentor de Israel: “Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas.” Ele as fez no princípio e continua a fazê-las, pois a providência é uma criação contínua.

Todo ser, poder, vida, movimento e perfeição procedem de Deus. Ele estende os céus sozinho: não tem auxílio nem precisa dele. Também estende a terra por si mesmo, com seu próprio poder.

O homem não estava junto dele quando o fez (Jó 38:4), nem criatura alguma o aconselhou ou ajudou; somente sua sabedoria eterna e sua Palavra estavam com ele, como alguém que vivia em sua companhia (Provérbios 8:30).

O fato de estender os céus por si só mostra a extensão ilimitada de seu poder. Até o homem mais forte, se precisa estender alguma coisa, procura alguém que lhe dê uma mão. Deus, porém, estendeu a vasta expansão e a mantém estendida por si mesmo, com seu próprio poder.

Portanto, que Israel não desanime: nada é difícil demais para aquele que fez o mundo (Salmos 124:8). E, tendo feito todas as coisas, pode utilizá-las como quiser e tem poder para fazê-las servir aos seus propósitos.

  1. A confusão em que isso lançaria os oráculos da Babilônia ao refutá-los (v. 25). Ao libertar seu povo da Babilônia, Deus frustraria os sinais dos mentirosos, de todos os falsos profetas que diziam que a monarquia babilônica ainda viveria por muitas eras. Eles alegavam fundamentar suas previsões em algum indício ou sinal que, segundo as regras de suas artes, anunciava prosperidade para ela.

Como esses adivinhos ficarão transtornados de irritação ao ver que sua habilidade falha e que acontece o contrário do que tanto desejavam e esperavam com confiança! Deus não frustraria somente os supostos profetas deles, mas também seus políticos célebres: “Faz voltar atrás os sábios”. Ao perceberem que não conseguem levar adiante seus projetos, são obrigados a abandoná-los.

Assim ele torna tolos os juízes e faz da ciência deles uma insensatez. Os que passam a conhecer Cristo reconhecem que todo conhecimento anterior era loucura em comparação com o conhecimento dele. Seus adversários descobrirão que todos os seus conselhos se transformam em loucura, como os de Aitofel, e que ficam presos na própria astúcia (1 Coríntios 3:19).

  1. A confirmação que isso daria aos oráculos de Deus, dos quais os judeus haviam duvidado e que seus inimigos haviam desprezado. Deus confirma a palavra de seu servo (v. 26), cumprindo-a no devido tempo. Também executa o conselho dos mensageiros que tantas vezes enviou a seu povo para anunciar-lhes as grandes bênçãos que lhes reservava.

Repare: o cumprimento exato das profecias da Escritura confirma a verdade do livro inteiro e é prova incontestável de sua origem e autoridade divinas.

  1. Os favores particulares que Deus destinava a seu povo, então cativo (vv. 26-28). Foram anunciados muito antes do cativeiro, para que o povo visse motivo para esperar correção, mas nenhum motivo para temer destruição definitiva.

(1.) Pressupõe-se aqui que Jerusalém e as cidades de Judá ficariam por algum tempo em ruínas, despovoadas e desabitadas. Promete-se, porém, que serão reconstruídas e repovoadas. Quando Isaías viveu, Jerusalém e as cidades de Judá estavam cheias de habitantes; contudo, seriam esvaziadas, queimadas e destruídas.

Naquele tempo era difícil acreditar que isso aconteceria com cidades tão fortes e populosas. Mas a justiça de Deus o fará. Depois disso, será igualmente difícil acreditar que algum dia se recuperarão; contudo, o zelo do Senhor dos Exércitos também o fará.

Deus disse a Jerusalém: “Serás habitada.” Enquanto o mundo existir, Deus terá nele uma igreja; por isso, levantará pessoas que digam a Jerusalém: “Serás edificada.” Se não for edificada, não poderá ser habitada (Salmos 69:35,36).

Quando chegar o tempo de Deus para edificar sua igreja, deixemos que ele encontre tanto casas para seu povo, que não ficará desabrigado, quanto gente para suas casas, que não ficarão vazias. As cidades de Judá também serão reconstruídas.

O exército assírio de Senaqueribe apenas as tomou; depois da derrota desse exército, voltaram intactas aos donos legítimos. Já o exército caldeu as demoliu e, ao levar os habitantes, deixou-as entregues à deterioração. Se juízos menores não bastam para humilhar e reformar as pessoas, Deus envia outros maiores.

Contudo, essas desolações não serão permanentes. Deus levantará os lugares arruinados e deteriorados, pois não contenderá para sempre. A cidade dos estrangeiros, uma vez destruída, jamais será reconstruída (Isaías 25:2); a vida da cidade dos próprios filhos de Deus, porém, será interrompida apenas por algum tempo.

(2.) Pressupõe-se aqui que o templo também seria destruído e ficaria por algum tempo arrasado até os alicerces. Promete-se, contudo, que seus alicerces serão lançados outra vez e, sem dúvida, que sobre eles se edificará.

Assim como a desolação do santuário era, para todos os judeus piedosos, o aspecto mais doloroso da destruição, sua restauração e seu restabelecimento seriam a parte mais alegre da libertação. Que alegria poderiam ter na reconstrução de Jerusalém se o templo não fosse reconstruído? É ele que faz dela uma cidade santa e verdadeiramente bela.

Por isso, essa era a principal preocupação dos judeus e aquilo que tinham em vista em seu retorno. Voltariam a Jerusalém para edificar ali a casa do Senhor Deus de Israel (Esdras 1:3).

(3.) Pressupõe-se aqui que grandes dificuldades impediriam essa libertação e que lhes seria impossível atravessá-las. Promete-se, porém, que todas serão removidas pelo poder divino (v. 27): Deus diz ao abismo: “Seca-te.” Foi assim quando tirou Israel do Egito e voltará a ser assim quando o tirar da Babilônia, se necessário.

“Quem és tu, ó grande monte? Estás no caminho? Diante de Zorobabel, comandante-chefe dos cativos que retornam, tornar-te-ás uma planície” (Zacarias 4:7). Do mesmo modo: “Quem és tu, ó grande abismo? Retardas a passagem deles e pensas em bloqueá-la? Secarás, e os rios que te alimentam secarão.”

Quando Ciro tomou a Babilônia drenando o rio Eufrates para muitos canais e, assim, tornando-o transitável para seu exército, a promessa se cumpriu. Repare: quaisquer que sejam os obstáculos à redenção de Israel, Deus pode removê-los com uma só palavra.

(4.) Pressupõe-se aqui que nenhum dos próprios judeus seria capaz de abrir caminho para fora da Babilônia por força ou poder. Promete-se, porém, que Deus levantará um estrangeiro de terras distantes, que lhes abrirá caminho de fato.

Agora, enfim, o profeta menciona o nome desse homem, muitas dezenas de anos antes de nascer ou de alguém pensar nele (v. 28): Deus diz a respeito de Ciro: “Ele é meu pastor.”

Israel é o povo de Deus, o rebanho de seu pasto. Essas ovelhas estão agora entre lobos, nas mãos do ladrão e do assaltante; foram confinadas num cercado por transgressão. Ciro será o pastor designado por Deus para soltar essas ovelhas e cuidar de seu retorno às próprias pastagens verdejantes.

“Nisso ele cumprirá toda a minha vontade: realizará o que determinei e o que muito me agradará.” Repare:

[1.] As coisas mais contingentes são certas para o conhecimento antecipado de Deus. Ele sabia quem seria o libertador de seu povo e qual seria seu nome. Quando quisesse, poderia revelar isso à sua igreja, para que, ao ouvir tal nome começar a circular no mundo, ela erguesse a cabeça com alegria, sabendo que sua redenção se aproximava.

[2.] A maior honra dos homens mais importantes é serem empregados por Deus como instrumentos de seu favor ao povo. Era maior louvor para Ciro ser pastor de Deus do que imperador da Pérsia.

[3.] Deus se serve dos homens como lhe agrada, mesmo dos poderosos que parecem agir com a maior liberdade. Quando pensam fazer a própria vontade, ele pode dirigir seus atos para que façam a dele.

Ou melhor, nas próprias coisas em que agem em proveito próprio e não enxergam além disso, Deus realiza por meio deles seus propósitos e os leva a cumprir toda a sua vontade. Príncipes ricos farão o que profetas pobres predisseram.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra