Isaías 30
Argumento
A profecia deste capítulo parece referir-se, como a do capítulo anterior, ao perigo que se aproximava de Jerusalém e às desolações de Judá pela invasão de Senaqueribe. Aqui está:
I. Uma justa censura aos que, nessa angústia, confiavam nos egípcios para obter ajuda e estavam todos apressados em buscar socorro do Egito, vv. 1-7.
II. Uma ameaça terrível contra os que desprezavam o bom conselho que Deus lhes dava por seus profetas para o repouso de suas mentes nessa angústia, assegurando-lhes que, acontecesse o que acontecesse aos outros, o juízo certamente os alcançaria, vv. 8-17.
III. Uma promessa graciosa aos que confiavam em Deus: não somente atravessariam a tribulação, mas veriam dias felizes depois dela, tempos de alegria e reforma, abundância dos meios de graça e, com eles, abundância de bens exteriores e crescentes alegrias e triunfos (vv. 18-26). E muitas dessas promessas são muito aplicáveis à graça do evangelho.
IV. Uma profecia da completa derrota e ruína do exército assírio, que seria ocasião de grande alegria e introdução àqueles tempos felizes, vv. 27-33.
Versículos 1 a 7
A Confiança Insensata de Judá. (a.C. 720.)
Muitas vezes, o erro e a insensatez do povo judeu eram que, quando os vizinhos de um lado os afrontavam, buscavam socorro nos vizinhos do outro, em vez de olhar para Deus e depositar nele sua confiança. Contra os israelitas, recorreram aos sírios, 2 Crônicas 16:2, 3.
Contra os sírios, recorreram aos assírios, 2 Reis 16:7. Contra os assírios, aqui recorreram aos egípcios, e Rabsaqué os repreendeu por isso, 2 Reis 18:21. Agora observe aqui:
I. Como esse pecado deles é descrito e o que nele provocava a Deus. Quando se viram em perigo e angústia:
- Não quiseram consultar a Deus. Queriam fazer as coisas segundo sua própria cabeça e não aconselhar-se com Deus, embora tivessem um meio pronto e seguro de fazê-lo pelo Urim ou pelos profetas.
Confiavam tanto na prudência de suas próprias medidas que julgavam desnecessário consultar o oráculo. Ou melhor: não estavam dispostos a submeter-se a essa decisão: “Tomam conselho entre si e uns dos outros, mas não me pedem conselho, muito menos aceitarão o meu.”
“Cobrem-se com uma cobertura”: pensam proteger-se com algum abrigo que possa cobri-los da violência da tempestade. “Mas não do meu Espírito”: não o abrigo ao qual Deus os dirigia por seu Espírito, na boca de seus profetas. Por isso, ela se mostrará cobertura curta demais e refúgio de mentiras.
- Não conseguiam confiar em Deus. Não julgavam suficiente ter Deus de seu lado nem se preocupavam de modo algum em fazê-lo seu amigo, mas se fortaleciam na força de Faraó.
Consideravam-no um aliado poderoso e não duvidavam de que poderiam enfrentar o assírio enquanto o tivessem a seu favor. A sombra do Egito, que era apenas uma sombra, era a cobertura na qual se envolviam.
II. Qual era o mal desse pecado:
Mostrava que eram filhos rebeldes, e aqui se pronuncia um ai contra eles nessa qualidade, v. 1. Pela profissão, eram filhos de Deus; mas, por não confiarem nele, eram justamente marcados como rebeldes. Pois, se desconfiamos da providência de Deus, na prática retiramos nossa lealdade a ele.
Acrescentavam pecado a pecado. Foi o pecado que os levou à angústia; depois, em vez de se arrependerem, transgrediram ainda mais contra o Senhor, 2 Crônicas 28:22.
Os que haviam abusado das misericórdias de Deus para com eles, fazendo delas combustível de seus desejos pecaminosos, abusavam também de suas aflições, fazendo delas desculpa para sua desconfiança de Deus. Assim pioram o que é mau e acrescentam pecado a pecado.
E, assim como os que fazem isso tornam pesada sua própria corrente, assim é justo que Deus torne extraordinárias suas pragas. Agora, o que agravava seu pecado era:
(1.) Que se esforçavam tanto para assegurar os egípcios como seus aliados: “Caminham para descer ao Egito”, viajam de um lado para outro para encontrar uma estrada vantajosa até lá. Mas “não perguntaram à minha boca”; nunca consideraram se Deus consentiria nisso e o aprovaria ou não.
(2.) Que faziam uma despesa tão enorme para isso, v. 6. Carregam os animais do sul, cavalos trazidos do Egito, que ficava ao sul da Judeia, com suas riquezas, imaginando, como é comum às pessoas assustadas, que estariam mais seguros em qualquer lugar do que onde estavam.
Ou mandavam suas riquezas para lá como subornos aos cortesãos de Faraó, para comprometê-los com seus interesses, ou como pagamento de seu exército. Deus os teria ajudado gratuitamente; mas, se querem ajuda dos egípcios, precisam pagar caro por ela, e parecem dispostos a fazê-lo.
As riquezas assim gastas terão um mau resultado. Levavam seus bens ao Egito através de uma terra, como se pode ler, de tribulação e angústia, aquele vasto deserto uivante entre Canaã e o Egito, de onde vêm o leão e a serpente ardente, Deuteronômio 8:15.
Arriscavam-se a atravessar aquele deserto perigoso para levar ao Egito o que possuíam. Ou pode significar o próprio Egito, que para Israel fora casa de servidão e, portanto, terra de tribulação e angústia, e que abundava em criaturas vorazes e venenosas.
Veja os perigos em que se lançam os homens que abandonam a Deus e os perigos em que se lançarão em busca de suas confianças carnais e do que esperam da criatura.
III. Qual seria a consequência disso:
- Os egípcios receberiam seus embaixadores, lhes falariam com muito respeito e estariam dispostos a tratar com eles (v. 4): “Seus príncipes estavam em Zoã”, na corte de Faraó ali, e tiveram audiência com o rei, que os animava a depender de sua amizade e dos socorros que lhes enviaria.
Mas, 2. Não corresponderiam à sua expectativa: não lhes poderiam ser proveitosos, v. 5. Pois Deus diz que não lhes serão proveitosos (v. 6), e toda criatura é para nós aquilo, e nada mais, que ele faz dela.
As forças que lhes forneceriam não poderiam ser reunidas a tempo; ou, quando reunidas, não estavam aptas para o serviço, e eles não arriscariam nenhuma de suas tropas veteranas na expedição. Ou a marcha era tão longa que não poderiam chegar quando se precisasse deles.
Ou os egípcios não seriam sinceros para com Israel, mas se inclinariam secretamente aos assírios por algum motivo: “Os egípcios ajudarão em vão e sem propósito”, v. 7. Atrapalharão e causarão prejuízo, em vez de ajudar. E, por isso:
- Esse povo, agora tão afeiçoado aos egípcios, por fim se envergonharia deles, de tudo o que deles esperava e de sua confiança neles (v. 3). “A força de Faraó, que era o orgulho de vocês, será sua vergonha; todos os seus vizinhos os repreenderão, e vocês mesmos se repreenderão por sua insensatez em confiar nela.”
“E a sombra do Egito, essa terra que faz sombra com asas (Isaías 18:1), que era sua confiança, será sua confusão. Não somente os decepcionará e será motivo de sua vergonha, mas enfraquecerá todos os seus outros apoios e será ocasião de dano para vocês.”
Depois, Deus ameaça a ruína do Egito justamente por isso, porque haviam tratado Israel traiçoeiramente e sido para eles um bordão de cana, Ezequiel 29:6, 7.
Os príncipes e embaixadores de Israel, tão prontos a cortejar uma aliança com eles, quando forem para junto deles verão tanto de sua fraqueza, ou antes de sua baixeza, que todos se envergonharão de um povo que não lhes poderia ser ajuda nem proveito, mas vergonha e descrédito, v. 5.
Os que confiam em Deus, em seu poder, providência e promessa, nunca se envergonham de sua esperança. Mas os que depositam confiança em qualquer criatura, cedo ou tarde, descobrirão que ela lhes traz descrédito.
Deus é verdadeiro e se pode confiar nele, mas todo homem é mentiroso e deve ser tido por suspeito. O Criador é rocha dos séculos; a criatura, uma cana quebrada. Não podemos esperar pouco demais do homem nem demais de Deus.
IV. O uso e a aplicação de tudo isso (v. 7): por isso clamei acerca desse assunto, esse projeto deles. Tornei-o público, para que todos reparassem nele. Insisti nele como alguém empenhado.
“Sua força é ficar quietos”, em humilde dependência de Deus e de sua bondade e em tranquila submissão à sua vontade, sem vaguear e enfrentar grandes trabalhos para buscar ajuda nesta ou naquela criatura.
Se ficarmos quietos num dia de angústia, esperando e aguardando tranquilamente a salvação do Senhor e usando somente meios lícitos e regulares para nossa própria preservação, isso será a força de nossas almas tanto para os serviços quanto para os sofrimentos e comprometerá a força divina em nosso favor.
Enfraquecemos a nós mesmos e provocamos Deus a retirar-se de nós quando fazemos da carne nosso braço, pois então nossos corações se afastam do Senhor.
Quando nos tivermos cansado de buscar ajuda nas criaturas, descobriremos que o melhor meio de recuperar nossas forças é repousar no Criador. “Aqui estou; que ele faça comigo o que quiser.”
Versículos 8 a 17
A Condenação dos Pecadores Incorrigíveis. (a.C. 720.)
Aqui, I. O prefácio é muito solene. O profeta não deve apenas pregar isso, mas deve escrevê-lo (v. 8), escrevê-lo numa tábua para ser pendurada e exposta à vista pública. Deve registrá-lo com cuidado, não em folhas soltas que poderiam perder-se ou rasgar-se, mas num livro que se preserve para a posteridade.
In perpetuam rei memoriam: como testemunho permanente contra essa geração ímpia. Que permaneça não somente nas épocas seguintes, mas para todo o sempre, enquanto existir o mundo. E assim será, pois o livro das Escrituras, sem dúvida, continuará a existir e a ser lido até o fim do tempo. Que seja escrito:
Para envergonhar os homens da época presente, que não quiseram ouvi-lo nem atendê-lo quando foi falado. Que seja escrito para não se perder; seus filhos poderão tirar proveito dele, embora eles mesmos não tirem.
Para justificar a Deus nos juízos que estava para trazer sobre eles. As pessoas serão levadas a pensar que ele foi duro demais e excessivamente severo com eles, a menos que saibam como eram maus, como o provocavam e que meios justos Deus tentou com eles antes de chegar a esse extremo.
Como aviso aos outros para não fazerem como eles, para que não lhes aconteça o mesmo. Destina-se a advertir os da região e da época mais distantes, mesmo aqueles sobre os quais chegaram os fins dos séculos, 1 Coríntios 10:11.
Pode ser útil aos ministros de Deus não somente pregar, mas escrever, pois o que está escrito permanece.
II. A descrição dos judeus irreverentes e ímpios é muito triste. Se quiser retratá-los com suas próprias cores, deve escrever isto a respeito deles: que “este é um povo rebelde”, v. 9. Temos certeza de que não dá falso testemunho contra eles nem os torna piores do que eram, pois o juízo de Deus é segundo a verdade.
Os judeus eram, pelo que sabemos, o único povo que então professava a Deus no mundo; ainda assim, muitos deles eram um povo rebelde:
Rebelavam-se contra suas próprias convicções e alianças. “São filhos mentirosos, que não sustentam o que dizem, que prometem coisas belas, mas nada realizam.” Quando os tomou em aliança consigo, Deus disse deles: “Certamente são meu povo, filhos que não mentirão” (Isaías 63:8); mas mostraram ser diferentes.
Rebelavam-se contra a autoridade divina. “São filhos que não querem ouvir a lei do Senhor nem atendê-la, mas farão como lhes agradar, diga o próprio Deus o que disser em contrário.”
III. A acusação formal elaborada contra eles é muito grave, e a sentença proferida contra eles, muito terrível. Aqui são acusados de duas coisas, e por ambas se lê sua condenação, uma condenação temível:
- Proibiam os profetas de lhes falar em nome de Deus e de tratá-los com fidelidade:
(1.) Esse pecado deles é descrito, v. 10, 11. Opunham-se tão violentamente aos profetas para impedi-los de pregar, ou pelo menos de lhes falar claramente na pregação, zombavam tanto deles e os intimidavam tanto que, na prática, diziam aos videntes: “Não vejam”. Tinham a luz, mas preferiam amar as trevas.
Seu privilégio era ter videntes entre eles, mas faziam o possível para lhes apagar os olhos. Era ter profetas entre eles, mas faziam o possível para lhes fechar a boca, pois os atormentavam em seus caminhos ímpios, Apocalipse 11:10.
Os que silenciam bons ministros e desfavorecem a boa pregação são justamente considerados e chamados rebeldes contra Deus. Veja o que, na pregação dos profetas, os fazia sentir-se agravados:
[1.] Os profetas lhes falavam de seus erros e os avisavam de sua miséria e perigo por causa do pecado, e eles não podiam suportar isso. Deviam dizer-lhes coisas suaves, adulá-los em seus pecados e dizer que agiam bem e que não havia prejuízo nem perigo na conduta de vida que seguiam.
Por mais certa e verdadeira que seja uma coisa, se não for suave, não a ouvirão. Mas, se concordar com a boa opinião que têm de si e os confirmar nela, por mais falsa que seja e por maior embuste que represente para eles, quererão que lhes seja profetizada. Merecem ser enganados os que desejam sê-lo.
[2.] Os profetas os detinham em suas buscas pecaminosas e se punham em seu caminho como o anjo no caminho de Balaão, com a espada da cólera de Deus desembainhada na mão, de modo que não podiam avançar sem terror. E consideravam isso uma grande afronta.
Quando prosseguiam obstinadamente no caminho de seus corações, diziam aos profetas: “Saiam do caminho, desviem-se das veredas. O que fazem em nosso caminho? Não podem deixar-nos fazer o que nos agrada?”
Têm o coração inteiramente disposto a fazer o mal os que mandam seus fiéis advertidores sair do caminho. “Cessa, por que serias ferido?” (2 Crônicas 25:16).
[3.] Os profetas lhes falavam continuamente do Santo de Israel, de como é inimigo do pecado e de como ajustará contas severamente com os pecadores; e eles não conseguiam suportar ouvir isso. Tanto o assunto quanto sua expressão eram sérios demais para eles.
Por isso, se os profetas quiserem lhes falar, imporão como condição do trato que não chamem Deus de Santo de Israel, pois a santidade de Deus é o atributo que os ímpios mais temem. “Não nos incomodem mais com esse prefácio solene”, como o sr. White o chama, “de suas arengas impertinentes.”
Têm motivo para temer perecer em seus pecados os que não suportam ser amedrontados para sair deles.
(2.) Agora, qual é a condenação proferida contra eles por isso? Temos a resposta, v. 12, 13. Observe:
[1.] Quem profere juízo contra eles: “Assim diz o Santo de Israel”. O profeta usa aquele título de Deus contra o qual particularmente protestavam. Ministros fiéis não serão desviados do uso das expressões próprias para despertar os pecadores, embora sejam desagradáveis.
Devemos dizer aos homens que Deus é o Santo de Israel, e assim o encontrarão, quer ouçam, quer deixem de ouvir.
[2.] Qual é o fundamento do juízo: porque desprezam esta palavra, seja, em geral, toda palavra que os profetas lhes diziam, ou esta palavra em particular, que declara Deus como o Santo de Israel.
“Desprezam-na e não farão dela nem seu temor, para respeitá-la, nem sua esperança, para depositar nela alguma confiança. Em vez de ficar devendo ao Santo de Israel, confiarão na opressão e na perversidade, na riqueza que adquiriram e na influência que obtiveram por fraude e violência.”
“Ou confiarão nos meios pecaminosos que adotaram para sua própria segurança, em contradição com Deus e sua vontade. Neles se apoiam e, por isso, é justo que caiam.”
[3.] Qual é o juízo proferido contra eles: “Esta iniquidade vos será como uma brecha prestes a cair. Essa confiança de vocês será como casa construída sobre a areia, que cairá na tempestade e sepultará o construtor em suas ruínas.”
“Seu desprezo daquela palavra de Deus sobre a qual poderiam edificar tornará tudo o mais em que confiam semelhante a um muro que se arqueia para fora e que cai se lhe for posto algum peso. Ou melhor: muitas vezes desaba sob seu próprio peso.” A ruína que assim trariam sobre si seria:
Primeiro, uma ruína surpreendente. “A quebra virá subitamente, num instante”, quando não a esperam, o que a tornará mais assustadora, e quando não estão preparados nem providos para ela, o que a tornará mais fatal.
Segundo, uma ruína completa, universal e irreparável. “Vocês e todas as suas confianças serão não somente fracos como o barro do oleiro (Isaías 29:16), mas quebrados em pedaços como o vaso do oleiro. Aquele que tem a vara de ferro o quebrará (Salmos 2:9) e não poupará.”
“Não terá consideração por ele nem zelo para preservar ou manter inteira qualquer parte dele. Mas, uma vez quebrado a ponto de ficar impróprio para uso, que seja despedaçado, que seja esmagado, todo em pedaços, de modo que não reste um caco grande o suficiente para pegar um pouco de fogo ou água.”
São duas coisas de que precisamos diariamente e que os pobres costumam buscar num pedaço de cântaro quebrado. Não serão somente como “um muro inclinado” (Salmos 62:3), mas como uma caneca ou um copo quebrado, que de nada serve nem jamais pode tornar-se inteiro de novo.
- Desprezavam as instruções graciosas que Deus lhes dava, não somente sobre como se proteger e ficar seguros, mas sobre como se recompor e ficar tranquilos. Queriam seguir seu próprio caminho, vv. 15-17. Observe aqui:
(1.) O método em que Deus os colocou para obter salvação e força. O Deus que os conhecia, sabia o que lhes era apropriado e desejava seu bem-estar lhes deu esta prescrição; e ela é recomendada a todos nós:
[1.] Queremos ser salvos do mal de toda calamidade, guardados contra sua tentação e protegidos de sua maldição, que são as únicas coisas más nela? Deve ser no retorno e no repouso, no retorno a Deus e no descansar nele como nosso repouso.
Voltemos de nossos maus caminhos, para os quais nos desviamos, e repousemos e nos firmemos no caminho de Deus e do dever; esse é o caminho para ser salvos.
Voltem desse projeto de descer ao Egito e repousem satisfeitos na vontade de Deus; então poderão confiar-lhe sua segurança. “No retorno”, na completa reforma de seus corações e vidas, “e no repouso”, na inteira submissão de suas almas a Deus e na satisfação nele, “serão salvos”.
[2.] Queremos ser fortalecidos para fazer o que se exige de nós e suportar o que se põe sobre nós? Deve ser na quietude e na confiança. Devemos manter nossos espíritos calmos e serenos pela contínua dependência de Deus, de seu poder e de sua bondade.
Devemos recolher-nos em nós mesmos com santa quietude, reprimindo todas as paixões turbulentas e tumultuosas e mantendo a paz em nossas próprias mentes. E devemos apoiar-nos em Deus com santa confiança de que ele pode fazer o que quiser e fará o que é melhor para seu povo.
E isso será nossa força; nos inspirará uma santa fortaleza que nos fará atravessar com facilidade e coragem todas as dificuldades que possamos encontrar.
(2.) O desprezo que manifestavam por essa prescrição. Não quiseram aceitar o conselho de Deus, embora fosse tanto para seu próprio bem. E justamente morrerão de sua doença os que não quiserem tomar Deus por seu médico. Certamente somos inimigos de nós mesmos se não quisermos ser seus súditos.
Nem sequer quiseram experimentar o método prescrito: “Mas vocês disseram: Não (v. 16), não nos recomporemos, pois fugiremos sobre cavalos e cavalgaremos sobre os velozes; correremos de um lado para outro para buscar ajudas estrangeiras.”
Julgam-se mais sábios que Deus e acham que sabem o que lhes faz bem melhor do que ele. Quando Senaqueribe tomou todas as cidades fortificadas de Judá, esses filhos rebeldes não se deixaram persuadir a ficar quietos e esperar pacientemente que Deus aparecesse em seu favor, como enfim fez maravilhosamente. Mas procurariam meios para sua própria segurança e, assim, se expuseram a perigo tanto maior.
(3.) A sentença proferida contra eles por isso. Seu pecado será seu castigo: “Vocês querem fugir e, por isso, fugirão; querem estar em toda velocidade e, por isso, assim estarão os que os perseguem.” Os cães tendem mais a correr latindo atrás de quem cavalga depressa.
Os conquistadores protegiam os que ficavam quietos, mas perseguiam os que fugiam. Assim, o próprio projeto pelo qual esperavam salvar-se foi justamente sua ruína, e os mais culpados sofreram mais. Prediz-se, v. 17:
[1.] Que seriam facilmente eliminados. Ficariam tão desalentados por seus próprios temores, aumentados pela fuga, que um inimigo derrotaria mil deles e cinco poriam um exército em fuga, o que nunca poderia acontecer se “sua Rocha não os tivesse vendido” (Deuteronômio 32:30).
[2.] Que seriam, em sua maioria, eliminados, e somente aqui e ali um escaparia sozinho num lugar solitário e também ficaria como espetáculo, como uma baliza no alto de um monte, um aviso aos outros para evitarem semelhantes condutas pecaminosas e confianças carnais.
Versículos 18 a 26
Promessas. (a.C. 720.)
As palavras finais do parágrafo anterior, “vocês ficarão como baliza sobre um monte”, alguns entendem como promessa de que um remanescente deles seria preservado como monumentos da misericórdia. Aqui o profeta lhes diz que tempos bons sucederiam essas calamidades.
Ou as primeiras palavras deste parágrafo podem ser lidas como antítese: apesar disso, ainda assim o Senhor esperará para ser gracioso. Depois de mostrar que os que faziam do Egito sua confiança se envergonhariam dele, o profeta mostra aqui que os que ficavam quietos e faziam somente de Deus sua confiança teriam seu consolo.
É motivo de consolo para o povo de Deus, quando os tempos são muito maus, que ainda assim tudo ficará bem, bem para os que temem a Deus, quando dizemos aos ímpios: “Mal sucederá a vocês.”
I. Deus lhes será gracioso e terá misericórdia deles. Esse é o fundamento de todo bem. Se encontrarmos favor junto de Deus e ele tiver misericórdia de nós, teremos consolo conforme o tempo em que fomos afligidos:
- A misericórdia reservada para eles é expressa de modo muito comovente:
(1.) “Ele esperará para ser gracioso (v. 18); esperará até que vocês voltem a ele e busquem sua face, e então estará pronto a encontrá-los com misericórdia.”
“Esperará para fazê-lo no tempo melhor e mais apropriado, quando for mais para sua glória, quando vier a vocês com a surpresa mais agradável. Continuamente os seguirá com seus favores e não deixará escapar oportunidade alguma de lhes ser gracioso.”
(2.) “Ele despertará a si mesmo para livrar vocês, será exaltado, se levantará de sua santa habitação (Zacarias 2:13), para aparecer em seu favor com demonstrações de poder e bondade mais que ordinárias. E assim será exaltado, isto é, glorificará seu próprio nome. É isso que visa ao ter misericórdia de seu povo.”
(3.) Será muito gracioso (v. 19), e isso em resposta à oração, o que torna sua bondade duplamente bondosa. Ele “te será gracioso à voz do teu clamor”, o clamor de tua necessidade, quando mais urgente; o clamor de tua oração, quando mais fervorosa.
“Quando o ouvir”, nada mais é necessário; à primeira palavra, “te responderá” e dirá: “Aqui estou”. Nisso ele é de fato muito gracioso. Em particular:
[1.] Os que foram perturbados na posse de suas propriedades voltarão a desfrutá-las tranquilamente. Quando passar o perigo, “o povo habitará em Sião, em Jerusalém”, como costumava fazer; habitarão seguros, livres do temor do mal.
[2.] Os que estavam todos em lágrimas terão motivo para se alegrar e não chorarão mais; e os que habitam em Sião, a cidade santa, encontrarão ali o suficiente para enxugar as lágrimas de seus olhos.
- Isso se fundamenta em duas grandes verdades:
(1.) Que “o Senhor é Deus de juízo”. É tanto sábio quanto justo em todo o dispor de sua providência, fiel à sua palavra e terno para com seu povo. Se corrige seus filhos, é “com juízo” (Jeremias 10:24), com moderação e discernimento, considerando sua constituição.
Julgamos que podemos confiar-nos com segurança a um homem de juízo; e não entregaremos nosso caminho a um Deus de juízo?
(2.) Que, por isso, todos os que esperam por ele são bem-aventurados. Não somente esperam nele com suas orações, mas esperam por ele com suas esperanças.
Não tomarão caminho algum desonesto para sair de seus apertos ou antecipar seu livramento, mas aguardam pacientemente que Deus apareça em seu favor à sua própria maneira e tempo. Porque Deus é infinitamente sábio, são na verdade felizes os que lhe entregam sua causa.
II. Não voltarão a conhecer a falta dos meios de graça, v. 20, 21. Aqui:
- Supõe-se que poderiam ser levados a apertos e tribulações depois de realizado esse livramento em seu favor. Foi prometido (v. 19) que não chorariam mais e que Deus lhes seria gracioso; ainda assim, aqui se admite que Deus possa lhes dar o pão da adversidade e a água da aflição.
É comida de prisioneiros (1 Reis 22:27), alimento grosseiro e miserável, como o que os pobres usam. Quando uma tribulação acaba, não sabemos quão depressa outra pode sucedê-la; e podemos ter parte no favor de Deus e consolos suficientes para impedir o choro.
Ainda assim, pode nos ser dado pão da adversidade para comer e água da aflição para beber. Portanto, não julguemos o amor ou o ódio pelo que está diante de nós.
- Promete-se que seus olhos veriam seus mestres, isto é, que teriam mestres fiéis entre eles e corações para atendê-los e não desprezá-los como tinham feito. Então poderiam reconciliar-se melhor com o pão da adversidade e a água da aflição.
Era um dito comum entre os antigos puritanos: “Pão escuro e o evangelho são boa comida”. A fome de pão não é juízo tão grande quanto a fome da palavra de Deus, Amós 8:11, 12.
Parece que seus mestres tinham sido removidos para cantos, provavelmente forçados a buscar meios de segurança no reinado de Acaz, mas isso não voltará a acontecer. Veritas non quærit angulos: a verdade não busca cantos para se ocultar.
Mas os mestres da verdade podem às vezes ser expulsos para cantos em busca de abrigo; e vai mal à igreja quando isso acontece, quando a mulher com sua coroa de doze estrelas é forçada a fugir para o deserto (Apocalipse 12:6), quando os profetas são escondidos de cinquenta em cinquenta numa caverna, 1 Reis 18:4.
Mas Deus encontrará um tempo para chamar novamente os mestres para fora de seus cantos e repô-los em suas assembleias solenes, que verão seus próprios mestres, com os olhos de toda a sinagoga fixos neles, Lucas 4:20.
E isso será tanto mais agradável por causa da restrição sob a qual estiveram durante algum tempo, como luz saindo das trevas, como vida dentre os mortos.
Para todos os que amam a Deus e suas próprias almas, esse retorno dos mestres fiéis de seus cantos, especialmente com a promessa de que não serão mais removidos para cantos, é a parte mais aceitável de qualquer livramento e tem em si consolo suficiente para adoçar até o pão da adversidade e a água da aflição. Mas isso não é tudo:
- Promete-se que terão o benefício não somente do ministério público, mas da advertência e do conselho privados e particulares (v. 21): “Teus ouvidos ouvirão uma palavra atrás de ti”, chamando-te como alguém chama um viajante que vê sair de sua estrada. Observe:
(1.) De onde virá essa palavra: “De trás de você, de alguém que você não vê, mas que o vê. Seus olhos veem seus mestres; mas este é um mestre fora de vista, sua própria consciência, que agora será despertada pela graça de Deus para cumprir sua função.”
(2.) Qual será a palavra: “Este é o caminho, andai nele. Quando você estiver em dúvida, a consciência o dirigirá ao caminho do dever; quando estiver apático e frívolo, a consciência o despertará nesse caminho.” Assim como Deus não deixou a si mesmo sem testemunho, assim não nos deixou sem guias para mostrar nosso caminho.
(3.) A oportunidade dessa palavra: virá quando vocês virarem à direita ou à esquerda. Somos muito propensos a perder nosso caminho; há desvios dos dois lados, tão trilhados e aparentemente retos que facilmente podem ser confundidos com o caminho certo.
Há erros à direita e à esquerda, extremos de cada lado da virtude; o tentador está ocupado em cortejar-nos para os atalhos. Então é feliz se, pelos conselhos particulares de um ministro ou amigo fiel, pelos freios da consciência ou pelos esforços do Espírito de Deus, somos endireitados e impedidos de errar.
(4.) O êxito dessa palavra: “Não somente será dita, mas seus ouvidos a ouvirão. Antes, Deus falou uma vez, sim, e ainda duas, e você não o percebeu (Jó 33:14); agora escutará atentamente esses sussurros secretos e os ouvirá com ouvido obediente.”
Se Deus nos dá não somente a palavra, mas o ouvido que ouve, não somente os meios de graça, mas um coração para fazer bom uso desses meios, temos motivo para dizer que ele nos é muito gracioso e motivo para esperar que tenha misericórdia ulterior reservada para nós.
III. Serão curados de sua idolatria, romperão com seus ídolos e nunca mais se reconciliarão com eles, v. 22. O livramento que Deus realizará em seu favor os convencerá de que servir somente a ele é tanto de seu interesse quanto seu dever.
E reconhecerão que, assim como sua tribulação lhes foi trazida por suas idolatrias, assim foi removida sob a condição de que não voltassem a elas. Esse também é o bom efeito de verem seus mestres e ouvirem a palavra atrás deles.
Por isso se verá que aproveitaram os meios de graça de que desfrutam: romperão com seu pecado mais amado. Observe:
- Como antes, no dia de sua apostasia, eram insensatamente loucos por seus ídolos. Dos idólatras se diz que são “loucos por seus ídolos” (Jeremias 50:38), apegados a eles com afeição desvairada.
Tinham imagens esculpidas de prata e imagens fundidas de ouro; e, embora o ouro não precise de pintura, tinham coberturas e adornos sobre elas. Não poupavam despesa alguma para honrar seus ídolos.
- Como agora eram sabiamente loucos, se posso falar assim, contra seus ídolos; que santa indignação conceberam contra eles no dia de seu arrependimento. Não somente rebaixaram suas imagens, mas as desfiguraram; não somente as desfiguraram, mas as macularam.
Não somente estragaram sua forma, mas, em piedosa fúria, lançaram fora o ouro e a prata de que eram feitas, embora de outro modo valiosos e conversíveis a bom uso. Não conseguiam resolver-se a fazer deles nenhum vaso de honra.
As roupas ricas que vestiam suas imagens, lançaram fora como um pano imundo que tornava impuros até a tarde os que o tocavam, Levítico 15:23. Repare: para todos os verdadeiros penitentes, o pecado se tornou muito odioso.
Eles o abominam e abominam a si mesmos por causa dele; lançam-no ao monturo, o lugar mais apropriado para ele. Ou melhor: à cruz, pois crucificam a carne; seu clamor contra ele é: “Crucifique-o, crucifique-o”. Dizem-lhe: Abi hinc in malam rem: “Saia daqui”. Estão resolvidos a nunca mais abrigá-lo.
Afastam de si o máximo possível todas as ocasiões de pecado e tentações a ele, embora sejam como um olho direito ou uma mão direita, e protestam contra ele como Efraim fez (Oseias 14:8): “Que tenho eu mais a ver com ídolos?”
Provavelmente isso se cumpriu em muitas pessoas particulares que, pelo livramento de Jerusalém do exército de Senaqueribe, se convenceram da insensatez de sua idolatria e a abandonaram.
Cumpriu-se no corpo da nação judaica ao voltar do cativeiro na Babilônia, pois depois disso sempre abominaram os ídolos; e se cumpre diariamente na conversão de almas, pelo poder da graça divina, da idolatria espiritual ao temor e amor de Deus. Os que se unem ao Senhor devem abandonar todo pecado e dizer-lhe: “Saia daqui”.
IV. Deus então lhes dará abundância de todas as coisas boas. Quando lhes dá seus mestres e eles lhe dão seus corações, de modo que comecem a buscar o reino de Deus e sua justiça, então todas as outras coisas lhes serão acrescentadas, Mateus 6:33.
E, quando o povo for levado a louvar a Deus, “então a terra dará seu fruto, e com ele Deus, nosso próprio Deus, nos abençoará” (Salmos 67:5, 6). Assim se segue aqui: “Quando vocês tiverem abandonado seus ídolos, então Deus dará a chuva de sua semente” (v. 23).
Quando voltamos a Deus no caminho do dever, ele nos encontra com seus favores:
- Deus lhes dará chuva para sua semente, chuva para regar a semente que semeiam, justamente quando ela precisar, tanto quanto necessitar e nada mais. Observe como a laboriosidade do homem e a bênção de Deus se juntam nos bens que desfrutamos relativos à vida presente.
Você semeará a terra, essa é sua parte; então Deus dará a chuva de sua semente, essa é a parte dele. Assim é nos frutos espirituais; devemos esforçar-nos com nossos corações e então esperar em Deus por sua graça.
- O produto da terra será rico e bom, e tudo o melhor de sua espécie. Será gordo e gordo, muito gordo e muito bom; gordo e abundante, como lemos, bom e suficiente.
Sua terra será de fato Canaã; foi notavelmente assim depois da derrota de Senaqueribe, pela bênção especial de Deus, Isaías 37:30. Assim Deus repararia as perdas que sofreram por aquela devastação.
- Não somente a terra cultivada, mas a pastagem seria notavelmente frutífera. O gado se alimentará em pastagens amplas; os que pastam terão espaço suficiente, e os bois e jumentos mantidos para o trabalho, para arar a terra, que devem ser mais bem alimentados por serem trabalhados, comerão forragem limpa.
Os grãos não lhes serão dados com a palha, como de costume, para fazê-los render mais; terão bons grãos limpos, próprios para o uso humano, joeirados com a pá. As criaturas brutas participarão da abundância; é apropriado que participem, pois gemem sob o peso da maldição que o pecado do homem trouxe sobre a terra.
- Até os cumes dos montes, que costumavam ser estéreis, serão tão bem regados pela chuva do céu que haverá rios e correntes ali, descendo de lá aos vales (v. 25).
Isso será no dia da grande matança que seria feita pelo anjo no acampamento dos assírios, quando, abatido o exército, as torres e baterias que haviam erguido para prosseguir o cerco de Jerusalém cairiam naturalmente.
É provável que isso se tenha cumprido literalmente e que, aproximadamente quando aquele exército foi eliminado, tenham ocorrido chuvas extraordinárias em misericórdia à terra.
V. O efeito de tudo isso seria consolo e alegria extraordinários para o povo de Deus, v. 26. A luz aumentará, isto é, o conhecimento aumentará: quando as profecias se cumprirem, serão plenamente compreendidas.
Ou antes, aumentará o triunfo; a luz da alegria semeada para os justos agora surgirá com grande crescimento. A luz da lua se tornará tão brilhante e forte quanto a do sol, e a do sol aumentará proporcionalmente e será como a luz de sete dias. Todos ficarão muito mais alegres e parecerão muito mais agradáveis que de costume.
Haverá uma alta maré de alegria em Judá e Jerusalém por ocasião da ruína do exército assírio, quando o Senhor ligar a brecha de seu povo, não somente salvando-os de serem feridos ulteriormente, mas curando as feridas que lhes foram feitas por essa invasão e compensando todas as suas perdas.
A grande angústia a que foram reduzidos, seu desespero de alívio e o caráter súbito de seu livramento aumentariam muito sua alegria.
Isso não é inadequadamente aplicado por muitos à luz que o evangelho trouxe ao mundo, aos que estavam nas trevas. Essa luz excedeu em muito a do Antigo Testamento, como a do sol excede a da lua, e proclama cura aos quebrantados de coração e o enfaixamento de suas feridas.
Versículos 27 a 33
Juízos sobre a Assíria. (a.C. 720.)
Essa terrível predição da ruína do exército assírio, embora seja ameaça para eles, faz parte da promessa ao Israel de Deus: Deus não somente castigaria os assírios pelo dano que haviam feito ao Israel de Deus, mas os incapacitaria e dissuadiria de repetir o mesmo.
E essa predição, que agora se cumpriria em breve, ratificaria e confirmaria as promessas anteriores, que se cumpririam nos últimos dias. Aqui está:
I. Deus Todo-Poderoso irado e saindo em ira contra os assírios. Aqui é apresentado em todo o poder e todo o terror de sua cólera, v. 27.
O nome de Jeová, que os assírios desdenham e põem longe de si, como se estivessem fora de seu alcance e ele não lhes pudesse causar prejuízo, eis que vem de longe. Um mensageiro em nome do Senhor vem de tão longe quanto o próprio céu. É mensageiro de cólera, ardendo em sua ira.
Os lábios de Deus estão cheios de indignação contra a blasfêmia de Rabsaqué, que comparava o Deus de Israel com os deuses dos pagãos. Sua língua é como fogo devorador, pois com sua palavra pode arruinar seus inimigos orgulhosos.
Seu próprio sopro vem com tanta força quanto uma corrente transbordante, e com ele abaterá os ímpios, Isaías 11:4. Não sufoca nem abafa seus ressentimentos, como os homens fazem com os seus quando são ou infundados ou impotentes.
Mas fará ouvir sua voz gloriosa quando proclamar guerra contra um inimigo que o desafia, v. 30. Exibirá a indignação de sua ira, ira no grau mais elevado. Será como a chama de um fogo devorador, que arrasta e consome tudo diante de si, com relâmpago ou dispersão, com tempestade e pedras de granizo.
Todos esses são fenômenos temíveis da natureza e, portanto, expressam o terror do Deus Todo-Poderoso da natureza.
II. A execução feita por essa ira do Senhor. Os homens muitas vezes se iram quando só podem ameaçar e falar com arrogância; mas, quando Deus faz ouvir sua voz gloriosa, isso não será tudo: também mostrará a descida de seu braço, v. 30. As operações de sua providência cumprirão as ameaças de sua palavra.
Os que não quiseram ver o erguer de seu braço (Isaías 26:11) sentirão sua descida e descobrirão, à sua custa, que seu fardo é pesado (v. 27), tão pesado que não podem suportá-lo nem resistir-lhe, mas inevitavelmente devem afundar e ser esmagados sob ele.
Quem conhece o poder de sua ira ou imagina o que um Deus ofendido pode fazer? Cinco coisas são aqui preparadas para a execução:
- Aqui está uma corrente transbordante que chegará até o meio do pescoço e submergirá inteiramente todo o corpo do exército. Somente Senaqueribe, sua cabeça, ficará acima da água e escapará desse golpe, embora ainda esteja reservado para outro na casa de Nisroque, seu deus.
O exército assírio fora para Judá como corrente transbordante, chegando até o pescoço (Isaías 8:7, 8), e agora o sopro da cólera de Deus será assim para ele.
- Aqui está uma peneira de vaidade, com a qual Deus peneiraria aquelas nações de que se compunha o exército assírio, v. 28. O grande Deus pode peneirar nações, pois todas estão diante dele como o pó fino da balança.
Ele as peneirará, não para separar delas algumas que devam ser preservadas, mas para sacudi-las umas contra as outras, pô-las em grande consternação e por fim sacudi-las todas para fora. Pois é com uma peneira de vaidade, que nada retém, que são sacudidas, e todas se revelam palha.
- Aqui está um freio, que Deus tem em suas mandíbulas, para contê-los e restringi-los de fazer o dano que queriam fazer e para forçá-los e constrangê-los a servir aos seus propósitos contra sua própria vontade, Isaías 10:7.
Deus diz particularmente de Senaqueribe (Isaías 37:29) que porá um gancho em seu nariz e um freio em seus lábios. É um freio que os faz errar, forçando-os a meios que certamente destruirão a eles e seus interesses e nos quais ficarão desvairados.
Deus, com uma palavra, guia seu povo ao caminho certo (v. 21), mas, com um freio, lança seus inimigos de cabeça contra sua própria ruína.
- Aqui estão uma vara e um bordão, a própria voz do Senhor, sua palavra que dá ordens a esse respeito, com os quais o assírio será abatido, v. 31. O próprio assírio fora uma vara na mão de Deus para disciplinar seu povo e o ferira, Isaías 10:5.
Aquela era uma vara passageira, mas contra o assírio sairá um bordão firmado, que dará um golpe firme, se prenderá a ele e o atingirá em cheio, de modo a deixar uma impressão nele. É um bordão com fundamento, fundado no que merecem os inimigos e no conselho determinado de Deus.
É uma “consunção determinada” (Isaías 10:23); por isso, não há como escapar dela nem sair de seu alcance. Passará por todo lugar onde se encontrar um assírio, e o Senhor o porá sobre ele e o fará repousar, v. 32.
Tal é a condição pesarosa dos que persistem na inimizade contra Deus: a cólera de Deus permanece sobre eles.
- Aqui está Tofete designado e preparado para eles, v. 33. O vale do filho de Hinom, vizinho de Jerusalém, era chamado Tofete. Supõe-se que muitos dos regimentos assírios estavam acampados naquele vale e ali foram abatidos pelo anjo destruidor; ou ali se queimaram os corpos dos que assim foram abatidos.
Ezequias o designara recentemente, desde ontem, como diz a palavra. Isto é, dizem alguns, limpara-o das imagens nele erguidas, às quais ali queimavam seus filhos, e assim o preparara para receber os cadáveres de seus inimigos.
Está preparado para o rei da Assíria, isto é, para seu exército, e há combustível suficiente pronto para queimar todos. Serão consumidos tão súbita e eficazmente como se o fogo fosse mantido aceso por uma corrente contínua de enxofre, pois assim serão para ele o sopro do Senhor, sua palavra e sua cólera.
Agora, assim como nas promessas anteriores o profeta passa imperceptivelmente às promessas das graças e dos consolos do evangelho, assim aqui, na ameaça de ruína do exército de Senaqueribe, aponta para a destruição final e eterna de todos os pecadores impenitentes.
Nosso Salvador chama de Geena a miséria futura dos condenados, em alusão ao vale de Hinom, o que dá algum apoio à aplicação disso àquela miséria. Também o faz o fato de no Apocalipse ela ser tão frequentemente chamada de lago que arde com fogo e enxofre.
Diz-se que está preparada desde muito tempo para o diabo e seus anjos, para os maiores pecadores, os mais orgulhosos, que não se julgam responsáveis perante ninguém pelo que dizem e fazem. Está preparada até para reis.
É profunda e ampla, suficiente para receber o mundo dos ímpios; sua pilha é fogo e muita lenha. A cólera de Deus é o fogo, e os pecadores se fazem seu combustível; o sopro do Senhor, o poder de sua ira, o acende e o manterá sempre aceso. Veja Isaías 66:24. Portanto, tenham temor e não pequem.
III. A grande alegria que isso ocasionaria ao povo de Deus. A queda do assírio é o triunfo de Jerusalém (v. 29): “Vocês terão um cântico como de noite”, um salmo de louvor como os que cantam aqueles que de noite estão na casa do Senhor e cantam para a glória daquele que dá cânticos na noite.
Não será cântico de regozijo vão, mas cântico sagrado, como o que se cantava quando se guardava uma solenidade santa de modo grave e religioso. Nossa alegria com a queda dos inimigos da igreja deve ser alegria santa.
É alegria de coração, como quando alguém vai com uma flauta, como usavam os filhos dos profetas quando profetizavam, 1 Samuel 10:5, ao monte do Senhor para ali celebrar os louvores do Poderoso de Israel.
Ou melhor: em todo lugar onde a vingança divina perseguir os assírios, eles não somente cairão sem ser lamentados, mas todos os seus vizinhos acompanharão sua queda com tamborins e harpas, satisfeitos de ver como Deus, em batalhas de abalo que os sacodem para fora do mundo, combate contra eles (v. 32).
Pois, quando os ímpios perecem, há aclamação; e é com satisfação particular que os homens sábios e bons veem a ruína daqueles que, como os assírios, desafiaram insolentemente a Deus e pisotearam toda a humanidade.