Isaías 3
Argumento
Neste capítulo, o profeta continua a predizer as desolações que estavam vindo sobre Judá e Jerusalém por causa dos seus pecados: tanto a causada pelos babilônios quanto a que completou sua ruína pelas mãos dos romanos, com alguns dos fundamentos da contenda de Deus com eles. Deus ameaça:
I. Privá-los de todos os apoios tanto de sua vida quanto de seu governo, vv. 1-3. II. Deixá-los cair em confusão e desordem, v. 4, 5, 12. III. Negar-lhes a bênção da magistratura, vv. 6-8. IV. Despojar as filhas de Sião de seus adornos, vv. 17-24. V. Devastar tudo pela espada da guerra, v. 25, 26.
Os pecados que provocaram Deus a tratá-los assim foram: 1. Seu desafio a Deus, v. 8. 2. Seu descaramento, v. 9. 3. O abuso do poder para a opressão e a tirania, vv. 12-15. 4. O orgulho das filhas de Sião, v. 16.
No meio do capítulo, o profeta recebe orientação sobre como se dirigir a determinadas pessoas: (1.) Assegurar às pessoas boas que tudo lhes iria bem, apesar daquelas calamidades gerais, v. 10. (2.) Assegurar aos perversos que, ainda que Deus pudesse, no juízo, lembrar-se da misericórdia, ainda assim tudo lhes iria mal, v. 11.
Ah, se as nações da terra, hoje, dessem ouvidos às repreensões e aos avisos que este capítulo lhes dá!
Versículos 1 a 7
Juízos Pronunciados. (a.C. 758.)
No fim do capítulo anterior, o profeta havia dado a todos uma necessária advertência de não depositar confiança no homem nem em qualquer criatura; também havia apresentado um motivo geral para essa advertência, tirada da fragilidade da vida humana e da vaidade e fraqueza das forças humanas.
Aqui ele dá um motivo particular para ela: Deus estava prestes a arruinar tudo aquilo em que confiavam entre as criaturas, de modo que só encontrariam decepções em todas as expectativas que nelas depositassem (v. 1): “O sustentáculo e o bordão serão retirados”, todos os seus apoios, de qualquer tipo, tudo aquilo em que confiavam e de que esperavam ajuda e alívio.
Sua igreja e seu reino já haviam envelhecido e estavam entrando em decadência, e eles (à maneira dos idosos, Zacarias 8:4) apoiavam-se em um bordão. Agora Deus ameaça tirar-lhes o bordão, e então naturalmente cairão; ameaça tirar os sustentáculos tanto da cidade quanto do campo, de Jerusalém e de Judá, que de fato são sustentáculos um para o outro, e, se um falha, o outro sente o efeito.
Quem faz isso é o Senhor, o Senhor dos exércitos: Adon, o Senhor que é, ele próprio, o sustentáculo ou fundamento; se esse sustentáculo se retira, todos os demais certamente se quebram sob nós, pois ele é a força de todos eles. Aquele que é o Senhor, o governante que tem autoridade para fazê-lo, e o Senhor dos exércitos, que tem capacidade para fazê-lo, retirará o sustentáculo e o bordão.
São Jerônimo relaciona isso ao declínio palpável da nação judaica depois que crucificaram nosso Salvador, Romanos 11:9, 10. Entendo-o antes como um aviso a todas as nações para que não provoquem Deus; pois, se fizerem dele seu inimigo, ele pode torná-las miseráveis dessa maneira e o fará. Vejamos os detalhes.
I. Sua abundância lhes servia de apoio? Ela serve de apoio a qualquer povo; o pão é o bordão da vida. Mas Deus pode tirar todo o sustentáculo do pão e todo o sustentáculo da água; e é justo que o faça quando a fartura de pão se torna uma iniquidade (Ezequiel 16:49) e aquilo que foi dado para prover a vida se torna provisão para as cobiças.
Ele pode tirar o pão e a água retendo a chuva, Deuteronômio 28:23, 24. Ou, se consentir que os tenham, pode tirar o sustentáculo do pão e o sustentáculo da água retendo sua bênção, pela qual o homem vive, e não somente de pão, e que é o bordão do pão (Mateus 4:4); então o pão não alimenta nem a água refresca, Ageu 1:6.
Cristo é o pão da vida e a água da vida; se ele for nosso sustentáculo, veremos que essa é uma boa parte que não nos será tirada, João 4:14; 6:27.
II. Seu exército lhes servia de apoio: seus generais, comandantes e militares? Estes serão retirados, ou eliminados pela espada ou tão desanimados pelas derrotas que sofrerem que renunciarão às suas comissões e decidirão não atuar mais; ou serão incapacitados pela doença, ou desalentados a ponto de não servir para o trabalho.
Os homens poderosos e o homem de guerra, e até o oficial inferior, o capitão de cinquenta, serão removidos. É mau presságio para um povo perder seus homens valentes.
Portanto, que o homem forte não se glorie em sua força, nem povo algum confie demais em seus homens poderosos; mas que o povo forte glorifique Deus e a cidade das nações terríveis o tema, pois ele pode torná-los fracos e desprezíveis, Isaías 25:3.
III. Seus ministros de Estado lhes serviam de apoio: seus homens instruídos, políticos, clérigos, homens de espírito e conhecedores das artes? Eles também seriam retirados: os juízes, versados nas leis e hábeis em administrar a justiça; os profetas, que costumavam consultar nos casos difíceis.
Os prudentes também seriam retirados, celebrados como homens de discernimento e sagacidade superiores a todos os demais e auxiliares dos juízes: os adivinhos (pois essa é a palavra), que empregavam artes ilícitas, que, embora fossem sustentáculos apodrecidos, contudo eram usados como apoio (mas pode ser entendido no bom sentido, como o lemos).
Os anciãos também seriam retirados, mais velhos em idade e no cargo; e o homem honrado, cuja gravidade de semblante impõe reverência e cuja idade e experiência o tornam apto para ser conselheiro.
O comércio é um grande apoio para uma nação, inclusive as manufaturas e os ofícios manuais; portanto, quando todo o sustentáculo for quebrado, também o artesão habilidoso será retirado.
Por último vem o orador eloquente, o homem hábil no falar, que em certos casos pode prestar bons serviços, mesmo sem ser um dos prudentes ou dos anciãos, ao dar boa expressão às ideias dos outros. Moisés não sabe falar bem, mas Arão sabe.
Deus ameaça retirá-los, isto é: 1. Incapacitá-los para o serviço de seu país, fazendo dos juízes insensatos, tirando “a fala dos confiáveis” e “o entendimento dos idosos”, Jó 12:17, etc. Cada criatura é para nós aquilo que Deus a faz ser; não podemos ter certeza de que aqueles que nos foram úteis sempre o serão.
- Pôr fim aos seus dias; pois o motivo por que não se deve confiar em príncipes é que “seu fôlego sai”, Salmos 146:3, 4. Repare: A remoção, pela morte, de homens úteis em meio à sua utilidade é um sinal muito ameaçador para qualquer povo.
IV. Seu governo lhes servia de apoio? Deveria servir; é tarefa do soberano sustentar as colunas da terra, Salmos 75:3. Mas aqui se ameaça que esse sustentáculo lhes faltará.
Quando os homens poderosos e os prudentes forem removidos, crianças serão seus príncipes: crianças em idade, que precisarão estar sob tutores e governantes, os quais entrarão em conflito uns com os outros e farão presa do jovem rei e de seu reino. São crianças em entendimento e disposição, homens infantis, criancinhas no conhecimento, tão incapazes de governar quanto uma criança no berço.
Estes governarão sobre eles com toda a insensatez, inconstância e teimosia de uma criança. E ai de você, ó terra, quando seu rei for assim! Eclesiastes 10:16.
V. A união dos súditos entre si, sua boa ordem e o bom entendimento e relacionamento que mantinham uns com os outros lhes serviam de sustentáculo? Quando isso acontece, um povo pode sair-se melhor, mesmo que seus príncipes não sejam como deveriam ser. Mas aqui se ameaça que Deus também enviaria um espírito mau entre eles (como em Juízes 9:23), que os tornaria:
- Injuriosos e pouco amistosos uns com os outros (v. 5): “O povo será oprimido, cada um pelo seu próximo”, e seus príncipes, sendo crianças, não terão o zelo de conter os opressores nem de socorrer os oprimidos; tampouco adiantará recorrer a eles (o que é uma tentação para cada homem de ser seu próprio vingador).
Por isso, mordem-se e devoram-se uns aos outros e logo serão consumidos uns pelos outros.
Então, homo homini lupus — o homem se torna lobo para o homem; jusque datum sceleri — a maldade recebe o selo da lei; nec hospes ab hospite tutus — hóspede e anfitrião ficam em perigo um diante do outro.
- Insolentes e desordeiros para com seus superiores. É o pior presságio possível para um povo quando, em geral, a geração que cresce entre eles é indócil, rude e ingovernável; quando “a criança se comporta orgulhosamente contra o ancião”, ao passo que deveria levantar-se diante da cabeça grisalha e honrar o rosto do idoso, Levítico 19:32.
Quando os jovens são presunçosos e atrevidos e tratam seus superiores com desprezo, sua conduta não só é um descrédito para eles próprios, mas traz prejuízo ao público: afrouxa as rédeas do governo e enfraquece as mãos que as seguram.
Também vai mal a um povo quando pessoas honradas não conseguem sustentar sua autoridade, mas são afrontadas pelos vis e miseráveis; quando juízes são insultados e seus poderes desafiados pela multidão. Aqueles que fazem isso terão muito de que prestar contas.
VI. É algum sustentáculo, algum apoio, esperar que, embora agora os assuntos possam ser mal administrados, contudo outros venham a ser levantados que possam administrá-los melhor? Contudo, essa expectativa também será frustrada, pois a situação será tão desesperadora que nenhum homem sensato ou de posses se envolverá nela.
- O governo irá mendigar, v. 6. Aqui, (1.) Toma-se como certo que não há modo de reparar todos esses agravos e pôr novamente as coisas em ordem, senão por bons magistrados, investidos de poder pela anuência comum, que o exerçam para o bem da comunidade.
É provável que, em muitos lugares, essa tenha sido a verdadeira origem do governo: as pessoas viram a necessidade de unir-se sob a sujeição a alguém considerado apto para tal responsabilidade, visando o bem-estar e a segurança de todos, conscientes de que precisavam ou ser governadas ou ser arruinadas.
Aqui está, portanto, o contrato original: “Seja você nosso governante, e nós lhe seremos sujeitos; que esta ruína fique sob sua mão, para ser reparada e restaurada, e depois preservada e estabelecida, e para que seus interesses sejam promovidos, Isaías 58:12.”
“Tenha zelo em nos proteger pela espada da guerra, de sermos injuriados de fora, e pela espada da justiça, de sermos injuriosos a outro, e lhe prestaremos fidelidade e verdadeira lealdade.”
(2.) A situação é apresentada como muito deplorável, e as coisas, como tendo chegado a um triste ponto, pois: [1.] Como crianças são seus príncipes, cada um se julgará apto a determinar quem deve ser magistrado e favorecerá seus próprios parentes; ao passo que, se os príncipes fossem como deveriam ser, a escolha dos governantes caberia inteiramente a eles, como convém.
[2.] Os homens se verão na necessidade de até forçar o poder para as mãos daqueles que consideram aptos: um homem agarrará à força outro para fazê-lo governante, percebendo que ele está prestes a resistir à proposta; ou melhor, insistirá com seu irmão, ao passo que, em geral, os homens não estão dispostos a que seus iguais sejam seus superiores, como atesta a inveja dos irmãos de José.
[3.] Será considerado motivo suficiente para promover um homem a governante o fato de ele ter roupas melhores que as de seus vizinhos: uma qualificação muito pobre para recomendá-lo a um cargo de confiança no governo.
Era sinal de grande empobrecimento do país ser raro encontrar alguém com boas roupas ou capaz de comprar para si a toga de um vereador ou as vestes de um juiz. E bastava para provar a falta de discernimento do povo que respeitassem tanto um homem com roupa vistosa e anel de ouro (Tiago 2:2, 3) a ponto de, por isso, fazê-lo seu governante.
Teria feito algum sentido dizer: “Você tem sabedoria, integridade e experiência; seja nosso governante”. Mas era uma brincadeira dizer: “Tu tens roupas; sê nosso governante”. Um homem pobre e sábio, embora vestido de trajes desprezíveis, “livrou uma cidade”, Eclesiastes 9:15.
Podemos fazer uma alusão a isso para mostrar quão desesperadora era a condição do homem caído quando nosso Senhor Jesus teve por bem tornar-se nosso irmão e, embora ninguém o tivesse cortejado, ofereceu-se para ser nosso governante e Salvador e tomar essa ruína sob sua mão.
- Os que assim forem pressionados a assumir um cargo recusarão sob juramento, pois, embora sejam considerados homens de algumas posses, contudo sabem que são incapazes de arcar com os custos do cargo e de corresponder às expectativas daqueles que os escolherem (v. 7): Ele jurará (levantará a mão, antiga cerimônia usada ao prestar juramento): “Não serei um curador; não me faças governante”.
Repare: Governantes devem ser curadores, e os bons governantes o serão; devem esforçar-se para unir seus súditos, não para ampliar as divergências entre eles. Só são aptos a governar os que têm espírito manso, tranquilo e disposto a curar.
Também devem curar as feridas causadas a qualquer interesse de seu povo, mediante medidas adequadas. Mas por que ele não aceitará ser governante? Porque “em minha casa não há nem pão nem roupas”.
(1.) Se disse a verdade, era sinal de que as posses das pessoas estavam tristemente arruinadas, pois mesmo aqueles que pareciam estar em melhor situação realmente careciam do necessário: um caso comum e lamentável.
Alguns que, tendo vivido de modo elegante, desejam mostrar sua melhor aparência estão, contudo, se a verdade fosse conhecida, em grandes apertos e seguem com o coração pesado por falta de pão e roupas.
(2.) Se não disse a verdade, era sinal de que as consciências das pessoas estavam profundamente corrompidas, pois, para evitar as despesas de um cargo, assumiriam a culpa de perjúrio e (a maior loucura do mundo) condenariam suas almas para salvar seu dinheiro, Mateus 16:26.
(3.) Seja como for, era sinal de que a situação da nação era muito ruim quando ninguém queria aceitar um cargo em seu governo, por desesperar de obter dele ou prestígio ou lucro, as duas coisas visadas na ambição comum dos homens por cargos.
- O motivo por que Deus levou as coisas a esse triste estado, mesmo entre seu próprio povo (que é dada ou pelo profeta ou por aquele que recusou ser governante).
Não se devia à falta de boa vontade para com seu país, mas a ele ver a situação desesperadora e sem remédio, de modo que seria inútil tentar corrigi-la (v. 8): “Jerusalém está arruinada, e Judá está caído”; e só podem culpar a si mesmos.
Trouxeram sua destruição sobre suas próprias cabeças, pois “sua língua e suas ações são contra o Senhor”; em palavras e atos, transgrediram a lei de Deus e, nisso, tiveram o desígnio de afrontá-lo; quiseram deliberadamente ofendê-lo, desprezando sua autoridade e desafiando sua justiça.
Sua língua era contra o Senhor, pois contradiziam seus profetas; suas ações não eram melhores, pois agiam como falavam. Agravava seu pecado o fato de que o olhar de Deus estava sobre eles e sua glória era manifestada entre eles; mas o provocavam na sua face, como se, quanto mais conhecessem sua glória, maior orgulho sentissem em desprezá-la e transformá-la em vergonha.
E é por isso, por isso, que Jerusalém está arruinada. Repare: A ruína tanto de pessoas quanto de povos se deve a seus pecados. Se não provocassem Deus, ele não lhes faria prejuízo, Jeremias 25:6.
Versículos 9 a 15
Juízos Pronunciados. (a.C. 758.)
Aqui Deus prossegue em sua contenda com seu povo. Observe:
I. O motivo de sua contenda. Foi por causa do pecado que Deus contendeu com eles; se se aborrecem, que olhem um pouco mais adiante e verão que só podem culpar a si mesmos: “Ai da alma deles! Pois recompensaram a si mesmos com o mal.” “Ai da alma deles!” (assim também se pode ler, como lamentação), pois causaram mal para si mesmos, v. 9.
Repare: A condição dos pecadores é desgraçada e muito deplorável. Repare também: É a alma que é estragada e posta em perigo pelo pecado. Os pecadores podem prosperar em suas circunstâncias exteriores e, ainda assim, ao mesmo tempo, pode haver um ai para sua alma. Repare ainda: Quaisquer males que sobrevenham aos pecadores são causados por eles próprios, Jeremias 2:19.
O que aqui se lhes atribui é: 1. Que abandonaram inteiramente a vergonha que deveria contê-los de seus pecados e se tornaram descarados, v. 9. Isso endurece as pessoas contra o arrependimento e as amadurece para a ruína tanto quanto qualquer outra coisa:
O aspecto de seu rosto testemunha contra elas que suas mentes são vãs, licenciosas e maliciosas; seus olhos declaram claramente que não conseguem deixar de pecar, 2 Pedro 2:14.
Pode-se olhar-lhes no rosto e adivinhar a perversidade desesperada que há em seus corações: Declaram seu pecado como Sodoma, tão impetuosas e dominadoras são suas cobiças, tão intolerantes da menor restrição, e tão completamente se extinguiram nelas todas as centelhas de virtude que ainda restavam.
Os sodomitas declararam seu pecado não apenas pela extrema gravidade dele (Gênesis 13:13), de modo que clamava ao céu (Gênesis 18:20), mas por reconhecerem sem pudor aquilo que era mais vergonhoso (Gênesis 19:5); Judá e Jerusalém fizeram o mesmo.
Longe de escondê-lo, gloriavam-se nele, nas investidas ousadas que faziam contra a virtude e na vitória que alcançavam sobre as próprias convicções. Tinham a fronte de uma prostituta (Jeremias 3:3) e não conseguiam corar, Jeremias 6:15.
Repare: Os que se tornaram descarados no pecado estão maduros para a ruína. Os que perderam a vergonha (como dizemos) perderam a graça e, então, perderam a esperança.
- Que seus guias, que deveriam conduzi-los pelo caminho certo, os desviavam dele (v. 12): Os que o conduzem (príncipes, sacerdotes e profetas) o desencaminham; fazem você errar. Ou lhes pregavam o que era falso e corrupto, ou, se pregavam o que era verdadeiro e bom, contradiziam-no com suas práticas; e o povo seguiria mais prontamente um mau exemplo do que uma boa exortação.
Assim destruíam os caminhos de suas veredas, derrubando com uma mão o que construíam com a outra. Que te beatificant — “Aqueles que te chamam bendito te fazem errar”; assim alguns leem. Seus sacerdotes os aplaudiam como se nada estivesse errado entre eles, clamavam-lhes “Paz, paz”, como se não corressem perigo; assim os levavam a persistir em seus erros.
- Que seus juízes, que deveriam defender e proteger os oprimidos, eram eles próprios os maiores opressores, v. 14, 15. Os anciãos do povo e os príncipes tinham instrução e não podiam deixar de conhecer coisas melhores; tinham grandes propriedades e não sofriam a tentação da necessidade de usurpar o que pertencia àqueles ao seu redor; eram homens honrados e deveriam desprezar um ato vil.
Contudo, devoraram a vinha. A vinha de Deus, da qual foram designados cultivadores e guardiões, eles a queimaram (pois é isso que a palavra significa); fizeram-lhe tanto mal quanto seus piores inimigos poderiam fazer, Salmos 80:16.
Ou arrancaram das mãos dos pobres as suas vinhas, como Jezabel fez com a de Nabote, ou devoraram seus frutos, alimentando suas cobiças com aquilo que deveria ser o alimento necessário das famílias necessitadas. O despojo dos pobres estava acumulado em suas casas; quando Deus foi procurar ali os bens roubados, encontrou-o, e era uma testemunha contra eles.
Ele estava disponível, e eles poderiam ter feito restituição, mas não quiseram. Deus arrazoa com esses grandes homens (v. 15): “Que querem dizer com isso, que espedaçam o meu povo? Que motivo têm para fazê-lo? Que bem isso lhes faz?” Ou: “Que prejuízo eles lhes fizeram? Vocês acham que receberam poder para um fim como esse?”
Repare: Não há nada mais inexplicável e, ainda assim, nada de que se terá de prestar contas com mais certeza do que as injúrias e abusos cometidos contra o povo de Deus por seus perseguidores e opressores.
“Vocês moem o rosto dos pobres; causam-lhes tanta dor e terror como se fossem moídos em um moinho, e tão certamente os reduzem a pó, com um ato de opressão depois do outro.” Ou: “Seus rostos estão machucados e esmagados pelos golpes que vocês lhes deram; vocês não apenas arruinaram suas propriedades, mas os maltrataram pessoalmente.” Nosso Senhor Jesus foi golpeado no rosto, Mateus 26:67.
II. A condução dessa contenda: 1. O próprio Deus é o acusador (v. 13): “O Senhor se levanta para pleitear”, ou se dispõe a debater a questão, e ele se mantém de pé para julgar o povo, para julgar em favor dos oprimidos e maltratados; e entrará em juízo com os príncipes, v. 14.
Repare: Os maiores homens não podem eximir-se ou proteger-se do exame e da sentença do juízo de Deus, nem contestar a jurisdição do tribunal do céu.
A acusação é provada pela evidência notória dos fatos: “Olhem para os opressores, e o aspecto de seu rosto testemunha contra eles (v. 9); olhem para os oprimidos e vejam como seus rostos estão feridos e maltratados”, v. 15.
A contenda já começou com a mudança no governo. Para punir aqueles que haviam abusado de seu poder para fins maus, Deus põe sobre eles outros que não têm discernimento para usar seu poder para qualquer fim bom.
Crianças são seus opressores, e mulheres os governam (v. 12), homens de juízo tão fraco e paixões tão fortes quanto mulheres e crianças; o pecado deles era ter tais governantes, e isso se tornou um juízo sobre eles.
III. A distinção que será feita entre pessoas particulares, na condução dessa contenda (v. 10, 11): Digam ao justo: Tudo irá bem com você. “Ai do perverso! Tudo lhe irá mal.” O profeta havia dito (v. 9) que trouxeram o mal sobre si mesmos, e, como prova disso, mostra aqui que Deus retribuirá a cada um segundo suas obras.
Se tivessem sido justos, tudo lhes teria ido bem; mas, se lhes vai mal, é porque são perversos e continuarão a ser assim. Foi dessa maneira que Deus apresentou a questão a Caim, para convencê-lo de que não tinha motivo para estar irado, Gênesis 4:7.
Ou pode-se entender assim: Deus ameaça com juízos nacionais, que arruinarão os interesses públicos. Agora, 1. Algumas pessoas boas poderiam temer ser envolvidas nessa ruína; por isso, Deus ordena aos profetas que as consolem diante desses temores:
“Seja o que for que aconteça à nação injusta, que o justo saiba que não se perderá no meio da multidão de pecadores; o Juiz de toda a terra não abaterá o justo com o perverso (Gênesis 18:25). Não: assegurem-lhe, em nome de Deus, que tudo irá bem com ele. A natureza da tribulação mudará para ele, e ele ficará escondido no dia da ira do Senhor.”
“Terá apoios e consolos divinos, que abundarão à medida que abundarem as aflições; assim, tudo irá bem com ele.” Quando todo o sustentáculo do pão for retirado, ainda assim, no dia da fome, os justos serão satisfeitos; comerão do fruto de suas ações: terão a seu favor o testemunho da própria consciência de que mantiveram a si mesmos puros da iniquidade comum.
E por isso a calamidade comum não é para eles o mesmo que para os outros. Não trouxeram combustível para a chama e, portanto, eles próprios não são combustível para ela.
- Algumas pessoas perversas poderiam esperar escapar dessa ruína; por isso, Deus ordena aos profetas que abalem suas esperanças vãs: “Ai do perverso; tudo lhe irá mal”, v. 11. “Para ele, os juízos terão ferrão, e haverá absinto e fel na aflição e na miséria.”
Há um ai para os perversos e, embora possam pensar em abrigar-se dos juízos públicos, ainda assim tudo lhes irá mal; irá de mal a pior com eles se não se arrependerem, e o pior de tudo será no fim; pois a recompensa de suas mãos lhes será dada no dia em que cada um receber segundo as coisas feitas no corpo.
Versículos 16 a 26
A Vaidade das Filhas de Sião. (a.C. 758.)
A tarefa do profeta era mostrar a todo tipo de pessoas com que haviam contribuído para a culpa nacional e que parte deveriam esperar dos juízos nacionais que se aproximavam.
Aqui ele censura e avisa as filhas de Sião, fala às senhoras de suas faltas; e, tendo Moisés pronunciado na lei a cólera de Deus contra a mulher tenra e delicada (Deuteronômio 28:56, pois os profetas são um comentário da lei), ele lhes diz aqui como serão dolorosamente atingidas com as calamidades que se aproximam. Observe:
I. O pecado atribuído às filhas de Sião, v. 16. O profeta invoca expressamente a autoridade de Deus para o que disse, para que ninguém julgasse impróprio que ele reparasse nessas coisas e as senhoras não se ressentissem: É o Senhor quem o diz.
“Quer ouçam, quer se recusem a ouvir, saibam que Deus repara na insensatez e na vaidade das mulheres orgulhosas, muito se desagrada delas, e que sua lei leva em conta até o modo como se vestem.” Duas coisas são aqui acusadas: a altivez e a sensualidade, diretamente contrárias à modéstia, ao recato e à sobriedade com que as mulheres devem adornar-se, 1 Timóteo 2:9.
Elas revelavam a disposição da mente pelo modo de andar, pelos gestos e pela leviandade do comportamento. São altivas, pois andam com o pescoço estendido para que pareçam altas, ou por acharem que ninguém é bom o bastante para que conversem com ele ou lhe concedam um olhar ou sorriso.
Seus olhos são sensuais, enganadores (pois essa é a palavra); com seus olhares amorosos atraem os homens às suas armadilhas. Afetam um modo formal e rígido de andar, para que as pessoas olhem para elas, as admirem e saibam que frequentaram a escola de dança e aprenderam o passo do minueto.
Andam com passos curtos e afetados, ou pisando delicadamente, sem querer pôr sequer a planta do pé no chão, por serem tenras e delicadas.
Fazem ruído com os pés, tendo, como alguns pensam, correntes ou pequenos sinos nos sapatos, que faziam ruído; caminham como se estivessem presas por grilhões (assim alguns leem), como um cavalo com as pernas presas por correias para aprender a andar compassadamente.
Assim Agague veio “delicadamente”, 1 Samuel 15:32. Essa postura esmerada e afetada não apenas contraria o que é natural e parece ridícula diante dos homens sensatos; por evidenciar uma mente vã, também ofende a Deus. Duas coisas a agravavam aqui: 1. Que estas eram as filhas de Sião, o monte santo, que deveriam comportar-se com a gravidade apropriada às mulheres que professam piedade.
- Que parece, pela ligação, que eram esposas e filhas dos príncipes que despojavam e oprimiam os pobres (v. 14, 15) para manter o orgulho e o luxo de suas famílias.
II. As punições ameaçadas por esse pecado; elas correspondem ao pecado como um rosto corresponde a outro num espelho, v. 17, 18. 1. Elas andavam com o pescoço estendido, mas Deus ferirá o alto de sua cabeça com uma crosta, o que lhes abaixará os topetes e as deixará envergonhadas de mostrar a cabeça, pois serão obrigadas a cortar os cabelos.
Repare: Doenças repugnantes são muitas vezes enviadas como justo castigo do orgulho e às vezes são efeito direto da licenciosidade, pela qual a carne e o corpo são consumidos.
Não se importavam com o quanto gastavam para se prover de grande variedade de roupas esmeradas; mas Deus as reduzirá a tamanha pobreza e aflição que não terão roupa suficiente para cobrir sua nudez, mas sua falta de formosura ficará exposta através dos trapos.
Eram extremamente apegadas aos seus adornos e orgulhosas deles; mas Deus as despojará desses adornos quando suas casas forem saqueadas, seus tesouros pilhados e elas próprias levadas cativas. O profeta especifica aqui muitos dos adornos que usavam, com tantos detalhes como se tivesse sido o guardião de seu guarda-roupa ou as tivesse acompanhado em seu quarto de vestir.
Não importa investigar que tipo de adorno era cada um nem se as traduções expressam corretamente as palavras originais. Talvez, daqui a cem anos, o nome de alguns adornos usados agora em nosso próprio país seja tão pouco compreendido quanto hoje são alguns dos mencionados aqui.
As modas mudam, e seus nomes também; contudo, a menção desses adornos não é inútil, mas visa expor a insensatez das filhas de Sião, pois: (1.) Podemos supor que muitos deles eram bem estranhos e ridículos e que, se não estivessem na moda, seriam alvo de zombaria.
Seriam mais apropriados como brinquedos para crianças do que como adornos com que adultos fossem ao monte Sião. (2.) As coisas decorosas e convenientes, como o linho, os capuzes e os véus, não precisavam ser adquiridas em tanta abundância e variedade.
É necessário ter roupas, e convém que todos as tenham conforme sua posição; mas que necessidade havia de tantos trajes para trocar (v. 22), a ponto de não serem vistas com a mesma roupa em dois dias seguidos?
“Precisam ter (como diz a homilia contra o excesso nas vestimentas) um vestido para o dia, outro para a noite; um comprido, outro curto; um para o dia de trabalho, outro para o dia santo; um desta cor, outro daquela; um de tecido, outro de seda ou damasco; uma roupa para antes do almoço, outra para depois; uma à moda espanhola, outra à moda turca; e nunca se contentam com o suficiente.”
Tudo isso, assim como é evidência de orgulho e vã busca de primor, assim necessariamente consome muito dinheiro para satisfazer uma cobiça vil, dinheiro que deveria ser empregado em obras de piedade e caridade; e ainda seria bom se os inquilinos pobres não fossem sobrecarregados com aluguéis abusivos nem os credores pobres defraudados para sustentá-la.
(3.) A enumeração dessas coisas indica quanto se preocupavam com elas, quanto seus corações se prendiam a elas, como mantinham um registro exato delas, quão esmeradas e críticas eram a seu respeito, quão insaciável era o desejo delas por elas e quanto de seu conforto dependia delas.
Uma moça não esqueceria nenhum desses adornos, por mais numerosos que fossem (Jeremias 2:32); mas os enumeraria com a mesma prontidão e falaria deles com tanto prazer como se fossem coisas da maior importância.
O profeta não falou dessas coisas como pecaminosas em si mesmas (era lícito possuí-las e usá-las), mas como coisas das quais elas se orgulhavam e das quais, por isso, seriam privadas.
III. Eram muito esmeradas e primorosas quanto às suas roupas; mas Deus faria daqueles seus corpos, com que gastavam tanto para embelezar e deixar confortáveis, um descrédito e um peso para elas (v. 24):
“Em vez de cheiro agradável” (aquelas pastilhas ou caixas de perfume, chamadas casas da alma ou do hálito, v. 20, nota à margem), “haverá mau cheiro”, roupas sujas pelo uso prolongado ou por alguma doença repugnante ou pelos emplastros para curá-la.
Em vez de um rico cinto bordado, usado para ajustar bem as roupas, “haverá um rasgo”: roupas rasgadas de dor ou roupas velhas e apodrecidas, rasgadas em farrapos. “Em vez de cabelo bem arrumado”, primorosamente trançado e empoado, “haverá calvície”, com os cabelos arrancados ou raspados, como era comum nos tempos de grande aflição (Isaías 15:2; Jeremias 16:6) ou de dura servidão, Ezequiel 29:18.
“Em vez de um corpete”, ou de um xale ou faixa, “haverá um cinto de pano de saco”, em sinal de profunda humilhação; e “queimadura em vez de beleza”. As que tinham boa tez e se orgulhavam dela, quando forem levadas ao cativeiro ficarão bronzeadas e queimadas pelo sol; observa-se que os rostos mais belos são os primeiros a ser prejudicados pelo clima.
De tudo isso aprendamos: 1. A não ser esmerados e primorosos quanto às roupas, a não buscar as vistosas e caras nem a nos orgulhar delas. 2. A não nos sentirmos seguros no desfrute de nenhum prazer dos sentidos, pois não sabemos quão cedo poderemos ser privados deles nem a que apertos poderemos ser reduzidos.
IV. Com esses adornos, tinham o desígnio de encantar os cavalheiros e conquistar seus afetos (Provérbios 7:16, 17); mas não haverá quem se deixe encantar por elas (v. 25): “Teus homens cairão pela espada, e os poderosos, na guerra.” O fogo os consumirá e, então, as donzelas não serão dadas em casamento, como está em Salmos 78:63.
Quando a espada vem com autorização, os poderosos costumam cair primeiro, porque são os mais dispostos a se arriscar. E, quando os guardas de Sião são eliminados, não admira que as portas de Sião se lamentem e pranteiem (v. 26), pois os inimigos se apoderaram delas; e a própria cidade, desolada, esvaziada ou varrida, ficará sentada no chão como viúva inconsolável.
Se o pecado for abrigado dentro dos muros, a lamentação e o luto estarão perto das portas.