Isaías 28
Argumento
Neste capítulo:
I. Os efraimitas são repreendidos e ameaçados por seu orgulho e embriaguez, sua segurança e sensualidade (vv. 1-8). Mas, em meio a isso, há uma graciosa promessa do favor de Deus ao remanescente de seu povo (v. 5, 6).
II. Também são censurados e ameaçados por sua lentidão de entendimento, estupidez e incapacidade de aproveitar as instruções que os profetas lhes deram em nome de Deus (vv. 9-13).
III. Os governantes de Jerusalém são censurados e ameaçados por seu desprezo insolente pelos juízos de Deus e por desafiá-los. Depois de uma graciosa promessa de Cristo e de sua graça, são levados a saber que as esperanças vãs de escapar dos juízos de Deus, com as quais se adulavam, certamente os enganariam (vv. 14-22).
IV. Tudo isso é confirmado por uma comparação tirada do modo como o agricultor trata sua terra e seus grãos. Segundo ela, devem esperar que Deus proceda com seu povo, a quem pouco antes havia chamado de seu debulho e do cereal de sua eira (Isaías 21:10; vv. 23-29).
Isso foi escrito para nossa advertência e é proveitoso como censura e aviso para nós.
Versículos 1 a 8
Efraim Repreendido e Ameaçado; O Castigo de Efraim. (a.C. 725.)
Aqui está:
I. O profeta avisa o reino das dez tribos sobre os juízos que viriam sobre eles por seus pecados. Pouco depois foram executados pelo rei da Assíria, que devastou sua terra e levou o povo ao cativeiro.
Efraim recebera seu nome da fecundidade: seu solo era muito fértil e seus produtos, abundantes e da melhor qualidade. Tinham muitos vales férteis (v. 1, 4), e Samaria, situada sobre um monte, ficava, por assim dizer, no alto desses vales.
Sua terra era rica e agradável, como o jardim do Senhor: era a glória de Canaã, assim como Canaã era a glória de todas as terras. A colheita e a vindima eram a beleza gloriosa no alto de seus vales, cobertos de grãos e videiras. Agora observe:
- O mau uso que fizeram de sua abundância. Aquilo que Deus lhes deu para servi-lo, perverteram e usaram mal, fazendo-o alimento e combustível de seus desejos pecaminosos:
(1.) Encheram-se de orgulho por causa dela. A bondade com que Deus coroou seus anos, e que deveria ter sido para ele coroa de louvor, era para eles coroa de orgulho. Os ricos deste mundo estão propensos a ser altivos (1 Timóteo 6:17).
Seu rei, que usava a coroa, orgulhava-se de governar terra tão rica; Samaria, sua cidade real, era famosa pelo orgulho. Talvez tivessem o costume de usar em suas festas ou banquetes grinaldas feitas de flores e espigas, em honra à sua terra frutífera.
O orgulho era pecado generalizado entre eles. Por isso o profeta, em nome daquele que resiste aos orgulhosos, proclama ousadamente um ai à coroa de orgulho. Se os que usam coroas se orgulham delas, não pensem que escaparão desse ai.
Aquilo de que os homens se orgulham, por mais insignificante que seja, é como uma coroa para eles; quem é orgulhoso se julga tão grande quanto um rei. Mas ai dos que assim se exaltam, pois serão abatidos; seu orgulho é o prefácio de sua destruição.
(2.) Entregaram-se à sensualidade. Efraim era notório pela embriaguez e pelo excesso de devassidão. Samaria, no alto dos vales férteis, estava cheia de pessoas vencidas pelo vinho, quebradas por ele, como diz a margem.
Veja como os bêbados agem tolamente; não é de admirar, pois, no próprio ato do pecado, fazem de si mesmos tolos e brutos. Eles se entregam:
[1.] A ser vencidos pelo pecado. Ele os vence e os leva à escravidão (2 Pedro 2:19). São levados cativos por ele, e seu cativeiro é ainda mais vergonhoso e inglório porque é voluntário.
Alguns desses miseráveis escravos eles próprios confessaram que não há no mundo trabalho forçado maior que beber muito. Não são vencidos pelo vinho, mas pelo amor ao vinho.
[2.] A ser arruinados por ele. São quebrados pelo vinho. Sua constituição é quebrada, e sua saúde, arruinada. São quebrados em suas ocupações e propriedades, e suas almas correm o risco de ser arruinadas eternamente; tudo isso pela satisfação de um desejo vil.
Ai desses bêbados de Efraim! Os ministros devem aplicar os ais gerais da palavra a lugares e pessoas particulares. Devemos dizer: “Ai desta ou daquela pessoa”, se for bêbada.
Há um ai particular contra os bêbados de Efraim, pois pertencem ao povo que professa servir a Deus, e a embriaguez lhes assenta pior que a qualquer outro. Sabem o que é certo e, portanto, deveriam dar exemplo melhor.
Alguns entendem que a coroa de orgulho pertence aos bêbados e designa as grinaldas com que eram coroados os vencedores de suas perversas competições de bebida, os que bebiam mais que o resto da companhia. Orgulhavam-se de serem poderosos para beber vinho; mas ai dos que assim se gloriam em sua vergonha.
- A justiça de Deus ao tirar deles a abundância que assim usaram mal. Sua beleza gloriosa, a abundância de que se orgulhavam, não passa de flor que desvanece; é alimento que perece. Os frutos mais substanciosos, se Deus os cresta e sopra sobre eles, não passam de flores que desvanecem (v. 1).
Deus pode facilmente retirar-lhes seus grãos em sua estação (Oseias 2:9) e recuperar locum vastatum — terra alienada que se tornou devastada —, aqueles bens seus que eles prepararam para Baal.
Deus tem um oficial pronto para fazer uma apreensão em seu favor, alguém à sua disposição, poderoso e forte, capaz de executar a tarefa: o rei da Assíria, que os lançará por terra com a mão. Com facilidade e eficácia, num movimento da mão, destruirá tudo aquilo de que se orgulham e em que se comprazem (v. 2).
Ele o lançará ao chão, para ser despedaçado por mão forte, à qual não poderão opor-se. Então “a coroa de orgulho” e “os bêbados de Efraim” serão pisoteados (v. 3), expostos ao desprezo e incapazes de recuperar-se.
Em sua insensatez, os bêbados costumam falar com orgulho e vangloriar-se mais quando mais se envergonham; com isso, porém, tornam-se ainda mais ridículos. A beleza de seus vales, da qual se gloriavam, será:
(1.) Como flor que desvanece (como antes, no v. 1). Murchará por si mesma e tem em si os princípios de sua própria corrupção; com o tempo perecerá por sua própria traça e ferrugem.
(2.) Como o fruto precoce, colhido e comido assim que é encontrado. Assim é a riqueza deste mundo: além de ser propensa a decair por si mesma, está sujeita a ser devorada por outros com tanta avidez quanto o primeiro fruto maduro, muito desejado (Miquéias 7:1).
Ladrões arrombam e roubam. Os famintos devoram a colheita de que o mundano se orgulha (Jó 5:5); assim que avistam a presa, lançam-se sobre ela e engolem tudo o que conseguem apanhar.
Ela também é facilmente devorada: como aquele fruto que, amadurecendo antes de crescer, é muito pequeno e logo é comido. Como há pouco dele e seu valor é pequeno, não é guardado, mas consumido imediatamente.
II. Em seguida ele se volta para o reino de Judá, ao qual chama de remanescente de seu povo (v. 5), pois eram apenas duas tribos diante das outras dez.
- Promete-lhes os favores de Deus: serão tomados sob sua direção e proteção quando a beleza de Efraim ficar exposta a ser pisoteada e devorada (v. 5, 6).
Naquele dia em que o exército assírio devastar Israel, Judá poderá pensar que, estando em chamas a casa de seu vizinho, a sua própria corre perigo. Naquele dia de pisoteamento e perplexidade, Deus será para o remanescente de seu povo tudo aquilo de que precisam e que podem desejar.
Isso vale não apenas para o reino de Judá, mas para os de Israel que conservaram sua integridade e, como provavelmente aconteceu com alguns, se dirigiram à terra de Judá para ser abrigados pelo do bom rei Ezequias.
Quando o assírio, o poderoso, estava em Israel como tempestade de granizo, ruidosa e devastadora, como tempestade destruidora que abate tudo à frente, sobretudo no mar, e como inundação de águas poderosas que cobrem a terra (v. 2), então, naquele dia, o Senhor dos exércitos, de todos os exércitos, distinguirá com favores especiais seu povo.
Esse povo distinguiu a si mesmo pela adesão firme e singular a ele. Deus mesmo será para eles aquilo de que mais precisam. Isso aumenta muito o valor das promessas: ao fazer aliança para ser Deus todo-suficiente para seu povo, ele se compromete a ser ele mesmo tudo aquilo que podem desejar.
(1.) Ele lhes dará todo o crédito e honra de que precisam, não apenas para livrá-los do desprezo, mas para conquistar-lhes estima e boa reputação. Será para eles “coroa de glória” e “diadema de beleza”.
Os que usavam a coroa de orgulho olhavam com desprezo para o povo de Deus e o pisoteavam, pois esse povo era tema de canção dos bêbados de Efraim. Mas Deus se manifestará em favor deles por sua providência de modo a tornar evidente que gozam de seu favor; isso lhes será coroa de glória.
Pois que glória maior pode ter um povo do que ser reconhecido por Deus como seu? E ele também se manifestará neles por sua graça, tornando evidente que sua imagem foi renovada neles; isso lhes será diadema de beleza. Pois que beleza maior pode ter uma pessoa do que a beleza da santidade?
Repare: os que têm Deus como seu Deus têm nele coroa de glória e diadema de beleza, pois são feitos para ele reis e sacerdotes.
(2.) Ele lhes dará toda a sabedoria e graça necessárias ao devido cumprimento dos deveres de seu cargo. Será ele mesmo “espírito de juízo” para os que se assentam para julgar. Os conselheiros do rei serão guiados por sabedoria e prudência, e os juízes governarão com justiça e equidade.
É grande misericórdia para qualquer povo quando os chamados a cargos de poder e confiança pública estão qualificados para eles, quando os que se assentam para julgar possuem espírito de juízo, espírito de governo.
(3.) Ele lhes dará toda a coragem e ousadia necessárias para atravessarem decididamente as dificuldades e oposições que provavelmente encontrarão. Será “força para os que fazem voltar a batalha à porta”, às portas do inimigo, cujas cidades sitiam, ou às próprias portas, quando saem para atacar os inimigos que os sitiam.
A força dos soldados depende tanto de Deus quanto a sabedoria dos magistrados. Onde Deus dá ambas, ele é para esse povo coroa de glória. Pode-se supor com razão que isso se refere a Cristo, como entende o parafrasta caldeu: “Naquele dia o Messias será coroa de glória”.
Simeão o chama de glória de seu povo Israel; ele é feito por Deus para nós sabedoria, justiça e força.
- Queixa-se das corrupções encontradas entre eles e do grande número de pessoas corruptas (v. 7): “Mas eles também”, muitos de Judá, “erraram pelo vinho”. Há bêbados em Jerusalém assim como em Efraim.
Por isso tanto mais se deve admirar a misericórdia de Deus por não ter feito murchar a glória de Judá como fez com a de Efraim. A misericórdia que poupa nos impõe obrigações especiais quando distingue assim. Encontram-se em Judá os pecados de Efraim, mas não suas ruínas.
“Erraram por causa do vinho.” Beber em excesso é, por si só, um erro prático. Pensam estimular a imaginação com a bebida, mas arruínam o discernimento e assim aplicam um embuste a si mesmos. Pensam conservar a saúde e ajudar a digestão, mas estragam sua constituição e apressam doenças e mortes.
A bebida também causa muitos erros de princípio: tolda-lhes o entendimento e corrompe-lhes a consciência. Para sustentar esse hábito, adotam ideias corrompidas e moldam a mente a favor de seus desejos pecaminosos.
Provavelmente alguns foram atraídos à adoração de ídolos pelo amor ao vinho e à bebida forte, abundantes em suas festas idólatras. Assim erraram pelo vinho, como Israel, por amor às filhas de Moabe, se uniram a Baal-Peor. Três coisas são aqui observadas como agravantes desse pecado:
(1.) Eram culpados aqueles cujo trabalho consistia em avisar os outros contra ele e ensinar-lhes o que é certo; por isso deveriam dar exemplo melhor: O sacerdote e o profeta são tragados pelo vinho. Seu cargo fica completamente submerso e perdido nele.
Os sacerdotes, como sacrificadores, eram obrigados por lei específica a ser moderados (Levítico 10:9). Como governantes e magistrados, não lhes convinha beber vinho (Provérbios 31:4).
Os profetas eram uma espécie de nazireus (como se vê em Amós 2:11). Por terem o ofício de censurar, tinham o dever de manter a maior distância possível dos pecados que censuravam nos outros; contudo, muitos deles caíram na armadilha desse pecado.
Como! Um sacerdote, um profeta, um ministro e, ainda assim, bêbado! Não o conte em Gate. Que vergonha trazem às vestes que usam!
(2.) Suas consequências eram muito perniciosas, não apenas pela má influência de seu exemplo, mas também porque o profeta, quando embriagado, errava na visão; os falsos profetas revelavam claramente sua falsidade quando estavam embriagados.
O sacerdote tropeçava no juízo e esquecia a lei (Provérbios 31:5); cambaleava e titubeava tanto nas operações da mente quanto nos movimentos do corpo. Que sabedoria ou justiça se pode esperar dos que sacrificam razão, virtude, consciência e tudo o que tem valor a um desejo tão vil como o amor à bebida forte?
“Feliz é você, ó terra, quando seus príncipes comem e bebem para ter forças, não para se embriagar” (Eclesiastes 10:17).
(3.) A doença era epidêmica, e a maioria dos que mantinham alguma mesa estava infectada: “Todas as mesas estão cheias de vômito” (v. 8). Veja como o pecado da embriaguez é repugnante, que afronta faz ao convívio humano!
É rude e grosseiro a ponto de causar náuseas a quem o observa, pois as mesas em que comem seu alimento estão imundamente manchadas pelas marcas desse pecado, que os pecadores declaram como Sodoma.
Suas mesas estão cheias de vômito, de modo que o vencedor, em vez de orgulhar-se de sua coroa, deveria envergonhar-se dela. É mau presságio para qualquer povo quando pecado tão grosseiro como a embriaguez se torna nacional.
Versículos 9 a 12
A Degeneração de Judá. (a.C. 725.)
O profeta lamenta aqui a infeliz estupidez desse povo: não se deixavam ensinar nem tiravam proveito dos meios da graça que possuíam. Continuamente permaneciam como eram, com seus erros não corrigidos, seus corações não renovados nem suas vidas reformadas. Observe:
I. O que seus profetas e ministros tinham como desígnio e alvo. Era ensinar-lhes conhecimento, o conhecimento de Deus e de sua vontade e fazê-los entender a doutrina (v. 9).
É assim que Deus trata os homens: primeiro ilumina-lhes a mente com o conhecimento de sua verdade; desse modo conquista suas afeições e faz sua vontade concordar com as leis divinas. Assim entra pela porta, enquanto o ladrão e o salteador sobem por outro caminho.
II. O método que seguiram para cumprir esse desígnio. Não deixaram de tentar nenhum meio de fazer-lhes bem; ensinavam-lhes como se ensina a crianças, crianças pequenas que estão começando a aprender, tiradas do peito para o livro (v. 9).
