Matthew Henry

Isaías 40

Argumento

Neste capítulo começa a última parte da profecia deste livro. Ela não apenas está separada da primeira parte pelos capítulos históricos intermediários, mas parece distinguir-se também por seu alcance e estilo.

Na primeira parte, o nome do profeta aparecia frequentemente antes dos sermões particulares, além do título geral, como em Isaías 2:1; 7:3; 13:1. Toda esta parte, porém, é um único discurso contínuo, e o profeta não é mencionado uma única vez.

Aquela parte continha muitos fardos e muitos ais; esta contém muitas bênçãos. Lá se profetizava sobretudo acerca da angústia em que o povo de Deus se encontrava por causa do assírio e de seu livramento. Aqui, porém, isso é tratado como fato passado (Isaías 52:4).

O cativeiro na Babilônia e o livramento desse cativeiro, acontecimentos muito maiores e de interesse mais amplo e duradouro, são aqui preditos extensamente.

Antes de enviar seu povo ao cativeiro, Deus lhes forneceu promessas preciosas para sustento e conforto na tribulação. Podemos bem imaginar quanto a luz gloriosa e graciosa dessa profecia lhes serviu naquele dia nublado e escuro e quanto ajudou a enxugar suas lágrimas junto aos rios da Babilônia.

Mas ela olha ainda mais adiante, para coisas maiores. Encontramos muito de Cristo e da graça do evangelho na parte anterior deste livro; nesta última encontraremos muito mais.

E, como se tivesse sido destinada a um resumo profético do Novo Testamento, começa com o que abre os evangelhos, “a voz de um que clama no deserto” (Isaías 40:3), e termina com o que encerra o livro do Apocalipse, “os novos céus e a nova terra” (Isaías 66:22).

Até o sr. White reconhece que, assim como todas as misericórdias de Deus para com a nação judaica tinham alguma semelhança com as coisas gloriosas realizadas por nosso Salvador para a redenção humana, também são expressas pelo Espírito de Deus em termos que mostram claramente que o profeta, ao falar da redenção dos judeus, tinha em mente um livramento mais glorioso.

E não precisamos buscar cumprimento ulterior dessas profecias ainda por vir; pois, se Jesus é aquele, e seu reino é esse, que viria, não devemos buscar outro, mas o avanço e a conclusão da mesma obra bendita iniciada na primeira pregação e implantação do cristianismo no mundo.

Neste capítulo temos: I. Ordens para pregar e divulgar as boas-novas da redenção (v. 1, 2). II. Essas boas-novas introduzidas por uma voz no deserto, que assegura que todos os obstáculos serão removidos (vv. 3-5) e que, embora todas as criaturas falhem e murchem, a palavra de Deus será estabelecida e cumprida (vv. 5-8).

III. Uma perspectiva alegre dada ao povo de Deus da felicidade que essa redenção traria consigo (vv. 9-11). IV. A soberania e o poder daquele Deus que se encarrega de realizar essa redenção engrandecidos (vv. 12-17).

V. O triunfo, portanto, sobre os ídolos, e os idólatras repreendidos por sua insensatez (vv. 18-26). VI. Uma censura dada ao povo de Deus por seus temores e desalentos, e dito o suficiente, em poucas palavras, para silenciar esses temores (vv. 27-31). E nós, pela paciência e conforto desta escritura, podemos ter esperança.

Versículos 1 a 2

Predições Evangélicas. (a.C. 708.)

Temos aqui a comissão e as instruções dadas não só a este profeta, mas também, com ele, a todos os profetas do Senhor e, mais ainda, a todos os ministros de Cristo, para anunciar conforto ao povo de Deus.

  1. Isso não só autorizava, mas ordenava ao próprio profeta que animasse as pessoas boas de seu tempo, que não podiam deixar de ter pressentimentos muito melancólicos ao ver Judá e Jerusalém amadurecendo rapidamente para a ruína por suas impiedades atrevidas, e Deus, em sua providência, apressando a ruína sobre elas.

Tenham certeza de que, apesar de tudo isso, Deus tinha misericórdia reservada para elas.

  1. Era especialmente uma orientação aos profetas que viveriam no tempo do cativeiro, quando Jerusalém estivesse em ruínas: deveriam animar os cativos a esperar soltura no tempo certo.

  2. Os ministros do evangelho, empregados pelo Espírito bendito como confortadores e colaboradores da alegria dos cristãos, são aqui lembrados de sua tarefa. Temos aqui:

I. Palavras confortadoras dirigidas ao povo de Deus em geral (v. 1). Os profetas recebem instruções de seu Deus, pois ele é “o Senhor Deus dos santos profetas” (Apocalipse 22:6), para confortar o povo de Deus.

A ordem é duplicada: “Confortai, confortai”; não porque os profetas não queiram fazê-lo (não: é a parte mais agradável de seu trabalho), mas porque às vezes as almas do povo de Deus recusam ser confortadas.

E seus confortadores precisam repetir as coisas muitas vezes antes de conseguirem fixar neles alguma coisa. Observe aqui: 1. Há no mundo um povo que pertence a Deus. 2. É vontade de Deus que seu povo seja confortado, mesmo nos piores tempos.

  1. É obra e tarefa dos ministros fazer tudo que podem pelo conforto do povo de Deus. 4. Palavras que convencem do pecado, como as da primeira parte deste livro, devem ser seguidas por palavras de conforto, como as daqui, pois aquele que nos rasgou nos curará.

II. Palavras confortadoras dirigidas em particular a Jerusalém: “Falem ao coração de Jerusalém” (v. 2).

Falem aquilo que reavivará seu coração e será um cordial para ela e para todos os que lhe pertencem e desejam seu bem. Não o sussurrem, mas clamem a ela: clamem em alta voz para mostrar aos santos seus confortos, assim como aos pecadores suas transgressões; façam-na ouvir.

  1. Que os dias de sua tribulação estão contados e terminados: “Sua luta chegou ao fim, o tempo determinado de sua servidão; a campanha terminou, e ela se retirará para um lugar de descanso.”

A vida humana é uma guerra (Jó 7:1); a vida cristã, muito mais. Mas a luta não durará para sempre; a luta chegará ao fim e então os bons soldados não só entrarão no descanso como também terão certeza de receber sua paga.

  1. Que a causa de sua tribulação é removida e, quando ela for retirada, o efeito cessará. Digam-lhe: “Sua iniquidade está perdoada; Deus se reconciliou com ela, e ela não mais será tratada como culpada diante dele.” Nada pode ser dito de mais confortador que isto: “Filho, tem bom ânimo; teus pecados te são perdoados.” As tribulações são então removidas em amor quando o pecado é perdoado.

  2. Que o fim de sua tribulação foi alcançado: “Ela recebeu do Senhor o dobro por todos os seus pecados”, suficiente e mais que suficiente para separá-la de seus ídolos. A adoração desses ídolos era o grande pecado pelo qual Deus tinha uma controvérsia com eles, e do qual intentava recuperá-los por meio do cativeiro na Babilônia.

E o cativeiro teve esse efeito sobre eles: gerou neles uma aversão arraigada à idolatria e foi remédio de força dobrada para expurgar aquela iniquidade. Ou isso pode ser entendido como linguagem da compaixão divina: “Sua alma se afligiu pela miséria de Israel” (Juízes 10:16).

E, como pai terno, desde que falou contra eles, lembrava-se deles fervorosamente (Jeremias 31:20) e estava pronto a dizer que lhes dera correção em excesso. Muito arrependidos, eles reconheceram que Deus os castigou menos do que mereciam suas iniquidades; mas ele, sendo muito compassivo, reconheceu, de certo modo, que os castigara mais do que mereciam.

Os verdadeiros penitentes receberam, de fato, em Cristo e em seus sofrimentos, da mão do Senhor o dobro por todos os seus pecados. Pois a satisfação que Cristo ofereceu com sua morte tinha valor tão infinito que excedia em mais do que o dobro o demérito do pecado, porque Deus não poupou seu próprio Filho.

Versículos 3 a 8

Predições Evangélicas. (a.C. 708.)

Chegou o tempo de favorecer Sião, sim, e ainda: o tempo determinado. O povo de Deus deve ser preparado, pelo arrependimento e pela fé, para os favores que lhes estão destinados. E, para chamá-los a ambas essas coisas, temos aqui a voz de um que clama no deserto.

Isso pode aplicar-se aos profetas que estavam com os cativos em sua condição de deserto. Ao verem despontar o dia de seu livramento, esses profetas os chamaram com insistência a preparar-se e lhes garantiram que seriam superadas todas as dificuldades no caminho de seu livramento.

É bom sinal de que a misericórdia se prepara para nós quando percebemos que a graça de Deus nos prepara para ela (Salmos 10:17). Contudo, isso deve aplicar-se a João Batista. Embora Deus fosse quem falava, João era a voz de um que clama no deserto; sua tarefa era preparar o caminho do Senhor e dispor a mente dos homens para receber e acolher o evangelho de Cristo. O caminho do Senhor se prepara:

I. Pelo arrependimento do pecado. Foi isso que João Batista pregou a todo Judá e Jerusalém (Mateus 3:2, 5), tornando assim pronto um povo preparado para o Senhor (Lucas 1:17).

  1. O alarme é dado; que todos atentem para ele, sob pena de sofrer as consequências. Deus vem pelo caminho da misericórdia, e devemos preparar-nos para ele (vv. 3-5). Se aplicarmos isso ao cativeiro, podemos entendê-lo como promessa de que, quando retornarem, serão removidas todas as dificuldades que houver em seu caminho.

Essa voz no deserto, acompanhada do poder divino, põe os pioneiros a trabalhar para nivelar as estradas. Mas pode ser entendida como chamado ao dever, e é o mesmo dever a que somos chamados ao nos preparar para a entrada de Cristo em nossa alma:

(1.) Devemos alcançar uma disposição de espírito que nos disponha a receber Cristo e seu evangelho: “Preparem o caminho do Senhor; preparem-se para ele”, e seja suprimido tudo que obstruiria sua entrada. “Abram espaço para Cristo; tornem reta uma estrada principal para ele.”

Se ele prepara para nós o fim, certamente devemos preparar para ele o caminho. Preparem-se para o Salvador; “levantai vossas cabeças, ó portas!” (Salmos 24:7, 9.) Preparem-se para a salvação, a grande salvação, e outros livramentos menores. Procuremos tornar-nos aptos para recebê-los, e então Deus os realizará.

Não bloqueemos nossa própria luz nem coloquemos uma tranca em nossa porta; encontremos ou abramos uma estrada principal para ele, mesmo naquilo que era terra deserta. É por isso que ele espera para ser gracioso.

(2.) Devemos ter o coração nivelado pela graça divina. Os que são impedidos de encontrar conforto em Cristo por seus abatimentos e desalentos são os vales a serem elevados. Os que são impedidos de encontrar conforto em Cristo pela ideia orgulhosa de seu próprio mérito e valor são as montanhas e colinas a serem abatidos.

Os que acolheram preconceitos contra a palavra e os caminhos de Deus, são intratáveis e dispostos a contrariar e contradizer até o que é claro e fácil, por não corresponder a suas inclinações corruptas e interesses terrenos, são os lugares tortuosos a serem endireitados e os lugares ásperos a serem aplainados.

Basta que o evangelho de Cristo seja ouvido com atenção imparcial, e não deixará de ser aceito. Isso prepara o caminho do Senhor; e assim Deus, por sua graça, preparará seu próprio caminho em todos os vasos de misericórdia, cujo coração abre como abriu o de Lídia.

  1. Feito isso, a glória do Senhor será revelada (v. 5):

(1.) Quando os cativos estiverem preparados para o livramento, Ciro o proclamará. Terão seu benefício, e somente eles, aqueles cujo coração o Senhor despertará com coragem e resolução para vencer os desânimos que se punham em seu caminho, e fazer pouco caso das colinas, dos vales e de todos os lugares ásperos.

(2.) Depois que João Batista tiver pregado por algum tempo arrependimento, mortificação e reforma, tornando assim pronto um povo preparado para o Senhor (Lucas 1:17), o próprio Messias será revelado em sua glória. Fará milagres, coisa que João não fez, e, por sua graça, que é sua glória, enfaixará e curará com consolações aqueles a quem João feriu ao convencê-los de seus pecados.

Essa revelação da glória divina será luz para iluminar os gentios. “Toda carne a verá juntamente”, não apenas os judeus. Verão e admirarão essa glória, verão e a acolherão, assim como o retorno do cativeiro chamou a atenção das nações vizinhas (Salmos 126:2).

E será o cumprimento da palavra de Deus, da qual nem um jota ou til cairá por terra: “A boca do Senhor o proferiu” e, por isso, a mão do Senhor o realizará.

II. Pela confiança na palavra do Senhor, e não em criatura alguma. Tendo a boca do Senhor proferido isso, a voz tem ainda isto a proclamar, e quem tem ouvidos ouça: “A palavra de nosso Deus permanecerá para sempre” (v. 8).

  1. Pelo cumprimento dessas profecias e promessas de salvação, realizadas plenamente no tempo devido, fica claro que a palavra do Senhor é certa e nela se pode confiar com segurança.

Então estaremos preparados para o livramento, quando dependermos inteiramente da palavra de Deus e nela fundamentarmos nossas esperanças, certos de que ela não nos envergonhará. Na dependência dessa palavra devemos ser levados a reconhecer que “toda carne é erva”, que murcha e desvanece.

(1.) Não devemos temer o poder humano quando se opõe ao livramento, pois será como erva diante da palavra do Senhor: murchará e será pisoteado. Os insultuosos babilônios, que prometem a si mesmos que as desolações de Jerusalém serão perpétuas, são apenas como erva sobre a qual sopra o espírito do Senhor, reduzindo-a a nada, mas crestando toda a sua glória.

Pois a palavra do Senhor, que promete seu livramento, permanecerá para sempre, e não está no poder de seus inimigos impedir sua execução.

(2.) Não devemos confiar no poder humano quando se manifestaria em favor do livramento, pois, comparado com a palavra do Senhor, é apenas como erva. A palavra é o único fundamento firme sobre o qual podemos edificar nossa esperança.

Quando Deus está prestes a operar a salvação de seu povo, os afastará da dependência das criaturas e de buscá-la nas colinas e montanhas. Estes lhes faltarão, e as expectativas neles depositadas serão frustradas: O Espírito do Senhor soprará sobre eles.

Pois Deus não admitirá criatura alguma como rival dele na esperança e na confiança de seu povo. Assim como somente sua palavra permanecerá para sempre, também somente nessa palavra deve firmar-se nossa fé. Quando somos levados a isso, então, e não antes, estamos aptos a receber misericórdia.

  1. A palavra de nosso Deus, essa glória do Senhor que agora será revelada, o evangelho e a graça que com ele nos é trazida e por ele realizada em nós permanecerá para sempre; e essa é a satisfação de todos os crentes quando encontram murchando e desvanecendo como erva todos os seus confortos nas criaturas.

Assim o apóstolo aplica isso à palavra que nos é pregada pelo evangelho e que vive e permanece para sempre como semente incorruptível pela qual nascemos de novo (1 Pedro 1:23-25). Para preparar o caminho do Senhor, devemos estar convencidos:

(1.) Da vaidade das criaturas: toda carne é erva, fraca e sujeita a murchar. Nós mesmos somos assim e, portanto, não podemos salvar-nos; todos os nossos amigos também o são e, portanto, não podem salvar-nos.

Toda a beleza da criatura, que poderia torná-la agradável, é como a flor da erva, logo crestada; por isso, não pode recomendar-nos a Deus nem obter sua aceitação. Somos criaturas moribundas; todos os nossos confortos neste mundo são confortos moribundos e, portanto, não podem ser a felicidade de nossa alma imortal. Devemos buscar mais adiante uma salvação, buscar mais adiante uma porção.

(2.) Da validade da promessa de Deus. Devemos estar convencidos de que a palavra do Senhor pode fazer por nós o que toda carne não pode; como permanece para sempre, ela nos dará uma felicidade que durará tanto quanto nossa alma, que deve viver eternamente. Pois as coisas que não são vistas, mas devem ser cridas, são eternas.

Versículos 9 a 11

Predições Evangélicas. (a.C. 708.)

Foi prometido (v. 5) que a glória do Senhor seria revelada; é com essa esperança que o povo de Deus deve ser consolado. Agora nos é dito:

I. Como essa glória será revelada (v. 9):

  1. Será revelada a Sião e Jerusalém. A notícia chegará ao remanescente que ficou em Sião e Jerusalém, os pobres da terra que cultivavam vinhas e lavravam a terra; a eles se dirá que seus irmãos voltarão. Também será dada aos cativos que pertenciam a Sião e Jerusalém e continuavam a amá-las.

Diz-se que Sião mora com a filha de Babilônia (Zacarias 2:7); ali ela recebe a notícia da bondosa proclamação de Ciro. Assim, a margem lê: “Ó tu que anuncias boas-novas a Sião”, referindo-se àqueles encarregados de divulgar a proclamação.

Que o façam de boa vontade, façam a notícia ecoar por toda a região e a anunciem aos filhos de Sião na própria língua, dizendo-lhes: “Eis o vosso Deus.”

  1. Será anunciada por Sião e Jerusalém (assim diz o texto). Quando os que ficaram ali, ou os que já retornaram, perceberem que o livramento avança para sua conclusão, devem proclamá-lo nos lugares mais públicos, de onde todas as cidades de Judá possam ouvi-los melhor.

Que o proclamem tão alto quanto puderem: ergam a voz com força, sem receio de esforçá-la demais. Não temam que o inimigo ouça e lhes cause problemas, nem que a notícia se mostre falsa ou menos boa do que parecia no início. Digam às cidades de Judá e a todos os habitantes da região: “Eis o vosso Deus.”

Quando Deus avança na salvação de seu povo, que este se empenhe em divulgar a notícia aos amigos. Que lhes diga que foi Deus quem agiu: quaisquer que fossem os instrumentos, Deus foi o autor. Ele é o Deus deles, unido a eles por aliança; age como Deus deles, e eles colherão os benefícios e o consolo de sua obra.

“Contemplai-o; reconhecei sua mão nisso e olhai além das causas secundárias. Eis que finalmente veio o Deus por quem esperais há tanto tempo (Isaías 25:9): ‘Este é o nosso Deus; temos esperado por ele.’”

Isso pode referir-se ao convite enviado de Jerusalém às cidades de Judá logo que, após voltarem do cativeiro, levantaram um altar, para que viessem unir-se a eles nos sacrifícios (Esdras 3:2-4). “Quando o culto a Deus for restabelecido, avisai todos os vossos irmãos, para que partilhem convosco o consolo que ele traz.”

Mas o pleno cumprimento dessa profecia se daria na pregação pública e destemida do evangelho pelos apóstolos a todas as nações, começando por Jerusalém. A voz que clamava no deserto anunciou que ele viria; agora se anuncia que ele veio. “Eis o Cordeiro de Deus”; contemplem plenamente o seu Redentor. “Eis o vosso Rei; eis o vosso Deus.”

II. Qual é a glória que será revelada. “Vosso Deus virá, se manifestará”:

  1. “Com o poder e a grandeza de um príncipe” (v. 10): “Virá com mão forte”, forte demais para ser impedida, embora possa sofrer oposição. Sua mão forte sujeitará seu povo a ele e conterá e vencerá seus inimigos e os de seu povo. “Virá aquele que tem força suficiente para superar todas as dificuldades em seu caminho.”

Nosso Senhor Jesus era cheio de poder, um Salvador poderoso. Alguns leem: “Ele virá contra o poderoso e o dominará; ele o vencerá.” Satanás é o homem forte e armado; mas nosso Senhor Jesus é mais forte que ele e mostrará que o é, pois:

(1.) Reinará apesar de toda oposição: “Seu braço governará”, prevalecendo a seu favor para cumprir seus desígnios e para sua própria glória, pois ele mesmo é seu fim.

(2.) Recompensará a todos segundo suas obras, como justo Juiz: “Sua recompensa está com ele”; tal qual um príncipe que retorna, traz castigos para os rebeldes e promoções para seus súditos fiéis.

(3.) Prosseguirá e cumprirá seu propósito: “Sua obra está diante dele”, isto é, sabe perfeitamente o que deve fazer, por qual caminho agir e como realizá-lo. Ele mesmo sabe o que fará.

  1. “Com a compaixão e a ternura de um pastor” (v. 11). Deus é o Pastor de Israel (Salmos 80:1); Cristo é o bom Pastor (João 10:11). Aquele que governa com a mão forte de um príncipe conduz e alimenta com a mão bondosa de um pastor.

(1.) Cuida de todo o seu rebanho, o pequeno rebanho: “Como pastor apascentará seu rebanho.” Sua palavra é alimento para o rebanho; suas ordenanças são campos onde ele se alimenta; seus ministros são pastores subordinados, designados para cuidar dele.

(2.) Cuida especialmente daqueles que mais necessitam de seus cuidados: os cordeiros, fracos, incapazes de ajudar a si mesmos e desacostumados às dificuldades; e as ovelhas prenhes, que por isso carregam um peso e correm o risco de perder as crias se sofrerem algum dano.

Ele se preocupa em especial com a continuidade do rebanho, para que não falhe nem seja interrompida.

O bom Pastor cuida com ternura das crianças bem encaminhadas e promissoras, dos recém-convertidos que começam a trilhar o caminho do céu, dos crentes fracos e dos entristecidos. Esses são os cordeiros de seu rebanho, aos quais certamente não faltará nada do que sua condição exige.

[1.] Ele os recolherá nos braços do seu poder; sua força se aperfeiçoará na fraqueza deles (2 Coríntios 12:9). Recolherá os que se desviarem, levantará os que caírem, reunirá os dispersos e, por fim, os levará para casa, para junto de si. Fará tudo isso com seu próprio braço, do qual ninguém poderá arrancá-los (João 10:28).

[2.] Ele os carregará no seio de seu amor e ali os acolherá com carinho. Quando estiverem cansados ou exaustos, doentes e sem forças, ou encontrarem caminhos difíceis, ele os levará adiante e cuidará para que não fiquem para trás.

[3.] Ele os conduzirá com mansidão. Por sua palavra, não lhes exigirá serviço maior, nem, por sua providência, lhes imporá dificuldade maior do que aquela para a qual os preparará; pois leva em conta sua constituição.

Versículos 12 a 17

Predições Evangélicas. (a.C. 708.)

O objetivo destes versículos é mostrar que ser grande e glorioso é o Senhor Jeová, Deus e Salvador de Israel. O trecho entra aqui:

  1. Para animar seu povo cativo na Babilônia a esperar nele e depender dele para seu livramento, por mais fracos que fossem os cativos e por mais fortes que fossem seus opressores.

  2. Para levá-los a apegar-se a ele, sem se desviar após outros deuses, pois não há nenhum que possa ser comparado com ele.

  3. Para encher de santo temor e reverência a Deus todos os que recebem as boas-novas da redenção por Cristo.

Embora tenha sido dito “Eis o vosso Deus” (v. 9) e “Apascentará seu rebanho como um pastor” (v. 11), ainda assim, esses atos de condescendência de sua graça não devem ser considerados de modo que diminuam as transcendências de sua glória. Vejamos quão grande é nosso Deus e temamos diante dele, pois:

I. Seu poder é ilimitado; criatura alguma pode comparar-se com ele, muito menos enfrentá-lo (v. 12):

  1. Seu alcance é vasto. Contemple a esfera celeste e você ficará espantado com sua extensão; mas o grande Deus mede os céus com um palmo. Para ele não passam da largura de uma mão, tão grandes são suas mãos.

Contemple a esfera da terra e das águas, e ele também a governa. Pode medir na concha da mão todas as águas do mundo, enquanto nós ali só podemos reter um pouco de água. E facilmente maneja a terra seca, pois abarca o pó da terra numa medida, ou com seus três dedos. Para ele não é mais que um punhado, o que apanhamos entre o polegar e dois dedos.

  1. Sua força é vasta, e ele pode mover montes e colinas tão facilmente quanto o comerciante põe suas mercadorias na balança e depois as retira. Pesa-os na mão com a mesma precisão de quem os pesasse numa balança.

Isso pode referir-se à obra da criação, quando os céus foram estendidos com a precisão daquilo que se mede a palmos, e a terra e as águas foram dispostas em proporções corretas, como se tivessem sido medidas. Os montes receberam o peso exato para servir de lastro ao globo, e não mais que isso.

Ou pode referir-se à obra da providência, que é uma criação contínua, e à harmonia de todas as criaturas umas com as outras.

II. Sua sabedoria é insondável, e criatura alguma pode dar-lhe ou informação ou orientação (v. 13, 14). Assim como ninguém pode fazer o que Deus fez e faz, também ninguém pode ajudá-lo a fazê-lo nem sugerir-lhe algo que não lhe tenha ocorrido.

Quando o Senhor, por seu Espírito, fez o mundo (Jó 26:13), ninguém dirigiu seu Espírito nem lhe deu conselho ou sobre o que fazer ou sobre como fazê-lo. Ele tampouco precisa de conselheiro para orientá-lo no governo do mundo, nem há alguém a quem consulte, como os reis mais sábios consultam os entendidos na lei e no juízo (Ester 1:13).

Deus não precisa que lhe digam o que é feito, pois o sabe perfeitamente. Também não precisa de conselho sobre o que deve ser feito, pois conhece tanto o fim correto quanto os meios adequados.

Insiste-se muito nisso aqui porque os pobres cativos não tinham entre eles políticos que cuidassem de seus interesses na corte ou lhes indicassem um meio de obter a liberdade. “Não importa”, diz o profeta, “tendes um Deus que agirá por vós e não precisa da ajuda de homens de Estado.”

Na grande obra de nossa redenção por Cristo, os assuntos foram acertados antes que o mundo existisse, quando não havia quem ensinasse a Deus o caminho do juízo (1 Coríntios 2:7).

III. As nações do mundo nada são em comparação com ele (v. 15, 17). Tome-as todas juntas, todas as grandes e poderosas nações da terra, os reis mais pomposos e os reinos mais populosos, ambos em sua máxima riqueza. Tome as ilhas, sua multidão, as ilhas dos gentios.

Diante dele, quando rivalizam com ele ou lhe fazem oposição, são como uma gota do balde comparada com o imenso oceano, ou como o pó miúdo da balança, que não basta para movê-la e, por isso, é desprezado, de tão miúdo, comparado com todo o pó da terra.

Ele as apanha e lança para longe de si como coisa minúscula, indigna de menção. A seus olhos, todas são como nada, como se não existissem, pois nada acrescentam à sua perfeição e suficiência plena.

Por ele são consideradas, e por nós devem ser consideradas em comparação com ele, menos que nada e vaidade. Quando lhe agrada, pode reduzi-las todas ao nada com a mesma facilidade com que inicialmente as tirou do nada.

Quando Deus tem uma obra a fazer, não atribui valor nem à ajuda nem à resistência de criatura alguma. Todas são vaidade; usa-se aqui a palavra empregada para o caos (Gênesis 1:2), ao qual, no fim, serão reduzidas.

Que isso produza em nós pensamentos elevados acerca de Deus e baixos acerca deste mundo, e nos leve a fazer de Deus, e não do homem, tanto nosso temor quanto nossa esperança. Isso engrandece o amor de Deus ao mundo: embora aos seus olhos tenha tão pequena importância e valor, ainda assim, para redimi-lo ele deu seu Filho unigênito (João 3:16).

IV. Os serviços da igreja nada podem acrescentar-lhe, nem guardam proporção alguma com suas perfeições infinitas (v. 16): “O Líbano não basta para o fogo.” Nem sua madeira bastaria como combustível para o altar, embora seja tão rico em cedros, nem seus animais bastariam para sacrifícios, embora seja tão rico em gado (v. 16).

Seja o que for com que honremos a Deus, fica infinitamente aquém do mérito de sua perfeição, pois ele está exaltado muito acima de toda bênção e louvor, de todos os holocaustos e sacrifícios.

Versículos 18 a 26

A Vaidade dos Ídolos. (a.C. 708.)

O profeta aqui censura:

  1. Os que representavam Deus por meio de criaturas e, assim, trocavam sua verdade pela mentira e sua glória pela vergonha. Faziam imagens, diziam que se pareciam com Deus e, por isso, lhes prestavam homenagem.

  2. Os que colocavam criaturas no lugar de Deus, temendo-as mais que a Deus, como se pudessem enfrentá-lo, ou amando-as mais que a Deus, como se fossem capazes de rivalizar com ele.

O desafio é feito duas vezes: “A quem comparareis Deus?” (v. 18), e novamente no v. 25. O próprio Santo diz: “A quem me comparareis?” Isso mostra a insensatez e o absurdo:

(1.) Da idolatria material, que faz imagens visíveis daquele que é invisível, imagina que a divindade anima a imagem e se torna presente por meio dela. Assim como isso revelava a corrupção da natureza humana, assim era uma injúria intolerável à honra da natureza divina.

(2.) Da idolatria espiritual, que iguala criaturas a Deus em nossos afetos. Os orgulhosos se igualam a Deus; os avarentos igualam seu dinheiro a Deus. Toda criatura que estimamos, amamos, tememos ou na qual esperamos mais do que em Deus é por nós igualada a ele. Não se pode imaginar afronta maior àquele que é Deus sobre todos. Agora, para mostrar o absurdo disso:

I. O profeta descreve os ídolos como coisas desprezíveis, merecedoras do maior desprezo (v. 19, 20):

“Considerai os de melhor qualidade, que os ricos erguem e adoram. São feitos de algum metal comum, fundido na forma que agrada ao artífice e dourado ou coberto com placas de ouro, para passar por imagem de ouro. É uma criatura, pois o artesão a fez; portanto, não é Deus (Oseias 8:6).”

“Dependeu da vontade dele que se tornasse um deus e que tivesse esta ou aquela forma. É um embuste, pois por fora há ouro, mas por dentro há chumbo ou cobre. Nisso de fato representa os deuses, que não eram o que pareciam ser e enganavam seus admiradores.”

“Quão desprezíveis, então, são os de pior qualidade: os deuses dos pobres! O homem tão empobrecido que mal tem um sacrifício para oferecer ao deus depois de fazê-lo ainda assim não ficará sem uma divindade própria num santuário.”

“Embora não possa conseguir uma imagem de bronze ou pedra, preferirá uma de madeira a nenhuma. Para isso, escolhe uma árvore que não apodreça depressa e dela manda fazer sua imagem esculpida.”

“Ricos e pobres concordam em prender bem sua imagem para que não a roubem. Os mais abastados usam correntes de prata para fixar a sua. E, embora a imagem seja apenas de madeira, zela-se para que não seja movida.”

Façamos uma pequena pausa e vejamos:

  1. Como esses idólatras envergonham a si mesmos e lançam descrédito sobre sua própria razão ao imaginar que deuses feitos por eles, Neustãs, pedaços de bronze ou toras de madeira, poderiam fazer-lhes algum bem. Assim se tornaram vãos em suas imaginações, e como seu coração insensato foi obscurecido!

  2. Vejamos como esses idólatras nos envergonham, a nós que adoramos o único Deus vivo e verdadeiro. Não pouparam gastos com seus ídolos; nós nos queixamos como desperdício daquilo que se gasta no serviço de nosso Deus. Zelaram para que seus ídolos não fossem removidos; nós provocamos deliberadamente nosso Deus a afastar-se de nós.

II. O profeta descreve Deus como infinitamente grande e digno da mais alta veneração. Entre ele e os ídolos, qualquer que seja a disputa, não cabe comparação. Para provar a grandeza de Deus, ele apela:

  1. Ao que ouviram a seu respeito pelo ouvir dos ouvidos e ao consenso de todas as eras e nações (v. 21): Não souberam pela própria luz da natureza? Não lhes foi contado por seus pais e mestres, segundo a tradição constante recebida de seus antepassados e predecessores, desde o princípio? Essas noções de Deus são tão antigas quanto o mundo.

Não entenderam isto, como sempre se reconheceu desde a fundação da terra: que Deus é um grande Deus e um grande Rei acima de todos os deuses? É verdade universalmente admitida que existe um Ser infinito, fonte de todo ser.

Isso se entende não apenas desde o princípio do mundo, mas também a partir da origem do universo e por meio dela. Está fundado sobre o fundamento da terra. As coisas invisíveis de Deus se veem claramente desde a criação do mundo (Romanos 1:20).

Você pode não só perguntar a seu pai, e ele lhe dirá isso, e a seus anciãos (Deuteronômio 32:7); mas pergunte aos que passam pelo caminho (Jó 21:29), ao primeiro homem que encontrar, e ele dirá o mesmo.

Alguns leem: vocês não saberão? Vocês não ouvirão? Pois os que ignoram isso o fazem por vontade própria; a luz lhes brilha no rosto, mas fecham os olhos contra ela. O que se diz aqui de Deus é:

(1.) Que ele governa todas as criaturas. Os próprios céus e a terra estão sob sua direção: Ele se assenta sobre o círculo, ou globo, da terra (v. 22). Aquele cuja glória reside especialmente no mundo superior mantém domínio sobre este mundo inferior, dá-lhe leis e dirige todos os seus movimentos para sua própria glória.

Assenta-se sem ser perturbado sobre a terra e, assim, a firma. Continuamente estende os céus; seu poder e sua providência os mantêm continuamente estendidos e o farão até o dia em que forem enrolados como um pergaminho.

Ele os estende com a mesma facilidade com que puxamos uma cortina de um lado para outro, abrindo essas cortinas de manhã e fechando-as novamente à noite. Para esta terra, o céu é como uma tenda para habitar, uma cobertura estendida sobre nossas cabeças: et quod tegit omnia coelum, “e envolve todas as coisas”, como diz Ovídio. Veja Salmos 104:2.

(2.) Que os filhos dos homens, até os maiores e mais poderosos, são como nada diante dele. Os numerosos habitantes da terra são a seus olhos como gafanhotos aos nossos, tão pequenos e insignificantes, de tão pouco valor e utilidade, tão fáceis de esmagar.

A exaltação dos orgulhosos não passa do salto de um gafanhoto; num instante terão de baixar novamente à terra. Se os espias se julgavam gafanhotos diante dos filhos de Anaque (Números 13:33), que somos nós diante do grande Deus? Os gafanhotos vivem pouco e despreocupadamente, ao contrário das formigas; assim vive a maioria dos homens.

(3.) Que aqueles que se levantam e agem contra ele, por mais temíveis que sejam para as criaturas suas semelhantes, certamente serão humilhados e abatidos pela poderosa mão de Deus (v. 23, 24).

Príncipes e juízes, que detêm grande autoridade e abusam dela para sustentar a opressão e a injustiça, desprezam os que os cercam. Quanto a todos os seus inimigos, sopram contra eles com desdém (Salmos 10:5; 12:5). Mas, quando o grande Deus os chama a prestar contas, reduz-os a nada. Humilha-os, doma-os e os torna como vaidade: pouco estimados, nem temidos nem amados.

Ele os torna inteiramente incapazes de resistir a seus juízos, os quais ou:

[1.] Precederão sua estabilidade na autoridade: “Não serão plantados; não serão semeados”; essas são as duas formas de propagar plantas, ou por sementes ou por mudas. Ou melhor, se adquirirem alguma influência e assim forem plantados ou semeados, ainda assim, seu tronco não criará raízes na terra. Não permanecerão muito tempo no poder.

Elifaz viu o insensato criar raízes, mas de repente amaldiçoou a morada deles. E quão depressa se seca então a figueira!

Ou [2.] Deus os crestará quando julgarem ter estabilidade. Basta que sopre sobre eles: murcharão e serão reduzidos a nada, e o redemoinho os levará como palha. A cólera de Deus, embora no início pareça soprar de leve sobre eles, logo se tornará um redemoinho poderoso. Quando Deus julgar, vencerá. Os que não se curvam diante dele não podem permanecer de pé.

  1. Apela ao que seus olhos viam dele (v. 26): “Erguei os olhos ao alto”; não fique sempre olhando fixamente para esta terra. O curvæ in terras animæ et coelestium inanes!: “Mentes degeneradas, que se curvam tanto para a terra sem ter em si nada de celestial!”

Mas olhe para cima de vez em quando. Os homini sublime dedit, coelumque tueri jussit: “O céu deu ao homem o rosto erguido e o mandou contemplar as estrelas.” Contemple as gloriosas luzes do céu e considere quem as criou. Elas não se fizeram nem se ordenaram por si mesmas; sem dúvida, portanto, há um Deus que lhes deu existência, poder e movimento.

O que vemos da criatura deve nos conduzir ao Criador. Os idólatras, quando levantavam os olhos e contemplavam os exércitos do céu, inteiramente imersos nos sentidos, não iam além, mas os adoravam (Deuteronômio 4:19; Jó 31:26).

Por isso o profeta nos orienta a usar tanto a razão quanto os sentidos, a considerar quem os criou e a prestar-lhe homenagem. Dê-lhe a glória de sua soberania sobre eles: Ele faz sair seu exército em número, como um general convoca os esquadrões e batalhões de seu exército.

Dê-lhe a glória do conhecimento que tem deles: “Chama-os todos pelos nomes”, nomes próprios, conforme o lugar e a influência de cada um (Salmos 147:4). E dê-lhe a glória do uso que faz deles. Quando os chama para algum serviço, obedecem tão prontamente que, pela grandeza de seu poder, nenhum deles falta.

Assim como quando as estrelas, em seus cursos, lutaram contra Sísera, cada uma faz aquilo para que é designada. Tornar essas criaturas rivais de Deus, quando são servas tão prontas a obedecer-lhe, é injúria a elas e afronta a ele.

Versículos 27 a 31

A Grandeza e a Compaixão de Jeová. (a.C. 708.)

Aqui, I. O profeta censura o povo de Deus, que agora se supõe cativo na Babilônia, por sua incredulidade e desconfiança de Deus, e pelos abatimentos e desalentos de seu espírito sob a aflição (v. 27): “Por que dizes, ó Jacó, a ti mesmo e aos que te cercam: ‘Meu caminho está oculto ao Senhor’?”

“Por que tiras conclusões duras e melancólicas a teu respeito e acerca de tua condição presente, como se esta fosse desesperadora?”

  1. Os títulos que ele lhes dá bastavam para fazê-los envergonhar-se de suas desconfianças: “Ó Jacó! Ó Israel!” Que se lembrem de onde receberam esses nomes: de alguém que achou Deus fiel para com ele e bondoso em todas as suas dificuldades. E por que os traziam: por serem o povo declarado de Deus, um povo em aliança com ele.

  2. O modo de censurá-los é arrazoar com eles: “Por quê? Considera se tens algum fundamento para dizer isso.” Muitas de nossas irritações tolas e de nossos temores tolos desapareceriam diante de um exame rigoroso de suas causas.

  3. Aquilo por que são censurados é a palavra desagradável e desabonadora que disseram acerca de Deus, como se ele os tivesse rejeitado. Parece haver uma ênfase em dizê-la: Por que você diz e fala? É ruim que maus pensamentos surjam em nossa mente, mas é pior dar-lhes um imprimatur, uma aprovação e transformá-los em palavras más.

Davi reflete com pesar sobre o que disse em sua precipitação quando estava em angústia.

  1. A palavra má que disseram era uma palavra de desespero sobre sua condição calamitosa presente. Estavam prestes a concluir:

(1.) Que Deus não lhes daria atenção: “Meu caminho está oculto ao Senhor”; ele não repara em nossas dificuldades nem se interessa mais por nossas questões. Há tais dificuldades em nossa situação que até a sabedoria e o poder divinos ficarão sem saída. O homem cujo caminho está oculto é aquele a quem Deus cercou (Jó 3:23).

(2.) Que Deus não poderia ajudá-los: “Meu juízo passa despercebido ao meu Deus”; minha causa já não tem solução, está tão além de qualquer socorro que nem o próprio Deus pode corrigir seus agravos. “Nossos ossos estão secos” (Ezequiel 37:11).

II. Ele os faz lembrar aquilo que, considerado devidamente, bastaria para silenciar todos esses temores e desconfianças. Para convencê-los, assim como antes fizera para convencer os idólatras (v. 21), apela ao que conheciam e ao que tinham ouvido.

Jacó e Israel eram um povo instruído, ou poderiam ter sido, e seu conhecimento vinha pelo ouvir, pois a Sabedoria clamava nos principais lugares de reunião. Entre outras coisas, tinham ouvido que Deus havia falado uma vez, duas vezes, sim, e ainda, muitas vezes tinham ouvido que “o poder pertence a Deus” (Salmos 62:11). Isto é:

  1. Ele mesmo é Deus todo-poderoso. Necessariamente o é, pois é o Deus eterno, Jeová. Existia desde a eternidade e existirá por toda a eternidade; por isso, nele não há deficiência nem decadência. Tem sua existência por conta própria; logo, todas as suas perfeições são ilimitadas.

Não tem princípio de dias nem fim de vida e, por isso, não muda. É também o Criador dos confins da terra, isto é, de toda a terra e de tudo que nela há, de uma extremidade à outra.

Portanto, é o legítimo dono e governante de tudo. Devemos concluir que tem poder absoluto sobre todas as coisas e plena suficiência para ajudar seu povo nas maiores dificuldades. Sem dúvida, continua tão capaz de salvar sua igreja quanto era, no princípio, de criar o mundo.

(1.) Tem sabedoria para maquinar a salvação, e essa sabedoria jamais fica sem saída: Ninguém consegue sondar seu entendimento a ponto de frustrar seus conselhos e intenções; nem sequer para determinar o que ele fará, pois tem caminhos por si mesmo, caminhos no mar.

Ninguém pode dizer: “Até aqui chega a sabedoria de Deus, e não mais adiante”, pois, quando nós não sabemos o que fazer, ele sabe.

(2.) Tem poder para realizar a salvação, e esse poder jamais se esgota: “Não desfalece nem se cansa”. Sustenta toda a criação e governa todas as criaturas sem se cansar nem se fatigar; logo, sem dúvida, tem poder para socorrer sua igreja, por mais abatida que esteja, sem fraqueza nem cansaço.

  1. Ele dá força e poder a seu povo e o ajuda, tornando-o capaz de ajudar a si mesmo. Aquele que é o Deus forte é a força de Israel:

(1.) Pode ajudar os fracos (v. 29). Muitas vezes dá poder aos desfalecidos, aos que estão prestes a cair sem forças. Aos que não têm vigor, não apenas dá força, mas a aumenta à medida que cresce a necessidade.

Muitos são admiravelmente recuperados da fraqueza física e tornados fortes pela providência de Deus. E muitos que são debilitados de espírito, temerosos e desanimados, inaptos para serviços e sofrimentos, ainda assim são fortalecidos pela graça de Deus com todo o vigor no homem interior.

Deus aumenta a força de modo especial nos que percebem sua fraqueza e estão prontos a reconhecer que não têm vigor; pois, quando somos fracos em nós mesmos, então somos fortes no Senhor.

(2.) Ajudará os dispostos: os que, dependendo humildemente dele, ajudam a si mesmos; fará bem aos que fazem o melhor que podem (v. 30, 31).

Os que confiam em sua própria suficiência e estão tão seguros dela que nem se empenham ao máximo nem buscam em Deus sua graça são os moços e os jovens: são fortes, mas inclinados a achar que são mais fortes do que realmente são.

Desfalecerão e se cansarão; sim, e ainda, falharão completamente em seus serviços, em suas lutas e sob seus fardos. Logo serão levados a ver a insensatez de confiar em si mesmos. Mas os que esperam no Senhor, que fazem de seu dever para com ele uma questão de consciência e, pela fé, dependem dele e se entregam à sua direção, descobrirão que Deus não lhes faltará.

[1.] Terão graça suficiente para eles. “Renovarão suas forças” à medida que seu trabalho se renovar e surgirem novas ocasiões; serão ungidos e suas lâmpadas receberão óleo fresco. Deus será seu braço a cada manhã (Isaías 33:2). Se em algum momento forem vencidos e enfraquecidos, recuperar-se-ão e assim renovarão suas forças.

No hebraico, mudarão suas forças, assim como muda seu trabalho: trabalho ativo, trabalho de sofrimento. Terão força para laborar, lutar, resistir e suportar. Conforme o dia, assim será a força.

[2.] Usarão essa graça para os melhores propósitos. Fortalecidos, primeiro se elevarão para o alto, para o alto em direção a Deus: “Subirão com asas como águias”, com tanta força, tanta rapidez, tanta altura, rumo ao céu. Pela força da graça divina, suas almas se elevarão acima do mundo e entrarão até no Santo dos Santos.

Os afetos piedosos e devotos são as asas de águia nas quais as almas agraciadas se elevam (Salmos 25:1). Segundo, avançarão, adiante rumo ao céu. Andarão, correrão pelo caminho dos mandamentos de Deus com alegria e disposição (não se cansarão), de modo constante e perseverante (não desfalecerão). Por isso, colherão no tempo devido.

Que Jacó e Israel, portanto, em suas maiores angústias, continuem esperando em Deus, sem perder a esperança de alívio e socorro oportunos e eficazes da parte dele.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra