Matthew Henry

Isaías 22

Argumento

Agora chegamos mais perto de casa, pois este capítulo é “o peso do vale da visão”, Jerusalém. Outros lugares tinham seu peso por estarem relacionados de algum modo com Jerusalém; acertavam-se contas com eles ou como inimigos maliciosos ou como amigos enganosos do povo de Deus. Mas agora Jerusalém ouça sua própria condenação. Este capítulo diz respeito a:

I. A própria cidade de Jerusalém e a vizinhança que depende dela. Aqui está:

  1. Uma profecia da penosa angústia em que logo seriam lançados pela invasão do país por Senaqueribe e pelo cerco da cidade (vv. 1-7).

  2. Uma censura que lhes é feita por sua má conduta naquela angústia, em duas coisas:

(1.) Não terem os olhos voltados para Deus ao usar os meios de sua preservação (vv. 8-11). (2.) Não se humilharem sob sua mão poderosa (vv. 12-14).

II. A corte de Ezequias e os oficiais daquela corte:

  1. A destituição de Sebna, homem mau, e sua expulsão da tesouraria (vv. 15-19, 25). 2. A promoção de Eliaquim, que prestaria melhor serviço a seu país, ao posto de Sebna (vv. 20-24).

Versículos 1 a 7

A Consternação de Jerusalém. (a.C. 718.)

O título desta profecia merece muita atenção. É o peso do vale da visão, de Judá e Jerusalém; assim todos concordam. É bastante apropriado chamar Jerusalém de vale, pois as montanhas estavam ao redor dela, e a terra de Judá abundava em vales férteis.

Pelos juízos de Deus, embora tivessem sido como uma montanha elevada, seriam rebaixados, afundados e deprimidos, e se tornariam escuros e sujos, como um vale. Mas é chamada com máxima ênfase de vale da visão porque ali Deus era conhecido e seu nome era grande.

Ali os profetas conheciam seus pensamentos por meio de visões, e ali o povo via os passos de seu Deus e Rei em seu santuário. Babilônia, estranha a Deus, embora rica e grande, era chamada de deserto do mar; mas Jerusalém, à qual foram confiados seus oráculos, é vale da visão.

Bem-aventurados são seus olhos, pois veem, e têm videntes de ofício entre eles. Onde há Bíblias e ministros, há vale da visão, do qual se espera fruto correspondente; mas aqui está um peso do vale da visão, e é um peso pesado.

Repare: os privilégios da igreja, se não forem aproveitados, não protegerão os homens dos juízos de Deus. “A vós somente conheci de todas as famílias da terra; por isso vos castigarei.” O vale da visão tem um peso particular. “Tu, Cafarnaum” (Mateus 11:23). Quanto mais alguém é elevado em meios e misericórdias, mais pesada será sua condenação se abusar deles.

Agora, o peso do vale da visão aqui é algo que não a arruinará inteiramente, mas apenas a amedrontará, pois não se refere à destruição de Jerusalém por Nabucodonosor, mas à investida de Senaqueribe contra ela, cuja profecia tivemos em Isaías 10 e cuja história encontraremos em Isaías 36.

É profetizada aqui outra vez porque as desolações de muitos países vizinhos, preditas nos capítulos anteriores, seriam realizadas pelo exército assírio.

Agora Jerusalém saiba que, quando o cálice circular, será posto em sua mão; e, embora não seja para ela um cálice fatal, ainda assim será um cálice de tremor. Aqui se prediz:

I. A consternação em que a cidade estaria com a aproximação do exército de Senaqueribe. Costumava estar cheia de agitações, cidade de grande comércio, com pessoas correndo de um lado para outro em suas ocupações, cidade tumultuosa, populosa e ruidosa.

Onde há grande comércio, há grande tumulto. Costumava ser cidade alegre e festiva. Tanto a parte ocupada quanto a parte jovial da humanidade fazem dos lugares de reunião lugares de ruído.

“Mas o que você tem agora, que as lojas foram abandonadas e já não se anda pelas ruas e pelo mercado, mas você subiu inteiramente aos terraços (v. 1), para lamentar-se em silêncio e solidão, ou proteger-se do inimigo, ou olhar para fora e ver se vem socorro para você, ou em que direção se movem os inimigos?”

Que tanto os homens de negócios quanto os amantes da diversão se alegrem como se não se alegrassem, pois algo pode acontecer depressa, em que pouco pensam, que abafará seu regozijo, interromperá suas ocupações e os mandará vigiar “como um pardal sozinho no terraço da casa” (Salmos 102:7).

Mas por que Jerusalém está tão amedrontada? Seus mortos não foram mortos pela espada (v. 2), mas:

  1. Mortos pela fome, assim alguns entendem, pois, tendo o exército de Senaqueribe devastado o país e destruído os frutos da terra, as provisões necessariamente seriam muito escassas e caras na cidade; isso causaria a morte de muitos dos mais pobres, que seriam obrigados a alimentar-se do que era prejudicial à saúde.

  2. Mortos pelo medo. Foram lançados nesse medo, embora nenhum deles houvesse sido morto, mas desanimaram tanto a si mesmos que pareciam tão eficazmente apunhalados pelo medo quanto se tivessem sido traspassados por uma espada.

II. A fuga inglória dos governantes de Judá, que fugiram de longe, de todas as partes do país, para Jerusalém (v. 3), fugiram juntos, como que por anuência, e foram encontrados em Jerusalém, tendo deixado suas respectivas cidades, pelas quais deveriam ter zelo, como presa do exército assírio.

Esse exército, sem encontrar oposição, quando veio contra todas as cidades fortificadas de Judá, facilmente as tomou (Isaías 36:1). Esses governantes ficaram impedidos de usar o arco, conforme a expressão.

Não apenas deixaram suas próprias cidades como covardes, mas, quando vieram a Jerusalém, não serviram de nada ali; eram como se suas mãos estivessem atadas para o uso do arco, pela extrema distração e confusão em que estavam; tremiam, de modo que não podiam retesar um arco.

Veja como Deus pode facilmente desalentar os homens e com que certeza o medo os desalentará quando se cede à sua tirania.

III. A grande dor que isso ocasionaria a todas as pessoas sérias e sensatas entre eles, representada pelo próprio profeta, que sentiu a aflição no coração. Ele viveu para vê-la e estava resolvido a partilhar as tristezas dos filhos de seu povo (v. 4, 5).

Não quer proclamar sua tristeza e, por isso, manda os que estão ao redor desviarem dele o olhar. Entregar-se-á à dor e lhe dará livre curso; chorará secretamente, mas chorará amargamente, e não permitirá que ninguém tente confortá-lo, pois sua dor é obstinada e ele se agrada de seu sofrimento.

Mas qual é a ocasião de sua dor? Um pobre profeta tinha pouco a perder e havia se habituado à agrura quando andou nu e descalço; mas é pela espoliação da filha de seu povo. É dia de tribulação, de pisoteamento e de perplexidade.

Nossos inimigos nos atribulam e pisoteiam, e nossos amigos ficam perplexos e não sabem que caminho tomar para nos mostrar bondade. O Senhor Deus dos Exércitos agora contende com o vale da visão.

Os inimigos com seus aríetes derrubam os muros, e em vão clamamos às montanhas para afastarem o inimigo ou caírem sobre nós e nos cobrirem. Ou buscamos ajuda que nos venha por cima das montanhas, ou recorremos às montanhas, como Deus faz, para ouvirem nossa controvérsia (Miquéias 6:1) e julgarem entre nós e nossos vizinhos que nos causam injúrias.

IV. Os grandes números e a força do inimigo que invadiria seu país e sitiaria sua cidade (v. 6, 7). Elão, isto é, os persas, vêm com sua aljava cheia de flechas e com carros de combatentes e cavaleiros.

Quir, isto é, os medos, reúne suas armas, desembainha a espada, descobre o escudo e apronta tudo para a batalha, tudo para o cerco de Jerusalém.

Então os vales escolhidos ao redor de Jerusalém, que costumavam estar vestidos de rebanhos e cobertos de cereais, estarão cheios de carros de guerra. À porta da cidade os cavaleiros se disporão em ordem, para impedir que entrem quaisquer provisões e para forçar sua entrada. Em que condição deve estar a cidade cercada de todos os lados por tal exército!

Versículos 8 a 14

Desprezo pela Bondade Divina; Desprezo pelos Juízos Divinos. (a.C. 718.)

Não há acordo sobre o que significa a cobertura de Judá, que no começo deste parágrafo se diz ter sido descoberta. As cidades fortificadas de Judá eram cobertura para o país; mas, tomadas pelo exército dos assírios, deixaram de ser abrigo, de modo que todo o país ficou exposto a ser saqueado.

A fraqueza de Judá, sua nudez e incapacidade de proteger-se, agora apareciam mais que nunca; e assim a cobertura de Judá foi descoberta. Seus depósitos e reservas, que haviam sido trancados, agora foram abertos para uso público.

O dr. Lightfoot dá outro sentido: por essa angústia em que Judá seria lançado, Deus descobriria sua cobertura, isto é, desmascararia sua hipocrisia. Mostraria tudo o que estava em seu coração, como se diz de Ezequias noutra ocasião (2 Crônicas 32:31).

Assim, de um modo ou de outro, a iniquidade de Efraim será descoberta, e o pecado de Samaria (Oseias 7:1). Estavam agora muito amedrontados e, nesse medo, manifestaram duas coisas muito erradas:

I. Grande desprezo pela bondade de Deus e por seu poder de ajudá-los. Usaram todos os meios em que podiam pensar para sua própria preservação; não são censurados por fazer isso, mas, ao fazê-lo, não reconheceram Deus. Observe:

  1. Quanto zelo tiveram em aproveitar todas as vantagens que pudessem contribuir para sua salvaguarda. Quando Senaqueribe se tornara senhor de todas as cidades fortificadas de Judá e Jerusalém ficara como uma cabana numa vinha, pensaram que era tempo de olhar ao redor.

Um conselho foi imediatamente convocado, um conselho de guerra; resolveu-se manter a defesa e não se render sem resistência. Em conformidade com essa resolução, tomaram todas as medidas prudentes possíveis para sua própria segurança. Tentamos a Deus se, em tempos de perigo, não fazemos o melhor que podemos para nos proteger:

(1.) Inspecionaram os depósitos e reservas para ver se estavam bem abastecidos de armas e munições. Examinaram as armas da casa do bosque, que Salomão construiu em Jerusalém como arsenal (1 Reis 10:17), e dali distribuíram o que necessitavam.

É sabedoria dos príncipes, em tempo de paz, prover para a guerra, para não terem de buscar armas quando deveriam usá-las, talvez numa emergência súbita.

(2.) Examinaram as fortificações, as brechas da cidade de Davi; caminharam ao redor dos muros e observaram onde se tinham deteriorado por falta de reparos oportunos ou tinham sido quebrados por investidas anteriores contra eles.

Essas brechas eram muitas; tanto maior a vergonha da casa de Davi por permitir que a cidade de Davi ficasse negligenciada. Provavelmente muitas vezes haviam visto aquelas brechas, mas agora as viam para considerar que caminho tomar a respeito delas.

Este proveito deveríamos tirar das angústias públicas: deveríamos ser despertados por elas para reparar nossas brechas e corrigir o que está errado.

(3.) Asseguraram água para a cidade e fizeram o que podiam para privar dela os sitiantes: “Reunistes as águas do tanque inferior”, das quais provavelmente não havia grande reserva e que, por isso, precisavam economizar com tanto mais cuidado.

Veja que misericórdia é que, assim como nada é mais necessário ao sustento da vida humana que a água, assim nada é mais barato e comum. Mas é mau, de fato, quando ela é, como aqui, um bem escasso.

(4.) Contaram as casas de Jerusalém, para que cada casa enviasse sua quota de homens para o serviço público ou contribuísse em dinheiro para ele. Arrecadavam esse dinheiro por uma taxa, uma quantia por pessoa ou por casa.

(5.) Porque a propriedade particular deve ceder à salvaguarda pública, as casas que ficavam em seu caminho, quando o muro seria fortificado, foram derrubadas. Num caso de necessidade assim, isso não é mais injúria ao dono que explodir casas em caso de incêndio.

(6.) Fizeram uma vala entre o muro exterior e o interior para maior segurança da cidade; planejaram levar para ela a água do tanque velho, para terem eles mesmos muita água e privarem dela os sitiantes.

Pois parece que esse era o projeto, para que o exército assírio não viesse e encontrasse muita água (2 Crônicas 32:4) e assim fosse tanto mais capaz de prolongar o cerco. Se é lícito destruir a forragem de um país, muito mais desviar as correntes de suas águas para apertar o inimigo e fazê-lo morrer de fome.

  1. Quanto desconsideravam Deus em todos esses preparativos: “Mas não olhastes para o Criador dela”, isto é, de Jerusalém, a cidade por cuja defesa vocês estão tão preocupados, e de todas as vantagens de que a natureza a proveu para sua defesa.

São as montanhas ao redor dela (Salmos 125:2) e os rios, que os habitantes poderiam desviar para qualquer direção que quisessem, por sua conveniência. Repare:

(1.) Deus fez sua Jerusalém e a formou há muito tempo, em seus planos. Os escritores judeus, sobre esta passagem, dizem: havia sete coisas que Deus fez antes do mundo, querendo dizer que as tinha em vista quando fez o mundo: o jardim do Éden, a lei, os justos, Israel, o trono de glória, Jerusalém e o Messias, o Príncipe. A igreja do evangelho tem Deus como seu Criador.

(2.) Qualquer serviço que façamos, ou procuremos fazer, em qualquer tempo à Jerusalém de Deus, deve ser feito com os olhos voltados para ele como seu Criador; ele se ofende se é feito de outro modo. Aqui lhes é imputado que não olharam para Deus:

[1.] Não visavam a glória de Deus no que faziam. Fortificaram Jerusalém porque era cidade rica e suas próprias casas estavam nela, não porque era a cidade santa e a casa de Deus estava nela. Em todo o nosso zelo pela defesa da igreja, devemos olhar mais para o interesse de Deus nela que para o nosso próprio.

[2.] Não dependiam dele para uma bênção sobre seus esforços; não viam necessidade dela e, por isso, não a buscavam dele, mas julgavam suas próprias forças e estratégias suficientes para si.

Do próprio Ezequias se diz que confiava em Deus (2 Reis 18:5), particularmente nesta ocasião (2 Crônicas 32:8). Mas havia ao redor dele, ao que parece, grandes estadistas e soldados que tinham pouca religião em si.

[3.] Não lhe davam graças pelas vantagens que tinham ao fortificar sua cidade, vindas das águas do tanque velho, formadas há muito tempo, como Quisom é chamado de rio antigo (Juízes 5:21).

Em tudo o que na natureza nos presta serviço em qualquer tempo, devemos reconhecer a bondade do Deus da natureza. Ao formá-lo há muito tempo, ele o ajustou para que assim fosse, e segundo sua ordenação isso continua até este dia.

Toda criatura é para nós aquilo que Deus a faz ser; e, por isso, seja qual for seu uso para nós, devemos olhar para aquele que a formou, bendizê-lo por ela e usá-la em favor dele.

II. Grande desprezo pela cólera e justiça de Deus ao contender com eles (vv. 12-14). Aqui observe:

  1. Qual era o desígnio de Deus ao trazer sobre eles essa calamidade: humilhá-los, levá-los ao arrependimento e torná-los sérios.

Naquele dia de tribulação, pisoteamento e perplexidade, o Senhor assim chamava ao choro e ao luto, e a todas as expressões de tristeza, até à calvície e ao cingir-se de pano de saco.

E tudo isso era para lamentarem seus pecados, pelos quais tinham trazido aqueles juízos sobre sua terra, para reforçarem suas orações, pelas quais poderiam esperar afastar os juízos que irrompiam, e para se disporem a reformar suas vidas com santa seriedade e ternura de coração sob a palavra de Deus.

Deus os chamava a isso por seu profeta explicar suas providências e por suas providências os despertarem a considerar o que seus profetas diziam. Repare: quando Deus nos ameaça com seus juízos, espera e exige que nos humilhemos sob sua mão poderosa, que tremamos quando o leão ruge e que num dia de adversidade consideremos.

  1. Quão contrariamente andavam a esse desígnio de Deus (v. 13): “Eis alegria e júbilo”, regozijo e banquetes, toda a vivacidade e toda a jovialidade imagináveis.

Estavam tão seguros e animados como costumavam estar, como se não tivessem inimigo em suas fronteiras nem estivessem em perigo de cair em suas mãos. Depois de tomarem as precauções necessárias para sua segurança, desafiaram todas as mortes e perigos e resolveram ser joviais, viesse o que viesse sobre eles.

Os que deveriam estar entre os que estavam de luto estavam entre os bebedores de vinho, os comilões desregrados de carne; e observe o que disseram: “Comamos e bebamos, pois amanhã morreremos”.

Isso pode referir-se ou ao perigo particular em que agora estavam e ao aviso claro que o profeta lhes dava dele, ou à brevidade e incerteza gerais da vida humana e à proximidade da morte em todos os tempos. Essa era a linguagem dos escarnecedores profanos, que zombavam dos mensageiros do Senhor e maltratavam seus profetas:

(1.) Faziam pilhéria de morrer. “O profeta nos diz que devemos morrer em breve, talvez amanhã, e por isso deveríamos estar de luto e nos arrepender hoje; não: antes comamos e bebamos, para que sejamos engordados para a matança e tenhamos bom ânimo para enfrentar nossa condenação. Se devemos ter vida curta, que seja uma vida jovial.”

(2.) Ridicularizavam a doutrina de um estado futuro do outro lado da morte; pois, se não houvesse tal estado, o apóstolo concede que haveria alguma razão no que diziam (1 Coríntios 15:32).

Se, quando morremos, houvesse um fim de nós, seria bom fazer-nos tão tranquilos e joviais quanto pudéssemos enquanto vivemos. Mas, se por todas essas coisas Deus nos levará a juízo, é por nossa conta e risco se andarmos no caminho de nosso coração e na vista de nossos olhos (Eclesiastes 11:9).

Repare: a incredulidade prática numa outra vida depois desta está na base da segurança carnal e da sensualidade grosseira que são pecado, vergonha e ruína de tão grande parte da humanidade, como do velho mundo, que comia e bebia até vir o dilúvio.

  1. Quanto Deus se desagradou disso. Manifestou seu ressentimento ao profeta, revelou-o em seus ouvidos para que fosse por ele proclamado no terraço da casa: “Certamente esta iniquidade não será purgada de vós até que morrais” (v. 14).

Nunca será expiada com sacrifício e oferta, assim como a iniquidade da casa de Eli (1 Samuel 3:14). É pecado contra o remédio, frustrando os meios máximos de convencimento e tornando-os ineficazes; por isso não é provável que algum dia se arrependam dele ou o tenham perdoado.

A paráfrase caldeia diz: “Não vos será perdoado até que morrais a segunda morte”. Os que andam contrariamente a eles; com o perverso ele se mostrará perverso.

Versículos 15 a 25

A Queda de Sebna; A Ascensão de Eliaquim. (a.C. 714.)

Temos aqui uma profecia acerca da destituição de Sebna, grande oficial da corte, e da promoção de Eliaquim ao posto de honra e confiança em que ele estava.

Tais mudanças são comuns nas cortes dos príncipes; por isso é estranho que o profeta aqui repare tanto nelas. Mas, pelo cumprimento do que foi predito acerca dessas pessoas particulares, Deus pretendia confirmar sua palavra na boca de Isaías acerca de outros e maiores desfechos.

Também é para mostrar que, assim como Deus tem pesos reservados para aquelas nações e reinos de fora que são inimigos abertos de sua igreja e povo, assim os tem para aquelas pessoas particulares de dentro que são falsos amigos deles e os traem.

É também uma confirmação geral da mão da Providência divina em todos os desfechos desse tipo, que nos parecem contingentes e dependentes das vontades e fantasias dos príncipes. “A promoção não vem do oriente, nem do ocidente, nem do sul; mas Deus é o Juiz” (Salmos 75:6, 7).

É provável que esta profecia fosse exposta no mesmo tempo que a da parte anterior do capítulo e começasse a cumprir-se antes da invasão de Senaqueribe. Pois agora Sebna estava sobre a casa, mas então Eliaquim estava (Isaías 36:3), e Sebna, descendo gradualmente, era apenas escriba. Aqui está:

I. A profecia da desonra de Sebna. Ele é chamado de “este tesoureiro”, por lhe ser confiada a administração da receita; também se diz que estava “sobre a casa”.

Pois sua ambição e cobiça eram tão ilimitadas que menos de dois cargos, ambos da maior importância na corte, não o satisfariam. É comum homens que buscam seus próprios interesses assim agarrarem mais do que podem administrar; e assim as tarefas de seus cargos ficam negligenciadas, enquanto sua pompa e lucro ocupam inteiramente a mente.

Não aparece quais eram os casos particulares da má administração de Sebna pelos quais Isaías é aqui enviado a profetizar contra ele. Mas os judeus dizem: “Mantinha correspondência traiçoeira com o rei da Assíria e tratava com ele da entrega da cidade em suas mãos”.

Fosse isso como fosse, parece que era estrangeiro, pois nunca lemos o nome de seu pai, e inimigo dos verdadeiros interesses de Judá e Jerusalém; é provável que sua primeira promoção tivesse sido por Acaz.

O próprio Ezequias era príncipe excelente, mas os melhores senhores nem sempre podem estar certos de bons servos. Precisamos orar pelos príncipes, para que sejam sábios e felizes na escolha daqueles em quem confiam.

Eram tempos de reforma; contudo, Sebna, homem mau, conformou-se o suficiente para conservar seus lugares na corte. É provável que muitos outros tenham feito como ele, motivo pelo qual se diz que Senaqueribe foi enviado contra uma nação hipócrita (Isaías 10:6). Nesta mensagem a Sebna temos:

  1. Uma censura de seu orgulho, vaidade e segurança (v. 16): “O que tens aqui, e quem tens aqui? Que grande ruído e alvoroço fazes! Que propriedade tens aqui por direito de nascença? Quem tens aqui, que parentes aos quais estejas ligado?”

“Não és de origem humilde e obscura, filius populi — mero plebeu, vindo não se sabe de onde? Que significa, então, teres construído para ti uma casa esmerada e gravado para ti uma habitação?”

Era tão requintada e primorosa que parecia antes obra de gravador que de pedreiro ou carpinteiro; parecia gravada numa rocha, tão firmemente estava fundada e tão inexpugnável era.

“Ou melhor, escavaste para ti um sepulcro”, como se pretendesse que sua pompa sobrevivesse a seu funeral. Embora Jerusalém não fosse o lugar dos sepulcros de seu pai, como Neemias a chamou com grande ternura (Neemias 2:3), pretendia que fosse o lugar de seu próprio sepulcro.

Por isso erigiu um monumento para si em vida, erigiu-o no alto. Os que fazem monumentos imponentes para seu orgulho esquecem que, por mais belos que pareçam por fora, por dentro estão cheios de ossos de mortos. Mas é uma pena que a pedra da sepultura esqueça a sepultura.

  1. Uma profecia de sua queda e do manchar de sua glória:

(1.) Que ele não seria rapidamente destituído e degradado (v. 19): “Eu te expulsarei de tua posição”. Lugares elevados são lugares escorregadios; são justamente privados de sua honra os que se orgulham e se ensoberbecem dela, e privados de seu poder os que fazem prejuízo com ele.

Deus o fará, aquele que se mostra Deus ao olhar os homens orgulhosos e abatê-los (Jó 40:11, 12). A isso se refere o v. 25. “O prego agora fincado no lugar seguro” (isto é, Sebna, que se julga inamovivelmente fixado em sua função) “será removido, abatido e cairá”.

Enganam-se os que julgam qualquer lugar deste mundo um lugar seguro, ou a si mesmos como pregos fincados nele; pois aqui não há nada senão incerteza. Quando o prego cai, o peso sobre ele é cortado; quando Sebna foi desonrado, todos os que dependiam dele também caíram em desprezo.

Os que estão em lugares elevados terão muitos pendurados neles como favoritos, dos quais se orgulham e em quem confiam. Mas são pesos sobre eles, e talvez com seu peso quebrem o prego, ambos caiam juntos e, por se enganarem mutuamente, arruínem uns aos outros: destino comum dos grandes e de seus aduladores, que esperam uns dos outros mais do que qualquer deles realiza.

(2.) Que, depois de algum tempo, ele não apenas seria expulso de sua posição, mas expulso de seu país: O Senhor levará você cativo com grande força (v. 17, 18).

Alguns pensam que os assírios o capturaram e levaram porque prometera ajudá-los e não ajudou, mas apareceu contra eles. Ou talvez Ezequias, descobrindo sua traição, o baniu e proibiu que jamais voltasse; ou ele mesmo, vendo que ficara sujeito à hostilidade do povo, retirou-se para algum outro país e passou ali o restante de seus dias em insignificância e obscuridade.

Grotius pensa que foi ferido com lepra, doença geralmente suposta vir da mão direta do desagrado de Deus, particularmente para castigo dos orgulhosos, como no caso de Miriã e Uzias; por causa dessa doença, foi arremessado como uma bola para fora de Jerusalém.

Os que, estando no poder, reviram e arremessam os outros serão justamente revirados e arremessados eles próprios quando chegar seu dia de cair. Muitos que se julgavam fincados como um prego podem vir a ser arremessados como uma bola, pois aqui não temos cidade permanente.

Sebna julgava seu lugar estreito demais para ele; não tinha espaço para prosperar. Por isso Deus o enviará a um país amplo, onde terá espaço para vaguear, mas nunca encontrará o caminho de volta; pois ali morrerá e ali deixará seus ossos, não no sepulcro que escavara para si.

E ali os carros que haviam sido os carros de sua glória, nos quais circulava ruidosamente pelas ruas de Jerusalém e que levou consigo ao banimento, só serviriam para repreendê-lo por sua grandeza anterior, para vergonha da casa de seu senhor, da corte de Acaz, que o havia elevado.

II. A profecia da ascensão de Eliaquim (v. 20, etc.). É servo de Deus, mostrou-se fielmente tal em outros empregos, e por isso Deus o chamará a essa elevada posição. Os diligentes no dever de uma esfera modesta têm, aos olhos de Deus, as melhores perspectivas de promoção.

Eliaquim não solapa Sebna, nem busca apoio contra ele, nem se intromete em sua função; mas Deus o chama a ela. E naquilo a que Deus nos chama podemos esperar que nos reconheça como seus. Aqui se prediz:

  1. Que Eliaquim seria posto no lugar de Sebna como camareiro-mor da casa, tesoureiro-mor e primeiro-ministro do estado. O profeta deve dizer isso a Sebna (v. 21).

“Ele terá tua túnica, insígnia de honra, e teu cinto, insígnia de poder; pois terá teu governo.” Ouvir isso seria grande mortificação para Sebna, muito mais vê-lo. Os grandes, especialmente se orgulhosos, não suportam seus sucessores.

Deus se encarrega de fazê-lo, não apenas porque poria no coração de Ezequias a decisão de fazê-lo, e sua mão deve ser reconhecida guiando os corações dos príncipes ao colocar e destituir homens (Provérbios 21:1), mas também porque os poderes existentes, tanto subordinados quanto supremos, são ordenados por Deus.

Deus veste os príncipes com suas túnicas; por isso devemos nos sujeitar a eles por causa do Senhor e com os olhos voltados para ele (1 Pedro 2:13). Como é ele que lhes confia o governo, devem administrá-lo segundo sua vontade, para sua glória; devem julgar para aquele por quem julgam e decretar justiça (Provérbios 8:15).

Podem depender dele para equipá-los para aquilo a que os chama, segundo esta promessa: “Eu o vestirei”; e então se segue: “Eu o fortalecerei”. Os chamados a lugares de confiança e poder devem buscar de Deus graça para capacitá-los ao dever de seus lugares, pois esse deve ser seu zelo principal.

A ascensão de Eliaquim é ulteriormente descrita pelo colocar da chave da casa de Davi sobre seus ombros (v. 22). Provavelmente levava uma chave de ouro em seu ombro como insígnia de sua função, ou tinha uma bordada em sua capa ou túnica, à qual isso alude.

Estando sobre a casa e tendo-lhe sido entregue a chave, como os selos são entregues ao guardião-mor, “abrirá, e ninguém fechará; fechará, e ninguém abrirá”. Tinha acesso à casa das coisas preciosas, a prata, o ouro e as especiarias, e à casa das armas e dos tesouros (Isaías 39:2); dispunha das reservas ali como julgava adequado para o serviço público.

Punha quem quisesse nas funções inferiores e expulsava quem quisesse. Nosso Senhor Jesus descreve seu próprio poder como Mediador por alusão a isso (Apocalipse 3:7): ele tem a chave de Davi, com a qual abre e ninguém fecha, fecha e ninguém abre.

Seu poder no reino do céu e na ordenação de todos os assuntos daquele reino é absoluto, irresistível e incontrolável.

  1. Que seria fixado e confirmado naquela função. Tê-la-á por toda a vida, não durante bene placito, enquanto fosse da vontade do rei (v. 23): “Eu o fincarei como um prego num lugar seguro”, para não ser removido nem abatido.

Tão duradoura será a honra que vem de Deus a todos os que a usam em favor dele. Nosso Senhor Jesus é como um prego num lugar seguro: seu reino não pode ser abalado, e ele próprio permanece o mesmo.

  1. Que seria grande bênção em sua função; e isso coroa os favores aqui conferidos a ele. Deus faz grande seu nome, pois será bênção (Gênesis 12:2):

(1.) Será bênção para seu país (v. 21): “Ele será pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá”. Terá zelo não apenas pelos assuntos da casa do rei, mas por todos os interesses públicos em Jerusalém e Judá.

Repare: os governantes deveriam ser pais dos que estão sob seu governo, ensinar-lhes com sabedoria, governá-los com amor, corrigir com ternura o que está errado, protegê-los, prover em favor deles e cuidar deles com atenção, como um homem cuida dos próprios filhos e da família.

É feliz a situação de um povo quando a corte, a cidade e o país não têm interesses separados, mas todos se centram nos mesmos; os cortesãos são verdadeiros patriotas, e os que a corte abençoa o país tem motivo para abençoar também. E é feliz quando os que são pais para Jerusalém, cidade real, não o são menos para a casa de Judá.

(2.) Será bênção para sua família (v. 23, 24): “Ele será um trono glorioso para a casa de seu pai”. A sabedoria e virtude consumadas que o recomendaram para essa grande confiança fizeram dele a honra de sua família, que provavelmente era antes muito considerável, mas agora se tornou muito mais.

Os filhos deveriam procurar ser motivo de honra para seus pais e parentes. A honra que os homens refletem sobre suas famílias por sua piedade e utilidade vale mais que a que derivam de suas famílias por seus nomes e títulos.

Promovido Eliaquim, toda a glória da casa de seu pai foi pendurada nele; todos buscavam seu favor, e os feixes de seus irmãos se curvavam ao seu. Observe: a glória deste mundo não dá ao homem valor ou excelência intrínsecos; está apenas pendurada nele como acessório e logo cairá dele.

Eliaquim foi comparado a um prego num lugar seguro; prosseguindo essa comparação, diz-se que todos os parentes de sua família, provavelmente numerosos, o que era sua glória, dependiam dele, como numa casa os vasos com alças são pendurados em pregos e pinos.

Também dá a entender que ele generosamente terá zelo por todos eles e suportará o peso desse zelo. Todos os vasos, não apenas os jarros, mas as taças, os vasos de pequena quantidade, os mais insignificantes de sua família, serão providos por ele.

Veja que peso trazem sobre si os que assumem grandes responsabilidades; pouco pensam quantos dependerão deles e que peso recairá sobre eles se resolverem ser fiéis no desempenho de sua responsabilidade.

Nosso Senhor Jesus, tendo a chave da casa de Davi, é como um prego num lugar seguro; toda a glória da casa de seu pai está pendurada nele, deriva dele e depende dele. Até os mais insignificantes de sua igreja são bem-vindos a ele, e pode suportar a pressão de todos eles.

Não pode perecer a alma que pela fé está pendurada em Cristo, nem cair por terra a causa, por mais pesada que seja, que pela mesma fé está pendurada nele.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra