Matthew Henry

Isaías 32

Argumento

Este capítulo parece ser uma profecia do reinado de Ezequias que equivale a um resumo de sua história, e isso tendo em vista o reino do Messias, cujo governo era tipificado pelos tronos da casa de Davi, motivo pelo qual ele é tantas vezes chamado “o Filho de Davi”. Aqui está:

I. Uma profecia daquela boa obra de reforma com que ele começaria seu reinado, e da feliz influência que teria sobre o povo, que fora miseravelmente corrompido e depravado no reinado de seu predecessor (vv. 1-8).

II. Uma profecia da grande perturbação que seria causada ao reino no meio de seu reinado pela invasão assíria (vv. 9-14).

III. Uma promessa de tempos melhores depois, perto do fim de seu reinado, tanto no que diz respeito à piedade quanto à paz (vv. 15-20), promessa que, ao que se pode supor, se estende até os dias do Messias.

Versículos 1 a 8

O Reinado da Justiça. (a.C. 726.)

Temos aqui a descrição de um reino florescente. “Bem-aventurada és tu, ó terra, quando assim sucede contigo, quando reis, príncipes e povo são, em suas posições, o que deveriam ser.”

Pode ser entendida como orientação tanto aos magistrados quanto aos súditos sobre o que ambos devem fazer, ou como elogio a Ezequias, que governou bem e viu algo dos felizes efeitos de seu bom governo.

O texto também foi concebido para fazer o povo perceber como era feliz sob essa administração e quanto cuidado devia ter ao aproveitar suas vantagens, bem como para levá-lo a esperar pelo reino de Cristo e pelos tempos de reforma que esse reino introduziria. Aqui se promete e prescreve, para conforto da igreja:

I. Que os magistrados cumpririam seu dever em suas posições, e as autoridades corresponderiam aos grandes fins para os quais foram ordenadas por Deus (v. 1, 2):

  1. Haverá um rei e príncipes que reinarão e governarão, pois não pode ir bem quando não há rei em Israel. Os príncipes devem ter um rei, um monarca sobre eles como supremo, em quem possam unir-se; e o rei deve ter príncipes abaixo dele como oficiais, por meio dos quais possa agir (1 Pedro 2:13, 14).

Ambos conhecerão sua posição e a preencherão. O rei reinará e, contudo, sem nenhuma diminuição de sua justa prerrogativa, os príncipes governarão numa esfera inferior, e tudo para o bem público.

  1. Usarão seu poder segundo a lei, e não contra ela. Reinarão em retidão e em juízo, com sabedoria e equidade, protegendo os bons e castigando os maus; e Cristo reconhece como reinando por ele os reis e príncipes que decretam justiça (Provérbios 8:15).

Tal Rei, tal Príncipe é o próprio Cristo; reina segundo a regra e em retidão julgará o mundo (Isaías 9:7; 11:4).

  1. Assim serão grandes bênçãos para o povo (v. 2): Um homem, aquele homem, aquele rei que reina em retidão, será como um esconderijo. Quando os príncipes são como deveriam ser, as pessoas são como gostariam de ser.

(1.) São abrigados e protegidos de muitos danos. Esse bom magistrado é um refúgio para o súdito contra a tempestade de injúria e violência; defende o pobre e o órfão, para que os poderosos não façam deles uma presa.

Para onde fugiria a inocência oprimida, quando atingida pelo descrédito ou abatida pela violência, senão para o magistrado como seu esconderijo? A ele recorre, e por ele lhe é feita justiça.

(2.) São revigorados e confortados com muitas bênçãos. Esse bom magistrado apoia os pobres e aflitos e incentiva tudo que é digno de louvor; por isso, é como rios de água num lugar seco, refrescando e nutrindo a terra e tornando-a fértil, e como a sombra de uma grande rocha, sob a qual um pobre viajante pode abrigar-se do calor abrasador do sol numa terra exausta.

É um grande reavivamento para um homem bom, que faz questão de consciência de cumprir seu dever em meio ao desprezo e à contradição, por fim ser nisso apoiado, favorecido e receber o sorriso de um bom magistrado.

Tudo isso e muito mais o homem Cristo Jesus é para todos os súditos dispostos e fiéis de seu reino. Quando os maiores males nos sobrevêm, não só o vento, mas a tempestade, quando tormentas de culpa e cólera nos cercam e açoitam, elas nos impelem a Cristo, e nele não só estamos seguros, mas satisfeitos de que o estamos.

Nele encontramos rios de água para os que têm fome e sede de justiça, todo o revigoramento e conforto que uma alma necessitada pode desejar, e a sombra, não de uma árvore, pela qual sol ou chuva podem penetrar, mas de uma rocha, de uma grande rocha, que se estende por longa distância para abrigar o viajante.

Alguns observam aqui que, assim como o refúgio, o esconderijo e a rocha recebem eles mesmos os golpes do vento e da tormenta, para salvar disso os que neles se abrigam, assim Cristo suportou ele mesmo a tormenta para afastá-la de nós.

II. Que os súditos cumpririam seu dever em suas posições:

  1. Estarão dispostos a que se lhes ensine e a entender corretamente as coisas. Deixarão de lado seus preconceitos contra seus governantes e mestres e se submeterão à luz e ao poder da verdade (v. 3).

Quando essa bendita obra de reforma for iniciada, e os homens fizerem sua parte nela, Deus não deixará de fazer a sua. Então os olhos dos que veem, dos profetas, dos videntes, não ficarão turvos; mas Deus os abençoará com visões, para serem por eles comunicadas ao povo.

E os que leem a palavra escrita não terão mais um véu sobre seus corações, mas verão as coisas claramente. Então os ouvidos dos que ouvem a palavra pregada escutarão diligentemente e receberão prontamente o que ouvem, e não serão tão lentos para ouvir como têm sido.

Isso será feito pela graça de Deus, especialmente a graça do evangelho, pois o ouvido que ouve e os olhos que veem, o Senhor os fez, os refez, sim, ambos.

  1. Neles será realizada uma maravilhosa mudança por aquilo que lhes é ensinado (v. 4):

(1.) Terão uma mente lúcida e poderão discernir as coisas que diferem e fazer distinção acerca delas. O coração dos que eram apressados e precipitados, que não conseguiam reservar tempo para digerir e considerar as coisas, agora será curado de sua precipitação e entenderá conhecimento, pois o Espírito de Deus abrirá seu entendimento.

Essa bendita obra Cristo realizou em seus discípulos depois de sua ressurreição (Lucas 24:45), como amostra do que faria por todo o seu povo, dando-lhes entendimento (1 João 5:20).

Os desígnios piedosos dos bons príncipes provavelmente surtirão efeito quando seus súditos concederem a si mesmos liberdade para considerar e pensar com tanta liberdade que compreendam corretamente as coisas.

(2.) Terão pronta expressão: A língua dos gaguejantes, que costumavam equivocar-se sempre que falavam das coisas de Deus, agora estará pronta para falar claramente, como os que entendem do que falam, que creem e por isso falam.

Haverá tão grande aumento desse conhecimento claro, distinto e metódico nas coisas de Deus que aqueles de quem não se teria esperado isso falarão inteligentemente dessas coisas, muito para a honra de Deus e a edificação dos outros.

Estando seus corações cheios dessa boa matéria, suas línguas serão como “a pena de um escritor pronto” (Salmos 45:1).

  1. As diferenças entre bem e mal, virtude e vício, serão mantidas e não mais confundidas pelos que põem trevas por luz e luz por trevas (v. 5): “O vil não será mais chamado liberal.”

(1.) Os maus não receberão mais cargos do príncipe. Quando um rei reina em justiça, não colocará em posições de honra e poder os que têm má índole e espíritos baixos e sórdidos, e não se importam com a injúria ou o dano que fazem, se ao menos puderem alcançar seus próprios fins.

Tais são pessoas vis, como Antíoco é chamado (Daniel 11:21); quando são elevados, são chamados liberais e dadivosos, são chamados “benfeitores” (Lucas 22:25). Mas nem sempre será assim; quando o mundo ficar mais sábio, os homens receberão cargos segundo seu mérito.

E a honra, que nunca foi considerada decorosa para um insensato (Provérbios 26:1), não será mais desperdiçada em tais pessoas.

(2.) Os maus não terão mais reputação entre o povo, nem o vício será disfarçado com as cores da virtude. Não se dirá mais a Nabal: “Tu és Nadib” (pois assim são as palavras).

Um tal verme do esterco cobiçoso como Nabal, um insensato se não fosse seu dinheiro, não será elogiado com o título de cavalheiro ou príncipe; nem chamarão “Meu senhor” a um grosseirão, que só se ocupa de si mesmo, não faz bem algum com o que tem, mas é um fardo inútil da terra.

Ou antes, não dirão dele: “Ele é rico”; pois assim significa a palavra. Só devem ser considerados ricos os que são ricos em boas obras, não os que têm abundância, mas os que a usam bem.

Em suma, vai bem com um povo quando os homens são geralmente valorizados por sua virtude, utilidade e beneficência para com a humanidade, e não por sua riqueza ou títulos de honra.

Se isso se cumpriu no reinado de Ezequias, e até que ponto se refere ao reino de Cristo, no qual temos certeza de que os homens são julgados pelo que são, não pelo que têm, nem o caráter de homem algum é confundido, não diremos. Mas prescreve uma excelente regra tanto ao príncipe quanto ao povo: respeitar os homens segundo seu mérito pessoal.

Para reforçar essa regra, aqui está uma descrição tanto da pessoa vil quanto do liberal; e por ela veremos tamanha diferença entre eles que devemos esquecer-nos inteiramente de nós mesmos se prestarmos à pessoa vil e ao grosseirão aquele respeito que é devido só ao liberal.

[1.] Uma pessoa vil e um grosseirão farão dano, e tanto mais se receberem cargos e tiverem poder na mão; suas honras os tornarão piores, não melhores (v. 6, 7). Veja o caráter desses homens baixos e de má índole.

Primeiro, estão sempre tramando alguma coisa injusta, planejando fazer mal a pessoas em particular ou ao público e tramando como levá-lo a efeito. E têm tantos pequenos ressentimentos tolos a satisfazer e vinganças mesquinhas que neles não aparece a menor faísca de generosidade. Seus corações estarão sempre trabalhando em alguma iniquidade.

Observe: há a obra do coração, assim como a obra das mãos. Assim como os pensamentos são palavras para Deus, assim os desígnios são obras em sua conta. Veja que esforços os pecadores fazem no pecado. Trabalham nele; seus corações se concentram nele, e com muita arte e aplicação trabalham a iniquidade.

“Planejam planos perversos” com toda a sutileza da antiga serpente e muita deliberação, o que torna o pecado excessivamente pecaminoso; e quanto mais houver de trama e manejo num pecado, tanto mais haverá nele de Satanás.

Segundo, levam adiante suas tramas por artimanha e dissimulação. Quando meditam iniquidade, praticam hipocrisia, “fingem-se homens justos” (Lucas 20:20). Os danos mais abomináveis serão disfarçados com as alegações mais plausíveis de devoção a Deus, consideração pelo homem e preocupação com algum bem comum.

Os mais vis entre os homens são os que intentam os piores danos quando falam agradavelmente. Terceiro, falam vilania. Quando estão tomados de paixão, vocês verão o que são pela linguagem baixa e má que dirigem aos que os cercam, que de modo algum convém a homens de posição e honra.

Ou, ao dar um veredicto ou juízo, de modo vil apresentam as coisas sob falsas cores para perverter a justiça. Quarto, afrontam a Deus, que é um Deus reto e ama a retidão: Proferem erro contra o Senhor, e nisso praticam irreverência, pois assim significa a palavra que traduzimos por hipocrisia.

Dão uma sentença injusta e depois fazem uso profano do nome de Deus para ratificá-la, como se, porque “o juízo é de Deus” (Deuteronômio 1:17), por isso seu juízo falso e injusto fosse dele.

Isso é proferir erro contra o Senhor, sob alegação de proferir verdade e justiça em favor dele; e nada pode ser feito mais impudentemente contra Deus que usar seu nome para patrocinar a maldade. Quinto, maltratam a humanidade, particularmente aqueles que são obrigados a proteger e socorrer:

  1. Em vez de suprir as carências dos pobres, os empobrecem, esvaziam as almas dos famintos, ou tirando o alimento que têm ou, o que é quase equivalente, negando o suprimento que lhes falta e que eles têm para dar.

E fazem faltar a bebida dos sedentos; cortam o socorro que costumavam ter, embora precisem dele tanto quanto sempre. De fato são pessoas vis os que roubam o hospital.

  1. Em vez de fazer justiça aos pobres quando recorrem a seu juízo, maquinam destruir os pobres, arruiná-los em seus tribunais com palavras mentirosas em favor dos ricos, para os quais são claramente parciais. Sim, e ainda: embora o necessitado fale o que é correto, por mais completa que seja a prova de que dispõem para demonstrar a equidade de sua causa, é o suborno que os governa, não o direito.

Sexto, esses grosseirões e pessoas vis sempre tiveram instrumentos ao seu redor, prontos para servir a seus propósitos de vilania: “Todos os seus servos são perversos.” Não há desígnio tão palpavelmente injusto que não se possam encontrar os que seriam empregados como ferramentas para executá-lo.

“Os instrumentos do grosseirão são maus”, e não se pode esperar outra coisa; mas este é nosso conforto: não podem fazer mais dano do que Deus lhes permite fazer.

[2.] Aquele que é na verdade liberal, e merece a honra de ser assim chamado, toma como sua ocupação fazer bem a todos conforme sua esfera (v. 8). Observe:

Primeiro, o zelo que tem e as maquinações que faz para fazer bem. “Planeja coisas liberais.” Tanto quanto o grosseirão ou avarento projeta como poupar e guardar só para si o que tem, tanto o homem bom e caridoso projeta como usar e gastar o que tem da melhor maneira para o bem dos outros.

A caridade deve ser dirigida pela sabedoria, e coisas liberais feitas prudentemente e com planejamento, para que sua boa intenção seja correspondida, para que não seja caridade mal colocada.

O homem liberal, quando fez todas as coisas liberais que estão em seu próprio poder, planeja coisas liberais para outros fazerem segundo seu poder e os incita a fazê-las.

Segundo, o conforto que tem e a vantagem que obtém em fazer bem: “Por coisas liberais permanecerá”, ou será estabelecido. A providência de Deus o recompensará por sua liberalidade com prosperidade estável e reputação estabelecida.

A graça de Deus lhe dará abundância de satisfação e paz confirmada em seu próprio peito. O que inquieta os outros não o perturbará; seu coração está firme. Essa é a recompensa da caridade (Salmos 112:5, 6).

Alguns leem assim: “O príncipe, ou homem honrado, seguirá caminhos honrados; e por tais caminhos honrados ou francos permanecerá ou será estabelecido.” Vai bem com uma terra quando seus honrados são de fato homens de honra e desdenham fazer algo baixo, quando seu rei é assim filho de nobres.

Versículos 9 a 20

Perspectivas Alegres. (a.C. 726.)

Nestes versículos temos Deus levantando-se para juízo contra as pessoas vis, para castigá-las por sua vilania; mas por fim voltando em misericórdia aos liberais, para recompensá-los por sua liberalidade.

I. Quando havia tão grande corrupção dos costumes e tanta provocação feita ao Deus santo, bem se podiam esperar tempos maus, e aqui é dado um aviso da vinda desses tempos. O alarme é soado às mulheres que estavam à vontade (v. 9) e às filhas descuidadas, para alimentar o orgulho, a vaidade e o luxo das quais seus maridos e pais eram atraídos a fazer os pobres morrerem de fome.

Que ouçam o que o profeta lhes tem a dizer em nome de Deus: “Levantem-se e ouçam com reverência e atenção.”

  1. Que saibam que Deus estava prestes a trazer juízos devastadores e desoladores sobre a terra em que viviam no prazer e eram dissolutas. Isso parece referir-se principalmente às desolações feitas pelo exército de Senaqueribe quando tomou todas as cidades fortificadas de Judá.

Mas então aquelas palavras, “muitos dias e anos”, devem ser traduzidas, como as lê a nota à margem, dias além de um ano; isto é, essa devastação estará em execução por algo além de um ano. Esse foi o tempo desde a primeira entrada daquele exército na terra de Judá até sua derrubada.

Mas é aplicável à miserável decepção com que certamente se depararão, mais cedo ou mais tarde, os que fixam seus corações no mundo e nele põem sua felicidade: “Sereis atribuladas, mulheres descuidadas.”

Não nos protegerá da tribulação abandonar os cuidados quando estamos à vontade. Ou melhor: aos que gostam de viver descuidadamente, até pequenas tribulações serão grandes aborrecimentos e pesarão muito sobre eles.

Eram descuidadas e estavam à vontade porque tinham dinheiro bastante e diversão bastante; mas o profeta aqui lhes diz:

(1.) Que o campo, de onde tinham suas rendas e iguarias, em breve seria assolado. A vindima faltará; e então o que vocês farão para obter vinho com que se alegrar? A colheita de frutos não virá, pois não haverá nenhum para colher, e vocês sentirão sua falta (v. 10).

Sentirão falta das tetas, do bom leite das vacas, dos campos agradáveis e de suas produções. Os campos úteis, que servem à vida humana, são os agradáveis. Sentirão falta da videira frutífera e das uvas que costumava lhes dar.

O abuso da abundância é justamente castigado com escassez; e merecem ser privados dos sustentos da vida os que os fazem alimento e combustível da concupiscência e os preparam para Baal.

(2.) Que também as cidades, as cidades de Judá onde viviam à vontade, gastavam suas rendas e se alegravam com suas iguarias, seriam assoladas (v. 13, 14). Sarças e espinhos, frutos do pecado e da maldição, crescerão não só sobre a terra de meu povo, que ficará inculta, mas sobre todas as casas de alegria, os teatros, as casas de jogo, as tavernas, nas cidades alegres.

Quando um exército estrangeiro devastava o campo, as casas de alegria, sem dúvida, tornaram-se casas de luto. Então os palácios, ou casas dos nobres, foram abandonados por seus donos, que talvez fugissem para o Egito em busca de refúgio; a multidão da cidade foi deixada por seus líderes para arranjar-se por conta própria.

Então as casas imponentes serão covis para sempre, elas que haviam sido como fortes e torres em força e magnificência. Serão abandonadas; os donos nunca voltarão a elas; todos as considerarão como Jericó, um anátema.

De modo que, mesmo quando a paz voltar, não serão reconstruídas, mas serão lançadas à desolação: “Alegria de jumentos selvagens e pasto de rebanhos”. Assim, muitas casas são arruinadas pelo pecado. Jam seges est ubi Troja fuit: o cereal cresce no lugar de Troia.

  1. Ante a previsão disso, que tremam e sejam atribuladas, dispam-se e cinjam pano de saco sobre seus lombos (v. 11). Isso dá a entender não só que, quando a calamidade vier, assim serão levadas a tremer e forçadas a despir-se, que então os juízos de Deus as despiriam e as deixariam nuas, mas:

(1.) Que a melhor prevenção da tribulação seria arrepender-se e humilhar-se por seu pecado e deitar-se no pó diante de Deus em verdadeiro remorso e tristeza piedosa, o que seria o prolongamento de sua tranquilidade.

Isso é encontrar-se com Deus no caminho de seus juízos e poupar uma correção corrigindo nossos próprios erros. Só se quebrarão os que não quiserem dobrar-se.

(2.) Que a melhor preparação para a tribulação seria negar a si mesmas e viver uma vida de mortificação, e manter-se desapegadas de todos os deleites dos sentidos. Os que, por um santo desprezo deste mundo, já se despiram, podem facilmente suportar ser despidos quando vêm a tribulação e a morte.

II. Enquanto continuava havendo um remanescente que conservava sua integridade, tinham motivo para esperar tempos bons por fim, e desses tempos o profeta aqui lhes dá uma perspectiva agradável.

Tais tempos viram perto do fim do reinado de Ezequias; mas bem se pode supor que a profecia olhe mais adiante, para os dias do Messias, que é Rei de justiça e Rei de paz, de quem todos os profetas dão testemunho. Agora observe:

  1. Como esses benditos tempos serão introduzidos: pelo derramamento do Espírito do alto (v. 15), o que fala não só da boa vontade de Deus para conosco, mas da boa obra de Deus em nós. Pois então, e não antes, haverá tempos bons, quando Deus, por sua graça, dá aos homens bons corações.

E por isso Deus dar seu Espírito Santo aos que lhe pedem é, na prática, dar-lhes todas as coisas boas, como se vê comparando Lucas 11:13 com Mateus 7:11.

Esta é a grande coisa com cuja esperança o povo de Deus se conforta: que o Espírito será derramado sobre eles, que haverá uma efusão mais abundante do Espírito de graça do que antes, segundo o que exige a necessidade da igreja em seu estado desolado. Isso vem do alto, e por isso olham para seu Pai no céu por isso.

Quando Deus intenta favores para sua igreja, derrama seu Espírito, tanto para preparar seu povo para receber seus favores quanto para qualificar e dar sucesso aos que intenta empregar como instrumentos de seu favor.

Pois seus esforços para reparar as desolações da igreja são todos infrutíferos até que o Espírito seja derramado sobre eles, e então a obra é feita de repente. O reino do Messias foi introduzido e estabelecido pelo derramamento do Espírito (Atos 2), e assim continua sendo mantido, e o será até o fim.

  1. Que mudança maravilhosamente feliz será então feita! Aquilo que era um deserto seco e estéril se tornará um campo fértil; e o que agora consideramos campo fértil, em comparação com o que será então, será tido por floresta. Então a terra dará seu aumento.

Promete-se que nos dias do Messias o fruto da terra se agitará como o Líbano (Salmos 72:16). Alguns aplicam isso à admissão dos gentios na igreja do evangelho, que tornou o deserto um campo fértil, e à rejeição e exclusão dos judeus, que tornou floresta o que fora um campo fértil.

Sobre os gentios foi derramado um espírito de vida, mas sobre os judeus um espírito de torpor. Veja qual é a evidência e o efeito do derramamento do Espírito sobre qualquer alma: por isso é tornada frutífera e tem seu fruto para santidade. Três coisas contribuem para tornar esses tempos felizes:

(1.) Juízo e retidão (v. 16). Quando o Espírito é derramado sobre uma terra, então o juízo habitará no deserto e o transformará num campo fértil, e a retidão permanecerá no campo fértil e o tornará ainda mais fértil.

Os ministros exporão a lei, e os magistrados a executarão, e ambos de modo tão criterioso e fiel que, por ambos, os maus serão tornados bons e os bons tornados melhores.

Entre todos os tipos de pessoas, os pobres, humildes e não instruídos, negligenciados como o deserto, e os ricos, grandes e instruídos, valorizados como o campo fértil, haverá pensamentos corretos das coisas, bons princípios governando, e consciência do bem e do mal, do pecado e do dever.

Ou, em todas as partes da terra, tanto as abertas quanto as cercadas, campo e cidade, as partes mais rudes e as mais cultivadas e refinadas, a justiça será devidamente administrada.

A lei de Cristo introduz um juízo ou regra pelo qual devemos ser governados, e o evangelho de Cristo uma retidão pela qual devemos ser salvos; e, onde quer que o Espírito seja derramado, ambos habitam e permanecem como retidão eterna.

(2.) Paz e quietude (v. 17, 18). A paz aqui prometida é de duas espécies:

[1.] Paz interior (v. 17). Segue-se à habitação da retidão (v. 16). Aqueles em quem essa obra é realizada experimentarão esse bendito produto dela. Ela mesma é paz, e seu efeito é quietude e certeza para sempre, isto é, uma santa serenidade e segurança da mente, pela qual a alma desfruta de si mesma e de seu Deus.

E não está no poder deste mundo perturbá-la nesse desfrute. Repare: paz, quietude e certeza eterna podem ser esperadas e serão encontradas no caminho e na obra da retidão. A verdadeira satisfação só se encontra na verdadeira religião, e ali se encontra sem falta.

São quietas e pacíficas as vidas passadas em toda piedade e honestidade (1 Timóteo 2:2). Primeiro, até “a obra da retidão será paz”. No cumprimento de nosso dever encontraremos abundância de verdadeiro prazer, uma grande recompensa presente da obediência na obediência.

Embora a obra da retidão possa ser trabalhosa e custosa e nos expor ao desprezo, ainda assim é paz, uma paz suficiente para pagar nossos encargos.

Segundo, “o efeito da retidão será quietude e certeza”, não só até o fim do tempo, do nosso tempo, e no fim, mas pelas eras sem fim da eternidade. A santidade real é felicidade real agora e será felicidade perfeita, isto é, santidade perfeita, para sempre.

[2.] Paz exterior (v. 18). É uma grande misericórdia quando os que, pela graça de Deus, têm espíritos quietos e pacíficos são, pela providência de Deus, levados a habitar em moradas quietas e pacíficas, sem serem perturbados em suas casas ou assembleias solenes.

Quando o terror da invasão de Senaqueribe passou, o povo, sem dúvida, percebeu mais que nunca a misericórdia de uma morada quieta, não perturbada pelos alarmes da guerra.

Que cada família procure manter-se quieta, livre de contendas e altercações internas, não dois contra três e três contra dois na casa, e então se ponha sob a proteção de Deus para habitar em segurança e ficar quieta, livre do medo do mal exterior. Jerusalém será uma morada pacífica; compare Isaías 33:20.

Mesmo quando cair granizo e houver uma violenta tormenta de golpes descendo sobre a floresta que fica exposta, então Jerusalém será um lugar quieto de descanso. Pois a cidade estará baixa, num lugar baixo, a sotavento, não exposta, como as cidades que ficam altas, à fúria da tormenta, mas abrigada pelas montanhas ao redor de Jerusalém (Salmos 125:2).

Os fortes e torres altos são rebaixados (v. 14), mas a cidade que fica baixa será um lugar quieto de descanso. Os mais seguros, que podem habitar mais à vontade, são os humildes, dispostos a habitar baixo (v. 19).

Os que desejam habitar numa morada pacífica devem estar dispostos a habitar baixo e num lugar baixo. Alguns pensam que aqui há uma alusão à preservação da terra de Gósen da praga de granizo, que fez grande destruição na terra do Egito.

(3.) Fartura e abundância. Tão boas colheitas serão recolhidas em toda parte e todos os anos que os agricultores serão elogiados e tidos por felizes, os que semeiam junto de toda água (v. 20), que semeiam todos os terrenos próprios para semeadura, que lançam seu pão, ou cereal para pão, sobre a água (Eclesiastes 11:1).

Deus dará o aumento, mas então o agricultor deve ser diligente, ocupar-se de seu trabalho e semear junto de todas as águas; e, se fizer isso, o cereal crescerá tão denso e viçoso que ele soltará nele seu gado, até o boi e o jumento, para comer as pontas e mantê-lo baixo. Isso se aplica:

[1.] À pregação da palavra. Alguns pensam que aponta para o ministério dos apóstolos, que, como agricultores, saíram para semear sua semente (Mateus 13:3). Semearam junto de todas as águas; pregaram o evangelho onde quer que chegavam. Águas significam povos, e pregaram a multidões.

Onde quer que encontravam corações de homens amolecidos, umedecidos e dispostos a receber a palavra, lançavam a boa semente. E, ao passo que pela lei de Moisés os judeus eram proibidos de arar com um boi e um jumento juntos (Deuteronômio 22:10), o que dava a entender que judeus e gentios não deviam mesclar-se, agora essa distinção será removida.

E tanto o boi quanto o jumento, tanto judeus quanto gentios, serão empregados na lavoura do evangelho e desfrutarão de seu benefício.

[2.] Às obras de caridade. Quando Deus envia esses tempos felizes, são benditos os que os aproveitam para fazer bem com o que têm, que semeiam junto de todas as águas, que abraçam todas as oportunidades de socorrer os necessitados; pois no tempo devido colherão.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra