Isaías 19
Argumento
Assim como a Assíria era uma vara que quebrava Judá, com a qual ele era ferido, o Egito era uma cana quebrada, pela qual Judá foi enganado. Por isso Deus tinha uma desavença com ambos.
Antes lemos a condenação dos assírios. Agora temos aqui a sentença contra o Egito, uma profecia acerca daquela nação:
I. Que seria grandemente enfraquecida e abatida, e seria tão desprezível entre as nações como agora era importante, tornada assim por uma combinação de juízos que Deus traria sobre eles, vv. 1-17.
II. Que finalmente a santa religião de Deus seria trazida ao Egito e estabelecida ali, em parte pelos judeus que fugiriam para lá em busca de refúgio, mas mais plenamente pelos pregadores do evangelho de Cristo, por cujo ministério igrejas seriam plantadas no Egito nos dias do Messias (vv. 18-25), o que compensaria abundantemente todas as calamidades aqui ameaçadas.
Versículos 1 a 17
A Condenação do Egito. (a.C. 710.)
Embora a terra do Egito tivesse antigamente sido casa de servidão para o povo de Deus, onde haviam sido governados com rigor, ainda assim entre os judeus incrédulos continuava a haver muito da propensão de seus pais, que diziam: “Façamos para nós um capitão e voltemos ao Egito”.
Em todas as ocasiões confiavam no Egito para obter ajuda (Isaías 30:2), e para lá fugiram, em desobediência à ordem expressa de Deus, quando as coisas chegaram ao último extremo em seu próprio país, Jeremias 43:7. Rabsaqué repreendeu Ezequias por isso, Isaías 36:6.
Enquanto mantinham uma coligação com o Egito, e ele era um aliado poderoso, não se amedrontavam diante dos juízos de Deus, pois, contra eles, dependiam do Egito para protegê-los. Nem dependiam do poder de Deus quando, em qualquer ocasião, estavam em angústia, mas o Egito era sua confiança.
Para evitar todo esse dano, o Egito deve ser humilhado, e Deus aqui lhes diz as muitas maneiras que usará para humilhá-los.
I. Os deuses do Egito lhes aparecerão como o que sempre realmente foram: inteiramente incapazes de ajudá-los, v. 1. O Senhor cavalga sobre uma nuvem, uma nuvem veloz, e virá ao Egito.
Assim como um juiz vai solenemente ao tribunal para julgar e condenar os malfeitores, ou como um general sai a campo com suas tropas para esmagar os rebeldes, assim Deus virá ao Egito com seus juízos. E, quando vier, certamente vencerá.
Em toda esta sentença contra o Egito não há aqui menção de nenhum inimigo estrangeiro que os invada. Mas o próprio Deus virá contra eles e levantará entre eles mesmos as causas de sua destruição.
Ele vem sobre uma nuvem, acima do alcance da oposição ou resistência. Vem depressa sobre uma nuvem veloz, pois o juízo deles não tarda quando o tempo chegou.
Ele cavalga sobre as asas do vento, com uma majestade que excede muito a maior pompa e esplendor dos príncipes terrenos. Faz das nuvens seus carros, Salmos 18:10; 104:3.
Quando vier, os ídolos do Egito serão abalados, serão removidos em sua presença, e talvez levados a cair como Dagom diante da arca. Ísis, Osíris e Ápis, aqueles célebres ídolos do Egito, sendo encontrados incapazes de aliviar seus adoradores, serão renegados e rejeitados por eles.
A idolatria havia criado raízes mais profundas no Egito que em qualquer outra terra, até as idolatrias mais absurdas. E, ainda assim, agora os ídolos serão abalados, e eles se envergonharão deles.
Quando o Senhor tirou Israel do Egito, executou juízos sobre os deuses dos egípcios (Números 33:4). Não é de admirar, então, que, quando ele vem, comecem a tremer.
Os egípcios buscarão os ídolos quando estiverem sem saber o que fazer e consultarão os encantadores e feiticeiros (v. 3). Mas tudo em vão: apesar disso, veem sua ruína avançando depressa sobre eles.
II. A milícia do Egito, que fora famosa por sua valentia, ficará completamente desalentada e desencorajada. Nenhum reino no mundo jamais teve um método melhor de manter um exército permanente que os egípcios.
Mas agora seus heróis, que costumavam ser celebrados por sua coragem, serão publicamente apontados como covardes: “O coração do Egito se derreterá no meio dele”, como cera diante do fogo (v. 1). O espírito do Egito faltará, v. 3.
Não terão inclinação, nem determinação, para se erguer em defesa de seu país, sua liberdade e propriedade. Mas cederão tudo, docilmente e sem glória, ao invasor e opressor.
Os egípcios serão como mulheres (v. 16). Serão amedrontados e postos em confusão pelo menor alarme. Até os que habitam no coração do país, no meio dele, e por isso os mais distantes do perigo, estarão tão cheios de sustos como os situados nas fronteiras.
Que os ousados e bravos não sejam orgulhosos nem seguros, pois Deus pode facilmente cortar o espírito dos príncipes (Salmos 76:12) e tirar-lhes o coração, Jó 12:24.
III. Os egípcios serão envolvidos em dissensões e desavenças sem fim entre eles. Não haverá ocasião de trazer contra eles uma força estrangeira para destruí-los: destruirão uns aos outros (v. 2): “Porei os egípcios contra os egípcios”.
Enquanto essas divisões e animosidades são seu pecado, Deus não é o autor delas; vêm das concupiscências dos homens. Mas Deus, como Juiz, as tolera para seu castigo, e por suas diferenças destruidoras os corrige por seus acordos pecaminosos.
Em vez de ajudarem uns aos outros e agirem cada um em seu lugar para o bem comum, lutarão cada um contra seu irmão e vizinho, a quem devem amar como a si mesmos: cidade contra cidade e reino contra reino.
O Egito estava então dividido em doze províncias, ou dinastias. Mas Psamético, o governador de uma delas, colocando-as em desacordo umas com as outras, finalmente se tornou senhor de todas. Um reino assim dividido contra si mesmo seria logo levado à desolação.
En quo discordiâ cives perduxit miseros! — Oh, a miséria trazida sobre um povo por seus desacordos entre si! É levado a isso por um espírito perverso, um espírito de contradição, que o Senhor mesclaria, como uma bebida intoxicante feita de diversos ingredientes, para os egípcios, v. 14.
Uma facção será a favor de algo por nenhum outro motivo senão porque a outra é contra. Isso é um espírito perverso que, se se mesclar com os conselhos públicos, tende diretamente à ruína dos interesses públicos.
IV. Sua política será toda frustrada e transformada em insensatez. Quando Deus for destruir a nação, destruirá seu conselho (v. 3), tirando a sabedoria dos estadistas (Jó 12:20), ou colocando-os uns contra os outros (como Husai e Aitofel), ou, por sua providência, quebrando suas medidas mesmo quando pareciam bem traçadas.
Assim, “os príncipes de Zoã são insensatos”. Fazem uns aos outros de insensatos, cada um trai sua própria insensatez, e a Providência divina faz de todos eles insensatos, v. 11.
Faraó tinha seus sábios conselheiros. O Egito era famoso por eles. Mas todo o seu conselho se tornou grosseiro. Perderam toda sua previsão. Pensar-se-ia que se tornaram idiotas e foram privados do senso comum.
Que nenhum homem, então, se glorie em sua própria sabedoria nem dependa dela ou da sabedoria dos que o cercam. Pois aquele que dá entendimento pode, quando lhe agrada, tirá-lo.
E é mais provável que seja tirado daqueles que se vangloriam de sua astúcia, como aqui fizeram os conselheiros de Faraó. Para se recomendarem a postos de confiança pública, vangloriam-se de seu grande entendimento: “Sou filho dos sábios, do Deus da sabedoria, da própria sabedoria”, diz um.
“Meu pai foi um eminente conselheiro privado, notável por sua sabedoria em seu tempo.” Ou da antiguidade e dignidade de suas famílias: “Sou”, diz outro, “filho de reis antigos”.
Os nobres do Egito se vangloriavam muito de sua antiguidade, produzindo registros fabulosos de sua sucessão por mais de 10.000 anos.
Essa propensão predominava muito entre eles por volta desse tempo, como aparece em Heródoto. Sua vanglória comum era que o Egito era alguns milhares de anos mais antigo que qualquer outra nação.
“Mas onde estão teus sábios?”, v. 12. “Que mostrem agora sua sabedoria prevendo a ruína que vem sobre sua nação e evitando-a, se puderem. Que com toda sua habilidade saibam o que o Senhor dos Exércitos teve por propósito sobre o Egito e se armem de acordo com isso.”
“Ou melhor, estão tão longe de fazer isso que eles mesmos, na prática, maquinam a ruína do Egito e a apressam, v. 13. Os príncipes de Nofe não apenas são eles mesmos enganados, mas seduziram o Egito, pondo seus reis em procedimentos arbitrários”, pelos quais tanto eles mesmos quanto seu povo foram logo arruinados.
“Os governadores do Egito, que são a sustentação e pedras angulares de suas tribos, são eles mesmos quem o está minando.”
É triste para um povo quando os que se comprometem por sua segurança estão favorecendo sua destruição, e os médicos do estado são sua pior doença.
É triste para um povo quando as coisas que pertencem à paz pública estão ocultas dos olhos daqueles a quem os conselhos públicos foram confiados a tal ponto que, em tudo, cometem erros e tomam medidas erradas. Assim aqui (v. 14): “Fizeram o Egito errar em toda a sua obra”.
Cada passo que davam era um passo falso. Sempre se enganavam ou no objetivo ou nos meios, e seus conselhos eram todos instáveis e incertos, como os cambaleios e gaguejos de um homem bêbado em seu vômito, que não sabe o que diz nem para onde vai.
Veja que motivo temos para orar em favor de nossos conselheiros privados e ministros de estado. São os grandes apoios e bênçãos do estado se Deus lhes der um espírito de sabedoria, mas inteiramente o contrário se ele esconder seu coração do entendimento.
V. A vara do governo será transformada na serpente da tirania e opressão (v. 4): “Entregarei os egípcios na mão de um senhor cruel”, não um estrangeiro, mas um dos seus, alguém que os governará por direito hereditário, mas será um rei feroz e os governará com rigor.
Ou os doze tiranos que sucederam a Setom, ou antes Psamético, que recuperou de novo a monarquia, pois ele fala de um senhor cruel.
Agora o tratamento bárbaro que os capatazes egípcios deram ao Israel de Deus muito tempo atrás foi lembrado contra eles, e foram pagos com sua própria moeda por outro Faraó.
É triste para um povo quando os poderes que deveriam ser para edificação são para destruição, e eles são arruinados por aqueles por quem deveriam ser governados, quando tal é a maneira do rei, como é descrita (in terrorem — para causar alarme), 1 Samuel 8:11.
VI. O Egito era famoso por seu rio Nilo, que era sua riqueza, força e beleza, e era idolatrado por eles. Agora se ameaça aqui que “as águas faltarão do mar”, e “o rio será devastado e seco”, v. 5. Nisso a natureza não os favorecerá como fez.
O Egito nunca foi regado com a chuva do céu (Zacarias 14:18), e por isso a fertilidade de seu país dependia inteiramente do transbordamento de seu rio. Se este, por isso, secar, sua terra fértil será logo transformada em esterilidade, e suas colheitas cessarão.
Tudo o que foi semeado junto aos ribeiros naturalmente murchará, será levado embora e não existirá mais, v. 7. Se as canas de papiro junto aos ribeiros, na própria boca deles, murcharem, muito mais o cereal, que fica a maior distância, mas recebe deles sua umidade.
Ainda assim isso não é tudo. A secagem de seus rios é a destruição:
- De suas fortificações, pois são ribeiros de defesa (v. 6), tornando o país de difícil acesso para um inimigo. Rios profundos são as linhas de defesa mais fortes e as mais árduas de forçar.
De Faraó se diz que é um grande dragão deitado no meio de seus rios e guardado por eles, desafiando todos ao seu redor, Ezequiel 29:3.
Mas estes serão esvaziados e secos, não por um inimigo, como Senaqueribe com a sola de seu pé secou rios poderosos (Isaías 37:25), e como Ciro, que tomou Babilônia desviando o Eufrates em muitas correntes, mas pela providência de Deus, que às vezes transforma mananciais em terra seca, Salmos 107:33.
- É a destruição de seus peixes, que no Egito eram grande parte de seu alimento. Testemunha disso é aquela observação mesquinha que os filhos de Israel fizeram (Números 11:5): “Lembramo-nos do peixe que comíamos no Egito de graça”.
A secagem dos rios matará os peixes (Salmos 105:29) e assim arruinará os que fazem disso sua ocupação:
(1.) Pescar, seja com anzóis ou redes (v. 8). Lamentarão e definharão, pois seu negócio está no fim. Não há nada que os filhos deste mundo lamentem mais de coração que a perda daquilo com que costumavam ganhar dinheiro.
Ploratur lachrymis amissa pecunia veris — São lágrimas genuínas as que são derramadas sobre dinheiro perdido.
(2.) Manter peixes, para que estejam prontos quando solicitados. Havia os que faziam comportas e tanques para peixes (v. 10), mas ficarão arruinados em seus empreendimentos. Sua ocupação falhará, ou por falta de água para encher seus tanques ou por falta de peixes para repovoar suas águas.
Deus pode encontrar maneiras de privar um país até daquilo que é seu produto principal. Os próprios egípcios podem lembrar-se dos peixes que antes comiam de graça, mas agora não podem obter por dinheiro. E o que agrava a perda dessas vantagens pelo rio é que é obra deles próprios (v. 6): “Desviarão os rios para longe”.
Seus reis e grandes homens, para gratificar sua própria fantasia, drenarão água do rio principal para suas próprias casas e terrenos à distância, preferindo sua conveniência privada ao bem público. E assim, aos poucos, a força do rio é palpavelmente enfraquecida.
Assim muitos causam a si mesmos, no fim, maior prejuízo do que imaginam:
[1.] Os que alegam ser mais sábios que a natureza e fazer melhor em favor de si mesmos que a natureza fez.
[2.] Os que olham por seu próprio interesse particular mais que pelo bem comum. Tais pessoas podem gratificar-se, mas certamente nunca podem satisfazer-se, as que, para servir a uma ocasião, contribuem para uma calamidade pública da qual elas mesmas, a longo prazo, não podem evitar participar.
Heródoto nos diz que Faraó-Neco, que reinou não muito depois disso, projetando abrir uma passagem livre por água do Nilo ao mar Vermelho, empregou um vasto número de homens para fazer uma vala ou canal para esse propósito. Nessa tentativa, prejudicou o rio, perdeu 120.000 de seu povo e, ainda assim, deixou a obra inacabada.
VII. O Egito era famoso pela manufatura de linho, mas esse comércio será arruinado. Os mercadores de Salomão comerciavam com o Egito por fios de linho, 1 Reis 10:28.
Seu país produzia o melhor linho e as melhores mãos para trabalhá-lo. Mas “os que trabalham em linho fino serão confundidos” (v. 9), ou por falta de linho para trabalhar ou por falta de procura pelo que trabalharam ou de oportunidade para exportá-lo.
A decadência do comércio enfraquece e devasta uma nação e aos poucos a leva à ruína. O comércio do Egito necessariamente afundará, pois (v. 15) não haverá nenhuma obra em que o Egito seja empregado. E, onde não há nada a fazer, não há nada a obter.
Haverá uma paralisação universal da atividade, nenhuma obra que ou cabeça ou cauda, ramo ou junco, possa fazer. Nada para altos ou baixos, fracos ou fortes fazerem. Nenhum salário, Zacarias 8:10. Repare:
O florescimento de um reino depende muito da diligência do povo. E então é provável que as coisas vão bem quando todas as mãos estão trabalhando, quando a cabeça e o ramo de cima não desdenham trabalhar, e o trabalho da cauda e do junco não é desdenhado.
Mas, quando as profissões intelectuais estão sem emprego, os principais mercadores não têm estoques e os artesãos nada têm a fazer, a pobreza vem sobre um povo como alguém que viaja e como um homem armado.
VIII. Uma consternação geral tomará os egípcios. Temerão e terão medo (v. 16), o que será tanto evidência de decadência universal quanto meio e presságio de ruína completa. Duas coisas os lançarão nesse susto:
- O que ouvem da terra de Judá. Ela será um terror para o Egito, v. 17. Quando ouvirem das desolações feitas em Judá pelo exército de Senaqueribe, considerando tanto a vizinhança próxima quanto a coligação estreita que havia entre eles e Judá, concluirão que sua vez deve ser a próxima de se tornarem presa daquele exército vitorioso.
Quando a casa de seu vizinho estava em chamas, não podiam deixar de ver a sua própria em perigo. E por isso cada um dos egípcios que faz menção de Judá temerá por si mesmo, esperando que o cálice amargo seja em breve posto em suas mãos.
- O que veem em sua própria terra. Temerão (v. 16) pelo abalo da mão do Senhor dos Exércitos, e (v. 17) pelo conselho do Senhor dos Exércitos, que, pelo abalo de sua mão, concluirão que ele determinou contra o Egito assim como contra Judá.
Pois, se o juízo começa na casa de Deus, onde terminará? Se isso é feito na árvore verde, o que será feito na seca? Veja aqui:
(1.) Como Deus pode facilmente tornar um terror para si mesmos aqueles que foram não apenas seguros, mas um terror para todos ao seu redor. Basta abalar sua mão sobre eles, ou pô-la sobre alguns de seus vizinhos, e os corações mais resolutos tremem imediatamente.
(2.) Como nos convém temer diante de Deus quando ele apenas abala sua mão sobre nós, e humilhar-nos sob sua poderosa mão quando ela apenas nos ameaça, especialmente quando vemos seu conselho determinado contra nós. Pois quem pode mudar seu conselho?
Versículos 18 a 24
Promessas ao Egito. (a.C. 710.)
Das nuvens espessas e ameaçadoras da profecia anterior, o sol do conforto irrompe aqui, e é o sol da justiça.
Deus continua a ter misericórdia reservada para o Egito e a mostrará, não tanto reanimando seu comércio e enchendo novamente seu rio como trazendo entre eles a verdadeira religião, chamando-os ao culto do único Deus vivo e verdadeiro e aceitando-os nele; e essas bênçãos da graça eram muito mais valiosas que todas as bênçãos da natureza com que o Egito foi enriquecido.
Não sabemos de nenhum desfecho em que se possa pensar que esta profecia tenha seu cumprimento pleno aquém da conversão do Egito à fé de Cristo, pela pregação, como se supõe, de Marcos, o Evangelista, e pela fundação de muitas igrejas cristãs ali, que floresceram por muitas eras.
Muitas profecias deste livro apontam para os dias do Messias. E por que não esta? Não é coisa incomum falar das graças e ordenanças do evangelho na linguagem das instituições do Antigo Testamento.
E, nestas profecias, aquelas palavras, naquele dia, talvez não tenham sempre referência ao que vem imediatamente antes, mas tenham uma significação peculiar apontando para aquele dia que fora fixado por tanto tempo e falado tantas vezes, quando a aurora do alto visitaria este mundo escuro.
Ainda assim, não é improvável, o que alguns conjecturam, que esta profecia tenha sido em parte cumprida quando os judeus que fugiram de seu próprio país para abrigar-se no Egito, quando Senaqueribe invadiu sua terra, trouxeram consigo sua religião.
E, sendo despertados para grande seriedade pelas tribulações em que estavam, fizeram ali uma profissão aberta e zelosa dela e foram instrumentos para levar muitos dos egípcios a abraçá-la. Isso foi um penhor e amostra da colheita mais abundante de almas que seria recolhida para Deus pela pregação do evangelho de Cristo.
Josefo de fato nos diz que Onias, filho de Onias, o sumo sacerdote, vivendo como proscrito em Alexandria, no Egito, obteve licença de Ptolomeu Filometor, então rei, e de Cleópatra, sua rainha, para construir em Bubástis, no Egito, um templo ao Deus de Israel, como o de Jerusalém.
E alegou autorização para fazê-lo por esta profecia em Isaías: haveria um altar ao Senhor na terra do Egito. E o serviço de Deus, afirma Josefo, continuou nele por cerca de 333 anos, quando foi fechado por Paulino pouco depois da destruição de Jerusalém pelos romanos. Veja Antiq. 13.62-79 e Jewish War 7.426-436.
Mas aquele templo foi continuamente considerado pelos judeus piedosos uma irregularidade tão grande e uma afronta ao templo de Jerusalém que não podemos supor que esta profecia fosse cumprida nele. Observe como a conversão do Egito é aqui descrita:
I. Falarão a língua de Canaã, a língua santa, a língua da Escritura. Não apenas a entenderão, mas a usarão (v. 18). Introduzirão essa língua entre eles e conversarão livremente com o povo de Deus, e não, como costumavam fazer, por intérprete, Gênesis 42:23.
Repare: a graça que converte, ao mudar o coração, muda a língua, pois da abundância do coração a boca fala. Cinco cidades no Egito falarão esta língua.
Tantos judeus virão residir no Egito e se multiplicarão tanto ali que logo povoarão cinco cidades, uma das quais será a cidade de Heres, ou do sol, Heliópolis, onde o sol era adorado, a mais infame de todas as cidades do Egito pela idolatria.
Até ali haverá uma reforma maravilhosa. Falarão a língua de Canaã. Ou se pode entender assim, como nós traduzimos: Que, para cada cinco cidades que abraçarem a religião, haverá uma, a sexta parte das cidades do Egito, que a rejeitará e será chamada de cidade de destruição, porque recusa os métodos de salvação.
II. Jurarão ao Senhor dos Exércitos, não apenas jurarão por ele, dando-lhe a honra de apelar para ele, como todas as nações faziam com os deuses que adoravam. Mas, por um juramento e voto solenes, se dedicarão à sua honra e se obrigarão ao seu serviço.
Jurarão apegar-se a ele com propósito de coração e o adorarão, não ocasionalmente, mas constantemente. Jurarão fidelidade a ele como seu Rei, a Cristo, a quem todo julgamento foi confiado.
III. Estabelecerão o culto público de Deus em sua terra (v. 19): “Haverá um altar ao Senhor no meio da terra do Egito”, um altar sobre o qual farão sacrifício e oferta (v. 21). Por isso deve ser entendido espiritualmente.
Cristo, o grande altar, que santifica toda dádiva, será reconhecido ali, e os sacrifícios do evangelho, de oração e louvor, serão oferecidos. Pois pela lei de Moisés não devia haver altar para sacrifício senão o de Jerusalém.
Em Cristo Jesus toda distinção de nações é tirada. E um altar espiritual, uma igreja do evangelho no meio da terra do Egito, é tão aceitável a Deus como uma no meio da terra de Israel. E sacrifícios espirituais de fé e amor, e um coração contrito, agradam ao Senhor mais que um boi ou novilho.
IV. Haverá uma feição religiosa na nação e uma profissão aberta dela será feita, discernível a todos que vierem para junto deles.
Não apenas no coração do país, mas até em suas fronteiras, haverá uma coluna, ou colunas, com a inscrição “A Jeová”, para sua honra, como antes tais colunas haviam sido estabelecidas em honra de falsos deuses.
Assim que um estrangeiro entrasse nas fronteiras do Egito, poderia perceber que deus adoravam. Os que servem a Deus não devem envergonhar-se de reconhecê-lo, mas estar prontos a fazer qualquer coisa que possa ser por sinal e por testemunho ao Senhor dos Exércitos.
Até na terra do Egito ele tinha alguns adoradores fiéis, que se gloriavam em sua relação com ele e faziam de seu nome sua torre forte, ou baluarte, em suas fronteiras, com o qual seus limites eram fortificados contra todos os atacantes.
V. Estando em angústia, buscarão a Deus, e ele será encontrado por eles. E isso será sinal e testemunho em favor do Senhor dos Exércitos de que ele é Deus que ouve a oração de toda carne que vem a ele, v. 20. Veja Salmos 65:2.
Quando clamarem a Deus por causa de seus opressores, os senhores cruéis que os governarão (v. 4), ele atenderá à súplica deles (v. 22). Ao passo que dissera a seu povo Israel, que tinha feito de sua própria escolha ter tal rei, que clamariam a ele por causa de seu rei e ele não os ouviria, 1 Samuel 8:18.
VI. Terão participação no grande Redentor. Quando estavam sob a opressão de senhores cruéis, talvez Deus às vezes lhes tenha levantado poderosos libertadores, como fez para Israel nos dias dos juízes. E por eles, embora tivesse ferido a terra, curou-a de novo.
E, ao voltarem a Deus no caminho do dever, ele voltou a eles no caminho da misericórdia e reparou as brechas de seu estado vacilante. Pois os egípcios arrependidos encontrarão com Deus o mesmo favor que encontraram os ninivitas arrependidos.
Mas todas essas libertações realizadas em favor deles, como as em favor de Israel, eram apenas figuras da salvação do evangelho.
Sem dúvida Jesus Cristo é o Salvador e o grande de quem aqui se fala, a respeito de quem Deus enviará as boas-novas aos egípcios e por quem os libertará das mãos de seus inimigos, para que possam servi-lo sem medo, Lucas 1:74, 75.
Jesus Cristo libertou as nações gentias do serviço dos ídolos mudos e ele próprio tanto comprou quanto pregou liberdade aos cativos.
VII. O conhecimento de Deus predominará entre eles, v. 21:
- Terão os meios do conhecimento. Por muitas eras apenas em Judá Deus era conhecido, pois apenas ali eram encontrados os oráculos vivos. Mas agora o Senhor, seu nome e vontade, serão conhecidos no Egito.
Talvez isso possa em parte referir-se à tradução do Antigo Testamento do hebraico para o grego pelos Setenta, feita em Alexandria, no Egito, por ordem de Ptolomeu, rei do Egito. E foi a primeira vez que as Escrituras foram traduzidas para qualquer outra língua.
Com a ajuda disso, tendo a monarquia grega introduzido sua língua naquele país, o Senhor foi conhecido no Egito. E foi um feliz presságio e meio de ele ser mais conhecido.
- Terão graça para aproveitar esses meios. Não apenas é prometido que o Senhor será conhecido no Egito, mas que os egípcios conhecerão o Senhor. Receberão e acolherão a luz concedida a eles e se submeterão ao poder dela.
O Senhor é conhecido em nossa nação, e, ainda assim, temo que haja muitos de nossa nação que não conhecem o Senhor. Mas a promessa da nova aliança é que todos conhecerão o Senhor, desde o menor até mesmo o maior, promessa que é segura para toda a descendência.
O efeito desse conhecimento de Deus é que farão um voto ao Senhor e o cumprirão. Pois não conhecem a Deus corretamente os que ou não estão dispostos a entrar sob obrigações vinculantes ao Senhor ou não cumprem essas obrigações.
VIII. Entrarão na comunhão dos santos. Sendo unidos ao Senhor, serão acrescentados à igreja e incorporados com todos os santos:
- Todas as inimizades serão abatidas. Havia desavenças mortais entre o Egito e a Assíria. Frequentemente guerreavam um contra o outro. Mas agora haverá uma estrada entre o Egito e a Assíria (v. 23), uma feliz correspondência estabelecida entre as duas nações.
Comerciarão um com o outro, e tudo que passar entre eles será amigável. Os egípcios servirão (adorarão o verdadeiro Deus) com os assírios. E por isso os assírios virão ao Egito e os egípcios à Assíria. Repare:
Convém aos que têm comunhão com o mesmo Deus, pelo mesmo Mediador, manter uma correspondência amigável uns com os outros.
A consideração de que nos encontramos no mesmo trono de graça e de que servimos uns com os outros no mesmo trabalho da religião deve pôr fim a toda exaltação dos ânimos e a todas as animosidades e unir nossos corações uns aos outros em santo amor.
- As nações gentias não apenas se unirão umas às outras no redil do evangelho sob Cristo, o grande pastor, mas serão todas unidas aos judeus. Quando o Egito e a Assíria se tornarem parceiros em servir a Deus, Israel será o terceiro com eles (v. 24). Tornar-se-ão um cordão de três dobras, não facilmente quebrado.
A lei cerimonial, que por muito tempo fora a parede de separação entre judeus e gentios, será derrubada. E então se tornarão um redil sob um pastor. Assim unidos, serão bênção no meio da terra, a quem o Senhor dos Exércitos abençoará, v. 24, 25:
(1.) Israel será bênção para todos eles, porque deles, quanto à carne, veio Cristo, e eram os ramos naturais da boa oliveira, aos quais originalmente pertenciam sua raiz e gordura, e os gentios foram apenas enxertados entre eles, Romanos 11:17.
Israel ficava entre o Egito e a Assíria e foi bênção para ambos, trazendo-os a se encontrar naquela palavra do Senhor que saiu de Jerusalém e naquela igreja que primeiro foi estabelecida na terra de Israel.
Qui conveniunt in aliquo tertio inter se conveniunt — Os que se encontram num terceiro encontram-se uns nos outros.
Israel é esse terceiro em quem o Egito e a Assíria concordam, e por isso é bênção. Pois são bênçãos reais e grandes para sua geração aqueles que são instrumentos para unir os que estiveram em desacordo.
(2.) Serão todos bênção para o mundo. Assim é a igreja cristã, composta de judeus e gentios. É a beleza, as riquezas e o apoio do mundo.
(3.) Serão todos abençoados pelo Senhor:
[1.] Serão todos reconhecidos por ele como seus. Embora o Egito antes fosse casa de servidão para o povo de Deus, e a Assíria uma invasora injusta deles, tudo isso será agora perdoado e esquecido, e serão tão bem-vindos a Deus como Israel.
São igualmente seu povo, a quem toma sob sua proteção. São formados por ele, pois são obra de suas mãos, não apenas como povo, mas como seu povo.
São formados para ele, pois são sua herança, preciosos a seus olhos e caros a ele, e deles ele recebe seu tributo de honra deste mundo inferior.
[2.] Serão reconhecidos juntos por ele como conjuntamente seus, seus em conjunto. Todos participarão de uma só e mesma bênção. Repare: os que são unidos no amor e bênção de Deus devem, por esse motivo, ser unidos uns aos outros em caridade.