Entre os judeus era comum que as mães amamentassem os filhos até os três anos, quando já estavam quase prontos para ir à escola. É bom começar cedo com as crianças, ensinar-lhes, na medida de sua capacidade, o bom conhecimento do Senhor e instruí-las mesmo quando acabam de ser desmamadas do leite.
Os profetas lhes ensinavam como se ensina a crianças, pois:
- Eram constantes e laboriosos ao ensiná-los. Empenhavam-se muito, com grande prudência, dando-lhes o ensino de que precisavam e que podiam suportar (v. 10): “Preceito sobre preceito”. Assim deve ser, ou, como alguns leem, assim foi.
Lhes foi ensinado, como se ensina às crianças a ler, preceito sobre preceito, e a escrever, linha sobre linha: um pouco aqui e um pouco ali; um pouco de uma coisa e um pouco de outra, para que a variedade das instruções fosse agradável e atraente.
Era um pouco numa ocasião e um pouco noutra, para não sobrecarregar suas memórias; um pouco de um profeta e um pouco de outro, para que cada um se agradasse de seu amigo e daquele a quem admirava.
Repare: para nossa instrução nas coisas de Deus, precisamos de preceito sobre preceito e linha sobre linha, de modo que um preceito e uma linha sejam seguidos e reforçados por outro; o preceito da justiça deve vir sobre o da piedade, e o da caridade, sobre o da justiça.
Ou melhor: é necessário que o mesmo preceito e a mesma linha nos sejam repetidos e inculcados com frequência, para que os entendamos melhor e nos lembremos deles com mais facilidade quando precisarmos.
Os mestres devem adaptar-se à capacidade de quem aprende, dar-lhes aquilo de que mais precisam e que melhor podem suportar, um pouco de cada vez (Deuteronômio 6:6, 7).
- Cortejavam-nos e persuadiam-nos a aprender (v. 12). Deus lhes dizia pelos profetas: “Este caminho que lhes indicamos e no qual os guiamos é o descanso, o único com que vocês podem dar descanso aos cansados; será o refrigério de suas próprias almas e trará à sua terra descanso das guerras e demais calamidades que há tanto a afligem.” Repare: pela palavra, Deus só nos chama ao que nos favorece.
Pois o serviço de Deus é o único descanso verdadeiro para os cansados de servir ao pecado, e não há refrigério senão sob o jugo suave do Senhor Jesus.
III. O pouco efeito que tudo isso teve sobre o povo. Eram tão incapazes de aprender quanto crianças pequenas recém-desmamadas, e igualmente impossível era fixar-lhes alguma coisa na mente (v. 9).
Ou melhor: preferiríamos ensinar uma criança de dois anos a tentar ensiná-los. Pois não só lhes falta, como a tal criança, a capacidade de receber o que lhes é ensinado, mas também têm preconceito contra ele. Como crianças, precisam de leite e não podem suportar alimento forte (Hebreus 5:12).
Não queriam ouvir (v. 12), nem mesmo o que lhes traria descanso e refrigério. Não tinham vontade de ouvir. A palavra de Deus exigia sua atenção séria, mas não a conseguia; estavam onde ela era pregada, porém lhe davam ouvidos surdos, ou ela entrava por um ouvido e saía pelo outro.
Não davam atenção. Para eles era preceito sobre preceito e linha sobre linha (v. 13). Prosseguiam na rotina de práticas exteriores; conservavam o velho costume de aplicar-se à pregação do profeta, que soava continuamente aos seus ouvidos, mas era só isso.
Não lhes causava impressão alguma. Tinham a letra do preceito, mas nenhuma experiência de seu poder e espírito. Ele lhes batia continuamente aos ouvidos, mas nada lhes entrava na mente.
Ou melhor: 3. Parece que ridicularizavam a pregação do profeta e zombavam dela. A palavra do Senhor era para eles Tsau latsau, kau lakau; no original, há rima. Faziam canção das palavras do profeta e a cantavam quando se alegravam com o vinho.
Davi era a canção dos bêbados. É grande impiedade e grave afronta a Deus fazer assim zombaria das coisas sagradas, falar levianamente do que deveria tornar-nos sérios.
IV. Com que severidade Deus lhes pediria contas por isso:
- Ele os privaria do privilégio da pregação clara e lhes falaria com lábios gaguejantes e outra língua (v. 11). Os que não querem entender o que é claro e está ao alcance de sua capacidade, mas o desprezam como coisa insignificante e frívola, justamente ficarão confusos diante do que está acima deles.
Ou Deus enviará entre eles exércitos estrangeiros cuja língua não entendem, para devastar-lhes a terra. Os que não quiserem ouvir a voz consoladora da palavra de Deus serão obrigados a ouvir a voz terrível de sua vara.
Ou essas palavras podem indicar a graciosa condescendência de Deus com sua capacidade ao tratar com eles. Falou-lhes em sua própria língua como quem balbucia, tal como as amas fazem com suas crianças, com lábios gaguejantes para agradá-los.
Mudou a voz, tentou primeiro um modo, depois outro. O apóstolo cita isso como favor (1 Coríntios 14:21), aplicando-o ao dom de línguas e lamentando que, apesar de tudo isso, ainda não quisessem ouvir.
- Ele lhes traria ruína completa. Com seu desprezo profano por Deus e por sua palavra, apenas apressam a própria ruína e amadurecem para ela.
É para que possam ir e cair para trás, piorar cada vez mais, afastar-se cada vez mais de Deus e passar de um pecado a outro até ficarem inteiramente quebrados, enlaçados, presos e arruinados (v. 13).
Têm aqui um pouco e ali um pouco da palavra de Deus; acham que é demais e dizem aos videntes que não vejam. Mas é pouco demais para convertê-los e será suficiente para condená-los. Se não for cheiro de vida para vida, será cheiro de morte para morte.
Versículos 14 a 22
Juízos Anunciados; A Pedra Angular em Sião. (a.C. 725.)
Depois de censurar os que zombavam da palavra de Deus, o profeta passa a censurar os que zombavam dos juízos de Deus e os desafiavam. Pois Deus é zeloso e não permitirá que ou suas ordenanças ou suas providências sejam desprezadas.
Dirigiu-se aos homens escarnecedores que governavam Jerusalém, os magistrados da cidade (v. 14). É ruim para um povo quando seus tronos de juízo se tornam assentos de escarnecedores, quando os governantes são escarnecedores.
Mas é muito triste que os governantes de Jerusalém fossem assim, que fizessem pouco caso dos juízos de Deus e desprezassem os sinais de seu desagrado. Quem será pranteador em Sião se eles são escarnecedores? Observe:
I. Como esses homens escarnecedores se embalaram no sono da segurança carnal e até desafiaram o Deus Todo-Poderoso a fazer o pior (v. 15): Vocês disseram: “Fizemos uma aliança com a morte e com a sepultura.”
Mesmo quando os juízos mais destruidores se espalhavam, consideravam a própria vida tão segura como se tivessem feito um negócio com a morte, mediante valiosa contraprestação, para que ela só viesse quando a chamassem, ou os levasse apenas pela velhice, sem violência.
Se estamos em paz com Deus e fizemos aliança com ele, na prática fizemos uma aliança com a morte: virá no momento mais apropriado e, quando vier, não nos causará terror nem estrago real. A morte é nossa se pertencemos a Cristo (1 Coríntios 3:22, 23).
Mas pensar em fazer da morte nossa amiga, ou em ter um pacto com ela, enquanto pelo pecado fazemos de Deus nosso inimigo e estamos em guerra com ele, é o maior absurdo possível.
Era imaginação tola desses escarnecedores: “Quando o flagelo transbordante passar por nossa terra e outros caírem sob ele, ainda assim não chegará a nós, não nos alcançará, embora se estenda longe, nem nos abaterá, embora seja um flagelo transbordante.”
É a maior insensatez imaginável que pecadores impenitentes pensem que, ou neste mundo ou no outro, se sairão melhor que seus vizinhos. Mas em que se apoia sua confiança? Ora, na verdade, “fizemos de mentiras nosso refúgio”. Ou:
- Aquelas coisas que os profetas lhes diziam que seriam mentira e falsidade para eles e os enganariam, mas que eles próprios consideravam defesas sólidas: a proteção de seus ídolos, as promessas com que seus falsos profetas os tranquilizavam, sua sagacidade política, sua riqueza e sua influência sobre o povo. Nisso confiavam, não em Deus; ou melhor, confiavam nessas coisas contra Deus.
Ou, 2. Aquelas coisas que seriam mentira e falsidade para o inimigo, que era flagellum Dei — o flagelo de Deus, o flagelo transbordante. Eles se protegeriam iludindo o inimigo com estratagemas de guerra ou com submissões fingidas em tratados de paz.
As outras cidades de Judá foram tomadas porque ofereceram resistência obstinada; os governantes de Jerusalém, porém, esperam ter mais sucesso. Julgam-se mais sagazes que os das cidades do interior.
Por formalidade, prometerão ao rei da Assíria entregar sua cidade ou tornar-se tributários dele, com o propósito ao mesmo tempo de livrar-se de seu jugo tão logo passasse o perigo. Não lhes importa que fossem considerados mentirosos perante ele, como diz a expressão (Deuteronômio 33:29).
Repare: aplicam embustes a si mesmos os que pensam conseguir seu objetivo aplicando embustes àqueles com quem tratam. Os que seguem seus desígnios por meio de artifícios e fraudes, de expedientes vis e mesquinhos, talvez os realizem, mas não podem esperar encontrar neles consolo.
A honestidade é a melhor política. Mas é a refúgios como esses que se veem reduzidos os que se afastam de Deus e se lançam fora de sua proteção.
II. Como Deus, por meio do profeta, os desperta desse sono e lhes mostra a insensatez de sua segurança:
- Diz-lhes em que fundamentos poderiam estar seguros. Não perturba suas falsas confianças até primeiro ter-lhes mostrado uma base firme sobre a qual podem repousar (v. 16): “Eis que ponho em Sião por fundamento uma pedra”. Esse fundamento é:
(1.) As promessas de Deus em geral: sua palavra, na qual fez seu povo esperar; sua aliança com Abraão, segundo a qual seria Deus para ele e os seus. Esse é um fundamento, um fundamento de pedra, firme e duradouro, sobre o qual a fé pode edificar. É pedra provada, pois todos os santos nela se apoiaram e ela jamais lhes falhou.
(2.) A promessa de Cristo em particular, pois o Novo Testamento aplica-lhe expressamente essas palavras (1 Pedro 2:6-8). Ele é a pedra que se tornou cabeça da esquina.
A grande promessa do Messias e de seu reino, que começaria em Jerusalém, bastava para tranquilizar o povo de Deus nos piores tempos, pois sabiam bem que o cetro não se afastaria de Judá antes de sua vinda. Sião continuará enquanto esse fundamento ainda estiver para ser posto ali.
“Assim diz o Senhor Jeová, para consolo dos que não ousam fazer de mentiras seu refúgio: Eis aqui, contemplem-me como aquele que assumiu a tarefa de pôr em Sião uma Pedra.” Jesus Cristo é fundamento posto por Deus. Isso é obra do Senhor.
Ele é posto em Sião, na igreja, no monte santo. É pedra provada e pedra que prova, segundo alguns, pedra de toque que distinguirá o verdadeiro do falso.
É pedra preciosa, pois assim são os fundamentos da Nova Jerusalém (Apocalipse 21:19); é pedra angular, na qual se unem os lados do edifício, a pedra principal da esquina.
Quem crê nessas promessas e nelas repousa “não se apressará”: não correrá de um lado para outro, atordoado como quem não sabe mais o que fazer, nem mudará de rumo sem cessar em busca de sua própria segurança.
Nem será levado a fugir por nenhum terror, como se diz do ímpio (Jó 18:11). Com o coração firme, aguardará tranquilamente o desfecho e dirá: “Seja bem-vinda a vontade de Deus.”
Não antecipará em suas expectativas o tempo estabelecido nos conselhos divinos; mesmo que haja demora, aguardará a hora marcada, sabendo que aquele que virá virá e não tardará.
Quem crê não se apressará mais do que convém, mas ficará satisfeito de que o tempo de Deus é o melhor e o aguardará com paciência. O apóstolo, seguindo a Septuaginta, explica isso em 1 Pedro 2:6: “Quem nele crê não será confundido”. Suas expectativas não serão frustradas, mas muito superadas.
- Diz-lhes que não poderiam estar seguros sobre os fundamentos em que agora edificavam; suas confianças certamente falhariam (v. 17): “Porei o juízo por linha e a justiça por prumo”. Isso indica:
(1.) A edificação de sua igreja. Depois de pôr o fundamento (v. 16), erguerá a estrutura, como fazem os construtores, com linha e prumo (Zacarias 4:10). A justiça será a linha, e o juízo, o prumo.
A igreja, fundada em Cristo, será formada e reformada pelas Escrituras, a regra permanente de juízo e justiça. “O juízo voltará à justiça” (Salmos 94:15). Ou:
(2.) O castigo dos inimigos da igreja, contra os quais procederá com justiça rigorosa, segundo as ameaças da lei. Dar-lhes-á o que merecem e trará sobre eles os juízos que desafiaram, mas também com sabedoria e segundo uma regra exata, para que o joio não seja arrancado com o trigo. E, quando Deus assim executar o juízo:
[1.] Esses homens escarnecedores terão vergonha das esperanças vãs com que se iludiram.
Primeiro, tinham o desígnio de fazer de mentiras seu refúgio; de fato, porém, ele se mostrará um refúgio de mentiras, que o granizo varrerá, a tempestade de granizo mencionada no v. 2.
Os que fazem de mentiras seu refúgio edificam sobre areia; o edifício cairá quando vier a tempestade e enterrará o construtor nos escombros. Os que fazem de qualquer coisa, exceto Cristo, seu esconderijo verão as águas transbordarem sobre esse abrigo, como no dilúvio todos os abrigos, exceto a arca, foram cobertos e destruídos.
Assim é a esperança do hipócrita; esse será o fim de tudo em que confia.
Segundo, vangloriavam-se de uma aliança com a morte e de um acordo com a sepultura, mas o acordo será anulado, pois foi feito sem o consentimento daquele que tem as chaves e o domínio soberano do inferno e da morte. Apenas se enganam os que pensam escapar dos juízos de Deus por alguma astúcia.
Terceiro, imaginavam que, ao passar pela terra o flagelo transbordante, ele não chegaria perto deles. O profeta, porém, lhes diz que, quando outros caíssem pela calamidade comum, eles não apenas participariam dela, mas seriam por ela pisoteados:
Vocês serão para ele coisa a ser pisoteada; triunfará sobre vocês tanto quanto sobre qualquer outro, e vocês se tornarão presa fácil dele. O profeta lhes diz ainda (v. 19):
Que o flagelo começará por eles. Longe de escaparem, serão os primeiros a cair: “Desde o momento em que sair, apanhará vocês”, como se viesse de propósito para capturá-los.
Que os perseguirá de perto: “Manhã após manhã passará”; tão certo quanto o dia retorna, vocês ouvirão falar de alguma desolação causada por ele, pois a justiça divina seguirá seu golpe.
Nunca estarão seguros nem tranquilos de dia nem de noite; haverá peste andando na escuridão e destruição assolando ao meio-dia.
- Que não haverá como evitá-lo: O conhecimento da notícia de sua aproximação não lhes dará oportunidade de fugir, pois nenhum caminho de escape estará aberto; será somente um tormento. Vocês o verão chegar sem ver como socorrer a si mesmos.
Ou: até a notícia distante será para vocês um terror; o que será, então, a própria coisa? Más notícias aterrorizam e atormentam os escarnecedores, mas quem tem o coração firme, confiando em Deus, não as teme.
Quando vem o flagelo transbordante, todos os consolos e motivos de confiança dos escarnecedores lhes falham (v. 20):
(1.) Aquilo em que pensavam repousar não alcança a extensão de suas expectativas: “A cama é mais curta do que o necessário para que um homem se estenda nela”; assim ele é obrigado a encolher-se e contrair-se.
(2.) Aquilo em que pensavam abrigar-se se mostra incapaz de cumprir seu propósito: “A coberta é mais estreita do que o necessário para que um homem se enrole nela”.
Os que não edificam sobre Cristo como fundamento, mas repousam numa justiça própria, descobrirão no fim que se enganaram. Jamais poderão ficar tranquilos, seguros ou aquecidos.
A cama é curta demais, e a coberta é estreita demais. Como ocorreu com as folhas de figueira de nossos primeiros pais, a vergonha de sua nudez continuamente aparecerá.
[2.] Deus será glorificado no cumprimento de seus conselhos (v. 21). Quando vier contender com esses escarnecedores:
Primeiro, fará sua obra e cumprirá seu ato; trabalhará para sua própria honra e glória, segundo seu próprio propósito. A todos os que a virem, essa obra parecerá obra de Deus como justo Juiz da terra.
Segundo, ele a fará agora contra seu povo, como antes a fizera contra seus inimigos, mostrando assim a imparcialidade de sua justiça. Agora se levantará contra Jerusalém como, nos dias de Davi, se levantou contra os filisteus no monte Perazim (2 Samuel 5:20) e, nos dias de Josué, contra os cananeus no vale de Gibeão.
Se os que se dizem membros da igreja de Deus se tornarem semelhantes aos filisteus e cananeus pelo orgulho e escárnio, devem esperar ser tratados como eles.
Terceiro, essa será sua obra estranha, seu ato estranho, seu feito alheio. É obra que reluta em fazer: prefere mostrar misericórdia e não aflige de bom grado.
É obra a que não está habituado em relação a seu povo, pois o protege e favorece. Será de fato obra estranha se ele se tornar inimigo deles e lutar contra eles (Isaías 63:10).
É obra que espantará todos os vizinhos (Deuteronômio 29:24); por isso as ruínas de Jerusalém são chamadas de espanto (Jeremias 25:18).
Por fim, temos o uso e aplicação de tudo isso (v. 22): “Portanto, não sejam escarnecedores”; não ousem ridicularizar ou as censuras da palavra de Deus ou a aproximação de seus juízos. Zombar dos mensageiros do Senhor foi o pecado com que Jerusalém completou a medida.
A consideração dos juízos de Deus que virão sobre os que professam a fé com hipocrisia deve eficazmente calar os escarnecedores e torná-los sérios:
“Não sejam escarnecedores, para que suas amarras não se fortaleçam”, tanto as amarras que os prendem sob o domínio do pecado (pois há pouca esperança da conversão de escarnecedores) quanto as amarras que os prendem aos juízos de Deus.
Deus tem amarras de justiça fortes o bastante para prender aqueles que arrebentam todas as amarras de sua lei e lançam fora toda a sua corda.
Que esses escarnecedores não façam pouco caso das ameaças divinas, pois o profeta, um dos que conhecem o segredo do Senhor, lhes assegura que o Senhor Deus dos exércitos determinou, aos ouvidos dele, uma destruição sobre toda a terra. Pensam que escaparão? Ou sua incredulidade invalidará a ameaça?
Versículos 23 a 29
A Agricultura, uma Arte Divina. (a.C. 725.)
Essa parábola, que, como muitas parábolas de nosso Salvador, é tirada do trabalho do agricultor, vem precedida de um prefácio solene que exige atenção: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça; ouça e entenda, v. 23.
I. A parábola aqui é bastante clara: o agricultor se dedica ao trabalho de sua profissão com muito esforço e prudência, secundum artem — segundo a regra — e observa método e ordem em seu trabalho, conforme lhe dita o juízo.
- Ao arar e semear: O lavrador ara o dia inteiro para semear? Sim: ele faz isso e ara na esperança e semeia na esperança (1 Coríntios 9:10). Ele abre e desfaz os torrões? Sim: ele faz isso, para que a terra esteja pronta para receber a semente. E, depois de assim aplainar-lhe a superfície, não semeia sua semente, adequada ao solo?
Pois o agricultor sabe qual grão convém à terra argilosa e qual à arenosa; por isso, semeia cada um em seu lugar: o trigo no lugar principal (assim diz a margem), pois é o principal cereal e um dos principais produtos de Canaã (Ezequiel 27:17), e a cevada no lugar determinado.
Nisso se devem observar a sabedoria e a bondade do Deus da natureza: para beneficiar suas criaturas com uma grata variedade de produtos, ele lhes ajustou uma agradável variedade de terras.
- Ao debulhar, v. 27, 28. Também nisso ele ajusta o procedimento ao grão que será debulhado. A nigela e o cominho, que saem facilmente de suas cascas ou espigas, são debulhados apenas com um bordão e uma vara.
Mas o cereal para pão exige mais força e deve ser triturado com um trenó de debulha revestido de ferro, puxado para lá e para cá para debulhá-lo. Ainda assim, o agricultor não o debulha para sempre, mas só até soltar o grão da palha. Não o quebra nem o esmaga contra o chão com a roda do carro, nem o reduz a pedaços sob os cascos dos cavalos; a moagem fica para outra operação.
Observe, de passagem, quanto esforço se exige não só para obter, mas também para preparar o alimento de que necessitamos; e, no entanto, depois de tudo, ele é alimento que perece. Relutaremos então em trabalhar muito mais pelo alimento que permanece para a vida eterna?
O grão para pão é triturado. Cristo também foi esmagado; agradou ao Senhor esmagá-lo para que ele se tornasse o pão da vida para nós.
II. A interpretação da parábola não é tão clara. A maioria dos intérpretes a considera uma resposta ulterior àqueles que desafiam os juízos de Deus:
“Saibam que, assim como o agricultor não ara para sempre, mas por fim semeia sua semente, assim Deus não ameaça para sempre: por fim cumprirá as ameaças e trará aos pecadores os juízos que mereceram. Mas será com sabedoria e segundo suas forças, não para que sejam arruinados, mas reformados e levados por elas ao arrependimento.” Mas penso que podemos dar maior amplitude à exposição dessa parábola.
- Em geral, o Deus que dá essa sabedoria ao agricultor é, sem dúvida, ele mesmo infinitamente sábio. É Deus que instrui o agricultor para o discernimento, como seu Deus, v. 26.
Os agricultores precisam de discernimento para ordenar seus negócios e não devem empreender esse trabalho a menos que o compreendam em alguma medida. Devem também procurar ampliar seus conhecimentos pela observação e pela experiência.
Visto que o próprio rei é servido do campo, o aperfeiçoamento da arte da agricultura presta à humanidade um serviço mais geral do que o cultivo da maioria das outras artes. A habilidade do agricultor vem de Deus, como toda boa dádiva e todo dom perfeito.
Isso alivia um pouco o peso e o terror da sentença pronunciada contra o homem por causa do pecado: quando Deus, ao executá-la, enviou o homem para cultivar a terra, ensinou-lhe como fazê-lo do modo mais proveitoso.
De outro modo, em sua grande insensatez, ele poderia ter ficado para sempre lavrando a areia do mar e trabalhando em vão.
É Deus quem dá aos homens aptidão para esse trabalho, inclinação a ele e prazer nele. Se alguns não fossem preparados para isso pela Providência e feitos para se alegrar em suas tendas, como Issacar, aquela tribo de agricultores, apesar do esforço e do cansaço desse trabalho, logo nos faltariam os meios de sustento.
Se alguns têm mais discernimento e são mais judiciosos do que outros na administração desses ou de quaisquer outros negócios, é preciso reconhecer a mão de Deus nisso. É a ele que os agricultores devem buscar para receber orientação em seu trabalho, pois, mais do que outros homens, dependem diretamente da Providência divina.
Quanto ao outro exemplo da conduta do agricultor, ao debulhar seu cereal, diz-se: “Isso também procede do Senhor dos exércitos”, v. 29. Até mesmo o mais simples ditame do bom senso e da razão deve ser reconhecido como procedente do Senhor dos exércitos.
E, se é dele que os homens recebem a capacidade de agir com sabedoria e discernimento, precisamos reconhecer que ele é sábio em conselho e excelente em suas obras.
Deus age segundo sua vontade; nunca age contra seu próprio pensamento, como os homens muitas vezes fazem, e há um conselho em toda a sua vontade. Portanto, ele é excelente em suas obras porque é maravilhoso em conselho.
- A igreja de Deus é sua lavoura, 1 Coríntios 3:9. Se Cristo é a videira verdadeira, seu Pai é o agricultor (João 15:1) e a cultiva continuamente por meio de sua palavra e de suas ordenanças.
O lavrador ara o dia inteiro e desfaz os torrões de sua terra para que ela receba a semente, e Deus não rompe, por meio de seus ministros, a terra que está em pousio? Quando o solo está preparado para a semente, o lavrador não a lança na terra apropriada?
Ele faz isso, e assim o grande Deus semeia sua palavra pela mão de seus ministros (Mateus 13:19), que devem repartir a palavra da verdade e dar a cada um a porção que lhe cabe. Qualquer que seja o solo do coração, há na palavra alguma semente apropriada para ele.
E, assim como usa sabiamente sua palavra, Deus também usa sua vara. As aflições são os instrumentos de debulha de Deus, destinados a nos desprender do mundo, a separar-nos da nossa palha e a preparar-nos para ser úteis.
Quanto a elas, Deus as empregará conforme houver necessidade, mas as ajustará às nossas forças: não serão mais pesadas do que o necessário. Se a vara e o bordão corresponderem ao fim, ele não recorrerá à roda de seu carro nem a seus cavaleiros.
E, quando esses forem necessários, como para pisar o grão destinado ao pão, que de outro modo não se separaria limpo da palha, ainda assim ele não o debulhará para sempre; não altercará continuamente, mas sua ira durará apenas um momento.
Tampouco esmagará debaixo dos pés os prisioneiros da terra. Nisso devemos reconhecê-lo maravilhoso em conselho e excelente em suas obras.