Isaías 21
Argumento
Neste capítulo temos uma profecia de tempos tristes por vir e de pesados fardos: I. Sobre a Babilônia, aqui chamada de “deserto do mar”: seria destruída pelos medos e persas numa destruição terrível, da qual, contudo, o povo de Deus tiraria proveito, vv. 1-10. II. Sobre Dumá, ou Idumeia, v. 11, 12. III. Sobre a Arábia, ou Quedar, cuja devastação estava muito próxima, vv. 13-17.
Os profetas de Israel não podiam deixar de ter algo a dizer a essas e outras nações com as quais os príncipes e o povo de Israel tanto se relacionavam. Deve-se reparar nos assuntos externos, assim como nos internos, e devem-se buscar notícias do exterior, assim como de casa.
Versículos 1 a 10
A Condenação da Babilônia. (a.C. 714.)
Tivemos antes um fardo da Babilônia (Isaías 13); aqui temos outra predição de sua queda. Deus julgou adequado assim firmar em seu povo a crença neste desfecho, linha sobre linha, pois a Babilônia às vezes alegava ser amiga deles (como em Isaías 39:1), e Deus assim os avisaria para não confiar nessa amizade.
Outras vezes, a Babilônia era de fato inimiga do povo, e Deus assim os avisaria para não temer essa inimizade. A Babilônia está marcada para a ruína; todos os que creem nos profetas de Deus podem, por essa lente, vê-la cambalear, vê-la cair, mesmo quando, com um olhar dos sentidos, a veem florescente e sentada como uma rainha.
A Babilônia é aqui chamada de deserto ou planície do mar, pois era uma região plana, cheia de lagos, ou loughs, como são chamados na Irlanda, semelhantes a pequenos mares, e abundantemente irrigada pelas muitas correntes do rio Eufrates.
A Babilônia só recentemente começara a ser famosa, pois Nínive a ofuscara enquanto a monarquia esteve nas mãos dos assírios. Mas, em pouco tempo, tornou-se a senhora dos reinos. Antes de alcançar a altura de importância que teria nos dias de Nabucodonosor, Deus, por esse profeta, predisse claramente sua queda, repetidas vezes.
Fez isso para que os de seu povo não se aterrorizassem com a ascensão dela nem desesperassem do socorro no tempo certo, quando eram prisioneiros dela (Jó 5:3; Salmos 37:35, 36). Alguns pensam que ela é chamada de deserto porque, embora então fosse uma cidade populosa, com o tempo se tornaria um deserto.
E por isso a destruição da Babilônia é tantas vezes profetizada por este profeta do evangelho porque prefigurava a destruição do homem do pecado, grande inimigo da igreja do Novo Testamento. Esta é predita no Apocalipse com muitas expressões tomadas dessas profecias, que, portanto, devem ser consultadas e comparadas por quem quiser entender a profecia daquele livro. Aqui está:
I. A poderosa irrupção e incursão que os medos e persas fariam contra a Babilônia (v. 1, 2): Eles virão do deserto, de uma terra terrível. As regiões setentrionais da Média e da Pérsia, onde se formava a maioria de seus soldados, eram ermas e montanhosas, terríveis para os estrangeiros que as atravessariam e produtoras de soldados muito temíveis.
Elão, isto é, a Pérsia, é convocado a subir contra a Babilônia e, juntamente com as forças da Média, sitiá-la. Quando Deus tem uma obra desse tipo a realizar, encontrará instrumentos adequados para serem empregados nela, mesmo num deserto, numa terra terrível.
Essas forças vêm como redemoinhos do sul, de modo tão repentino, tão forte e tão terrível; farão tamanho estrondo e derrubarão tudo o que estiver em seu caminho. Como costuma ocorrer nesses casos, alguns desertores passarão para o lado delas: os traiçoeiros agirão traiçoeiramente.
Os historiadores nos falam de Gádatas e Góbrias, dois altos oficiais do rei da Babilônia que passaram para o lado de Ciro. Conhecendo bem todos os acessos à cidade, conduziram um grupo diretamente ao palácio, onde Belsazar foi abatido. Assim, com a ajuda dos traiçoeiros, os despojadores despojaram.
Alguns leem assim: “Haverá um enganador dessa enganadora, a Babilônia, e um despojador dessa despojadora”; ou, o que dá no mesmo: “O traiçoeiro encontrou quem aja traiçoeiramente, e o despojador, quem despoje”, como se expõe em Isaías 33:1.
Os persas pagarão aos babilônios na mesma moeda: aqueles que, por fraude e violência, embuste e saque, guerras injustas e tratados enganosos, fizeram dos vizinhos sua presa encontrarão alguém à sua altura e, pelos mesmos meios, serão feitos presa.
II. As diferentes impressões causadas por isso aos envolvidos na Babilônia. 1. Para os pobres cativos oprimidos, seria uma notícia bem-vinda, pois há muito lhes fora dito que o destruidor da Babilônia seria seu libertador. Portanto, “quando ouvirem que Elão e Média sobem para sitiar a Babilônia, todos os seus suspiros serão feitos cessar.”
“Eles não mais mesclarão suas lágrimas às correntes do Eufrates, mas retomarão suas harpas e sorrirão ao lembrar-se de Sião, cuja lembrança antes os fazia chorar.”
Pelos suspiros dos necessitados, o Deus compassivo se levantará no tempo devido (Salmos 12:5); quebrará o jugo do pescoço de todos eles, retirará a vara dos ímpios de cima do quinhão deles e assim fará cessar seus suspiros.
- Para os orgulhosos opressores, seria uma visão aflitiva (v. 2), sobretudo para o rei da Babilônia daquele tempo. Parece que é ele quem aparece aqui lamentando tristemente seu destino inevitável (v. 3, 4): “Por isso, os meus lombos estão cheios de dor; pontadas se apoderaram de mim”, etc.
Isso se cumpriu literalmente em Belsazar, pois, na mesma noite em que sua cidade foi tomada e ele foi abatido, ao ver uma mão escrever caracteres misteriosos na parede, o seu semblante foi alterado, e os seus pensamentos o tribularam, de modo que foram soltas as juntas dos seus lombos, e os seus joelhos bateram um contra o outro (Daniel 5:6).
E ainda assim aquilo era apenas o princípio das dores. A interpretação da escrita por Daniel só podia aumentar o terror de Belsazar, e o alarme que imediatamente se seguiu, de que os executores estavam à porta, completaria esse terror.
As palavras “A noite do meu prazer ele transformou em temor para mim” se referem claramente à circunstância que agravou a queda de Belsazar: ele foi abatido na noite em que estava no auge da alegria e da folia, cercado de taças e concubinas, enquanto mil de seus nobres festejavam com ele.
Aquela noite de prazer, em que ele prometia a si mesmo desfrutar sem perturbação nem mistura alguma as mais requintadas satisfações dos sentidos, afrontando de modo especial a Deus e à religião ao profanar os vasos do templo, foi a noite transformada em todo aquele temor.
Que isso ponha um freio eficaz na alegria vã e nos prazeres sensuais e nos impeça de lhes pôr as rédeas sobre o pescoço. Não sabemos em que tristeza a alegria pode terminar nem quão depressa o riso pode se transformar em luto; mas sabemos que, por todas essas coisas, Deus nos trará a juízo. Por isso, misturemos sempre tremor às nossas alegrias.
III. Uma representação da postura em que a Babilônia seria encontrada quando o inimigo a surpreendesse: todos em alegria festiva (v. 5).
“Preparem a mesa com todo tipo de iguarias. Coloquem os guardas; que vigiem na torre de vigia enquanto comemos e bebemos seguros e nos alegramos. E, se algum alarme for dado, os príncipes se levantarão, ungirão o escudo e estarão prontos para dar ao inimigo uma recepção calorosa.”
Sentem-se assim seguros e cingem a armadura com tanta alegria como se a estivessem tirando.
IV. Uma descrição do alarme que seria dado à Babilônia quando Ciro e Dario a invadissem. O Senhor, numa visão, mostrou ao profeta o vigia colocado em sua torre de vigia, próxima ao palácio, como costuma ocorrer em tempos de perigo.
O rei ordenou aos que o cercavam que pusessem uma sentinela no lugar mais vantajoso para avistar o que viesse e que ela, conforme o dever de um vigia, relatasse o que visse, v. 6.
Lemos sobre vigias assim colocados para receber informações na história de Davi (2 Samuel 18:24) e na de Jeú (2 Reis 9:17). Esse vigia avistou um carro acompanhado por dois cavaleiros, no qual podemos supor que viajasse o comandante-chefe.
Depois viu outro carro puxado por jumentos ou mulas, muito usados entre os persas, e um carro puxado por camelos, também muito usados entre os medos. Assim, como pensa Grócio, esses dois carros representam as duas nações aliadas contra a Babilônia; ou, antes, os carros vêm trazer notícias ao palácio. Compare Jeremias 51:31, 32.
“Um correio correrá ao encontro de outro, e um mensageiro, ao encontro de outro”, para mostrar ao rei da Babilônia que sua cidade está tomada numa extremidade enquanto ele festeja na outra e nada sabe do assunto. O vigia, vendo esses carros a certa distância, escutou diligentemente, com muito cuidado, para receber as primeiras notícias.
E, no v. 8, ele gritou: “Um leão!” Essa palavra, vinda da boca de um vigia, sem dúvida dava-lhes um som definido, cujo sentido todos conheciam, embora nós não o conheçamos agora. É provável que pretendesse chamar a atenção: quem tem um ouvido para ouvir, ouça, como quando ruge um leão.
Ou gritou como um leão, muito alto e com toda seriedade, pois a ocasião era muito urgente. E o que tem a dizer? 1. Afirma sua constância no posto que lhe foi designado: “Meu senhor, estou continuamente na torre de vigia e até este momento nunca descobri nada de importante; tudo parecia seguro e tranquilo.”
Alguns entendem isso como uma queixa do povo de Deus: havia muito esperavam a queda da Babilônia, conforme a profecia, e essa queda ainda não viera. Mas veem aí também a resolução de continuar esperando, como em Habacuque 2:1: “Estarei na minha vigia e me colocarei sobre a torre”, para ver qual será o resultado das providências presentes.
- Ele anuncia as descobertas que havia feito (v. 9): “Aí vem um carro de homens com dois cavaleiros”, visão que representa a entrada do inimigo na cidade com todas as suas forças ou a chegada da notícia dela ao palácio real.
V. Por fim, apresenta-se um relato seguro da derrota da Babilônia. O homem no carro respondeu e disse, ao ouvir o vigia falar: “Caiu, caiu a Babilônia!”
Ou Deus respondeu assim ao profeta, que perguntava qual seria o resultado desses assuntos: “Chegou a isto: a Babilônia caiu de modo certo e irremediável. A questão da Babilônia está encerrada agora. Todas as imagens esculpidas de seus deuses ele despedaçou até o chão.”
A Babilônia era a mãe das meretrizes, isto é, da idolatria, um dos motivos da desavença de Deus com ela. Mas seus ídolos estavam tão longe de poder protegê-la que alguns seriam despedaçados no chão, enquanto outros, que valia a pena levar, iriam para o cativeiro e seriam uma carga para os animais que os transportassem (Isaías 46:1, 2).
VI. Dá-se ao povo de Deus, então cativo na Babilônia, a notícia de que essa profecia da queda da cidade se destinava especialmente a seu conforto e ânimo. Podiam confiar que ela se cumpriria no tempo devido, v. 10. Observe:
- O título que o profeta lhes dá em nome de Deus: “Ó minha debulha, e o grão da minha eira!” O profeta os chama de seus porque eram seus compatriotas, e pessoas em quem tinha interesse particular e com quem tinha preocupação particular. Mas fala em nome de Deus e dirige suas palavras aos verdadeiros israelitas, os fiéis da terra. Repare:
(1.) A igreja é a eira de Deus, na qual os frutos e produtos mais valiosos desta terra são, por assim dizer, reunidos e guardados. (2.) Os verdadeiros crentes são o grão da eira de Deus. Os hipócritas são apenas palha miúda e palha, que ocupam muito espaço, mas têm pouco valor; agora estão misturados ao trigo, porém logo serão separados dele para sempre.
(3.) O grão da eira de Deus deve esperar ser debulhado por aflições e perseguições. O Israel de Deus no passado foi afligido desde a juventude, muitas vezes sob o arado do lavrador (Salmos 129:3) e o mangual do debulhador.
(4.) Mesmo então Deus o reconhece como sua debulha: continua sendo dele; ou melhor, a debulha ocorre por sua designação e sob sua contenção e direção. Os debulhadores não poderiam ter contra ele poder algum que não lhes fosse dado do alto.
- A garantia que ele lhes dá da verdade do que lhes transmitiu, sobre a qual, portanto, podiam firmar suas esperanças: “O que ouvi do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, isso, e nada mais; isso, e não alguma invenção ou fantasia minha, vos declarei.” Repare:
Em todos os desfechos relativos à igreja, passados, presentes e futuros, devemos ter os olhos em Deus, tanto como Senhor dos Exércitos quanto como Deus de Israel, que tem poder bastante para fazer qualquer coisa em favor de sua igreja e graça bastante para fazer tudo que é para seu bem, e nas palavras de seus profetas, como palavras recebidas do Senhor.
Assim como eles não ousam ocultar nada do que Deus lhes confiou para anunciar, também não ousam anunciar como vindo dele algo que ele não lhes tenha revelado (1 Coríntios 11:23).
Versículos 11 a 12
O Vigia Interrogado. (a.C. 714.)
Esta profecia acerca de Dumá é muito curta e, ao mesmo tempo, obscura e difícil de entender. Alguns pensam que Dumá é parte da Arábia e que seus habitantes descendiam de Dumá, o sexto filho de Ismael, assim como os de Quedar (v. 16, 17) descendiam do segundo filho de Ismael (Gênesis 25:13, 14).
Outros, porque o monte Seir é mencionado aqui, entendem por Dumá a Idumeia, terra dos edomitas. Certamente se trata de alguns vizinhos de Israel, e a angústia deles é predita. Isso serve não só para avisá-los e prepará-los, mas também para avisar Israel a não depender deles nem de nenhuma nação vizinha em busca de socorro no perigo, mas somente de Deus.
Precisamos ver falhar toda confiança depositada nas criaturas e sentir que ela cede sob nós, para não lhe impor mais peso do que pode suportar. Mas, embora seja difícil explicar esta profecia, pois não temos um relato histórico de seu cumprimento, aplicá-la será fácil. Temos aqui:
- Uma pergunta feita por um edomita ao vigia. Alguém clamou de Seir, uma pessoa mais preocupada que as outras com a segurança e o bem-estar públicos, pois as demais geralmente eram descuidadas e despreocupadas.
Assim como o homem da Macedônia, numa visão, pediu a Paulo que passasse até lá e os ajudasse (Atos 16:9), esse homem do monte Seir, numa visão, pediu ao profeta que os informasse e instruísse. Não são muitos os que clamam; ainda bem que há alguém e que nem todos são igualmente indiferentes às coisas que dizem respeito à paz pública.
Alguns de Seir pedem conselho aos profetas de Deus e estão dispostos a ser ensinados, enquanto muitos do Israel de Deus não dão atenção a nada. A pergunta é séria: “Que há da noite?” É dirigida à pessoa adequada, o vigia, cuja função é responder a tais perguntas. O homem de Seir a repete, pois está preocupado, fala com seriedade e deseja uma resposta. Repare:
(1.) Os profetas e ministros de Deus são designados como vigias, e assim devemos considerá-los. São como vigias da cidade em tempo de paz: verificam se tudo está seguro, batem a cada porta para fazer perguntas pessoais (“Está trancada? O fogo está seguro?”), orientam os desorientados e contêm os desordeiros (Cantares de Salomão 3:3; 5:7).
São como vigias de um acampamento em tempo de guerra (Ezequiel 33:7). Devem reparar nos movimentos do inimigo e dar notícia deles, fazer descobertas e então dar aviso; e nisso precisam renunciar a si mesmos.
(2.) É nosso dever consultar os vigias, especialmente perguntar repetidas vezes: “Que há da noite?”, pois os vigias ficam acordados quando os outros dormem. [1.] Que horas são da noite? Depois de um longo sono no pecado e na segurança, não é tempo de nos levantarmos, mais do que tempo de despertarmos do sono (Romanos 13:11)?
Temos muito trabalho a fazer e uma longa jornada a percorrer; não está na hora de nos movermos? “Vigia, que horas são? Depois de uma longa noite escura, há alguma esperança de que amanheça?”
[2.] Que notícias há da noite? O que vem da noite? (Assim leem alguns.) “Que visão o profeta teve esta noite? Estamos prontos para recebê-la.” Ou, antes: “O que acontece esta noite? Como está o tempo? Que notícias há?” Devemos esperar um alarme e jamais nos sentir seguros.
O dia do Senhor virá como ladrão de noite. Devemos nos preparar para receber o alarme, resolver manter nossa posição e então, ao primeiro sinal de perigo, pegar imediatamente as armas, nossas armas espirituais.
- A resposta do vigia a essa pergunta. Ele não estava dormindo nem mudo; embora fosse um homem do monte Seir quem o chamava, estava pronto a lhe responder: “A manhã vem.” Ele responde:
(1.) Como predição: “Vem primeiro uma manhã de luz, paz e oportunidade; vocês desfrutarão mais um dia de conforto, mas depois virá uma noite de tribulação e calamidade.” Repare: no curso da providência de Deus, manhã e noite costumam alternar-se e suceder uma à outra.
É noite? Contudo, a manhã vem, e a aurora conhece o seu lugar (Salmos 30:5). É dia? Contudo, a noite também vem. Se há uma manhã de juventude e saúde, virá uma noite de doença e velhice; se há uma manhã de prosperidade na família ou no país, ainda assim devemos esperar mudanças.
Mas Deus costuma dar uma manhã de oportunidade antes de enviar uma noite de calamidade, para que seu povo esteja preparado para a tempestade e os demais fiquem sem desculpa.
(2.) Como estímulo: “Se quereis perguntar, perguntai.” Repare: é sábio aproveitarmos a manhã presente para nos preparar para a noite que virá depois. “Perguntai, voltai, vinde. Sede indagadores, penitentes, dispostos e obedientes.”
A maneira de falar é muito significativa, pois temos de escolher o que faremos: “Se quereis perguntar, perguntai; se não quiserdes, será com risco para vós. Não podeis dizer que não recebestes uma oferta justa.”
Também somos instados a tomar uma decisão: “Se quereis, dizei-o e não fiqueis hesitando. O que quiserdes fazer, fazei-o depressa, pois não é hora de brincar.” Aqueles que voltam e vêm a Deus descobrirão que têm muito trabalho e apenas pouco tempo para fazê-lo; por isso precisam estar ocupados.
Versículos 13 a 17
A Condenação da Arábia. (a.C. 714.)
A Arábia era uma vasta região a leste e ao sul da terra de Canaã. Grande parte dela era possuída pelos descendentes de Abraão. Os dedanitas, aqui mencionados (v. 13), descendiam de Dedã, filho de Abraão com Quetura; os habitantes de Tema e Quedar descendiam de Ismael (Gênesis 25:3, 13, 15).
Os árabes geralmente viviam em tendas, criavam gado e eram um povo resistente, acostumado ao trabalho. É provável que os judeus dependessem deles como uma espécie de muralha entre si e as nações orientais mais guerreiras. Por isso, para alarmar os judeus, estes ouvirão o fardo da Arábia e a verão sucumbir sob seu próprio fardo.
I. Um exército destruidor será trazido contra eles, com espada, espada desembainhada, arco retesado e pronto e toda a gravidade da guerra (v. 15). É provável que o rei da Assíria, em uma das marchas de seu exército temível e vitorioso, passasse pela Arábia e, encontrando pouca resistência, fizesse deles presa fácil. Considerar a gravidade da guerra deve tornar-nos agradecidos pelas bênçãos da paz.
II. Por isso, os pobres moradores da região serão forçados a fugir e procurar abrigo onde quer que encontrem lugar. Assim, as companhias viajantes dos dedanitas, que costumavam percorrer as estradas principais com suas caravanas, serão obrigadas a abandoná-las e a alojar-se na floresta da Arábia (v. 13).
Não terão a comodidade habitual de suas tendas, embora sejam pobres e castigadas pelas intempéries.
III. Precisarão de refrigério, prestes a perecer por falta dele enquanto fogem do exército invasor: “Ó habitantes da terra de Tema!” (que provavelmente eram os vizinhos mais próximos das caravanas dos dedanitas), “trazei água” (assim diz a nota à margem) “ao sedento e antecipai-vos com vosso pão aos fugitivos.”
“Pois eles são objetos de vossa compaixão: não vagam por vagar nem chegaram a esses apertos por extravagância própria, mas fogem da espada.”
Tema era uma região onde a água às vezes escasseava (como vemos em Jó 6:19), e podemos concluir que ela seria especialmente bem recebida por esses pobres refugiados angustiados. Aprendamos daí:
- A esperar que nós mesmos passemos por angústia. Não sabemos a que apertos podemos ser reduzidos antes de morrer. Quem mora em cidades pode ser forçado a alojar-se em florestas; e quem hoje come pão até se fartar pode vir a conhecer a falta do alimento necessário.
Nossa montanha não é tão firme que não possa ser movida, nem se eleva tanto que não possa ser escalada. Esses árabes suportariam melhor as calamidades porque seu modo de vida os acostumara às agruras.
- A olhar com compaixão para os aflitos e socorrê-los com toda alegria, sem saber quão depressa a situação deles pode tornar-se a nossa: “Levai água aos sedentos e não só dai pão aos que precisam dele e o pedem, mas antecipai-vos com pão aos necessitados; dai-lhes antes que peçam.”
Aqueles que assim fazem verão isso lembrado em seu louvor. Conforme a leitura do nosso texto, é aqui lembrado em louvor da terra de Tema que seus habitantes trouxeram água aos sedentos e ajudaram até os que estavam do lado que perdia.
IV. Tudo o que constitui a glória de Quedar desaparecerá e se acabará. Orgulhavam-se de suas numerosas manadas e rebanhos? Todos serão levados pelo inimigo. Parece que eram famosos entre outras nações pelo uso do arco na batalha; mas seus arqueiros, em vez de derrotar o inimigo, cairão eles próprios.
O restante de seu número, quando forem reduzidos a um pequeno número, será diminuído (v. 17). Seus homens poderosos, robustos de corpo, e também homens de ânimo, tornar-se-ão pouquíssimos. Como eram os mais prontos na defesa de seu país, ficaram mais expostos e caíram primeiro, ou pela espada inimiga ou nas mãos do inimigo.
Repare: nem a habilidade dos arqueiros, por melhores atiradores que sejam, nem a coragem dos homens poderosos podem proteger um povo dos juízos de Deus quando estes vêm com mandato. Antes, expõem os que se encarregam da defesa. Pobre glória é aquela que assim depressa dá em nada.
V. Tudo isso será feito em pouco tempo: “Dentro de um ano, segundo os anos de um assalariado (um ano contado com exatidão), esse juízo virá sobre Quedar.”
Se fixar esse tempo não é de grande utilidade para nós agora, pois não encontramos nem quando a profecia foi exposta nem quando se cumpriu, ainda assim poderia ser de grande utilidade aos árabes daquele tempo, para despertá-los ao arrependimento, para que, como os homens de Nínive, pudessem evitar o juízo quando assim lhes foi dito que estava às portas.
Ou, quando começar a cumprir-se, a tarefa será feita, começada e terminada no prazo de um ano. Deus, quando quer, pode realizar uma grande obra em pouco tempo.
VI. Tudo isso é ratificado pela verdade de Deus (v. 16): “Assim me disse o Senhor; podeis aceitar minha palavra de que é a palavra dele.” Podemos estar certos de que nenhuma palavra sua cairá por terra.
E outra vez (v. 17): “O Senhor Deus de Israel o falou”, como Deus de Israel, em cumprimento de seus desígnios de graça para com eles. Podemos ter certeza de que a força de Israel não mentirá.