Matthew Henry

Hebreus 3

Argumento

Neste capítulo, o apóstolo aplica o que disse no capítulo anterior sobre o sacerdócio de Cristo:

I. Numa exortação séria e comovente, para que considerem séria e atentamente esse grande sumo sacerdote que lhes foi revelado, vv. 1-6.

II. Acrescenta então muitos conselhos e advertências de peso, v. 7 até o fim.

Versículos 1 a 6

A Atenção Devida a Cristo. (62 d.C.)

Nestes versículos temos a aplicação da doutrina apresentada no fim do capítulo anterior sobre o sacerdócio de nosso Senhor Jesus Cristo. Observe:

I. Com que fervor e afeto o apóstolo exorta os cristãos a pensar muito nesse sumo sacerdote e a fazer dele objeto de atenta e séria consideração. Certamente ninguém na terra ou no céu merece mais que ele a nossa consideração. Para tornar a exortação mais eficaz, observe:

  1. A forma honrosa como se dirige àqueles a quem escreve: “Santos irmãos, participantes da vocação celestial.”

(1.) Irmãos: não só meus irmãos, mas irmãos de Cristo e, nele, irmãos de todos os santos. Todo o povo de Deus é formado por irmãos e deve amar e viver como irmãos.

(2.) Santos irmãos: santos não apenas na profissão e no título, mas nos princípios e na prática, no coração e na vida. Alguns transformaram isso em zombaria: “Esses”, dizem, “são os santos irmãos.” Mas é perigoso brincar com instrumentos tão afiados; não sejam zombadores, para que suas amarras não se tornem mais fortes.

Os que são assim desprezados e ridicularizados devem esforçar-se por ser realmente santos irmãos e demonstrar diante de Deus que o são. Não precisam envergonhar-se desse título nem temer as zombarias dos profanos.

Vem o dia em que aqueles que usam esse nome como insulto considerariam sua maior honra e felicidade ser recebidos nessa santa irmandade.

(3.) Participantes da vocação celestial: participantes dos meios da graça e do Espírito da graça, que vieram do céu e pelos quais os cristãos são efetivamente chamados das trevas para a luz maravilhosa. Essa vocação faz o céu descer à alma dos homens, eleva-os a uma disposição e conduta celestiais e os prepara para viver para sempre com Deus no céu.

  1. Os títulos que ele dá a Cristo, a quem deseja que considerem:

(1.) O apóstolo de nossa profissão de fé, o ministro principal da igreja do evangelho, mensageiro e mensageiro principal enviado por Deus aos homens numa missão da maior importância. Ele é o grande revelador da fé que professamos manter e da esperança que professamos ter.

(2.) Não só o apóstolo, mas também o sumo sacerdote de nossa profissão de fé: o principal oficial do Antigo Testamento e também do Novo, o cabeça da igreja em cada estado e sob cada dispensação. Professamos depender de sua satisfação e intercessão para o perdão dos pecados e para sermos aceitos por Deus.

(3.) Cristo, o Messias, ungido e plenamente habilitado tanto para o ofício de apóstolo quanto para o de sumo sacerdote.

(4.) Jesus, nosso Salvador, aquele que nos cura, o grande médico das almas, prefigurado pela serpente de bronze que Moisés levantou no deserto para que os picados pelas serpentes ardentes olhassem para ela e fossem salvos.

II. O dever que temos para com aquele que traz todos esses títulos elevados e honrosos é considerá-lo conforme essa descrição.

Consideremos o que ele é em si mesmo, o que é para nós e o que será para nós no futuro e para sempre. Consideremo-lo, fixemos nele o pensamento com toda a atenção e ajamos para com ele de acordo com isso. Olhemos para Jesus, autor e consumador da nossa fé. Observe aqui:

  1. Muitos que professam fé em Cristo não lhe dão a devida consideração. Os que esperam dele a salvação não pensam nele tanto quanto ele merece e deseja.

  2. A consideração atenta e séria de Cristo nos traria grande proveito: aumentaria nosso conhecimento dele e nos moveria a amá-lo, obedecer-lhe e confiar nele.

  3. Até os santos irmãos e participantes da vocação celestial precisam estimular uns aos outros a pensar em Cristo mais do que pensam, a tê-lo mais presente na mente. Até os melhores entre seu povo pensam nele com pouca frequência e superficialidade.

  4. Devemos considerar Cristo conforme é descrito nas Escrituras e formar a partir delas nossa compreensão dele, em vez de recorrer a concepções e fantasias vãs de nossa própria imaginação.

III. Temos várias razões para reforçar esse dever de considerar Cristo o apóstolo e sumo sacerdote de nossa profissão de fé:

  1. O primeiro vem de sua fidelidade, v. 2. Ele foi fiel àquele que o designou, assim como Moisés foi fiel em toda a sua casa:

(1.) Cristo é um Mediador designado; Deus Pai o enviou e selou para esse ofício e, por isso, sua mediação é aceita pelo Pai.

(2.) Ele é fiel a essa designação: observa pontualmente todas as regras e ordens de sua mediação e cumpre plenamente a confiança que nele depositaram o Pai e seu povo.

(3.) É tão fiel àquele que o designou quanto Moisés o foi em toda a sua casa. Moisés cumpriu fielmente seu ofício para com a igreja judaica sob o Antigo Testamento, e Cristo faz o mesmo sob o Novo. Era uma razão apropriada para apresentar aos judeus, que tinham tão alta opinião da fidelidade de Moisés; contudo, essa fidelidade era apenas figura da de Cristo.

  1. Outra razão vem da glória e excelência superiores de Cristo em comparação com Moisés, vv. 3-6; por isso, tinham obrigação ainda maior de considerar Cristo.

(1.) Cristo construiu a casa, enquanto Moisés era apenas um membro dela. Por casa, devemos entender a igreja de Deus, o povo de Deus reunido sob Cristo, seu construtor e cabeça, e sob oficiais subordinados, segundo a lei dele e observando suas instituições.

Cristo é o construtor dessa casa, a igreja, em todas as épocas. Moisés era ministro na casa; serviu como instrumento de Cristo para governá-la e edificá-la. Cristo, porém, é o construtor de todas as coisas, pois é Deus, e ninguém inferior a Deus poderia edificar a igreja, nem lançar seus alicerces nem erguer a estrutura acima deles.

Não foi necessário menos poder para fazer a igreja do que para fazer o mundo. O mundo foi feito do nada; a igreja, de materiais inteiramente impróprios para tal construção.

Cristo, que é Deus, traçou a planta da igreja, providenciou os materiais e, com poder onipotente, dispôs os materiais a receber a forma. Compôs e uniu essa sua casa, estabeleceu sua ordem e coroou tudo com sua própria presença, a verdadeira glória dessa casa de Deus.

(2.) Cristo era o senhor dessa casa, além de seu construtor, v. 5, 6. Como Filho de Deus, a casa é chamada sua casa. Moisés era apenas um servo fiel, para dar testemunho das coisas que seriam reveladas mais tarde. Cristo, como o eterno Filho de Deus, é o legítimo dono e governante soberano da igreja.

Moisés era apenas um governante figurativo, para testemunhar de todas as coisas relativas à igreja que seriam reveladas no evangelho pelo Espírito de Cristo com maior clareza, plenitude e consolo. Por isso, Cristo é digno de mais glória que Moisés e de maior atenção e consideração. O apóstolo conclui essa razão:

[1.] Aplicando-a de modo consolador a si mesmo e a todos os verdadeiros crentes, v. 6: “Da qual casa somos nós.” Cada um pessoalmente, por sermos templos do Espírito Santo e Cristo habitar em nós pela fé; todos conjuntamente, por estarmos unidos pelos laços das graças, das verdades, das ordenanças, da disciplina evangélica e das devoções.

[2.] Descrevendo o traço característico das pessoas que compõem essa casa: se conservarmos firmes até o fim a confiança e a alegria da esperança. Isto é, se mantivermos uma profissão corajosa e aberta das verdades do evangelho, sobre as quais se fundam nossas esperanças de graça e glória.

E se vivermos apoiados nessas esperanças e à altura delas, de modo a nos alegrarmos santamente nelas, mantendo firme essa alegria até o fim, apesar de tudo o que encontrarmos ao fazê-lo.

Vê-se, portanto, que não basta começar bem nos caminhos de Cristo; também é preciso firmeza e perseverança neles até o fim. Temos aqui uma orientação sobre o que devem fazer os que desejam participar da dignidade e dos privilégios da casa de Cristo:

Primeiro, devem acolher as verdades do evangelho na mente e no coração. Segundo, devem fundar nessas verdades sua esperança de felicidade. Terceiro, devem professá-las abertamente. Quarto, devem viver tão de acordo com elas que conservem claras suas evidências e possam alegrar-se na esperança; e, em tudo isso, devem perseverar até o fim.

Em suma, devem andar estreita, coerente, corajosa e constantemente na fé e na prática do evangelho, para que seu Mestre, quando vier, os reconheça e aprove.

Versículos 7 a 19

Advertências contra a Apostasia. (62 d.C.)

Aqui o apóstolo prossegue, até o fim do capítulo, insistindo em conselhos e advertências sérios. Ele cita uma passagem de Salmos 95:7, etc., na qual observamos:

I. O que aconselha que façam: dar atenção pronta e imediata ao chamado de Cristo. “Ouçam sua voz; concordem com o que Deus lhes diz em Cristo, aprovem-no e considerem-no. Apliquem isso a si mesmos com os sentimentos e esforços apropriados e comecem ainda hoje, pois amanhã pode ser tarde demais.”

II. Contra o que os adverte: contra endurecer o coração e fazer ouvidos moucos aos chamados e conselhos de Cristo. “Quando ele lhes falar do mal do pecado, da excelência da santidade e da necessidade de recebê-lo pela fé como Salvador, não fechem ouvidos e coração a essa voz.” Observe: o endurecimento do coração é a fonte de todos os nossos outros pecados.

III. O exemplo pelo qual os adverte: o dos israelitas, seus antepassados, no deserto. Como na provocação e no dia da tentação; isso se refere ao notável episódio de Massá e Meribá, Êxodo 17:2-7. Observe:

  1. Os dias de tentação muitas vezes são dias de provocação.

  2. Provocar a Deus quando ele nos põe à prova e nos mostra que dependemos inteiramente dele e vivemos diretamente por ele é provocá-lo de maneira manifesta.

  3. Os pecados dos outros, sobretudo dos nossos parentes, devem servir-nos de advertência. Devemos lembrar os pecados e os castigos dos nossos antepassados para não seguir seus maus exemplos. Quanto ao pecado dos antepassados dos judeus, aqui mencionado, observe:

(1.) A situação em que se encontravam quando pecaram dessa maneira: estavam no deserto, tendo saído do Egito, mas sem ter chegado a Canaã. Pensar nisso deveria tê-los refreado do pecado.

(2.) O pecado de que foram culpados: tentaram e provocaram a Deus; desconfiaram dele, murmuraram contra Moisés e não quiseram atender à voz divina.

(3.) As circunstâncias que agravaram seu pecado: pecaram no deserto, onde dependiam de Deus de modo mais direto; pecaram enquanto Deus os punha à prova; pecaram quando viam suas obras, maravilhas feitas para libertá-los do Egito e para sustentá-los e suprir suas necessidades no deserto, dia após dia.

Continuaram assim a pecar contra Deus durante quarenta anos. Essas circunstâncias agravaram gravemente sua culpa.

(4.) A origem e a fonte de pecados tão agravados eram estas:

[1.] Erravam no coração; esses erros do coração produziram muitos outros em seus lábios e em sua vida.

[2.] Não conheciam os caminhos de Deus, embora ele tivesse caminhado diante deles. Não conheciam nem os caminhos de sua providência, pelos quais Deus havia caminhado em relação a eles, nem os caminhos de seus preceitos, nos quais deveriam ter caminhado em direção a Deus. Não observavam corretamente nem suas providências nem suas ordenanças.

(5.) A justa e grande indignação de Deus pelos pecados deles e, ao mesmo tempo, a grande paciência que mostrou para com eles, v. 10: por isso Deus se entristeceu com aquela geração. Repare:

[1.] Todo pecado, especialmente o cometido pelo povo que professa pertencer a Deus e recebe seus privilégios, não apenas irrita e afronta a Deus, mas o entristece.

[2.] Deus reluta em destruir seu povo por seus pecados ou em meio a eles; espera muito tempo para lhes mostrar graça.

[3.] Deus registra exatamente por quanto tempo as pessoas persistem em pecar contra ele e em entristecê-lo com seus pecados. Se, porém, continuarem a entristecer o Espírito de Deus, por fim os próprios pecados pesarão sobre o espírito delas, seja por juízo, seja por misericórdia.

(6.) A condenação irrevogável que, por fim, foi proferida contra eles por seus pecados. Deus jurou em sua ira que não entrariam em seu descanso, fosse o descanso de uma Canaã terrena, fosse o de uma Canaã celestial. Observe:

[1.] O pecado persistente acenderá a ira divina e a fará arder contra os pecadores.

[2.] A ira de Deus se manifestará na justa decisão de destruir os impenitentes. Ele jurará em sua ira, não precipitadamente, mas com justiça, e sua ira os deixará sem descanso: não há descanso sob a ira de Deus.

IV. O uso que o apóstolo faz desse exemplo terrível, v. 12, 13, etc. Dá aos hebreus uma advertência apropriada e a reforça com uma forma afetuosa de tratá-los:

  1. Dá aos hebreus uma advertência apropriada; a palavra é “Tomai cuidado”, blepete — prestem atenção. “Olhem ao redor; estejam de guarda contra os inimigos de dentro e de fora; sejam prudentes. Vocês veem o que impediu muitos dos seus antepassados de entrar em Canaã e fez seus cadáveres cair no deserto.”

“Tomem cuidado para não cair no mesmo pecado, na mesma armadilha e sob a mesma sentença terrível. Pois vocês veem que Cristo é o cabeça da igreja, pessoa muito maior que Moisés; desprezá-lo seria pecado maior que o desprezo deles por Moisés. Assim, vocês correm perigo de receber sentença mais severa.”

Observe: a ruína de outros deve nos advertir a tomar cuidado com a rocha em que naufragaram. A queda de Israel deve servir para sempre de advertência a todos os que vierem depois deles, pois “todas essas coisas lhes aconteceram como exemplos”, 1 Coríntios 10:11, e devem ser lembradas por nós. Tomem cuidado: todos os que desejam chegar em segurança ao céu devem olhar ao redor.

  1. Reforça a advertência com uma forma afetuosa de tratamento: “Irmãos, não apenas segundo a carne, mas no Senhor; irmãos que amo e por cujo bem trabalho e anseio.” Então desenvolve o assunto da advertência: “Tomai cuidado, irmãos, para que não haja em nenhum de vós um coração mau de incredulidade, afastando-vos do Deus vivo.” Observe:

(1.) Um coração de incredulidade é um coração mau. A incredulidade é grande pecado: corrompe o coração humano.

(2.) Um coração mau de incredulidade está na raiz de todos os nossos afastamentos pecaminosos de Deus; é um primeiro passo para a apostasia. Se nos permitirmos desconfiar de Deus, logo poderemos abandoná-lo.

(3.) Os irmãos cristãos precisam ser advertidos contra a apostasia. Aqueles que pensam estar firmes devem tomar cuidado para não cair.

  1. Acrescenta bons conselhos à advertência e recomenda o remédio contra esse coração mau de incredulidade: que se exortem uns aos outros diariamente enquanto ainda se chama hoje, v. 13. Observe:

(1.) Devemos fazer uns aos outros todo o bem que pudermos enquanto estamos juntos, pois esse tempo será curto e incerto.

(2.) Como o amanhã não pertence a nenhum de nós, devemos aproveitar da melhor maneira o dia de hoje.

(3.) Se os cristãos não se exortarem uns aos outros diariamente, estarão em perigo de ser endurecidos pelo engano do pecado. Repare:

[1.] Há muito engano no pecado: parece belo, mas é imundo; parece agradável, mas é nocivo; promete muito, mas não cumpre nada.

[2.] O engano do pecado tende a endurecer a alma. Um pecado tolerado prepara o caminho para outro; cada ato de pecado fortalece o hábito; pecar contra a consciência é o caminho para cauterizá-la. Por isso, cada um deve preocupar-se muito em exortar a si mesmo e aos outros a tomar cuidado com o pecado.

  1. Consola os que não apenas começam bem, mas prosseguem bem e perseveram até o fim, v. 14: “Somos feitos participantes de Cristo, se mantivermos firme até o fim o início de nossa confiança.” Observe:

(1.) O privilégio dos santos: são feitos participantes de Cristo, isto é, do Espírito, da natureza, das graças, da justiça e da vida de Cristo. Têm participação em tudo o que pertence a Cristo, em tudo o que ele é, em tudo o que fez ou pode fazer.

(2.) A condição para conservarem esse privilégio: perseverarem até o fim na profissão e na prática corajosas e abertas de Cristo e do cristianismo. Não que deixem de perseverar, pois o grande poder de Deus os guarda pela fé para a salvação; mas ser assim exortados é um dos meios pelos quais Cristo ajuda seu povo a perseverar.

Isso os torna vigilantes e diligentes, protegendo-os da apostasia. Observe aqui:

[1.] Os cristãos devem conservar e demonstrar até o fim o mesmo espírito com que começaram nos caminhos de Deus. Os que começam com seriedade, afeições vivas, santas resoluções e humilde confiança devem continuar no mesmo espírito.

[2.] Mas muitos mostram grande coragem e confiança no início de sua profissão de fé, sem conservá-las firmes até o fim.

[3.] A perseverança na fé é a melhor prova da sinceridade dessa fé.

  1. O apóstolo retoma o que havia citado de Salmos 95:7, etc., e aplica a passagem diretamente àquela geração, v. 15, 16, etc. Enquanto se diz “Hoje, se quiserdes ouvir”, etc., é como se ele dissesse: “O que antes foi citado dessa Escritura não se referia apenas às épocas passadas, mas a vocês agora e a todos os que virão depois de vocês.”

“Tomem cuidado para não cair nos mesmos pecados, sob pena de sofrer a mesma condenação.” O apóstolo lhes diz que, embora alguns dos que ouviram a voz de Deus o tenham provocado, nem todos fizeram isso. Observe:

(1.) Embora a maioria dos ouvintes tenha provocado a Deus pela incredulidade, houve alguns que creram na mensagem.

(2.) Embora ouvir a palavra seja o meio comum de salvação, quem não lhe dá ouvidos se expõe ainda mais à ira de Deus.

(3.) Deus terá um remanescente obediente à sua voz; cuidará dessas pessoas e as mencionará com honra.

(4.) Se essas pessoas vierem a sofrer numa calamidade geral, ainda assim participarão da salvação eterna, enquanto os ouvintes desobedientes perecerão para sempre.

  1. O apóstolo faz algumas perguntas sobre o que foi dito antes e lhes dá respostas apropriadas, vv. 17-19: com quem Deus se entristeceu durante quarenta anos? Com os que pecaram. E a quem jurou? E assim por diante. Daí observamos:

(1.) Deus se entristece apenas com os de seu povo que pecam contra ele e persistem no pecado.

(2.) Deus se entristece e é provocado sobretudo pelos pecados cometidos publicamente pela maioria de uma nação; quando o pecado se torna generalizado, é especialmente provocador.

(3.) Embora Deus se entristeça e suporte por muito tempo o peso de uma perversidade geral e dominante, por fim se aliviará dos ofensores públicos por meio de juízos públicos.

(4.) A incredulidade, acompanhada da rebelião que dela resulta, é o grande pecado que leva o mundo à condenação, especialmente os que receberam a revelação da mente e da vontade de Deus.

Esse pecado fecha para eles o coração de Deus e a porta do céu; coloca-os sob a ira e a maldição de Deus e os deixa ali. Assim, para ser verdadeiro e justo consigo mesmo, Deus é obrigado a rejeitá-los para sempre.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra