Matthew Henry

Isaías 13

Argumento

Até aqui as profecias deste livro se referiam apenas a Judá e Israel, e especialmente a Jerusalém. Mas agora o profeta começa a olhar para fora e a ler a condenação de diversos estados e reinos vizinhos. Pois aquele que é Rei dos santos também é Rei das nações e governa os assuntos dos filhos dos homens, assim como os de seus próprios filhos.

Mas as nações às quais estas profecias se referem eram todas nações com as quais o povo de Deus, de uma maneira ou de outra, tinha relações e envolvimento, que haviam mostrado bondade ou falta de bondade a Israel. E conforme isso, Deus trataria com elas, ou em favor ou em cólera.

Pois “a porção do Senhor é seu povo”, e ele tem os olhos voltados para eles em todas as dispensações de sua providência relativas aos que os cercam, Deuteronômio 32:8, 9.

As ameaças que encontramos aqui contra Babilônia, Moabe, Damasco, Egito, Tiro, etc., destinavam-se a dar conforto aos que, em Israel, temiam a Deus, mas eram aterrorizados e oprimidos por esses vizinhos poderosos, e a alarmar os que, entre eles, eram maus.

Se Deus iria acertar contas tão severamente, por seus pecados, com os que não o conheciam nem professavam seu nome, quão severo seria com os que eram chamados por seu nome e, ainda assim, viviam em rebelião contra ele!

E talvez o direcionamento de profecias particulares às nações vizinhas pudesse convidar algumas pessoas dessas nações a ler a Bíblia dos judeus, e assim elas pudessem ser conduzidas à religião deles.

Este capítulo e o seguinte contêm o que Deus tinha a dizer à Babilônia e ao rei da Babilônia, então pouco conhecidos de Israel, mas que, com o passar do tempo, se tornariam um inimigo deles maior que qualquer outro anterior, pelo que Deus finalmente acertaria contas com eles. Neste capítulo temos:

I. Uma concentração geral das forças que seriam empregadas contra Babilônia, vv. 1-5.

II. A obra terrivelmente sangrenta que essas forças fariam em Babilônia, vv. 6-18.

III. A ruína e desolação completas de Babilônia, nas quais isso terminaria, vv. 19-22.

Versículos 1 a 5

A Condenação de Babilônia. (a.C. 739.)

O título geral deste livro era: “A visão de Isaías, o filho de Amoz”, Isaías 1:1. Aqui temos aquilo que Isaías viu, que foi representado à sua mente tão clara e plenamente como se ele o tivesse visto com seus olhos do corpo. Mas a inscrição particular deste sermão é o peso de Babilônia.

  1. É um peso, uma lição que eles deveriam aprender (assim alguns entendem), mas que relutariam em aprender e seria um peso para suas memórias, ou uma carga que pesaria fortemente sobre eles e sob a qual sucumbiriam. Os que não quiserem fazer da palavra de Deus seu descanso (Isaías 28:12; Jeremias 6:16) descobrirão que ela lhes é tornada um peso.

  2. É o peso de Babilônia, ou Babel, que naquele tempo era dependente da monarquia assíria (cuja metrópole era Nínive), mas pouco depois se revoltou contra ela e tornou-se uma monarquia por si mesma, e muito poderosa, sob Nabucodonosor.

Este profeta depois predisse o cativeiro dos judeus em Babilônia, Isaías 39:6. Aqui ele prediz as represálias que Deus faria contra Babilônia pelas injustiças feitas ao seu povo.

Nestes versículos é dada uma convocação às nações poderosas e guerreiras que Deus usaria como instrumentos de sua cólera para a destruição de Babilônia. Depois ele as nomeia (v. 17): os medos, que, em conjunto com os persas, sob o comando de Dario e Ciro, foram a ruína da monarquia babilônica.

I. O lugar condenado à destruição é Babilônia. Aqui é chamada de “portas dos nobres” (v. 2), pela abundância de casas de nobres que nela havia, imponentes e ricamente mobiliadas, que convidariam o inimigo a vir, na esperança de rico despojo.

As portas dos nobres eram fortes e bem guardadas, e, ainda assim, não seriam defesa contra os que viessem com a comissão de executar os juízos de Deus. Diante de seu poder e de sua cólera, palácios não são mais que casebres.

Nem são apenas as portas dos nobres, mas toda a terra, que está condenada à destruição (v. 5). Pois, embora os nobres liderassem a perseguição e opressão do povo de Deus, ainda assim toda a terra concordava com eles nisso.

II. As pessoas reunidas para devastar Babilônia são aqui chamadas de:

  1. Os santificados de Deus (v. 3), designados para este serviço e separados para ele pelo propósito e pela providência de Deus, desvinculados de outros projetos, para que pudessem aplicar-se inteiramente a este. Eram pessoas qualificadas para aquilo a que eram chamadas, pois, para qualquer obra em que Deus emprega homens, em alguma medida ele os prepara.

Isso também dá a entender que, na intenção de Deus, embora não na deles, era uma guerra santa. O desígnio deles era apenas a ampliação de seu próprio império, mas o desígnio de Deus era a soltura de seu povo e um tipo da destruição da Babilônia do Novo Testamento.

Ciro, a pessoa principalmente envolvida, foi justamente chamado de santificado, pois era o ungido de Deus (Isaías 45:1) e uma figura daquele que viria.

É lamentável que nem todos os soldados, especialmente os que travam as batalhas do Senhor, sejam santificados no sentido mais estrito. E é de admirar que ousem ser profanos aqueles que carregam sua vida nas mãos.

  1. São chamados de poderosos de Deus, porque receberam de Deus seu poder e agora deveriam usá-lo em favor dele. De Ciro se diz que, nesta expedição, Deus segurou sua mão direita, Isaías 45:1.

Os santificados de Deus são seus poderosos. Aqueles que Deus chama, ele qualifica; e aqueles que torna santos, torna fortes em espírito.

  1. Diz-se que se alegram em sua alteza, isto é, servem à glória dele e aos propósitos dela com grande prontidão. Embora Ciro não conhecesse a Deus nem efetivamente tivesse o desígnio de honrá-lo no que fazia, ainda assim Deus o usou como seu servo.

Isaías 45:4: Eu lhe dei um sobrenome como meu servo, embora você não me tenha conhecido. E ele se alegrava nos êxitos pelos quais Deus exaltava seu próprio nome.

  1. São muito numerosos: uma multidão, um grande povo, reinos de nações (v. 4). Não tropas rudes e bárbaras, mas organizadas e regulares, tais como as fornecidas por reinos bem ordenados. O grande Deus tem exércitos sob seu comando.

  2. São trazidos de longe: “Vêm de uma terra distante, da extremidade do céu”. O vasto país da Assíria ficava entre Babilônia e a Pérsia. Deus pode fazer daqueles que estão mais remotos de seus inimigos, e por isso são menos temidos, um açoite e ruína para eles.

III. A convocação que lhes é feita é eficaz, sua obediência é pronta, e eles apresentam uma aparência muito temível: Uma bandeira é erguida sobre o alto monte, v. 2. O estandarte de Deus é levantado, uma bandeira de desafio é hasteada contra Babilônia.

É erguido no alto, onde todos possam vê-lo. Quem quiser pode vir e alistar-se sob ele, e será imediatamente admitido ao soldo de Deus.

Os que recrutam voluntários devem elevar a voz ao fazer a proclamação, para animar os soldados a se apresentarem. Devem acenar com a mão, para chamar os que estão à distância e avivar os que se alistaram.

E não farão isso em vão. Deus deu ordem e chamou aqueles que, conforme seu desígnio, usaria (v. 3), e o poder acompanha seus chamados e ordens, aos quais não se pode resistir. Aquele que torna os homens capazes de servi-lo pode, quando lhe agrada, torná-los dispostos também.

É o Senhor dos exércitos que passa em revista o exército da batalha, v. 4. Ele os levanta, reúne-os, põe-nos em ordem, inspeciona-os, tem deles um registro exato em sua lista de revista, vê que todos estejam em seus respectivos postos e lhes dá suas ordens necessárias.

Repare: todos os exércitos de guerra estão sob o comando do Senhor dos exércitos. E o que os torna na verdade temíveis é que, quando vêm contra Babilônia, o Senhor vem e os traz consigo como armas de sua indignação, v. 5.

Repare: grandes príncipes e exércitos são apenas ferramentas na mão de Deus, armas que ele tem por bem usar ao fazer sua obra, e é sua cólera que os arma e lhes dá êxito.

Versículos 6 a 18

A Condenação de Babilônia. (a.C. 739.)

Temos aqui uma descrição muito elegante e viva da terrível confusão e desolação que seriam feitas em Babilônia pela incursão que os medos e persas fariam contra ela. Aos que agora estavam seguros e tranquilos foi ordenado que uivassem e fizessem triste lamentação. Pois:

I. Deus estava prestes a aparecer em cólera contra eles, e é coisa temerosa cair em suas mãos: “O dia do Senhor está próximo” (v. 6), um pequeno dia de julgamento, quando Deus agirá como justo vingador da causa injuriada dele próprio e de seu povo.

E há aqueles que terão motivo para tremer quando esse dia estiver próximo. “O dia do Senhor vem”, v. 9. Os homens têm seu dia agora e pensam em levar a melhor. Mas Deus ri deles, pois vê que seu dia está chegando, Salmos 37:13.

O furor não está em Deus, e, ainda assim, diz-se que seu dia de acertar contas com os babilônios é “cruel, com cólera e ira feroz”. Deus tratará com eles com severidade pelas severidades que exerceram sobre o povo de Deus.

Com os perversos, com os cruéis, ele se mostrará perverso, se mostrará cruel e dará aos sanguinários sangue para beber.

II. Seus corações lhes faltarão, e não lhes restará coragem nem conforto. Não serão capazes nem de resistir ao julgamento que vem nem de se manter sob ele, nem de se opor ao inimigo nem de se sustentar, v. 7, 8.

Os que, no dia de sua paz, eram orgulhosos, altivos e terríveis (v. 11), quando vier a tribulação, ficarão completamente desalentados e sem saber o que fazer: “Todas as mãos desfalecerão”, incapazes de segurar uma arma, e “o coração de todo homem se derreterá”, de modo que estarão prontos a morrer de medo.

As dores de seu medo serão como as de uma mulher em trabalho de parto penoso, e ficarão espantados uns com os outros. Ao se amedrontarem, amedrontarão uns aos outros. Admirar-se-ão de ver tremer aqueles que costumavam ser ousados e audaciosos. Ou ficarão espantados ao olhar uns para os outros, como homens desorientados, Gênesis 42:1.

“Seus rostos serão como chamas”: pálidos como chamas, pelo medo (assim alguns entendem), ou vermelhos como às vezes são as chamas, corando por sua própria covardia.

Ou seus rostos serão como rostos chamuscados pela chama, ou como os daqueles que trabalham no fogo, seu semblante mais negro que carvão, ou “como um odre na fumaça”, Salmos 119:83.

III. Todo conforto e esperança lhes faltarão (v. 10): “As estrelas do céu não darão sua luz”, mas estarão encobertas e nubladas. “O sol será escurecido em sua saída”, nascendo brilhante, mas desaparecendo de novo, sinal certo de mau tempo.

Serão como homens em angústia no mar, quando nem sol nem estrelas aparecem, Atos 27:20. Será para eles um tempo tão terrível como seria para a terra se todos os luminares celestes fossem transformados em trevas, uma semelhança do dia de julgamento, quando o sol será transformado em trevas.

Os céus assim fechando o rosto são indicação do desagrado do Deus do céu. Quando as coisas parecem escuras na terra, ainda assim tudo vai bastante bem se no alto tudo estiver claro. Mas, se não temos conforto de lá, com que seremos confortados?

IV. Deus os visitará por sua iniquidade. Tudo isso se destina ao castigo do pecado, e particularmente do pecado do orgulho, v. 11. Isso põe absinto e fel na aflição e miséria:

  1. Que o pecado deve agora ter seu castigo. Embora Babilônia seja um pequeno mundo, ainda assim, sendo um mundo mau, não ficará impune. O pecado traz desolação sobre o mundo dos ímpios. E, quando os reinos da terra têm desavenças uns com os outros, isso é fruto da contenda de Deus com todos eles.

  2. Que o orgulho deve agora ter sua queda: a altivez dos terríveis deve agora ser abatida, particularmente a de Nabucodonosor e de seu filho Belsazar, que, em seu orgulho, haviam pisado sobre o povo de Deus e se tornado muito terríveis para eles. O orgulho de um homem o abaterá.

V. Haverá uma matança tão grande que produzirá escassez de homens (v. 12): “Farei um homem mais precioso que ouro fino”.

Você não poderia conseguir um homem para empregar em qualquer dos assuntos do estado, nem um homem para alistar no exército, nem um homem com quem casar uma filha, para edificar uma família, ainda que você desse qualquer quantia por um.

As tropas das nações vizinhas não seriam contratadas para o serviço do rei da Babilônia, porque viam tudo ir contra ele. Países populosos são logo despovoados pela guerra.

E Deus pode logo fazer com que um reino que foi cortejado e admirado seja temido e evitado por todos, como uma casa que está caindo ou um navio que está afundando.

VI. Haverá confusão e consternação universais, tal confusão de seus assuntos que será como o abalo dos céus com trovões terríveis e o deslocamento da terra por terremotos não menos terríveis. Tudo irá à devastação e ruína no dia da cólera do Senhor dos exércitos, v. 13.

E tal consternação tomará seus espíritos que Babilônia, que costumava ser como um leão rugidor e um urso enraivecido para todos ao seu redor, se tornará como uma corça perseguida e como uma ovelha que ninguém recolhe, v. 14.

O exército que levarão ao campo, composto de tropas de diversas nações (como geralmente são os grandes exércitos), estará tão desalentado por suas próprias apreensões e tão disperso pela espada de seus inimigos que cada homem voltará para seu próprio povo.

Cada homem se arranjará para garantir sua própria segurança. Os homens de poder não acharão suas mãos (Salmos 76:5), mas fugirão a toda velocidade.

VII. Haverá uma cena geral de sangue e horror, como é usual onde a espada devora. Não é de admirar que cada um vá o mais depressa que pode, já que o conquistador não poupa ninguém, mas passa todos à espada, e não apenas os que são encontrados em armas, como é usual entre nós mesmo nas matanças mais cruéis (v. 15).

Todo aquele que for encontrado vivo será traspassado, assim que se perceba que é babilônio. Ou melhor: porque a espada devora um assim como outro, “todo aquele que a eles estiver unido cairá pela espada”. Os de outras nações que vierem em seu auxílio serão eliminados com eles.

É perigoso estar em má companhia e ajudar aqueles que Deus está prestes a destruir. Particularmente os que se juntam à Babilônia devem esperar participar de suas pragas, Apocalipse 18:4.

E, já que as leis mais sagradas da natureza e da própria humanidade são silenciadas pelo furor da guerra (embora não possam ser anuladas), os conquistadores, da maneira mais bárbara e grosseira, despedaçarão os filhos e violentarão as esposas.

Jusque datum sceleri — a maldade terá livre curso, v. 16. Assim haviam tratado o povo de Deus (Lamentações 5:11), e agora serão pagos com sua própria moeda, Apocalipse 13:10.

Foi particularmente predito (Salmos 137:9) que os pequeninos de Babilônia seriam despedaçados contra as pedras. Por mais cruéis e injustos que fossem aqueles que o fizeram, Deus foi justo ao permitir que isso fosse feito, e que fosse feito diante dos olhos deles, para seu maior terror e aborrecimento.

Também era justo que as casas que haviam enchido com o despojo de Israel fossem despojadas e saqueadas. O que é obtido por rapina muitas vezes se perde da mesma maneira.

VIII. O inimigo que Deus enviará contra eles será inexorável, provavelmente estando, por alguma provocação ou outra, mais exasperado que de costume contra eles. Ou, de qualquer maneira que isso possa acontecer, o próprio Deus incitará os medos para usar essa severidade com os babilônios.

Ele não apenas servirá a seus próprios propósitos por meio das disposições e desígnios deles, mas porá em seus corações que façam esta investida contra Babilônia e permitirá que a levem adiante com todo esse furor.

Deus não é o autor do pecado, mas não o toleraria se não soubesse como extrair dele glória para si. Esses medos, em conjunto com os persas, farão a obra completamente. Pois:

  1. Não aceitarão subornos, v. 17. Tudo o que os homens têm dariam por suas vidas, mas os medos não farão caso de prata. Têm sede de sangue, não de ouro. As riquezas de nenhum homem serão, para eles, o resgate de sua vida.

  2. Não mostrarão piedade (v. 18), nem aos jovens que estão no auge de seu tempo: os perfurarão com tiros de seus arcos e depois os despedaçarão.

Nem à idade da inocência: não terão piedade do fruto do ventre, nem pouparão as crianças pequenas, cujos gritos e sustos se pensaria que deveriam fazer até olhos de mármore chorar e corações de adamante ceder. Pare um pouco aqui e admire-se:

(1.) Que os homens sejam assim cruéis e desumanos, e tão inteiramente despidos de toda compaixão. E nisso veja como a natureza do homem se tornou corrupta e degenerada.

(2.) Que o Deus de infinita misericórdia o permita; ou melhor: e que faça disso a execução de sua justiça, o que mostra que, embora seja gracioso, ainda assim ele é o Deus a quem pertence a vingança.

(3.) Que pequenos bebês, que nunca foram culpados de nenhum pecado cometido, sejam assim maltratados, o que mostra que há uma culpa original pela qual se perde o direito à vida assim que ela é recebida.

Versículos 19 a 21

A Condenação de Babilônia. (a.C. 739.)

A grande devastação e destruição que se predisse que seriam feitas pelos medos e persas em Babilônia terminam aqui em sua destruição final:

  1. Admite-se que Babilônia era uma cidade nobre. Era a glória dos reinos e a beleza da excelência dos caldeus. Era aquela cabeça de ouro (Daniel 2:37, 38). Era chamada de “a senhora dos reinos” (Isaías 47:5), “o louvor de toda a terra” (Jeremias 51:41), como uma corça agradável (assim a palavra significa).

Mas será como uma corça perseguida, v. 14. Os caldeus se gloriavam na beleza e riqueza desta sua metrópole.

  1. Prediz-se que seria completamente destruída, como Sodoma e Gomorra. Não tão milagrosamente, nem tão repentinamente, mas de maneira igualmente eficaz, embora gradual. E a destruição viria sobre eles como a que veio sobre Sodoma, quando estavam seguros, comendo e bebendo, Lucas 17:28, 29.

Babilônia foi tomada quando Belsazar estava em suas festas. E, embora Ciro e Dario não a demolissem, ainda assim aos poucos ela se desgastou e, com o passar do tempo, foi inteiramente à ruína.

Aqui se prediz (v. 20) que “nunca será habitada”. No tempo de Adriano, nada restava senão a muralha.

E, ao passo que se profetiza a respeito de Nínive, aquela grande cidade, que, quando fosse abandonada e deixada desolada, ainda assim rebanhos se deitariam em seu meio, aqui se diz a respeito de Babilônia que os árabes, que eram pastores, não fariam ali seus apriscos.

O país ao redor seria tão estéril que não haveria pastagem ali, não, nem mesmo para ovelhas. Ou melhor: ela será receptáculo de animais selvagens, que buscam a solidão.

As casas de Babilônia, onde os filhos e filhas do prazer costumavam reunir-se, estarão cheias de criaturas lúgubres, corujas e sátiros, que são elas mesmas afugentadas para lá, como para um lugar apropriado para elas, e pelas quais todos os outros são afugentados de lá.

Os historiadores dizem que isso se cumpriu literalmente. Benjamin Bar-Jona, em seu Itinerary, falando de Babel, tem estas palavras: “Esta é aquela Babel que antigamente tinha trinta milhas de largura; agora está devastada.”

“Ainda se podem ver as ruínas de um palácio de Nabucodonosor, mas os filhos dos homens não ousam entrar, por medo das serpentes e escorpiões que ocupam o lugar.”

Que ninguém se orgulhe de seus palácios pomposos, pois não sabe se eles poderão tornar-se piores que casebres. Nem pense alguém que suas casas durarão para sempre (Salmos 49:11), quando talvez não reste nada senão suas ruínas e descréditos.

  1. Dá-se a entender que esta destruição viria em breve (v. 22): “Seu tempo está próximo de vir”. Esta profecia da destruição de Babilônia destinava-se ao apoio e conforto do povo de Deus quando eram cativos ali e penosamente oprimidos.

E o cumprimento da profecia ocorreu quase 200 anos depois do tempo em que foi exposta. Ainda assim, seguiu-se logo ao tempo para o qual foi calculada.

Quando o povo de Israel gemia sob o pesado jugo da tirania babilônica, sentando-se em lágrimas junto aos rios de Babilônia e sendo repreendido com os cânticos de Sião, quando seus insolentes opressores estavam mais altivos e arrogantes (v. 11), então que saibam, para seu conforto, que o tempo de Babilônia, seu dia de cair, está próximo de vir.

E os dias de sua prosperidade não serão prolongados, como têm sido. Quando Deus começar com ela, porá um fim. Assim se diz da destruição da Babilônia do Novo Testamento, da qual a anterior era um tipo: em uma hora veio seu juízo.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra