Matthew Henry

Isaías 25

Argumento

Depois das ameaças de cólera do capítulo anterior, temos aqui:

I. Louvores de gratidão pelo que Deus havia feito, que o profeta oferece a Deus em nome da igreja e nos ensina a oferecer louvores semelhantes (vv. 1-5).

II. Preciosas promessas do que Deus ainda faria por sua igreja, especialmente na graça do evangelho (vv. 6-8).

III. O triunfo da igreja em Deus sobre seus inimigos em consequência disso (vv. 9-12).

Este capítulo contempla a igreja de modo tão agradável quanto o anterior contemplava o mundo de modo terrível.

Versículos 1 a 5

Um Cântico de Louvor. (a.C. 718.)

Diz-se no fim do capítulo anterior que o Senhor dos exércitos reinará gloriosamente. Em consonância com isso, o profeta fala aqui da gloriosa majestade de seu reino (Salmos 145:12) e lhe dá a glória por isso.

Embora essa profecia pudesse cumprir-se na destruição de Babilônia e na libertação dos judeus do cativeiro ali, ela parece olhar mais longe: para os louvores que a igreja do evangelho ofereceria a Deus pelas vitórias de Cristo sobre nossos inimigos espirituais e pelos consolos que ele preparou para todos os crentes. Aqui está:

I. O profeta decide ele mesmo louvar a Deus, pois os que desejam estimular outros devem, em primeiro lugar, estimular a si mesmos a louvá-lo (v. 1): “Ó Senhor! Tu és o meu Deus”, um Deus em aliança comigo.

Quando Deus castiga os reis da terra sobre a terra e os faz tremer diante dele, um pobre profeta pode aproximar-se dele e, com humilde ousadia, dizer: “Ó Senhor! Tu és o meu Deus”, e, por isso, “te exaltarei, louvarei o teu nome”.

Os que têm o Senhor como seu Deus são obrigados a louvá-lo; pois foi para isso que ele nos tomou como seu povo: para que lhe fôssemos “por nome e por louvor” (Jeremias 13:11).

Ao louvar a Deus, nós o exaltamos. Não que possamos torná-lo mais elevado do que é, mas devemos fazê-lo parecer mais elevado a nós mesmos e aos outros do que parece. Veja Êxodo 15:2.

II. Agrada-lhe pensar que outros também serão levados a louvar a Deus (v. 3): Portanto, por causa das desolações que você fez na terra por sua providência (Salmos 46:8) e da justa vingança que tomou de seus inimigos e dos inimigos de sua igreja, por isso o povo forte o glorificará em conjunto, e a cidade (a metrópole) das nações terríveis o temerá.

Isso pode ser entendido:

  1. Daqueles povos que foram fortes e terríveis contra Deus. Os que foram inimigos do reino de Deus e lutaram contra os interesses dele com muita força e terror ou serão convertidos e glorificarão a Deus ao unir-se a seu povo no serviço dele, ou ao menos ficarão convencidos e se reconhecerão vencidos.

Os que foram o terror dos poderosos serão obrigados a tremer diante dos juízos de Deus e clamar em vão às rochas e montanhas para que os escondam.

Ou, 2. Daqueles que agora serão feitos fortes e terríveis em favor de Deus e por ele, embora antes fossem fracos e pisoteados. Deus aparecerá tão visivelmente em favor daqueles que o temem e glorificam, e com eles, que todos os reconhecerão como povo forte e ficarão cheios de temor diante deles.

Houve um tempo em que muitos dos povos da terra se tornaram judeus, pois “o temor dos judeus caiu sobre eles” (Ester 8:17), e em que os que conheciam seu Deus “foram fortes e realizaram feitos” (Daniel 11:32), pelos quais glorificaram a Deus.

III. Ele observa o que é, e deve ser, a matéria desse louvor. Nós e os outros devemos exaltar a Deus e louvá-lo, pois:

  1. Ele fez maravilhas segundo o conselho de sua própria vontade (v. 1). Exaltamos a Deus ao admirar o que ele fez como na verdade maravilhoso: provas maravilhosas de seu poder, além do que qualquer criatura poderia realizar, e provas maravilhosas de sua bondade, além do que criaturas tão pecadoras como nós poderiam esperar.

Essas coisas maravilhosas, novas e surpreendentes para nós, e inteiramente inesperadas, estão de acordo com seus conselhos antigos, concebidos por sua sabedoria e planejados à sua própria glória e ao consolo de seu povo.

Todas as operações da providência seguem os conselhos eternos de Deus (e esses conselhos são a própria fidelidade e verdade); todas concordam com seus atributos, são coerentes entre si e certamente se cumprirão a seu tempo.

  1. Ele, em particular, humilhou o orgulho e quebrou o poder dos poderosos da terra (v. 2): Você fez de uma cidade, de muitas cidades, um monte de escombros. De muitas cidades fortificadas, que se julgavam bem guardadas pela natureza e pela arte, e pela multidão e coragem de sua milícia, você fez uma ruína.

Que força criada pode resistir à Onipotência? Muitas cidades construídas com tanta riqueza que poderiam ser chamadas de palácios, e tão frequentadas e visitadas por pessoas da mais alta posição, vindas de toda parte, que poderiam ser chamadas de palácios de estrangeiros, você reduziu a não serem cidades.

Foram arrasadas, sem que ficasse pedra sobre pedra, e jamais serão reconstruídas. Esse tem sido o caso de muitas cidades em diversas partes do mundo e, em particular, em nossa própria nação.

Cidades que antes floresceram decaíram e desapareceram; mal se sabe onde ficavam, exceto pelas urnas ou moedas desenterradas da terra. Quantas cidades de Israel há muito são montes e ruínas!

Com isso Deus nos ensina que aqui não temos cidade permanente e, portanto, devemos buscar uma que virá, que jamais será arruinada ou decairá.

  1. Ele socorreu e amparou, no tempo oportuno, seu povo necessitado e angustiado (v. 4): “Tens sido força para o pobre, força para o necessitado.” Assim como Deus enfraquece os fortes que são orgulhosos e seguros de si, também fortalece os fracos que são humildes e sérios e se apoiam nele.

Ou melhor: ele não apenas os fortalece, mas é ele mesmo a força deles, pois nele se fortalecem, e seu favor é a força dos corações deles. Ele é força para o necessitado em sua angústia, quando este precisa de força e quando sua angústia o impele a Deus.

E, assim como os fortalece contra seu enfraquecimento interior, também os abriga dos ataques exteriores. É refúgio contra a tempestade de chuva ou granizo e sombra contra o calor abrasador do sol no verão.

Deus é proteção suficiente para seu povo em todos os tipos de tempo: quente e frio, úmido e seco. A armadura da justiça serve tanto à direita quanto à esquerda (2 Coríntios 6:7).

Sejam quais forem os perigos ou tribulações em que o povo de Deus se encontre, toma-se cuidado eficaz para que não sofra nenhum prejuízo ou estrago real. Quando os perigos são mais ameaçadores e alarmantes, Deus então aparecerá para a segurança de seu povo:

“Quando o sopro dos terríveis é como uma tempestade contra o muro”, que faz grande ruído, mas não pode derrubá-lo. Os inimigos dos pobres de Deus são terríveis; fazem tudo o que podem para parecer assim a eles.

Sua fúria é como rajada de vento, ruidosa, impetuosa e violenta. Mas, como o vento, está sob controle divino, pois Deus segura os ventos em seu punho; e Deus será tamanho abrigo para seu povo que eles poderão suportar o choque, manter sua posição e preservar sua integridade e paz.

A tempestade que bate contra um navio o sacode; a que bate contra um muro jamais o move (Salmos 76:10; 138:7).

  1. Ele abriga e abrigará os que confiam nele contra a insolência de seus orgulhosos opressores (v. 5): “Tu abaterás, ou abates, o ruído dos estrangeiros”; você o reduzirá e o aquietará, assim como o calor de um lugar seco é abrandado e moderado pela sombra de uma nuvem que se interpõe.

O ramo, ou antes o cântico ou triunfo, dos terríveis será rebaixado, e eles serão obrigados a mudar de nota e baixar a voz. Observe aqui:

(1.) Os opressores do povo de Deus são chamados de estrangeiros, pois se esquecem de que aqueles a quem oprimem foram feitos da mesma matéria e do mesmo sangue que eles.

São chamados de terríveis, pois procuram ser assim, em vez de amáveis: preferem ser temidos a ser amados.

(2.) Sua insolência para com o povo de Deus é ruidosa e ardente, e isso é tudo. Não passa do ruído de estrangeiros que pensam conseguir o que querem ameaçando e intimidando todos os que se põem no caminho deles, e falando com arrogância.

“Faraó, rei do Egito, não passa de ruído” (Jeremias 46:17). É como o calor do sol que abrasa ao meio-dia; mas onde está esse calor quando o sol se põe?

(3.) Seu ruído, seu calor e todo o seu triunfo serão humilhados e rebaixados quando suas esperanças forem frustradas e todas as suas honras lançadas ao pó. Os ramos, até os ramos mais altos dos terríveis, serão quebrados e lançados ao monturo.

(4.) Se os trabalhadores da vinha de Deus forem chamados alguma vez a suportar o peso e o calor do dia, ele achará um modo de revigorá-los, como pela sombra de uma nuvem, para que não sejam oprimidos além da medida.

Versículos 6 a 8

As Bênçãos do Evangelho. (a.C. 718.)

Se supusermos, como muitos fazem, que isso se refere à grande alegria que haveria em Sião e Jerusalém quando um anjo derrotasse o exército assírio, ou os judeus fossem soltos do cativeiro na Babilônia, ou por outro livramento igualmente surpreendente, ainda assim não podemos deixar de ver além: a graça do evangelho e a glória que é a coroa e consumação dessa graça.

Pois é em nossa ressurreição por meio de Cristo que se cumprirá a palavra aqui escrita; então, e só então, se podemos crer em São Paulo, ela terá pleno cumprimento: “A morte é tragada pela vitória” (1 Coríntios 15:54).

Essa é a chave para as demais promessas aqui reunidas. Temos, portanto, uma profecia da salvação e da graça que Jesus Cristo nos trouxe, sobre as quais os profetas indagaram e exploraram diligentemente (1 Pedro 1:10).

I. Que a graça do evangelho seria um banquete real para todos os povos, diferente do de Assuero, destinado apenas a mostrar a grandeza do anfitrião (Ester 1:4). Este se destina a satisfazer os convidados; por isso, enquanto tudo lá era para exibição, tudo aqui é substância.

Os preparativos feitos no evangelho para receber com bondade penitentes e suplicantes junto de Deus são muitas vezes apresentados no Novo Testamento sob a figura de um banquete, como em Mateus 22:1, etc., que parece ter sido tomada desta profecia.

  1. O próprio Deus é o anfitrião, e podemos estar certos de que ele prepara o banquete de modo digno de si, conforme lhe convém dar, em vez de conforme nos convém receber. O Senhor dos exércitos prepara este banquete.

  2. Os convidados são todos os povos, gentios assim como judeus. Vão pregar o evangelho a toda criatura. Há o suficiente para todos; quem quiser pode vir e participar livremente, mesmo os recolhidos dos caminhos e dos valados.

  3. O lugar é o monte Sião. Dali tem início a pregação do evangelho: os pregadores devem começar por Jerusalém. A igreja do evangelho é a Jerusalém lá do alto; ali se prepara esse banquete, e para lá devem ir todos os convidados.

  4. As provisões são muito ricas, e tudo é da melhor qualidade. É um banquete, o que supõe abundância e variedade; para os crentes é um banquete contínuo, e é culpa deles próprios se não for assim.

É um banquete de alimentos gordos e cheios de tutano. Tão saborosos e nutritivos são os consolos do evangelho para todos os que deles se alimentam e os assimilam! O filho pródigo que voltou foi recebido com o bezerro cevado.

E Davi tem na comunhão com Deus o prazer pelo qual sua alma se satisfaz como de tutano e gordura. É um banquete de vinhos sobre as borras, vinhos de corpo mais forte, mantidos por longo tempo sobre as borras e depois bem depurados delas, de modo que ficam claros e esmerados.

Há no evangelho algo que, como o vinho usado com moderação, alegra o coração e eleva os espíritos. É apropriado aos de coração abatido, que estão sob a convicção de pecado e estão de luto por ele, para que bebam e se esqueçam de sua miséria.

Pois esse é o uso próprio do vinho: é um cordial para os que dele precisam (Provérbios 31:6, 7). Podem ter bom ânimo, sabendo que seus pecados são perdoados, e ter vigor em seu trabalho e combate espiritual, como um homem forte revigorado pelo vinho.

II. Que o mundo seria libertado da escuridão da ignorância e do erro, em cujas névoas estivera por tanto tempo perdido e sepultado (v. 7): “Ele destruirá neste monte a face da cobertura” (a cobertura do rosto) com a qual todos os povos estão cobertos, encapuzados ou vendados.

Assim, não podem enxergar seu caminho nem realizar seu trabalho e, por causa disso, vagueiam sem fim. Seus rostos estão cobertos como os de homens condenados ou mortos. Um véu se estende sobre todas as nações, pois todas estão assentadas nas trevas.

E não é de admirar, pois os próprios judeus, entre os quais Deus era conhecido, tinham um véu sobre o coração (2 Coríntios 3:15). Mas o Senhor destruirá esse véu pela luz de seu evangelho brilhando no mundo e pelo poder de seu Espírito abrindo os olhos dos homens para recebê-la.

Ele dará vida espiritual àqueles que por muito tempo estiveram mortos em transgressões e pecados.

III. Que a morte seria vencida, seu poder quebrado e sua natureza alterada (v. 8): “Ele tragará a morte pela vitória”.

  1. O próprio Cristo, em sua ressurreição, triunfará sobre a morte, romperá suas amarras e suas grades e lançará fora todas as suas cordas. O sepulcro parecia tragá-lo, mas na realidade foi ele quem o tragou.

  2. A felicidade dos santos estará fora do alcance da morte, que põe fim a todos os prazeres deste mundo, as amarga e mancha sua beleza.

  3. Os crentes podem triunfar sobre a morte e considerá-la inimiga vencida: “Ó morte! Onde está o teu aguilhão?”

  4. Quando os cadáveres dos santos forem ressuscitados no grande dia, e sua mortalidade for tragada pela vida, então a morte será tragada para sempre pela vitória. Ela é o último inimigo.

IV. Que a dor será banida e haverá alegria perfeita e sem fim: “O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todos os rostos”. Os que estão de luto pelo pecado serão consolados e terão suas consciências pacificadas.

Na aliança da graça será provido o suficiente para contrabalançar todas as tristezas deste tempo presente, enxugar nossas lágrimas e nos revigorar. Em particular, os que sofrem por Cristo terão consolos tão abundantes quanto suas aflições.

Mas é nas alegrias do céu, e em nenhum lugar aquém delas, que essa palavra, como a anterior, se cumprirá plenamente, pois é ali que Deus “enxugará todas as lágrimas” (Apocalipse 7:17; 21:4). Não haverá mais tristeza, porque não haverá mais morte.

A esperança disso deve agora enxugar todas as lágrimas excessivas, todo choro que impede a semeadura.

V. Que todo o descrédito lançado sobre a religião e sobre os que a professam com seriedade será removido para sempre: “A repreensão de seu povo”, sob a qual há muito viviam, será retirada.

Serão removidas as calúnias e falsas representações que enegreceram sua reputação, bem como a insolência e crueldade com que seus perseguidores os pisotearam e esmagaram.

Sua justiça será manifestada como a luz diante de todo o mundo, que se convencerá de que não são como foram maliciosamente retratados; assim se realizará a salvação deles das injúrias que sofreram por serem quem são.

Às vezes, neste mundo, Deus faz por seu povo algo que tira de entre os homens o descrédito lançado sobre ele. Seja como for, isso será realizado eficazmente no grande dia; pois o Senhor o disse, e ele pode e cumprirá sua palavra.

Suportemos agora com paciência a tristeza e a vergonha e tiremos proveito de ambas, pois em breve ambas desaparecerão.

Versículos 9 a 12

As Bênçãos do Evangelho. (a.C. 718.)

Aqui está:

I. A acolhida que a igreja dará às bênçãos prometidas nos versículos anteriores (v. 9): “Naquele dia se dirá”, com triunfo e exultação humildes e santos: “Eis que este é o nosso Deus; por ele temos esperado!”

Assim será celebrada a libertação da igreja de tribulações longas e penosas; assim será como vida dentre os mortos. Com transportes semelhantes de alegria e louvor receberão as boas-novas do Redentor aqueles que esperavam por ele e pela redenção em Jerusalém por meio dele. E com um cântico triunfante como este os santos glorificados entrarão na alegria de seu Senhor.

  1. O próprio Deus deve receber toda a glória: “Eis que este é o nosso Deus, este é o Senhor. O que foi feito é obra sua, e é maravilhoso aos nossos olhos. Nisso ele agiu de modo digno de si e engrandeceu sua própria sabedoria, seu poder e sua bondade.”

“Nisso ele agiu em nosso favor como o nosso Deus, um Deus em aliança conosco, a quem servimos.” Repare: nossos triunfos não devem terminar no que Deus faz e nos dá, mas, por meio dessas coisas, chegar a ele mesmo, que é seu autor e doador: “Este é o nosso Deus.”

Alguma das nações da terra tem tal Deus em quem confiar? Não: a rocha delas não é como a nossa rocha. Não há ninguém como o Deus de Jerusalém.

  1. Quanto mais tempo se esperou por ele, mais bem-vindo ele é: “Este é aquele por quem temos esperado, confiando em sua palavra de promessa e plenamente certos de que viria no tempo marcado, no tempo devido; por isso estávamos dispostos a esperar seu tempo.”

“E agora descobrimos que não é em vão esperar por ele, pois a misericórdia chega afinal, com abundante recompensa pela demora.”

  1. É motivo de alegria indizível: “Nós nos alegraremos e regozijaremos em sua salvação. Nós, que participamos de seus benefícios, nos uniremos nas jubilosas ações de graças por ela.”

  2. Isso dá ânimo para esperar pela continuidade e perfeição dessa salvação: “Temos esperado por ele, e ele nos salvará”; levará adiante o que começou, pois, quanto a Deus, nosso Deus, sua obra é perfeita.

II. A perspectiva de bênçãos ulteriores que assegurem e perpetuem essas:

  1. O poder de Deus estará empenhado em favor deles e continuará a tomar seu partido: “Neste monte repousará a mão do Senhor” (v. 10). A igreja e o povo de Deus terão provas contínuas da presença de Deus com eles e de sua habitação entre eles.

Sua mão estará continuamente sobre eles, para protegê-los e guardá-los, e continuamente estendida a eles, para suprir suas necessidades. O monte Sião é seu repouso para sempre; ali ele habitará.

  1. O poder de seus inimigos, empenhado contra eles, será quebrado. Moabe representa aqui todos os adversários do povo de Deus que os afligem. Todos serão pisoteados ou debulhados (pois naquele tempo debulhavam os grãos pisando-os) e lançados como palha ao monturo, pois não servem para mais nada.

Tendo Deus feito sua mão repousar sobre este monte, ela não será uma mão caída ou dobrada, fraca e inativa. Antes, ele estenderá as mãos no meio de seu povo, como alguém que nada.

Isso indica que empregará e exercerá vigorosamente seu poder em favor deles, atuará em favor deles de todos os lados, afastará com facilidade e eficácia a oposição feita a suas intenções de graça em favor deles e, com isso, promoverá e impulsionará sua boa obra entre eles.

Indica também que ele será continuamente ativo em favor deles, pois assim é quem nada. Prediz-se, em particular, o que ele fará por eles:

(1.) Abaterá o orgulho de seus inimigos (e Moabe era notoriamente culpado de orgulho, Isaías 16:6) por meio de um juízo humilhante após o outro, despojando-os daquilo de que se orgulham.

(2.) Fará cair das mãos deles os despojos, tirando-lhes o que obtiveram por saque e pilhagem. Fará cair as armas de suas mãos, erguidas contra o Israel de Deus; quebrará completamente seu poder e os incapacitará de causar dano.

(3.) Arruinará todas as suas fortificações (v. 12). Moabe tem seus muros e suas altas fortalezas, com os quais espera proteger-se e dos quais planeja incomodar o povo de Deus. Mas Deus fará tudo cair, rebaixará tudo, levará tudo ao chão, ao pó; assim, os que neles confiavam ficarão expostos.

Não há fortaleza inexpugnável para a Onipotência, nem forte tão alto que o braço do Senhor não possa ultrapassá-lo e derrubá-lo.

Essa destruição de Moabe é figura da vitória de Cristo sobre a morte, mencionada no v. 8; de seu despojamento dos principados e potestades na cruz (Colossenses 2:15); da derrubada das fortalezas de Satanás pela pregação de seu evangelho (2 Coríntios 10:4); e de seu reinado até que todos os seus inimigos sejam postos por estrado de seus pés (Salmos 110:1).


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra