Isaías 43
Argumento
O conteúdo deste capítulo se assemelha muito ao anterior. Contempla a soltura dos judeus do cativeiro, mas, por meio dela e para além dela, contempla a grande obra de redenção dos homens por Jesus Cristo e a graça do evangelho da qual os crentes participam por meio dele. Aqui estão:
I. Preciosas promessas feitas ao povo de Deus em sua aflição: sua presença com eles para sustentá-los nela e livrá-los dela (vv. 1-7).
II. Um desafio aos ídolos para que rivalizem com a onisciência e a onipotência de Deus (vv. 8-13).
III. O ânimo dado ao povo de Deus para esperar seu livramento da Babilônia, a partir da consideração do que Deus fez por seus pais quando os tirou do Egito (vv. 14-21).
IV. Um método adotado para preparar o povo para seu livramento: lembrá-lo dos pecados com que provocara Deus a enviá-lo ao cativeiro e a mantê-lo ali, para que se arrependesse e buscasse nele misericórdia perdoadora (vv. 22-28).
Versículos 1 a 7
Ânimo ao Povo de Deus. (a.C. 708.)
Este capítulo tem ligação clara com o fim do capítulo anterior, mas uma ligação muito surpreendente. Ali se disse que Jacó e Israel não queriam andar nos caminhos de Deus e que, quando os corrigia por sua desobediência, eram obstinados e não levavam isso a sério.
Agora seria de pensar que se seguiria que Deus os abandonaria e destruiria inteiramente; mas não: as palavras seguintes são: “Mas agora, não tema, ó Jacó! Ó Israel! Eu redimi você, e você é meu.”
Embora muitos entre eles fossem intratáveis e incorrigíveis, ainda assim Deus continuaria a amar e cuidar de seu povo, e o povo daquela nação, em seu conjunto, continuaria reservado para a misericórdia. A bondade de Deus aproveita a maldade do homem como ocasião para aparecer tanto mais ilustre.
“Onde o pecado abundou, a graça abundou muito mais” (Romanos 5:20), e “a misericórdia se regozija contra o juízo”, como quem prevaleceu e ganhou o dia (Tiago 2:13). Agora o sol, saindo assim de repente de trás de uma nuvem espessa e escura, brilha tanto mais e com agradável surpresa.
As expressões do favor e da boa vontade de Deus para com seu povo aqui são muito elevadas e falam abundância de conforto a toda a descendência espiritual do reto Jacó e do Israel que ora; pois a nós é pregado este evangelho, assim como aos que eram cativos em Babilônia (Hebreus 4:2). Aqui temos:
I. Os fundamentos do zelo e da preocupação de Deus por seu povo e pelos interesses de sua igreja e reino entre os homens. Jacó e Israel, embora em condição pecaminosa e miserável, serão cuidados, pois:
- São feitura de Deus, criados por ele para boas obras (Efésios 2:10). Ele os criou e formou, não só lhes deu um ser, mas este ser: formou-os num povo, constituiu seu governo e os incorporou pela carta de sua aliança.
A nova criatura, onde quer que esteja, é formada por Deus, e ele não abandonará a obra de suas próprias mãos.
São o povo que ele comprou: ele os redimiu. Primeiro os redimiu da terra do Egito e de muitas outras escravidões, em seu amor e em sua compaixão (Isaías 63:9); muito mais terá zelo pelos que são redimidos com o sangue de seu Filho.
São seu povo peculiar, que distinguiu dos outros e separou para si: chamou-os pelo nome, como aqueles com quem tem intimidade e preocupação particulares; e são dele, são reservados para ele, e ele tem interesse especial neles.
Ele é seu Deus em aliança (v. 3): “Eu sou o Senhor, teu Deus”, adorado por você e empenhado por promessa em seu favor, “o Santo de Israel”, o Deus de Israel; pois o Deus verdadeiro é santo, e a santidade convém à sua casa.
E, por todos esses motivos, poderia justamente dizer: “Não temas” (v. 1), e outra vez (v. 5): “Não temas”. Os que têm Deus em seu favor não precisam temer quem ou o que possa estar contra eles.
II. Os exemplos anteriores desse zelo:
- Deus os comprou por alto preço: “Dei o Egito por teu resgate”; pois o Egito foi inteiramente assolado por uma praga após outra, todos os seus primogênitos foram abatidos e todos os seus homens de guerra afogados; e tudo isso para abrir à força um caminho para o livramento de Israel deles.
O Egito será sacrificado em vez de Israel continuar em escravidão, quando chegar o tempo de sua soltura. Os etíopes os haviam invadido no tempo de Asa; mas serão destruídos em vez de Israel ser perturbado.
E, se isso foi considerado coisa tão grande, dar o Egito por seu resgate, que motivo temos para admirar o amor de Deus por nós ao dar seu próprio Filho como resgate por nós! (1 João 4:10). O que são a Etiópia e Seba, todas as suas vidas e todos os seus tesouros, comparados com o sangue de Cristo?
- Ele os valorizara de acordo com isso, e eram muito caros para ele (v. 4): “Desde que foste precioso à minha vista, foste honrado.” Repare: os verdadeiros crentes são preciosos à vista de Deus; são suas joias, seu tesouro peculiar (Êxodo 19:5); ele os ama, neles está seu deleite, acima de qualquer povo.
Sua igreja é sua vinha. E isso torna o povo de Deus na verdade honrado e seu nome grande; pois os homens são realmente o que são aos olhos de Deus.
Quando as forças de Senaqueribe foram dirigidas pela Providência a atacar o Egito, a Etiópia e Seba, para que fossem desviadas de atacar Israel, então Deus deu aqueles países por Israel e mostrou como seu povo era precioso à sua vista. Assim alguns entendem.
III. Os exemplos ulteriores que Deus ainda lhes daria de seu zelo e bondade:
- Estaria presente com eles em suas maiores dificuldades e perigos (v. 2). Quando você passar pelas águas e pelos rios, pelo fogo e pela chama, estarei com você, e essa será sua segurança; quando os perigos forem muito iminentes e ameaçadores, você será livrado deles.
Em sua jornada passavam por águas profundas? Não pereceriam nelas: “Os rios não te submergirão”. Seus perseguidores os lançariam numa fornalha ardente, por sua constante adesão a seu Deus? Ainda assim, então a chama não se acenderia sobre eles, o que se cumpriu literalmente na maravilhosa preservação dos três jovens (Daniel 3).
Embora passassem por fogo e água, que seriam para eles como o vale da sombra da morte, ainda assim, enquanto tivessem Deus com eles, não precisavam temer mal algum; seriam sustentados e trazidos a um lugar abundante (Salmos 66:12).
- Continuaria, quando houvesse ocasião, a submeter todos os interesses dos filhos dos homens aos interesses de seus próprios filhos. “Darei homens em seu favor”, grandes homens, homens poderosos e homens de guerra, e povos, homens em massa, por sua vida. Nações serão sacrificadas por seu bem-estar.
Todos serão exterminados em vez de o Israel de Deus o ser, tão preciosos são à sua vista. Todos os assuntos do mundo serão ordenados e dirigidos para serem o mais possível para o bem da igreja (2 Crônicas 16:9).
- Todos os que dentre eles estavam espalhados e dispersos em outras nações seriam recolhidos e participariam das bênçãos comuns a todo o povo (vv. 5-7). Alguns da descendência de Israel estavam dispersos em todos os países, leste, oeste, norte e sul, ou em todas as partes do país da Babilônia.
Mas aqueles cujo espírito Deus despertava para ir a Jerusalém seriam trazidos de todas as partes; a graça divina alcançaria os que estavam mais remotos e à maior distância uns dos outros.
Quando chegasse o tempo, nada impediria sua reunião para voltar como um corpo, em resposta àquela oração: “Reúne-nos dentre os pagãos” (Salmos 106:47).
Também se cumpriria aquela promessa: “Se algum dos teus for levado às partes mais extremas do céu, dali o Senhor, teu Deus, te reunirá” (Deuteronômio 30:4), que encontramos invocada em favor dos filhos do cativeiro (Neemias 1:9).
Mas quem é a descendência de Israel que será assim recolhida com zelo? Ele nos diz (v. 7) que são os que Deus marcou para misericórdia, pois:
(1.) São chamados por seu nome; fazem profissão de religião e se distinguem do resto do mundo por sua relação de aliança com Deus e pela denominação recebida dele.
(2.) São criados para sua glória; o espírito de israelitas é criado neles, e são formados segundo a vontade de Deus, e esses serão recolhidos. Repare: só estão aptos a ser chamados pelo nome de Deus os que são criados por sua graça para sua glória.
E os que Deus criou e chamou serão recolhidos agora a Cristo como sua cabeça, e depois ao céu como seu lar. Reunirá seus eleitos dos quatro ventos.
Essa promessa aponta para o recolhimento dos dispersos dos gentios e dos estrangeiros espalhados, pelo evangelho de Cristo, que morreu para reunir num só os filhos de Deus que estavam espalhados; pois a promessa era para todos os que estavam longe, tantos quantos o Senhor, nosso Deus, chamar e criar.
Deus está com a igreja, e por isso ela não deve temer; nenhum dos que lhe pertencem será perdido.
Versículos 8 a 13
Um Desafio aos Idólatras. (a.C. 708.)
Deus aqui desafia os adoradores de ídolos a produzir provas da divindade de seus falsos deuses equivalentes às que a própria redenção dos judeus da Babilônia, sem ir além desse exemplo, forneceu ao povo de Israel para provar que somente seu Deus é o Deus verdadeiro e vivo.
I. Os patronos da idolatria são aqui chamados a comparecer e dizer o que têm a dizer em defesa de seus ídolos (v. 8, 9). Seus deuses têm olhos e não veem, ouvidos e não ouvem, e os que os fazem e neles confiam são semelhantes a eles.
Assim Davi dissera (Salmos 115:8), ao que o profeta parece referir-se aqui quando chama os idólatras de povo cego que tem olhos e povo surdo que tem ouvidos. Têm a forma, capacidades e faculdades de homens, mas, na prática, são destituídos de razão e senso comum, ou nunca adorariam deuses que eles mesmos fizeram.
“Reúnam-se, portanto, todas as nações, que ajudem umas às outras e, com força combinada, defendam a causa de seus deuses de esterco; e, se nada têm a dizer em sua própria justificação, ouçam o que o Deus de Israel tem a dizer para seu convencimento e refutação.”
II. As testemunhas de Deus são intimadas, ou convocadas a comparecer e dar prova em favor dele (v. 10). Vocês, ó israelitas! Todos vocês que são chamados por meu nome, vocês são todos minhas testemunhas, e assim é meu servo que escolhi.
Foi o próprio Cristo quem foi descrito assim (Isaías 42:1): “Meu servo” e “meu eleito”. Observe:
- Todos os profetas que testificaram de Cristo, e o próprio Cristo, o grande profeta, são aqui invocados como testemunhas de Deus:
(1.) O povo de Deus é testemunha em favor dele e pode atestar, por seu próprio conhecimento e experiência, o poder de sua graça, a doçura de seus confortos, a ternura de sua providência e a verdade de sua promessa. Estarão prontos a testemunhar em favor dele que é gracioso e que nenhuma palavra sua caiu por terra.
(2.) Seus profetas são, de modo particular, testemunhas em favor dele; com eles está seu segredo, e conhecem mais dele que os outros. Mas o Messias especialmente é dado para ser testemunha em favor dele ao povo; tendo estado no seio do Pai desde a eternidade, o declarou. Agora:
- Vejamos qual é o ponto que essas testemunhas são chamadas a provar (v. 12): “Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, de que eu sou Deus”. Repare: os que reconhecem por si mesmos que o Senhor é Deus devem estar prontos a testificar aos outros o que sabem dele, para que também sejam levados a reconhecê-lo.
Cri, por isso falei. Particularmente: Como vocês não podem deixar de saber, crer e entender, devem estar prontos a dar testemunho:
(1.) Que eu sou ele, o único Deus verdadeiro, que sou um ser existente por si mesmo e suficiente por si mesmo; sou aquele a quem vocês devem temer, adorar e em quem confiar.
Ou melhor (v. 13): “Antes que o dia fosse”, antes do primeiro dia do tempo, antes da criação da luz e, consequentemente, desde a eternidade, “eu sou ele”. Os ídolos eram apenas de ontem, deuses novos que surgiram recentemente (Deuteronômio 32:17); mas o Deus de Israel era desde a eternidade.
(2.) Que não havia Deus formado antes de mim, nem haverá depois de mim. Os ídolos eram deuses formados, dii facti, deuses feitos, ou antes fictitii, fictícios; por natureza não eram deuses (Gálatas 4:8).
Mas Deus existe desde a eternidade, e sua religião existia neste mundo antes de haver ídolos ou idólatras; a verdade é mais antiga que o erro. Ele existirá por toda a eternidade e será adorado e glorificado quando os ídolos estiverem famintos e abolidos e não houver mais idolatria.
A verdadeira religião permanecerá firme e sobreviverá a toda oposição e rivalidade. Grande é a verdade e prevalecerá.
(3.) Que “eu, eu mesmo, sou o Senhor”, o grande Jeová, que é, era e virá; e “além de mim não há Salvador” (v. 11). Veja em que o grande Deus se gloria: não tanto em ser o único governante quanto em ser o único Salvador; pois se deleita em fazer bem. É “o Salvador de todos os homens” (1 Timóteo 4:10).
- Vejamos quais são as provas produzidas para confirmar esse ponto. Parece:
(1.) Que o Senhor é Deus, por duas provas:
[1.] Tem conhecimento infinito e infalível, como se evidencia pelas predições de sua palavra (v. 12). Declarei e mostrei o que sem falta aconteceu; ou melhor: nunca declarei nem mostrei coisa alguma que não se tenha cumprido. Mostrei quando não havia deus estranho entre vocês, isto é, quando não alegavam consultar nenhum oráculo além do meu nem ter profetas além dos meus.
Diz-se, quando saíram do Egito, que só o Senhor o conduziu e não havia deus estranho com ele.
[2.] Tem poder infinito e irresistível, como se evidencia pelas realizações de sua providência. Alega não só “mostrei”, mas “salvei”; não só predisse o que ninguém mais podia prever, mas fez o que ninguém mais podia fazer.
Pois (v. 13) ninguém pode livrar de minha mão os que castigarei; não só nenhum homem pode, mas nenhum dos deuses dos pagãos pode proteger. É por isso terrível cair nas mãos do Deus vivo, pois não há como sair delas outra vez.
“Realizarei o que intentei, tanto em misericórdia quanto em juízo; e quem poderá opor-se ou retardá-lo?”
(2.) Que os deuses dos pagãos, que rivalizam com ele, são não só inferiores a ele, mas absolutamente não são deuses, o que é provado (v. 9) por um desafio. Quem dentre eles pode declarar isto que agora declaro? Quem pode predizer coisas por vir?
Ou melhor: qual deles nos pode mostrar coisas anteriores? (Isaías 41:22.) Nem sequer podem inspirar um historiador, muito menos um profeta. São desafiados a juntar-se à disputa nisso: Tragam suas testemunhas para provar sua onisciência e onipotência. E:
[1.] Se as provarem, serão justificados: os ídolos em exigir homenagem, e os idólatras em prestá-la.
[2.] Se não as provarem, digam: “É verdade”; reconheçam o Deus verdadeiro e recebam a verdade a respeito dele, que só ele é Deus. A causa de Deus não tem medo de submeter-se a uma prova justa; mas pode-se razoavelmente esperar que os que não podem justificar-se em sua irreligião se submetam ao poder da verdade e da verdadeira religião.
Versículos 14 a 21
Promessas ao Povo de Deus. (a.C. 708.)
A fé e a esperança do povo de Deus na Babilônia haviam chegado a um ponto tão baixo que era preciso repetir-lhes, linha sobre linha, a certeza de que seriam libertos do cativeiro. Por isso, para que tivessem forte consolação, as garantias disso são repetidas muitas vezes e, aqui, de maneira muito clara e animadora.
I. Deus se apresenta por títulos de honra que muito os animavam. Ele é o Senhor, seu Redentor: não apenas os redimirá, mas assumirá isso como seu ofício e fará disso sua ocupação. Se é o Deus deles, será para eles tudo aquilo de que precisam; portanto, quando estiverem em servidão, será seu Redentor.
Ele é o Santo de Israel (v. 14) e, outra vez (v. 15), o Santo deles; por isso, cumprirá cada palavra que lhes disse. É o Criador de Israel, que fez deles um povo a partir do nada, pois isso é criação; ou melhor, de algo pior que nada. É seu Rei: reconhece-os como seu povo e governa entre eles.
II. Ele lhes garante que encontrará um meio de quebrar o poder dos opressores que os mantinham cativos e que completaram a medida da própria iniquidade com a decisão de jamais deixá-los partir (Isaías 14:17). Deus zelará por enviar à Babilônia um príncipe e um exército vitoriosos, que derrubarão todos os nobres, lançarão sua honra ao pó e também derrubarão todo o povo, até os caldeus.
O clamor destes está nos navios, pois marinheiros tendem a ser barulhentos; ou seu clamor se dirige aos navios, refúgio para onde correrão quando a cidade for tomada, a fim de escapar por meio de seu grande rio. Repare: a destruição da Babilônia deve abrir caminho para a soltura do povo de Deus.
Na profecia da queda da Babilônia do Novo Testamento também encontramos os gritos e lamentos dos marinheiros (Apocalipse 18:17, 18). E observe que a Babilônia é arruinada por causa de Israel, para que se abra o caminho de seu livramento.
III. Ele os faz lembrar das grandes coisas que fez por seus pais ao tirá-los da terra do Egito. Pois assim se pode ler (vv. 16-17):
Assim diz o Senhor, que abriu caminho no mar, o mar Vermelho, e fez sair o carro e o cavalo do faraó para que juntos se deitassem no fundo do mar, sem jamais se levantar, mas se extinguissem. Aquele que fez isso pode, se quiser, abrir caminho para vocês no mar quando voltarem da Babilônia, e o fará em vez de deixá-los lá.
Repare: para animar nossa fé e esperança, convém recordar muitas vezes o que Deus fez anteriormente por seu povo contra os inimigos dele e dos seus. Pense em especial no que fez no mar Vermelho, ao torná-lo:
Um caminho para seu povo: uma rota reta, um caminho curto, ou melhor, um refúgio onde entraram e ficaram a salvo, enquanto as águas lhes serviam de muralha.
Uma sepultura para seus inimigos. O carro e o cavalo foram conduzidos por aquele que é Senhor de todos os exércitos, precisamente para que caíssem juntos; contudo, não era essa a intenção deles (Miquéias 4:11, 12).
IV. Ele promete fazer por eles coisas ainda maiores do que as que fizera nos tempos antigos. Assim, não teriam motivo para perguntar em tom de queixa, como Gideão: Onde estão todas as maravilhas de que nossos pais nos falaram? Eles as veriam repetidas, ou melhor, as veriam superadas (v. 18).
Não se lembrem das coisas passadas para, como fazem alguns, usá-las como motivo para menosprezar as presentes, como se os dias antigos fossem melhores do que os atuais. Não: vocês podem, se quiserem, esquecê-las comparativamente e, ainda assim, saberão o bastante pelos desfechos de seus próprios dias para se convencerem de que somente o Senhor é Deus.
Pois, vejam, o Senhor fará algo novo, em nada inferior às obras antigas, tanto pelo espanto que causa quanto pelo valor da misericórdia que manifesta. A melhor explicação disso está em Jeremias 16:14, 15; 23:7, 8.
Não mais se dirá: “Vive o Senhor, que tirou os filhos de Israel da terra do Egito.” Isso é coisa antiga, cuja lembrança praticamente se perderá diante da coisa nova, da nova prova de que o Senhor vive, pois ele tirou os filhos de Israel da terra do norte.
Embora as misericórdias anteriores não devam ser esquecidas, é preciso tirar proveito especial das novas misericórdias. Agora brota, quase como uma surpresa para vocês; parecem pessoas que sonham. Vocês agora a reconhecerão? E não reconhecerão nela a mão de Deus?
V. Ele promete não apenas livrá-los da Babilônia, mas conduzi-los em segurança e com conforto à própria terra (vv. 19-20): “Farei um caminho no deserto e rios no ermo.” Ao que parece, o caminho da Babilônia para Canaã, assim como o do Egito, atravessava uma terra deserta.
Enquanto os cativos retornassem por ela, Deus proveria em favor deles para que seu acampamento fosse tanto bem abastecido quanto bem dirigido.
O mesmo poder que abriu caminho no mar (v. 16) pode abrir caminho no deserto e abrir passagem em meio às maiores dificuldades. Aquele que fez terra seca no meio das águas também pode produzir água na terra mais árida, em abundância suficiente para dar de beber não só a seu povo, seus escolhidos, mas também aos animais do campo, aos dragões e aos avestruzes.
Por isso se diz que esses animais honram a Deus: é um revigoramento tão palpável e lhes dá tamanha satisfação que, se fossem capazes, louvariam a Deus e envergonhariam o homem, que foi feito capaz de louvar seu benfeitor, mas não o faz. Agora:
- Isso remete ao que Deus fez por Israel quando o conduziu pelo deserto, do Egito a Canaã, e fez brotar água da rocha que os acompanhou. O que fez anteriormente por eles, faria de novo, pois continua sendo o mesmo Deus.
Embora não encontremos registro de que o milagre se repetiu no retorno da Babilônia, a misericórdia se repetiu no curso comum da Providência. Por ela, cabia-lhes ser igualmente gratos a Deus.
- Isso aponta para o futuro: não apenas para todos os exemplos do zelo de Deus pela igreja judaica em seus últimos tempos, entre o retorno da Babilônia e a vinda de Cristo, mas também para a graça do evangelho, sobretudo em sua manifestação ao mundo gentílico.
Por ela se abre caminho no deserto e correm rios na terra árida. O mundo, que parecia um deserto de ignorância e esterilidade, recebeu a bênção da direção e dos confortos divinos e, para ambos, uma abundante efusão do Espírito.
Os pecadores entre os gentios, que haviam sido como animais do campo, correndo soltos, ferozes como dragões e estúpidos como corujas ou avestruzes, passarão a honrar a Deus pela extensão da graça que ele mostrou aos seus escolhidos entre eles.
VI. Ele reconduz todas essas bênçãos prometidas à sua grande origem: os propósitos e desígnios de sua própria glória (v. 21): “Formei para mim este povo”; por isso, faço tudo isso em favor deles, para que anunciem o meu louvor. Repare:
A igreja é formada por Deus, assim como cada membro vivo dela. O novo céu, a nova terra e o novo homem são obra de sua mão; não são mais nem melhores do que aquilo que ele faz deles. São moldados conforme sua vontade.
Ele a forma para si mesmo. Aquele que é a causa primeira é também o fim supremo tanto da primeira criação quanto da nova. O Senhor fez todas as coisas para si, sobretudo o seu Israel, para que fosse para ele um povo, um nome e um louvor.
De nenhum outro modo podem eles pertencer-lhe ou servi-lo senão pela glorificação de sua graça neles (Jeremias 13:11; Efésios 1:6, 12, 14).
- Portanto, é nosso dever anunciar seu louvor não só com os lábios, mas em nossas vidas, entregando-nos ao seu serviço. Assim como ele nos formou, assim nos alimenta, nos guarda e nos conduz, tudo para si mesmo. Por cada manifestação de sua bondade devemos louvá-lo; caso contrário, deixamos de cumprir a finalidade de nossa existência e das bênçãos que recebemos.
Versículos 22 a 28
Repreensão ao Povo de Deus. (a.C. 708.)
Esta acusação, muito grave, é apresentada aqui contra Jacó e Israel, o povo que professa pertencer a Deus, com dois propósitos:
- Mostrar que Deus foi justo ao levá-los ao cativeiro e defender sua decisão. Não estavam eles em aliança com Deus? Não tinham seu santuário entre si? “Por que, então, o Senhor tratou assim sua terra?” (Deuteronômio 29:24).
Há uma boa razão: haviam negligenciado a Deus e o rejeitado; por isso, com justiça ele os rejeitou e os entregou à maldição (v. 28).
Precisavam reconhecer isso antes de estar preparados para o livramento; e de fato o reconheceram (Daniel 9:5; Neemias 9:33).
- Enaltecer a misericórdia de Deus em seu livramento e mostrar quão gloriosa ela é. Já se observaram muitas coisas que engrandecem o poder de Deus nesse livramento; isto, porém, engrandece sua bondade: ele faz obras tão grandes e bondosas por um povo que tanto o provocara e agora sofria o justo castigo de sua iniquidade.
O perdão dos pecados foi uma demonstração tão grande do poder de Deus — assim Moisés o entende (Números 14:17, etc.) — quanto a quebra do jugo do cativeiro. Observe agora:
I. Quais são os pecados de que são acusados:
- Omitiram o bem ordenado por Deus. Essa parte da acusação recebe grande ênfase.
Observe como começa com um “mas”; compare com o v. 21, no qual Deus lhes diz que favores concedera e o que esperava deles. Formara-os para si, para que proclamassem seu louvor. Mas não o fizeram; frustraram suas expectativas e corresponderam muito mal a seus favores. Pois:
(1.) Haviam abandonado a oração: “Não me invocaste, ó Jacó!” Jacó foi homem notável pela oração (Oseias 12:4); seus descendentes levavam seu nome, mas não seguiram seu exemplo, e por isso são justamente censurados. Deus se desgosta quando os filhos se afastam da virtude e da devoção de seus antepassados piedosos.
Orgulhar-se do nome de Jacó e, ainda assim, viver sem oração é zombar de Deus e enganar a nós mesmos. Se Jacó não invoca a Deus, quem o fará?
(2.) Haviam se cansado de sua religião: “Tu és Israel, descendente de um pai que não apenas orava, mas prevalecia em oração, um príncipe com Deus; contudo, sem valorizar suas experiências nem seu exemplo, cansaste-te de mim.”
Tinham um relacionamento com Deus, serviam a ele e desfrutavam comunhão com ele; porém, começaram a tratar isso com desprezo e a dizer: “Que canseira!”
Repare: os que negligenciam a oração dizem, na prática, que estão cansados de Deus e querem trocar de Senhor.
(3.) Ressentiam-se dos gastos da devoção e eram mesquinhos e avarentos nela. Queriam uma religião barata e pediam dispensa dos atos de devoção que custavam alguma coisa. Não haviam trazido sequer os animais pequenos, cordeiros e cabritos que Deus exigia para os holocaustos (v. 23); muito menos os maiores.
Alegavam que não podiam abrir mão destes, pois precisavam deles para sustentar a família. Tinham tão pouca consciência da grandeza de Deus e de suas obrigações para com ele que não encontravam disposição para oferecer um só cordeiro do rebanho em sua honra, embora Deus o pedisse e estivesse disposto a recebê-lo com bondade.
A cana aromática, ou cálamo, era usada no óleo santo, no incenso e no perfume; mas não queriam arcar com esse custo (v. 24). O que já possuíam teria de servir, embora estivesse velho e imprestável; não comprariam produto fresco.
Talvez fosse costume de pessoas piedosas trazer incenso voluntário, além de outras ofertas espontâneas; eles, porém, não eram generosos assim. Não enchiam o altar de Deus nem o umedeciam abundantemente com a gordura dos sacrifícios, como deveriam.
Os sacrifícios que de fato traziam vinham de animais magros e rejeitados do rebanho, sem gordura que alegrasse o altar.
(4.) Com os sacrifícios que ofereciam, não honravam a Deus; por isso, na prática, era como se não oferecessem nenhum (v. 23): “Nem me honraste com os teus sacrifícios.” Alguns os ofereciam a falsos deuses. Outros os ofereciam ao Deus verdadeiro, mas eram descuidados na maneira de fazê-lo ou hipócritas em suas intenções.
Assim, pode-se dizer com razão que não honravam a Deus com os sacrifícios; pelo contrário, desonravam-no.
(5.) O que agravava sua negligência nos sacrifícios era o fato de que, conforme Deus os havia instituído, não constituíam um peso.
Não era um serviço do qual tivessem motivo para reclamar: “Não te fiz servir com ofertas.” “Não transformei isso numa tarefa penosa para ti, embora tu mesmo o tenhas feito por causa da corrupção da tua natureza.” “Não te cansei com incenso.”
Nenhum dos mandamentos de Deus é penoso, nem mesmo os referentes a sacrifício e incenso. Não custavam mais do que podia pagar quem vivia numa terra tão abundante, nem exigiam mais tempo do que podiam facilmente dedicar.
Acima de tudo, porém, não deveriam chamar esse serviço de cansativo, porque deviam prestar culto com alegria e satisfação e alegrar-se diante de Deus sempre que se aproximassem dele (Deuteronômio 12:12). Tinham muitas festas e dias alegres, mas apenas um dia no ano para afligir a alma.
As ordenanças da lei cerimonial são chamadas de pesadas quando comparadas com o jugo suave de Cristo (Atos 15:10); comparadas, porém, ao serviço que os idólatras prestavam aos falsos deuses, eram leves. Não deviam ser consideradas trabalhos penosos nem censuradas como cansativas. Deus não lhes exigia que sacrificassem os filhos, como exigia Moloque.
- Praticaram o mal que Deus havia proibido; as omissões geralmente abrem caminho para a prática do mal: “Fizeste-me servir com os teus pecados.” Quando fazemos dos dons de Deus alimento e combustível para nossas paixões e usamos sua providência para amparar projetos perversos, fazemos Deus servir aos nossos pecados.
Isso ocorre sobretudo quando nos encorajamos a continuar no pecado porque a graça abundou. A expressão também pode indicar quão grande tristeza e peso o pecado é para Deus.
Ele não apenas cansa os homens e faz a criação gemer; também cansa “o meu Deus” (Isaías 7:13) e faz o Criador queixar-se de estar entristecido (Salmos 95:10), quebrantado (Ezequiel 6:9) e pressionado pelos pecadores como uma carroça cheia de feixes (Amós 2:13).
Ele chega a clamar: “Ah! Aliviar-me-ei dos meus adversários” (Isaías 1:24). Observe o contraste: Deus não os fizera servir com seus sacrifícios, mas eles o fizeram servir com seus pecados. O Senhor não cansara os servos com suas ordens; os servos o cansaram com sua desobediência.
De fato, são perversos os servos que tratam tão mal um Senhor tão bom. Deus cuida com ternura de nosso conforto, mas nós somos descuidados com sua honra. Que isso nos motive a cumprir fielmente nosso dever, pois ele é fácil e razoável, não nos diminui nem supera nossas forças.
II. Quais circunstâncias agravavam o pecado deles (v. 27):
- Eram filhos da desobediência. Seu primeiro pai, isto é, seus antepassados, havia pecado. Não haviam pecado apenas quando ainda estavam nos lombos dos pais, mas também pecaram como eles. Esdras confessa isso: “Desde os dias de nossos pais temos incorrido em grande culpa” (Esdras 9:7).
Seus antepassados, porém, são chamados de seu primeiro pai para nos lembrar da apostasia e rebelião de Adão, nosso primeiro pai. É a essa fonte corrompida que devemos remontar as correntes de todas as nossas transgressões.
- Também eram aprendizes da desobediência. Seus mestres haviam transgredido contra Deus e cometido pecados escandalosos, e sem dúvida o povo aprenderia a agir como eles. É lamentável a condição de um povo quando seus líderes o fazem errar, e seus mestres, que deveriam reformá-lo, o corrompem.
III. Quais foram os sinais do desagrado de Deus contra eles por seus pecados (v. 28). Deus trouxe ruína tanto à igreja quanto ao Estado:
- A honra de sua igreja foi lançada ao pó e pisoteada: “Profanei os príncipes do santuário”, isto é, os sacerdotes e levitas que presidiam com grande dignidade e autoridade o serviço do templo.
Eles próprios se profanaram e se tornaram desprezíveis por suas graves faltas; então Deus os profanou e os tornou desprezíveis pelas calamidades e pelo desprezo que sofreram (Malaquias 2:9).
- A honra do Estado também foi arruinada: “Entreguei Jacó à maldição”, isto é, a ser amaldiçoado, odiado e maltratado por todos os vizinhos; “e Israel ao opróbrio”, a ser insultado, ridicularizado e alvo do triunfo de seus inimigos.
Talvez o censurassem até por aquilo que nele era bom; zombavam de seus sábados (Lamentações 1:7). Mas Deus o entregou à desonra para corrigi-lo pelo que nele havia de errado.
Repare: a desonra que as pessoas nos impõem em qualquer ocasião deve humilhar-nos pela desonra que impusemos a Deus. Devemos suportá-la com paciência porque a sofremos justamente e reconhecer que a vergonha pertence a nós.
IV. Quão ricas foram, apesar de tudo, as misericórdias de Deus para com eles (v. 25): “Eu, eu mesmo, sou aquele que, não obstante tudo isso, apago as tuas transgressões”:
- Esta bondosa declaração da prontidão de Deus para perdoar o pecado aparece de modo muito surpreendente. A acusação havia sido gravíssima: “Cansaste-me com as tuas iniquidades” (v. 24). Poderíamos esperar a conclusão: “Eu, eu mesmo, sou aquele que te destruirá e não tornarei a carregar o peso de cuidar de ti.”
Não. “Eu, eu mesmo, sou aquele que te perdoará.” É como se o grande Deus quisesse ensinar-nos que perdoar as ofensas é o melhor modo de encontrar descanso e não nos deixar cansar por elas.
Essa declaração vem encorajá-los ao arrependimento, porque há perdão em Deus, e mostrar a gratuidade da misericórdia divina: onde o pecado se mostra extremamente pecaminoso, a graça se mostra extremamente generosa. Aplique isso:
(1.) Ao perdão dos pecados de Israel como povo, em sua condição de nação. Quando Deus interrompeu a série de juízos ameaçados e os salvou da ruína completa, mesmo enquanto os repreendia severamente, podia-se dizer que apagava suas transgressões.
Embora os corrigisse, reconciliou-se novamente com eles e não os eliminou como povo. Fez isso muitas vezes, até que rejeitaram Cristo e seu evangelho, pecando contra o remédio; então deixou de perdoá-los como nação e os destruiu por completo.
(2.) Ao perdão dos pecados de cada crente arrependido: transgressões e pecados, fraquezas por mais numerosas que sejam, recaídas por mais graves que tenham sido. Observe:
[1.] Como se expressa o perdão: Deus apaga os pecados como os raios do sol dissipam uma nuvem (Isaías 44:22); como se apaga uma dívida para que não seja cobrada, riscando-se o registro como se estivesse paga, graças ao pagamento feito pelo fiador; ou como se anula uma sentença, tal qual a maldição apagada pelas águas da prova de ciúme, que assim perdeu o efeito sobre a inocente (Números 5:23).
Deus não se lembrará do pecado. Isso significa não apenas que remirá o castigo do passado, mas também que o pecado não diminuirá seu amor no futuro. Quando Deus perdoa, ele esquece.
[2.] Qual é o fundamento e o motivo do perdão. Não é por causa de algo em nós, mas por causa dele mesmo: por sua misericórdia, por sua promessa e, sobretudo, por seu Filho, para que ele próprio seja glorificado nisso.
[3.] Como Deus se gloria no perdão: “Eu, eu mesmo, sou aquele.” Gloria-se nisso como sua prerrogativa. Só Deus pode perdoar pecados, e ele o fará; essa é sua firme resolução. Fará isso de boa vontade e com prazer; ele o considera sua satisfação e sua honra.
- As palavras “Faze-me lembrar” (v. 26) podem ser entendidas de duas maneiras:
(1.) Como repreensão a um fariseu orgulhoso, que insiste em justificar-se diante de Deus e espera obter favor por seus méritos, sem depender da graça gratuita: “Se tens algo a dizer em tua defesa, algum motivo pelo qual deves ser perdoado por tua causa, e não pela minha, faze-me lembrar disso.”
“Eu te permitirei defender tua própria causa diante de mim; declara quais são os teus méritos para que sejas justificado por eles.” Mas aqueles que forem assim desafiados ficarão sem palavras.
Ou, (2.) Como faria um publicano. Deus está tão pronto a perdoar o pecado e, quando o perdoa, já não se lembrará dele? Então façamos Deus lembrar-se: mencionemos diante dele os pecados que perdoou. Esses pecados devem estar sempre diante de nós, para humilhar-nos, embora tenham sido perdoados (Salmos 51:3).
Façamo-lo lembrar-se das promessas que fez aos arrependidos e da satisfação que seu Filho ofereceu por eles. Apresentemos esses argumentos a Deus enquanto lutamos em oração pelo perdão e declaremos essas coisas para que sejamos justificados gratuitamente por sua graça.
Este é o único caminho para a paz, e é um caminho seguro. “Reconhece somente a tua transgressão.”