Matthew Henry

Isaías 42

Argumento

O profeta parece aqui aprofundar ainda mais a profecia do Messias e de seu reino sob o tipo de Ciro. Com a grande obra de salvação dos homens por meio dele ainda mais presente, quase se esquece da ocasião que o levou a esse tema e deixa de lado o retorno da Babilônia.

De fato, a perspectiva dessa salvação seria maior consolo e amparo para os judeus piedosos e crentes no cativeiro do que a esperança daquele retorno.

E, como bem observa o Sr. Gataker, nesta e em outras profecias semelhantes a respeito de Cristo, expressas por meio de tipos como Davi e Salomão, algumas passagens se aplicam ao tipo, mas não à realidade; outras se aplicam à realidade, mas não ao tipo; e muitas se aplicam ao tipo num sentido e à realidade em outro. Aqui temos:

I. Uma profecia da vinda do Messias com mansidão e, ainda assim, com poder, para realizar a obra do Redentor (vv. 1-4).

II. A exposição da missão que ele recebeu do Pai (vv. 5-9).

III. A alegria e o júbilo com que essas boas-novas deveriam ser recebidas (vv. 10-12).

IV. O maravilhoso êxito do evangelho na destruição do reino do diabo (vv. 13-17).

V. A rejeição e ruína dos judeus por causa de sua incredulidade (vv. 18-25).

Versículos 1 a 4

A Aproximação do Messias. (a.C. 708.)

Temos certeza de que esses versículos se referem a Cristo, pois o evangelista afirma expressamente que nele se cumpriu essa profecia (Mateus 12:17-21). “Eis o meu servo, a quem sustento”: contemplem-no com os olhos da fé; olhem e observem, olhem e admirem. Que os santos do Antigo Testamento o contemplem e se lembrem dele. O que devemos, então, contemplar e considerar a seu respeito?

I. O interesse do Pai por ele e a relação que mantém com ele, a confiança que nele depositou e a satisfação que nele encontrou. Isso o honrou e o distinguiu acima de qualquer outra circunstância (v. 1):

  1. Deus o reconhece como alguém que trabalha para ele: ele é “meu servo”. Embora fosse Filho, ainda assim, como Mediador assumiu a forma de servo, aprendeu a obediência à vontade de Deus e a praticou. Dedicou-se a promover os interesses do reino de Deus e, assim, foi seu servo.

  2. Como alguém escolhido por ele: ele é “meu eleito”. Não se ofereceu por conta própria para esse serviço: Deus o chamou e o escolheu como a pessoa mais apta. A Sabedoria infinita fez a escolha e depois a declarou.

  3. Como alguém em quem depositou confiança: “Ele é meu servo, em quem me apoio”; assim leem alguns. O Pai confiou que ele levaria até o fim sua missão e, nessa confiança, conduziu muitos filhos à glória. Foi grande a responsabilidade que o Pai confiou ao Filho, mas sabia que ele era par negotio, à altura dela, tanto capaz quanto fiel.

  4. Como alguém de quem cuidou: ele é “meu servo, a quem sustento”; assim lemos. Ao sustentá-lo, o Pai o amparou e o defendeu: permaneceu ao seu lado e o fortaleceu.

  5. Como alguém em quem encontrou plena satisfação: “Meu eleito, em quem a minha alma se compraz.” Desde a eternidade ele era seu prazer, quando estava junto dele “como alguém que cresceu ao seu lado” (Provérbios 8:30).

O Pai teve satisfação especial na obra que o Filho assumiu: declarou que se agradava dele (Mateus 3:17; 17:5) e, por isso, o amava, porque ele deu a vida pelas ovelhas. Que nossa alma se agrade de Cristo, confie nele e nele se alegre. E, assim, que estejamos unidos a ele; então, por sua causa, o Pai se agradará de nós.

II. A capacitação para o seu ofício: “Pus sobre ele o meu Espírito”, a fim de habilitá-lo a cumprir sua missão (Isaías 61:1). O Espírito não apenas veio sobre ele, mas nele repousou (Isaías 11:2); não em medida limitada, como nos outros servos de Deus, mas sem medida.

Quanto àqueles a quem Deus emprega como seus servos, assim como ele os sustentará e se agradará deles, também porá sobre eles o seu Espírito.

III. A obra para a qual foi designado: anunciar o juízo aos gentios, isto é, estabelecer no mundo, com infinita sabedoria, santidade e equidade, uma religião a cujos vínculos os gentios se submetessem e de cujas bênçãos desfrutassem.

Os juízos do Senhor, que haviam ficado ocultos aos gentios (Salmos 147:20), ele veio anunciar-lhes, pois seria luz para iluminá-los.

IV. A mansidão e a ternura com que levaria adiante essa obra (v. 2,3). Ele a realizará:

  1. Em silêncio e sem alarde: “Não contenderá nem clamará.” Não se proclamará: “Eis que Cristo está aqui” ou “Eis que ele está ali”, como quando grandes príncipes percorrem o território ou fazem uma entrada pública. Não haverá trombetas tocando diante dele nem comitiva ruidosa a segui-lo.

Ele não contenderá contra a oposição que encontrar, mas suportará pacientemente a contradição dos pecadores contra si. Seu reino é espiritual; por isso, suas armas não são carnais, nem sua chegada é pomposa: ele não vem com aparência exterior ostensiva.

  1. Com delicadeza e sem rigor. Será paciente com os ímpios: quando começar a esmagá-los, a ponto de se tornarem como canas rachadas, lhes dará tempo para se arrependerem e não os despedaçará imediatamente. Embora sejam muito ofensivos, como o pavio que fumega (Isaías 65:5), ainda assim ele os suportará, como suportou Jerusalém.

Será terno com os fracos: aqueles que têm apenas um pouco de vida e calor, que são frágeis como a cana e estão oprimidos por dúvidas e temores, como a cana rachada; aqueles que são como o pavio que fumega, como o pavio de uma vela recém-acesa, prestes a apagar-se outra vez. Ele não os desprezará.

Não contenderá com eles por meio de seu grande poder, nem lhes imporá mais trabalho ou sofrimento do que podem suportar, o que os quebraria e apagaria. Antes, levará bondosamente em conta sua constituição.

Está implícito mais do que se diz: ele não quebrará a cana rachada, mas a fortalecerá para que se torne um cedro nos átrios de nosso Deus. Ele não apagará o pavio que fumega, mas soprará até que se torne chama.

Repare: Jesus Cristo trata com muita ternura aqueles que têm a verdadeira graça, ainda que sejam apenas fracos nela. Aceita a disposição do espírito e perdoa e releva a fraqueza da carne.

V. A coragem e a perseverança com que prosseguirá nessa obra até alcançar seu objetivo (v. 4): “Não desfalecerá nem desanimará.” Embora encontre serviço árduo e muita oposição e anteveja quão ingrato o mundo será, ainda assim ele prossegue com sua parte na obra até poder dizer: “Está consumado.”

Também capacita seus apóstolos e ministros a prosseguir na parte que lhes cabe, sem desfalecer nem desanimar, até concluírem seu testemunho. Assim ele realiza aquilo que assumiu:

  1. Anuncia o juízo segundo a verdade. Por meio de uma longa série de milagres e, por fim, de sua ressurreição, demonstrará plenamente a verdade de sua doutrina, bem como a origem e autoridade divinas da santa religião que veio estabelecer.

  2. Estabelece o juízo na terra. Instituirá seu governo no mundo, uma igreja para si entre os homens; reformará o mundo e, pelo poder de seu evangelho e de sua graça, firmará na mente das pessoas princípios que as levem à sabedoria e à justiça.

  3. As ilhas dos gentios esperam por sua lei, esperam por seu evangelho; isto é, o acolherão como algo que há muito aguardavam. Tornar-se-ão seus discípulos, sentarão aos seus pés e estarão prontos a receber a lei de sua boca. O que você quer que façamos?

Versículos 5 a 12

A Aproximação do Messias. (a.C. 708.)

Aqui está: I. A aliança que Deus fez com o Messias e a comissão que lhe deu, vv. 5-7, que são uma exposição do v. 1: “Eis meu servo, a quem sustento”.

  1. Os títulos reais pelos quais o grande Deus aqui se dá a conhecer e se distingue de todos os que alegam sê-lo expressam muito de sua glória (v. 5): “Assim diz Deus, o Senhor”. “E quem é você, Senhor?” Ora, ele é a fonte de todo ser e, por isso, a fonte de todo poder. É a fonte do ser:

  2. No mundo superior, pois criou os céus e os estendeu (Isaías 40:22), e mantém a vasta extensão continuamente estendida.

