Hebreus 5
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo continua seu discurso sobre o sacerdócio de Cristo, um doce assunto que não quis abandonar cedo demais. Aqui: I. Explica a natureza do ofício sacerdotal em geral, vv. 1-3. II. O chamado apropriado e regular que deve haver para esse ofício, vv. 4-6.
III. As qualificações necessárias para a obra, vv. 7-9. IV. A ordem peculiar do sacerdócio de Cristo: não era segundo a ordem de Arão, mas de Melquisedeque, v. 6, 7, 10.
V. Censura os hebreus por não terem feito os avanços no conhecimento que poderiam tê-los tornado capazes de examinar as partes mais abstrusas e misteriosas das Escrituras, vv. 11-14.
Versículos 1 a 9
O Sacerdócio de Cristo. (62 d.C.)
Temos aqui um relato da natureza do ofício sacerdotal em geral, embora adaptado ao Senhor Jesus Cristo. Somos informados:
I. De que espécie de seres deve ser o sumo sacerdote. Deve ser tomado dentre os homens; deve ser homem, um de nós, osso de nossos ossos, carne de nossa carne e espírito de nossos espíritos, participante de nossa natureza e porta-estandarte entre dez mil. Isso implica:
Que o homem havia pecado.
Que Deus não quis admitir que o homem pecador viesse a ele sem mediação e sozinho, sem um sumo sacerdote, que deveria ser tomado dentre os homens.
Que Deus teve por bem tomar alguém dentre os homens, por meio de quem pudessem se aproximar de Deus com esperança, e ele pudesse recebê-los com honra.
Que agora todos os que vêm a Deus por esse seu sacerdote serão bem-vindos a ele.
II. Em favor de quem todo sumo sacerdote é ordenado: “Em favor dos homens nas coisas concernentes a Deus”, para a glória de Deus e o bem dos homens, para que pudesse interpor-se entre Deus e o homem.
Assim Cristo fez; por isso, nunca tentemos ir a Deus senão por Cristo, nem esperemos algum favor de Deus senão por Cristo.
III. Para que propósito todo sumo sacerdote era ordenado: “Para que pudesse oferecer tanto dons quanto sacrifícios pelo pecado”:
- Que pudesse oferecer dons ou ofertas voluntárias, trazidos ao sumo sacerdote e assim oferecidos para a glória de Deus e como reconhecimento de que tudo o que temos pertence a ele e vem dele.
Nada temos senão o que ele tem por bem nos dar, e do que lhe pertence lhe oferecemos uma oblação de reconhecimento. Isso indica:
(1.) Que tudo o que levamos a Deus deve ser livre, não forçado; deve ser um dom; deve ser dado, e não tomado de volta.
(2.) Que tudo o que levamos a Deus deve passar pelas mãos do sumo sacerdote, como o grande agente entre Deus e o homem.
- Que pudesse oferecer sacrifícios pelo pecado, isto é, as ofertas designadas para fazer expiação, para que o pecado pudesse ser perdoado e os pecadores aceitos. Assim Cristo é constituído sumo sacerdote para ambos esses fins.
Nossas boas obras devem ser apresentadas por Cristo, para tornar a nós mesmos e a elas aceitáveis; nossas más obras devem ser expiadas pelo sacrifício dele próprio, para que não nos condenem nem destruam. Agora, se valorizamos a aceitação diante de Deus e o perdão, devemos nos dirigir pela fé a esse nosso grande sumo sacerdote.
IV. Como esse sumo sacerdote deve ser qualificado, v. 2:
- Deve ser alguém capaz de ter compaixão de duas espécies de pessoas:
(1.) Dos ignorantes, ou dos culpados de pecados de ignorância. Deve ser alguém que encontre em seu coração piedade por eles e interceda junto a Deus em favor deles, alguém disposto a instruir os lentos de entendimento.
(2.) Dos que estão fora do caminho, fora do caminho da verdade, do dever e da felicidade. Deve ser alguém que tenha ternura suficiente para trazê-los dos atalhos do erro, do pecado e da miséria de volta ao caminho correto. Isso exigirá grande paciência e compaixão, até a compaixão de um Deus.
- Deve também estar cercado de fraqueza e, assim, poder, por experiência própria, considerar com sensibilidade nossa condição e se solidarizar conosco. Assim Cristo foi qualificado.
Assumiu nossas fraquezas sem pecado, e isso nos dá grande ânimo para nos dirigirmos a ele sob toda aflição, pois em todas as aflições de seu povo ele é afligido.
V. Como o sumo sacerdote devia ser chamado por Deus. Deve ter um chamado tanto interno quanto externo para seu ofício: pois ninguém toma para si essa honra (v. 4), isto é, ninguém deve fazê-lo, ninguém pode fazê-lo legitimamente.
Se alguém o fizer, deve ser considerado usurpador e tratado de acordo com isso. Observe aqui:
O ofício do sacerdócio era uma honra muito grande. Ser empregado para ficar entre Deus e o homem, ora representando Deus e sua vontade aos homens, ora representando o homem e sua causa diante de Deus, e tratando entre eles de questões da maior importância, com a honra de Deus e a felicidade do homem confiadas de ambos os lados, deve tornar o ofício muito honroso.
O sacerdócio é um ofício e honra que ninguém deve tomar para si. Se o fizer, não pode esperar sucesso nele nem recompensa por ele, senão de si mesmo. É um intruso aquele que não é chamado por Deus, como Arão foi. Observe:
(1.) Deus é a fonte de toda honra, especialmente da verdadeira honra espiritual. É a fonte da verdadeira autoridade, quer chame alguém ao sacerdócio de modo extraordinário, como chamou Arão, quer de modo ordinário, como chamou seus sucessores.
(2.) Somente os chamados por Deus podem esperar assistência dele, aceitação diante dele, sua presença e bênção sobre eles e seus serviços. Os outros podem esperar ruína em lugar de bênção.
VI. Como isso é trazido para Cristo e aplicado a ele: “Assim Cristo não glorificou a si mesmo”, v. 5. Observe aqui: embora Cristo considerasse sua glória ser feito sumo sacerdote, ainda assim não quis assumir essa glória para si.
Podia dizer na verdade: “Não busco minha própria glória”, João 8:50. Considerado como Deus, não era capaz de receber nenhuma glória adicional; mas, como homem e Mediador, não correu sem ser enviado. Se ele não o fez, certamente os outros devem temer fazê-lo.
VII. O apóstolo coloca Cristo acima de Arão tanto no modo de seu chamado quanto na santidade de sua pessoa:
- No modo de seu chamado, em que Deus lhe disse: “Tu és meu Filho, hoje te gerei”, citado de Salmos 2:7, referindo-se à sua geração eterna como Deus, à sua concepção maravilhosa como homem e à sua perfeita qualificação como Mediador.
Assim Deus declarou solenemente sua querida afeição por Cristo, sua designação revestida de autoridade para o ofício de Mediador, sua investidura e aprovação nesse ofício, sua aceitação dele e de tudo o que havia feito ou faria no exercício desse ofício.
Ora, Deus nunca falou assim a Arão. Outra expressão que Deus usou no chamado de Cristo está em Salmos 110:4: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”, v. 6. Deus Pai o designou sacerdote de uma ordem superior à de Arão.
O sacerdócio de Arão seria apenas temporário; o de Cristo seria perpétuo. O sacerdócio de Arão seria sucessivo, passando dos pais aos filhos; o de Cristo, segundo a ordem de Melquisedeque, seria pessoal, e o sumo sacerdote, imortal quanto a seu ofício, sem sucessão por descendência.
Não teria princípio de dias nem fim de vida, conforme descrito mais amplamente no capítulo sete, onde será explicado.
- Cristo é aqui colocado acima de Arão na santidade de sua pessoa. Os outros sacerdotes deviam oferecer sacrifícios tanto pelos pecados dos outros quanto por si mesmos, v. 3. Mas Cristo não precisava oferecer sacrifícios por seus próprios pecados, pois não havia cometido violência nem havia engano em sua boca, Isaías 53:9. E um sumo sacerdote assim nos convinha.
VIII. Temos um relato do exercício desse seu ofício por Cristo e das consequências desse exercício, vv. 7-9:
- O exercício de seu ofício sacerdotal (v. 7): “O qual, nos dias de sua carne, quando ofereceu orações e súplicas”, etc. Observe aqui:
(1.) Assumiu carne e por alguns dias nela habitou como em uma tenda; tornou-se homem mortal e contou sua vida por dias, nisso nos dando um exemplo de como devemos contar a nossa.
Se contássemos nossa vida por dias, isso seria um meio de nos despertar a fazer a obra de cada dia em seu dia.
(2.) Cristo, nos dias de sua carne, sujeitou-se à morte; sentiu fome; foi um Jesus tentado, sangrando e morrendo! Seu corpo agora está no céu, mas é um corpo espiritual glorioso.
(3.) Deus Pai podia salvá-lo da morte. Poderia ter impedido sua morte, mas não quis, pois então o grande propósito de sua sabedoria e graça teria sido frustrado. O que teria acontecido conosco se Deus tivesse salvado Cristo de morrer?
Os judeus disseram de modo a lançar descrédito: “Livre-o agora, se o quer”, Mateus 27:43. Mas foi por bondade para conosco que o Pai não quis permitir que aquele cálice amargo passasse dele; pois então teríamos bebido suas borras e seríamos miseráveis para sempre.
(4.) Cristo, nos dias de sua carne, ofereceu orações e súplicas a seu Pai como garantia de sua intercessão no céu. Temos muitos exemplos de Cristo orando.
Isso se refere à sua oração em sua agonia (Mateus 26:39; 27:46) e àquela anterior à sua agonia (João 17), que ofereceu em favor de seus discípulos e de todos os que creriam em seu nome.
(5.) As orações e súplicas que Cristo ofereceu eram acompanhadas de fortes clamores e lágrimas, nisso nos dando exemplo não só de orar, mas de ser fervorosos e insistentes na oração. Quantas orações secas, quão poucas molhadas, oferecemos a Deus!
(6.) Cristo foi ouvido naquilo que temia. Como? Bem, foi atendido por amparo presente em suas agonias e sob elas, e por ser conduzido bem através da morte e livrado dela por uma ressurreição gloriosa: Foi ouvido naquilo que temia.
Tinha um sentimento de temor reverente da cólera de Deus, do peso do pecado. Sua natureza humana estava prestes a sucumbir sob a carga pesada e teria sucumbido se tivesse sido inteiramente abandonado quanto à ajuda e ao consolo de Deus. Mas foi ouvido nisso: foi amparado sob as agonias da morte.
Foi conduzido através da morte; não há verdadeiro livramento da morte senão ser conduzido bem através dela. Podemos nos recuperar muitas vezes de enfermidades, mas nunca somos salvos da morte até que sejamos conduzidos bem através dela.
Os assim salvos da morte serão plenamente livrados por fim mediante uma ressurreição gloriosa, da qual a ressurreição de Cristo foi a garantia e as primícias.
- As consequências desse exercício de seu ofício, v. 8, 9, etc.:
(1.) Por esses seus sofrimentos aprendeu a obediência, embora fosse Filho, v. 8. Observe aqui:
[1.] O privilégio de Cristo: era Filho, o unigênito do Pai. Poderíamos pensar que isso o isentaria de sofrer, mas não o isentou. Ninguém, portanto, que seja filho de Deus por adoção espere absoluta liberdade de sofrimento. Que Filho é aquele a quem o Pai não castiga?
[2.] Cristo fez avanços por seus sofrimentos. Por sua obediência passiva, aprendeu a obediência ativa; isto é, praticou essa grande lição e mostrou que a havia aprendido bem e perfeitamente.
Embora nunca tivesse sido desobediente, ainda assim nunca realizou um ato de obediência como quando se tornou obediente até a morte, até a morte da cruz. Aqui nos deixou um exemplo, para que aprendamos, por todas as nossas aflições, uma obediência humilde à vontade de Deus. Precisamos de aflição para nos ensinar submissão.
(2.) Por esses seus sofrimentos foi aperfeiçoado e se tornou autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, v. 9:
[1.] Cristo, por seus sofrimentos, foi consagrado para seu ofício, consagrado por seu próprio sangue.
[2.] Por seus sofrimentos, consumou aquela parte de seu ofício que devia ser realizada na terra, fazendo reconciliação pela iniquidade. Nesse sentido, diz-se que foi aperfeiçoado, uma propiciação perfeita.
[3.] Com isso, tornou-se autor da salvação eterna para os homens; por seus sofrimentos adquiriu para seu povo pleno livramento do pecado e da miséria, e pleno desfrute da santidade e da felicidade.
Deu notícia dessa salvação no evangelho, fez uma oferta dela na nova aliança e enviou o Espírito para capacitar os homens a aceitar essa salvação.
[4.] Essa salvação é de fato concedida somente aos que obedecem a Cristo. Não basta termos algum conhecimento doutrinário de Cristo ou fazermos uma profissão de fé nele; devemos ouvir sua palavra e obedecer-lhe.
Ele é exaltado para ser príncipe que nos governe, assim como Salvador que nos livre. Será Salvador somente daqueles para quem é príncipe e que estão dispostos a que reine sobre eles; os demais considerará seus inimigos e os tratará de acordo com isso.
Mas, para os que lhe obedecem, devotando-se a ele, negando a si mesmos, tomando sua cruz e seguindo-o, será o autor, aitios, a grande causa da salvação deles, e o reconhecerão como tal para sempre.
Versículos 10 a 14
O Sacerdócio de Cristo. (62 d.C.)
Aqui o apóstolo volta ao que citou no v. 6 de Salmos 110 acerca da ordem peculiar do sacerdócio de Cristo, isto é, a ordem de Melquisedeque. Aqui:
I. Declara que tinha muitas coisas que poderia lhes dizer acerca dessa pessoa misteriosa chamada Melquisedeque, cujo sacerdócio era eterno e, portanto, a salvação obtida por ele também deveria ser eterna. Temos um relato mais particular desse Melquisedeque em Hebreus 7.
Alguns pensam que as coisas a que o apóstolo se refere, difíceis de expressar, diziam respeito não tanto ao próprio Melquisedeque quanto a Cristo, de quem Melquisedeque era o tipo.
Sem dúvida, esse apóstolo tinha muitas coisas a dizer acerca de Cristo que eram muito misteriosas, difíceis de expressar. Há grandes mistérios na pessoa e nos ofícios do Redentor; o cristianismo é o grande mistério da piedade.
II. Apresenta o motivo de não dizer todas aquelas coisas que tinha a dizer acerca de Cristo, nosso Melquisedeque, e o que tornava tão difícil expressá-las, a saber, a lentidão dos hebreus a quem escrevia: “Sois lentos de ouvir.”
Há uma dificuldade nas próprias coisas e pode haver uma fraqueza nos ministros do evangelho para falar claramente delas; mas, em geral, a culpa está nos ouvintes.
Ouvintes lentos tornam a pregação do evangelho uma coisa difícil. Até muitos dos que têm alguma fé são apenas ouvintes lentos, lentos de entendimento e vagarosos para crer. O entendimento é fraco e não apreende essas coisas espirituais; a memória é fraca e não as retém.
III. Insiste no caráter culposo dessa fraqueza deles. Não era mera fraqueza natural, mas fraqueza pecaminosa, e mais neles que nos outros, por causa das vantagens singulares que haviam desfrutado para avançar no conhecimento de Cristo.
“Pois, quando pelo tempo deveríeis ser mestres, necessitais de que alguém vos ensine outra vez quais são os primeiros princípios dos oráculos de Deus”, v. 12. Observe aqui:
- Que progresso poderia ter sido razoavelmente esperado desses hebreus: que pudessem ter sido tão bem instruídos na doutrina do evangelho a ponto de serem mestres de outros. Daqui aprendamos:
(1.) Deus repara no tempo e nos auxílios que temos para adquirir conhecimento das Escrituras.
(2.) Daqueles a quem muito é dado, muito é esperado.
(3.) Os que têm bom entendimento do evangelho devem ser mestres de outros, se não numa posição pública, ainda assim numa posição privada.
(4.) Ninguém deve assumir a posição de mestre de outros, senão os que fizeram bons avanços no conhecimento espiritual eles mesmos.
- Observe a triste frustração dessas justas expectativas: vocês precisam que alguém lhes ensine outra vez, etc. Repare aqui:
(1.) Nos oráculos de Deus há alguns primeiros princípios, claros para ser entendidos e necessários para ser aprendidos.
(2.) Há também mistérios profundos e sublimes, que devem ser explorados pelos que aprenderam os primeiros princípios, para que assim se mantenham completos em toda a vontade de Deus.
(3.) Algumas pessoas, em vez de avançar no conhecimento cristão, esquecem os próprios primeiros princípios que aprenderam muito tempo atrás. De fato, os que não estão avançando sob os meios da graça estarão perdendo.
(4.) É pecado e vergonha que pessoas adultas por sua idade e posição na igreja sejam crianças e criancinhas no entendimento.
IV. O apóstolo mostra como as diversas doutrinas do evangelho devem ser dispensadas a diferentes pessoas. Há na igreja criancinhas e pessoas de idade adulta (vv. 12-14), e há no evangelho leite e alimento sólido. Observe:
- Os que são criancinhas, sem habilidade na palavra da justiça, devem ser alimentados com leite. Devem receber as verdades mais simples, expostas da maneira mais simples; deve haver linha sobre linha, preceito sobre preceito, aqui um pouco e ali um pouco, Isaías 28:10.
Cristo não despreza suas criancinhas; providenciou alimento apropriado para elas. É bom ser criancinhas em Cristo, mas não permanecer sempre nesse estado infantil. Devemos nos esforçar para ultrapassar o estado infantil; devemos sempre permanecer crianças na malícia, mas no entendimento devemos crescer até a maturidade adulta.
- Há alimento sólido para os que são de idade adulta, v. 14. Os mistérios mais profundos da religião pertencem aos que estão numa classe mais alta na escola de Cristo, que aprenderam os primeiros princípios e fizeram bons avanços neles.
Assim, pelo uso, têm seus sentidos exercitados para discernir tanto o bem quanto o mal, dever e pecado, verdade e erro. Observe:
(1.) Sempre houve no estado cristão crianças, jovens e pais.
(2.) Todo verdadeiro cristão, tendo recebido de Deus um princípio de vida espiritual, precisa de nutrição para preservar essa vida.
(3.) A palavra de Deus é alimento e nutrição para a vida da graça: “Como criancinhas recém-nascidas, desejai o leite puro da palavra, para que por ele cresçais.”
(4.) É sabedoria dos ministros dividir corretamente a palavra da verdade e dar a cada um sua porção: leite para as criancinhas e alimento sólido para os de idade adulta.
(5.) Há sentidos espirituais, assim como os naturais. Há um olho espiritual, um apetite espiritual, um paladar espiritual. A alma tem suas sensações, assim como o corpo; elas são muito depravadas e perdidas pelo pecado, mas são recuperadas pela graça.
(6.) Pelo uso e exercício, esses sentidos se aperfeiçoam, tornam-se mais rápidos e fortes para saborear a doçura do que é bom e verdadeiro e o amargor do que é falso e mau.
Não só a razão e a fé, mas o sentido espiritual ensinarão as pessoas a distinguir entre o que agrada e o que provoca a Deus, entre o que ajuda e o que prejudica nossa própria alma.