Isaías 38
Argumento
Este capítulo dá prosseguimento à história de Ezequias. Temos aqui:
I. Sua doença e a sentença de morte que recebeu dentro de si (v. 1).
II. Sua oração em sua doença (v. 2, 3).
III. A resposta de paz que Deus deu a essa oração, garantindo-lhe que se recuperaria, viveria ainda quinze anos e que Jerusalém seria livrada do rei da Assíria, e que, como sinal para confirmar sua fé nisso, o sol retrocederia dez graus (vv. 4-8). E isso lemos e expusemos antes, em 2 Reis 20:1, etc.
Mas, IV. Aqui está a ação de graças de Ezequias por sua recuperação, que não tínhamos antes (vv. 9-20). A ela se acrescentam os meios empregados (v. 21) e o fim que esse homem bom buscava ao desejar recuperar-se (v. 22).
Este é um capítulo que ocupará os pensamentos, orientará as devoções e animará a fé e as esperanças dos que estão confinados por distúrbios do corpo. Ele visita aqueles que são visitados pela doença.
Versículos 1 a 7
A Doença de Ezequias. (a.C. 710.)
Podemos observar daqui, entre outras, estas boas lições:
- Que nem a grandeza nem a bondade dos homens os isentam das investidas da doença e da morte. Ezequias, poderoso governante na terra e um homem muito favorecido pelo Céu, é atingido por uma doença que, sem um milagre, certamente será mortal; e isso no meio de seus dias, de seus confortos e de sua utilidade.
“Senhor, eis que aquele a quem amas está doente.” Ao que parece, essa doença o acometeu em meio a seus triunfos sobre o exército assírio derrotado, para nos ensinar a sempre nos alegrarmos com tremor.
- Cabe-nos preparar-nos quando vemos a morte aproximar-se: “Ponha em ordem sua casa, e especialmente seu coração; ponha tanto suas afeições quanto seus assuntos na melhor condição que puder, para que, quando seu Senhor vier, ele o encontre em paz com Deus, com sua própria consciência e com todos os homens, sem nada mais a fazer senão morrer.”
Estar prontos para a morte não a fará chegar nem um pouco mais cedo, mas tornará sua chegada muito mais fácil de enfrentar; e os que estão aptos a morrer são os mais aptos a viver.
- Alguém sofre com a doença? Ore (Tiago 5:13). A oração é bálsamo para toda ferida, pessoal ou pública. Quando Ezequias estava angustiado por seus inimigos, orou; agora que estava doente, orou. A quem iria o filho quando algo o aflige, senão a seu Pai? As aflições são enviadas para nos levar a nossas Bíblias e a nossos joelhos.
Quando Ezequias tinha saúde, subia à casa do Senhor para orar, pois então ela era a casa de oração. Quando estava doente na cama, voltou o rosto para a parede, provavelmente na direção do templo, que era um tipo de Cristo, para quem devemos olhar pela fé em toda oração.
- O testemunho de nossas consciências em nosso favor de que, pela graça de Deus, levamos uma boa vida e andamos em estreita e humilde comunhão com ele será um grande sustento e conforto quando chegarmos a encarar a morte.
E, embora não possamos depender disso como nossa justiça, pela qual seríamos justificados diante de Deus, ainda assim podemos humildemente alegá-lo como evidência de nosso interesse na justiça do Mediador.
Ezequias não exige de Deus recompensa por seus bons serviços. Pede modestamente que Deus se lembre, não de como havia reformado o reino, removido os altos, limpado o templo e reavivado ordenanças negligenciadas, mas de algo melhor que todos os holocaustos e sacrifícios: como se havia mostrado aprovado diante de Deus com intenção íntegra e coração honesto.
Essa aprovação se manifestava não apenas nessas realizações notáveis, mas também num curso uniforme e regular de vida santa: “Andei diante de ti em verdade e sinceridade, e com coração íntegro”, isto é, reto; pois a retidão é nossa perfeição segundo o evangelho.
- Deus tem um ouvido gracioso aberto às orações de seu povo aflito. O mesmo profeta enviado a Ezequias com o aviso de que se preparasse para morrer é enviado com a promessa de que ele não só se recuperará, mas será restituído a uma saúde firme e viverá ainda quinze anos.
Assim como Jerusalém estava em angústia, Ezequias estava enfermo, para que Deus tivesse a glória pelo livramento de ambos e a oração também tivesse a honra de servir como instrumento desse livramento.
Quando oramos durante a doença, embora Deus não nos envie uma resposta como aqui enviou a Ezequias, ainda assim, se por seu Espírito nos manda ter bom ânimo, nos assegura que nossos pecados estão perdoados, que sua graça nos bastará e que, quer vivamos, quer morramos, seremos dele, não temos motivo para dizer que oramos em vão.
Deus nos responde se nos fortalece com força em nossas almas, embora não com força corporal (Salmos 138:3).
- Um homem bom não pode encontrar muito conforto em sua própria saúde e prosperidade se não vir também o bem-estar e a prosperidade da igreja de Deus. Por isso Deus, sabendo o que estava próximo do coração de Ezequias, prometeu-lhe não só que viveria, mas que veria o bem de Jerusalém todos os dias de sua vida (Salmos 128:5); de outro modo, não pode viver confortavelmente.
Jerusalém, agora livrada, continuará a ser defendida dos assírios, que talvez ameaçassem reunir-se de novo e renovar o ataque. Assim Deus graciosamente provê para que Ezequias esteja tranquilo sob todos os aspectos.
- Deus quer mostrar aos herdeiros da promessa a imutabilidade de seu conselho, para que tenham nele fé inabalável e, com ela, forte consolação. Deus havia dado a Ezequias repetidas garantias de seu favor; contudo, como se todas ainda fossem pouco, para que ele esperasse de Deus favores extraordinários, foi-lhe dado um sinal, um sinal extraordinário.
Como ninguém, pelo que sabemos, havia recebido promessa absoluta de viver certo número de anos futuros, como Ezequias recebeu, Deus considerou adequado confirmar esse favor sem precedentes com um milagre.
O sinal foi o recuo da sombra no relógio de sol. O sol mede o tempo fielmente e se alegra como um homem forte que corre sua carreira; mas quem pôs esse relógio em movimento pode fazê-lo recuar quando lhe agrada e levá-lo de volta, pois o Pai de todas as luzes as dirige.
Versículos 9 a 22
A Ação de Graças de Ezequias. (a.C. 710.)
Temos aqui o cântico de ação de graças que Ezequias escreveu, por orientação divina, depois de sua recuperação. Poderia ter tomado alguns salmos de seu pai Davi e usado esses salmos para seu propósito; poderia ter encontrado muitos bastante apropriados. Ele designou os levitas para louvarem ao Senhor com as palavras de Davi (2 Crônicas 29:30).
Mas a ocasião era extraordinária e, como seu coração estava cheio de sentimentos devotos, não quis limitar-se às composições que possuía, embora fossem de inspiração divina. Quis oferecer seus sentimentos em suas próprias palavras, o que é mais natural e autêntico.
Registrou por escrito essa ação de graças para ele próprio poder relê-la depois e reavivar as boas impressões que a providência lhe causara, e para que fosse recomendada também ao uso de outros em ocasião semelhante. Repare: há escritos que convém redigir depois de adoecer e recuperar-se.
É bom registrar a aflição e a disposição de nossos corações durante ela; conservar a lembrança dos pensamentos que tivemos acerca das coisas quando estávamos doentes e dos sentimentos então ativos em nós. É bom registrar as misericórdias recebidas no leito de enfermidade e a libertação dele, para que nunca sejam esquecidas.
Convém escrever uma ação de graças a Deus, redigir com ele uma aliança firme e selá-la; deixar sob nossa assinatura que nunca voltaremos à insensatez. Excelente é o escrito que Ezequias deixou ao recuperar-se. Mesmo assim, lemos que ele não retribuiu segundo o benefício que recebera (2 Crônicas 32:25).
Seria de pensar que aquelas impressões nunca se apagariam; contudo, ao que parece, apagaram-se. A ação de graças é boa, mas uma vida de gratidão é melhor. Agora, nesse escrito ele conserva registrado:
I. A condição deplorável em que estava quando a doença se agravou e seu desespero de recuperar-se, vv. 10-13:
- Conta-nos o que pensava de si quando estava no pior estado; conserva esses pensamentos na memória:
(1.) Para censurar a si mesmo por seu desalento e por ter-se dado por perdido. Enquanto há vida, porém, há esperança, e há lugar para nossa oração e a misericórdia de Deus.
Embora seja bom considerar a enfermidade como chamado ao túmulo, para que isso nos anime a preparar-nos para outro mundo, ainda assim, não devemos pintar nossa situação pior do que é nem pensar que todo enfermo necessariamente morrerá de imediato. Aquele que faz descer pode levantar.
Ou, (2.) Para recordar o temor que sentiu diante da aproximação da morte, a fim de sempre conhecer e considerar sua própria fragilidade e mortalidade. Embora tivesse recebido uma prorrogação de quinze anos, era apenas uma prorrogação; o golpe fatal que agora tanto temia certamente viria por fim.
Ou, (3.) Para engrandecer o poder de Deus, que o restaurou quando sua situação era desesperadora, e sua bondade, por ter sido tão melhor para ele do que seus próprios temores lhe faziam esperar.
Assim Davi às vezes, depois de ser livrado de uma tribulação, refletia sobre as conclusões negras e melancólicas que tirara a respeito de sua própria situação durante a tribulação e sobre o que dissera então em sua precipitação, como em Salmos 31:22; 77:7-9.
- Vejamos quais eram os pensamentos de Ezequias a respeito de si:
(1.) Considerava que o número de seus meses fora interrompido no meio. Tinha então cerca de trinta e nove ou quarenta anos, quando via diante de si a perspectiva de muitos anos felizes, muito felizes e numerosos.
Concluiu que a enfermidade que subitamente o acometera abreviaria seus dias. Seria privado do restante dos anos que, segundo o curso natural, poderia ter vivido; não que pudesse exigi-los como dívida que lhe fosse devida, mas tinha motivo para esperá-los, dada a força de sua constituição física.
Com esses anos, perderia não só as alegrias da vida, mas também todas as oportunidades de servir a Deus e à sua geração. No mesmo sentido (v. 12): Minha idade partiu e se foi, e foi removida de mim como a tenda de um pastor, da qual sou arrancado à força quando ela é desmontada num instante.
Nossa morada presente é apenas como a de um pastor em sua tenda: alojamento pobre, humilde e frio, onde estamos de serviço e temos uma incumbência confiada à nossa responsabilidade, como o pastor. Disso devemos prestar contas; e a tenda será facilmente desmontada com a retirada de uma ou duas estacas.
Observe, porém: não é o fim definitivo da nossa idade, mas apenas sua transferência para outro mundo. Ali as tendas de Quedar, desmontadas, grosseiras, negras e gastas pelo tempo, serão armadas novamente na Nova Jerusalém, elegantes como as cortinas de Salomão.
Ele acrescenta outra comparação: “Cortei minha vida como um tecelão.” Não que ele próprio tivesse cortado o fio da vida por algum ato seu; mas, ao ouvir que certamente morreria, foi forçado a interromper todos os seus desígnios e projetos. Seus propósitos foram interrompidos, até os pensamentos de seu coração, como aconteceu com Jó (Jó 17:11).
Nossos dias são comparados à lançadeira do tecelão (Jó 7:6), que vai e volta muito rapidamente e deixa um fio atrás de si a cada passagem. Quando terminam, corta-se o fio, tira-se o tecido do tear e apresenta-se a nosso Mestre para que se julgue se foi bem tecido ou não, a fim de que recebamos conforme o que fizemos no corpo.
Mas, assim como o tecelão termina seu trabalho ao cortar o fio e chega ao fim de sua fadiga, o homem bom, quando sua vida é interrompida, também vê interrompidos seus zelos e fadigas e descansa de seus trabalhos.
“Mas eu disse que cortei minha vida? Não: meus tempos não estão em minha própria mão. Estão na mão de Deus, e é ele quem me cortará das pontas da urdidura” — assim diz a margem. Ele designou o comprimento do tecido e, quando alcançar esse comprimento, o cortará.
(2.) Considerava que iria às portas do túmulo, cujas portas estão sempre abertas, pois ele clama continuamente: “Dá, dá”. O túmulo aqui não significa apenas a sepultura de seus pais, onde seu corpo seria depositado com grande pompa e magnificência. Foi sepultado no principal dos sepulcros dos reis, e todo o Judá lhe prestou honra na morte (2 Crônicas 32:33).
Quando estava enfermo, porém, ele próprio não zelou por isso nem deu nenhuma ordem a respeito. O túmulo representa também o estado dos mortos, isto é, o sheol, o hades, o mundo invisível, para onde via sua alma ir.
(3.) Considerava-se privado de todas as oportunidades que poderia ter tido de adorar a Deus e fazer o bem no mundo (v. 11): “Eu disse”:
[1.] “Não verei o Senhor”, como ele se manifesta em seu templo, em seus oráculos e ordenanças, mesmo o Senhor aqui, na terra dos viventes. Espera vê-lo do outro lado da morte, mas perde a esperança de vê-lo novamente deste lado, como o vira no santuário (Salmos 63:2).
Não verá mais, isto é, não servirá mais ao Senhor na terra dos viventes, terra onde seu reino e o de Satanás estão em conflito, palco dessa guerra. Ele insiste nisso: Não verei mais o Senhor, mesmo o Senhor, pois o homem bom não deseja viver para nenhum outro fim senão servir a Deus e ter comunhão com ele.
[2.] “Não verei mais o homem.” Não verá mais seus súditos, aos quais pode proteger e administrar justiça; não verá mais pessoas necessitadas a quem pode socorrer; nem verá seus amigos, que muitas vezes eram afiados por seu semblante, assim como o ferro afia o ferro. A morte põe fim ao convívio e leva nossos conhecidos para as trevas (Salmos 88:18).
(4.) Considerava que as agonias da morte seriam muito agudas e severas: ele me abaterá com uma doença debilitante, que me consumirá e me desgastará rapidamente. A enfermidade se agravava tão depressa, sem interrupção nem remissão, ou de dia ou de noite, de manhã ou à tarde, que ele concluiu que logo chegaria à crise e acabaria com ele.
Deus, a quem todas as doenças servem, por meio delas lhe quebraria todos os ossos como um leão, com dor esmagadora (v. 13). Pensou que a manhã seguinte era o máximo que poderia esperar viver em meio a tanta dor e miséria.
Depois de sobreviver ao primeiro dia da doença, repetiu seus temores no segundo e concluiu que aquela seria necessariamente sua última noite: “Do dia até a noite, darás cabo de mim.” Quando estamos doentes, somos muito propensos a calcular assim nosso tempo e, afinal, continuamos sem certeza.
Deveríamos ter mais zelo por chegar com segurança ao outro mundo do que por saber quanto tempo provavelmente viveremos neste.
II. As queixas que fez nessa condição (v. 14): “Como uma garça, ou uma andorinha, assim chilreei”; fiz o ruído que essas aves fazem quando se assustam. Veja como a doença transforma uma pessoa em pouco tempo: aquele que poucos dias antes falava com tanta liberdade e majestade agora, pela intensidade da dor ou pela falta de ânimo, chilreia como uma garça ou andorinha.
Alguns pensam que ele se refere à sua oração durante a aflição. Ela era tão entrecortada e interrompida por gemidos inexprimíveis que se parecia mais com o chilreio de uma garça ou andorinha do que com suas orações habituais. Tão humilde era a opinião que tinha de suas próprias orações, as quais, contudo, foram aceitas por Deus e bem-sucedidas.
Lamentava como uma pomba, tristemente, mas em silêncio e com paciência. Em outras ocasiões achara Deus tão pronto a responder suas orações que não podia deixar de erguer os olhos na esperança de algum alívio; agora, porém, em vão. Seus olhos enfraqueceram; ele não via sinal promissor nem sentia diminuição da doença.
Por isso ora: “Estou oprimido”, inteiramente dominado e prestes a sucumbir; “Senhor, assume minha causa”; resgata-me das mãos do oficial que me prendeu; “Sê fiador do teu servo para o bem” (Salmos 119:122). Põe-te entre mim e as portas do túmulo, para as quais estou prestes a ser levado às pressas.
Quando nos recuperamos de uma enfermidade, a compaixão divina, por assim dizer, pede um dia de prazo para nós e se compromete a que compareceremos noutra ocasião para pagar integralmente a dívida.
Quando recebemos em nós mesmos a sentença de morte, estamos perdidos se a graça divina não assumir nossa causa para conduzir-nos pelo vale da sombra da morte e conservar-nos irrepreensíveis até o reino celestial do outro lado; se Cristo não assumir nossa causa, livrar-nos no juízo, apresentar-nos a seu Pai e fazer por nós tudo aquilo de que precisamos e não conseguimos fazer por nós mesmos.
Estou oprimido, alivia-me — assim leem alguns. Quando somos agitados pelo sentimento de culpa e pelo temor da cólera, nada nos dará descanso senão Cristo assumindo nossa causa.
III. Reconhece com gratidão a bondade de Deus por sua recuperação. Começa como quem não sabe expressar-se (v. 15): “Que direi?” Por que eu diria tanto em forma de queixa, quando isto basta para calar todas as minhas queixas: “Ele falou comigo”; enviou seu profeta para dizer que me recuperarei e viverei ainda quinze anos; “ele mesmo o fez”: é tão certo que será feito como se já houvesse sido feito.
O que Deus falou, ele mesmo fará, pois nenhuma de suas palavras cairá por terra. Como Deus o declarou, Ezequias tem certeza (v. 16): Você me restaurará e me fará viver; não apenas me restaurará desta doença, mas me fará viver durante os anos que me foram designados. Com essa esperança:
- Promete a si mesmo conservar sempre as impressões de sua aflição (v. 15): “Andarei mansamente todos os meus anos na amargura de minha alma”, como alguém entristecido por suas desconfianças pecaminosas e murmurações durante a aflição, zeloso por corresponder ao favor de Deus para com ele e mostrar que tirou proveito das providências pelas quais passou.
“Andarei mansamente”, com gravidade e prudência, com pensamento e deliberação, ao contrário de muitos que, depois de se recuperar, vivem tão descuidados e desenfreados como antes. Ou: andarei agradavelmente (assim entendem alguns); quando Deus me livrar, andarei alegremente com ele em toda conduta santa, tendo provado que ele é gracioso.
Ou: andarei mansamente, mesmo depois da amargura de minha alma (assim se pode ler); quando a tribulação passar, procurarei conservar sua impressão e ter os mesmos pensamentos acerca das coisas que tinha naquela ocasião.
- Animará a si mesmo e aos outros com as experiências que teve da bondade de Deus (v. 16): Por estas coisas que você fez por mim, eles vivem, o reino vive, pois a vida de tal rei era a vida do reino. Todos os que ouvirem falar disso viverão e serão consolados. Pelo mesmo poder e bondade que me restauraram, todos os homens têm suas almas conservadas em vida, e devem reconhecê-lo.
“Em todas essas coisas está a vida do meu espírito”, minha vida espiritual, que é sustentada e conservada por aquilo que Deus fez para preservar minha vida natural. Quanto mais provamos a bondade amorosa de Deus em cada providência, mais nossos corações se dilatam para amá-lo e viver para ele; esta será a vida de nosso espírito. Assim nossas almas vivem e o louvarão.
- Engrandece a misericórdia de sua recuperação sob vários aspectos:
(1.) Que foi levantado de uma situação extrema (v. 17): “Eis que, em lugar de paz, tive grande amargura.” Depois da derrota de Senaqueribe, esperava paz ininterrupta para si e seu governo; de repente, porém, foi acometido pela doença, que amargou todas as suas consolações.
A doença se agravou a ponto de parecer a própria amargura da morte: amargura sobre amargura, só fel e absinto. Era essa sua condição quando Deus lhe enviou alívio oportuno.
(2.) Que a recuperação veio do amor de Deus, do amor por sua alma. Alguns são poupados e recebem uma suspensão da sentença na cólera, para serem reservados a um juízo maior quando tiverem completado a medida de suas iniquidades; mas as misericórdias temporais são de fato doces para nós quando nelas podemos provar o amor de Deus.
“Livrou-me porque se agradou de mim” (Salmos 18:19). A palavra aqui indica um amor muito afetuoso: você amou minha alma, livrando-a da cova da corrupção; assim diz o original. O amor de Deus basta para tirar uma alma dessa cova.
Isto se aplica à nossa redenção por Cristo: foi por amor às nossas almas, pobres almas que pereciam, que ele as livrou do abismo sem fundo, arrancando-as como tições dos incêndios eternos. Em seu amor e sua piedade, ele nos redimiu.
A preservação de nossos corpos, assim como a provisão feita para eles, traz duplo consolo quando resulta do amor por nossas almas: Deus conserta a casa porque tem afeição pelo morador.
(3.) Que a recuperação foi efeito do perdão do pecado: “Pois lançaste todos os meus pecados para trás das tuas costas” e, assim, por amor à minha alma, livraste-a da cova da corrupção. Repare:
[1.] Quando Deus perdoa o pecado, lança-o para trás das costas, pois não pretende examiná-lo com olhar de justiça e zelo. Não se lembra mais dele para castigá-lo. O perdão não faz com que o pecado deixe de ter acontecido nem de ser pecado, mas faz com que não seja castigado como merece.
Quando lançamos nossos pecados para trás das costas e não temos zelo por nos arrepender deles, Deus os põe diante do próprio rosto e está pronto a cobrar-nos por eles. Mas, quando os colocamos diante do nosso rosto em verdadeiro arrependimento, como Davi, cujo pecado estava sempre diante dele, Deus os lança para trás das costas.
[2.] Quando Deus perdoa os pecados, perdoa todos: lança todos para trás das costas, ainda que tenham sido como a escarlate e o carmesim.
[3.] O perdão do pecado é o livramento da alma da cova da corrupção.
[4.] É de fato agradável pensar em nossas recuperações de doenças quando vemos que elas decorrem da remissão dos pecados; nesse caso, a causa é removida e a recuperação expressa amor pela alma.
(4.) Que sua recuperação prolongou sua oportunidade de glorificar a Deus neste mundo, o que ele tornava a ocupação, o prazer e o fim de sua vida.
[1.] Se essa doença o tivesse levado à morte, teria encerrado o curso de serviço que então vinha seguindo para a glória de Deus e o bem da igreja (v. 18).
O céu, de fato, louva a Deus; as almas dos fiéis, ao passarem para lá na morte, realizam ali a obra do céu como os anjos e com os anjos. Mas que benefício isso traz a este mundo? Como contribui para sustentar e promover o reino de Deus entre os homens, nesta condição de luta?
A sepultura não pode louvar a Deus, nem os corpos mortos que nela jazem. A morte não pode celebrá-lo, nem proclamar suas perfeições e favores para convidar outros a servi-lo. Os que descem à cova já não estão em estado de prova, nem vivem pela fé em suas promessas; portanto, não podem honrá-lo esperando na sua verdade.
Os que jazem apodrecendo na sepultura não são capazes de receber misericórdia ulterior de Deus nem de oferecer-lhe mais louvores até serem ressuscitados no último dia; então tanto receberão quanto darão glória.
[2.] Depois de recuperar-se, resolve não apenas continuar, mas abundar no louvor e no serviço a Deus (v. 19): “O vivente, o vivente, esse te louvará.” Os vivos podem fazê-lo; têm a oportunidade de louvar a Deus, e é principalmente isso que torna a vida valiosa e desejável para o homem bom.
Ezequias, portanto, alegrou-se por viver, não para continuar desfrutando sua dignidade real, nem a honra e o prazer de seus êxitos recentes, mas para continuar louvando a Deus. Os vivos devem louvar a Deus; se não o fazem, vivem em vão.
Os que estiveram morrendo e, contudo, vivem, cuja vida vem dentre os mortos, têm obrigação especial de louvar a Deus, pois são afetados da maneira mais palpável por sua bondade. Tendo se recuperado da doença, Ezequias fará do louvor a Deus sua ocupação: “Eu o faço hoje; façam os outros do mesmo modo.” Quem dá boas exortações deve dar bom exemplo e fazer ele próprio o que espera dos outros.
“Quanto a mim”, diz Ezequias, “o Senhor estava pronto para salvar-me. Não apenas me salvou, mas estava pronto a fazê-lo justamente quando eu me encontrava no maior extremo; sua ajuda veio no tempo certo. Mostrou-se disposto e solícito a salvar-me. O Senhor estava prestes a salvar-me, estava perto para fazê-lo e me salvou de imediato.” Por isso:
Primeiro: “Publicarei e proclamarei seus louvores. Eu e minha família, eu e meus amigos, eu e meu povo nos uniremos num concerto de louvor para sua glória: cantaremos minhas canções ao som de instrumentos de cordas, para que outros as ouçam e sejam tocados por elas quando estiverem na disposição mais devota e séria, na casa do Senhor.”
Reconhecer misericórdias especiais em louvores públicos honra a Deus e edifica sua igreja, sobretudo quando essas misericórdias são concedidas a pessoas públicas (Salmos 116:18, 19).
Segundo: “Continuarei e perseverarei em seus louvores.” Devemos fazê-lo todos os dias de nossa vida, porque cada dia é, por si só, uma nova misericórdia e traz consigo muitas outras novas misericórdias. Assim como misericórdias renovadas pedem louvores renovados, as eminentes misericórdias passadas pedem louvores repetidos.
É pela misericórdia de Deus que vivemos; portanto, enquanto vivermos, devemos continuar louvando-o, enquanto tivermos fôlego, ou melhor, enquanto existirmos.
Terceiro: “Propagarei e perpetuarei seus louvores.” Não devemos louvá-lo apenas durante todos os dias de nossa vida; o pai deve também dar a conhecer sua verdade aos filhos, para que as gerações futuras glorifiquem a verdade de Deus ao confiar nela.
É dever dos pais infundir nos filhos confiança na verdade de Deus, o que muito contribuirá para mantê-los nos caminhos dele. Sem dúvida Ezequias fez isso ele próprio, e contudo seu filho Manassés não seguiu seus passos. Os pais podem dar aos filhos muitas coisas boas: boas instruções, bons exemplos e bons livros; mas não podem dar-lhes a graça.
IV. Nos dois últimos versículos deste capítulo há dois episódios ligados a essa história. Foram omitidos na narrativa aqui, mas apareceram em 2 Reis 20; por isso, observaremos apenas duas lições:
- Que as promessas de Deus visam não dispensar, mas despertar e animar o uso dos meios. Ezequias tem certeza de que se recuperará e, ainda assim, precisa tomar uma massa de figos e pô-la sobre o furúnculo (v. 21). Se pedimos ajuda a Deus em oração, mas não acompanhamos as orações com nossos esforços, não confiamos nele: nós o tentamos.
Não devemos pôr médicos ou remédios no lugar de Deus, mas usá-los em submissão a ele e à sua providência. Ajude a si mesmo, e Deus ajudará você.
- Que o principal fim que devemos buscar ao desejar vida e saúde é glorificar a Deus, fazer o bem e aperfeiçoar-nos em conhecimento, graça e preparo para o céu. Quando Ezequias queria dizer: “Qual é o sinal de que me recuperarei?”, perguntou: “Qual é o sinal de que subirei à casa do Senhor?”, para ali honrar a Deus, conservar familiaridade e comunhão com ele e animar outros a servi-lo (v. 22).
Presume-se que, se Deus lhe restituísse a saúde, ele subiria imediatamente ao templo com suas ofertas de gratidão. Foi ali que Cristo encontrou o homem incapacitado a quem havia curado (João 5:14).
Os exercícios da religião são tão essenciais à ocupação e ao prazer do homem bom que ser impedido de praticá-los é o maior pesar de suas aflições, e poder retomá-los é o maior consolo de seus livramentos. “Viva a minha alma, e ela te louvará.”