  3. No mundo inferior, pois estendeu a terra e fez dela uma habitação espaçosa; o que dela sai é produzido por seu poder.

  4. No mundo da humanidade: dá fôlego ao povo sobre ela, não só ar para respirar, mas o próprio fôlego da vida e órgãos para respirar. Ou melhor, dá espírito, os poderes e faculdades de uma alma racional, aos que nela andam.

Agora, isso é colocado antes da aliança de Deus com o Messias e da comissão que lhe foi dada, não só para mostrar que ele tem autoridade para fazer tal aliança e dar tal comissão e tinha poder suficiente para sustentá-lo, mas que o desígnio da obra da redenção era manter a honra do Criador e restaurar o homem à lealdade que deve a Deus como aquele que o criou.

  1. As garantias que dá ao Messias de sua presença com ele em tudo que fez em cumprimento de seu compromisso lhe expressam muito ânimo, v. 6:

(1.) Deus reconhece que o Messias não tomou para si a honra de ser Mediador, mas foi chamado por Deus; não era intruso nem usurpador, mas foi legitimamente conduzido a isso (Hebreus 5:4): “Eu te chamei em justiça”.

Deus não só não lhe fez injustiça ao chamá-lo para esse serviço árduo, ao qual ele se oferecera voluntariamente, mas fez justiça a si mesmo ao olhar por sua própria honra e cumprir a palavra que havia falado.

(2.) Promete ficar ao seu lado e fortalecê-lo nisso, segurar sua mão, não só para seu trabalho, mas nele; segurar sua mão para que não tremesse nem fraquejasse, e assim guardá-lo.

Quando um anjo foi enviado do céu para fortalecê-lo em suas agonias, e o próprio Pai estava com ele, essa promessa foi cumprida. Repare: aqueles que Deus chama, ele reconhecerá e ajudará, e segurará suas mãos.

  1. As grandes intenções dessa comissão expressam abundância de consolo aos filhos dos homens. Foi dado por aliança do povo, por mediador, ou garantia, da aliança da graça, toda resumida nele. Deus, ao nos dar Cristo, nos deu livremente com ele todas as bênçãos da nova aliança.

Duas bênçãos gloriosas Cristo traz consigo, em seu evangelho, ao mundo gentio: luz e liberdade:

(1.) É dado por luz aos gentios, não só para lhes revelar o que lhes importava saber e que, de outro modo, não poderiam ter conhecido, mas para abrir os olhos cegos, para que o conhecessem. Por seu Espírito na palavra, apresenta o objeto; por seu Espírito no coração, preparou o órgão.

Quando o evangelho veio, veio luz, uma grande luz, aos que estavam sentados nas trevas (Mateus 4:16; João 3:19). E São Paulo foi enviado aos gentios para abrir seus olhos (Atos 26:18). Cristo é a luz do mundo.

(2.) É enviado para proclamar liberdade aos cativos, como fez Ciro, para fazer sair os prisioneiros: não só para abrir as portas da prisão e lhes dar permissão para sair, tudo que Ciro podia fazer, mas para fazê-los sair, induzi-los e capacitá-los a usar sua liberdade, o que ninguém fez senão aqueles cujos espíritos Deus despertou. Cristo faz isso por sua graça.

II. A ratificação e confirmação dessa concessão. Para que possamos estar seguros de sua validade, considere:

  1. A autoridade daquele que faz a promessa (v. 8): “Eu sou o Senhor”, Jeová, “esse é meu nome”; esse era o nome pelo qual se deu a conhecer quando começou a cumprir a promessa feita aos patriarcas. Antes, porém, manifestava-se pelo nome de Deus Todo-Poderoso (Êxodo 6:3).

Se ele é o Senhor que dá ser e nascimento a todas as coisas, dará ser e nascimento a essa promessa. Se seu nome é Jeová, o que o declara Deus único, podemos estar seguros de que seu nome é Zeloso; não dará sua glória a outro, seja quem for que rivalize com ele, especialmente a imagens esculpidas.

Enviará o Messias para abrir os olhos dos homens e, assim, fazê-los passar do serviço dos ídolos mudos ao serviço do Deus vivo. Embora por muito tempo tenha fechado os olhos aos tempos de ignorância, agora manterá sua prerrogativa e não dará sua glória a imagens esculpidas.

Cumprirá sua palavra porque não perderá a honra de ser fiel a ela nem jamais será acusado de falsidade pelos adoradores de falsos deuses. Livrará seu povo do poder dos idólatras, porque parece ter dado seu louvor a imagens esculpidas quando entrega seus próprios adoradores para serem adoradores de imagens.

  1. O cumprimento das promessas que fizera anteriormente acerca de sua igreja, provas da verdade de sua palavra e da bondade que tem para com seu povo (v. 9): “Eis que as coisas anteriores aconteceram; até aqui o Senhor ajudou sua igreja, sustentou-a sob fardos anteriores e a aliviou em dificuldades anteriores, em cumprimento das promessas feitas aos pais.”

“Não falhou uma palavra” (1 Reis 8:56). “E agora declaro coisas novas. Agora farei novas promessas, que serão tão certamente cumpridas em seu tempo quanto as antigas foram; agora concederei novos favores, como não foram concedidos anteriormente.”

“Vocês tiveram abundantemente bênçãos do Antigo Testamento; agora declaro bênçãos do Novo Testamento, não uma terra frutífera e domínio sobre seus vizinhos, mas bênçãos espirituais nas coisas celestiais. Antes que brotem na pregação do evangelho, eu lhes falo delas sob o tipo e a figura das coisas anteriores.”

Repare: receber misericórdias anteriores pode nos animar a esperar misericórdias ulteriores, pois Deus é constante em seu zelo por seu povo e suas compaixões são continuamente novas.

III. O cântico de alegria e louvor que, em consequência disso, deveria ser cantado para a glória de Deus (v. 10): “Cantai ao Senhor um cântico novo”, um cântico do Novo Testamento. Cristo ter sido dado como luz aos gentios (v. 6) era algo novo e muito surpreendente.

O apóstolo fala disso como um mistério que, em outras eras, não fora dado a conhecer como agora é revelado: que os gentios seriam coerdeiros (Efésios 3:5, 6). Agora, sendo essa a coisa nova que Deus declara, a novidade do cântico a ser cantado nessa ocasião é esta:

Antes, os cânticos do Senhor eram muito restritos ao templo em Jerusalém. Os salmos de Davi estavam somente na língua dos judeus e eram cantados por eles somente em sua própria terra; quando estavam em terra estranha, penduravam suas harpas nos salgueiros e não podiam cantar o cântico do Senhor, como encontramos em Salmos 137:2-4.

Agora, os cânticos de santa alegria e louvor serão cantados em todo o mundo. As nações gentias compartilharão igualmente com os judeus as bênçãos do Novo Testamento e, por isso, se unirão nos louvores e atos de adoração do Novo Testamento.

Igrejas serão estabelecidas nas nações gentias, e elas cantarão um cântico novo. A conversão dos gentios é frequentemente predita sob essa noção, como se vê em Romanos 15:9-11. Aqui se promete que os louvores da graça de Deus serão cantados com alegria e gratidão:

  1. Pelos que vivem no extremo da terra, em países que ficam mais distantes de Jerusalém. “Das partes mais distantes da terra ouvimos cânticos” (Isaías 24:16). Isso se cumpriu quando o cristianismo foi implantado em nossa terra.

  2. Por marinheiros e comerciantes, e pelos que descem ao mar, fazem negócios em grandes águas e sugam as riquezas do mar; assim, se tornam senhores de sua plenitude e de tudo que nele há. Com isso louvarão a Deus, e com justiça, pois é dele (Salmos 24:1; 95:5).

Os judeus comerciavam pouco no mar; portanto, se os louvores de Deus forem cantados pelos que descem ao mar, será por gentios. Os que navegam são chamados a louvar a Deus (Salmos 107:23).

  1. Pelas ilhas e seus habitantes (v. 10 e, novamente, v. 12). “Declarem o seu louvor nas ilhas”, as ilhas dos gentios, provavelmente referindo-se às ilhas da Grécia.

  2. Pelo deserto e suas cidades, e pelas aldeias de Quedar. Estas ficavam a leste de Jerusalém, como as ilhas ficavam a oeste, de modo que os cânticos do evangelho seriam cantados desde o nascer do sol até seu pôr.

O mundo gentio inteiro fora como uma ilha, separado da comunicação com a igreja de Deus, e como um deserto, não cultivado e sem produzir fruto para Deus; mas agora as ilhas e o deserto louvarão a Deus.

  1. Pelos habitantes da rocha e pelos que moram nos cumes das montanhas: não só os gentios, mas os mais pobres, mais humildes e mais desprezíveis, os que moram em cabanas, assim como os que habitam cidades e aldeias. Os rudes e mais bárbaros, como geralmente são os montanheses, serão civilizados pelo evangelho.

Ou os habitantes da rocha podem significar os habitantes daquela parte da Arábia chamada Pétrea, a rochosa. Talvez os países vizinhos tenham compartilhado a alegria dos israelitas quando voltaram da Babilônia, e alguns deles tenham vindo e se unido a eles em seus louvores.

Mas não encontramos que isso tenha ocorrido em grau que pudesse corresponder plenamente a essa profecia ilustre. Devemos concluir que ela alcança algo ulterior e se cumpriu naquilo em que, segundo o Novo Testamento, muitas outras profecias da alegria das nações se cumpriram: a conversão dos gentios à fé em Cristo.

Quando são trazidos à igreja, são trazidos para dar glória ao Senhor; então lhe são por nome e louvor, e fazem do louvor a ele sua ocupação. Ele é glorificado neles e por eles.

Versículos 13 a 17

Juízo e Misericórdia. (a.C. 708.)

Dá no mesmo considerar esses versículos, como alguns fazem, o próprio cântico a ser cantado pelo mundo gentio ou uma profecia do que Deus fará para abrir caminho ao canto desse cântico, esse novo cântico evangélico.

I. Aparecerá em seu poder e glória mais do que nunca. Assim fez na pregação de seu evangelho, no poder e energia divinos que o acompanharam e no maravilhoso êxito que teve em derrubar a fortaleza de Satanás, v. 13, 14.

Por muito tempo guardara silêncio, ficara quieto e se contivera, enquanto fechava os olhos aos tempos de ignorância do mundo gentio (Atos 17:30) e permitia que todas as nações andassem em seus próprios caminhos (Atos 14:16). Mas agora sairá como um homem poderoso, como um homem de guerra, para atacar o reino do diabo e lhe dar um golpe fatal.

Assim se representa a saída do evangelho em Apocalipse 6:2. Cristo, nele, saiu vencendo e para vencer. O ministério dos apóstolos é chamado sua guerra, e eles eram os soldados de Jesus Cristo. Despertará zelo, aparecerá mais zeloso do que nunca pela glória de seu próprio nome e contra a idolatria:

  1. Clamará na pregação de sua palavra, clamará como uma mulher em trabalho de parto; pois os ministros de Cristo pregavam como homens empenhados e que sofriam novamente dores de parto até ver Cristo formado nas almas do povo (Gálatas 4:19).

Clamará, sim, e ainda rugirá nos ais do evangelho, mais terríveis do que o rugido de um leão, que devem ser pregados junto com as bênçãos do evangelho para despertar um mundo adormecido.

  1. Vencerá pelo poder de seu Espírito: prevalecerá contra seus inimigos, conseguirá torná-los amigos (Colossenses 1:21). Quanto aos que contradizem e blasfemam seu evangelho, conseguirá reduzi-los ao silêncio e à vergonha. Destruirá e devorará de uma vez todas as oposições dos poderes das trevas.

Satanás cairá como um relâmpago do céu, e aquele que tinha o poder da morte será destruído. Como tipo e figura disso, para abrir caminho à redenção dos judeus da Babilônia, Deus humilhará o orgulho e quebrará o poder de seus opressores, e destruirá e devorará de uma vez a monarquia babilônica.

Ao realizar essa destruição da Babilônia pelo exército persa sob o comando de Ciro, devastará montanhas e colinas, nivelará o país e secará todas as suas ervas. O exército, como de costume, ou levará a forragem ou a destruirá; ao lançar pontes de barcos sobre os rios, os transformará em ilhas.

Assim drenará os pântanos e terrenos baixos, para abrir caminho à marcha de seu exército, a ponto de as lagoas secarem. Desse modo, quando o evangelho for pregado, terá livre curso, e o que impede seu progresso será tirado do caminho.

II. Manifestará seu favor e graça para com aqueles cujos espíritos despertara para segui-lo, como em Esdras 1:5. Aos que perguntam o caminho de Sião, mostrará o caminho e os conduzirá nele, v. 16.

Os que por natureza eram cegos e os que, sob convicções de pecado e ira, estão inteiramente sem saída e não sabem o que fazer de si mesmos, Deus conduzirá por um caminho que não conheciam; lhes mostrará o caminho da vida e felicidade por Jesus Cristo, que é o caminho, e os conduzirá e levará adiante nesse caminho, que antes lhes era desconhecido.

Assim, na conversão de Paulo, ele primeiro foi ferido de cegueira; então Deus revelou nele seu Filho e fez cair as escamas de seus olhos. São fracos no conhecimento, e as verdades de Deus a princípio parecem ininteligíveis; mas Deus tornará as trevas em luz diante deles, e o conhecimento lhes será fácil.

São fracos no dever, os mandamentos de Deus parecem impraticáveis e dificuldades insuperáveis estão no caminho de sua obediência; mas Deus tornará retas as coisas tortas; seu caminho será plano, e o jugo, fácil. Os que Deus traz ao caminho certo, ele guiará nele.

Como tipo disso, quando os judeus voltarem do cativeiro, ele os conduzirá novamente à sua própria terra por uma estrada desimpedida, e nada ocorrerá para deixá-los perplexos ou embaraçá-los em sua viagem.

São coisas grandes e bondosas, muito grandes e muito bondosas. Mas, para que ninguém dissesse: “São grandes demais, bondosas demais, para que se esperem de Deus por um povo tão sem mérito como o dos judeus, um mundo tão sem mérito como o dos gentios”, ele acrescenta:

“Essas coisas lhes farei”, confiem em minha palavra: farei, “e não os abandonarei”. Aquele que começa a mostrar essa grande misericórdia continuará a lhes fazer bem.

III. Em particular, envergonhará os que se apegam aos ídolos apesar das tentativas feitas pela pregação do evangelho para fazê-los deixar os ídolos (v. 17): Serão feitos voltar atrás e grandemente envergonhados os que confiam em imagens esculpidas.

Os babilônios serão envergonhados quando virem como os judeus, que desprezam suas imagens, são reconhecidos e livrados pelo Deus que adoram sem imagens. E os gentios, quando virem como a idolatria cai diante da pregação do evangelho, se dispersa como as trevas diante da luz do sol e se derrete como a neve diante de seu calor.

Terão vergonha de algum dia terem dito a essas imagens fundidas: “Vós sois nossos deuses”. Pois como podem ajudar seus adoradores aqueles que não podem ajudar a si mesmos nem salvar-se de cair no desprezo?

Em tempos de reforma, quando muitos deixam a iniquidade e o pecado, geralmente abandonado, sai de moda, pode-se esperar que os que não seriam recuperados de outro modo sejam influenciados por essa consideração a envergonhar-se dele.

Versículos 18 a 25

A Cegueira dos Judeus. (a.C. 708.)

Depois de falar para consolo e ânimo dos judeus crentes que esperavam a consolação de Israel, o profeta aqui se volta aos incrédulos entre eles, para seu convencimento e humilhação.

Entre os cativos na Babilônia havia alguns que eram como os figos maus da visão de Jeremias, enviados para lá para seu prejuízo, para serem removidos a todos os reinos da terra, para descrédito e provérbio (Jeremias 24:9).

Neles havia um tipo dos judeus que rejeitaram Cristo e foram rejeitados por ele, e então caíram mais do que nunca sob a maldição, enquanto os que criam herdavam a bênção. Pois foram quebrados e arruinados, e permanecem dispersos até hoje. Observe:

I. O chamado que é dado a esse povo (v. 18): “Ouvi, surdos”, e atentem para o som alegre, e “olhai, cegos”, para que possam ver a luz alegre.

Não há absurdo nesse mandamento, nem é incompatível com a sabedoria e bondade de Deus nos chamar a fazer o bem para o qual, contudo, por conta própria não somos suficientes. Pois aqueles que sofrem uma incapacidade moral para o bem têm poderes naturais que podem empregar para agir melhor do que agem, e podem ter graça sobrenatural, se não for culpa deles próprios.

Esse chamado aos surdos para ouvir e aos cegos para ver é como o mandamento dado ao homem que tinha a mão ressequida, para estendê-la. Embora não pudesse fazê-lo porque estava ressequida, ainda assim, se não tivesse tentado fazê-lo, não teria sido curado; sua cura, em consequência disso, devia-se não ao seu ato, mas ao poder divino.

II. O caráter que lhes é atribuído (v. 19, 20): Quem é cego, senão meu servo, ou surdo como meu mensageiro? O povo dos judeus era, por profissão, servo de Deus, e seus sacerdotes e anciãos, seus mensageiros (Malaquias 2:7); mas eram surdos e cegos.

O versículo anterior pode ser entendido como dirigido aos idólatras gentios, a quem chama surdos e cegos porque adoravam deuses que assim eram. “Mas”, diz ele, “não admira que vocês sejam surdos e cegos quando meu próprio povo é tão mau quanto vocês, e muitos deles tão empenhados na idolatria”.

  1. Queixa-se da estupidez deles: são cegos; e de sua teimosia: são surdos. Eram até piores do que os próprios gentios. Corruptio optimi est pessima, o que é melhor, quando corrompido, se torna o pior.

“Quem é tão voluntária e escandalosamente cego e surdo como meu servo e meu mensageiro, como Jacó, que é meu servo (Isaías 41:8), e como seus profetas e mestres, que são meus mensageiros? Quem é cego como aquele que, por profissão e alegação, é perfeito, que deveria aproximar-se mais da perfeição do que outras pessoas, seus sacerdotes e profetas?”

“Um profetiza falsamente, e o outro governa por seus meios; e quem é tão cego como os que não querem ver quando a luz brilha em seus rostos?” Repare:

(1.) É algo comum, mas muito triste, que aqueles que por profissão são servos e mensageiros de Deus sejam eles próprios cegos e surdos nas coisas espirituais, ignorantes, equivocados e muito descuidados.

(2.) Cegueira e surdez nas coisas espirituais são piores nos que se professam servos e mensageiros de Deus do que nos outros. Neles são pecado e vergonha maiores, maior desonra a Deus e, para eles próprios, maior condenação.

  1. O profeta prossegue (v. 20) descrevendo a cegueira e obstinação da nação judaica, assim como nosso Salvador as descreve em seu tempo (Mateus 13:14, 15): “Vendo muitas coisas, mas tu não observas”. Multidões são arruinadas por falta de observar o que não podem deixar de ver; perecem não por ignorância, mas por mero descuido.

Os judeus no tempo de nosso Salvador viram muitas provas de sua missão divina, mas não as observaram; pareciam abrir os ouvidos para ele, mas não ouviam, isto é, não atentavam, não entendiam, não criam nem obedeciam; então dava no mesmo que não tivessem ouvido.

III. O zelo que Deus terá pela honra de seu próprio nome, apesar da cegueira e surdez deles, especialmente pela honra de sua palavra, que engrandeceu acima de todo seu nome. A incredulidade e obstinação dos homens tornarão sem efeito a promessa de Deus? “Deus não o permita” (Romanos 3:3, 4).

Não: embora sejam cegos e surdos, Deus não perderá nada de sua glória (v. 21): “O Senhor se agrada por causa de sua justiça”; não se agrada do pecado deles, mas se agrada da manifestação de sua própria justiça, ao rejeitá-los por rejeitarem a grande salvação.

Fala como alguém que se agrada (Isaías 1:24): “Ah! Aliviarei-me de meus adversários”; e em Ezequiel 5:13: “Serei confortado”. A escritura se cumpriu tanto na rejeição dos judeus quanto no acolhimento dos gentios, e nisso o Senhor se agradará.

Engrandecerá a lei, a revelação divina em todas as suas partes, e a tornará honrosa. A lei é na verdade honrosa, e suas coisas são grandes coisas; se os homens não a engrandecerem pela obediência a ela, Deus mesmo a engrandecerá ao castigá-los por sua desobediência.

Engrandecerá a lei ao cumprir o que nela está escrito, engrandecerá sua autoridade, eficácia e equidade. Fará isso por fim, quando todos os homens forem julgados pela lei da liberdade (Tiago 2:12). Está fazendo isso todos os dias. Que faz Deus no mundo senão engrandecer a lei e torná-la honrosa?

IV. As calamidades que Deus trará sobre a nação judaica por sua cegueira e surdez voluntárias, v. 22. São roubados e despojados. Os que eram impenitentes e não reformados na Babilônia foram sentenciados ao cativeiro perpétuo.

Por seus pecados foram despojados de todas as suas posses, não só em sua própria terra, mas na terra de seus inimigos. Alguns deles foram presos em armadilhas em buracos, e outros, escondidos em casas de prisão.

Não podem ajudar a si mesmos, pois estão presos em armadilhas. Seus amigos não podem ajudá-los, pois estão escondidos; seus inimigos os esqueceram em suas prisões. Eles e tudo que têm são por presa e despojo, e ninguém os livra ou pela força ou por resgate, nem ninguém ousa dizer aos opressores orgulhosos: “Devolvam”.

Ali jazem, e provavelmente ali jazerão. Isso teve seu pleno cumprimento na destruição final da nação judaica pelos romanos, que Deus trouxe sobre eles por rejeitarem o evangelho de Cristo.

V. O conselho que lhes é dado para seu alívio, pois, embora sua situação seja triste, não é desesperadora:

  1. A maioria deles é surda; não quer ouvir a voz da palavra de Deus. Por isso, ele experimentará sua vara e verá quem entre eles lhe dará ouvidos, v. 23. Não devemos desesperar daqueles com quem há muito se argumenta em vão; alguns deles podem, por fim, dar ouvidos e ouvir.

Se um método não produzir efeito, outro pode produzi-lo, e os pecadores serão deixados sem desculpa. Observe:

(1.) Todos nós podemos, se quisermos, ouvir a voz de Deus, e somos chamados e convidados a ouvi-la.

(2.) Vale a pena investigar quem são os que percebem Deus lhes falando e estão dispostos a ouvi-lo.

(3.) Dos muitos que ouvem a voz de Deus, muito poucos a escutam ou atentam para ela, que a ouvem com atenção e aplicação.

(4.) Ao ouvir a palavra, devemos ter em vista o tempo por vir. Devemos ouvir para o futuro, para o que possa ocorrer entre nós e o túmulo; devemos ouvir especialmente para a eternidade. Devemos ouvir a palavra com outro mundo diante dos olhos.

  1. O conselho é:

(1.) Reconhecer a mão de Deus em suas aflições e, fossem quais fossem os instrumentos, ter em vista Deus como o agente principal (v. 24): “Quem entregou Jacó e Israel, aquele povo que costumava ter tal influência no céu e tal domínio na terra, quem os entregou por despojo aos roubadores, como estão agora entregues aos babilônios e aos romanos?”

“Não foi o Senhor? Vocês sabem que foi ele; considerem-no, então, e ouçam sua voz nesses juízos.”

(2.) Reconhecer que haviam provocado Deus a abandoná-los assim e haviam trazido sobre si todas essas calamidades:

[1.] Esses castigos foram primeiro infligidos a eles por sua desobediência às leis de Deus. É contra ele que pecamos; o profeta se coloca no número dos pecadores, como em Daniel 9:7, 8. “Pecamos; todos trouxemos combustível para o fogo; e há entre nós aqueles que voluntariamente se recusaram a andar em seus caminhos.”

Jacó e Israel nunca teriam sido entregues aos roubadores se não tivessem vendido a si mesmos por suas iniquidades. Por isso, porque violaram os mandamentos da lei, Deus trouxe sobre eles as maldições da lei.

Não gotejou, mas derramou sobre ele o furor de sua ira e a força da batalha, todas as desolações da guerra, que o incendiaram ao redor; pois Deus cerca os ímpios com seus favores. Veja o poder da ira de Deus: não há como resistir a ela nem escapar dela.

Veja o dano que o pecado faz: provoca Deus à ira contra um povo e, assim, acende uma conflagração universal, incendeia tudo.

[2.] Esses juízos foram continuados sobre eles por sua irreflexão e incorrigibilidade sob a vara de Deus. O fogo da ira de Deus se acendeu sobre ele, e ele não o soube, não se deu conta, não reparou nos juízos, ao menos não na mão de Deus neles.

Ou melhor, queimou-o e, embora então não pudesse deixar de saber e sentir isso, ainda assim não o levou ao coração; não foi despertado pelas repreensões ardentes sob as quais estava, nem foi de modo algum afetado por elas. Os que não são humilhados por juízos menores devem esperar maiores, pois, quando Deus julgar, vencerá.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra