Hebreus 10
Argumento
O apóstolo sabia muito bem que os hebreus a quem escrevia eram estranhamente apegados à dispensação levítica; por isso, enche sua boca de razões para desmamá-los dela. E, com esse objetivo, prossegue neste capítulo:
I. O rebaixamento de todo aquele sacerdócio e sacrifício, vv. 1-6.
II. A elevação e exaltação do sacerdócio de Cristo a grande altura, para recomendá-lo eficazmente, com seu evangelho, a eles, vv. 7-18.
III. A exposição aos crentes das honras e dignidades de seu estado e o chamado a deveres apropriados, v. 19 até o fim.
Versículos 1 a 6
O Sacerdócio de Cristo. (62 d.C.)
Aqui o apóstolo, pela direção do Espírito de Deus, propõe-se rebaixar a dispensação levítica. Pois, embora fosse de designação divina e muito excelente e útil em seu tempo e lugar, contudo, quando posta em disputa com Cristo, a quem seu desígnio era apenas conduzir o povo, era muito apropriado e necessário mostrar sua fraqueza e imperfeição.
O apóstolo faz isso eficazmente por diversas razões. Como:
I. Que a lei tinha uma sombra, e só uma sombra, das coisas boas que viriam; e quem se apegaria loucamente a uma sombra, mesmo de coisas boas, sobretudo quando a substância chegou? Observe:
As coisas de Cristo e do evangelho são coisas boas; são as melhores coisas; são as melhores em si mesmas e as melhores para nós: são realidades de natureza excelente.
Essas coisas boas eram, sob o Antigo Testamento, coisas boas que viriam, não claramente reveladas nem plenamente desfrutadas.
Que os judeus então tinham apenas a sombra das coisas boas de Cristo, alguns esboços delas; nós, sob o evangelho, temos a substância.
II. Que a lei não era a própria imagem das coisas boas que viriam. Uma imagem é um desenho exato da coisa por ela representada. A lei não chegava a tanto, mas era apenas uma sombra, assim como a imagem de uma pessoa num espelho é uma representação muito mais perfeita do que sua sombra na parede.
A lei era um desenho muito rudimentar do grande desígnio da graça divina e, por isso, não deveria despertar tanto apego.
III. Os sacrifícios da lei, oferecidos ano após ano, nunca poderiam aperfeiçoar os que se aproximavam; pois então teria havido um fim de sua oferta, v. 1, 2.
Se pudessem ter satisfeito as exigências da justiça e feito reconciliação pela iniquidade, se pudessem ter purificado e pacificado a consciência, então teriam cessado como não mais necessários, pois os que ofereciam não teriam mais pecado sobre suas consciências.
Mas não era esse o caso. Depois de terminado um dia de expiação, o pecador cairia novamente numa ou noutra falta, e assim seria necessário outro dia de expiação, e um a cada ano, além das ministrações diárias.
Ao passo que agora, sob o evangelho, a expiação é perfeita e não deve ser repetida; e o pecador, uma vez perdoado, é sempre perdoado quanto a seu estado, precisando apenas renovar seu arrependimento e fé para ter uma percepção consoladora de um perdão contínuo.
IV. Assim como os sacrifícios da lei não tiravam o pecado por si mesmos, assim era impossível que o fizessem, v. 4. Havia neles um defeito essencial:
Não eram da mesma natureza que nós que pecamos.
Não tinham valor suficiente para fazer satisfação pelas afrontas oferecidas à justiça e ao governo de Deus. Não eram da mesma natureza que ofendeu e, por isso, não poderiam ser apropriados.
Muito menos eram da mesma natureza que foi ofendida; e nada inferior à natureza que foi ofendida poderia fazer do sacrifício uma satisfação plena pela ofensa.
- Os animais oferecidos sob a lei não podiam anuir a colocar-se na posição e no lugar do pecador. O sacrifício expiatório deve ser alguém capaz de anuir e deve voluntariamente substituir-se ao pecador: Cristo o fez.
V. Havia um tempo fixado e predito pelo grande Deus, e esse tempo agora havia chegado, em que esses sacrifícios da lei não seriam mais aceitos por ele nem úteis às pessoas.
Deus nunca os desejou por eles mesmos e agora os revogou; por isso, aderir a eles agora seria resistir a Deus e rejeitá-lo. Esse tempo da revogação das leis levíticas foi predito por Davi (Salmos 40:6, 7) e é citado aqui como agora chegado. Assim o apóstolo rebaixa diligentemente a dispensação mosaica.
Versículos 7 a 18
O Sacerdócio de Cristo. (62 d.C.)
Aqui o apóstolo eleva e exalta o Senhor Jesus Cristo tão alto quanto rebaixara o sacerdócio levítico. Recomenda-lhes Cristo como verdadeiro sumo sacerdote, verdadeiro sacrifício expiatório, antítipo de todos os demais; e o ilustra:
I. Pelo propósito e promessa de Deus acerca de Cristo, frequentemente registrados no volume do livro de Deus, v. 7. Deus não só decretara, mas declarara por Moisés e pelos profetas que Cristo viria e seria o grande sumo sacerdote da igreja e ofereceria um sacrifício perfeito e um sacrifício aperfeiçoador.
Estava escrito acerca de Cristo, no começo do livro de Deus, que a semente da mulher quebraria a cabeça da serpente; e o Antigo Testamento abunda em profecias acerca de Cristo. Ora, sendo ele a pessoa tantas vezes prometida, de quem tanto se falou, por quem o povo de Deus tanto esperou, deve ser recebido com grande honra e gratidão.
II. Pelo que Deus fizera ao preparar um corpo para Cristo (isto é, uma natureza humana), para que estivesse qualificado para ser nosso Redentor e Advogado. Unindo as duas naturezas em sua própria pessoa, era Mediador apropriado para interpor-se entre Deus e as pessoas.
Era um árbitro que colocasse sua mão sobre ambos, um pacificador que os reconciliasse e um vínculo eterno de união entre Deus e a criatura: “Abriste meus ouvidos”; você me instruiu plenamente, proveu e preparou para a obra e me comprometeu com ela, Salmos 40:6.
Ora, um Salvador assim provido e preparado pelo próprio Deus de maneira tão extraordinária deve ser recebido com grande afeição e contentamento.
III. Pela disposição e boa vontade que Cristo revelou para assumir essa obra, quando nenhum outro sacrifício seria aceito, vv. 7-9. Quando nenhum sacrifício menor do que o do próprio Cristo seria satisfação apropriada à justiça de Deus, então Cristo voluntariamente se entregou a isso:
“Eis, venho! Tenho prazer em fazer tua vontade, ó Deus!” Que sua maldição caia sobre mim, mas deixe estes seguirem seu caminho. Pai, tenho prazer em cumprir seus conselhos e minha aliança com você em favor deles; tenho prazer em realizar todas as suas promessas, cumprir todas as profecias.
Isso deve estreitar nossa afeição por Cristo e por nossas Bíblias: em Cristo temos o cumprimento das Escrituras.
IV. Pela missão e desígnio com que Cristo veio; e isso era fazer a vontade de Deus, não só como profeta para revelar a vontade de Deus, não só como rei para expor leis divinas, mas como sacerdote para satisfazer as exigências da justiça e cumprir toda a justiça. Cristo veio fazer a vontade de Deus em dois aspectos:
Ao retirar o primeiro sacerdócio, no qual Deus não tinha prazer; não só retirando a maldição da aliança das obras e cancelando a sentença pronunciada contra nós como pecadores, mas retirando o sacerdócio típico insuficiente, apagando o escrito das ordenanças cerimoniais e pregando-o em sua cruz.
Ao estabelecer o segundo, isto é, seu próprio sacerdócio e o evangelho eterno, a dispensação mais pura e perfeita da aliança da graça; esse é o grande desígnio em que o coração de Deus estava posto desde toda a eternidade.
A vontade de Deus se concentra e termina nele; e ele não é mais concordante com a vontade de Deus do que vantajoso às almas das pessoas; pois por essa vontade somos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo de uma vez por todas, v. 10. Observe:
(1.) Qual é a fonte de tudo o que Cristo fez em favor de seu povo: a vontade e a graça soberanas de Deus.
(2.) Como chegamos a participar do que Cristo fez em nosso favor: sendo santificados, convertidos, eficazmente chamados, em que somos unidos a Cristo e assim participamos dos benefícios de sua redenção; e essa santificação se deve à oblação que fez de si mesmo a Deus.
V. Pela eficácia perfeita do sacerdócio de Cristo (v. 14): com uma só oferta aperfeiçoou para sempre os que são santificados. Libertou e libertará perfeitamente os que são trazidos a ele de toda a culpa, poder e castigo do pecado e os colocará na posse segura da santidade e felicidade perfeitas.
Isso é o que o sacerdócio levítico nunca poderia fazer; e, se de fato almejamos um estado perfeito, devemos receber o Senhor Jesus como o único sumo sacerdote que pode levar-nos a esse estado.
VI. Pelo lugar a que nosso Senhor Jesus está agora exaltado, a honra que tem ali e a honra ulterior que terá: “Este homem, depois de ter oferecido um sacrifício pelos pecados, para sempre sentou-se à direita de Deus, esperando daí em diante até que seus inimigos sejam feitos seu estrado”, v. 12, 13. Aqui observe:
- A que honra Cristo, como homem e Mediador, é exaltado: à direita de Deus, o lugar de poder, interesse e atividade: a mão que dá; todos os favores que Deus concede a seu povo lhes são entregues por Cristo.
A mão que recebe; todos os deveres que Deus aceita das pessoas são apresentados por Cristo. A mão que trabalha; tudo o que pertence aos reinos da providência e da graça é administrado por Cristo; por isso, esse é o mais elevado posto de honra.
Como Cristo chegou a essa honra: não apenas pelo propósito ou doação do Pai, mas por seu próprio mérito e aquisição, como recompensa devida a seus sofrimentos. E, assim como nunca pode ser privado de uma honra tão devida a ele, assim nunca a deixará nem cessará de empregá-la para o bem de seu povo.
Como desfruta essa honra: com a maior satisfação e descanso; está para sempre sentado ali. O Pai se satisfaz e está satisfeito nele; ele está satisfeito na vontade e presença do Pai; esse é seu descanso para sempre; aqui habitará, pois tanto o desejou quanto o mereceu.
Tem expectativas ulteriores que não serão frustradas; pois se fundamentam na promessa do Pai, que lhe disse: “Senta-te à minha direita, até que eu faça de teus inimigos teu estrado”, Salmos 110:1.
Alguém pensaria que uma pessoa como Cristo não poderia ter inimigos exceto no inferno; mas é certo que tem inimigos na terra, muitíssimos e muito inveterados. Os cristãos, então, não se admirem de ter inimigos, embora desejem viver pacificamente com todas as pessoas.
Mas os inimigos de Cristo serão feitos seu estrado; alguns pela conversão, outros pela confusão; e, de qualquer modo que seja, Cristo será honrado.
Disso Cristo está certo, isso espera, e seu povo deve alegrar-se nessa expectativa; pois, quando seus inimigos forem subjugados, os inimigos de seu povo, que o são por causa dele, também serão subjugados.
VII. O apóstolo recomenda Cristo pelo testemunho que o Espírito Santo deu nas Escrituras acerca dele. Isso se refere principalmente ao que seria o fruto e consequência felizes de sua humilhação e sofrimentos.
Em geral, é a nova e graciosa aliança fundamentada em sua satisfação e selada por seu sangue (v. 15): disso o Espírito Santo é testemunha. A passagem é citada de Jeremias 31:31; nessa aliança Deus promete:
Que derramará seu Espírito sobre seu povo para dar-lhes sabedoria, vontade e poder para obedecer à sua palavra; colocará suas leis em seus corações e as escreverá em suas mentes, v. 16. Isso tornará seu dever claro, fácil e agradável.
De seus pecados e iniquidades não mais se lembrará (v. 17); isso sozinho mostrará as riquezas da graça divina e a suficiência da satisfação de Cristo, que não precisa ser repetida, v. 18.
Pois não haverá mais lembrança do pecado contra os verdadeiros crentes, ou para envergonhá-los agora ou para condená-los depois. Isso era muito mais do que o sacerdócio e os sacrifícios levíticos poderiam realizar.
E agora atravessamos a parte doutrinária da epístola, na qual encontramos muitas coisas obscuras e difíceis de entender, que devemos atribuir à fraqueza e obtusidade de nossas próprias mentes.
O apóstolo passa agora a aplicar essa grande doutrina para influenciar suas afeições e orientar sua prática, apresentando-lhes as dignidades e deveres do estado do evangelho.
Versículos 19 a 39
O Caminho Consagrado; Precauções contra a Apostasia; Perseverança Inculcada. (62 d.C.)
I. Aqui o apóstolo expõe as dignidades do estado do evangelho. Convém que os crentes conheçam as honras e privilégios que Cristo lhes adquiriu, para que, ao receberem o consolo, deem a ele a glória de tudo. Os privilégios são:
- Ousadia para entrar no lugar santíssimo. Têm acesso a Deus, luz para orientá-los, liberdade de espírito e de fala para conformarem-se à orientação; têm direito ao privilégio e disposição para ele, assistência para usá-lo e aproveitá-lo e certeza de aceitação e vantagem.
Podem entrar na presença graciosa de Deus em seus santos oráculos, ordenanças, providências e aliança e, assim, em comunhão com Deus, onde recebem comunicações dele, até estarem preparados para entrar em sua presença gloriosa no céu.
- Um sumo sacerdote sobre a casa de Deus, isto é, esse bendito Jesus, que preside a igreja militante e cada membro dela na terra e a igreja triunfante no céu.
Deus está disposto a habitar com as pessoas na terra e a tê-las habitando com ele no céu; mas o ser humano caído não pode habitar com Deus sem um sumo sacerdote, que é Mediador da reconciliação aqui e do desfrute depois.
II. O apóstolo nos diz o caminho e os meios pelos quais os cristãos desfrutam tais privilégios. E, em geral, declara que é pelo sangue de Jesus, pelo mérito desse sangue que ofereceu a Deus como sacrifício expiatório.
Adquiriu para todos os que creem nele livre acesso a Deus nas ordenanças de sua graça aqui e no reino de sua glória. Esse sangue, aspergido na consciência, afugenta o temor servil e dá ao crente certeza tanto de sua segurança quanto de sua acolhida na presença divina.
Ora, tendo dado esse relato geral do caminho pelo qual temos acesso a Deus, o apóstolo entra mais nos seus detalhes, v. 20. Como:
É o único caminho; não resta outro além desse. O primeiro caminho para a árvore da vida está fechado e tem estado assim há muito tempo.
É um novo caminho, tanto em oposição à aliança das obras quanto à antiquada dispensação do Antigo Testamento; é via novissima, o último caminho que algum dia será aberto às pessoas. Os que não entrarem por esse caminho se excluem para sempre. É um caminho que será sempre eficaz.
É um caminho vivo. Seria morte tentar chegar a Deus pelo caminho da aliança das obras; mas por esse caminho podemos chegar a Deus e viver. É por um Salvador vivo que, embora tenha estado morto, está vivo; e é um caminho que dá vida e esperança vivaz aos que entram nele.
É um caminho que Cristo nos consagrou através do véu, isto é, sua carne. O véu no tabernáculo e no templo significava o corpo de Cristo; quando morreu, o véu do templo foi rasgado ao meio. Isso foi no tempo do sacrifício da tarde e deu ao povo uma visão surpreendente do santo dos santos, que nunca tivera antes.
Nosso caminho para o céu é por um Salvador crucificado; sua morte é para nós o caminho da vida. Para os que creem nisso, ele será precioso.
III. Prossegue mostrando aos hebreus os deveres a que estão obrigados por causa desses privilégios, conferidos de maneira tão extraordinária, v. 22, 23, etc.:
- Devem aproximar-se de Deus, e da maneira correta. Devem aproximar-se de Deus. Como se abriu tal caminho de acesso e retorno a Deus, seria a maior ingratidão e desprezo por Deus e Cristo continuar mantendo-se distantes dele.
Devem aproximar-se pela conversão e por se apegar à sua aliança. Devem aproximar-se em toda conduta santa, como Enoque andando com Deus. Devem aproximar-se em humildes adorações, adorando junto a seu estrado.
Devem aproximar-se em santa dependência e em estrita observância da condução divina para com eles. Devem aproximar-se em conformidade com Deus e comunhão com ele, vivendo sob sua influência bendita, continuamente procurando chegar mais e mais perto até virem a habitar em sua presença. Mas devem assegurar-se de aproximar-se de Deus da maneira correta:
(1.) “Com um coração verdadeiro”, sem qualquer engano ou hipocrisia consentidos. Deus é o explorador dos corações e exige verdade nas partes interiores. A sinceridade é nossa perfeição do evangelho, embora não nossa justiça justificadora.
(2.) “Em plena certeza de fé”, com uma fé crescida até a plena persuasão de que, quando chegamos a Deus por Cristo, teremos audiência e aceitação. Devemos deixar de lado toda desconfiança pecaminosa. Sem fé é impossível agradar a Deus; e quanto mais forte nossa fé, mais glória damos a Deus.
E (3.) “Tendo nossos corações aspergidos de uma consciência má”, por uma aplicação crente do sangue de Cristo às nossas almas.
Podem ser limpos da culpa, da imundícia, do temor e tormento pecaminosos, de toda aversão a Deus e ao dever, da ignorância, erro e superstição e de quaisquer males a que as consciências das pessoas estejam sujeitas por causa do pecado.
(4.) “Nossos corpos lavados com água pura”, isto é, com a água do batismo (pelo qual somos registrados entre os discípulos de Cristo, membros de seu corpo místico), ou com a virtude santificadora do Espírito Santo.
Ela reforma e regula nossa conduta exterior assim como nossa disposição interior, limpando da imundícia da carne assim como da do espírito. Os sacerdotes sob a lei deveriam lavar-se antes de entrar na presença do Senhor para oferecer diante dele. Deve haver preparação devida para nossas aproximações de Deus.
- O apóstolo exorta os crentes a reter a profissão de sua fé, v. 23. Observe aqui:
(1.) O próprio dever: reter a profissão de nossa fé, abraçar todas as verdades e caminhos do evangelho, segurá-los firmemente e manter esse apego contra toda tentação e oposição.
Nossos inimigos espirituais farão o que puderem para arrancar de nossas mãos nossa fé, esperança, santidade e consolo, mas devemos reter nossa religião como nosso melhor tesouro.
(2.) A maneira como devemos fazê-lo: sem vacilar, sem duvidar, sem disputar, sem brincar com a tentação de apostatar. Tendo estabelecido uma vez essas grandes coisas entre Deus e nossas almas, devemos ser firmes e imóveis. Os que começam a vacilar em questões de fé e prática cristãs correm perigo de desviar-se.
(3.) A motivação ou motivo que reforça esse dever: é fiel aquele que prometeu. Deus fez promessas grandes e preciosas aos crentes e é Deus fiel, verdadeiro à sua palavra; não há nele falsidade nem inconstância, e não deve haver nenhuma em nós.
Sua fidelidade deve estimular-nos e animar-nos a ser fiéis; e devemos depender mais de suas promessas a nós do que de nossas promessas a ele e apelar junto a ele para a promessa de graça suficiente.
IV. Temos os meios prescritos para impedir nossa apostasia e promover nossa fidelidade e perseverança, v. 24, 25, etc. Menciona diversos. Como:
- Que devemos considerar uns aos outros para provocar ao amor e às boas obras. Os cristãos devem ter terna consideração e interesse uns pelos outros; devem considerar afetuosamente quais são suas diversas carências, fraquezas e tentações.
E devem fazê-lo não para desacreditar uns aos outros; para provocá-los não à ira, mas ao amor e às boas obras, chamando a si mesmos e uns aos outros a amar mais a Deus e a Cristo, a amar mais o dever e a santidade, a amar mais seus irmãos em Cristo e a fazer todos os bons serviços da afeição cristã tanto aos corpos quanto às almas uns dos outros.
Um bom exemplo dado aos outros é a melhor e mais eficaz provocação ao amor e às boas obras.
- Não abandonar nossa reunião, v. 25. É vontade de Cristo que seus discípulos se reúnam, às vezes de maneira mais particular para colóquio e oração, e em público para ouvir e participar de todas as ordenanças do culto do evangelho.
Havia no tempo dos apóstolos, e deve haver em todas as épocas, assembleias cristãs para o culto a Deus e a edificação mútua. E parece que, mesmo naquela época, havia alguns que abandonavam essas assembleias e, assim, começavam a apostatar da própria religião.
A comunhão dos santos é grande ajuda e privilégio e um bom meio de estabilidade e perseverança; por ela seus corações e mãos são mutuamente fortalecidos.
- Exortar uns aos outros, exortar a nós mesmos e uns aos outros, avisar a nós mesmos e uns aos outros do pecado e perigo de retroceder, lembrar a nós mesmos e aos nossos companheiros cristãos nosso dever, nossas falhas e corrupções, vigiar uns aos outros e zelar por nós mesmos e uns pelos outros com zelo piedoso.
Isso, conduzido com verdadeiro espírito do evangelho, seria a melhor e mais cordial amizade.
- Que devemos observar a aproximação dos tempos de prova e assim ser despertados para maior diligência: “Tanto mais quanto vedes o dia se aproximando.” Os cristãos devem observar os sinais dos tempos, como Deus os predisse.
Aproximava-se um dia, um dia terrível para a nação judaica, quando sua cidade seria destruída e o corpo do povo rejeitado por Deus por rejeitar Cristo. Seria um dia de dispersão e tentação para o remanescente escolhido.
Ora, o apóstolo os leva a observar os sinais da aproximação de um dia tão terrível e a ser mais constantes em reunir-se e exortar uns aos outros, para estarem mais bem preparados para tal dia.
Um dia de prova vem sobre todos nós, o dia de nossa morte; e devemos observar todos os sinais de sua aproximação e aproveitá-los para maior vigilância e diligência no dever.
V. Tendo mencionado esses meios de estabilidade, o apóstolo prossegue, no encerramento do capítulo, reforçando suas exortações à perseverança e contra a apostasia por muitas considerações de grande importância, v. 26, 27, etc.:
- Pela descrição que dá do pecado da apostasia. É pecar deliberadamente depois de recebermos o conhecimento da verdade, pecar deliberadamente contra a verdade da qual tivemos provas convincentes.
Esse texto tem sido ocasião de grande angústia para algumas almas agraciadas; estiveram prontas a concluir que todo pecado deliberado, depois do convencimento e contra o conhecimento, é o pecado imperdoável. Mas isso tem sido sua fraqueza e erro.
O pecado mencionado aqui é uma apostasia total e final, quando as pessoas, com vontade e resolução plenas e fixas, desprezam e rejeitam Cristo, o único Salvador; desprezam e resistem ao Espírito, o único santificador; e desprezam e renunciam ao evangelho, o único caminho da salvação, e às palavras de vida eterna.
E tudo isso depois de terem conhecido, reconhecido e professado a religião cristã, e continuam a fazê-lo obstinada e maliciosamente. Essa é a grande transgressão: o apóstolo parece referir-se à lei acerca dos pecadores presunçosos, Números 15:30, 31. Deveriam ser eliminados.
- Pela condenação terrível desses apóstatas:
(1.) Não resta mais sacrifício por tais pecados, nenhum outro Cristo virá salvar tais pecadores; pecam contra o último recurso e remédio. Havia alguns pecados sob a lei para os quais não eram providos sacrifícios.
Mas, ainda assim, se os que os cometiam verdadeiramente se arrependessem, embora pudessem não escapar da morte temporal, poderiam escapar da destruição eterna; pois Cristo viria e faria expiação. Mas agora os que, sob o evangelho, não querem aceitar Cristo para serem salvos por ele não têm outro refúgio restante.
(2.) Resta-lhes apenas certa expectativa temível de juízo, v. 27. Alguns pensam que isso se refere à destruição terrível da igreja e do estado judaicos; mas certamente também se refere à destruição total que espera todos os apóstatas obstinados na morte e no juízo.
Quando o Juiz revelar contra eles uma indignação ardente, que devorará os adversários, serão entregues ao fogo devorador e às queimaduras eternas.
Dessa destruição Deus dá a alguns pecadores notórios, enquanto na terra, um pressentimento temível em suas próprias consciências, uma expectativa terrível dela, com desespero de algum dia poder ou suportá-la ou escapar dela.
- Pelos métodos da justiça divina com os que desprezavam a lei de Moisés, isto é, pecavam presunçosamente, desprezando sua autoridade, ameaças e poder. Estes, quando declarados culpados por duas ou três testemunhas, eram mortos; morriam sem misericórdia, uma morte temporal.
Observe: governantes sábios devem cuidar de manter o crédito de seu governo e a autoridade das leis, castigando infratores presunçosos; mas então, nesses casos, deve haver boa prova do fato. Assim Deus ordenou na lei de Moisés; e daí o apóstolo infere a pesada condenação que cairá sobre os que apostatam de Cristo.
Aqui se refere às próprias consciências deles para julgar quanto castigo mais severo os desprezadores de Cristo, depois de professarem conhecê-lo, provavelmente sofrerão; e podem julgar a grandeza do castigo pela grandeza do pecado:
(1.) Pisotearam o Filho de Deus. Pisar numa pessoa comum mostra insolência intolerável; tratar pessoa de honra daquela maneira vil é insuportável; mas tratar assim o Filho de Deus, que é ele próprio Deus, deve ser a mais alta provocação.
Pisotear sua pessoa, negando que seja o Messias; pisotear sua autoridade e minar seu reino; pisotear seus membros como a escória de todas as coisas e indignos de viver no mundo. Que castigo pode ser grande demais para essas pessoas?
(2.) Consideraram o sangue da aliança, pelo qual foi santificado, coisa profana. Isto é, o sangue de Cristo, com o qual a aliança foi adquirida e selada e pelo qual o próprio Cristo foi consagrado, ou pelo qual o apóstata foi santificado.
Isto é, batizado, visivelmente iniciado na nova aliança pelo batismo e admitido à ceia do Senhor. Observe: há uma espécie de santificação da qual as pessoas podem participar e, ainda assim, desviar-se.
Podem distinguir-se por dons e graças comuns, por uma profissão exterior, por uma forma de piedade, um curso de deveres e um conjunto de privilégios e, ainda assim, desviar-se finalmente.
Pessoas que antes pareciam ter grande estima pelo sangue de Cristo podem chegar a considerá-lo coisa profana, não melhor que o sangue de um malfeitor, embora fosse o resgate do mundo e cada gota tivesse valor infinito.
(3.) Essas pessoas fizeram afronta ao Espírito da graça, o Espírito graciosamente dado às pessoas e que opera graça onde quer que ele esteja; o Espírito da graça, que deve ser considerado e atendido com o maior zelo.
Esse Espírito elas entristeceram, resistiram a ele, apagaram-no; sim, e ainda, afrontaram-no, o mais elevado ato de perversidade, que torna desesperado o caso do pecador que recusa que lhe seja aplicada a salvação do evangelho.
Ora, deixa isso às consciências de todos e apela à razão e equidade universais: crimes tão agravados não devem receber castigo apropriado, castigo mais severo que o dos que morreram sem misericórdia? Mas que castigo pode ser mais severo do que morrer sem misericórdia?
Respondo: morrer pela misericórdia, pela misericórdia e graça que desprezaram. Como é terrível o caso quando não só a justiça de Deus, mas sua graça e misericórdia abusadas clamam por vingança!
- Pela descrição que temos nas Escrituras da natureza da justiça vingadora de Deus, v. 30. Sabemos que disse: a vingança é minha. Isso é tirado de Salmos 94:1: a vingança me pertence. Os terrores do Senhor são conhecidos tanto pela revelação quanto pela razão.
A justiça vingadora é atributo glorioso, embora terrível, de Deus; pertence a ele, e ele a usará e executará sobre as cabeças dos pecadores que desprezam sua graça; vingará a si mesmo, seu Filho, Espírito e aliança contra os apóstatas. Como, então, seu caso será terrível!
A outra citação é de Deuteronômio 32:36: o Senhor julgará seu povo. Explorará e provará sua igreja visível e revelará e detectará os que dizem ser judeus e não são, mas são da sinagoga de Satanás.
E separará o precioso do vil e castigará os pecadores em Sião com a maior severidade. Ora, os que conhecem aquele que disse: “A vingança me pertence, eu recompensarei”, devem necessariamente concluir como o apóstolo (v. 31): “É coisa temível cair nas mãos do Deus vivo.”
Os que conhecem a alegria que resulta do favor de Deus podem assim julgar o poder e pavor de sua cólera vingadora. Observe aqui: qual será a miséria eterna dos pecadores impenitentes e apóstatas: cairão nas mãos do Deus vivo; seu castigo virá da própria mão de Deus.
Ele os toma na mão de sua justiça; tratará ele próprio com eles; sua maior miséria serão as impressões diretas da cólera divina sobre a alma. Quando os castiga por meio de criaturas, o instrumento reduz algo da força do golpe; mas, quando o faz por sua própria mão, é miséria infinita.
Isso terão da mão de Deus; deitar-se-ão em tristeza; sua destruição virá da presença gloriosa e poderosa dele. Quando fizerem sua cama deplorável no inferno, descobrirão que Deus está ali, e sua presença será seu maior terror e tormento. E ele é Deus vivo; vive para sempre e castigará para sempre.
- Insiste em que perseverem, lembrando-lhes seus antigos sofrimentos por Cristo: mas relembrem os dias anteriores, nos quais, depois de serem iluminados, suportaram grande combate de aflições, v. 32.
Nos primeiros dias do evangelho levantou-se uma perseguição muito ardente contra os que professavam a religião cristã, e os hebreus crentes tiveram sua parte nela. Ele queria que lembrassem:
(1.) Quando sofreram: nos dias anteriores, depois de serem iluminados; isto é, assim que Deus soprou vida em suas almas, fez luz divina surgir em suas mentes e os recebeu em seu favor e aliança; então a terra e o inferno combinaram toda a sua força contra eles.
Observe aqui: um estado natural é um estado escuro, e os que continuam nesse estado não encontram perturbação da parte de Satanás e do mundo; mas um estado de graça é um estado de luz, e por isso os poderes das trevas violentamente se oporão a ele. Os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus devem sofrer perseguição.
(2.) O que sofreram: suportaram grande combate de aflições, muitas e variadas aflições unidas contra eles, e tiveram grande conflito com elas. Muitas são as tribulações dos justos:
[1.] Foram afligidos em si mesmos. Em suas próprias pessoas; foram feitos objetos de olhares, espetáculos ao mundo, aos anjos e às pessoas, 1 Coríntios 4:9. Em seus nomes e reputações (v. 33), por muitos descréditos.
Os cristãos devem valorizar sua reputação; e o fazem especialmente porque a reputação da religião está envolvida: isso torna o descrédito grande aflição. Foram afligidos em seus patrimônios pela espoliação de seus bens, por multas e confiscos.
[2.] Foram afligidos nas aflições de seus irmãos: Em parte, enquanto vocês se tornaram companheiros dos que assim eram tratados. O espírito cristão é espírito solidário, não um espírito egoísta, mas um espírito compassivo.
Faz de cada sofrimento de um cristão nosso próprio sofrimento e nos leva a compadecer-nos dos outros, visitá-los, ajudá-los e apelar em favor deles. Os cristãos são um corpo, animados por um espírito, embarcaram numa causa e interesse comuns e são filhos daquele Deus que é afligido em todas as aflições de seu povo.
Se um membro do corpo sofre, todos os demais sofrem com ele. O apóstolo repara particularmente em como se solidarizaram com ele (v. 34): tiveram compaixão de mim em minhas amarras. Devemos reconhecer com gratidão as compaixões que nossos amigos cristãos demonstraram em nosso favor sob nossas aflições.
(3.) Como sofreram. Foram poderosamente sustentados sob seus antigos sofrimentos; receberam seus sofrimentos com paciência. E não só isso, mas os receberam alegremente de Deus como favor e honra a eles conferidos, serem considerados dignos de sofrer descrédito pelo nome de Cristo.
Deus pode fortalecer seu povo sofredor com toda força no homem interior, para toda paciência e longanimidade, e isso com alegria, Colossenses 1:11.
(4.) O que lhes permitiu sustentarem-se assim sob seus sofrimentos. Sabiam em si mesmos que tinham no céu uma substância melhor e mais duradoura. Observe:
[1.] A felicidade dos santos no céu é substância, algo de peso e valor reais. Todas as coisas aqui são apenas sombras.
[2.] É substância melhor do que qualquer coisa que podem ter ou perder aqui.
[3.] É substância duradoura; sobreviverá ao tempo e correrá paralela à eternidade; nunca poderão gastá-la; seus inimigos nunca poderão tomá-la deles, como fizeram com seus bens terrenos.
[4.] Isso compensará ricamente tudo o que podem perder e sofrer aqui. No céu terão vida melhor, patrimônio melhor, liberdade melhor, convívio melhor, corações melhores, trabalho melhor, tudo melhor.
[5.] Os cristãos devem saber isso em si mesmos, devem obter sua certeza em si mesmos (o Espírito de Deus testemunhando com seus espíritos), pois o conhecimento certo disso os ajudará a suportar qualquer combate de aflições com que possam deparar-se neste mundo.
- Insiste em que perseverem por aquela retribuição de recompensa que aguardava todos os cristãos fiéis (v. 35): “Não lanceis fora, pois, vossa confiança, que tem grande retribuição de recompensa.” Aqui:
(1.) Exorta-os a não lançar fora sua confiança, isto é, sua santa coragem e ousadia, mas a reter a profissão pela qual haviam sofrido tanto antes e suportado aqueles sofrimentos tão bem.
(2.) Anima-os a isso assegurando-lhes que a recompensa de sua santa confiança seria muito grande. Ela traz em si uma recompensa presente, em santa paz e alegria e em muito da presença de Deus e de seu poder repousando sobre eles; e terá grande retribuição de recompensa depois.
(3.) Mostra-lhes quão necessária é a graça da paciência em nosso estado presente (v. 36): “Tendes necessidade de paciência para que, depois de terdes feito a vontade de Deus, possais receber a promessa”; isto é, essa recompensa prometida. Observe: a maior parte da felicidade dos santos está na promessa.
Primeiro devem fazer a vontade de Deus antes de receber a promessa; e, depois de a terem feito, precisam de paciência para esperar o tempo em que a promessa será cumprida; precisam de paciência para viver até que Deus os chame para fora.
É uma prova da paciência dos cristãos contentarem-se em viver depois de terminado seu trabalho e esperar pela recompensa até chegar o tempo de Deus dá-la a eles. Devemos ser servos de Deus que esperam quando não podemos mais ser seus servos que trabalham. Os que já tiveram e exercitaram muita paciência devem ter e exercitar mais até morrer.
(4.) Para ajudar sua paciência, assegura-lhes a próxima aproximação da vinda de Cristo para libertá-los e recompensá-los (v. 37): “Pois ainda um pouco, e aquele que virá virá e não tardará.”
Logo virá a eles na morte, porá fim a todos os seus sofrimentos e lhes dará uma coroa da vida. Logo virá ao juízo, porá fim aos sofrimentos de toda a igreja (todo o seu corpo místico) e lhes dará recompensa ampla e gloriosa da maneira mais pública.
Há um tempo designado para ambas as coisas, e além desse tempo ele não tardará, Habacuque 2:3. O conflito presente do cristão pode ser doloroso, mas logo terminará.
- Insiste em que perseverem, dizendo-lhes que esse é seu caráter distintivo e será sua felicidade; ao passo que a apostasia é o descrédito e será a ruína de todos os culpados dela (v. 38, 39): “Ora, o justo viverá pela fé”, etc.:
(1.) É o caráter honroso dos homens justos que, nos tempos da maior aflição, possam viver pela fé; possam viver da persuasão certa que têm da verdade das promessas de Deus. A fé põe vida e vigor neles.
Podem confiar em Deus, viver dele e esperar seu tempo; e, assim como sua fé mantém sua vida espiritual agora, ela será coroada com vida eterna depois.
(2.) A apostasia é a marca e o estigma daqueles em quem Deus não tem prazer; e é causa de seu severo desprazer e ira. Deus nunca teve prazer na profissão formal e nos deveres e serviços exteriores daqueles que não perseveram.
Ele via então a hipocrisia de seus corações; e é muito provocado quando sua formalidade na religião termina numa apostasia aberta da religião. Olha para eles com grande desprazer; são uma ofensa a ele.
(3.) O apóstolo conclui declarando sua boa esperança acerca de si mesmo e desses hebreus: que não perderiam o caráter e a felicidade dos justos nem cairiam sob o estigma e a miséria dos perversos (v. 39): “Mas nós não somos”, etc.; como se tivesse dito:
“Espero que não sejamos daqueles que retrocedem. Espero que você e eu, que já encontramos grandes provas e fomos sustentados nelas pela graça de Deus que fortalece nossa fé, não sejamos em tempo algum deixados a nós mesmos para retroceder à perdição; mas que Deus continuamente nos guarde por seu poder grandioso, mediante a fé, para a salvação.” Observe:
[1.] Os que professam podem ir muito longe e, depois de tudo, retroceder; e esse retroceder de Deus é avançar para a perdição: quanto mais nos afastamos de Deus, mais nos aproximamos da ruína.
[2.] Os que foram mantidos fiéis em grandes provas no tempo passado têm motivo para esperar que a mesma graça seja suficiente para ajudá-los continuamente a viver pela fé até receberem o fim de sua fé e paciência, precisamente a salvação de suas almas.
Se vivermos pela fé e morrermos na fé, nossas almas estarão seguras para sempre.