Matthew Henry

Hebreus 6

Argumento

Neste capítulo o apóstolo prossegue persuadindo os hebreus a fazerem maior progresso na religião do que haviam feito, como o melhor caminho para impedir a apostasia, pecado cuja natureza e consequências terríveis ele expõe seriamente (vv. 1-8).

Depois expressa suas boas esperanças acerca deles, de que perseverariam na fé e na santidade, às quais os exorta, e lhes apresenta o grande ânimo que tinham da parte de Deus, tanto em relação ao seu dever quanto à sua felicidade, v. 9 até o fim.

Versículos 1 a 8

Progresso na Santidade; Primeiros Princípios. (62 d.C.)

Temos aqui o conselho do apóstolo aos hebreus: que crescessem de um estado de infância à plenitude da estatura do novo homem em Cristo. Declara sua disposição de ajudá-los tanto quanto pudesse em seu progresso espiritual; e, para maior ânimo deles, coloca-se junto deles: “Prossigamos.”

Aqui observe: para seu crescimento, os cristãos devem deixar os princípios da doutrina de Cristo. Como devem deixá-los? Não devem perdê-los, não devem desprezá-los, não devem esquecê-los.

Devem guardá-los em seus corações e colocá-los como fundamento de toda a sua profissão e expectativa; mas não devem descansar e permanecer neles, não devem estar sempre lançando o fundamento; devem prosseguir e construir sobre ele.

Deve haver uma superestrutura; pois o fundamento é lançado com o propósito de sustentar o edifício. Aqui se pode perguntar: por que o apóstolo decidiu pôr alimento sólido diante dos hebreus, quando sabia que eram apenas criancinhas? Resposta:

  1. Embora alguns deles fossem apenas fracos, ainda assim outros tinham adquirido mais força; e deveriam receber provisão apropriada. E, assim como os cristãos crescidos devem estar dispostos a ouvir as verdades mais simples pregadas por causa dos fracos, assim os fracos devem estar dispostos a ouvir as verdades mais difíceis e misteriosas pregadas por causa dos fortes.

  2. Esperava que estivessem crescendo em sua força e estatura espirituais e, assim, fossem capazes de digerir alimento mais sólido.

I. O apóstolo menciona diversos princípios fundamentais, que devem ser bem lançados no início e depois receber a construção; nem seu tempo nem o deles devem ser gastos em lançar esses fundamentos repetidas vezes. Esses fundamentos são seis:

  1. Arrependimento de obras mortas, isto é, conversão e regeneração, arrependimento de um estado e curso espiritualmente mortos; como se dissesse: “Tomem cuidado para não destruir a vida da graça em suas almas; suas mentes foram mudadas pela conversão, assim como suas vidas.”

“Cuidem de não voltar ao pecado, pois então terão de lançar o fundamento novamente; deverá haver uma segunda conversão, um arrependimento não só pelas obras mortas, mas delas.” Observe aqui:

(1.) Os pecados das pessoas não convertidas são obras mortas; procedem de pessoas espiritualmente mortas e tendem à morte eterna.

(2.) O arrependimento pelas obras mortas, se for correto, é arrependimento das obras mortas, uma mudança universal de coração e vida.

(3.) O arrependimento pelas obras mortas e delas é um princípio fundamental que não deve ser lançado novamente, embora devamos renovar nosso arrependimento diariamente.

  1. Fé em Deus, uma crença firme na existência de Deus, em sua natureza, atributos e perfeições, na trindade de pessoas na unidade de essência, em toda a mente e vontade de Deus como reveladas em sua palavra, particularmente no que se relaciona ao Senhor Jesus Cristo.

Pela fé devemos conhecer essas coisas; devemos anuir a elas, aprová-las e aplicar tudo a nós mesmos com afeições e ações apropriadas. Observe:

(1.) O arrependimento das obras mortas e a fé em Deus estão ligados e sempre andam juntos; são gêmeos inseparáveis; um não pode viver sem o outro.

(2.) Ambos são princípios fundamentais, que devem ser bem lançados uma vez, mas nunca arrancados de modo que precisem ser lançados novamente; não devemos recair na incredulidade.

  1. A doutrina dos batismos, isto é, de ser batizado por um ministro de Cristo com água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como sinal ou selo de iniciação da aliança da graça.

É um forte compromisso para a pessoa assim batizada de conhecer a nova aliança, aderir a ela, preparar-se para renová-la à mesa do Senhor e regular-se sinceramente segundo ela, confiando na verdade e na fidelidade de Deus para as bênçãos contidas nela.

E a doutrina de um batismo interior, o do Espírito aspergindo o sangue de Cristo sobre a alma para justificação e as graças do Espírito para santificação. Essa ordenança do batismo é um fundamento que deve ser corretamente lançado e diariamente lembrado, mas não repetido.

  1. Imposição de mãos sobre pessoas que passam solenemente de seu estado de iniciação pelo batismo ao estado confirmado, dando a resposta de uma boa consciência para com Deus e sentando-se à mesa do Senhor.

Essa passagem de membresia incompleta a completa na igreja se realizava pela imposição de mãos, que era a transmissão extraordinária continuada do dom do Espírito Santo. Feita uma vez, todos são obrigados a permanecer nela e a não precisar de outra admissão solene como no início, mas a prosseguir e crescer em Cristo.

Ou isso pode significar a ordenação de pessoas para o ofício ministerial, devidamente qualificadas para ele e inclinadas a ele; e isso com jejum e oração e imposição das mãos do presbitério. E isso deve ser feito só uma vez.

  1. A ressurreição dos mortos, isto é, dos corpos mortos; e sua reunião com suas almas, para serem companheiros eternos no bem-estar ou na desgraça, conforme seu estado para com Deus quando morreram e o curso de vida que levaram neste mundo.

  2. Juízo eterno, determinando a alma de cada um, quando deixa o corpo na morte, e tanto a alma quanto o corpo no último dia, para seu estado eterno, cada um para o convívio e ocupação apropriados aos quais tinham direito e para os quais estavam preparados aqui na terra; os perversos para o castigo eterno, os justos para a vida eterna.

Esses são os grandes princípios fundamentais que os ministros devem expor com clareza e de modo convincente e aplicar de perto. Neles as pessoas devem ser bem instruídas e firmadas, e deles nunca devem afastar-se; sem eles, as demais partes da religião não têm fundamento que as sustente.

II. O apóstolo declara sua disposição e resolução de ajudar os hebreus a edificarem-se sobre esses fundamentos até chegarem à perfeição: “E isso faremos, se Deus permitir”, v. 3. E assim lhes ensina:

  1. Que uma resolução correta é muito necessária para progresso e avanço na religião.

  2. Que a resolução correta é aquela feita não só na sinceridade de nossos corações, mas numa humilde dependência de Deus para força, assistência e justiça, aceitação, tempo e oportunidade.

  3. Que os ministros devem não só ensinar às pessoas o que fazer, mas ir à frente delas e junto delas no caminho do dever.

III. Mostra que esse crescimento espiritual é o caminho mais seguro para impedir o terrível pecado da apostasia da fé. E aqui:

  1. Mostra até onde as pessoas podem chegar na religião e, depois de tudo, desviar-se e perecer para sempre, v. 4, 5:

(1.) Podem ser iluminadas. Alguns antigos entendem isso como serem batizadas; mas deve ser entendido antes como conhecimento intelectual e iluminação comum, dos quais as pessoas podem ter muito e, ainda assim, ficar aquém do céu.

Balaão era o homem cujos olhos foram abertos (Números 24:3) e, ainda assim, com seus olhos abertos, desceu à escuridão total.

(2.) Podem provar do dom celestial, sentir algo da eficácia do Espírito Santo em suas operações sobre suas almas, fazendo-as provar algo da religião, e, ainda assim, ser como pessoas no mercado que provam aquilo cujo preço não querem pagar, e assim só provam e deixam.

As pessoas podem provar a religião e parecer gostar dela, se pudessem tê-la em termos mais fáceis do que negar a si mesmas, tomar sua cruz e seguir Cristo.

(3.) Podem ser feitas participantes do Espírito Santo, isto é, de seus dons extraordinários e miraculosos; podem ter expulsado demônios em nome de Cristo e feito muitas outras obras poderosas. Na época apostólica, esses dons eram às vezes concedidos aos que não tinham verdadeira graça salvadora.

(4.) Podem provar da boa palavra de Deus; podem ter algum gosto pelas doutrinas do evangelho, ouvir a palavra com prazer, lembrar-se de muito dela e falar bem dela; e, ainda assim, nunca ser moldadas em sua forma e molde, nem tê-la habitando ricamente nelas.

(5.) Podem ter provado dos poderes do mundo que virá; podem ter estado sob fortes impressões acerca do céu e pavor de ir para o inferno. Até aí os hipócritas podem chegar e, depois de tudo, tornar-se apóstatas. Ora, daí observe:

[1.] Essas grandes coisas são ditas aqui dos que podem desviar-se; contudo, não se diz aqui que foram verdadeiramente convertidos ou que foram justificados; há mais na verdadeira graça salvadora do que em tudo o que se diz aqui dos apóstatas.

[2.] Isso, portanto, não é prova da apostasia final dos verdadeiros santos. Eles de fato podem cair frequentemente e gravemente, mas ainda assim não se desviarão total nem finalmente de Deus.

O propósito e o poder de Deus, o resgate e a oração de Cristo, a promessa do evangelho, a aliança eterna que Deus fez com eles, ordenada em tudo e segura, a habitação do Espírito e a semente imortal da palavra são sua segurança. Mas a árvore que não tem essas raízes não permanecerá de pé.

  1. O apóstolo descreve o terrível caso dos que se desviam depois de terem ido tão longe na profissão da religião:

(1.) A grandeza do pecado da apostasia. É crucificar de novo o Filho de Deus e expô-lo à vergonha pública. Declaram aprovar o que os judeus fizeram ao crucificar Cristo e que ficariam felizes em fazer o mesmo novamente se isso estivesse em seu poder.

Derramam o maior desprezo sobre o Filho de Deus e, por isso, sobre o próprio Deus, que espera que todos reverenciem seu Filho e o honrem como honram o Pai. Fazem tudo o que podem para representar Cristo e o cristianismo como coisa vergonhosa e querem que ele seja vergonha pública e descrédito. Essa é a natureza da apostasia.

(2.) A grande miséria dos apóstatas:

[1.] É impossível renová-los novamente para o arrependimento. É extremamente arriscado. Pouquíssimos exemplos podem ser dados dos que foram tão longe e se desviaram e, ainda assim, alguma vez foram conduzidos ao verdadeiro arrependimento, um arrependimento que de fato é renovação da alma.

Alguns pensaram ser esse o pecado contra o Espírito Santo, mas sem fundamento. O pecado mencionado aqui é claramente apostasia tanto da verdade quanto dos caminhos de Cristo. Deus pode renová-los para o arrependimento, mas raramente o faz; e para as próprias pessoas é impossível.

[2.] Sua miséria é exemplificada por uma comparação apropriada, tirada do solo que, depois de muito cultivo, não produz senão sarças e espinhos; e, por isso, está perto da maldição e seu fim é ser queimado, v. 8.

Para dar-lhe maior força, observa-se aqui a diferença entre o solo bom e o mau, para que esses contrários, postos um diante do outro, esclareçam um ao outro. Primeiro, aqui está uma descrição do solo bom: bebe a chuva que frequentemente vem sobre ele.

Os crentes não só provam a palavra de Deus, mas a bebem; e esse solo bom produz fruto correspondente ao custo gasto, para a honra de Cristo e o consolo de seus ministros fiéis, que, sob Cristo, cultivam o solo. E esse campo frutífero ou jardim recebe a bênção.

Deus declara benditos os cristãos frutíferos, e todos os homens sábios e bons os consideram benditos: são benditos com aumento de graça, com estabilidade ulterior e, por fim, glória.

Segundo, aqui está o caso diferente do solo mau: produz sarças e espinhos. Não só é estéril quanto ao fruto bom, mas frutífero no que é mau, sarças e espinhos, frutífero em pecado e perversidade, que incomodam e prejudicam todos ao seu redor e, por fim, serão mais assim para os próprios pecadores. E então tal solo é rejeitado.

Deus não se interessará mais por tais apóstatas perversos; os deixará sozinhos e os lançará fora de seu cuidado; ordenará às nuvens que não mais chovam sobre eles. As influências divinas serão restringidas; e isso não é tudo, mas tal solo está perto da maldição.

Está tão longe de receber a bênção que uma maldição terrível paira sobre ele, embora, até agora, pela paciência de Deus, a maldição não seja plenamente executada. Por último, seu fim é ser queimado.

A apostasia será castigada com chamas eternas, o fogo que nunca será apagado. Esse é o triste fim a que a apostasia conduz; e, por isso, os cristãos devem prosseguir e crescer na graça, para que, se não avançarem, não retrocedam até levar as coisas a esse extremo deplorável de pecado e miséria.

Versículos 9 a 20

Precauções contra a Apostasia; A Promessa e o Juramento Divinos. (62 d.C.)

O apóstolo, tendo dirigido sua atenção aos temores dos hebreus para estimular sua diligência e impedir sua apostasia, passa agora a dirigir-se às suas esperanças. Declara com benevolência a boa esperança que tinha acerca deles, de que perseverariam, e lhes propõe os grandes ânimos que tinham no caminho de seu dever.

I. Declara livre e abertamente a boa esperança que tinha acerca deles, de que perseverariam até o fim: “Mas, amados, estamos persuadidos de coisas melhores acerca de vós”, v. 9. Observe:

  1. Há coisas que acompanham a salvação, coisas que nunca são separadas da salvação, coisas que mostram que a pessoa está num estado de salvação e resultarão em salvação eterna.

  2. As coisas que acompanham a salvação são melhores do que tudo o que qualquer hipócrita ou apóstata desfrutou. São melhores em sua natureza e em seu resultado.

  3. É nosso dever esperar bem daqueles em quem nada aparece em contrário.

  4. Os ministros devem às vezes falar por precaução àqueles de cuja salvação têm boas esperanças. E aqueles que têm em si boas esperanças quanto à sua salvação eterna devem, contudo, considerar seriamente quão fatal seria uma frustração se ficassem aquém. Assim devem desenvolver sua salvação com temor e tremor.

II. Propõe-lhes razões e ânimos para prosseguirem no caminho de seu dever:

  1. Que Deus havia operado neles um princípio de santo amor e caridade, que se revelara em obras apropriadas que não seriam esquecidas por Deus: “Deus não é injusto para esquecer vosso trabalho de amor”, v. 10.

As boas obras e o trabalho procedentes do amor a Deus são recomendáveis; e o que é feito a alguém em nome de Deus não ficará sem recompensa. O que é feito aos santos, como tais, Deus considera feito a si mesmo.

  1. Os que esperam recompensa graciosa pelo trabalho de amor devem continuar nele enquanto tiverem capacidade e oportunidade: vocês ministraram aos santos e ministram; e desejamos que cada um de vocês mostre a mesma diligência.

  2. Os que perseveram no cumprimento diligente de seu dever alcançarão, no fim, a plena certeza da esperança. Observe:

(1.) A plena certeza é um grau mais elevado da esperança, é plena certeza da esperança; não diferem em natureza, mas apenas em grau.

(2.) A plena certeza pode ser alcançada por grande diligência e perseverança até o fim.

III. Prossegue apresentando-lhes precaução e conselho sobre como alcançar essa plena certeza da esperança até o fim:

  1. Que não sejam preguiçosos. A preguiça vestirá uma pessoa de trapos: não devem amar seu sossego nem perder suas oportunidades.

  2. Que sigam os bons exemplos dos que foram à frente, v. 12. Aqui aprenda:

(1.) Há alguns que, da certeza, passaram a herdar as promessas. Antes creram nelas, agora as herdam; chegaram em segurança ao céu.

(2.) O caminho pelo qual chegaram à herança foi o da fé e da paciência. Essas graças foram implantadas em suas almas e levadas à ação e ao exercício em suas vidas. Se esperamos chegar a herdar como eles, devemos segui-los no caminho da fé e da paciência; e os que assim os seguem no caminho os alcançarão no fim e serão participantes da mesma bem-aventurança.

IV. O apóstolo encerra o capítulo com um relato claro e completo da verdade garantida das promessas de Deus, v. 13 até o fim. Todas são confirmadas pelo juramento de Deus e todas se fundamentam no conselho eterno de Deus; por isso, podemos depender delas.

  1. Todas são confirmadas pelo juramento de Deus. Ele deu a seu povo não só sua palavra, sua mão e seu selo, mas seu juramento. E aqui, você observará, especifica o juramento de Deus a Abraão, feito a ele como pai dos fiéis, que permanece com plena força e eficácia para todos os verdadeiros crentes.

Quando Deus fez uma promessa a Abraão, porque não podia jurar por ninguém maior, jurou por si mesmo. Observe:

(1.) Qual era a promessa: “Certamente, abençoando eu te abençoarei, e multiplicando eu te multiplicarei.” A bênção de Deus é a bem-aventurança de seu povo; e os que ele de fato abençoou, ele continuará a abençoar e multiplicará as bênçãos até levá-los à perfeita bem-aventurança.

(2.) Qual foi o juramento pelo qual essa promessa foi ratificada: “Jurou por si mesmo.” Pôs em garantia seu próprio ser e sua própria bem-aventurança; não se pode dar nem desejar garantia maior.

(3.) Como esse juramento foi cumprido. Abraão, no tempo devido, obteve a promessa. Foi cumprida a ele depois que suportou pacientemente:

[1.] Há sempre um intervalo, e às vezes longo, entre a promessa e o cumprimento.

[2.] Esse intervalo é um tempo de prova para os crentes, se têm paciência para suportar até o fim.

[3.] Os que suportam pacientemente certamente obterão a bem-aventurança prometida, tão certamente quanto Abraão.

[4.] O fim e desígnio de um juramento é tornar segura a promessa e animar aqueles a quem ela é feita a esperar com paciência até que venha o tempo do cumprimento, v. 16. Um juramento entre as pessoas é para confirmação e põe fim a toda contenda.

Essa é a natureza e desígnio de um juramento, no qual as pessoas juram pelo maior, não por criaturas, mas pelo próprio Senhor. E ele serve para pôr fim a toda disputa acerca do assunto, tanto às disputas dentro de nosso próprio peito (dúvidas e desconfianças) quanto às disputas com outros, especialmente com quem promete.

Ora, se Deus condescendesse em prestar juramento a seu povo, certamente lembrará sua natureza e desígnio.

  1. As promessas de Deus se fundamentam todas em seu conselho eterno; e seu conselho é imutável:

(1.) A promessa de bem-aventurança que Deus fez aos crentes não é algo precipitado e apressado, mas o resultado do propósito eterno de Deus.

(2.) Esse propósito de Deus foi acordado em conselho e estabelecido ali entre o Pai, o Filho e o Espírito eternos.

(3.) Esses conselhos de Deus nunca podem ser alterados; são imutáveis. Deus nunca precisa mudar seus conselhos; pois nada novo pode surgir para aquele que vê o fim desde o princípio.

  1. As promessas de Deus, fundamentadas nesses conselhos imutáveis de Deus e confirmadas pelo juramento de Deus, podem seguramente ser objeto de confiança. Pois aqui temos duas coisas imutáveis, o conselho e o juramento de Deus, nas quais é impossível que Deus minta, contrário à sua natureza assim como à sua vontade. Aqui observe:

(1.) Quem são aqueles a quem Deus deu tão plena garantia de felicidade:

[1.] São os herdeiros da promessa: os que têm direito às promessas por herança, em virtude de seu novo nascimento e união com Cristo. Somos todos por natureza filhos da cólera. A maldição é a herança para a qual nascemos: é por um nascimento novo e celestial que alguém nasce herdeiro da promessa.

[2.] São os que fugiram para buscar refúgio na esperança posta diante deles. Sob a lei havia cidades de refúgio providas para os perseguidos pelo vingador do sangue. Aqui está um refúgio muito melhor preparado pelo evangelho, um refúgio para todos os pecadores que tiverem coração para fugir a ele; sim, e ainda, embora tenham sido os principais pecadores.

(2.) Qual é o desígnio de Deus para com eles ao dar-lhes tais garantias: que pudessem ter forte consolação. Observe:

[1.] Deus se interessa pela consolação dos crentes assim como por sua santificação; quer que seus filhos andem no temor do Senhor e nos consolos do Espírito Santo.

[2.] As consolações de Deus são fortes o suficiente para sustentar seu povo sob suas provas mais fortes. Os consolos deste mundo são fracos demais para sustentar a alma sob tentação, perseguição e morte; mas as consolações do Senhor não são poucas nem pequenas.

(3.) Que uso o povo de Deus deve fazer de sua esperança e consolo, essa esperança tão refrescante e consoladora da bem-aventurança eterna que Deus lhes deu. Ela é, e deve ser, para eles uma âncora para a alma, segura e firme, etc., v. 19. Aqui:

[1.] Somos neste mundo como um navio no mar, exposto a ser lançado para cima e para baixo e em perigo de naufragar. Nossas almas são as embarcações. Os consolos, expectativas, graças e felicidade de nossas almas são a carga preciosa com que essas embarcações são carregadas.

O céu é o porto para o qual navegamos. As tentações, perseguições e aflições que encontramos são os ventos e ondas que ameaçam nosso naufrágio.

[2.] Precisamos de uma âncora para nos manter seguros e estáveis, ou estamos em perigo contínuo.

[3.] A esperança do evangelho é nossa âncora; assim como em nosso dia de batalha é nosso capacete, assim em nossa travessia tempestuosa por este mundo é nossa âncora.

[4.] É segura e firme, ou não poderia manter-nos assim. Primeiro, é segura em sua própria natureza; pois é obra especial de Deus na alma. É boa esperança pela graça; não é esperança lisonjeira feita da teia de aranha, mas é verdadeira obra de Deus, uma coisa forte e substancial.

Segundo, é firme quanto a seu objeto; é uma âncora que se prendeu bem, entra naquilo que está dentro do véu; é uma âncora lançada sobre a rocha, a Rocha dos séculos. Não procura fixar-se nas areias, mas entra dentro do véu e ali se fixa em Cristo; ele é o objeto, ele é o ponto de fixação da âncora da esperança do crente.

Assim como uma glória invisível dentro do véu é o que o crente espera, assim um Jesus invisível dentro do véu é o fundamento de sua esperança. A graça gratuita de Deus, os méritos e a mediação de Cristo e as influências poderosas de seu Espírito são as bases de sua esperança, e assim é uma esperança firme.

Jesus Cristo é o objeto e fundamento da esperança do crente, e assim é uma esperança firme. Jesus Cristo é o objeto e fundamento da esperança do crente em diversos aspectos:

  1. Por ter entrado dentro do véu para interceder junto a Deus, em virtude do sacrifício que ofereceu fora do véu: a esperança se fixa em seu sacrifício e intercessão.

  2. Por ser o precursor de seu povo, ido para dentro do véu para preparar um lugar para eles e assegurar-lhes que o seguirão; é o penhor e as primícias dos crentes, tanto em sua ressurreição quanto em sua ascensão.

  3. E permanece ali, sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, sacerdote para sempre, cujo sacerdócio nunca cessará, nunca falhará até cumprir toda a sua obra e desígnio: a felicidade plena e final de todos os que creram em Cristo.

Ora, isso deve levar-nos a certificar-nos de nossa participação em Cristo, para fixarmos nossas esperanças nele como nosso precursor, que entrou ali em nosso favor, por causa de nós, para nossa segurança, para vigiar nosso mais elevado interesse e nossas questões.

Amemos, então, o céu ainda mais por causa dele e desejemos estar ali com ele, onde estaremos para sempre seguros e para sempre satisfeitos.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra