Matthew Henry

Isaías 24

Argumento

Concorda-se que aqui começa um novo sermão, que continua até o fim de Isaías 27. Nele, o profeta, segundo as instruções recebidas, em muitas promessas preciosas diz aos justos: Irá bem com eles; e, em muitas ameaças terríveis, diz: Ai dos ímpios, irá mal com eles (Isaías 3:10, 11); estas são entrelaçadas para se ilustrarem umas às outras.

Este capítulo é sobretudo ameaça; assim como os juízos ameaçados são muito severos e penosos, assim as pessoas ameaçadas por esses juízos são muito numerosas. Não é o peso de qualquer cidade ou reino particular, como os anteriores, mas o peso de toda a terra.

A palavra de fato significa apenas o território, porque nossa própria terra é geralmente para nós como toda a terra. Mas aqui é explicada por outra palavra menos restrita: é o mundo (v. 4); de modo que deve abranger pelo menos toda uma vizinhança de nações:

  1. Alguns pensam, e com muita probabilidade, que é uma profecia da grande devastação que Senaqueribe e seu exército assírio agora em breve fariam em muitas nações daquela parte do mundo.

  2. Outros a fazem indicar as devastações semelhantes que, cerca de cem anos depois, Nabucodonosor e seus exércitos fariam nos mesmos países, indo de um reino a outro, não apenas para conquistá-los, mas para arruiná-los e devastá-los; pois esse era o método das nações orientais em suas guerras.

As promessas mescladas com as ameaças destinam-se ao apoio e conforto do povo de Deus naqueles tempos muito calamitosos. Como aqui não são nomeadas nações particulares por quem ou sobre quem aquelas desolações seriam trazidas, não vejo por que não possa referir-se a ambos esses desfechos. Ou melhor: a Escritura tem muitos cumprimentos, e devemos dar-lhe toda a sua amplitude.

Por isso inclino-me a pensar que o profeta, a partir daqueles e de outros casos semelhantes que tinha particularmente em vista, tem aqui o desígnio de representar em geral o estado calamitoso da humanidade e as muitas misérias a que a vida humana está sujeita, especialmente as que acompanham as guerras das nações.

Certamente os profetas foram enviados não apenas para predizer desfechos particulares, mas para formar as mentes dos homens na virtude e piedade.

Para esse fim suas profecias foram escritas e preservadas até para nosso aprendizado; por isso não devem ser consideradas de interpretação particular.

Agora, como o pleno convencimento da vaidade do mundo e de sua insuficiência para nos fazer felizes ajudará muito a levar-nos a Deus e a dirigir nossas afeições para outro mundo, o profeta aqui mostra que vexação de espírito devemos esperar encontrar nessas coisas, para que nunca estabeleçamos nelas nosso descanso nem prometamos a nós mesmos satisfação em lugar algum aquém do desfrute de Deus.

Neste capítulo temos:

I. Uma ameaça de juízos desoladores pelo pecado (vv. 1-12), à qual se acrescenta a certeza de que, no meio deles, as pessoas boas seriam confortadas (vv. 13-15).

II. Uma ameaça ulterior de desolações semelhantes (vv. 16-22), à qual se acrescenta a certeza de que, no meio de tudo, Deus seria glorificado.

Versículos 1 a 12

A Desolação Geral Anunciada. (a.C. 718.)

É uma cena muito escura e melancólica que esta profecia apresenta à nossa vista; voltemos os olhos para onde quisermos, tudo parece sombrio. As desolações ameaçadas são aqui descritas por grande variedade de expressões com o mesmo sentido, todas agravantes.

I. A terra é despojada de todos os seus ornamentos e parece retirada de sua base; é esvaziada e devastada (v. 1), como se reduzida a seu primeiro caos, Tohu e Bohu, nada senão confusão e vazio outra vez (Gênesis 1:2), “sem forma e vazia”.

É verdade que terra às vezes significa o território; assim a mesma palavra, eretz, é aqui traduzida (v. 3): “O território será inteiramente esvaziado e inteiramente despojado”. Mas não vejo por que ali, assim como no v. 1, não seria traduzida por a terra.

Pois geralmente, se não sempre, quando significa um território particular, há algo ligado a ela, ou pelo menos não longe dela, que assim a particulariza; como o território, ou terra, do Egito ou de Canaã, ou esta terra, ou nossa, ou de vocês, ou semelhante.

De fato poderia referir-se a algum país particular, e poderia ser usada uma palavra ambígua para autorizar tal aplicação. Pois é bom aplicar a nós mesmos e à nossa própria terra o que a Escritura diz em geral sobre a vaidade e a vexação de espírito que acompanham todas as coisas aqui embaixo.

Mas parece ter o desígnio de dizer o que muitas vezes acontece a muitos países, e acontecerá enquanto durar o mundo, e o que pode, não sabemos quão depressa, acontecer ao nosso; e o que é o caráter geral de todas as coisas terrenas: são vazias de todo sólido conforto e satisfação; pouca coisa as torna devastadas.

Muitas vezes vemos famílias numerosas e propriedades abundantes inteiramente esvaziadas e inteiramente despojadas por um juízo ou outro, ou talvez apenas por uma deterioração gradual e imperceptível.

O pecado virou a terra de cabeça para baixo; ela se tornou para o homem algo inteiramente diferente do que era quando Deus a fez para ser sua habitação. O pecado também dispersou seus habitantes. A rebelião em Babel foi a ocasião da dispersão ali.

Quantos meios há pelos quais são dispersos os habitantes tanto de cidades quanto de casas particulares, de modo que parentes próximos e antigos vizinhos nada sabem uns dos outros! O v. 4 tem o mesmo sentido.

“A terra está de luto e se desvanece”; decepciona os que nela puseram sua felicidade e dela elevaram suas expectativas, e não se mostra aquilo que prometeram a si mesmos que seria. O mundo inteiro definha e se desvanece, como se apressando para uma dissolução.

Na melhor hipótese, é como uma flor, que murcha nas mãos dos que se agradam excessivamente dela e a põem no peito. Assim como a própria terra envelhece, assim seus moradores são desolados; os homens carregam consigo corpos frágeis e doentios, muitas vezes ficam solitários e confinados pela aflição (v. 6).

Quando a terra definha e não é tão fértil como costumava ser, seus moradores, que a fazem seu lar, descanso e porção, são desolados; ao passo que os que pela fé habitam em Deus podem alegrar-se nele mesmo quando a figueira não floresce.

Se olharmos afora e virmos em quantos lugares grassam pestes e febres ardentes e que multidões são varridas por elas em pouco tempo, de modo que às vezes mal bastam os vivos para enterrar os mortos, talvez entendamos o sentido do profeta quando diz: “Os habitantes da terra são queimados”, ou consumidos, uns por uma doença, outros por outra, restando só poucos homens, em comparação.

Repare: o mundo em que vivemos é mundo de decepção, vale de lágrimas e mundo moribundo; os filhos dos homens nele são apenas de poucos dias e cheios de tribulação.

II. Deus traz todas essas calamidades sobre a terra. O Senhor que fez a terra e a fez fértil e bela, para o serviço e conforto do homem, agora a esvazia e devasta (v. 1); pois seu Criador é e será seu Juiz.

Tem direito incontestável de proferir sentença sobre ela e poder irresistível para executar essa sentença. O Senhor falou essa palavra e fará a obra (v. 3); sua maldição devorou a terra (v. 6).

É a maldição geral que o pecado trouxe sobre o solo por causa do homem (Gênesis 3:17) e todas as maldições particulares que famílias e países trazem sobre si por sua enorme maldade. Veja o poder da maldição de Deus, como esvazia e devasta tudo; os que ele amaldiçoa são de fato amaldiçoados.

III. Pessoas de todas as categorias e condições participarão dessas calamidades (v. 2): “Será assim como com o povo, assim com o sacerdote”, etc. Isso é verdade acerca de muitas calamidades comuns da vida humana: todos estão sujeitos às mesmas doenças do corpo, tristezas da mente, aflições nos parentes e semelhantes.

Há um só desfecho para os de posições muito diferentes; tempo e acaso acontecem a todos. É especialmente verdadeiro dos juízos destruidores que Deus às vezes traz sobre nações pecaminosas.

Quando lhe agrada, pode torná-los universais, de modo que ninguém escape nem fique isento; tenham os homens pouco ou muito, perderão tudo. Os de categoria inferior sofrem primeiro pela fome, mas os de categoria superior vão primeiro ao cativeiro, enquanto os pobres da terra são deixados. Será tudo igual:

  1. Com altos e baixos: “Assim como com o povo, assim com o sacerdote”, ou príncipe. A dignidade dos magistrados e ministros e o respeito e reverência devidos a ambos não os protegerão. Os rostos dos anciãos não são honrados (Lamentações 5:12).

Os sacerdotes haviam sido tão corruptos e maus quanto o povo; se seu caráter não serviu para restringi-los do pecado, como podem esperar que sirva para protegê-los dos juízos? Em ambos é “como o povo, como o sacerdote” (Oseias 4:8, 9).

  1. Com escravos e livres: “Assim como com o servo, assim com seu senhor; assim como com a criada, assim com sua senhora”. Todos corromperam seu caminho e, por isso, todos serão feitos miseráveis quando a terra for devastada.

  2. Com ricos e pobres. Os que têm dinheiro em mãos, que compram e emprestam dinheiro a juros, não se sairão melhor que os tão empobrecidos que são forçados a vender suas propriedades e tomar dinheiro a juros.

Há juízos aquém do grande dia de juízo em que ricos e pobres se encontram. Que os elevados no mundo não ponham seus inferiores muito longe, porque não sabem quão depressa podem ser postos ao nível deles. A riqueza do rico é sua cidade forte em seu próprio conceito, mas nem sempre se mostra assim.

IV. O pecado traz essas calamidades sobre a terra. Ela é esvaziada e se desvanece porque “é maculada sob seus habitantes” (v. 5); é contaminada pelos pecados dos homens e, por isso, é desolada pelos juízos de Deus.

É tal a natureza imunda do pecado que macula a própria terra sob seus habitantes pecaminosos e a torna desagradável aos olhos de Deus e das pessoas boas. Veja Levítico 18:25, 27, 28. O sangue, particularmente, macula a terra (Números 35:33).

A terra nunca vomita seus habitantes antes que eles primeiro a maculem por seus pecados. Ora, o que fizeram?

  1. Transgrediram as leis de sua criação, não corresponderam a seus fins. Romperam as amarras da lei da natureza e lançaram de si as cordas de suas obrigações para com o Deus da natureza.

  2. Mudaram as ordenanças da religião revelada, aqueles dentre eles que receberam seu benefício. Negligenciaram as ordenanças, assim alguns leem, e não fizeram questão de consciência de observá-las.

Passaram por cima das leis na comissão do pecado e passaram ao largo da ordenança na omissão do dever.

  1. Nisso quebraram a aliança eterna, que é amarra perpétua e será para os que a guardam bênção perpétua. É maravilhosa condescendência de Deus que tenha por bem tratar com os homens por aliança, para lhes fazer bem e com isso obrigá-los a servi-lo.

Até os que não receberam benefício da aliança de Deus com Abraão receberam benefício de sua aliança com Noé e seus filhos, chamada aliança eterna, sua aliança com dia e noite.

Mas não observam os preceitos dos filhos de Noé, não reconhecem a bondade de Deus no dia e noite, nem procuram retribuir-lhe gratamente; assim quebram a aliança eterna e frustram seus graciosos desígnios e intenções.

V. Esses juízos humilharão o orgulho dos homens e estragarão seu regozijo. Quando a terra é esvaziada:

  1. É grande mortificação para o orgulho dos homens (v. 4): “O povo altivo da terra definha”; pois perderam o que sustentava seu orgulho e pelo que se engrandeciam. Quanto aos que ergueram mais alto a cabeça, Deus pode fazê-los baixá-la.

  2. É grande abafamento da jovialidade dos homens. Isso é muito ampliado (vv. 7-9): “Todos os de coração festivo suspiram”. Tal é a natureza do regozijo carnal: é apenas como “o crepitar de espinhos sob uma panela” (Eclesiastes 7:6). Grandes risadas geralmente terminam num suspiro.

Os que fazem do mundo sua principal alegria não podem alegrar-se continuamente. Quando Deus envia seus juízos à terra, tem com isso o desígnio de tornar sérios os inteiramente entregues a seus prazeres. Que seu riso se transforme em luto.

Quando a terra é esvaziada, o ruído dos que nela se alegram termina. A alegria carnal é coisa ruidosa, mas seu ruído logo terminará, e seu fim é abatimento. Duas coisas são usadas para provocar e expressar vão regozijo, e a turma jovial é aqui privada de ambas:

(1.) Beber: “O vinho novo está de luto”; azedou por falta de ser bebido; pois, por mais adequado que seja para o coração pesado (Provérbios 31:6), não lhes agrada como aos de coração festivo.

“A videira definha” e dá pouca esperança de vindima; por isso os de coração festivo suspiram, pois não conhecem outro júbilo que o aumento de seus cereais, vinho e azeite (Salmos 4:7). Se vocês destruírem suas videiras e figueiras, farão cessar todo seu regozijo (Oseias 2:11, 12).

Agora não beberão vinho com uma canção e com vivas como costumavam, mas antes com um suspiro. Ou melhor: “A bebida forte será amarga para os que a bebem”, porque não podem deixar de mesclar suas lágrimas com ela; ou, por doença, perderam seu sabor.

Deus tem muitos meios de amargar vinho e bebida forte para os que os amam e deles têm o maior gosto: enfermidade do corpo, angústia da mente, ruína da propriedade ou do país tornarão amarga a bebida forte, e todos os deleites dos sentidos sem sabor e insípidos.

(2.) Música: “Cessa o regozijo dos tamboris e a alegria da harpa”, que costumavam estar em seus banquetes (Isaías 5:12). Os cativos em Babilônia penduram suas harpas nos salgueiros.

Em suma, “toda alegria é escurecida”; não se vê semblante agradável, nem ninguém tem poder para forçar um sorriso; “todo o regozijo da terra se foi” (v. 11). Se era aquele regozijo que Salomão chama loucura, sua perda não é grande.

VI. As cidades sentirão particularmente essas desolações do país (v. 10): “A cidade da confusão é quebrada”, é derrubada, assim lemos; fica exposta a poderes invasores, não apenas pela derrubada de seus muros, mas pela confusão dos habitantes.

Cada casa é fechada, talvez por causa da peste, que queimou ou consumiu os habitantes, de modo que restam poucos homens (v. 6). Casas infectadas geralmente são fechadas “para que nenhum homem entre”. Ou são fechadas porque estão abandonadas e desabitadas.

“Há um clamor por vinho”, isto é, pela espoliação da vindima, de modo que provavelmente não haverá vinho. Na cidade, na própria Jerusalém, tão frequentada, não restará senão desolação; crescerá erva nas ruas, e “a porta é ferida com destruição” (v. 12).

Todos os que costumavam passar e repassar pela porta são feridos, e toda a força da cidade é cortada. Quão depressa Deus pode fazer de uma cidade de ordem uma cidade de confusão; então logo será cidade de desolação!

Versículos 13 a 15

Esperança no Fim. (a.C. 718.)

Aqui a misericórdia é lembrada no meio da cólera. Em Judá e Jerusalém e nos países vizinhos, quando forem invadidos pelo inimigo, Senaqueribe ou Nabucodonosor, haverá um remanescente preservado da ruína geral; será um remanescente devoto e piedoso.

Esse método Deus geralmente observa quando seus juízos estão por toda parte; não faz um fim completo (Isaías 6:13). Ou podemos entender assim: Embora a maior parte da humanidade tenha todo seu conforto arruinado pelo esvaziamento da terra e por sua desolação, ainda assim há uns poucos que entendem melhor seus interesses.

Acumularam seu tesouro no céu, não nas coisas de baixo, e por isso podem manter seu conforto e alegria em Deus mesmo quando a terra está de luto e se desvanece. Observe:

I. O pequeno número desse remanescente (v. 13). Quando tudo for à ruína, haverá como o sacudir de uma oliveira e as uvas de respiga; aqui e ali alguém escapará da calamidade comum, como Noé e sua família quando o velho mundo foi afogado.

Poderá sentar-se num montão de ruínas de todos os seus confortos das criaturas e mesmo então alegrar-se no Senhor (Habacuque 3:16-18). Quando todos os rostos se enegrecem, podem erguer suas cabeças com alegria (Lucas 21:26, 28).

Esses poucos estão dispersos e distantes uns dos outros, como as respigas da oliveira; estão ocultos, escondidos sob as folhas. Só o Senhor conhece os que são seus; o mundo não.

II. A grande devoção desse remanescente, maior por terem escapado tão por pouco dessa grande destruição (v. 14): “Levantarão sua voz; cantarão”:

  1. Cantarão de alegria por sua libertação. Quando cessa o regozijo dos mundanos carnais, a alegria dos santos é tão viva como sempre; quando os de coração festivo suspiram porque a videira definha, os de coração reto cantam porque a aliança da graça, fonte de seus confortos e fundamento de suas esperanças, nunca falha.

Os que se alegram no Senhor podem alegrar-se na tribulação e, pela fé, podem estar em triunfos quando todos ao redor estão em lágrimas.

  1. Cantarão para glória e louvor de Deus; cantarão não apenas pela misericórdia, mas pela majestade do Senhor. Seus cânticos inspiram temor e são sérios; em suas alegrias espirituais têm consideração reverente pela grandeza de Deus e mantêm humilde distância ao servi-lo com seus louvores.

A majestade do Senhor, matéria de terror para pessoas más, fornece aos santos cânticos de louvor. Cantarão pela magnificência, ou excelência transcendente, do Senhor, mostrada tanto em seus juízos quanto em suas misericórdias; pois devemos cantar, e cantar a ele, acerca de ambos (Salmos 101:1).

Os que escaparam, ou estão escapando, da terra esvaziada e desolada para o mar e as ilhas do mar clamarão dali em alta voz. Sua dispersão ajudará a espalhar o conhecimento de Deus e farão até praias remotas ressoarem com seus louvores.

Contribui muito para a honra de Deus que os que o temem se alegrem nele e o louvem mesmo nos tempos mais melancólicos.

III. Seu santo zelo de incitar outros à mesma devoção (v. 15); animam seus companheiros de sofrimento a fazer o mesmo:

  1. Os que estão nos fogos, na fornalha da aflição, naqueles fogos pelos quais os habitantes da terra são queimados (v. 6). Ou nos vales, lugares baixos, escuros e sujos.

  2. Os que estão nas ilhas do mar, para onde são banidos ou forçados a fugir em busca de abrigo e esconder-se longe de todos os seus amigos. Passaram pelo fogo e pela água (Salmos 66:12); ainda assim, em ambos glorifiquem o Senhor, e o glorifiquem como Senhor Deus de Israel.

Os que pela graça podem gloriar-se na tribulação deveriam glorificar Deus na tribulação e lhe dar graças por seus confortos, que abundam como abundam suas aflições. Devemos manter nossos bons pensamentos acerca de Deus em todo fogo, até o mais quente, em toda ilha, até a mais remota.

Quando, embora nos abata, ainda assim confiamos nele; quando, embora por causa dele sejamos mortos o dia inteiro, ainda assim nada disso nos abala, então glorificamos o Senhor nos fogos. Assim fizeram os três jovens e os mártires que cantavam na fogueira.

Versículos 16 a 23

Perspectivas Animadoras; Degeneração Predita. (a.C. 718.)

Estes versículos, como os anteriores, falam claramente:

I. Conforto aos santos. Podem ser levados pelas calamidades comuns dos lugares onde vivem às partes mais distantes da terra, ou talvez sejam forçados a ir para lá por sua religião; mas ali cantam, não suspiram.

Dali ouvimos cânticos, e é conforto para nós ouvi-los; ouvir que as pessoas boas levam consigo sua religião até às regiões mais distantes, ouvir que Deus as visita ali e dá ânimo para esperar que as reunirá de lá (Deuteronômio 30:4).

Esse é seu cântico, precisamente glória ao justo: a palavra é singular e pode referir-se ao Deus justo, que é justo em tudo o que trouxe sobre nós. Isso é glorificar o Senhor nos fogos. Ou o sentido pode ser: “Esses cânticos redundam na glória ou beleza dos justos que os cantam”.

Prestamos a nós mesmos a maior honra imaginável quando nos ocupamos de honrar e glorificar Deus. Isso pode referir-se ao envio do evangelho às partes mais distantes da terra, até esta nossa ilha, nos dias do Messias.

Suas boas novas ecoam de volta nos cânticos ouvidos dali, das igrejas ali plantadas: precisamente glória ao Deus justo, em acordo com o cântico dos anjos, “Glória seja a Deus nas alturas”, e glória a todos os homens justos; pois a obra da redenção foi ordenada antes do mundo para nossa glória.

II. Terror aos pecadores. O profeta, tendo confortado a si mesmo e outros com a perspectiva de um remanescente salvo, volta a lamentar as misérias que via irromper como uma torrente poderosa sobre a terra.

“Mas eu disse: Minha magreza! Minha magreza! Ai de mim! O próprio pensamento disso me consome de desgosto e me faz magro” (v. 16). Ele prevê:

  1. O predomínio do pecado, que a iniquidade abundaria (v. 16): “Os que agem traiçoeiramente agiram traiçoeiramente”; isso é em si juízo e provoca Deus a trazer outros juízos:

(1.) Os homens são falsos uns com os outros; não há fidelidade no homem, mas desonestidade universal. A verdade, aquele vínculo sagrado do convívio, partiu, e nada há senão traição nas transações dos homens. Veja Jeremias 9:1, 2.

(2.) Todos são falsos para com seu Deus; para com ele e sua aliança com ele, os filhos dos homens são todos os que agem traiçoeiramente e agiram muito traiçoeiramente com seu Deus, ao abandonar sua lealdade a ele.

Essa é a origem e esse o agravamento do pecado do mundo; quando os homens foram falsos para com seu Deus, como seriam verdadeiros para com qualquer outro?

  1. O predomínio da cólera e do juízo por esse pecado:

(2.) Os habitantes da terra serão perseguidos de tempo em tempo, de lugar em lugar, por um dano ou outro (v. 17, 18). “Medo, cova e laço” (medo da cova e do laço) estão sobre eles onde estiverem; pois os filhos dos homens não sabem em que mal podem ser subitamente enlaçados (Eclesiastes 9:12).

Essas três palavras parecem escolhidas por uma elegante paronomásia ou, como agora desdenhosamente dizemos, uma selva de palavras: Pachad, Pachath e Pach.

Mas o sentido é claro (v. 18): “O mal persegue os pecadores” (Provérbios 13:21); a maldição alcançará os desobedientes (Deuteronômio 28:15); os seguros por terem escapado de um juízo não sabem quão depressa outro pode prendê-los.

O que este profeta ameaça a todos os habitantes da terra, outro faz parte do juízo de Moabe (Jeremias 48:43, 44). Mas é exemplo comum do estado calamitoso da vida humana que, quando buscamos evitar um dano, caímos num pior; o fim de uma tribulação é muitas vezes o começo de outra; estamos menos a salvo quando estamos mais seguros.

(2.) A própria terra será sacudida em pedaços. Será literalmente assim no fim, quando todas as obras nela forem queimadas; frequentemente é assim de modo figurado antes desse fim. “As janelas do alto são abertas” para derramar cólera, como no dilúvio universal.

Sobre os ímpios Deus choverá laços (Salmos 11:6); rompidas as fontes do grande abismo, “os fundamentos da terra tremem” naturalmente, a estrutura da natureza se desarticula e tudo está em confusão.

Veja como isso se expressa com elegância (v. 19, 20): “A terra é inteiramente quebrada; é completamente dissolvida; é movida excessivamente”, movida de seu lugar. Deus abala céu e terra (Ageu 2:6).

Veja a miséria dos que acumulam seu tesouro nas coisas da terra e se ocupam delas; põem sua confiança naquilo que logo será inteiramente quebrado e dissolvido. “A terra oscilará de um lado para outro como um bêbado”; tão instáveis e incertos são todos os movimentos dessas coisas.

Os mundanos habitam nela como num palácio, como num castelo, como numa torre inexpugnável; mas “será removida como uma cabana”, tão facilmente, tão subitamente e com tão pouca perda para o grande proprietário.

A derrubada da terra será apenas como a derrubada de uma cabana da qual o campo quer livrar-se porque apenas abriga mendigos; por isso não há zelo em reconstruí-la. “Cairá e não se erguerá outra vez”; mas haverá novos céus e nova terra, nos quais não habitará nada senão justiça.

Mas o que assim abala a terra e a afunda? Sua transgressão será pesada sobre ela. Repare: o pecado é peso para toda a criação, peso pesado sob o qual agora geme e no fim afundará.

O pecado é a ruína de estados, reinos e famílias; caem sob o peso daquele talento de chumbo (Zacarias 5:7, 8).

(3.) Deus terá controvérsia particular com os reis e grandes da terra (v. 21): “Castigará a hoste dos elevados.” Hostes de príncipes não são diante de Deus mais que hostes de homens comuns.

O que pode uma hoste de elevados fazer com sua força combinada quando o Altíssimo, o Senhor dos exércitos, contende com eles para abater sua altura, espalhar suas hostes e quebrar todas as suas confederações?

Os elevados, que estão no alto, ensoberbecidos com sua altura e grandeza, julgando-se tão altos que estão fora do alcance de qualquer perigo, Deus lhes cobrará todo o orgulho e toda a crueldade com que oprimiram e causaram injúrias a seus vizinhos e súditos; agora isso retornará sobre suas próprias cabeças.

Agora se acertarão contas com os reis da terra sobre a terra, para mostrar que na verdade há Deus que julga na terra e retribuirá aos mais orgulhosos dos reis segundo o fruto de seus atos.

Os pisoteados pelos elevados da terra confortem-se nisto: embora não possam, não ousem, não devam resistir-lhes, ainda assim há um Deus que lhes pedirá contas e triunfará sobre eles em seu próprio monturo; pois a terra da qual são reis não é melhor aos olhos de Deus.

Isso é apenas geral. Prediz-se particularmente (v. 22) que serão reunidos como prisioneiros, prisioneiros declarados culpados, condenados, reunidos na cova ou masmorra; ali serão encerrados em estrito confinamento.

Os reis e elevados que tomaram toda liberdade possível para si e se orgulhavam e se agradavam de encerrar outros agora serão eles próprios encerrados. Que o homem livre não se glorie em sua liberdade, assim como o forte em sua força, pois não sabe para que restrições está reservado. Mas “depois de muitos dias serão visitados”, ou:

[1.] Serão visitados em cólera; é a mesma palavra, noutra forma, usada no v. 21; o Senhor os castigará. Serão reservados para o dia da execução da sentença, como os prisioneiros condenados e como os anjos caídos são reservados em cadeias de trevas para o juízo do grande dia (Judas 1:6).

Que isso explique as demoras da vingança divina; a sentença não é executada depressa porque o dia da execução da sentença ainda não chegou e talvez só chegue depois de muitos dias.

Mas é certo que o ímpio está reservado para o dia da destruição, e por isso é preservado nesse meio-tempo, mas será trazido para o dia da cólera (Jó 21:30). Por isso não julguemos nada antes do tempo.

[2.] Serão visitados em misericórdia e soltos de sua prisão; obterão outra vez, se não sua dignidade, ainda assim sua liberdade. Nabucodonosor, em suas conquistas, fez muitos reis e príncipes seus cativos e os manteve na masmorra em Babilônia; entre os demais, Joaquim, Rei de Judá.

Mas depois de muitos dias, quando Nabucodonosor morreu, seu filho os visitou e lhes concedeu, ao que parece, algum alívio a todos em sua servidão. Pois isso é apresentado como exemplo de sua bondade particular para com Joaquim: pôs seu trono acima do trono dos demais reis que estavam com ele (Jeremias 52:32).

Se aplicarmos isso ao estado geral da humanidade, implica uma revolução de condições: os elevados são castigados, os castigados são aliviados depois de muitos dias, para que ninguém neste mundo esteja seguro, por mais próspera que seja sua condição, nem alguém desespere, por mais deplorável que seja sua condição.

  1. Glória a Deus em tudo isso (v. 23). Quando tudo isso acontecer, quando os orgulhosos inimigos da igreja de Deus forem humilhados e rebaixados:

(1.) Então aparecerá, além de contradição, que o Senhor reina, o que é sempre verdade, mas nem sempre igualmente evidente. Quando os reis da terra são castigados por sua tirania e opressão, proclama-se e prova-se a todo o mundo que Deus é Rei dos reis, Rei acima deles, a quem devem prestar contas.

Ele reina como Senhor dos exércitos, de todas as hostes, de suas hostes; que reina no monte Sião e em Jerusalém, em sua igreja, para honra e bem-estar dela, segundo as promessas em que se funda; reina em sua palavra e ordenanças.

Ele reina diante de seus anciãos, diante de todos os seus santos, especialmente de seus ministros, os presbíteros de sua igreja, que têm os olhos em todas as manifestações de seu poder e providência e em todos esses desfechos observam sua mão.

Os anciãos de Deus, os velhos discípulos, os cristãos experientes, que muitas vezes, estando perplexos, entraram no santuário de Deus em Sião e Jerusalém e se familiarizaram com suas manifestações de si ali, verão mais que outros do domínio e soberania de Deus nessas operações de sua providência.

(2.) Então aparecerá, além de comparação, que reina gloriosamente, em tal brilho e fulgor que “a lua será confundida e o sol envergonhado”, como as luzes menores são eclipsadas e apagadas pelas maiores.

Os grandes, que se julgavam de brilho tão intenso e domínio tão vasto quanto o sol e a lua, se envergonharão quando Deus aparecer acima deles, muito mais quando aparecer contra eles. Então seus rostos serão cheios de vergonha, para que busquem o nome de Deus.

As nações orientais adoravam o sol e a lua; mas, quando Deus aparecer tão gloriosamente em favor de seu povo contra seus inimigos e os deles, todas essas alegadas divindades se envergonharão de jamais terem recebido a homenagem de seus adoradores iludidos.

A glória do Criador infinitamente ofusca a glória das criaturas mais brilhantes. No grande dia, quando o Juiz do céu e da terra resplandecer em sua glória, o sol, por seu fulgor transcendente, será transformado em trevas, e a lua em sangue.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra