Hebreus 9
Argumento
Depois de declarar antiquada e em desaparecimento a dispensação do Antigo Testamento, o apóstolo prossegue para mostrar aos hebreus a correspondência entre o Antigo e o Novo Testamento.
Tudo o que era excelente no Antigo era típico e representativo do Novo, que, por isso, deve superar o Antigo tanto quanto a substância supera a sombra. O Antigo Testamento nunca foi destinado a ser o ponto de repouso, mas a preparar para as instituições do evangelho. Aqui ele trata:
I. Do tabernáculo, o lugar de culto, vv. 1-5. II. Do culto e dos serviços realizados no tabernáculo, v. 6, 7. III. Expõe o sentido espiritual e o desígnio principal de tudo, v. 8 até o fim.
Versículos 1 a 7
Os Equipamentos do Tabernáculo. (62 d.C.)
Aqui, I. O apóstolo dá um relato do tabernáculo, aquele lugar de culto que Deus designou para ser armado na terra. É chamado santuário mundano, inteiramente deste mundo quanto aos materiais de que foi construído, e um edifício que deve ser desmontado.
É chamado santuário mundano porque era a corte e o palácio do Rei de Israel. Deus era seu Rei e, como outros reis, tinha sua corte ou residência, com servidores, equipamentos e provisões apropriados.
Esse tabernáculo, cujo modelo temos em Êxodo 25-27, era um templo móvel, que representava em sombra o estado instável da igreja militante e a natureza humana do Senhor Jesus Cristo, em quem habitou corporalmente a plenitude da Divindade.
Desse tabernáculo se diz que era dividido em duas partes, chamadas primeiro e segundo tabernáculo, uma parte interior e outra exterior, representando os dois estados da igreja, militante e triunfante, e as duas naturezas de Cristo, humana e divina. Também nos é dito o que foi colocado em cada parte do tabernáculo:
- Na parte exterior: e havia diversas coisas, das quais temos aqui uma espécie de inventário:
(1.) O candelabro, sem dúvida não vazio nem apagado, mas onde as lâmpadas estavam sempre acesas. E havia necessidade dele, pois não havia janelas no santuário; isso devia convencer os judeus da escuridão e da natureza misteriosa daquela dispensação.
Sua luz era apenas luz de vela, em comparação com a plenitude de luz que Cristo, o Sol da justiça, traria consigo e comunicaria a seu povo; pois toda a nossa luz deriva dele, a fonte de luz.
(2.) A mesa e os pães da proposição postos sobre ela. Essa mesa ficava diretamente em frente ao candelabro, o que mostra que, pela luz de Cristo, devemos ter comunhão com ele e uns com os outros.
Não devemos ir no escuro à sua mesa, mas, pela luz de Cristo, devemos discernir o corpo do Senhor. Sobre essa mesa eram postos doze pães para as doze tribos de Israel, um pão por tribo, que permaneciam de sábado a sábado e nesse dia eram renovados.
Esses pães da proposição podem ser considerados ou como a provisão do palácio, embora o Rei de Israel não precisasse dela, ainda assim, à semelhança dos palácios de reis terrenos, essa provisão devia ser armazenada semanalmente.
Ou como a provisão feita em Cristo para a alma de seu povo, apropriada às carências e ao alívio de sua alma. Ele é o pão da vida; na casa de nosso Pai há pão suficiente e de sobra; podemos ter suprimentos novos de Cristo, especialmente em cada dia do Senhor.
Essa parte exterior é chamada santuário ou lugar santo, porque foi erguida para o culto de um Deus santo, para representar um Jesus santo e para acolher um povo santo, para seu avanço ulterior em santidade.
- Temos um relato do que havia na parte interior do santuário, dentro do segundo véu, chamada lugar santíssimo. Esse segundo véu, que separava o lugar santo do santíssimo, era tipo do corpo de Cristo.
