Matthew Henry

Hebreus 4

Argumento

O apóstolo, tendo exposto no capítulo anterior o pecado e o castigo dos antigos judeus, prossegue neste:

I. A declaração de que nossos privilégios por Cristo sob o evangelho excedem os privilégios da igreja judaica sob Moisés, como motivo para que os aproveitemos corretamente, vv. 1-4.

II. A indicação da causa pela qual os antigos hebreus não tiraram proveito de seus privilégios religiosos, v. 2.

Então, III. A confirmação dos privilégios dos que creem e da miséria dos que continuam na incredulidade, vv. 3-10.

IV. A conclusão com razões e motivos apropriados e poderosos para a fé e a obediência.

Versículos 1 a 10

Privilégios do Evangelho; Precauções contra a Apostasia. (62 d.C.)

Aqui, I. O apóstolo declara que nossos privilégios por Cristo sob o evangelho não só são tão grandes, mas maiores do que os desfrutados sob a lei mosaica. Especifica isto: temos uma promessa deixada a nós de entrar em seu descanso.

Isto é, de entrar numa relação de aliança com Cristo e num estado de comunhão com Deus por meio de Cristo e crescer nele até sermos aperfeiçoados em glória. Temos revelações desse descanso, propostas e as melhores orientações sobre como podemos alcançá-lo.

Essa promessa de descanso espiritual é uma promessa deixada a nós pelo Senhor Jesus Cristo em sua última vontade e testamento, como um legado precioso.

Nossa tarefa é cuidar de que sejamos os herdeiros desse legado, de que reivindiquemos esse descanso e a liberdade do domínio do pecado, de Satanás e da carne, pelos quais as almas das pessoas são mantidas em servidão e privadas do verdadeiro descanso da alma.

Também devemos cuidar de que sejamos libertos do jugo da lei e de todas as suas cerimônias e serviços trabalhosos, desfrutemos paz com Deus em suas ordenanças e providências e em nossas próprias consciências e, assim, tenhamos a perspectiva e o penhor do descanso perfeito e eterno no céu.

II. Ele demonstra a verdade de sua afirmação de que temos vantagens tão grandes quanto as deles. Pois diz (v. 2): “A nós foi pregado o evangelho assim como a eles.” O mesmo evangelho, em substância, foi pregado sob ambos os Testamentos, embora não com tanta clareza; não de maneira tão consoladora sob o Antigo quanto sob o Novo.

Os melhores privilégios dos antigos judeus eram seus privilégios do evangelho; os sacrifícios e cerimônias do Antigo Testamento eram o evangelho daquela dispensação. E tudo o que havia de excelente nela era sua relação com Cristo.

Ora, se esse era seu mais elevado privilégio, não somos inferiores a eles; pois temos o evangelho assim como eles, e com maior pureza e clareza do que eles tinham.

III. Ele novamente indica o motivo pelo qual tão poucos dos antigos judeus tiraram proveito da dispensação do evangelho que desfrutavam: sua falta de fé. A palavra pregada não lhes trouxe proveito porque não foi misturada com fé nos que a ouviram, v. 2. Observe:

  1. A palavra nos é pregada para que tiremos proveito dela, para que por ela ganhemos riquezas espirituais; é um preço posto em nossas mãos para adquirir sabedoria, o rico dote da alma.

  2. Em todas as épocas houve muitos ouvintes sem proveito; muitos que parecem ocupar-se bastante com sermões e com ouvir a palavra de Deus, mas não ganham nada para suas almas com isso. E os que nada ganham por ouvir são grandes perdedores.

  3. O que está na raiz de toda a nossa falta de proveito sob a palavra é nossa incredulidade. Não misturamos fé com o que ouvimos; a fé no ouvinte é a vida da palavra.

Embora o pregador creia no evangelho e se esforce para misturar fé com sua pregação e falar como quem creu e, por isso, falou, ainda assim, se os ouvintes não tiverem fé em suas almas para misturar com a palavra, não estarão em nada melhores por causa dela.

Essa fé deve mesclar-se com cada palavra e estar em ação e exercício enquanto ouvimos. E, quando tivermos ouvido a palavra, anuindo à sua verdade, aprovando-a, aceitando a misericórdia oferecida e aplicando a palavra a nós mesmos com afeições apropriadas, então encontraremos grande proveito e ganho pela palavra pregada.

IV. Nessas considerações o apóstolo fundamenta sua precaução e conselho repetidos e insistentes de que os que desfrutam o evangelho mantenham santo temor e zelo sobre si mesmos, para que a incredulidade latente não os prive do benefício da palavra e do descanso espiritual revelado e oferecido no evangelho.

“Temamos que, sendo-nos deixada uma promessa de entrar em seu descanso, algum de vós pareça ficar aquém dele”, v. 1. Observe:

  1. A graça e a glória podem ser alcançadas por todos sob o evangelho: há uma oferta e uma promessa aos que aceitarem a oferta.

  2. Os que podem alcançá-las também podem ficar aquém. Os que poderiam ter alcançado a salvação pela fé podem ficar aquém por incredulidade.

  3. É terrível até mesmo parecer ficar aquém da salvação do evangelho: parecer assim a si mesmos, perder sua esperança consoladora; e parecer assim aos outros, perdendo desse modo a honra de sua santa profissão.

Mas, se é tão terrível parecer ficar aquém desse descanso, é muito mais terrível realmente ficar aquém. Tal frustração deve ser fatal.

  1. Um bom meio de evitar tanto que realmente fiquemos aquém quanto que pareçamos ficar aquém é manter um temor santo e religioso de que venhamos a ficar aquém. Isso nos tornará vigilantes e diligentes, sinceros e sérios; esse temor nos levará a examinar nossa fé e exercitá-la; ao passo que a presunção é a estrada principal para a ruína.

V. O apóstolo confirma a felicidade de todos os que verdadeiramente creem no evangelho; e o faz:

  1. Afirmando tão positivamente sua verdade a partir da experiência de si mesmo e dos outros: Nós, que temos crido, entramos no descanso, v. 3. Entramos numa união bendita com Cristo e numa comunhão com Deus por meio de Cristo.

Nesse estado realmente desfrutamos muitas doces comunicações do perdão do pecado, paz de consciência, alegria no Espírito Santo, aumento da graça e penhores da glória, descansando da servidão do pecado e repousando em Deus até estarmos preparados para descansar com ele no céu.

  1. Ele ilustra e confirma que os que creem são assim felizes e entram no descanso:

(1.) Pelo término da obra da criação por Deus e, assim, sua entrada no descanso (v. 3, 4), designando que nossos primeiros pais descansassem no sétimo dia, descansassem em Deus. Ora, assim como Deus terminou sua obra, depois descansou dela e ficou satisfeito com ela, assim fará os que creem terminarem sua obra e depois desfrutarem seu descanso.

(2.) Por Deus ter mantido a observância do sábado depois da queda e da revelação de um Redentor. Deveriam guardar o sétimo dia como sábado santo ao Senhor, louvando nele aquele que os levantara do nada pelo poder criador.

Também deveriam orar a ele para que os criasse novamente por seu Espírito de graça e dirigisse sua fé ao Redentor prometido e restaurador de todas as coisas, fé pela qual encontram descanso em suas almas.

(3.) Pela proposta de Deus de Canaã como descanso típico para os judeus que creram. E, assim como os que creram, Calebe e Josué, realmente entraram em Canaã, assim os que agora creem entrarão no descanso.

(4.) Pela certeza de outro descanso além daquele descanso do sétimo dia, instituído e observado tanto antes quanto depois da queda, e além daquele descanso típico de Canaã, que a maioria dos judeus não alcançou por incredulidade.

Isso porque o Salmista falou de outro dia e de outro descanso, de onde fica evidente que permanece para o povo de Deus um sábado mais espiritual e excelente do que aquele a que Josué conduziu os judeus (vv. 6-9); e esse descanso que permanece:

[1.] Um descanso de graça, consolo e santidade no estado do evangelho. Esse é o descanso com que o Senhor Jesus, nosso Josué, faz descansar almas cansadas e consciências despertadas; e esse é o refrigério.

[2.] Um descanso na glória, o sabatismo eterno do céu, que é o repouso e a perfeição da natureza e também da graça, onde o povo de Deus desfrutará o fim de sua fé e o objeto de todos os seus desejos.

(5.) Isso é provado de maneira ulterior pelos gloriosos precursores que realmente tomaram posse desse descanso: Deus e Cristo. É certo que Deus, depois de criar o mundo em seis dias, entrou em seu descanso; e é certo que Cristo, quando terminou a obra de nossa redenção, entrou em seu descanso.

E esses foram não só exemplos, mas penhores de que os crentes entrarão em seu descanso: aquele que entrou no descanso também cessou de suas próprias obras, assim como Deus das suas, v. 10.

Todo verdadeiro crente cessou de suas próprias obras de justiça e das obras pesadas da lei, assim como Deus e Cristo cessaram de suas obras de criação e redenção.

VI. O apóstolo confirma a miséria dos que não creem; nunca entrarão nesse descanso espiritual, ou da graça aqui ou da glória depois. Isso é tão certo quanto a palavra e o juramento de Deus podem torná-lo.

Assim como é certo que Deus entrou em seu descanso, assim é certo que os incrédulos obstinados serão excluídos. Assim como é certo que os judeus incrédulos caíram no deserto e nunca alcançaram a terra prometida, assim é certo que os incrédulos cairão na destruição e nunca alcançarão o céu.

Assim como é certo que Josué, o grande capitão dos judeus, não pôde dar-lhes posse de Canaã por causa de sua incredulidade, apesar de seu valor e liderança eminentes, assim é certo que até o próprio Jesus, capitão de nossa salvação, apesar de toda a plenitude de graça e força que habita nele, não dará, não pode dar aos que persistirem na incredulidade nem descanso espiritual nem eterno.

Ele permanece somente para o povo de Deus; os demais, por seu pecado, abandonam-se à inquietação eterna.

Versículos 11 a 16

Exortação Séria; O Sacerdócio de Cristo. (62 d.C.)

Nesta última parte do capítulo o apóstolo conclui primeiro com uma exortação séria e repetida e depois com motivos apropriados e poderosos.

I. Aqui temos uma exortação séria: “Trabalhemos, pois, para entrar naquele descanso”, v. 11. Observe:

  1. O fim proposto: descanso espiritual e eterno, o descanso da graça aqui e da glória depois; em Cristo na terra, com Cristo no céu.

  2. O caminho prescrito para esse fim: trabalho, trabalho diligente; esse é o único caminho para o descanso. Os que não querem trabalhar agora não descansarão depois. Depois de trabalho devido e diligente seguirá um descanso doce e satisfatório; e o trabalho agora tornará aquele descanso mais agradável quando vier.

O sono do trabalhador é doce, Eclesiastes 5:12. Por isso, trabalhemos, concordemos todos e sejamos unânimes nisso; e despertemos uns aos outros e chamemos uns aos outros a essa diligência.

É o mais verdadeiro ato de amizade, quando vemos nossos companheiros cristãos demorarem-se sem fazer nada, chamá-los a ocupar-se de sua tarefa e a trabalhar nela com empenho.

“Venham, senhores, vamos todos trabalhar; por que ficamos parados? Por que nos demoramos sem fazer nada? Venham, trabalhemos; agora é nosso tempo de trabalho, nosso descanso permanece.” Assim os cristãos devem chamar a si mesmos e uns aos outros a serem diligentes no dever; e tanto mais quando vemos o dia se aproximar.

II. Aqui temos motivos apropriados e poderosos para tornar eficaz o conselho, tirados:

  1. Do exemplo terrível dos que pereceram por incredulidade: “Para que ninguém caia segundo o mesmo exemplo de incredulidade.” Ter visto tantos cair antes de nós agravará muito nosso pecado se não nos deixarmos advertir por eles.

Sua ruína nos chama em alta voz; suas almas perdidas e inquietas nos clamam de seus tormentos que não nos tornemos tão miseráveis quanto elas, pecando como pecaram.

  1. Da grande ajuda e vantagem que podemos ter da palavra de Deus para fortalecer nossa fé e estimular nossa diligência, para alcançarmos esse descanso: “A palavra de Deus é viva e poderosa”, v. 12. Pela palavra de Deus podemos entender ou a palavra essencial ou a escrita.

A Palavra essencial, que no princípio estava com Deus e era Deus (João 1:1), o Senhor Jesus Cristo; e, de fato, o que se diz neste versículo é verdadeiro acerca dele. Mas a maioria entende a palavra escrita, as santas Escrituras, que são a palavra de Deus. Ora, dessa palavra se diz:

(1.) Que é viva; é muito vivaz e ativa em todos os seus esforços, em se apoderar da consciência do pecador, em cortá-lo no coração e em consolá-lo e ligar as feridas da alma.

Não conhecem a palavra de Deus os que a chamam letra morta; é viva e veloz como a luz, e nada é mais veloz do que a luz. Não é apenas viva, mas vivificante; é uma luz vital; é uma palavra viva, zon. Santos morrem e pecadores morrem; mas a palavra de Deus vive.

Toda carne é erva, e toda a sua glória como a flor da erva. A erva seca, e sua flor cai, mas a palavra do Senhor permanece para sempre, 1 Pedro 1:24, 25.

“Vossos pais, onde estão? E os profetas, vivem para sempre? Mas minhas palavras, que ordenei aos profetas, não alcançaram vossos pais?”, Zacarias 1:5, 6.

(2.) É poderosa. Quando Deus a faz atingir o coração por seu Espírito, convence poderosamente, converte poderosamente e consola poderosamente. É tão poderosa que derruba fortalezas (2 Coríntios 10:4, 5), levanta os mortos, faz os surdos ouvir, os cegos ver, os mudos falar e os coxos andar.

É poderosa para demolir o reino de Satanás e estabelecer o reino de Cristo sobre suas ruínas.

(3.) É mais afiada do que qualquer espada de dois gumes; corta dos dois lados; é “a espada do Espírito”, Efésios 6:17. É a espada de dois gumes que sai da boca de Cristo, Apocalipse 1:16.

É mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, pois entrará onde nenhuma outra espada pode e fará uma dissecação mais minuciosa: penetra para separar a alma e o espírito, a alma e sua disposição habitual dominante.

Faz uma alma que durante muito tempo teve espírito orgulhoso tornar-se humilde, e uma de espírito perverso tornar-se mansa e obediente. Os hábitos pecaminosos que se tornaram, por assim dizer, naturais à alma, enraizados profundamente nela e, de certo modo, um com ela, são separados e cortados por essa espada.

Ela corta a ignorância do entendimento, a rebelião da vontade e a inimizade da mente, que, quando carnal, é a própria inimizade contra Deus.

Essa espada divide entre as juntas e a medula, as partes mais secretas, próximas e íntimas do corpo. Essa espada pode cortar os desejos da carne assim como os desejos da mente e tornar as pessoas dispostas a se submeter à operação mais incisiva para a mortificação do pecado.

(4.) É uma discernidora dos pensamentos e intenções do coração, até dos pensamentos e desígnios mais secretos e remotos. Revelará às pessoas a variedade de seus pensamentos e propósitos, a vileza deles, os princípios maus que os movem e os fins sinistros e pecaminosos para os quais agem.

A palavra virará o interior do pecador para fora e o deixará ver tudo o que há em seu coração. Ora, uma palavra como essa necessariamente deve ser grande ajuda para nossa fé e obediência.

  1. Das perfeições do Senhor Jesus Cristo, tanto de sua pessoa quanto de seu ofício:

(1.) Sua pessoa, particularmente sua onisciência: “Não há criatura alguma que não seja manifesta à sua vista”, v. 13. Isso corresponde ao que Cristo diz de si mesmo: todas as igrejas saberão que sou aquele que explora os rins e os corações, Apocalipse 2:23.

Nenhuma criatura pode ficar oculta de Cristo; nenhuma das criaturas de Deus, pois Cristo é o Criador de todas elas. E não há nenhum dos movimentos e ações de nossas cabeças e corações (que podem ser chamados criaturas nossas) que não esteja aberto e manifesto àquele com quem temos de tratar como objeto de nosso culto e sumo sacerdote de nossa profissão.

Ele, por sua onisciência, corta o sacrifício que lhe trazemos, para que seja apresentado ao Pai. Ora, assim como o sumo sacerdote inspecionava os animais sacrificados e os cortava até a espinha dorsal para ver se eram sadios no coração, assim todas as coisas são dissecadas e ficam expostas ao olhar penetrante de nosso grande sumo sacerdote.

E aquele que agora prova nossos sacrifícios finalmente, como Juiz, provará nosso estado. Teremos de tratar com ele como aquele que determinará nosso estado eterno.

Alguns leem as palavras: com quem temos uma conta ou um acerto de contas. Cristo tem uma conta exata de todos nós. Ele respondeu por todos os que creem nele; e acertará contas com todos: nossas contas estão diante dele.

Essa onisciência de Cristo e a conta que lhe devemos de nós mesmos devem levar-nos a perseverar na fé e na obediência até que ele tenha levado a bom termo todos os nossos assuntos.

(2.) Temos um relato da excelência e perfeição de Cristo quanto a seu ofício e a esse ofício particular de nosso sumo sacerdote. O apóstolo primeiro instrui os cristãos no conhecimento de seu sumo sacerdote, do tipo de sumo sacerdote que ele é, e depois lhes lembra o dever que devem por esse motivo:

[1.] Que tipo de sumo sacerdote é Cristo (v. 14): visto que temos tal sumo sacerdote. Isto é, Primeiro, um grande sumo sacerdote, muito maior que Arão ou qualquer sacerdote de sua ordem.

Os sumos sacerdotes sob a lei eram considerados pessoas grandes e veneráveis; mas eram apenas tipos e sombras tênues de Cristo. A grandeza de nosso sumo sacerdote é exposta:

  1. Por ele ter passado para os céus. O sumo sacerdote sob a lei, uma vez por ano, saía da vista do povo para dentro do véu, para o lugar santíssimo, onde estavam os sinais sagrados da presença de Deus.

Mas Cristo, de uma vez por todas, passou para os céus, para assumir o governo de tudo, enviar o Espírito para preparar um lugar para seu povo e fazer intercessão em favor deles.

Cristo executou uma parte de seu sacerdócio na terra, morrendo em nosso favor; a outra executa no céu, defendendo a causa e apresentando as ofertas de seu povo.

  1. A grandeza de Cristo é exposta por seu nome, Jesus: um médico e Salvador e alguém de natureza divina, o Filho de Deus por geração eterna. E, por isso, tendo perfeição divina, capaz de salvar até o extremo todos os que chegam a Deus por meio dele.

Segundo, ele é sumo sacerdote não só grande, mas gracioso, misericordioso, compassivo e solidário com seu povo: não temos um sumo sacerdote que não possa ser tocado pelo sentimento de nossas fraquezas, v. 15.

Embora seja tão grande e esteja tão acima de nós, ainda assim é muito bondoso e ternamente interessado em nós. É tocado pelo sentimento de nossas fraquezas de uma maneira que ninguém mais pode ser.

Isso porque ele mesmo foi provado com todas as aflições e tribulações próprias de nossa natureza em seu estado caído; e isso não só para que pudesse satisfazer em nosso favor, mas para solidarizar-se conosco.

Mas então, Terceiro, ele é sumo sacerdote sem pecado: foi tentado em todas as coisas como nós somos, contudo sem pecado. Foi tentado por Satanás, mas saiu sem pecado.

Raramente encontramos tentações sem que nos causem algum abalo. Somos propensos a recuar, embora não cedamos; mas nosso grande sumo sacerdote saiu puro de seu encontro com o diabo, que não pôde encontrar qualquer pecado nele nem pôr qualquer mancha sobre ele.

Foi severamente provado pelo Pai. Aprouve ao Senhor feri-lo; e, ainda assim, não pecou em pensamento, palavra ou ato. Não fizera violência, nem havia engano algum em sua boca. Era santo, inofensivo e imaculado; e um sumo sacerdote assim nos convinha.

Tendo assim nos dito que tipo de sumo sacerdote temos, o apóstolo prossegue para nos mostrar:

[2.] Como devemos comportar-nos para com ele. Primeiro, retenhamos nossa profissão de fé nele, v. 14. Nunca o neguemos, nunca nos envergonhemos dele diante das pessoas.

Retenhamos as doutrinas iluminadoras do cristianismo em nossas cabeças, seus princípios vivificantes em nossos corações, sua profissão manifesta em nossos lábios e nossa sujeição prática e universal a ele em nossas vidas. Observe aqui:

  1. Devemos possuir as doutrinas, os princípios e a prática da vida cristã.

  2. Quando os possuímos, podemos correr o perigo de perder o que retemos, por causa da corrupção de nossos corações, das tentações de Satanás e dos atrativos deste mundo mau.

  3. A excelência do sumo sacerdote de nossa profissão tornaria nossa apostasia dele muito odiosa e indesculpável; seria a maior insensatez e a mais vil ingratidão.

  4. Os cristãos não devem apenas começar bem, mas devem perseverar: os que perseverarem até o fim serão salvos, e ninguém além deles.

Segundo, devemos animar-nos, pela excelência de nosso sumo sacerdote, a chegar com ousadia ao trono da graça, v. 16. Aqui observe:

  1. Há um trono da graça estabelecido, uma forma de culto instituída em que Deus pode, com honra, encontrar pobres pecadores e tratar com eles, e eles podem, com esperança, aproximar-se dele, arrependendo-se e crendo.

Deus poderia ter estabelecido um tribunal de justiça rigorosa e inexorável, distribuindo a morte, o salário do pecado, a todos os convocados diante dele; mas escolheu estabelecer um trono da graça.

Um trono expressa autoridade e inspira temor e reverência. Um trono da graça expressa grande ânimo até ao principal dos pecadores. Ali a graça reina e age com liberdade, poder e generosidade soberanos.

  1. É nosso dever e interesse sermos frequentemente encontrados diante desse trono da graça, esperando no Senhor em todos os deveres de seu culto, particulares e públicos. É bom para nós estar ali.

  2. Nossa tarefa e missão no trono da graça devem ser obtermos misericórdia e encontrarmos graça para ajudar em tempo de necessidade. Misericórdia e graça são as coisas de que precisamos: misericórdia para perdoar todos os nossos pecados e graça para purificar nossas almas.

  3. Além da dependência diária que temos de Deus para os suprimentos presentes, há épocas em que precisaremos mais palpavelmente da misericórdia e da graça de Deus, e devemos acumular orações para essas épocas.

Essas épocas incluem tempos de tentação, seja pela adversidade, seja pela prosperidade, e especialmente o tempo de morrer: devemos todos os dias elevar uma petição por misericórdia em nosso último dia. O Senhor nos conceda encontrar misericórdia do Senhor naquele dia, 2 Timóteo 1:18.

  1. Em todas as nossas aproximações desse trono da graça em busca de misericórdia, devemos chegar com liberdade e ousadia humildes, com liberdade de espírito e liberdade de fala; devemos pedir com fé, sem duvidar de nada; devemos chegar com um Espírito de adoção, como filhos a um Deus e Pai reconciliado.

Devemos de fato chegar com reverência e temor piedoso, mas sem terror e assombro; não como se fôssemos arrastados diante do tribunal da justiça, mas bondosamente convidados ao propiciatório, onde a graça reina e ama exercer-se e exaltar-se para conosco.

  1. O ofício de Cristo, sendo nosso sumo sacerdote, e um sumo sacerdote assim, deve ser o fundamento de nossa confiança em todas as nossas aproximações do trono da graça. Se não tivéssemos um Mediador, não poderíamos ter ousadia ao chegar a Deus; pois somos criaturas culpadas e contaminadas.

Tudo o que fazemos é contaminado; não podemos entrar na presença de Deus sozinhos; ou devemos ir pela mão de um Mediador ou nossos corações e nossas esperanças nos faltarão. Temos ousadia para entrar no lugar santíssimo pelo sangue de Jesus.

Ele é nosso Advogado e, enquanto defende a causa de seu povo, defende-a com o preço na mão, pelo qual comprou tudo de que nossas almas precisam ou que podem desejar.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra