Isaías 41
Argumento
Este capítulo, como o anterior, destina-se tanto ao convencimento dos idólatras quanto à consolação de todos os adoradores fiéis de Deus. O Espírito é enviado, e os ministros são empregados por ele para as duas tarefas: convencer e confortar.
Embora talvez tivesse como objetivo principal convencer os babilônios e confortar os israelitas, ou convencer os que em Israel eram dados à idolatria, e eram muitos, e confortar os que mantinham sua integridade, sem dúvida destinava-se tanto à advertência quanto ao ânimo para nós: advertência para manter-nos longe dos ídolos e ânimo para confiarmos em Deus.
Aqui, I. Por meio do profeta, Deus mostra a insensatez dos que adoravam ídolos, em especial dos que julgavam que seus ídolos podiam competir com ele e dominá-lo (vv. 1-9). II. Anima seus fiéis a confiar nele, assegurando-lhes que tomaria seu partido contra os inimigos, os tornaria vitoriosos sobre eles e promoveria uma mudança feliz em sua situação (vv. 10-20).
III. Desafia os ídolos, que rivalizavam com ele pela adoração dos homens, a medir-se com ele ou em conhecimento ou em poder: ou mostrar coisas por vir ou a fazer o bem ou o mal (vv. 21-29).
Assim, o capítulo pode ser resumido nas palavras de Elias: Se Jeová for Deus, então sigam-no; mas, se Baal for Deus, então sigam-no; e no reconhecimento do povo após o desfecho da prova: Jeová, ele é o Deus, Jeová, ele é o Deus.
Versículos 1 a 9
A Idolatria Exposta. (a.C. 708.)
Aqui se insiste naquele exemplo particular do cuidado de Deus por seu povo Israel: ele levantou Ciro para ser seu libertador. Isso constitui grande prova tanto de sua soberania sobre todos os ídolos quanto de seu poder para proteger seu povo. Aqui está:
I. Um desafio geral aos adoradores e admiradores dos ídolos para que comprovem suas pretensões em concorrência com Deus e oposição a ele (v. 1). O desafio é renovado no v. 21: “Apresentai a vossa causa.”
O tribunal está instalado, e intimações são enviadas às ilhas mais distantes. Elas, porém, não estão fora da jurisdição de Deus, pois ele é Criador e dono dos confins da terra; devem apresentar-se e comparecer.
Como de costume, exige-se silêncio enquanto a causa está em julgamento: “Calai-vos diante de mim e não julgueis nada antes do tempo.” Enquanto se julga a causa entre o reino de Deus e o de Satanás, convém a todos esperar em silêncio o resultado. Não devem levantar objeções aos procedimentos de Deus, mas confiar que ele vencerá.
Os defensores da idolatria são chamados a dizer tudo que puderem em sua defesa: “Renovem suas forças para opor-se a Deus e vejam se elas se igualam às forças daqueles que as renovam esperando nele (Isaías 40:31). Empreguem todos os recursos, pela força das armas ou dos argumentos.”
“Que se aproximem; não poderão alegar que o pavor de Deus os amedronta (Jó 13:21) e os impede de dizer o que têm a dizer em favor e honra de seus ídolos. Não: falem à vontade. Aproximemo-nos juntos para o julgamento.” Repare:
A causa de Deus e de seu reino não teme um julgamento justo; se for apresentada com justiça, o veredito certamente favorecerá a religião.
Podemos desafiar com segurança os inimigos da igreja de Deus e de sua santa religião a dizer e fazer o pior que puderem para sustentar sua causa injusta. Aquele que se assenta no céu ri deles, e a filha de Sião os despreza, pois grande é a verdade, e ela prevalecerá.
II. Ele desafia particularmente os ídolos a fazer por seus adoradores, e contra os adoradores de Deus, o que Deus fez e fará pelos seus adoradores e contra os dos ídolos.
Há diferentes interpretações do v. 2, acerca do homem justo levantado do oriente; como não podemos determinar qual delas é a verdadeira, aproveitaremos o que há de bom em cada uma.
- O que se pretende provar é:
(1.) Que somente o Senhor é Deus, “o primeiro e com o último” (v. 4); que ele é infinito, eterno e imutável; que governa o mundo desde o princípio e continuará a governá-lo até o fim dos tempos.
Reinou desde a antiguidade e reinará para sempre; os desígnios de seu reino vêm da eternidade, e sua continuidade se estenderá por toda a eternidade.
(2.) Que Israel é seu servo (v. 8), a quem ele reconhece, protege e emprega, e em quem é e será glorificado. Assim como há um Deus no céu, há na terra uma igreja da qual ele cuida de modo particular. Elias ora: “Saiba-se que tu és Deus e que eu sou teu servo” (1 Reis 18:36). Agora:
- Para provar isso, ele mostra:
(1.) Que foi ele quem chamou Abraão, pai dessa nação desprezada, para fora de um país idólatra e, por muitos favores, engrandeceu seu nome (Gênesis 12:2). Abraão é o homem justo que Deus levantou do oriente. O parafraseador caldeu entende a passagem expressamente dessa maneira: “Quem trouxe Abraão publicamente do oriente?”
Para defender a honra do povo de Israel, convinha mostrar a importância que teve esse grande antepassado em seus dias. O v. 8 parece explicá-lo, quando Deus chama Israel de descendência de Abraão, “meu amigo”; e no v. 4 ele chama as gerações, isto é, as gerações de Israel, desde o princípio.
Também convinha mostrar, para desacreditar a idolatria, sobretudo a dos caldeus, como Abraão foi chamado para deixar de servir a outros deuses (Josué 24:2,3, etc.). Assim, deu-se cedo testemunho contra aquela idolatria que tanto se vangloriava de sua antiguidade.
E, para encorajar os cativos na Babilônia a esperar que Deus encontraria um caminho para reconduzi-los à própria terra, convinha lembrá-los de que, no princípio, ele tirou Abraão, o pai deles, daquele mesmo país e o trouxe para esta terra a fim de dá-la como herança (Gênesis 15:7). Observe agora o que se diz dele:
[1.] Era um homem justo, ou a própria justiça, um homem de justiça. Creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça; assim se tornou pai de todos os que, pela fé em Cristo, são feitos justiça de Deus por meio dele (Romanos 4:3,11; 2 Coríntios 5:21). Foi grande exemplo de justiça em seus dias e ensinou sua família a praticar o juízo e a justiça (Gênesis 18:19).
[2.] Deus o levantou do oriente: primeiro de Ur, depois de Harã, ambas a leste de Canaã. Deus não permitiu que se estabelecesse em nenhum desses lugares, mas agiu com ele como a águia com seus filhotes quando agita o ninho. Tirou-o da iniquidade e o tornou piedoso; tirou-o da obscuridade e o tornou famoso.
[3.] Deus o chamou aos seus pés para segui-lo com fé irrestrita. Abraão saiu sem saber aonde ia, mas sabendo a quem seguia (Hebreus 11:8). Aqueles a quem Deus chama eficazmente são chamados aos seus pés para sujeitar-se a ele, acompanhá-lo e seguir o Cordeiro por onde quer que vá. Todos nós devemos ir aos seus pés ou ser feitos estrado deles.
[4.] Deus lhe entregou nações, as de Canaã, das quais prometera fazê-lo senhor. Nesse sentido já lhe deu certa posição entre elas, pois os hititas reconheceram que ele era um príncipe poderoso entre eles (Gênesis 23:6). Também o fez dominar aqueles reis que venceu para resgatar seu irmão Ló (Gênesis 14).
Quando Deus os tornou pó diante de sua espada e palha levada pelo vento diante de seu arco, isto é, presa fácil para seus servos instruídos, Abraão os perseguiu e passou em segurança, ou em paz, sob a proteção divina.
Seguia por um caminho que desconhecia completamente. Sua vitória foi tão notável que o próprio Melquisedeque apareceu para celebrá-la. Quem fez isso senão o grande Jeová? Algum dos deuses dos pagãos poderia fazê-lo?
(2.) Que em breve será ele quem levantará Ciro do oriente. Fala-se disso na linguagem da profecia como de um fato passado, porque certamente acontecerá no devido tempo, como se já tivesse acontecido. Deus o levantará em justiça (assim se pode ler em Isaías 45:13), chamá-lo-á aos seus pés e fará dele o uso que lhe agradar.
Deus o fará vitorioso sobre as nações que se opuserem à sua subida ao trono e lhe dará êxito em todas as guerras. Ciro será um tipo de Cristo, que é a própria justiça, o Senhor, nossa justiça. Deus o levantará na plenitude do tempo e lhe dará vitória sobre os poderes das trevas, para que os despoje e os exponha publicamente.
III. Ele expõe a insensatez dos idólatras. Apesar das provas convincentes dadas pelo Deus de Israel de que só ele é Deus, persistiram obstinadamente na idolatria e até se tornaram mais endurecidos nela (v. 5).
As ilhas dos gentios viram o que Deus fez, não apenas por Abraão, mas também por sua descendência, por causa dele: como os tirou do Egito e os fez dominar reis; e temeram (Êxodo 15:14-16).
Assustaram-se e, conforme a convocação do v. 1, aproximaram-se e compareceram. Não podiam deixar de reconhecer o que Deus fizera por Abraão e seus descendentes. Mas, em vez de ajudar uns aos outros a abandonar, pelo raciocínio, suas idolatrias insensatas, ajudaram-se mutuamente a firmar-se nelas (v. 6,7).
- Viram nisso um plano perigoso contra a religião deles, cuja honra zelavam e à qual estavam decididos a apegar-se, com razão ou sem ela. Por isso, alarmaram-se e se dispuseram a defendê-la vigorosamente, como os efésios defenderam sua Diana.
Quando Deus, por suas manifestações maravilhosas em favor do povo, procurou arrancar-lhes os ídolos, eles se agarraram ainda mais a estes e disseram uns aos outros: “Tenhamos coragem; unamo-nos para sustentar a reputação de nossos deuses. Ainda que Dagom caia diante da arca, será recolocado em seu lugar.”
Um artífice encoraja outro a formar uma aliança para manter o nobre ofício de fabricar deuses. Assim, a consciência do erro muitas vezes exacerba a corrupção humana, e as pessoas pioram tanto pela palavra quanto pelas obras de Deus, que deveriam torná-las melhores.
- Viram nisso um plano perigoso contra si mesmos. Julgavam-se ameaçados pelo crescente poder de Abraão, que se convertera da idolatria, e do povo de Israel, que se separara dela. Por isso, além de buscar proteção em seus velhos deuses, fabricaram novos (Deuteronômio 32:17).
O carpinteiro, depois de fazer sua parte na estrutura de madeira, estimulou o ourives a fazer a dele, dourando-a ou revestindo-a. Quando a peça chegou às mãos do ourives, aquele que a alisava com o martelo, polindo-a ou batendo-a até afiná-la, apressou o que batia na bigorna.
Pediu-lhe rapidez e disse-lhe que a peça estava pronta para a solda, talvez a última etapa do trabalho.
Então ela é fixada com pregos, e logo se tem um deus. Se os pecadores assim se animam e incitam uns aos outros nos caminhos do pecado, não deverão os servos do Deus vivo também estimular-se e fortalecer-se mutuamente em seu serviço?
Alguns leem toda essa passagem ironicamente, como permissão: “Que cada um ajude seu próximo; que o carpinteiro encoraje o ourives.” Tudo, porém, será em vão: apesar de tudo isso, os ídolos cairão.
IV. Ele encoraja seu próprio povo a confiar nele (v. 8,9): “Mas tu, Israel, és meu servo” (v. 8). Eles não me conhecem, mas você me conhece e sabe que não deve se unir a gente tão ignorante e obcecada. Trata-se, pois, de uma advertência ao povo de Deus para que não ande no caminho dos pagãos.
Eles se colocam sob a proteção dessas divindades impotentes, mas você está sob a minha proteção. Aqueles que as fazem se tornam semelhantes a elas, bem como todos os que nelas confiam; mas você, ó Israel, é servo de um Senhor melhor. Observe o que se sugere aqui para encorajar o povo de Deus quando é ameaçado e insultado:
Eles são servos de Deus, e ele não permitirá que sejam maltratados, sobretudo pelo que fazem em seu serviço: “Tu és meu servo” (v. 8); e, no v. 9, reafirma: “Tu és meu servo”; ele não voltará atrás em sua palavra.
Ele os escolheu para ser um povo que lhe pertencesse de modo especial. Não lhe foram impostos; foi por sua livre vontade que os separou para si.
Eram a descendência de Abraão, seu amigo. Foi uma honra para Abraão ser chamado amigo de Deus (Tiago 2:23), com quem Deus fez aliança e teve comunhão como amigo e confidente; todos os santos recebem essa honra (João 15:15).
Por causa do pai, o povo de Israel era amado. Deus teve por bem considerá-los descendentes de um antigo amigo seu e, por isso, tratá-los com bondade; a aliança de amizade havia sido feita com Abraão e sua descendência.
- Houve ocasiões em que, depois de serem espalhados entre os pagãos, Deus os trouxe dos confins da terra e os tirou das mãos dos poderosos dali; por isso, agora não os abandonaria.
Seu pai Abraão foi buscado num lugar muito distante, e eles estavam, por assim dizer, em seus lombos. Deus não abriria mão facilmente daqueles que buscara de tão longe e resgatara a tão alto preço.
- Deus ainda não os havia rejeitado, embora muitas vezes o tivessem provocado; por isso, não os abandonaria agora. O que Deus já fez por seu povo e o que se comprometeu a fazer no futuro deve encorajá-lo a confiar nele em todo tempo.
Versículos 10 a 20
Israel Animado. (a.C. 708.)
O intuito destes versículos é silenciar os temores dos servos de Deus e animar sua fé em suas angústias. Talvez se destinassem, em primeiro lugar, a sustentar o Israel de Deus no cativeiro. Mas todos os que servem fielmente a Deus podem ter esperança pela paciência e pelo conforto desta escritura.
Israel é tratado como uma só pessoa para que cada israelita de fato pudesse mais fácil e prontamente acomodar essas palavras e aplicá-las a si mesmo.
É advertência, conselho e conforto a ordem tantas vezes repetida: “Não temas”; novamente no v. 13, “Não temas”; e no v. 14, “Não temas, verme Jacó”; não tema as ameaças do inimigo, não duvide da promessa de seu Deus; não tema que pereça em sua aflição ou que a promessa de seu livramento falhe.
Não é da vontade de Deus que seu povo seja medroso. Para afastar seu temor, ele lhes assegura:
I. Que podem contar com sua presença junto deles como seu Deus e como um Deus inteiramente suficiente para eles nos piores tempos. Observe com que ternura Deus fala, quão disposto está a mostrar aos herdeiros da promessa a imutabilidade de seu conselho e quanto deseja tranquilizá-los:
Não tema, pois estou com você, não só ao alcance de seu chamado, mas presente com você; não se espante com o poder dos que estão contra você, pois sou seu Deus e estou empenhado em seu favor.
Você é fraco? Eu o fortalecerei. Está sem amigos? Eu o ajudarei no tempo de necessidade. Está prestes a afundar, prestes a cair? Eu o sustentarei com a mão direita de minha retidão, aquela mão direita “cheia de retidão” ao distribuir recompensas e castigos (Salmos 48:10). E novamente (v. 13) promete-se:
- Que Deus lhes fortalecerá as mãos, isto é, os ajudará: “Segurarei tua mão direita”; andarei de mãos dadas com você, segundo alguns.
Ele nos tomará pela mão como nosso guia para conduzir-nos em nosso caminho, ajudar-nos-á a levantar quando caímos ou impedirá nossas quedas. Quando estamos fracos, nos amparará; quando vacilamos, nos firmará; quando trememos, nos animará. E assim nos segurará pela mão direita (Salmos 73:23).
- Que silenciará seus temores, dizendo-lhes: “Não temas.” Disse isso repetidas vezes em sua palavra, onde providenciou antídotos soberanos contra o medo. Mas irá mais adiante: por seu Espírito, dirá isso ao coração deles e os fará ouvi-lo. Assim os ajudará.
II. Que, embora os inimigos agora sejam muito temíveis, insolentes e severos, ainda assim virá o dia em que Deus lhes pedirá contas e seu povo triunfará sobre eles. Há os que se enfurecem contra o povo de Deus, contendem com ele (v. 11), fazem guerra contra ele (v. 12), odeiam-no, buscam arruiná-lo e estão continuamente provocando desavenças com ele.
Mas o povo de Deus não deve enfurecer-se contra eles, nem contender com eles, nem retribuir mal por mal. Deve esperar o tempo de Deus e crer:
Que os inimigos se convencerão ao menos da insensatez de contender com o povo de Deus, ainda que não se convençam do pecado. Ao perceber que não adianta, ficarão envergonhados e confundidos. Isso poderia levá-los ao arrependimento, mas antes os encherá de fúria.
Que serão inteiramente arruinados e desfeitos (v. 11): “Serão como nada” diante da justiça e do poder de Deus. Quando ele se levanta contra seus inimigos orgulhosos, faz deles nada. Ou serão levados ao nada, como se nunca tivessem existido.
Isso se repete no v. 12: “Serão como nada e como uma coisa de nada”, como aquilo que se foi e faltou. Os que eram temíveis se tornarão desprezíveis; os que imaginavam poder fazer qualquer coisa nada conseguirão realizar; os que tinham destaque no mundo e faziam grande alarde se tornarão meros zeros, enterrados no silêncio.
Perecerão: não apenas deixarão de existir, mas serão miseráveis. Você os procurará, indagará o que lhes aconteceu, pois não aparecem como de costume, mas não os encontrará, como Davi: “Procurei-o, mas não pôde ser encontrado” (Salmos 37:36).
III. Que eles mesmos se tornarão um terror para os que agora os aterrorizam, e a vitória passará para seu lado (vv. 14-16). Veja aqui:
- A que ponto Jacó e Israel foram reduzidos e abatidos. É o verme Jacó: tão pequeno, fraco e indefeso, desprezado e pisado por todos, obrigado até a rastejar para dentro da terra em busca de segurança. E não devemos admirar-nos de que Jacó tenha se tornado verme, pois até o Rei de Jacó se chama “verme e não homem” (Salmos 22:6).
O povo de Deus às vezes é como verme aos próprios olhos, por humildade, e aos olhos altivos dos inimigos. Vermes, mas não víboras, como seus inimigos, nem descendência da serpente.
Deus considera a condição baixa de Jacó e diz: “Não temas, verme Jacó”; não tema ser esmagado; e vocês, homens de Israel, vocês, poucos homens, como alguns leem, vocês, homens mortos, como outros, não se deem por perdidos apesar de tudo.
Repare: a graça de Deus silencia os temores mesmo quando parece haver o maior motivo para temer. Perplexos, mas não desesperados.
- Como Jacó e Israel são elevados dessa condição humilde e são tornados tão temíveis quanto já foram desprezíveis. Mas por quem Jacó se levantará, sendo tão pequeno? Aqui nos é dito: “Eu te ajudarei, diz o Senhor”; ajudar os fracos é honra para Deus.
Ele os ajudará porque é seu Redentor, que costuma redimi-los e assumiu esse compromisso. Cristo é o Redentor; dele se encontra nossa ajuda. Ele os ajudará porque é o Santo de Israel, adorado entre eles na beleza da santidade e comprometido com eles por promessa.
O Senhor os ajudará tornando-os capazes de ajudar a si mesmos e fazendo de Jacó um instrumento de debulhar. Observe: ele é apenas instrumento, ferramenta na mão de Deus, que se agrada em usá-lo. É instrumento feito por Deus e não é mais do que Deus o fez ser.
Mas, se Deus o fizer instrumento de debulhar, usá-lo-á e, por isso, o tornará apto para o trabalho: novo e afiado, com dentes ou pontas agudas. Então, pela direção e força divinas, “debulharás os montes”, os mais altos, mais fortes e mais obstinados de seus inimigos; você não só os atacará, mas os reduzirá a pedaços pequenos.
Eles não serão como o grão debulhado, que tem valor e é cuidadosamente conservado; assim é o povo de Deus quando está sob o mangual: “Ó minha debulha!”, mas ainda o grão de minha eira, que não se perderá (Isaías 21:10). Esses inimigos, porém, serão transformados em palha, sem utilidade, que o lavrador se alegra em descartar.
O profeta prossegue com a imagem (v. 16): depois de debulhá-los, você os joeirará, e o vento os espalhará. Isso talvez se tenha cumprido em parte nas vitórias dos judeus sobre seus inimigos no tempo dos macabeus.
Mas parece, em termos gerais, que se destina a anunciar a condenação final de todos os inimigos implacáveis da igreja de Deus e que também se cumprirá nos triunfos da cruz de Cristo, do evangelho de Cristo e de todos os seus fiéis seguidores sobre os poderes das trevas.
Todos eles, cedo ou tarde, serão dispersos. Em Cristo, todos os crentes serão mais que vencedores, e aquele que vencer terá poder sobre as nações (Apocalipse 2:26).
IV. Que então terão abundante conforto em Deus, e Deus receberá abundante honra deles: “Tu te alegrarás no Senhor” (v. 16). Quando somos libertados do que impedia nossa alegria e abençoados com aquilo que a fundamenta, devemos lembrar que Deus é nossa alegria suprema e que nele todas as nossas alegrias devem encontrar seu fim.
Quando nos alegramos pela vitória sobre os inimigos, devemos alegrar-nos no Senhor, pois somente a ele devemos nossa liberdade e nossas vitórias. “Tu também te gloriarás no Santo de Israel”, no interesse que você tem nele, na sua relação com ele e no que ele fez em seu favor. E, se assim fazemos de Deus nosso louvor e nossa glória, tornamo-nos para ele motivo de louvor e glória.
V. Que receberão, no tempo certo, provisões adequadas de tudo que lhes é próprio no tempo de necessidade. Se for preciso, Deus fará novamente por eles o que fez por Israel na marcha do Egito a Canaã (vv. 17-19).
Quando os cativos, ou na Babilônia ou no retorno de lá, estiverem em angústia por falta de água ou abrigo, Deus terá zelo por eles e, de algum modo, tornará confortável sua viagem, mesmo pelo deserto. Mas sem dúvida essa promessa tem mais que uma interpretação tão particular. O retorno da Babilônia tipificava nossa redenção por Cristo. Assim, o conteúdo dessas promessas:
Foi providenciado pelo evangelho de Cristo. A gloriosa revelação de seu amor deu a todos os que ouvem esse alegre anúncio plena certeza de que Deus lhes preparou confortos inestimáveis, suficientes para suprir todas as suas carências, contrabalançar todas as suas dores e responder a todas as suas orações.
É aplicado pela graça e pelo Espírito de Cristo a todos os crentes, para que tenham forte consolação no caminho e felicidade completa no fim. Nosso caminho para o céu passa pelo deserto deste mundo. Agora:
(1.) Supõe-se aqui que os do povo de Deus, em sua passagem por este mundo, frequentemente se encontram em apertos: “Os pobres e necessitados buscam água, e não há nenhuma”; os pobres de espírito têm fome e sede de justiça.
A alma humana, vendo-se vazia e necessitada, procura satisfação em algum lugar, mas logo perde a esperança de encontrá-la no mundo, que nada tem capaz de lhe dar descanso. As criaturas são cisternas quebradas, incapazes de reter água.
Assim, a língua dessas pessoas desfalece de sede: estão cansadas de procurar no mundo uma satisfação que ali não existe. Sua dor as torna sedentas, assim como seu esforço.
(2.) Promete-se aqui que, de uma forma ou de outra, todos os seus males serão remediados e elas encontrarão descanso:
[1.] O próprio Deus estará perto deles em tudo quanto lhe pedirem. Que todo o povo de Deus que ora repare nisso e se conforte com isso. Ele disse: “Eu, o Senhor, os ouvirei, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei”; estarei com eles, como sempre estive, em suas angústias.
Enquanto estamos no deserto deste mundo, essa promessa é para nós o que a coluna de nuvem e fogo era para Israel: garantia da presença graciosa de Deus.
[2.] Terão suprimento constante de água fresca, como Israel teve no deserto, mesmo onde menos se esperaria (v. 18): “Abrirei rios nos lugares altos”, rios de graça, rios de prazer e rios de água viva, acerca dos quais Cristo falou ao se referir ao Espírito (João 7:38, 39).
Esse Espírito seria derramado sobre os gentios, que tinham sido como lugares altos, secos e estéreis, e, em sua própria presunção, elevados acima da necessidade desse dom. Haverá também fontes no meio dos vales, os vales de Baca (Salmos 84:6), arenosos e cansativos. Ou haverá fontes entre os judeus, que, em comparação com os montes gentios, tinham sido como vales férteis.
A pregação do evangelho ao mundo transformou aquele deserto em lago de águas, produzindo frutos para seu dono e alívio para os viajantes que o atravessam.
[3.] Terão sombra agradável para protegê-los do calor abrasador do sol, como Israel quando acampou em Elim, onde encontrou não só poços de água, mas também palmeiras (Êxodo 15:27): “Plantarei no deserto o cedro” (v. 19).
Transformarei o deserto em pomar ou jardim como os que costumavam ser plantados com essas árvores agradáveis, de modo que passem pelo deserto com tanta facilidade e deleite quanto um homem anda em seu bosque. Essas árvores serão para eles o que a coluna de nuvem foi para Israel no deserto, abrigo contra o calor.
Cristo e sua graça são assim para os crentes, como a sombra de uma grande rocha (Isaías 32:2). Quando Deus estabelece sua igreja no deserto gentio, a mudança no caráter dos homens será tão grande como se espinhos e sarças se transformassem em cedros, pinheiros e murtas. Uma mudança bendita é descrita assim em Isaías 55:13.
[4.] Verão e reconhecerão nisso a mão de Deus, seu poder e seu favor (v. 20). Deus fará essas coisas estranhas e surpreendentes justamente para despertá-los ao convencimento e à consideração de sua mão em tudo: para que vejam essa mudança maravilhosa e, sabendo que está acima do curso e do poder ordinários da natureza, possam considerar que por isso vem de um poder superior.
E, comparando entre si suas observações, possam entender juntos e concordar no reconhecimento de que a mão do Senhor, sua mão poderosa estendida em favor de seu povo e para eles, fez isso, e que o Santo de Israel o criou, o fez de novo, o fez do nada, o fez para o conforto de seu povo. Repare: Deus faz grandes coisas por seu povo para que seja notado.
Versículos 21 a 29
A Idolatria Exposta. (a.C. 708.)
Por meio do profeta, o Senhor repete aqui o desafio aos idólatras para que comprovem as pretensões de seus ídolos: “Apresentai vossa causa (v. 21) e defendei-a como puderdes; trazei as razões mais fortes que tendes para provar que vossos ídolos são deuses e dignos de vossa adoração.”
Repare: para mostrar o absurdo do pecado, basta apresentar as razões oferecidas em sua defesa, pois elas trazem em si mesmas sua refutação.
I. Os ídolos são desafiados a dar provas de conhecimento e poder. Vejamos que informações podem dar e o que podem fazer. Entendimento e capacidade de agir são qualidades do homem. Quem pretende ser deus precisa tê-las em perfeição. Os ídolos demonstraram que as têm? Não.
- “Nada podem dizer-nos que já não soubéssemos, tão ignorantes são. Desafiamo-los a informar-nos”:
(1.) “Do que aconteceu antes: que mostrem as coisas passadas e as tirem do esquecimento em que foram sepultadas.” Deus inspirou Moisés a escrever uma história da criação que os deuses dos pagãos jamais poderiam ditar a qualquer de seus entusiastas.
Ou: “Que os defensores dos ídolos nos digam de que grandes feitos seus deuses podem vangloriar-se como realizados antigamente. O que fizeram de digno de atenção? Que indiquem qualquer coisa; ela será examinada, receberá o peso devido e será comparada com seu resultado final. Se ao fim se mostrar tão grande quanto se alegava, receberão o crédito por ela.”
(2.) “Desafiamo-los a dizer o que acontecerá, a declarar-nos as coisas futuras” (v. 22); e novamente: “Mostrai as coisas que ainda hão de vir” (v. 23). Dai essa prova de vossa onisciência, de que nada pode ser ocultado de vós, e de vossa soberania e domínio.
“Mostrai que fazeis tudo ao nos contar de antemão o que pretendeis fazer. Prestai esse serviço ao mundo: dizei-lhe o que virá, para que possa preparar-se. Fazei isso, e reconheceremos que sois deuses acima de nós e deuses para nós, dignos de nossa adoração.” Nenhuma criatura pode prever com certeza o futuro, a não ser por revelação divina.
- “Nada podem fazer que nós mesmos não possamos, tão impotentes são.” Ele os desafia a fazer o bem ou o mal: bem aos amigos ou mal aos inimigos. “Que façam, se puderem, algo extraordinário que as pessoas admirem e que as impressione. Que abençoem ou amaldiçoem com poder.”
“Vejamos se conseguem infligir pragas como as que Deus trouxe sobre o Egito ou conceder bênçãos como as que deu a Israel. Que façam algo grandioso, e ficaremos maravilhados ao vê-lo e seremos levados pelo temor a venerá-los, como muitos foram levados a venerar o Deus verdadeiro.”
A acusação contra esses ídolos, que eles refutem se puderem, é que “não são nada” (v. 24). Suas pretensões não têm fundamento algum; não existe o menor motivo para que os homens lhes prestem respeito. Neles nada é digno de nossa consideração.
“São menos que nada, piores que nada”, conforme alguns leem. “Sua obra nada vale, assim como todo o alarde que se faz a seu respeito. Não há sequer aparência de justificativa; tudo é brincadeira, uma farsa imposta ao mundo.”
“Por isso, quem vos escolhe, conferindo-vos assim a condição de divindade, e”, conforme alguns leem, “quem se deleita em vós, é uma abominação.” Assim alguns entendem o texto. Um servo tem liberdade de escolher seu senhor, mas o homem não tem liberdade de escolher seu Deus. Quem escolhe outro além do Deus verdadeiro escolhe uma abominação; sua escolha a torna tal.
II. Deus apresenta provas de que é o Deus verdadeiro e de que não há outro além dele. Que apresente suas razões mais fortes:
- Tem poder irresistível. Logo demonstrará isso ao levantar Ciro e fazê-lo figura de Cristo (v. 25): “Ele o levantará do norte e do nascente do sol.” Ciro era medo pelo pai e persa pela mãe; seu exército era composto de medos, cuja terra ficava ao norte, e persas, cuja terra ficava a leste da Babilônia.
Deus o elevará a grande poder, e ele virá contra a Babilônia para atender a seus próprios interesses. Mas:
(1.) Proclamará o nome de Deus; assim se pode ler. Publicará a honra do Deus de Israel. Fez isso de modo notável quando, em sua proclamação para libertar os judeus do cativeiro, reconheceu que o Senhor Deus de Israel era o Senhor Deus do céu.
Pode-se dizer que invocou seu nome quando incentivou a construção de seu templo; muito provavelmente ele próprio o invocou e lhe orou (Esdras 1:2, 3).
(2.) Toda oposição cairá diante dele: ele virá contra os príncipes da Babilônia e todos os que se levantarem em seu caminho como quem pisa argamassa; os pisará como o oleiro amassa o barro para usá-lo segundo seus fins.
Cristo, como homem, foi levantado do norte, pois Nazaré ficava na parte norte de Canaã. Como anjo da aliança, sobe do oriente. Sustentou a honra do céu, pois “invocará meu nome”, e quebrou os poderes do inferno: veio contra o príncipe das trevas como quem pisa argamassa e o esmagou.
- Tem presciência infalível. Não apenas faria isso, mas, por seu profeta, agora o predizia. Os falsos deuses não podiam fazê-lo nem prever que seria feito:
(1.) Ele os desafia a apresentar qualquer de suas supostas divindades, ou adivinhos, que tivesse anunciado isso ou pudesse anunciá-lo (v. 26): “Quem declarou desde o princípio algo assim, ou o contou antes? Dizei-nos se conheceis algum, pois nós não conhecemos.”
“Se existir algum, diremos: Ele é justo, é verdadeiro, sua causa é justa, suas pretensões estão provadas, e ele tem razão em exigir adoração.” Isso concorda com o v. 22 e o v. 23.
(2.) Reivindica para si a honra exclusiva de realizar e predizer esses acontecimentos (v. 27): “Sou o primeiro”, assim se pode ler, “que dirá a Sião: Eis, eis aí estão eles!” Ele avisará ao povo de Israel que seus libertadores estão próximos, pois houve quem compreendesse pelos livros de Deus que se aproximava o tempo (Daniel 9:2).
“E sou eu quem dará a Jerusalém alguém que traz boas-novas”, as boas-novas da libertação do povo. Isso se aplica à obra da redenção, na qual o Senhor se revelou muito mais do que na libertação dos judeus da Babilônia: foi ele quem planejou nossa salvação, a realizou e nos deu as boas-novas da reconciliação.
III. Profere-se aqui o juízo sobre essa disputa:
- Nenhum ídolo predisse nem podia prever essa obra maravilhosa. Outras nações além dos judeus foram libertadas do cativeiro na Babilônia por Ciro ou, pelo menos, foram muito afetadas pela mudança de domínio e sua transferência aos persas.
Ainda assim, nenhum deus ou profeta lhes dera notícia prévia: “Ninguém mostra” (v. 26), “ninguém declara, ninguém dá o menor indício. Nenhuma das nações ouve vossas palavras nem pode afirmar ter ouvido de seus deuses palavras como as que vós, israelitas, ouvistes do vosso Deus por meio de seus profetas” (Salmos 147:20).
Nenhum dos deuses das nações mostrou a seus adoradores o caminho da salvação que Deus mostrará pelo Messias. As boas-novas que o Senhor enviará no evangelho são mistério oculto desde eras e gerações (Romanos 16:25, 26).
- Nenhum dos que defendiam os ídolos pôde apresentar exemplo de conhecimento ou poder que tivesse sequer aparência de prova de que eram deuses. Todos os seus defensores ficaram mudos diante desse desafio (v. 28):
“Olhei, e não havia homem que pudesse testemunhar em seu favor, nem mesmo entre seus admiradores mais zelosos. Não havia conselheiro, ninguém que pudesse dizer algo em defesa de sua causa.”
“Mesmo entre os ídolos não havia nenhum capaz de aconselhar sobre os assuntos mais triviais, e, ainda assim, havia quem lhes pedisse conselho nas questões mais importantes e difíceis. Quando lhes perguntei o que tinham a dizer em defesa própria, permaneceram mudos; a causa contra eles era tão clara que ninguém pôde responder uma palavra.”
Portanto, o julgamento deve ser dado contra o réu por Nihil dicit, isto é, “ele está mudo”. Nada tem a dizer em sua defesa. Ficou sem palavras (Mateus 22:12).
- A sentença é, então, proferida conforme a acusação apresentada contra eles (v. 24): “Eis que todos são vaidade” (v. 29); são mentira e fraude. Não são de fato o que alegam ser, nem seus adoradores encontrarão neles o que esperam.
“Suas obras nada são, não têm força nem valor. Seus inimigos não precisam temer deles dano algum; seus adoradores não podem esperar deles bem algum. Suas imagens fundidas, e de fato todas as suas imagens, são vento e confusão, vaidade e aflição.”
Os que as adoram serão enganados por elas e recordarão a própria insensatez com a maior amargura. “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).