Isaías 39
Argumento
A história deste capítulo também já encontramos em 2 Reis 20:12, etc. É repetida aqui não só por ser um episódio muito memorável e proveitoso, mas porque termina com uma profecia do cativeiro na Babilônia.
Assim como a primeira parte da profecia deste livro se referia frequentemente à invasão de Senaqueribe e à sua derrota, razão pela qual a história disso foi apropriadamente acrescentada, assim a última parte fala muito do cativeiro dos judeus na Babilônia e de seu livramento. Por isso, a primeira predição desse cativeiro, com a ocasião que a motivou, foi colocada muito apropriadamente antes dela.
Temos aqui: I. O orgulho e a insensatez de Ezequias ao mostrar seus tesouros aos embaixadores do rei da Babilônia, enviados para congratulá-lo por sua recuperação (v. 1, 2). II. A interrogação que Isaías lhe fez sobre isso, em nome de Deus, e a confissão de Ezequias (v. 3, 4).
III. A sentença proferida contra ele: com o passar do tempo, todos os seus tesouros seriam levados à Babilônia (vv. 5-7). IV. A submissão penitente e paciente de Ezequias a essa sentença (v. 8).
Versículos 1 a 4
A Vaidade de Ezequias. (a.C. 712.)
Daqui podemos aprender estas lições:
Que a humanidade e a cortesia comum nos ensinam a alegrar-nos com nossos amigos e vizinhos quando se alegram, a congratulá-los por seus livramentos e, em especial, por sua recuperação de uma doença. O rei da Babilônia, tendo ouvido que Ezequias estivera doente e se recuperara, enviou para cumprimentá-lo na ocasião. Se os cristãos não agirem como bons vizinhos, os pagãos os envergonharão.
Convém honrarmos aqueles a quem nosso Deus honra. O sol era o deus dos babilônios; quando souberam que, por causa de Ezequias, o sol, para grande surpresa deles, retrocedera dez graus em tal dia, julgaram-se obrigados a dar-lhe toda a honra possível. Andarão todos os povos assim em nome de seu Deus, e nós não?
Os que não valorizam homens bons por sua bondade podem, ainda assim, ser levados a prestar-lhes grande respeito por outros estímulos e em atenção a seus interesses terrenos. O rei da Babilônia cortejou Ezequias não por ele ser piedoso, mas por ser próspero, assim como os filisteus desejaram uma aliança com Isaque ao verem que o Senhor estava com ele (Gênesis 26:28).
O rei da Babilônia era inimigo do rei da Assíria e, por isso, gostava de Ezequias, pois os assírios haviam sido tão enfraquecidos pelo poder de seu Deus.
É árduo manter o espírito baixo em meio a grandes elevações. Ezequias é um exemplo: era sábio e bom, mas, quando um milagre após outro foi realizado em seu favor, achou árduo impedir que seu coração se exaltasse; ou melhor: uma coisa pequena então o atraiu para a armadilha do orgulho. O próprio bendito Paulo precisou de um espinho na carne para não se exaltar pela abundância das revelações.
Precisamos vigiar nossos próprios espíritos quando mostramos a nossos amigos nossos bens, o que fizemos e o que adquirimos, para não nos orgulharmos deles, como se nossa força ou nosso mérito nos tivesse comprado e proporcionado essa riqueza.
Quando olhamos para o que desfrutamos e temos ocasião de falar disso, devemos fazê-lo com humilde reconhecimento de nossa própria indignidade e grato reconhecimento da bondade de Deus, valorizando devidamente as realizações dos outros e esperando perdas e mudanças, sem imaginar que nosso monte está tão firme que não possa logo ser abalado.
- É grande fraqueza os homens bons valorizarem-se muito pelas deferências de cortesia que lhes são prestadas (sim, e ainda: embora haja nelas algo particular e incomum) pelos filhos deste mundo, e gostarem do convívio com eles.
Que coisa pobre foi para Ezequias, tão dignificado por Deus, orgulhar-se tanto do respeito que lhe foi prestado por um príncipe pagão, como se isso lhe acrescentasse alguma coisa! Devemos retribuir tais cortesias com juros, mas não nos orgulhar delas.
- Devemos esperar ser chamados a prestar contas dos movimentos de nosso orgulho, ainda que secretos e manifestos em casos em que pensávamos que não havia prejuízo; por isso, devemos pedir contas de nós mesmos por eles.
E, quando recebemos companhia que nos prestou respeito, ficou satisfeita com a acolhida e elogiou tudo, devemos ter zelo por nós mesmos com zelo piedoso, por receio de que nossos corações tenham sido exaltados.
Na medida em que temos motivo para suspeitar que esse pecado dissimulado e sutil do orgulho se insinuou em nosso peito e se mesclou a nossa conduta, envergonhemo-nos dele e, como Ezequias aqui, confessemos isso francamente e tomemos para nós a vergonha devida.
Versículos 5 a 7
A Vaidade de Ezequias Punida. (a.C. 712.)
Daqui, vamos observar:
- Que, se Deus nos ama, ele nos humilhará e encontrará um meio ou outro de abater nossos espíritos quando se exaltam acima da medida. Uma mensagem mortificadora é enviada a Ezequias para que seja humilhado pelo orgulho de seu coração e seja convencido da insensatez desse orgulho.
Pois, embora Deus possa permitir que os de seu povo caiam em pecado, como fez com Ezequias aqui, para prová-lo, para que Deus conhecesse tudo que havia no coração de Ezequias, ainda assim não permitirá que permaneçam continuamente nele.
- É justo que Deus nos tire aquilo de que fazemos motivo de orgulho e em que depositamos confiança carnal. Quando Davi se orgulhou do número de seu povo, Deus adotou uma medida para torná-los menos numerosos.
E quando Ezequias se vangloria de seus tesouros e os contempla com satisfação excessiva, dizem-lhe que age como o viajante insensato que mostra seu dinheiro e seu ouro a alguém que se revela ladrão e, assim, é tentado a roubá-lo.
- Se ao menos pudéssemos ver o que será, envergonhar-nos-íamos de nossos pensamentos sobre o que é. Se Ezequias soubesse que os descendentes e sucessores desse rei da Babilônia no futuro arruinariam sua família e seu reino, não teria elogiado seus embaixadores como fez. E, quando o profeta lhe disse que isso aconteceria, bem podemos imaginar quanto se aborreceu consigo mesmo pelo que fizera.
Não podemos prever com certeza o que virá, mas nos é dito, em geral: “Tudo é vaidade.” Portanto, é vaidade ter satisfação e pôr confiança em qualquer coisa a que se aplique essa descrição.
- Os que apreciam a amizade ou aliança com homens irreligiosos, cedo ou tarde, se fartarão dela e terão motivo para se arrepender. Ezequias julgava-se muito feliz com a amizade da Babilônia, embora ela fosse a mãe das prostitutas e das idolatrias. Mas a Babilônia, que agora cortejava Jerusalém, com o tempo a conquistou e levou cativa.
Pactos com pecadores, e pactos também com o pecado, terminarão assim. É, portanto, nossa sabedoria manter distância deles.
- Os que na verdade se arrependem de seus pecados receberão bem a censura por eles e estarão dispostos a que lhes sejam ditas suas faltas. Ezequias considerou boa a palavra do Senhor que lhe revelou o pecado e o fez perceber que agira mal, coisa da qual antes não se dava conta.
A linguagem dos verdadeiros penitentes é: “Que o justo me fira; isso será uma bondade.” E a lei é por isso boa, porque, sendo espiritual, nela o pecado aparece como pecado e como excessivamente pecaminoso.
- Os verdadeiros penitentes se submeterão tranquilamente não só às censuras da palavra, mas também às repreensões da Providência por seus pecados. Quando a Ezequias foi dito o castigo de sua iniquidade, disse: “Boa é a palavra do Senhor”, não só a mitigação da sentença, mas a própria sentença. Nada tem a objetar contra a equidade dela; mas diz Amém à ameaça.
Os que enxergam o mal do pecado e o que ele merece justificarão Deus em tudo que lhes for imposto por causa dele e reconhecerão que ele os castiga menos do que suas iniquidades merecem.
- Embora não devamos desconsiderar os que virão depois de nós, ainda assim devemos considerar-nos bem tratados se houver paz e verdade em nossos dias, melhor do que tínhamos motivo para esperar.
Se uma tempestade se aproxima, devemos considerar um favor alcançar o porto antes que venha e ser recolhidos em paz à sepultura. Contudo, nunca podemos estar seguros disso; devemos preparar-nos para mudanças em nosso próprio tempo, a fim de permanecermos completos em toda a vontade de Deus e acolhermos essa vontade, seja ela qual for.