Por seu rompimento, abriu-se para nós não só uma visão, mas um caminho para o lugar santíssimo, tipo do próprio céu. Nessa parte havia:
(1.) O incensário de ouro, que devia conter o incenso, ou o altar de ouro erguido para nele queimar o incenso. Tanto um quanto o outro eram típicos de Cristo, de sua intercessão agradável e eficaz que faz no céu, fundamentada nos méritos e na satisfação de seu sacrifício. Dela devemos depender para a aceitação e a bênção de Deus.
(2.) A arca da aliança revestida em toda a volta de ouro puro, v. 4. Isso tipificava Cristo, sua perfeita obediência à lei e seu cumprimento de toda a justiça em nosso favor. Aqui nos é dito tanto o que havia nessa arca quanto o que estava sobre ela:
[1.] O que havia nela:
Primeiro, o vaso de ouro que continha maná. Quando os israelitas o guardavam em suas próprias casas, contra a ordem de Deus, imediatamente apodrecia. Mas agora, depositado aqui nesta casa por designação de Deus, era preservado de apodrecer, sempre puro e doce.
Isso nos ensina que somente em Cristo nossas pessoas, nossas graças e nossas realizações são mantidas puras. Era também tipo do pão da vida que temos em Cristo, a verdadeira ambrosia que dá imortalidade.
Era também memorial de Deus alimentar miraculosamente seu povo no deserto, para que nunca esquecessem favor tão notável nem desconfiassem de Deus quanto ao tempo vindouro.
Segundo, a vara de Arão que brotou e, assim, mostrou que Deus o escolhera da tribo de Levi para ministrar diante dele, dentre todas as tribos de Israel. Assim se pôs fim à murmuração do povo e à sua tentativa de invadir o ofício do sacerdote, Números 17.
Era aquela vara de Deus com a qual Moisés e Arão operaram tantas maravilhas. Era tipo de Cristo, chamado o homem, o Renovo (Zacarias 6:12), por quem Deus operou maravilhas para o livramento espiritual, a defesa e o suprimento de seu povo e para a destruição de seus inimigos.
Era tipo da justiça divina, pela qual Cristo, a Rocha, foi ferido, e dele fluem para nossa alma as águas frescas e refrigerantes da vida.
Terceiro, as tábuas da aliança, nas quais estava escrita a lei moral, significando a consideração de Deus pela preservação de sua santa lei e o zelo que todos devemos ter para guardar a lei de Deus.
Isso só podemos fazer em Cristo e por meio dele, pela força que vem dele; nem nossa obediência pode ser aceita senão por meio dele.
[2.] O que estava sobre a arca (v. 5): “Sobre ela, os querubins da glória cobrindo com sua sombra o assento da misericórdia”:
Primeiro, o assento da misericórdia, que era a cobertura da arca. Era chamado propiciatório e era de ouro puro, tão longo e tão largo quanto a arca em que estavam as tábuas da lei.
Era um tipo notável de Cristo e de sua justiça perfeita, sempre adequada às dimensões da lei de Deus e cobrindo todas as nossas transgressões, interpondo-se entre a Shechinah, ou símbolo da presença de Deus, e nossas falhas pecaminosas, e cobrindo-as.
Segundo, os querubins da glória cobrindo com sua sombra o assento da misericórdia, representando os santos anjos de Deus, que têm prazer em examinar a grande obra de nossa redenção por Cristo e estão prontos a prestar todo bom serviço, sob o Redentor, aos herdeiros da salvação.
Os anjos acompanharam Cristo em seu nascimento, em sua tentação, sob suas agonias, em sua ressurreição e em sua ascensão, e acompanharão sua segunda vinda. Deus manifestado na carne foi visto, observado e visitado pelos anjos.
II. Da descrição do lugar de culto na dispensação do Antigo Testamento, o apóstolo passa a falar dos deveres e serviços realizados nesses lugares, v. 6. Quando as diversas partes e equipamentos do tabernáculo estavam assim estabelecidos, o que então devia ser feito ali?
- Os sacerdotes comuns entravam sempre no primeiro tabernáculo para realizar o serviço de Deus. Observe:
(1.) Só os sacerdotes deviam entrar na primeira parte do tabernáculo. Isso devia ensinar a todos nós que pessoas não qualificadas, não chamadas por Deus, não devem invadir o ofício e a obra do ministério.
(2.) Os sacerdotes comuns deviam entrar apenas na primeira parte do tabernáculo; teria sido presunção fatal entrarem no lugar santíssimo. Isso nos ensina que até os próprios ministros devem conhecer suas posições apropriadas e permanecer nelas.
Não devem presumir usurpar a prerrogativa de Cristo, oferecendo incenso próprio, acrescentando suas próprias invenções às ordenanças de Cristo ou dominando a consciência das pessoas.
(3.) Esses sacerdotes comuns deviam entrar sempre no primeiro tabernáculo, isto é, deviam dedicar a si mesmos e todo seu tempo à obra de seu ofício, sem em tempo algum se afastar dela.
Deviam estar habitualmente prontos para exercer seu ofício e, em todos os tempos estabelecidos e designados, efetivamente se aplicar à sua obra.
(4.) Os sacerdotes comuns devem entrar no primeiro tabernáculo para ali realizar o serviço de Deus. Não devem fazer a obra de Deus parcialmente ou pela metade, mas permanecer completos em toda a sua vontade e conselho; não só começar bem, mas prosseguir bem e perseverar até o fim, cumprindo o ministério que receberam.
- No segundo, a parte interior, entrava somente o sumo sacerdote, v. 7. Essa parte era um emblema do céu e da ascensão de Cristo para lá. Observe aqui:
(1.) Só o sumo sacerdote deve entrar no lugar santíssimo. Assim, só Cristo podia entrar no céu em seu próprio nome, por seu próprio direito e por seus próprios méritos.
(2.) Ao entrar no lugar santíssimo, o sumo sacerdote deve primeiro passar pelo santuário exterior e pelo véu, significando que Cristo foi ao céu por uma vida santa e uma morte violenta; o véu de sua carne foi rasgado.
(3.) O sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo apenas uma vez por ano, e nisso o antítipo supera o tipo, como em tudo o mais, pois entrou uma vez por todas, durante toda a dispensação do evangelho.
(4.) O sumo sacerdote não deve entrar sem sangue, significando que Cristo, tendo se comprometido a ser nosso sumo sacerdote, não poderia ter sido admitido no céu sem derramar seu sangue em nosso favor.
Nenhum de nós pode entrar nem na presença graciosa de Deus aqui, nem em sua presença gloriosa depois, senão pelo sangue de Jesus.
(5.) O sumo sacerdote sob a lei, ao entrar no lugar santíssimo, oferecia aquele sangue primeiro por si mesmo e por seus próprios erros, depois pelos erros do povo, v. 7.
Isso nos ensina que Cristo é pessoa e sumo sacerdote mais excelente que qualquer um sob a lei, pois não tem erros próprios pelos quais oferecer. E nos ensina que os ministros, ao interceder por outros em nome de Cristo, devem primeiro aplicar a si mesmos o sangue de Cristo para seu perdão.
(6.) Quando o sumo sacerdote da lei havia oferecido por si mesmo, não devia parar ali, mas também oferecer pelos erros do povo. Nosso sumo sacerdote, embora não precise oferecer por si mesmo, ainda assim não se esquece de oferecer por seu povo.
Apela ao mérito de seus sofrimentos para o benefício de seu povo na terra. Observe:
[1.] Os pecados são erros, e grandes erros, tanto no julgamento quanto na prática. Erramos muito quando pecamos contra Deus; e quem pode entender todos os seus erros?
[2.] São erros que deixam culpa sobre a consciência, que só pode ser lavada pelo sangue de Cristo. Os erros pecaminosos de sacerdotes e povo devem todos ser eliminados pelo mesmo meio, a aplicação do sangue de Cristo; devemos apelar a esse sangue na terra, enquanto ele apela a ele no céu em nosso favor.
Versículos 8 a 14
O Sacerdócio de Cristo. (62 d.C.)
Nesses versículos, o apóstolo se propõe a nos expor a mente e o significado do Espírito Santo em todas as ordenanças do tabernáculo e da economia da lei, abrangendo tanto o lugar quanto o culto.
As Escrituras do Antigo Testamento foram dadas por inspiração de Deus; os santos homens de tempos antigos falaram e escreveram conforme o Espírito Santo os dirigiu.
Esses registros do Antigo Testamento são de grande utilidade e significado, não só para os que primeiro os receberam, mas até para os cristãos, que não devem se contentar em ler as instituições da lei levítica, mas aprender o que o Espírito Santo lhes significa e sugere por elas.
Aqui são mencionadas diversas coisas como aquilo que o Espírito Santo significou e certificou a seu povo por esse meio:
I. Que o caminho para o lugar santíssimo ainda não havia sido manifestado enquanto o primeiro tabernáculo permanecia, v. 8. Era uma lição que o Espírito Santo queria nos ensinar por esses tipos: o caminho para o céu não era tão claro e simples nem tão frequentado sob o Antigo Testamento quanto sob o Novo.
É honra de Cristo e do evangelho, e felicidade dos que vivem sob ele, que agora a vida e a imortalidade são trazidas à luz. Não havia então o livre acesso a Deus que há agora. Deus abriu agora uma porta mais ampla, e há lugar para mais, sim, e ainda para tantos quantos estão na verdade dispostos a voltar a ele por Cristo.
II. Que o primeiro tabernáculo era apenas figura para o tempo então presente, v. 9. Era uma dispensação obscura e de curta duração, destinada apenas por algum tempo a tipificar as grandes coisas de Cristo e do evangelho.
Estas deviam brilhar no devido tempo em seu próprio esplendor e, assim, fazer todas as sombras fugir e desaparecer, como as estrelas diante do sol nascente.
III. Que nenhum dos dons e sacrifícios ali oferecidos podia aperfeiçoar os ofertantes quanto à consciência (v. 9), isto é, não podiam tirar a culpa merecedora de castigo, a mácula ou o domínio do pecado.
Não podiam livrar a consciência do pavor da cólera de Deus; não podiam nem quitar as dívidas nem resolver as dúvidas de quem prestava o serviço.
Alguém poderia passar por todos eles em suas diversas ordens e frequentes repetições, e continuar a fazê-lo por todos os seus dias, e ainda assim não encontrar sua consciência nem pacificada nem purificada por eles.
Poderia por eles ser salvo de castigos corporais e temporais ameaçados aos que não os observavam, mas não podia por eles ser salvo do pecado ou do inferno, como são todos os que creem em Cristo.
IV. Por esse meio o Espírito Santo significa que as instituições do Antigo Testamento eram impostas a eles por ordenanças externas carnais até o tempo da reforma, v. 10. Sua imperfeição estava em três coisas:
Sua natureza. Eram apenas comidas e bebidas externas e carnais, e diversas lavagens. Todas eram exercícios corporais que pouco aproveitam; podiam apenas satisfazer a carne ou, no máximo, santificar para a purificação da carne.
Não lhes era indiferentemente permitido usá-las ou deixar de usá-las, mas lhes eram impostas mediante graves castigos corporais. Isso foi ordenado de propósito para fazê-los olhar mais para a Descendência prometida e ansiá-la mais.
Nunca foram destinadas à perpetuidade, mas só a continuar até o tempo da reforma, até que as coisas melhores preparadas para eles lhes fossem efetivamente concedidas. Os tempos do evangelho são e devem ser tempos de reforma.
De luz mais clara quanto a tudo o que é necessário conhecer; de amor maior, levando-nos a não ter má vontade para ninguém, mas boa vontade para todos e satisfação em todos os que são semelhantes a Deus.
De maior liberdade e desembaraço tanto de espírito quanto de fala, e de viver mais santo segundo a regra do evangelho. Temos vantagens muito maiores sob o evangelho que eles tinham sob a lei; ou devemos ser melhores ou seremos piores.
Uma conduta digna do evangelho é uma excelente maneira de viver; nada baixo, insensato, vão ou servil convém ao evangelho.
V. Por esse meio o Espírito Santo nos significa que nunca fazemos uso correto dos tipos, senão quando os aplicamos ao antítipo. Sempre que fazemos isso, será muito evidente que o antítipo, como com razão deve acontecer, supera grandemente o tipo, o rumo e desígnio principais de tudo o que é dito.
Assim como escreve aos que criam que Cristo havia vindo e que Jesus era o Cristo, assim infere muito justamente que ele está infinitamente acima de todos os sumos sacerdotes da lei (v. 11, 12), e ilustra isso muito plenamente. Pois:
- Cristo é sumo sacerdote das boas coisas vindouras, pelas quais se pode entender:
(1.) Todas as boas coisas que deviam vir durante o Antigo Testamento e agora vieram sob o Novo. Todas as bênçãos espirituais e eternas que os santos do Antigo Testamento tinham em seus dias e sob sua dispensação eram devidas ao Messias vindouro, em quem criam.
O Antigo Testamento apresentava em sombras o que viria; o Novo Testamento é o cumprimento do Antigo.
(2.) Todas as boas coisas que ainda virão e serão desfrutadas no estado do evangelho, quando as promessas e profecias feitas à igreja do evangelho nos últimos dias forem cumpridas. Todas dependem de Cristo e de seu sacerdócio e serão realizadas.
(3.) De todas as boas coisas vindouras no estado celestial, que aperfeiçoarão ambos os Testamentos. Assim como o estado de glória aperfeiçoará o de graça, esse estado será, num sentido muito superior, a perfeição do Novo Testamento, em comparação com o Novo Testamento como perfeição do Antigo.
Observe: todas as coisas passadas, presentes e vindouras eram e são fundamentadas no ofício sacerdotal de Cristo e fluem dele.
- Cristo é sumo sacerdote por um tabernáculo maior e mais perfeito (v. 11), tabernáculo não feito por mãos, isto é, não desta construção, mas seu próprio corpo, ou antes, natureza humana, concebida pelo Espírito Santo que cobriu com sua sombra a bendita virgem.
Era uma estrutura nova, uma nova ordem de construção, infinitamente superior a todas as estruturas terrenas, sem excetuar o tabernáculo do próprio templo.
Cristo, nosso sumo sacerdote, entrou no céu, não como o sumo sacerdote deles entrava no lugar santíssimo, com sangue de touros e de bodes, mas por seu próprio sangue, tipificado pelo deles e infinitamente mais precioso. E isso:
Não por um ano apenas, o que mostrava a imperfeição daquele sacerdócio, que só tipicamente obtinha um ano de prorrogação ou perdão. Mas nosso sumo sacerdote entrou no céu uma vez por todas e obteve não uma suspensão anual, mas redenção eterna, e assim não precisa fazer entrada anual.
Em cada tipo havia algo que mostrava que era tipo e se assemelhava ao antítipo, e algo que mostrava que era apenas tipo e ficava aquém do antítipo; por isso, de modo algum devia ser colocado em disputa com o antítipo.
- O Espírito Santo significou e mostrou ainda qual era a eficácia do sangue dos sacrifícios do Antigo Testamento; daí se infere a eficácia muito maior do sangue de Cristo:
(1.) A eficácia do sangue dos sacrifícios da lei se estendia à purificação da carne (v. 13): livrava o homem exterior da impureza cerimonial e do castigo temporal, e lhe dava direito e o habilitava a alguns privilégios externos.
(2.) Disso infere muito justamente a eficácia muito maior do sangue de Cristo (v. 14): “Quanto mais o sangue de Cristo há de”, etc. Observe aqui:
[1.] O que dava tamanha eficácia ao sangue de Cristo:
Primeiro, era ele oferecer a si mesmo a Deus, a natureza humana sobre o altar de sua natureza divina, sendo ele sacerdote, altar e sacrifício, sua natureza divina servindo para os dois primeiros e sua natureza humana para o último. Ora, tal sacerdote, altar e sacrifício só podiam ser propiciatórios.
Segundo, era Cristo oferecer a si mesmo a Deus pelo Espírito eterno, não só a natureza divina sustentando a humana, mas o Espírito Santo, que tinha sem medida, ajudando-o em tudo e nesse grande ato de obediência de oferecer a si mesmo.
Terceiro, era Cristo oferecer a si mesmo a Deus sem mancha, sem mácula pecaminosa, nem em sua natureza nem em sua vida. Isso estava em conformidade com a lei dos sacrifícios, que exigia que fossem sem defeito. Observe ainda:
[2.] Qual é a eficácia do sangue de Cristo: é muito grande. Pois:
Primeiro, é suficiente para purgar a consciência das obras mortas; alcança a própria alma e consciência, a alma maculada, maculada pelo pecado, que é obra morta, procede da morte espiritual e tende à morte eterna.
Assim como tocar um corpo morto dava impureza segundo a lei, assim envolver-se com o pecado dá mácula moral e real, fixando-a na própria alma; mas o sangue de Cristo tem eficácia para purgá-la.
Segundo, é suficiente para nos capacitar a servir ao Deus vivo, não só purgando aquela culpa que separa Deus e os pecadores, mas santificando e renovando a alma pelas influências graciosas do Espírito Santo, adquiridas por Cristo para esse propósito, para que pudéssemos servir ao Deus vivo de maneira viva.
Versículos 15 a 22
O Sacerdócio de Cristo. (62 d.C.)
Nesses versículos, o apóstolo considera o evangelho sob a noção de uma vontade ou testamento, a nova ou última vontade e testamento de Cristo, e mostra a necessidade e eficácia do sangue de Cristo para tornar esse testamento válido e eficaz.
I. O evangelho é considerado aqui como testamento, a nova e última vontade e testamento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Observe-se que as transações solenes entre Deus e o homem às vezes são chamadas aliança, aqui testamento.
Uma aliança é um acordo entre duas ou mais partes acerca de coisas que estão em seu próprio poder, ou podem estar, com ou sem mediador. Esse acordo passa a vigorar no tempo e da maneira nele declarados.
Um testamento é ato e instrumento voluntário de uma só pessoa, devidamente executado e testemunhado, concedendo legados a legatários descritos e caracterizados pelo testador, e que só pode vigorar após sua morte.
Observe agora: Cristo é Mediador de um Novo Testamento (v. 15), e o é para diversos fins e propósitos aqui mencionados:
Para redimir pessoas de suas transgressões contra a lei ou primeiro testamento, que faz de toda transgressão perda da liberdade e faz das pessoas devedoras e escravas ou prisioneiras que precisam ser redimidas.
Para habilitar todos os eficazmente chamados a receber a promessa de uma herança eterna. São esses os grandes legados que Cristo, por sua última vontade e testamento, deixou aos legatários verdadeiramente caracterizados.
II. Para tornar esse Novo Testamento eficaz, era necessário que Cristo morresse; os legados advêm por meio da morte. Prova isso por duas razões:
- Pela natureza geral de todo testamento ou disposição testamentária, v. 16. Onde há testamento, onde ele age e opera, deve necessariamente haver a morte do testador. Até então, a propriedade permanece na mão do testador, e ele tem poder para revogar, cancelar ou alterar seu testamento como lhe agrada.
Assim, nenhum patrimônio, nenhum direito, é transmitido por testamento até que a morte do testador o torne inalterável e eficaz.
- Pelo método particular adotado por Moisés na ratificação do primeiro testamento, que não foi feita sem sangue, v. 18, 19, etc. Todos os homens, pelo pecado, tornaram-se culpados diante de Deus, perderam sua herança, suas liberdades e suas próprias vidas para as mãos da justiça divina.
Mas Deus, disposto a mostrar a grandeza de sua misericórdia, proclamou uma aliança de graça e ordenou que fosse administrada tipicamente sob o Antigo Testamento, mas não sem o sangue e a vida da criatura.
Deus aceitou o sangue de touros e bodes como tipo do sangue de Cristo; por esses meios, a aliança da graça foi ratificada sob a dispensação anterior. O método adotado por Moisés, segundo a orientação que recebera de Deus, é relatado aqui em particular:
(1.) Moisés falou todos os preceitos a todo o povo, segundo a lei, v. 19. Publicou-lhes o teor da aliança, os deveres exigidos, as recompensas prometidas aos que cumprissem seu dever e o castigo ameaçado aos transgressores. Pediu a anuência deles aos termos da aliança, e isso de modo expresso.
(2.) Então tomou o sangue de bezerros e bodes, com água, lã escarlate e hissopo, e aplicou esse sangue aspergindo-o. Esse sangue e água significavam o sangue e a água que saíram do lado traspassado de nosso Salvador, para justificação e santificação.
Também representavam em sombra os dois sacramentos do Novo Testamento, o batismo e a ceia do Senhor, com lã escarlate significando a justiça de Cristo, com a qual devemos ser vestidos, e o hissopo significando a fé pela qual devemos aplicar tudo. Com isso Moisés aspergiu:
[1.] O livro da lei e da aliança, para mostrar que a aliança da graça é confirmada pelo sangue de Cristo e tornada eficaz para nosso bem.
[2.] O povo, indicando que o derramamento do sangue de Cristo não nos trará vantagem se não nos for aplicado. Aspergir tanto o livro quanto o povo significava a anuência mútua de ambas as partes, Deus e o homem, e seus compromissos mútuos nessa aliança por Cristo.
Moisés usava ao mesmo tempo estas palavras: “Este é o sangue do testamento que Deus vos ordenou.” Esse sangue, tipificando o sangue de Cristo, é a ratificação da aliança da graça para todos os verdadeiros crentes.
[3.] Aspergiu o tabernáculo e todos os seus utensílios, indicando que todos os sacrifícios oferecidos e serviços realizados ali eram aceitos somente pelo sangue de Cristo, que obtém a remissão daquela iniquidade que se prende às nossas coisas santas, a qual só poderia ter sido remida por aquele sangue expiatório.
Versículos 23 a 28
O Sacerdócio de Cristo; A Segunda Vinda de Cristo. (62 d.C.)
Nesta última parte do capítulo, o apóstolo prossegue para nos dizer o que o Espírito Santo nos significou pelas purificações legais dos modelos das coisas no céu, inferindo daí a necessidade de sacrifícios melhores para consagrar as próprias coisas celestiais.
I. A necessidade de purificar os modelos das coisas no céu, v. 23. Essa necessidade vem tanto da designação divina, que deve ser sempre obedecida, quanto do motivo dessa designação, que era preservar semelhança apropriada entre as coisas que tipificam e as coisas tipificadas.
Observe-se aqui que o santuário de Deus na terra é modelo do céu, e a comunhão com Deus em seu santuário é para seu povo um céu na terra.
II. A necessidade de as próprias coisas celestiais serem purificadas com sacrifícios melhores que os de touros e bodes. As próprias coisas são melhores que os modelos e, por isso, devem ser consagradas com sacrifícios melhores.
Essas coisas celestiais são os privilégios do estado do evangelho, iniciado na graça, aperfeiçoado na glória. Devem ser ratificadas por sanção ou consagração apropriada, que era o sangue de Cristo. Agora é muito evidente que o sacrifício de Cristo é infinitamente melhor que os da lei:
- Pelos lugares em que os sacrifícios sob a lei e o sacrifício sob o evangelho eram oferecidos. Sob a lei, eles eram oferecidos nos lugares santos feitos por mãos, que são apenas figuras do verdadeiro santuário, v. 24.
O sacrifício de Cristo, embora oferecido na terra, foi levado por ele próprio ao céu e ali é apresentado por intercessão diária, pois aparece na presença de Deus em nosso favor.
Foi ao céu não só para desfrutar o repouso e receber a honra que lhe é devida, mas para aparecer na presença de Deus em nosso favor, apresentar nossas pessoas e realizações, responder e repreender nosso adversário e acusador, assegurar nosso interesse, aperfeiçoar todos os nossos assuntos e preparar um lugar para nós.
- Pelos próprios sacrifícios, v. 26. Os da lei eram as vidas e o sangue de outras criaturas, de natureza diferente da dos ofertantes: sangue de animais, coisa de pouco valor, que nada valeria nessa questão se não tivesse relação típica com o sangue de Cristo.
Mas o sacrifício de Cristo era a oblação dele próprio; ofereceu seu próprio sangue, na verdade chamado, em virtude da união hipostática, sangue de Deus e, por isso, de valor infinito.
- Pela repetição frequente dos sacrifícios da lei. Isso mostrava a imperfeição daquela lei; mas é honra e perfeição do sacrifício de Cristo que, oferecido uma vez, fosse suficiente para todos os seus fins.
E, de fato, o contrário teria sido absurdo, pois então teria de morrer e ressuscitar continuamente, subir e depois novamente descer e morrer. E a grande obra estaria sempre in fieri, sempre sendo feita e sempre por fazer, mas nunca terminada.
Isso seria tão contrário à razão quanto à revelação e à dignidade de sua pessoa: “Mas agora, uma vez no fim do mundo, apareceu para tirar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.” O evangelho é a última dispensação da graça de Deus aos homens.
- Pela ineficácia dos sacrifícios da lei e pela eficácia do sacrifício de Cristo. Os sacrifícios da lei não podiam por si mesmos tirar o pecado, nem obter perdão para ele nem poder contra ele.
O pecado continuaria sobre nós e teria domínio sobre nós; mas Jesus Cristo, por um só sacrifício, pôs fim ao pecado, destruiu as obras do diabo.
III. O apóstolo ilustra a razão pela determinação de Deus acerca dos homens (v. 27, 28) e observa algo semelhante na determinação de Deus acerca de Cristo:
- A determinação de Deus acerca dos homens contém em si duas coisas:
(1.) Que devem morrer uma vez ou, pelo menos, passar por mudança equivalente à morte. É coisa terrível morrer, ter o nó vital desatado ou cortado, todas as relações daqui abandonadas de uma só vez, o fim de nosso estado de prova e preparação, e entrar em outro mundo.
É grande obra e obra que só pode ser feita uma vez; por isso, precisa ser bem feita. É consolo para os piedosos que morrerão bem e morrerão só uma vez; mas é terror para os perversos, que morrem em seus pecados, não poderem voltar para fazer melhor essa grande obra.
(2.) É determinado aos homens que, após a morte, virão a julgamento, a um julgamento particular imediatamente após a morte. Pois a alma retorna a Deus como a seu juiz, para ter seu estado eterno determinado; os homens serão levados ao julgamento geral no fim do mundo.
Esse é o decreto inalterável de Deus acerca dos homens: devem morrer e devem ser julgados. É determinado para eles e deve ser crido e seriamente considerado por eles.
- A determinação de Deus acerca de Cristo, tendo alguma semelhança com a outra:
(1.) Deve ser oferecido uma vez para levar os pecados de muitos, de todos os que o Pai lhe deu, de todos os que creriam em seu nome. Não foi oferecido por nenhum pecado próprio; foi ferido por nossas transgressões.
Deus pôs sobre ele a iniquidade de todo seu povo. E são muitos, embora não tantos quanto o resto da humanidade; ainda assim, quando todos forem reunidos a ele, será o primogênito entre muitos irmãos.
(2.) É determinado que Cristo apareça segunda vez sem pecado para a salvação dos que o aguardam:
[1.] Então aparecerá sem pecado. Em sua primeira aparição, embora não tivesse pecado próprio, ainda assim estava acusado dos pecados de muitos; era o Cordeiro de Deus que levava sobre si os pecados do mundo, e então apareceu na forma de carne pecaminosa.
Mas sua segunda aparição será sem nenhuma dessas acusações sobre ele, pois as quitou plenamente antes, e então seu rosto não será desfigurado, mas será extraordinariamente glorioso.
[2.] Isso será para a salvação de todos os que o aguardam. Então aperfeiçoará sua santidade, sua felicidade; seu número será então completado, e sua salvação, concluída.
Observe: aguardar Cristo é a característica distintiva dos verdadeiros crentes. Olham para ele pela fé; aguardam-no pela esperança e pelos desejos santos.
Aguardam-no em cada dever, em cada ordenança, em cada providência agora; esperam sua segunda vinda e estão se preparando para ela. E, embora seja destruição repentina para o resto do mundo, que zomba da notícia dela, será salvação eterna para os que a aguardam.